Espacios. Vol. 27 (2) 2006. Pág. 12

Culture and corporate knowledge

Cultura y conocimiento corporativo

Culture and corporate knowledge

Luana Maia Woida, João Vítor Vieira Gelinsky y Marta Ligia Pomim Valentim


Considerações Finais

Sob a ótica da cultura organizacional se aceita a idéia de que ela é constituída por elementos (valores etc.) e processos (comunicação etc.), refletidos nas ações da corporação, e é transmitida e assimilada pelos membros da equipe corporativa, por meio do compartilhamento.

Não se pode deixar de considerar que assim como o líder influencia diretamente a cultura, a cultura de uma organização também é responsável por definir o perfil do líder, ou seja, ao mesmo tempo em que molda é moldado.

O contexto surge como parte dos meios, pelos quais se pode trabalhar o estreito alinhamento dos objetivos dos indivíduos, com os objetivos da corporação. Nesse sentido, tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno aos indivíduos são estimulados. Verifica-se também que os fatores humanos são levados em consideração para que a organização atinja suas metas.

Por fim, chega-se ao elemento que pode ser considerado integrante das atividades-meio, na mesma intensidade com que é classificado como atividade-fim: o compartilhamento. Este elemento visa integrar a cultura da organização, por meio da ampliação do acesso aos dados e informação, assim como busca estabelecer o equilíbrio na troca de conhecimento entre os indivíduos.

O compartilhamento é visto como um dos principais protagonistas desse modelo, pois é por meio do desenvolvimento de ações corporativas, voltadas ao compartilhamento, que os indivíduos conseguem construir conhecimento passível de ser socializado, uma vez que os significados corporativos são compreendidos por todos, neste âmbito.

Esse elemento da cultura corporativa favorece o fluxo de crenças, valores e normas ligados à organização, já que é por meio dele que se consegue estimular a criação de conhecimento organizacional e, por conseqüência, solidificar/potencializar a cultura.

Quando se considera o compartilhamento resultado da cultura corporativa e a cultura é entendida como alicerce para a construção de conhecimento, o que se ressalta é o fato de que, quando outros elementos e processos ligados à cultura, quais sejam: motivação, liderança, aprendizado e satisfação, entre outros, correlacionam-se, se obtém uma cultura que qualifica a organização como uma ‘organização do conhecimento’.

Referencias bibliográficas

BEHNKE, L.; SLAYTON, P (2002). Formando uma função de inteligência competitiva na empresa, o caso da IBM. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 55-66p.

BREEDING, Bret (2002). Convergência entre IC e inteligência-chave: estudo de caso na Schell Service International. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 67-92p.

CHOO, C. W. (2003). A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 425p.

FLYNN, R. (2002). NutraSweet enfrenta a concorrência: o papel crítico da inteligência competitiva. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 135-149p.

FRAWLEY, W. (2000). Vygotsky e a ciência cognitiva: linguagem e integração das mentes social e computacional. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 288p.

HOVIS, John H. (2002). IC na Avnet: impacto nos resultados. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 108-124p.

MARCEAU, S.; SWAKA, K. (2002). Desenvolvimento de um programa IC de classe mundial em telecomunicações. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 176-197p.

MILLER, J. P. (2002). O nascimento e o crescimento do seu processo de inteligência: fatores comportamentais, culturais e estruturais. In: MILLER, J. P (Org.). O milênio da inteligência competitiva. São Paulo: Bookman, 53-65p.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 376p.

PEPPER, J. E. (2002). Inteligência competitiva na Proctar & Gamble. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 43-54p.

PRESCOTT, J. E. (2002). Inteligência competitiva: lições das trincheiras. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Org.). Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 17-38p.

SCHEIN, Edgar H. (2001). Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 191p.

TEIXEIRA FILHO, J. (2000). Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 191p.

VIGOTSKY, L. S. (1998). Pensamento e linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 194p.









[anterior] [inicio]


Vol. 27 (2) 2006
[Editorial] [Índice]