Espacios. Vol. 19 (2) 1998

Núcleos de articulación con la industria (NAIS): un instrumento de política tecnológica para la industria de bienes de capital. 5/5

NUCLEI OF ARTICULATION WITH INDUSTRY - NAI´s: a tool of technological development for users and capital goods suppliers

José Henrique Souza


3) PROBLEMAS DE ORDEM ECONÔMICA:

INSTABILIDADE E FECHAMENTO DA ECONOMIA
FRAQUEZA DA EMPRESA NACIONAL

CONCLUSÃO

No geral o Sistema NAI foi bem sucedido. Ele logrou uma ampla padornização dos bens de capital, peças e componentes e dos procedimentos de avaliação e compra das empresas estatais. Ele também demonstrou que alguns fornecedores locais reagem positivamente à coordenação de políticas de compra com financiamento ao desenvolvimento tecnológico. As capacidades inovativas dos fornecedores e recursos humanos que se formavam foram envolvidas e estimuladas no ambiente do Sistema NAI.

Muitos fornecedores de bens de capital souberam aproveitar o espaço aberto pelo Sistema NAI e passaram a integrar o cadastro de fornecedores das grandes empresas estatais. Mesmo após as privatizações e abertura comercial, muitos desses fornecedores continuam a fornecer produtos para as estatais que participaram do Sistema NAI.

Entretanto, instrumentos sistêmicos de apoio a setores chaves da economia brasileira continuam sendo um desafio. É possível aprender com a experiência do Sistema NAI, principalmente com a necessidade da estabilidade macroeconômica e da participação mais ativa e democrática dos principais atores interessados no desenvolvimento econômico.

BIBLIOGRAFIA

[anterior] [Volver a parte superior página]


Vol. 19 (2) 1.998
[Indice] [Editorial] [Libros]