ISSN 0798 1015

logo

Vol. 38 (Nº 20) Año 2017. Pág. 37

Percepção Ambiental: Um estudo de caso na Escola Estadual Dom Pedro I, em Porto de Moz/PA

Environmental Perception: A case study at the Dom Pedro I State School in Porto de Moz/PA

COSTA, Edinéia Castro 1; GARVÃO, Rodrigo Fraga 2

Recibido: 10/12/2016 • Aprobado: 28/12/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Considerações sobre educação ambiental

3. Procedimentos metodologicos

4. Resultado e discussões

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

A Educação Ambiental é uma das ferramentas para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais (MARCATTO, 2002). O objetivo desse estudo foi trabalhar temáticas de Educação Ambiental e despertar nos estudantes, do 6º ano da EEEFM Dom Pedro I da rede pública da cidade de Porto de Moz- Pa,o senso de responsabilidade com o meio ambiente, através de palestras, vídeos e oficinas. Foi aplicado um questionário com perguntas sobre meio ambiente, lixo, reciclagem e coleta seletiva. Os questionários foram aplicados em dois momentos, antes e depois da realização das atividades, foram analisados quarenta questionários antes das atividades e quarenta após as atividades, a maioria dos alunos possui idade de 12 anos. As atividades desenvolvidas foram significativas, uma vez que houve mudanças positivas na percepção dos alunos na maioria das questões analisadas. Concluiu-se que as atividades como palestras, vídeos e oficinas podem ser utilizadas como metodologia para trabalhar Educação Ambiental, pois são importantes para a construção do conhecimento e sensibilização dos alunos sobre questões ambientais.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Conhecimento. Sensibilização.

ABSTRACT:

Environmental education is one of the tools for raising awareness and training of the general population about environmental problems (Marcatto, 2002). The aim of this study was to work thematic of environmental education and foster in students, the 6th year of a public school in the city of Porto de Moz- Pa, the sense of responsibility to the environment, through lectures, videos and workshops. A questionnaire with questions about the environment, waste, recycling and selective collection was applied. The questionnaires were applied in two stages, before and after performing the activities were analyzed forty questionnaires before activities and forty after the activities, most students have age of 12 years. The activities were significant, since there were positive changes in the perception of students in most of the analyzed issues. It concludes that activities such as lectures, workshops and videos can be used as a methodology to work Environmental Education, because it is important for the construction of knowledge and awareness of students on environmental issues.
Keywords: A

1. Introdução

Os problemas ambientais se manifestam em nível local. Em muitos casos, os residentes de um determinado local são, ao mesmo tempo, causadores e vítimas de parte dos problemas ambientais. São também essas pessoas quem mais têm condições de diagnosticar a situação. Convivem diariamente com o problema e são, provavelmente, os maiores interessados em resolvê-los. (MARCATTO, 2002). Nesse sentido a reflexão à cerca desses problemas podem ser desenvolvidas a partir do processo educativo.

A Educação Ambiental foca a sensibilização dos indivíduos para as questões relacionadas ao meio ambiente, visando sua preservação e busca uma transformação no modo de pensar e agir da sociedade. A escola pode ser considerada um espaço importante para a transformação no modo pensar através da construção dos conceitos de Educação Ambiental e da sensibilização em termos do desenvolvimento sustentável

A educação ambiental nas escolas pode ser determinante para a amenização dos problemas que, há anos, vêm sendo causados ao meio ambiente pela ação do homem. (CARVALHO, 2001).

A partir da Educação Ambiental o educando tem a possibilidade de adquirir conhecimentos à cerca de questões ambientais, onde ele passa a ter uma visão mais abrangente podendo desenvolver um papel ativo em relação a conservação ambiental. Ela deve ser trabalhada com toda sociedade e considera-se primordial a comunidade escolar, pois nela pode-se desenvolver crianças conscientes que serão adultos comprometidos com a vida e com o bem-estar de modo geral. Além disso, a Educação Ambiental trabalhada nas escolas tem um efeito multiplicador, pois estes alunos podem repassar suas experiências para a família e para a comunidade em que vivem construindo conhecimento em sobre conservação e preservação do meio ambiente alcançando uma percepção coerente a cerca do que se passa no nosso planeta, modificando sua percepção e na troca de experiências repassar para os que estão ao seu redor.

Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental dos alunos do 6º ano e contribuir para o melhor entendimento sobre o tema, sanando dúvidas existentes sobre Meio Ambiente e Preservação de modo geral, com intuito de despertar nos estudantes o senso de responsabilidade com o meio ambiente através de palestras sobre questões ambientais, Vídeos sobre degradação do meio ambiente e oficina sobre coleta seletiva do lixo.

