Espacios. Vol. 28 (3) 2007. Pág. 20

Gestão da tecnologia e inovação: o caso do Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos de uma empresa de nobreaks

Gestión del tecnología y innovación: el caso del departamento de desarrollo de nuevos productos de una empresa de nobreaks

Innovation Technology Management: the case of project and Development Department of UPS industry

Rosane Yoshida Natume[1], Hélio Gomes de Carvalho[2], Luiz Alberto Pilatti[3]


Contenido

RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo caracterizar a gestão de tecnologia em uma empresa de nobreaks e estabilizadores no estado do Paraná. O método de pesquisa é indutivo e o tipo de pesquisa é a aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário como instrumento base, entrevistas e análise a documentos cedidos pela empresa. A partir dos resultados obtidos diagnosticou-se uma necessidade de se criar ambientes organizacionais com o objetivo de ampliar o compartilhamento dos conhecimentos dos colaboradores para o processo inovativo. Observou-se também uma deficiência no processo de gerenciamento das metodologias e nas estratégias de marketing, que podem ser melhoradas com o processo de gerenciamento de conhecimento entre todos os departamentos e principalmente entre as pessoas chave da empresa.

ABSTRACT:
This article proposes to show characteristics of the techonology management in a UPS (Ininterrupted Power Supply) and AVR (Automatic Voltage Regulator) company located in Parana State, Brazil. The research method is inductive and the research type is applied, qualitative, descriptive and a study of case. For the data collection a questionnaire was used as a base instrument, interviews and document analisys was yielded from the company. Starting from the obtained results the needing of organizational enviroments creation was diagnosed aimed to extent the sharing knowledge between collaborators towards the innovative process. A deficiency in the methodologies management and in marketing strategies was also observed, which can be improved through the knowledge management processs between all departments and specially among the key people of the company.


RESUMEN:
El presente artigo tiene como objetivo caracterizar la gestión de tecnología y innovación en una empresa de “nobreaks” y estabilizadores en el estado del Paraná. El metodo de pesquisa es inductivo y el tipo de pesquisa aplicada es la  cualitativa, describa y estudio del caso. Para la colecta de los dados fue utilizado un cuestionario como instrumento base, entrevistas y análisis a los documentos cedidos por la empresa. La partir de los resultados obtenidos fue diagnosticada una necesidad de criar se ambientes organizacionais con el objetivo de ampliar el compartimiento de los conocimientos de los colaboradores para el proceso inovativo. La empresa poco cría y sí embeste en innovaciones que reducen las nuevas formas de atendimento al  cliente y innovaciones en lo proceso productivo. Fue observada también una deficiencia en lo proceso de gerenciamento de las metodologías y en las estrategias de “marketing”, que puede ser mejorados con el proceso de gerenciamento de conocimientos entre todos los departamentos y principalmente entre las personas llave de la empresa.

1. Introdução

A vontade pelo novo, pelo moderno, pela novidade, faz com que as mudanças sejam cada vez mais intensas. E a aquisição destas proporciona, de certa maneira, uma melhoria na qualidade de vida. As inovações tecnológicas e as transformações sociais são dominantes na sociedade moderna, alterando a vida e a necessidade das pessoas, pois as mesmas, realmente melhoram a qualidade de vida a partir da melhora da qualidade dos produtos, serviços e eficiência produtiva das empresas (MOTTA, 1999). Além disso, para que as organizações consigam se manter no mundo tão competitivo e hostil é necessário uma constante adaptação e mudança dos produtos e serviços e adaptação e mudança das formas que produzem e põe seus produtos à disposição do consumidor (TEMAGUIDE, 1999) .

O gerenciamento tecnológico dentro de uma empresa, seja de qual ramo for, é essencial para a ordem e o crescimento das mesmas. Se bem administras, as tecnologias podem se tornar muito mais eficientes e eficazes em todos os processos e recursos utilizados, além de aumentar sua visão para o futuro podendo prever possíveis inovações e assim estar à frente de seus concorrentes.

O fato de a gestão tecnológica estar diretamente ligada a produção diária de toda empresa faz com que muitas vezes não se observe nitidamente a importância da mesma no processo de inovação dentro da empresa. Sendo que é através do gerenciamento da tecnologia nos diversos processos produtivos da empresa que se pode observar os desvios, involuntários ou provocados através de práticas diárias que conduzem ao processo de inovação na empresa (TERRA, 1993).

Gerenciamento tecnológico pode-se dizer que é a forma de administrar inovações tecnológicas dentro de qualquer empresa. Desta forma, Tecnologia e Inovação estão intimamente ligadas. Talvez por isso, atualmente não se desvincule o termo gestão tecnológica da inovação, utilizando-se na maior parte dos trabalhos a Gestão da inovação tecnológica.

