Espacios. Espacios. Vol. 31 (4) 2010. Pág. 30

Análise do período de transit time em regiões aduaneiras: um estudo de caso em empresa transportadora

Análisis del tiempo de tránsito en las regiones aduanales: un estudio de caso de empresa transportadora

Analysis of transit time in customs areas: Case of study: transport company

Claudia Tania Picinin *, João Luiz Kovaleski **, Herus Pontes*** y Bruno Pedroso****

Recibido: 15-02-2010 - Aprobado: 02-07-2010


Contenido


RESUMO:
O objetivo da pesquisa é investigar o transit time de veículos em fronteiras. A empresa estudada realiza suas atividades no setor de transportes há 25 anos e apresenta um número significativo de veículos parados na região aduaneira. A pesquisa consiste em um estudo de caso, onde foi abordado um foco específico de uma empresa atuante no ramo de transporte, cuja problemática envolve longos períodos para realização do despacho aduaneiro. Para descobrir os motivos pelos quais os veículos concentram-se em fronteiras, realizou-se a aplicação de um questionário com os despachantes de Uruguaiana (RS), Dionísio Cerqueira (SC) e São Borja (RS). A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2007. Através da análise dos dados levantados, concluiu-se que o problema em exame é ocasionado por motivos de duas naturezas: os possíveis de serem alterados pela empresa e outros que independem da ação da empresa estudada, tais como greve na fiscalização e falta de Registro de Origem de Importação - ROI. A pesquisa aponta ainda que existem períodos (casos de sazonalidade) em que o despacho aduaneiro ocorre de forma mais lenta, dificultando assim, o tráfego de veículos. Confrontando o problema com a literatura consultada e o questionário aplicado, foi possível sugerir o transporte através da fronteira de Dionísio Cerqueira, por realizar o despacho aduaneiro em menor tempo e com menores custos, além do trajeto apresentar rodovias em melhor estado de conservação.
Palavras-chave: Logística; transporte internacional; despacho aduaneiro.

RESUMEN:
El objetivo de este artículo es investigar el tiempo de tránsito de vehículos en las fronteras. La empresa estudiada realiza sus actividades en el ramo de transportes hace 25 años y presenta un grande número de vehículos parados en la región aduanera. La pesquisa consiste en estudiar una única empresa en el ramo del transporte, cuya problemática envuelve largos períodos de tiempo para la realización de los despachos aduaneros. Para descubrir los motivos que llevan a este problema se aplicó un cuestionario con los despachadores de Uruguaiana (RS), Dionisio Cerqueira (SC) y São Borja (RS), en lo según semestre de 2007. A través del análisis de los dados colectados se concluyó que el problema es causado principalmente por dos motivos: los posibles de ser alterados por la empresa – la falta de pago de impuestos – y otros que son independientes de la acción de la empresa estudiada, tales como la huelga en la fiscalización y la falta de registro de la supervisión de importación (ROI). La pesquisa revelará que hay períodos en que el despacho aduanero ocurre más lentamente, lo que dificulta el tránsito de vehículos. Confrontando la problemática con la literatura consultada y los dados colectados fue posible sugerir la realización de transporte a través de la frontera de Dionisio Cerqueira, debido el menor tiempo y menor costo del despacho aduanero y también por presentar autopistas en mejor estado de conservación.
Palabras claves: Logística; transporte internacional; despacho aduanero.

----
ABSTRACT:
The purpose of this research is to investigate the transit time of vehicles in borders. The studied company performs its activities in the transports sector for 25 years and presents a significant number of stopped vehicles in the tidewaiter region. The research consists in a case study, where was boarded a specific focus in a company acting on transport sector, whose problem involves long periods for tidewaiter dispatch. To discovery the reasons by the vehicles concentrates on the borders, it was applied a questionnaire to dispatchers of Uruguaiana (RS), Dionísio Cerqueira (SC) and São Borja (RS). The research was accomplished in the second semester of 2007. Through the analysis of the collected data, it concludes that the boarded problem is caused by two reasons: those possible of changing by the company and another that don’t depends of the action of the studied company, such as strike of inspection and lack of region enrollment importation –ROI. The research indicates that there are still periods (seasonality cases) in which the tidewaiter dispatch occurs in a slower form, complicating the vehicles traffic. Confronting the problem with the consulted literature and the applied questionnaire, it was possible to suggest the transportation accomplishment through the Dionísio Cerqueira’s border, because it realizes the tidewaiter dispatch in less time and with lower costs, beyond the path presents highways in a better preservation status.
Key words: Logistics; international transports; tidewaiter dispatch