O estudo foi realizado na EEEFM Dom Pedro I situada no município de Porto de Moz- PA. Sua escolha deve-se ao fato de ser o local de trabalho do pesquisador e o mesmo ter interesse em desenvolver competências à cerca deste tema, por considerar o mesmo de extrema importância para os alunos.

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. (BRASIL, 1998).

2. Considerações sobre educação ambiental

A Educação Ambiental deve abranger toda a sociedade, uma vez que através dela se constroem valores sociais que podem manter conservado o meio ambiente.

O artigo 1º da Lei nº 9.795/99 define a Educação Ambiental como um processo por meio do qual o individuo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e a sustentabilidade. (LIPAI et al., 2007)

A Educação Ambiental deve se dar paralela à educação escolar para que as novas gerações cresçam com a concepção de preservação e a geração atual possa adquirir conceitos e reflexões a cerca de sua prática em relação ao meio ambiente.

A Educação Ambiental sustenta-se na busca de conexão permanente das questões culturais, políticas, econômicas, sociais, religiosas, estéticas e outras, determinantes para nossa relação com o meio ambiente. Sua proposta é ampliar o entendimento e integrar ações. (SEGURA, 2007).

A Educação Ambiental perpassa por todas as disciplinas se configurando como um tema transversal, no que se refere, a currículo, desta forma a escola precisa colocar em prática projetos que abranjam esse tema, com intuito de estreitar a relação dos saberes das diversas disciplinas com as concepções á cerca da Educação Ambiental, desencadeando transformações tanto psicológicas quanto físicas dos sujeitos e espaços envolvidos, respectivamente e assim integrar suas ações.

Segundo Lima e Melo (2007) escola é um lugar privilegiado para a construção da questão ambiental. Essa possibilidade se apresenta em duas vias: Por um lado podemos discutir o saber cientifico e o saber popular, por outro podemos ter acesso ao que é de interesse de todo o planeta e ao que é especifico da comunidade na qual estamos inseridos.

Segundo Oliveira (2007) a Educação Ambiental deve promover uma reflexão na ação, que nos permita identificar problemas e conflitos relativos às nossas ações e a nossa própria presença no planeta. Essas reflexões são feitas a partir de experiências cotidianas.

3. Procedimentos metodologicos

O presente estudo foi desenvolvido nos meses de Setembro e Outubro de 2016, com estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental da EEEFM Dom Pedro I na cidade de Porto de Moz-Pa. Foi realizado com estes alunos palestras com a professora de ciências sobre Reciclagem, Coleta seletiva, Doenças Relacionadas ao lixo, cuidados com o meio ambiente, O que é meio Ambiente e oficinas para a construção de lixeiras para coleta seletiva.

O universo do estudo teve um total de 40 alunos, na faixa etária de 12 anos, o instrumento utilizado para o estudo foi um questionário contendo questões sobre meio ambiente de modo geral. O estudo teve dois momentos, um questionário no qual eles poderiam escolher mais de uma resposta que foi aplicado antes das atividades e aplicado após as atividades com finalidade de obter as informações sobre a percepção dos alunos com relação ao tema Meio Ambiente, antes e após serem submetidos a atividades relacionadas ao tema.

4. Resultado e discussões

A faixa etária dos alunos era de 10 a 14 anos, a maioria com 12 anos como mostra o Gráfico 1.

Gráfico 1 – Faixa etária dos alunos do 6° ano, Porto de Moz – Pa

No universo de estudo havia mais alunos do sexo feminino, como mostra o Gráfico 2.

Gráfico 2 – Gênero dos alunos do 6ª ano, Porto de Moz -  Pa

4.1. Analise da questão: O que é Meio Ambiente?

É necessário que haja uma consciência ambiental em cada pessoa.

Afinal, a própria inserção do individuo na sociedade implica algum tipo de participação de direitos e deveres com relação ao meio ambiente (BRASIL, 1998). Considera-se assim importante trabalhar a respeito dessa consciência no espaço escolar. Nessa primeira questão observou-se que os alunos têm dificuldade de definir o que é meio ambiente, na aplicação do primeiro questionário as respostas mostraram que eles ainda não tinham a consciência que são parte do meio ambiente e após as atividades na segunda aplicação houve uma maior clareza nas respostas, porem ainda existindo por parte de alguns uma confusão ao assimilar o conceito, bem como de se ver como parte deste meio.

Gráfico 3 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários
pós- e pré-atividades (O que é meio ambiente?)

