Espacios. Vol. 32 (1) 2011. Pág. 14


Geração Canguru: Algumas Tendências que Orientam o Consumo Jovem e Modificam o Ciclo de Vida Familiar

Kangaroo Generation: Some Trends That Affect the Young Consumption and Change the Family Life Cycle

Patrícia Aparecida Ferreira, Daniel Carvalho de Rezende y Cléria Donizete da Silva Lourenço


6 Considerações finais

Considerando a geração canguru como um fenômeno que está associado à sociedade contemporânea, observou-se neste trabalho que os jovens adultos pertencentes a esse universo se inserem no crescente processo de individualização propagado pela modernidade. Neste sentido, o prolongamento da saída da casa dos pais contextualiza-se como uma demanda individual, em que fatores como a comodidade, o conforto, a segurança financeira, um bom padrão de vida, a progressão na carreira profissional são tidos como prioridades.

O estudo revelou diferentes motivações para o prolongamento da vida na casa dos pais. Destaca-se, no entanto, a dimensão pragmática e individualista da nova geração que visualiza a permanência com os pais como uma possibilidade de economizar, investir na carreira ou manter um nível de consumo desejado. Os pais, em sua maioria, também parecem não cobrar dos filhos a sua emancipação e independência, como ocorria nas gerações anteriores. O fato de terem poucos filhos pode ser um fator explicador, visto que o apego tende a ser maior e o “peso” dos filhos nas despesas da família tende a ser menor. É interessante notar que essa nova prática, ao contrário de tempos passados, parece transcorrer sem grandes conflitos entre pais e filhos, o que é raro na evolução das gerações.

O comportamento de consumo da geração canguru revela grande propensão à compra de produtos supérfluos, embora o investimento na carreira e a poupança também apareçam na distribuição dos gastos. Os filhos também exercem grande influência nas compras da família. Isso indica que o conhecimento da dinâmica das novas famílias pode servir como um indicador altamente relevante para as estratégias de marketing. No entanto, esse fenômeno parece ser motivado por fatores diversos, o que aumenta a importância da construção de uma escala, baseada nas categorias emergentes, que permita identificar possíveis segmentos diferentes dentro do rótulo “geração canguru”.

Embora a temática aqui proposta não tenha recebido tratamento exaustivo por parte dos autores, acredita-se que suas idéias possam contribuir tanto para a prática gerencial quanto para a academia no que se refere ao comportamento do consumidor. Com relação ao sentido prático, espera-se que as categorias aqui identificadas possam ser utilizadas pelas empresas em suas estratégias de segmentação. Já no campo acadêmico, as reflexões aqui apresentadas servem de fundamentos para a criação de uma escala e realização de surveys em cidades de porte diverso. Além disso, novos estudos em profundidade também poderão ser conduzidos, mostrando principalmente o impacto que a geração canguru exerce sobre os ciclos de vida familiares e os padrões de consumo. Estudos conduzidos com os pais também aparecem como uma alternativa importante na agenda de pesquisa.

Recomenda-se atenção às colocações feitas por Henriques <i>et al.</i> (2004), que descreve a experiência de uma geração como uma experiência social vivida em um determinado momento histórico, cujas marcas afetam as percepções de mundo e de sociedade desses indivíduos. Assim, a geração canguru deve ser compreendida como resultado das configurações sociais contemporâneas com muitas extensões a serem desvendadas. A relevância do estudo recai ainda no fato do mesmo ter sido realizado em uma cidade do interior, o que revela uma realidade que pode ser distinta dos grandes centros, onde grande parte dos estudos de marketing tem sido conduzida.

Referências bibliográficas

AZEVEDO, M. Filhinhos da mamãe, e daí? Disponível em: <http://www.familiafeliz.com.br/novidades/novidadesid.asp>. Acesso em: 17 out 2007.

BARBIANI, R. (2007) Mapeando o discurso teórico latino-americano sobre juventude(s): a unidade da diversidade. Revista Virtual Textos & Contextos, n.7, jul. 2007.

BÉLLON, I. R.; VELA, M. R.; MANZANO, J. A. (2001) A family life cycle model adapted to the Spanish environment. European Journal of Marketing, 35:612-38.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.; ENGEL, J. F. (2005) Comportamento do consumidor. 9 ed. São Paulo: Thompson.

CAMARANO, A. A.; PAZINATO, M. T.; KANSO, S.; VIANA, C. (2003) A transição para a vida adulta: novos ou velhos desafios? Boletim de Mercado - conjuntura e análise, Rio de Janeiro, v. 21, p. 53-66.

CAMPBELL, C. (19890 The romantic ethic and the spirit of modern consumerism. Oxford: Blackwell.

