Espacios. Vol. 32 (4) 2011. Pág. 28


Aplicação e utilização da Análise do Ciclo de Vida na indústria

Aplicación y utilización del análisis de ciclo de vida en la industria

Implementation and use of life cycle assessment of the industry

Leila Mendes da Luz 1, Antonio Carlos de Francisco 2, João Luiz Kovaleski 3 y Silvia Gaia 4

Recibido: 15-11-2010 - Aprobado: 25-03-2011


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.

Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.

Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
Devido a crescente preocupação com a questão ambiental algumas técnicas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de avaliar os aspectos e impactos ambientais associados aos produtos. Dentre estas técnicas, nota-se um destaque para a Análise de Ciclo de Vida (ACV), que abrange todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a retirada da matéria-prima na natureza até a disposição do produto final. Com isso, esta metodologia apresenta um grande potencial de aplicação na indústria para acompanhamento do ciclo de vida do produto no que se refere aos aspectos e impactos ambientais associados ao processo produtivo. Contudo, a aplicação desta metodologia na indústria é recente, e ainda está em processo de aperfeiçoamento. Desta forma, este estudo tem como objetivo discutir a aplicação e utilização da Análise do Ciclo de Vida no ambiente industrial. Para isso foi realizada uma pesquisa básica, de caráter exploratório, onde foi discorrido sobre alguns conceitos relacionado a ACV, as etapas para sua aplicação na indústria e os benefícios e limitações da ACV no setor industrial. Percebeu-se no estudo que, apesar da complexidade que a aplicação da ACV possa ter no setor industrial, está é uma boa opção para o acompanhamento das questões ambientais relacionadas aos produtos, e pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Palavras chave: Análise de ciclo de vida, aspectos e impactos ambientais, produtos.

 

ABSTRACT:
Due to growing concern about environmental issues some techniques have been developed with the aim of evaluating the environmental aspects and impacts associated with products. Among these techniques, there is an emphasis on Life Cycle Assessment (LCA), which covers all stages of product life cycle, since the withdrawal of raw material in nature to the disposition of the end product. Therefore, this methodology has great potential for application in industry to monitor the life cycle of the product with regard to environmental aspects and impacts associated with the production process. However, the application of this methodology in the industry is recent and is still in process improvement. Thus, this study aims to discuss the implementation and use of Life Cycle Assessment in an industrial environment. This study was conducted basic research, exploratory, where he discoursed on some concepts related to LCA, the steps for its application in industry and the benefits and limitations of LCA in industry. It was noticed in the study that despite the complexity that the application of LCA may have in the industrial sector, this is a good option for the monitoring of environmental issues relating to products and can contribute to sustainable development.
Key-words: Life cycle assessment, environmental aspects and impacts, products.

 
RESUMEN:
Devido a la creciente preocupación con la cuestión ambiental algunas técnicas vienen siendo desarrolladas con el propósito de evaluar los aspectos e impactos ambientales asociados a los productos. Dentro de estas técnicas, se nota un destaque para el Análise de Ciclo de Vida (ACV), que abarca todas las etapas de ciclo de vida del producto, desde la retirada de la materia-prima en la naturaleza hasta la disposición del producto final. Con esto, esta metodología presenta un gran potencial de aplicación en la industria para acompañamiento del ciclo de vida del producto en lo que se refiere a los aspectos e impactos ambientales asociados al proceso productivo. Con todo esto, la aplicación de esta metodología en la industria es reciente, y aún está en proceso de perfeccionamiento. De esta forma, este estudio tiene como objetivo discutir la aplicación y utilización del Análisis de Ciclo de Vida en el ambiente industrial. Para esto fue realizada una investigación básica, de carácter exploratorio, donde fue disertado sobre algunos conceptos relacionado al ACV, las etapas para su aplicación en la industria y los beneficios y limitaciones del ACV en el sector industrial. Se percibió en el estudio que, a pesar de la complexidad que la aplicación del ACV pueda tener en el sector industrial, ésta es una buena opción para el acompañamiento de las cuestiones ambientales relacionadas a los productos, y puede contribuir para el desarrollo sostenible.
Palabras clave: Análisis de ciclo de vida, aspectos e impactos ambientales, productos.

