Espacios. Espacios. Vol. 31 (1) 2010. Pág. 12

Políticas Públicas e a Inovação em Subsidiárias de Empresas Multinacionais: uma Avaliação da Lei de Informática Brasileira

Políticas Públicas y la Innovación en Subsidiarias de Empresas Multinacionales: una Evaluación de la Ley de Informática Brasileña

Public Policies and Innovation in Subsidiaries of Multinational Companies: an Assessment of the Brazilian Informatics Act

Eva Stal*

Recibido: 6-09-09 - Aprobado: 13-11-09


Contenido


RESUMEN:
Este artículo tiene como objetivo mostrar cómo las políticas públicas son un componente muy importante para aumentar el atractivo de los países emergentes, a la decisión de las empresas multinacionales de instalar centros de innovación en sus filiales en esos países. Utilizando como base las teorías de la internacionalización, sobre todo el paradigma ecléctico de Dunning, el documento analiza los efectos de la Ley Brasileña de Informática, creada en 1991 para estimular la producción de equipos informáticos y las telecomunicaciones en el país, y muestra que es esencial para atraer a las grandes empresas multinacionales. El requisito de realizar investigación y desarrollo dieron lugar a la creación de institutos privados de investigación y la difusión de conocimientos, especialmente en el centro de alta tecnología en Campinas. Como metodología, se utilizó un enfoque cualitativo y método de estudio de caso, con la realización de entrevistas en tres empresas y cuatro institutos de investigación privados. Los resultados muestran el papel esencial del gobierno en el establecimiento de instrumentos que aumenten el atractivo de los países en desarrollo para llevar a cabo actividades de mayor valor añadido.
Palabras clave: Empresas multinacionales, Innovación, Centros tecnológicos, Políticas públicas

ABSTRACT:
The aim of this article is to show the extreme relevance of public policies as a means to enhance the attractiveness of developing countries for the establishment of innovation centers in subsidiaries of multinational companies. Using the Eclectic Paradigm of International Production as a theoretical base, we discuss the effects of the Brazilian Informatics Act, launched in 1991 to stimulate the local production of informatics and telecommunication equipment, which attracted several of the world main companies to the country. The requirement to invest in R&D activities by the companies was the main feature of the law, and resulted in the creation of private research institutes and the dissemination of technological capacity among universities and public institutes, partners of the companies in their R&D efforts, especially in the Campinas Technological Pole. As methodological procedures, we used a qualitative approach and the study case method. Interviews were run in three companies and four research institutes in the Campinas region. The conclusions show the essential role of governments in the definition of instruments to enhance the attractiveness of emerging countries for the execution of innovation added value activities.
Keywords: multinational companies, innovation, technological poles, public policies

1. Introdução

Um tema de grande relevância atual para o Brasil refere-se à atração de centros de inovação de empresas multinacionais (EMNs). Estes contribuem para a fabricação de bens e serviços dotados de tecnologia mais avançada, fortalecendo o desenvolvimento local, as exportações e a capacitação tecnológica nacional. A relevância se justifica pelo alto percentual de P&D que realizam no país – quase 50% de toda a atividade de P&D brasileira (Boehe, 2007).

A globalização das atividades de P&D é uma realidade entre as empresas multinacionais. Publicações da UNCTAD (2005a e 2005b) mostram a dispersão das atividades de inovação nas subsidiárias das EMNs, havendo, porém, diferenças na sua alocação entre filiais em países desenvolvidos e as situadas em países emergentes, além de diferenças entre setores industriais. Os centros de inovação de maior importância estratégica na estrutura global das EMNs são os que realmente contribuem para a capacitação loca, e para isso ocorrer são necessários fatores de atratividade que compensem os custos de P&D.

O paradigma eclético da produção internacional é uma das teorias mais completas para explicar as razões que levam as empresas a se internacionalizar, promovendo investimentos diretos em outros países (Dunning, 1980, 1988, 1998, 2001). Conhecido como paradigma OLI, devido a suas variáveis ownership, location e internalization (propriedade, localização e internalização), ele define se vale a pena uma empresa se instalar em determinado país para explorar uma vantagem competitiva própria ou se é melhor repassar esse ativo específico a uma empresa local, por meio de uma licença, ou através do mercado, pela exportação de produtos.

Desde 1993, o Brasil conta com a Lei de Informática, em vigor até 2019. Os incentivos fiscais concedidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia são bastante generosos, o que estimulou não apenas a produção de equipamentos de informática, microeletrônica e telecomunicações no país, como o desenvolvimento tecnológico do setor. A lei exigia das empresas beneficiárias a aplicação de um percentual mínimo sobre o faturamento em atividades de P&D, internamente ou em colaboração com universidades e institutos de pesquisa. Este mecanismo tem se mostrado duplamente benéfico, pois possibilitou a atração de grandes empresas multinacionais do setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), ao mesmo tempo em que contribuiu para a capacitação dos pesquisadores e engenheiros locais, contratados pelas empresas estrangeiras para seus centros de inovação.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as políticas públicas nos países emergentes constituem um componente extremamente importante da variável “localização” do paradigma eclético de Dunning, mediante a análise da Lei de Informática numa região específica – o pólo tecnológico de Campinas, São Paulo. Procuramos evidenciar como a lei foi preponderante para a atração de empresas multinacionais e seus centros de P&D, e os resultados quanto à disseminação de conhecimento e a capacitação tecnológica das subsidiárias e dos institutos de pesquisa do setor, públicos e privados. Especificamente, estudamos um aspecto peculiar da lei – a exigência de investimentos em P&D das empresas beneficiárias em instituições externas, que resultou na criação de institutos de pesquisa privados, sem fins lucrativos, com figura jurídica própria. A abordagem da pesquisa foi qualitativa (Godoy, 1995) e se utilizou a triangulação, confrontando informações de fontes diferentes para enriquecer o trabalho, assegurar a consistência dos dados e reduzir a possibilidade de uma análise tendenciosa. O método escolhido foi o estudo de caso múltiplo (Yin, 2005; Martins, 2006). A possibilidade de utilizar várias fontes de evidência é uma das particularidades e vantagens dos estudos de caso.

A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes das empresas e institutos, e com os responsáveis pela área de Relações Governamentais, que se relacionam com o MCT para assuntos ligados aos incentivos da Lei de Informática. Os quatro institutos privados são: Instituto de Pesquisas Eldorado, criado pela Motorola em 1999; Venturus Centro de Inovação Tecnológica, criado pela Ericsson em 1995; SIDI – Samsung Instituto de Desenvolvimento em Informática; e a Fundação CPqD, todos sediados em Campinas. Entrevistamos também as empresas Motorola, Ericsson e Samsung.

[inicio] [siguiente]

* UNINOVE, São Paulo, Brasil Email: estal@uninove.br

Vol. 31 (1) 2010
[Índice]