Espacios. Vol. 37 (Nº 37) Año 2016. Pág. 21

Estudo bibliométrico sobre o relatório de Sustentabilidade GRI: Uma análise dos enfoques dados às pesquisas até 2014

Bibliometric study on the Gri Sustainability Report: an analysis of the focus of research topics up to 2014

Gabriela Dias da SILVA 1; Marguit Neumann GONÇALVES

Recibido: 12/07/16 • Aprobado: 25/05/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Referencial teórico

3. Procedimentos metodológicos

4. Apresentação e análise dos dados

5 Considerações finais.

Referências


RESUMO:

O presente estudo se propõe a verificar quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade com base nas diretrizes da GRI. O estudo utilizou-se da técnica de análise de conteúdo e delimitou-se em abordar as pesquisas sobre a temática publicadas na base de dados Scopus (Elsevier) até junho de 2014. Quanto ao delineamento metodológico do estudo se apresenta como pesquisa documental, descritivo-exploratória, bibliométrica e qualitativa. A análise dos resultados revelou que os estudos tiveram evoluções significativas quanto ao enfoque o que pode estar atrelada a disseminação mundial da GRI como prática de elaboração do relatório socioambiental. Os estudos encontrados nos anos iniciais da análise estavam direcionados ao acompanhamento, criação de indicadores para setores específicos e avaliação da utilização dos indicadores pelas empresas. Porém, a partir do ano de 2010 as pesquisas estão concentradas na qualidade das informações divulgadas pelas companhias nos relatórios de sustentabilidade. Os resultados da pesquisa permitem inferir que houve uma evolução dos estudos científicos sobre a GRI no período pesquisado, assim como um crescimento do interesse dos pesquisadores em estudar práticas de sustentabilidade empresarial, tendo em vista que nos períodos de 2013 e 2014 houve aumento das publicações sobre a temática.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Balanço Social; Relatório de Sustentabilidade; GRI.

ABSTRACT:

This study aims to determine which of the main focuses of research on sustainability report based on the GRI guidelines. The study used the technique of content analysis and delimited in addressing the research on the topic published in the Scopus database (Elsevier) until June 2014 Regarding the methodological design of the study is presented as documentary research, descriptive-exploratory bibliometric and qualitative. The results revealed that the studies had significant developments regarding the approach which can be linked to global spread of GRI as a practice of preparing the environmental report. The studies found in the early years of the analysis were targeted monitoring, creation of indicators for specific sectors and assessment of the use of indicators by companies. However, from the year 2010 the research is concentrated on the quality of information disclosed by companies in sustainability reporting. The survey results allow us to infer that there was an evolution of scientific studies on the GRI in the period surveyed, as well as a growing interest from researchers studying corporate sustainability practices, given that the periods of 2013 and 2014 there was an increase of publications on the theme.
Keywords: Sustainability; Social Balance Sheet; Sustainability Report; GRI

1. Introdução

O balanço social ou relatório de sustentabilidade é um meio de divulgação de informações socioambientais utilizado pelas entidades para descrever e detalhar a relação destas com o meio na qual estão inseridas. Devido ao caráter não obrigatório de apresentação desse tipo de informação, algumas empresas não o fazem, deixando intrínsecas essas informações as quais são relevantes para a sociedade e para os usuários das informações de forma geral.

Existe a necessidade que as empresas realizem suas operações de forma sustentável e acredita-se que a sobrevivência destas em longo prazo esteja intimamente ligada a proteção ambiental e justiça social. Neste sentido, os usuários externos das informações devem se conscientizar da necessidade de promover uma economia sustentável e dessa forma incentivar as empresas a oferecerem melhores informações sobre as questões relacionadas à sustentabilidade (Global Reporting Initiative [GRI], 2013).

A busca pela transparência de informações tem levado as empresas a divulgar esse tipo de informação, seja nos relatórios de sustentabilidade, seja nas demonstrações contábeis padronizadas. Neste sentido, a Global Reporting Initiative (GRI), criada no ano de 1997, tem como missão satisfazer os usuários sobre as necessidades de informações sobre sustentabilidade, oferecendo uma estrutura para elaboração dos relatórios de sustentabilidade a qual pode ser utilizada por diferentes setores e tamanhos de organizações. Para a GRI (2006), a elaboração do relatório de sustentabilidade é uma forma de medir, divulgar e prestar contas aos stakeholders sobre o desempenho da organização, visando o desenvolvimento sustentável.