1. Introdução

Num ambiente de intensa competitividade as empresas buscam por um diferencial que as proporcione algum tipo de vantagem em relação a seus concorrentes. Como a preocupação com a questão ambiental vem crescendo, as empresas vêm sendo pressionadas a tomar medidas que minimizem os impactos causados pelos produtos no meio ambiente. Desta forma aspectos ligados a gestão ambiental vem se tornando um fator de diferenciação para as empresas.

Com isso, segundo Coltro (2007), a busca por produtos e processos sustentáveis vem ganhando cada vez mais importância nas indústrias, deste modo o sucesso econômico das empresas depende em grande parte da capacidade das mesmas em atender as demandas do desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, com o intuito de avaliar os aspectos e impactos ambientais associados aos produtos, algumas técnicas de gestão ambiental vem sendo desenvolvidas, tendo destaque a Análise de Ciclo de Vida (ACV).  Esta técnica abrange todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a retirada na natureza da matéria-prima até a disposição do produto final. Isso faz com que a ACV apresente grande potencial de aplicação na indústria para acompanhamento do ciclo de vida do produto, no que se refere aos aspectos e impactos ambientais associados ao processo produtivo.

No entanto, a aplicação desta metodologia na indústria é recente, e ainda está em processo de aperfeiçoamento. Desta forma, este estudo tem como objetivo discutir teoricamente a aplicação e utilização da Análise do Ciclo de Vida no ambiente industrial. Para isso foi realizada uma pesquisa básica, de caráter exploratório, onde foi discorrido sobre alguns conceitos relacionado à ACV, bem como as etapas para sua aplicação na indústria e os benefícios e limitações da ACV no setor industrial.

2. Visão geral da ACV

Todo produto causa algum tipo de impacto na natureza. Estes impactos de acordo com Robles Junior e Bonelli (2006), não têm início na fase de pós-consumo e sim, no momento que os materiais são extraídos de suas fontes na natureza e termina com o output final no meio ambiente, na forma de poluição, resíduos e emissões. Sendo que o efeito sobre o meio ambiente ocorre em todas as fases de processamento, produção, embalagem e consumo.

Desta forma, a ACV avalia os aspectos e impactos ambientais causados pelo produto durante todo seu ciclo de vida. De acordo com Silva e Kulay (2006, p.316) o ciclo de vida do produto é o “conjunto de etapas necessárias para que um produto cumpra sua função e que vão desde a obtenção dos recursos naturais até sua disposição final após o cumprimento de sua função”.  De maneira geral, o ciclo de vida dos produtos apresenta cinco etapas, que podem ser observadas na Figura 1.

 

Figura 1 – Etapas do ciclo de vida dos produtos

Portanto, a ACV é uma técnica que “estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo da vida de um produto (isto é, do “berço ao túmulo”), desde a aquisição da matéria-prima, passando por produção, uso e disposição” (ABNT, 2001, p.2).

Devido a sua versatilidade e ampla possibilidade de aplicação um estudo de ACV pode ser solicitado por vários motivos. Podendo ser para o departamento de vendas da empresa comparar vários produtos disponíveis no mercado (para a mesma função), e então escolher aquele com menor carga ambiental. Pode ser empregado para mostrar ao fabricante de um produto específico as principais cargas ambientais que compreendem todo o estágio de seu ciclo de vida, com finalidade de minimizar a carga ambiental total do produto. Ou ainda, pode ser usado pelas autoridades para obtenção de um entendimento geral da importância relativa dos diferentes estágios do ciclo de vida de um produto (SANTOS, 2002).

Segundo a ISO 14040, a ACV avalia os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a um produto seguindo alguns passos que envolvem: a compilação de um inventário de entradas e saídas pertinentes de um sistema de produto; a avaliação dos impactos ambientais potenciais associados a essas entradas e saídas; a interpretação dos resultados das fases de análise de inventário e de avaliação de impactos em relação aos objetivos do estudo. Estes passos são descritos no tópico a seguir. 

[inicio] [siguiente]

1 Universidade Tecnológica Federal de Paraná – UTFPR, Brasil. mendes.leila@yahoo.com
2. Universidade Tecnológica Federal de Paraná – UTFPR, Brasil. acfrancisco@utfpr.edu.br
3. Universidade Tecnológica Federal de Paraná – UTFPR, Brasil. kovaleski@utfpr.edu.br
4. Universidade Tecnológica Federal de Paraná – UTFPR, Brasil. gaia@utfpr.edu.br


Vol. 32 (4) 2011
[Índice]