Inovação tecnológica é um diferencial que gerará necessidade de consumo do público alvo ou daqueles envolvidos no processo. A empresa é a detentora e introdutora de inovações, seja em produtos ou em tudo que envolva o processo, porém, o desenvolvimento tecnológico e as inovações não estão restritos às empresas, mas são produtos da coletividade (STAUB, 2001).

O objetivo de se buscar as inovações tecnológicas está na necessidade de se manter competitivo no mercado atual. E se manter competitivo no mercado é manter-se vivo e estar à frente de seus competidores (MANÃS, 2001). Esta sobrevivência depende da capacidade de trazer ao consumidor algo que nem mesmo o próprio consumidor imaginava que precisava, mas que vá trazer a ele a vontade e a necessidade por esse produto. E esses produtos normalmente trarão ao consumidor, um menor custo, melhor conveniência, mais simplicidade e menos espaço (CHRISTENSEN, 2002, apud FONTANINI, 2005).

Como as inovações são a geração de idéias e a implementação das mesmas, o processo de gerenciar essas idéias é essencial para o sucesso das mesmas. Não se pode desvincular outro ponto essencial para a Gestão da inovação tecnológica que é a Gestão do Conhecimento que Reis (2004, p. 2) coloca como recurso-chave e fonte de vantagem competitiva entre concorrentes quando aliada ao processo de inovação tecnológica.

A incorporação contínua do conhecimento no processo inovativo e no desenvolvimento tecnológico tem sido um fator primordial na evolução global da competitividade tornando muito mais eficiente todo o processo de inovação tecnológica dentro das empresas. Na atualidade é visto como um “Capital intelectual” ativo e essencial para as empresas (REIS, M., 2002).

Carvalho (2003) coloca que a Gestão do Conhecimento está inserida de tal forma que denomina uma “Sociedade do Conhecimento” em que o profissional da área deve estar altamente capacitado para poder enfrentar o ambiente competitivo e em constantes modificações. E como essa sociedade do conhecimento é hoje um ativo organizacional, a Gestão do Conhecimento tem sido uma busca das empresas e instituições a fim de capacitar esses profissionais para que as novas idéias sejam melhores administradas e implementadas com sucesso, eficiência e eficácia dentro de toda e qualquer organização.

O presente trabalho tem como objetivo principal, caracterizar o processo de gestão tecnológica e de inovações observando como a empresa em estudo está administrando suas tecnologias e inovações.

2. Gestão da inovação tecnológica

A gestão de todo negócio tem como propósito direcionar, organizar, e coordenar todas as ações dentro de uma empresa, desde a área de recursos humanos até a área de manutenção operacional. Desta forma, pela sua abrangência, essa função deixou de ser restrita aos administradores para ser expandida a todos com capacidade de gerenciar toda e qualquer função dentro da empresa, podendo ser na área humana, ambiental, social e demais áreas dentro da organização.

O termo gestão, conforme Krogh; Ichijo e Nonaka (2001, p.12) definem, é “o controle de processos que talvez sejam intrinsecamente incontroláveis ou, ao menos, que talvez sejam sufocados por um gerenciamento mais intenso”.

A Gestão tecnológica é empregada para definir uma gerência pró-ativa de todo um processo de gerenciamento do conhecimento dentro de uma empresa, garantindo uma melhoria de todo o sistema empresarial. Esses processos podem ser a implantação, a promoção, o desenho e a administração de práticas e ferramentas utilizadas na captação ou produção de informações que propiciarão de alguma forma uma melhoria na efetividade das ações para a organização (PARISCA, 1991). Mattos (2005), diz ser a gestão da tecnologia responsável por coordenar a área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), engenharias, ou seja, áreas responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que impulsionarão as estratégias corporativas e operacionais da empresa. Desta forma, a gestão tecnológica seria responsável por identificar as possibilidades tecnológicas a serem buscadas pela área de P&D, selecionar o que seria realmente viável e implementar como uma inovação dentro da empresa.

Sáenz e Capote (2002) resumem a gestão tecnológica como a gerência dos processos de inovação tecnológica que compreendem um conjunto de decisões da empresa com relação a criação, aquisição, aperfeiçoamento, início da produção, assimilação e comercialização das tecnologias requeridas por ela. É responsável pela:

Para qualquer negócio, a gestão tecnológica é essencial, pois auxilia na administração de todas as operações existentes dentro da empresa de forma mais eficaz, podendo reduzir riscos comerciais aumentando sua flexibilidade e capacidade de resposta frente às freqüentes mudanças do mercado (TEMAGUIDE, 1999). Além do negócio, a gestão da tecnologia pode auxiliar no ambiente de trabalho, pois gerir uma tecnologia exige o envolvimento de todos os funcionários dentro das empresas.