As diretrizes para divulgação socioambiental, como o modelo da GRI, auxiliam na diminuição de vieses das informações, para que o relatório de sustentabilidade não perca a essência de sua utilidade de divulgar informações relevantes. Para tanto, no ano de 2013, a GRI lançou sua versão mais atualizada das diretrizes para o relatório de sustentabilidade, a G4. Essa versão compõe algumas mudanças e aperfeiçoamentos em comparação a versão anterior, a G3, vigente desde o ano de 2006. Segundo a GRI (2013) as empresas que já utilizam as diretrizes da GRI podem até 31 de dezembro de 2015, migrar para a versão G4 e recomenda-se que as organizações que começaram a utilizar as diretrizes a partir de 2013, busquem cumprir as diretrizes da versão G4.

Visto que ocorrem mudanças na forma de divulgação das informações socioambientais, o que permite um amadurecimento no que tange ao relatório de sustentabilidade da GRI elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade GRI até junho de 2014?

  Para responder ao questionamento estabelecido, o estudo se propõe a verificar quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade com base nas diretrizes da GRI. O estudo utilizou-se da técnica de análise de conteúdo e delimitou-se em abordar as pesquisas sobre a temática publicadas na base de dados Scopus (Elsevier) até junho de 2014.

O estudo justifica-se devido à necessidade de perceber o que tem sido pesquisado sobre esse tipo de relatório em um período longitudinal a fim de verificar as dificuldades, necessidades e desafios na utilização desse relatório. Espera-se que a pesquisa contribua de forma prática para despertar pesquisadores para investigações sobre a utilização da GRI na elaboração e divulgação do relatório de sustentabilidade pelas empresas.

2. Referencial teórico

2.1 Sustentabilidade Empresarial

O chamado desenvolvimento sustentável é um desafio corporativo que as empresas enfrentam que consistente em alinhar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental (Pereira & Silva, 2008). Contudo, percebe-se que é possível harmonizar os interesses socais com os econômicos, tendo em vista que as empresas estão se dispondo a tratar com mais responsabilidade a questão socioambiental.

A sustentabilidade das empresas necessita ser estruturada com base nas potenciais partes interessadas e na interação com a missão e a visão da companhia. O nível de evidenciação de informações socioambientais depende da influência dos stakeholders. Todavia, o gestor deve identificar estrategicamente as partes interessadas prioritárias da empresa tal como seus anseios e preocupações, de forma a integrá-las nas estratégias da companhia. Neste sentido, se faz necessário que os gestores percebam o nível de sustentabilidade atual da empresa e o estado que almeja chegar. Para isso, é fundamental reavaliar permanentemente a implementação do conceito de desenvolvimento sustentável no negócio (Braga, Sampaio & Santos, 2011).

De acordo com Azevedo (2006), a incorporação da sustentabilidade no universo empresarial está condicionada a vários aspectos como as crenças do próprio dirigente da empresa, a mobilização da sociedade, a influência do mercado nacional e internacional, a atuação do setor público, a pressão de organismos internacionais, entre inúmeros outros fatores.

Para Serra, Albernaz e Ferreira (2007), as atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas materializam uma vantagem competitiva para expandir as atividades empresariais fora do país de origem. Por conta disso, mais empresas adotam padrões de relatórios reconhecidos internacionalmente, para garantir também sua legitimidade frente ao mercado externo, como é o caso da utilização das diretrizes da GRI para o relatório de sustentabilidade.

Oliveira, Medeiros, Terra e Quelhas (2010) propuseram um modelo de diretrizes de gestão alinhado as estratégias organizacionais. O modelo auxilia a auferir se as organizações estão efetivamente vinculando ações e projetos a efetiva sustentabilidade da empresa. Essa é uma das formas de avaliar a sustentabilidade das empresas, a fim de perceber se as ações são efetivas e perpassam o discurso sustentável teórico utilizado pelas companhias.

Embora a sustentabilidade esteja em fase de formação no Brasil, alguns autores têm se preocupado em estudar as práticas e divulgações dessas informações por parte das empresas (Macedo & Cípola, 2009; Moretti & Campanario, 2009; Moretti, 2010).

