ISSN 0798 1015

logo



Espacios é uma publicação interdisciplinar, cujo objetivo principal é a divulgação das experiências e resultados de pesquisas no campo da gestão tecnológica, educação, gestão e áreas afins a nível internacional, especialmente o centro e o sul do continente americano. . Os artigos que constituem uma contribuição original serão publicados nesta revista.

A. Obrigações éticas dos editores

1. Um editor deve considerar de maneira imparcial todos os manuscritos oferecidos para publicação, cada um julgando por seus méritos, independentemente de raça, religião, nacionalidade, sexo, antiguidade ou afiliação institucional do (s) autor (es). No entanto, um editor pode levar em consideração os relacionamentos de um manuscrito imediatamente sob consideração com outros anteriormente ou ao mesmo tempo oferecidos pelo (s) mesmo (s) autor (es).

2. Um editor deve considerar os manuscritos enviados para publicação com toda velocidade razoável.

3. A única responsabilidade de aceitar ou rejeitar um manuscrito recai sobre o editor. O exercício responsável e prudente desse dever normalmente exige que o editor procure o conselho dos revisores, escolhidos por sua experiência e bom senso, em relação à qualidade e confiabilidade dos manuscritos submetidos para publicação. Os editores devem se comunicar abertamente com os autores e não fornecer comentários sob o pretexto de uma revisão anônima. No entanto, os manuscritos podem ser rejeitados sem revisão externa se os editores os considerarem inapropriados para a revista. Tais rejeições podem se basear no fato de o manuscrito não se enquadrar no escopo da revista, que é de interesse atual ou suficientemente amplo, que fornece profundidade de conteúdo adequada, escrita em um idioma aceitável (espanhol, português ou inglês) ) ou outros motivos.

4. O editor e os membros da equipe do editor não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito que esteja sendo considerado por outras pessoas além daquelas para as quais é solicitado aconselhamento profissional. (No entanto, um editor solicitando ou organizando antecipadamente o envio de manuscritos pode precisar revelar a um possível autor o fato de que um manuscrito relevante de outro autor tenha sido recebido ou esteja em preparação.) Após tomar uma decisão sobre um manuscrito, o editor e os membros da equipe do editor podem divulgar ou publicar títulos e nomes dos autores dos trabalhos aceitos para publicação, mas não mais que isso, a menos que tenham sido obtidos Autor autor Se tiver sido tomada uma decisão de rejeitar um manuscrito por violações éticas, o pessoal do editor e da editora poderá divulgar o título do manuscrito e os nomes dos autores a outros editores dos periódicos da ACS.

5. Um editor deve respeitar a independência intelectual dos autores.

6. A responsabilidade editorial e a autoridade de qualquer manuscrito escrito por um editor da revista Espacios e enviado a esta revista devem ser delegadas a outra pessoa qualificada, como outro editor dessa revista ou um membro do seu Conselho Editorial. Os editores também devem delegar para outra pessoa qualificada os manuscritos enviados por graduados recentes (pelo menos nos últimos 5 anos), por colaboradores ou colegas da mesma instituição. A consideração editorial de tais manuscritos de qualquer forma ou forma constituiria um conflito de interesses e, portanto, é inadmissível.

7. Informações, argumentos ou interpretações não publicadas divulgadas em um manuscrito submetido não devem ser usadas na pesquisa de um editor, exceto com o consentimento do autor. No entanto, se essas informações indicarem que é improvável que algumas das investigações do editor sejam lucrativas, o editor poderá eticamente suspender o trabalho. Quando um manuscrito está tão intimamente relacionado à investigação atual ou passada de um editor que cria um conflito de interesses, o editor deve tomar as providências necessárias para que outra pessoa qualificada assuma a responsabilidade editorial por esse manuscrito. Em alguns casos, pode ser apropriado informar um autor sobre a pesquisa e os planos do editor nessa área.

8. Se um editor recebe evidências convincentes de que a substância principal ou as conclusões de um relatório publicado no diário de um editor estão erradas, o editor deve facilitar a publicação de um relatório apropriado que indique o erro e, se possível, que corrija. O relatório pode ser escrito pela pessoa que descobriu o erro ou por um autor original.

9. Um autor pode solicitar que o editor não use determinados revisores em consideração a um manuscrito. No entanto, o editor pode decidir usar um ou mais desses revisores, se considerar que suas opiniões são importantes na consideração justa de um manuscrito. Pode ser o caso, por exemplo, quando um manuscrito não concorda com o trabalho anterior de um potencial revisor.

B. Obrigações éticas dos autores

Os autores devem aderir às seguintes diretrizes éticas; violações podem resultar na aplicação de sanções pelo (s) editor (es), que incluem, entre outros, a suspensão ou revogação de privilégios de publicação.

1. A obrigação central de um autor é apresentar uma descrição precisa e completa da investigação realizada, absolutamente evitando enganos, incluindo dados coletados ou utilizados, bem como uma discussão objetiva da importância da investigação. Os dados são definidos como as informações coletadas ou usadas para gerar conclusões de pesquisa. O relatório da pesquisa e os dados coletados devem conter detalhes e referências suficientes a fontes públicas de informação para permitir que um profissional treinado reproduza as observações experimentais.

2. Um autor deve citar aquelas publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado e que guiarão rapidamente o leitor para o trabalho anterior, essencial para entender a presente investigação. Exceto em uma revisão, a nomeação de trabalho que não será mencionada na investigação informada deve ser minimizada. É necessário que um autor realize uma pesquisa bibliográfica para encontrar e depois citar as publicações originais que descrevem o trabalho estreitamente relacionado. Para materiais críticos usados ​​no trabalho, também deve ser feita uma nomeação apropriada para as fontes quando elas foram fornecidas por um não autor.