1. Introdução

A receita de muitas empresas tornou-se dependente dos resultados operacionais, aonde as corporações lutam para manter sua participação no mercado, assim, ressalta-se a importância da otimização da logística a fim de garantir melhores resultados. Neste cenário, a logística é uma ferramenta de grande impacto, pois através dela as empresas podem obter grandes reduções de custo e melhoria de desempenho.

O presente estudo tem como base uma empresa transportadora, pois a mesma apresenta algumas deficiências quanto ao despacho aduaneiro e quanto ao tempo que os veículos ficam parados em fronteira, gerando custos para a empresa.

As empresas transportadoras buscam segmentar seu mercado, optando pelo transporte resfriado, congelado ou a granel. A empresa estudada realiza transporte com controle de temperatura na carga, onde os principais produtos transportados são congelados de origem animal, frutas e legumes (como uva, pêra, abacaxi, banana, batata, tomate) e diversos tipos de queijos.

Propõe-se como objetivo principal dessa pesquisa estudar medidas de redução de transit time dos veículos em fronteiras de empresa transportadora. A partir do diagnóstico e das causas do problema enfrentado pela empresa, busca-se soluções ao seguinte questionamento: Quais medidas poderão ser implantadas para a otimização do transporte?

Foram elencadas ações pormenorizadas para auxiliar no alcance do objetivo principal, como identificar os fatores pelos quais os veículos encontram-se parados; analisar de que forma as tecnologias empregadas pela empresa reduzem ou podem reduzir o tempo parado dos veículos na empresa e; sugerir formas de redução de custos com veículos parados ou otimização do tempo com os mesmos.

2. Referencial teórico

2.1 Logística e transporte

A logística é um segmento que vem se desenvolvendo gradativamente e quando trabalhada de forma correta, gera benefícios à empresa. No passado, era vista como um setor isolado da empresa, hoje, conquistou-se uma integração logística, onde esta interage com a organização.

Arbache, et al. (2006, p. 19), aborda a logística como sendo indispensável para as estratégias empresariais, por apresentar inúmeras formas para diferenciar a empresa da concorrência, tanto através de serviço com qualidade superior como por meio de reduções de custo operacional.

Analisando amplamente, a logística pode ser definida como uma forma de administrar de maneira estratégica e integrada, planejando e ordenando o fluxo e armazenagem de matéria-prima, peças, produtos acabados e principalmente de informações correspondentes a estas atividades. O desempenho dessa atividade envolve um custo relativo, em menor tempo possível, atendendo assim as exigências dos clientes.

Cabe à logística diversas funções da empresa, dentre as quais pode-se elencar: etapas da cadeia de distribuição, armazenagem e movimentação. Por esse fator, pode se afirmar que a logística era vista como centro de custos e não como arma estratégica capaz de adicionar valor e reduzir custos à organização. Porém, ela passou a ter dimensões estratégicas ao ressalta certas qualidades da empresa, em particular a flexibilidade e a rapidez.

O transporte é a distribuição concreta ou real do produto, utilizando-se de diversos métodos necessários para o deslocamento do mesmo. Para Werneck (2004, p. 25), “Transporte é a movimentação da mercadoria do local de origem para o local de destino, podendo ser feita por diversas vias: aérea, rodoviária, marítima, ou mesmo uma mistura dessas vias”.

Ao executar o planejamento da movimentação dos produtos através da malha internacional, torna-se indispensável a verificação do modal mais adequado para o transporte da origem ao destino, sendo que alguns produtos devido as suas características físicas como perecibilidade e fragilidade limitam as alternativas disponíveis aos tomadores de decisão.

Uma tendência das empresas transportadoras caracteriza-se por aplicações em tecnologia e desenvolvimento, propiciando a melhoria da qualidade do transporte com implantações de programas para renovação da frota de caminhões e a busca por medidas que garantam a segurança nas estradas.