Os benefícios da sustentabilidade empresarial foram percebidos por Pastrana e Sriramesh (2014) em estudo com pequenas e médias empresas colombianas, nas quais se destaca a melhoria na cultura organizacional, forma de prospecção de funcionários qualificados e melhora nas relações com os clientes.  Esses benefícios podem se estender as demais empresas visto que as práticas de sustentabilidade são semelhantes entre as empresas do mundo, embora algumas companhias sejam mais evoluídas e tenham destaque nesse contexto.

Para Deng, Keng e Low (2013) as empresas socialmente responsáveis são avaliadas e recebem retornos do mercado no longo prazo, o que sugere que o mercado não valoriza as práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) de forma imediata. Deve-se, portanto, considerar a continuidade das empresas na sociedade e dessa forma, a percepção positiva do mercado pode se caracterizar pela observação das práticas das empresas ao longo dos anos, podendo ser observadas quais empresas efetivamente estão engajadas de forma responsável com a responsabilidade socioambiental.

Ao partir do pressuposto que a utilidade da informação gerada internamente pela empresa está relacionada à divulgação aos interessados e a fim de garantir a sua finalidade, as empresas estão buscam evidenciar cada vez mais informações sobre suas ações sustentáveis bem como processos para mitigação de prejuízos ao meio ambiente. Estas informações só são consideradas relevantes quando são divulgadas em volume e qualidade suficientes.

2.2 Divulgação de informações voluntárias

São publicadas em relatórios anuais informações sobre as ações de empresas que consideram a questão da sustentabilidade. Mesmo que já existam alguns modelos que sugerem indicadores para serem utilizados pelas empresas que tem o interesse de evidenciar esse tipo de informação, não se dispõe ainda de um banco de dados satisfatório de indicadores empresariais que possam ser mensurados e acompanhados ao longo do tempo (Azevedo, 2006).

As transformações socioambientais em que o mundo corporativo está inserido sinalizam a necessidade proeminente de reconhecimento junto à comunidade de ações de transparência nos negócios levando as empresas a adotarem práticas de divulgação de suas ações, mesmo que de forma voluntária (Corrêa, Souza, Ribeiro & Ruiz, 2012).

Devido ao caráter não obrigatório de divulgação do balanço social ou relatório de sustentabilidade, há uma heterogeneidade de informações divulgadas pelas empresas o que causa alguns problemas que prejudicam o objetivo do relatório, tais como: abrangência limitada, viés para marketing, baixa transparência e uma frágil padronização (Carvalho & Siqueira, 2007). Explicações e motivações para o disclosure de informações sociais e ambientais de forma voluntária são foco de pesquisas no Brasil (Cunha & Ribeiro, 2008; Murcia, Rover, Lima I., Fávero & Lima, 2008; Rover, Tomazzia, Murcia & Borba, 2012).

Sobre os usuários das informações divulgadas no balanço social, Tinoco (2006) destaca, alguns, a saber: grupos de trabalhadores; clientes; acionistas que aportam recursos; sindicatos dos trabalhadores; instituições financeiras, fornecedores e credores; o Estado; comunidade local; pesquisadores, professores e todos os formadores de opinião. Portanto, percebe-se que os usuários das informações possuem relação direta ou indireta com a organização que reporta as informações sociais, e interesses diversificados.

As diretrizes GRI para o Relatório de Sustentabilidade oferecem princípios, conteúdos e um manual de implementação para que diferentes organizações, a respeito de seu porte, setor ou localização, possam elaborar relatórios de sustentabilidade. As Diretrizes constituem, também, uma referência internacional para todos os interessados na divulgação de informações sobre a forma de gestão das organizações, seu desempenho ambiental, social e econômico e impactos nessas áreas (GRI, 2013).

Para Rocha (2012), o modelo GRI deve ser melhorado em muitos aspectos para ser identificado com certificador de sustentabilidade, porém considera que a real aplicação da GRI tem a ser considerada como um relatório de transparência das ações empresariais e não um relatório para atestar a aparente sustentabilidade da companhia.

Os indicadores no âmbito da evidenciação são considerados instrumentos científicos capazes de extrair de dados brutos e a realidade de alguns fatos. Neste caso, a função do indicador é fornecer informações concisas para a tomada de decisões e são considerados com relevante importância no sistema de gestão das empresas (Rocha, 2012).

Embora não haja padronização e caráter obrigatório das informações de cunho socioambiental é possível, por meio do conjunto de relatórios divulgados, que os interessados nas informações possam usufruir da informação e classificá-la quanto a sua relevância. Por força disso, cada vez mais empresas estão buscando divulgar esse tipo de informação. Longe de padronizar a informação, o modelo da GRI apresenta uma vertente para divulgação dessas informações com certo nível de detalhamento, para que se cumpra a finalidade da informação em auxiliar na tomada de decisão. 