4.2. Analise da questão: Por que devemos preservar o meio ambiente?

Segundo BRASIL (1998) A perspectiva ambiental deve remeter os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Para que essas informações os sensibilizem e provoquem o início de um processo de mudança de comportamento, é preciso que o aprendizado seja significativo, isto é, os alunos possam estabelecer ligações entre o que aprendem e a sua realidade cotidiana, e o que já conhecem.

No que se refere a preservação do meio ambiente os alunos no segundo momento da aplicação do questionário responderam de forma coerente ao que foi exposto à eles durante as atividades, apresentando uma compreensão de que a qualidade de vida depende da preservação do meio ambiente.

Gráfico 4 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários pós- e
pré-atividades (Por que devemos preservar o meio ambiente?).

4.3. Analise da questão: Como você contribui para preservar água que é fonte de vida em nosso Planeta?

Segundo Brasil (1998) a educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vista a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.

Sobre a questão referente a não desperdiçar água foi observado que é um tema familiar para os alunos, uma vez que a região é cercada por rios e o tema bastante trabalhado com eles, apresentaram respostas ambientalmente conscientes sobre preservação dos recursos hídricos no pré e pós-questionário.

Ferramentas como a percepção e sensibilização ambiental voltadas à exploração de assuntos ligados ao cotidiano visa não apenas oferecer novos conhecimentos, mas também estimular uma valorização dos aspectos ligados ao meio ambiente que estão inseridos.(OLIVEIRA et al. 2012).

 Gráfico 5 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários pós- e pré-atividades
(Como você pode contribuir para preservar a água?).

4.4. Analise da Questão: O que é reciclagem?

As questões lixo e reciclagem vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem na utilização dos seus recursos naturais disponíveis.

Segundo ABDALA et al. (2008) A educação ambiental pode mudar a concepção e a prática da maioria das pessoas em relação ao seu comportamento, hábitos e atitudes na gestão de resíduos sólidos. Para tanto sua metodologia deve ser conduzida no sentido de formar e mudar conceitos em relação a capacidade de formação, capacitação, produção de questionamentos a respeito da preservação ambiental, multiplicando esses conhecimentos, na prática, pelas comunidades, no sentido do esclarecimento da população em torno dos problemas ambientais causados pela grande quantidade gerada de resíduos e qual destino dar a eles.

A reciclagem é uma prática que faz com que os problemas que o lixo causa ao meio ambiente sejam menores, através da utilização consciente e do reaproveitamento dos resíduos gerados.

Sobre a questão reciclagem os alunos no questionário pré-atividades não souberam responder com clareza o que era reciclagem e não souberam diferenciar a reciclagem da reutilização, porém no questionário pós-atividade eles tiveram mais êxito nas respostas, o que evidência uma assimilação do conceito de reciclagem bem como o modo de executa-la em seu dia-a-dia podendo desenvolver a partir de então atitudes conscientes com relação aos resíduos gerados por eles.

 Gráfico 6 – Respostas dos alunos do 6° ano nos
questionários pós- e pré-atividades (O que é reciclagem?).

4.5. Analise da Questão: Qual a importância da reciclagem?

O acesso a novas informações permite repensar a prática. É nesse fazer e refazer que é possível enxergar a riqueza de informações, conhecimentos e situações de aprendizagem geradas por iniciativa dos próprios professores. (BRASIL, 1998)

Sobre a questão importância da reciclagem foi observado que houve muitas afirmações corretas no questionário pós-atividade com relação as afirmativas relacionadas ao conceito de reciclagem, como pode ser observado na figura 6, o que leva a concluir que esse tema foi bem concebido após as atividades ministradas.

 Gráfico 7 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários pós- e
pré-atividades (Qual a importância da reciclagem?).

4.6. Analise da Questão: O que é coleta seletiva?

É importante separar o lixo corretamente e reciclá-lo, fazendo com que todos se comprometam com o meio ambiente do qual fazem parte e com o contexto social e econômico em que estão inseridos.

Segundo Trindade (2011) inúmeras são as formas de trabalhar com esse tema no ambiente escolar explorando em sala, com atividades prática, mantendo frequência nessas ações para que os discentes incorporem no seu cotidiano. Isso reflete na conscientização de todos para a busca de soluções, que pode ser, por palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.

Sobre esse questionamento pôde ser observado que antes das atividades eles em uma visão geral não sabiam definir coleta seletiva, com a palestra e a oficina eles compreenderam o conceito de separação do lixo e suas vantagens.

 Gráfico 8 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários
pós- e pré-atividades (O que é coleta seletiva?).