CARRANO, P. C. R. (2001) Jovens na cidade. Revista Trabalho e Sociedade, ano 1, n.1.

CASSIANI, S. de B.; CALIRI, M. H. L.; PELÁ, N. T. R. (1996) A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Rev.Latino-Am. Enfermagem, v. 4, n. 3, p. 75-88, dez 1996.

CIOFFI, S. (1998) Famílias metropolitanas: arranjos familiares e condições de vida. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS DA ABEP, 11, Campinas, Anais..., Campinas, 1998.

CROSS, G. (1993) Time and money: the making of consumer culture. Londres: Routledge.

CUNHA, R. de A. N. (2004) As estratégias utilizadas pelos membros de famílias para influenciar o processo de compra familiar. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28, Curitiba, Anais..., ANPAD: Curitiba, 2004.

DURAN, S. Jovens moram com os pais para investir na carreira. Disponível em: <www.opovo.com.br/opovo/brasil/619781.html.> Acesso em 10 out 2007.

FERREIRA, A. C. A. S. (2004) O comportamento do consumidor jovem. In: Semead, 6 , Anais..., São Paulo, 2004.

FICHTNER, M. Casa, roupa lavada e a comidinha da mãe. Revista Época, seção família, ed. de 27/09/04.

FONSECA, C. (2005) Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 2, p. 50-59, maio/ago, 2005.

GIDDENS, A. (1991) Modernity and self-identity: self and society in the late modern age. Cambridge: Polity Press.

HENRIQUES, C. R.; JABLONSKI, B.; CARNEIRO, T. F. A. (2004) “geração canguru”: algumas questões sobre o prolongamento da convivência familiar. Revista Psisco, v. 35, 2, p. 195-205.

HENRIQUES, C. R; CARNEIRO, T. F.; MAGALHÃES, A. S. (2006) Trabalho e família: o prolongamento da convivência familiar em questão. Paidéia, v.16, n.35, p.327-336.

HILL, R. (1970) Family development in three generations. Cambridge, MA: Schenkman Publishing Company, Inc. LOPES, C. F. (1999) Geração Canguru. Galileu, São Paulo, n. 95, jun., p.47-48.

MALHOTRA, N. (2001) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 720 p.

MENDONÇA, M. Mordomia na casa dos pais. Revista Época, seção família, ed. de 27/09/04

PETRINI, J. C.; ALCANTÂRA. (2002) A família em mudança. Revista da UCSal, v. 2, n. 2, p. 125-140.

REZENDE, M. A. Sem conflito de gerações. Revista Época, seção família, ed. de 27/09/04.

ROCHA, E.; BLAJBERG, C.; OUCHI, C.; BALLVÉ, F.; SOARES, J.; VELLIA, L.; LEITE, M. (1999) Cultura e consumo: um roteiro de estudos e pesquisas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25, Anais..., ANPAD: Campinas, 1999.

SALES, L. M.; VASCONCELOS, M. C. A família na contemporaneidade e a mediação familiar. Disponível em: <www.conpedi.org>. Acesso em: 18 de dez. 2007

SARAIVA JUNIOR, F. I.; TASCHNER, G. B. (2006) Construindo um modelo brasileiro de ciclo de vida familiar para segmentação de mercado. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30, Salvador, Anais..., ANPAD: Salvador, 2006.

SANTOS, L. L. S.; PINTO, M. R. (2007) Fenomenologia, interacionismo simbólico e grounded theory: um possível arcabouço epistemológico-metodológico interpretacionista para a pesquisa em administração. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31, Rio de Janeiro, Anais..., ANPAD: Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, H. C. C.; LIMA, M. A. C.; FONSECA, M. C.; MARTINS, M. C. (2004) Família mineira no final do século XX:estruturação ainda em processo. In: SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA BRASILEIRA, 11., 2004, Diamantina-MG. Anais... Minas Gerais, 2004.

SLATER, D. (2002) Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel.

STAMPFL, R. W. (1978) The consumer life cycle. Journal of Consumer Affairs, v.12, p. 209-217.

STRAUBER, K. (2005) Weber e os desafios da juventude e da família contemporânea. Família, Saúde e Desenvolvimento, v.7, n.2, p.181-191, maio/ago. 2005

STRAUSS, A.; CORBIN, J. (1990) Basic of qualitative research: grounded theory, procedures and techniques. London: Sage, 270p.

TOURAINE, A. (1994) Critica da Modernidade. Petrópolis:Vozes.

YUNES, M. A. M.; SZYMANSKI. (2005) Entrevista reflexiva & grounded theory: estratégias metodológicas para compreensão da resiliência em famílias. Revista Interamericana de Psicologia, v. 39, n.3.

[anterior] [inicio]

Vol. 32 (1) 2011
[Índice]