Gerenciar inovações tecnológicas não é tarefa fácil e muitas empresas, se não todas, se deparam com esta dificuldade no decorrer de sua jornada. A partir de uma pesquisa realizada pela FIEP entre 2004 e 2005 entre as políticas tecnológicas das empresas paranaenses, 44,69% das empresas têm pesquisa e desenvolvimento próprios e 27,88% reclamam da falta de apoio governamental para incentivar e facilitar a absorção de tecnologia. Por outro lado 10,4% absorvem tecnologia do exterior e 17,04% recorrem a universidades em busca de conhecimentos, de parcerias, de novas tecnologias ou inovações.

3. Inovação tecnológica

A inovação é vista como o principal agente de mudança no mundo atual e que o sucesso das diversas empresas depende de como elas irão gerir seus conhecimentos tecnocientíficos. Segundo Reis (2004), pode-se definir a inovação tecnológica como uma idéia nova, ou um evento técnico desenvolvido e utilizado com sucesso após certo tempo.

Para se dizer que se tornou realmente uma inovação, o produto deve ter sido lançado no mercado, o processo deve ter sido implementado na linha de produção e os serviços realmente utilizados, ou seja, deve-se ver nitidamente a utilidade da inovação dentro da empresa. Ao inovar, devem-se ficar explícitas que as tecnologias, habilidades ou práticas da organização se tornaram obsoletas, pois a inovação vislumbra o progresso, crescimento e sucesso da empresa. É uma transformação de todo o modelo de organização e produção, sendo estas essenciais para o êxito da empresa (MOTTA, 1999).

É importante salientar que quando se fala em inovar, não necessariamente quer dizer a inserção de uma nova tecnologia e o abandono das tecnologias anteriormente utilizadas. É necessário estar atento e observar o que realmente se tornou obsoleto e não utilizável e o que deve e pode ser mantido ou mesmo aperfeiçoado. Isto tudo com o intuito de melhorar a produtividade sem um custo muito elevado, pois toda tecnologia nova e de ponta requer recursos financeiros de alto valor. Desta forma, para se justificar a introdução de uma tecnologia, esta deve ser apropriada em todos os aspectos, seja o social, econômico, cultural e ambiental (REIS, 2004; ARAÚJO, 2002).

A inovação pode ocorrer em diversas áreas de uma empresa, e não somente ser o resultado de pesquisas e desenvolvimento. A inovação pode ser simplesmente o resultado de uma solução criativa de um cliente, uma forma nova de atendimento ao cliente, uma alteração de uma pequena etapa do processo de produção ou mesmo uma nova alternativa de ingrediente para o produto (CUNHA, 2005).

De acordo com Avelar (2004), as inovações sempre possuem um cunho econômico e uma ligação curta entre desenvolvimento tecnológico e crescimento econômico. Além disso, as inovações podem se referir a apropriação produtiva e comercial de invenções ou à introdução de aperfeiçoamentos nos bens e serviços utilizados pelos clientes. Estas inovações não são somente inovações com base tecnológica, mas também as inovações em marketing, distribuição, em processos administrativos e organizacionais que auxiliem no processo competitivo do mundo globalizado.

O objetivo de se buscar as inovações tecnológicas está na necessidade de se manter competitivo no mercado atual. E se manter competitivo no mercado é manter-se vivo e estar à frente de seus competidores (MANÃS, 2001). Esta sobrevivência depende da capacidade de trazer ao consumidor algo que nem mesmo o próprio consumidor imaginava que precisava, mas que vá trazer a ele a vontade e a necessidade por esse produto. E esses produtos normalmente trarão ao consumidor, um menor custo, melhor conveniência, mais simplicidade e menos espaço (CHRISTENSEN, 2002, apud FONTANINI, 2005).

Mesmo visíveis as benfeitorias das inovações, seja no aumento do lucro, na qualidade dos produtos ou melhorias do processo, Kanter (1998) afirma que muitos administradores de empresas vêm a inovação com receio. Acreditam que somente devem ser utilizadas ainda como pesquisa e desenvolvimento de pessoas sonhadoras e inventores e não que se possa utilizar em qualquer área, atividade ou nível hierárquico da empresa.

Mas é claro e explícito que para a sobrevivência da organização, deve-se ousar, ser criativo e estar à frente com “invenções” e idéias inovativas, criando no indivíduo a necessidade do produto.

[inicio] [siguiente]


[1] Mestranda em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Email: rnatume@yahoo.com.br
[2] Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Email: helio@utfpr.edu.br
[3] Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Educação Física. Email: lapilatti@utfpr.edu.br

Vol. 28 (3) 2007
[Editorial] [Índice]