Tanto as formas quanto as prioridades de divulgações socioambientais têm se alterado ao longo dos anos, com base na experiência das empresas e dos gestores na utilização desse tipo de relatório, assim como o surgimento de novas demandas pelos usuários das informações, às empresas. Diante disto, as pesquisas sobre a temática socioambiental assim como as práticas empresariais devem passar por mutações, devido às evoluções e mudanças ao longo do tempo.

3. Procedimentos metodológicos

O delineamento metodológico do estudo se apresenta como uma pesquisa descritivo-exploratória, bibliométrica e qualitativa. A pesquisa é considerada documental tendo em vista que o objeto de estudo são os artigos publicados na base de dados selecionada, conforme os critérios da pesquisa.

Os passos metodológicos para a consecução desta pesquisa foram inspirados na pesquisa de Murcia et al (2010) e estão divididos em três partes: seleção das bases de dados, seleção dos trabalhos e definição dos critérios para análise dos dados.

Para seleção da base de dados foi realizado acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e delimitou-se a busca pelo termo "Global Reporting Initiative". Para refino da pesquisa, o tipo de recurso foi limitado a somente artigos. O idioma de busca foi refinado em português, inglês e espanhol.

Por fim, utilizaram-se na pesquisa as bases de dados com mais de 50 artigos, o que resultou em uma base, sendo ela a Scopus (Elsevier). Nos estudos encontrados na base escolhida, foi realizada uma análise minuciosa e a partir desta análise, houve a necessidade de algumas exclusões devido à indisponibilidade de arquivos na base. Após a análise, o estudo ficou reduzido a 38 artigos.

Uma vez definida a base de dados, o próximo passo consistiu na seleção dos artigos a serem analisados. Essa seleção foi realizada com base em buscas nos resumos (abstracts), títulos (titles) e palavras-chave (keywords), utilizando-se a palavra Global Reporting Initiative. Ao considerar que a amostra possui38 artigos, esta ficou limitada a 36 artigos, uma vez que de acordo com os critérios da pesquisa os artigos foram selecionados para realização posterior da análise de conteúdo, sendo que somente serão analisados os artigos que satisfaçam os critérios de seleção.

A análise de conteúdo foi realizada a fim de perceber quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade GRI até junho de 2014 e está de acordo com os preceitos de Bardin (1977), a qual afirma que a análise de conteúdo aparece como um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens. Os resultados alcançados estão apresentados na próxima seção.

4. Apresentação e análise dos dados

4.1 Apresentação dos dados

Para verificar o enfoque das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade GRI até junho de 2014 foi realizada a análise de conteúdo dos artigos publicados na base Scopus (Elsevier) e realizada à tabulação para posterior análise longitudinal dos resultados. O Quadro 1 apresenta um breve resumo individual dos artigos integrantes da amostra.

Título

Periódico

Ano de Publicação

Enfoque da pesquisa

  1

Indicators of sustainable production

Journal of Cleaner Production

2001

Fornecimento de um método para avaliar a capacidade de um conjunto de indicadores para auxiliar na tomada de decisões e conhecimento de sistemas mais sustentáveis ​​de produção.

  2

Developing a framework for sustainable development indicators for the mining and minerals industry

Journal of Cleaner Production

2004

Desenvolvimento de um quadro de indicadores de sustentabilidade como ferramenta de avaliação de para os setores metálico, construção e minerais industriais e minerais de energia, compatível com a GRI, porém específico para a indústria.

3

Sustainability accounting a brief history and conceptual framework

 

Accounting Forum

2005

Acompanhamento do lançamento de Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade, consolidando as diversas abordagens em um quadro de sustentabilidade.

4

A model for integrated assessment of

sustainable development

Resources, Conservation an Recycling

2005

Utilização de indicadores para monitorar o desenvolvimento sustentável de maneira relevante e útil, com ao desenvolvimento de um modelo para a obtenção de um índice de desenvolvimento sustentável composto (ICSD), a fim de rastrear informações sobre o desempenho econômico, ambiental e social da empresa com o tempo.

  5

Assurance statement practice in environmental, social

and sustainability reporting: a critical evaluation

The British Accounting Review

2005

Avaliação das práticas de sustentabilidade para a transparência e prestação de contas para as partes interessadas da organização.