3. A fragmentação dos relatórios de pesquisa deve ser evitada. Um autor que tenha realizado um extenso trabalho em um sistema ou grupo de sistemas relacionados deve organizar a publicação para que cada relatório forneça uma explicação completa de um aspecto específico do estudo geral. A fragmentação consome excessivamente espaço no periódico e complica excessivamente as pesquisas bibliográficas.

4. Ao enviar um manuscrito para publicação, o autor deve informar o editor dos manuscritos relacionados que o autor tem sob consideração editorial ou da imprensa. Cópias desses manuscritos devem ser entregues ao editor, e as relações de tais manuscritos com o submetido devem ser indicadas.

5. Não é apropriado para um autor enviar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa para mais de uma revista principal, a menos que seja uma reenvio de um manuscrito rejeitado ou removido da publicação.

6. Um autor deve identificar a fonte de todas as informações utilizadas, exceto aquelas que são de conhecimento comum. As informações obtidas de maneira privada, como em conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser usadas ou relatadas no trabalho do autor sem a permissão explícita do pesquisador com quem as informações se originaram. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou solicitações de subsídios, devem ser tratadas de maneira semelhante.

7. O plágio não é aceitável na revista Espacios. As publicações aderem à definição de plágio da National Science Foundation dos EUA. UU. Como "a apropriação de idéias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar o crédito apropriado" (45 Código de Regulamentos Federais, Seção 689.1). Os autores não devem se envolver em plágio: uma cópia textual ou quase textual ou uma paráfrase muito próxima do texto ou dos resultados do trabalho de outra pessoa. Os autores não devem se envolver no autoplagio (também conhecido como publicação duplicada): uma replicação inaceitavelmente próxima do texto ou dos resultados publicados anteriormente pelo autor sem o reconhecimento da fonte.

C. Obrigações éticas dos revisores de manuscritos

1. Na medida em que a revisão de manuscritos é uma etapa essencial no processo de publicação e, portanto, na operação do método científico, cada cientista tem a obrigação de fazer uma parte justa da revisão.

2. Um revisor eleito que se sinta inadequado para julgar a investigação relatada em um manuscrito deve devolvê-la imediatamente ao editor.

3. O revisor (ou árbitro) de um manuscrito deve julgar objetivamente a qualidade do manuscrito completo e as informações de suporte, levando em devida conta a manutenção dos padrões científicos e literários. Um revisor deve respeitar a independência intelectual dos autores.

4. Um revisor deve ser sensível à aparência de um conflito de interesses quando o manuscrito em revisão estiver intimamente relacionado ao trabalho do revisor em andamento ou publicado. Em caso de dúvida, o revisor deve devolver o manuscrito rapidamente, sem revisão, notificando o editor do conflito de interesses ou viés. Como alternativa, o revisor pode desejar fornecer uma revisão assinada indicando o interesse do revisor no trabalho, com o entendimento de que ele pode, a critério do editor, ser transmitido ao autor.

5. Um revisor não deve avaliar um manuscrito escrito ou em co-autoria por uma pessoa com quem o revisor tenha uma conexão pessoal ou profissional se o relacionamento distorcer o julgamento do manuscrito.

6. A confidencialidade e o anonimato dos revisores externos são expectativas ao longo do processo de revisão editorial, a fim de permitir uma discussão sincera e uma avaliação sobre o conteúdo científico apresentado.

Confidencialidade do manuscrito: o revisor deve tratar o manuscrito enviado e os dados recebidos da revista e seu relatório dos árbitros e correspondência relacionada como documentos confidenciais. Esses documentos não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto em casos especiais, quando forem compartilhados confidencialmente com pessoas que possam ser consultadas para obter conselhos específicos. Nesses casos, as identidades daqueles a serem consultados devem ser divulgadas ao editor com antecedência.

Confidencialidade do revisor e da revisão: Sob nenhuma circunstância o revisor deve se identificar como revisor de um manuscrito específico. Além disso, o revisor não pode divulgar o conteúdo da revisão enviada a nenhum indivíduo ou organização. Essa expectativa de confidencialidade e anonimato da revisão por pares vai além da publicação ou rejeição do manuscrito enviado.

7. Os revisores devem explicar e apoiar seus julgamentos adequadamente, para que editores e autores possam entender a base de seus comentários.

8. Um revisor deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer documento publicado ou qualquer manuscrito submetido simultaneamente a outro periódico.

9. Um revisor deve agir prontamente e enviar um relatório em tempo hábil. No caso de um revisor receber um manuscrito em um momento em que as circunstâncias impedem a atenção imediata, o manuscrito não revisado deve ser imediatamente devolvido ao editor. Como alternativa, o revisor pode notificar o editor sobre prováveis ​​atrasos e propor uma nova data de revisão.

-English version-


Revista Espacios digital es una publicación arbitrada por especialistas senior, dedicada a divulgar trabajos originales que presentan resultados de estudios e investigaciones en las áreas de ingeniería de producción, política y gerencia de la ciencia y la tecnología, innovación, gestión tecnológica, educación y sus áreas relacionadas.
---
Revista Espacios digital is published refereed by senior specialists dedicated to publish original papers presenting results of studies and research in the areas of production engineering, policy and management of science and technology, innovation, technology management, education and related areas.
---
Revista Espacios digital é publicada arbitrada por especialistas seniores dedicados a publicar trabalhos originais que apresentem resultados de estudos e pesquisas nas áreas de Engenharia de produção, política e gestão de ciência e tecnologia, inovação, gestão de tecnologia, educação e áreas afins.

Búsqueda

 

Loading

 


Servicio de traducción de documentos académicos
www.passtranslationservice.com
(10% descuento para usuarios de la Revista ESPACIOS, usando código: PASS-ESPACIOS2020)