4.7. Analise da Questão: Quais doenças o acumulo de lixo pode causar?

O lixo deve ser coletado corretamente e disposto em local adequado para que ele não seja um determinante na transmissão de doenças, pois ele acumulado em local inadequado pode se tornar um abrigo para vetores de doenças.

Nesse aspecto os alunos no primeiro momento do questionário consideraram algumas doenças que não são causadas pelo acumulo de lixo assim como também consideraram as que são, no segundo momento percebe-se uma quantidade reduzida dessa resposta equivocada sobre as doenças que não são ocasionadas pelo acumulo de lixo, porém considera-se que essa questão deve ser trabalhada com mais ênfase.

 Gráfico 9 – Respostas dos alunos do 6° ano nos questionários pós- e pré-atividades
(Quais doenças o aumento do lixo pode causar?).

5. Considerações finais

O presente trabalho teve o objetivo de investigar a percepção ambiental dos alunos do 6º ano e contribuir com informações que permeiam as questões referente a preservação do meio ambiente. Acredita-se que a formação da consciência pela preservação do meio ambiente pode ser construída através da educação ambiental que é essencial para efetivar uma conscientização que se faz necessária em todos os aspectos e que deve ser trabalhada nas escolas paralela aos demais conteúdos do currículo, para que possa ser desenvolvido o senso crítico no maior número de alunos, sensibilizando e conscientizando-os para alcançarmos a mudança de hábitos e valores para com o meio ambiente.

Com este trabalho foi possível saber qual a percepção os alunos do 6 º ano tinham sobre questões relacionadas a meio ambiente e preservação e diante dessa observação foi possível mudar a concepção da maioria deles através de atividades como Palestras, Vídeos e Oficinas, sensibilizando-os com intuito de que eles pudessem se tornar agentes multiplicadores de conhecimento através da troca de experiência entre os grupos que eles fazem parte e que eles a partir do conhecimento adquirido tenham novas atitudes e valores em relação ao meio.

Conclui-se por fim que é possível educar de maneira que contribua para a qualidade de vida e qualidade do planeta, possibilitando a construção de uma sociedade sustentável.

Referências

ABDALA, W. J. DOS S.; RODRIGUES, F. M.; ANDRADE, J. B. L. DE. Educação Ambiental E Coleta Seletiva: Importância E Contextualização No Mundo Atual. Revista Travessias, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Meio Ambiente. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, n. 1, p. 167–242, 1998.

CARVALHO, I. C. M. Qual educação ambiental ? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecol. e Desenv. Rur. Sustent., v. 2, n. 2, p. 43–51, 2001.

CZAPSKI, S. Os diferentes matizes da Educação Ambiental no Brasil - Série Desafios da Educação Ambiental. 2ed. Brasília: [s.n.], 2009. Disponível em: http://www.mma.gov.br/ea.

LIMA, G. L e MELO, T. Educomunicação e Meio Ambiente. In: BRASIL. Ministério Da Educação: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. p 167 -174.

LIPAI, Eneida Maekawa; LAYRARGUES, Phillipe Pomier e PEDRO, Viviane Vazzi .Educação Ambiental na escola: ta na lei... . In: BRASIL. Ministério Da Educação: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. p 24 -32.

MARCATTO, C. Educação Ambiental: Conceitos e Princípios. 1ª ed. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM Assessoria de Educação e Extensão Ambiental - AEX, 2002. Disponível em: http://www.feam.br/images/stories/arquivos/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Departamento de Educação Ambiental. Vamos cuidar do Brasil - conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: [s.n.], 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/educacaoambiental_naescola.pdf.

OLIVEIRA, M. da S.; OLIVEIRA, B. da S.; VILELA, M. C. da S.; CASTRO, T. A. A. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas do Vale de São Lourenço, - Jaciara/MT Ano V, n. 07, 2012.

OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental - ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?!. In: BRASIL. Ministério Da Educação: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. p 104 -112.

SEGURA, Denise S. Baena. Educação Ambiental mos Projetos Transversais. In: BRASIL. Ministério Da Educação: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007. p 96 -102.

TRINDADE, N. A. D. Consciência Ambiental: Coleta Seletiva E Reciclagem No Ambiente Escolar. Enciclopédia Biosfera - Centro Científico Conhecer, v. 7, n. 12, p. 1–15, 2011.


1 Especialista em Matemática para Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará - UFPA.

2. Mestre em Desenvolvimento e meio ambiente urbano pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Email: rodrigofragabh@gmail.com


Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015
Vol. 38 (Nº 20) Año 2017

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]

revistaespacios.com