2.2 Tecnologia da informação e sistema de rastreamento via Satélite

São notórios os benefícios que a Tecnologia da Informação proporciona as organizações. O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente que conceitos de sistemas de informação, pois engloba hardware, software, relações de telecomunicações e pessoas envolvidas no procedimento.

Murakami (2003) afirma que a Tecnologia da Informação obteve uma evolução rápida, servindo como base para o surgimento de novas estratégias empresariais, sendo que a princípio servia como alicerce para estratégias que já faziam parte da empresa.

As ferramentas e softwares de processamento de dados que estão à disposição das organizações servem para auxiliar administradores a executar de maneira melhor o que os executivos já estavam fazendo para conduzir as organizações.

O sistema de rastreamento por satélite é uma ferramenta preciosa na operação de transportes principalmente pelos benefícios que o mesmo proporciona. Com a utilização do sistema, é possível ter controle dos veículos de forma detalhada durante a viagem, conseguindo assim uma maior produtividade. Tanto para o transportador, quanto aos clientes e embarcadores a ferramenta torna-se importante no controle de cargas com amplo valor agregado. Em alguns casos é indispensável para garantir a segurança do veículo.

Segundo Anefalos (1999), para que um veículo, tanto parado quanto em movimento seja rastreado via satélite, é necessário a informação da posição, colhida através do Sistema de Posicionamento por Satélite, vernaculamente denominado Global Position System (GPS). Posteriormente, as coordenadas colhidas precisam ser transmitidas para uma estação terrena, para que esta remeta as informações do veículo ao usuário. É possível ainda haver uma estação intermediária, entre a estação terrena e o usuário, que serve para gerenciar os dados obtidos, por meio de software específico.

2.3 Decisão estratégica e despacho aduaneiro

A decisão estratégica consiste em um grupo de ações que orientam o comportamento da organização a fim de conquistar vantagem competitiva. Sun Tzu (2005, p. 61) ensinou estratégias de guerra que até hoje são utilizadas nos “combates” entre empresas. Uma das principais filosofias de guerra abordas que se utiliza em empresas refere-se a avaliação do ambiente e posterior decisão de ação. Neste contexto, a avaliação do mercado é extremamente importante para definir as estratégias que deverão ser adotadas.

O principal objetivo da administração estratégica é atingir o desenvolvimento máximo dos valores da empresa, sua capacitação gerencial, suas responsabilidades como organização inserida na sociedade e seus princípios administrativos que conectam o processo de tomada de decisão estratégica, tática e operacional, em todos os níveis, tanto entre os diversos negócios quanto entre as distintas linhas de autoridade funcional.

Segundo Bazerman e Neale (1998, p. 71), os administradores devem ser flexíveis em uma negociação, sabendo utilizar as estratégias corretas para intervenção: “A incerteza de decidir qual estratégia usar sob quais circunstâncias torna essa tarefa mais difícil”.

Em síntese, a decisão correta na situação exata (decisão estratégica) poderá alavancar o potencial da empresa, ostentando um posicionamento vantajoso ante a concorrência, seja através de redução de custos, melhor adaptação ao ambiente mercadológico, melhor atendimento as necessidades do consumidor, bom desempenho em logística ou em qualquer outro setor. A decisão estratégica na área de logística internacional engloba questões de despacho aduaneiro, onde uma decisão pode alterar radicalmente os resultados obtidos.

O despacho aduaneiro é representado por uma seqüência de procedimentos para que o veículo, motorista e carga possam sair do país de origem e deslocar-se para o país de destino. Para que este trajeto seja realizado, dois documentos são indispensáveis, sendo o Conhecimento Internacional de Transporte Rodoviário – CRT e o Manifesto Internacional de Carga/Documento de Trânsito Aduaneiro – MIC/DTA

O CRT é um documento de emissão obrigatória, em três vias originais (uma destinada ao remetente/negociador, uma para acompanhar a mercadoria e a última para o transportador. (DAMARIA, 2004). O MIC indica os conhecimentos com a mesma origem e destino. Deve conter a identificação do veículo, mercadoria, origem e destino, números de conhecimentos e consignatários.