 

6

Pilot project on sustainability management accounting

with the Styrian automobile cluster

Journal of Cleaner Production

2006

Avaliação dos esforços para perceber os efeitos financeiros dos indicadores de desempenho em sustentabilidade fornecido pela Global Reporting Initiative (GRI) para relatórios de sustentabilidade, o estudo retrata as experiências dos projetos-piloto.

 

7

A tool for a Graphical Assessment of Sustainability in Universities (GASU)

Journal of Cleaner Production

2006

Comparação entre diferentes ferramentas que têm sido desenvolvidas para avaliar e informar sobre a sustentabilidade a partir dos esforços das instituições acadêmicas; A modificação de uma dessas ferramentas, a (GRI), para uso em universidades; Uma ferramenta desenvolvida pelo autor que oferece uma visão geral da miríade de indicadores da modificação GRI.

8

Development of composite sustainability performance

index for steel industry

Ecological Indicators

2007

Apresenta um método para o desenvolvimento de índice de desempenho de sustentabilidade, que aborda o desempenho sustentável das indústrias de aço ao co base nos três pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.

  9

Genetic engineering in agriculture: New approaches for risk management through sustainability reporting

Technological Forecasting & Social Change

2008

Propõe uma iniciativa social de base ampla que visa o desenvolvimento de um novo suplemento setorial de Diretrizes da GRI, projetado especificamente para a Alimentação e Agricultura setor de biotecnologia.

10

Industry specific social and environmental reporting:

The Australian Food and Beverage Industry

Accounting Forum

2008

Desenvolvimento de estudo específico da indústria relatando estrutura para examinar o desempenho sustentabilidade, com base em uma análise empírica das questões que se aplicam dentro do setor escolhido.

11

Revisiting the relation between environmental performance and environmental disclosure: An empirical analysis

Accounting, Organizations and Society

2008

Desenvolvimento de um índice de análise de conteúdo com base nas diretrizes para relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative, para avaliar a extensão das divulgações discricionárias em relatórios de responsabilidade ambiental e social, na perspectiva de proteção ao meio ambiente.

 

12

Building institutions based on information disclosure: lessons from GRI’s

Sustainability reporting

Journal of Cleaner Production

2009

Apesar de a GRI ser considerada um projeto bem sucedido, o institucional desta nova entidade, como um instrumento para a gestão da sustentabilidade corporativa, deixa de fora um dos elementos centrais da visão inicial para GRI: como um agente mobilizador para muitos atores sociais. Esta lógica emergente reflete o eleitorado dominante da GRI: grandes empresas globais e instituições financeiras, consultorias de gestão de negócios internacionais e não as organizações da sociedade civil menos ativas.

13

Business—society relations in Central-Eastern and

Western Europe: How those who lead in sustainability

reporting bridge the gap in corporate (social)

responsibility

Scandinavian Journal of Management

2009

Uma das primeiras tentativas de analisar a compreensão e relevância da responsabilidade social coorporativa de algumas grandes empresas que são líderes em relatórios de sustentabilidade

14

Examining CSR disclosure strategies within the Australian food and

beverage industry

Accounting Forum

2010

Investiga se as empresas da indústria sub-setores com diferentes perfis de RSE têm variação de padrões de divulgação de RSE. As indústrias analisadas são a de comida australiana e indústria bebida.

 

15

Assessing non-financial reports according to the Global Reporting Initiative

guidelines: evidence from Greece

Journal of Cleaner Production

2010

Análise de relatórios não-financeiros, avaliando a qualidade e abrangência dos relatórios publicados por empresas que operam na Grécia, com base nas diretrizes da GRI.

16

An examination of environmental reporting by Australian state

government departments

Accounting Forum

2010

Exame de práticas de divulgação ambiental nos relatórios anuais produzidos por uma amostra de departamentos do governo do estado da Austrália.

17

Corporate social responsibility reporting: A comprehensive picture?

Accounting Forum

2011

Análise de conteúdo que fornece informações sobre a abrangência de responsabilidade social corporativa (CSR) do relatório, quanto ao aspecto social e ambiental.

 

18

The worldwide diffusion of the global reporting initiative: what is the point?

Journal of Cleaner Production

2012

Difusão mundial da Global Reporting Initiative (GRI) do ponto de vista macro e micro de análise, utilizando dados da primeira década deste século. O estudo aponta para as tendências prováveis ​​nos relatórios de sustentabilidade ao longo dos próximos anos.