2.4 Mercosul

Criado em 1991, inicialmente o bloco tinha como Países membros a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A partir de 1996 incorporou o Chile e a Bolívia. Um dos objetivos da formação do bloco era suavizar o processo burocrático que brecava a entrada dos produtos aos mercados, para promover o crescimento do volume de negócios, bom como facilitar a circulação de mercadorias através da infra-estrutura disponível nos países membros. (Larrañaga, 2002).

O Mercosul tem promovido a integração física no Cone Sul desde sua criação, na tentativa de diminuir o protecionismo desenvolvido em função do interesse de cada país, para assim aumentar o comprometimento intra-regional, combinando um processo de abertura unilateral com estratégia de integração regional da infra-estrutura de transporte, energia e telecomunicações, bem como o comércio de produtos e serviços. (Larrañaga, 2002).

Atualmente, os vínculos de transporte dentro da sub-região estão se desenvolvendo gradualmente a partir da infra-estrutura nacional existente, sendo evidentes as melhorias no sistema de transporte rodoviário, sobretudo no litoral Atlântico.

3. Procedimentos metodológicos

O presente estudo caracteriza-se sob o ponto de vista de sua natureza como pesquisa aplicada, pois a mesma objetiva originar conhecimentos com aplicação prática, destinadas a solução de um problema especifico. A pesquisa busca soluções para reduzir a problemática dos veículos parados nas regiões de fronteira.

A abordagem do problema se caracteriza como pesquisa quanti-qualitativa, pois a mesma investiga fatores possíveis de alterar o processo de despacho aduaneiro. Os principais elementos que influenciam neste estudo são: o tempo gasto para o transit time por cada uma das fronteiras pesquisadas, a distância e combustível gasto no trajeto, pedágios, além da sazonalidade existente no período de concretização do despacho aduaneiro.

Sob o ponto de vista dos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, pois trata da abordagem do caso em questão. A partir do problema diagnosticado na empresa, realiza-se um levantamento bibliográfico focado a esclarecer a problemática envolvida no caso estudado. O estudo proposto, a solução do problema com os veículos parados em fronteira da empresa em análise, reflete na otimização da logística como um todo. Através de experiências práticas e análises relativas às formas de transporte e entrevista, possibilitou-se proposta de soluções para o problema.

Para os procedimentos técnicos utilizou-se o estudo de caso, onde delimitou-se dentre as atividades de logística pertinentes a empresa o transit time decorrente do despacho aduaneiro.

O estudo de caso foi utilizado com a finalidade de estudar de maneira específica o processo logístico da empresa, observando as peculiaridades, buscando uma contextualização.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário junto a despachantes, onde se buscou identificar problemas comuns que intensificam a demora no despacho aduaneiro. O questionário foi constituído de seis questões, sendo quatro questões fechadas, uma aberta e uma semi-fechada. Os questionários foram enviados para todos os despachantes aduaneiros utilizados pela empresa, nas fronteiras em estudo. A coleta de dados envolvendo os questionários foi realizada durante agosto de 2007. Para a interpretação de algumas indagações do questionário, foi utilizada a análise de conteúdo.

Após análise ambiental e posterior detecção do problema na empresa estudada, foi definido que a aplicação dos questionários envolve os despachantes que a empresa utiliza nas fronteiras para realizar o transporte internacional, configurando-se em 16 despachantes no total. Foram pesquisados os despachantes em 100% das fronteiras de Dionísio Cerqueira, Uruguaiana e São Borja. Todos os questionários foram respondidos. A avaliação dos dados coletados e a definição do resultado da pesquisa ocorreram por meio da abordagem quantitativa, no intuito de detectar ou numerar falhas no processo logístico e orientar para o desenvolvimento de um processo estável.

[inicio] [siguiente]

* Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – E-mail: claudiapicinin_adm@yahoo.com.br
** Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – E-mail: kovaleski@utfpr.edu.br
*** Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – E-mail: herus@utfpr.edu.br
****Universidad Estadual de Campinas – E-mail: brunops3@brturbo.com.br

Vol. 31 (4) 2010
[Índice]