19

An analysis of indicators disclosed in corporate sustainability reports

Journal of Cleaner Production

2012

Análises aprofundadas dos indicadores utilizados nos relatórios de sustentabilidade das empresas.

20

Sustainability reporting among mining corporations: a constructive

critique of the GRI approach

Journal of Cleaner Production

2012

O que precisa ser mudado em enquadramentos baseados em GRI nas corporações de mineração "para a finalidade de promover informações significativas e confiáveis sobre o desempenho de sustentabilidade.

21

Accountability and stakeholder engagement in the airport industry:

An assessment of airports’ CSR reports

Journal of Air Transport Management

2012

Abrangência e qualidade dos relatórios de responsabilidade social corporativa publicados por aeroportos. Um sistema de classificação da análise de conteúdo é construído usando as diretrizes Global Reporting Initiative.

22

Global Reporting Initiative’s environmental reporting: A study of oil and gas

companies

Ecological Indicators

2013

Análise do nível de dados dos relatórios pelas empresas de petróleo e gás que é necessário para permitir a avaliação de práticas ambientais.

23

Sustainability reporting on large-scale mining conflicts: the case of Bajo de la

Alumbrera, Argentina

Journal of Cleaner Production

2013

O relatório de sustentabilidade só pode desempenhar um papel na melhoria do desempenho de uma empresa e sua reputação se a qualidade dos dados comunicados é suficiente para responder a questões controversas levantadas na comunidade e se tais são abordados através de um processo de engajamento das partes interessadas, que inclui grupos de anti-mineração. O trabalho examina um conflito de mineração em Bajo de La Alumbrera mina a céu aberto da Argentina.

24

Sustainability inter-linkages in reporting vindicated: a study of

European companies

Journal of Cleaner Production

2013

Estudo sobre a importância das inter-relações e sinergias entre os diferentes indicadores e dimensões.

25

Corporate sustainability reporting and the relations with evaluation

and management frameworks: the Portuguese case

Journal of Cleaner Production

2013

Avaliação das práticas de relatórios de sustentabilidade adotadas em organizações que operam em Portugal. Percepção de como essas práticas estão relacionadas com o meio ambiente sistemas de gestão e de avaliação.

26

Environmental reporting in the Spanish wind energy sector: an institutional

view

Journal of Cleaner Production

2013

Análise de conteúdo de relatórios de sustentabilidade de sete principais empresas de energia eólica da Espanha. Análise longitudinal dos níveis de conformidade com os indicadores da GRI.

27

Development of a sustainable balanced scorecard framework

Ecological Indicators

2013

Desenvolvimento de um novo quadro de pontuação SBSC usando Global Reporting Initiative (GRI) e técnicas para medir o desempenho de sustentabilidade corporativa.

28

Social and environmental accounting as symbolic and

substantive means of  legitimation: The case of HIV/AIDS

reporting in South Africa

Accounting Forum

2013

Exame do comportamento de divulgação corporativa de uma amostra de 75 empresas listadas SA-2003-2009 por meio da análise de conteúdo para codificar as divulgações e elaborar um índice de divulgação baseado nas diretrizes da GRI, referente à iniciativa sobre o HIV/AIDS para avaliar se as empresas têm adotado estratégias de gestão.

29

A multidimensional approach for CSR assessment: The importance of the stakeholder perception

Expert Systems with Applications

2013

Análise das atividades de responsabilidade social, pela GRI e a percepção dos stakeholders.

30

Indicators for assessment of sustainable production: A case study of the

Petrochemical industry in Malaysia

Ecological Indicators

2013

Estudo sobre indicadores de produção sustentáveis ​​usados pela indústria petroquímica na Malásia para medir a sustentabilidade das operações do setor.

31

Corporate sustainability reporting index and baseline data for the

cruise industry

Tourism Management

2014

Desenvolvimento de um índice de responsabilidade social corporativa baseado na GRI, com adições específicas da indústria, incluindo aspectos trabalhistas e direitos humanos, saúde e segurança e aspectos ambientais e econômicos.

32

Applying GRI reports for the investigation of environmental

management practices and company performance in Sweden, China

and India

Journal of Cleaner Production

2014

Estudo da possibilidade de utilização de dados ambientais de padrão Relatórios GRI como um recurso para futuros estudos de EMPs a fim de melhorar o desempenho financeiro de longo prazo.

33

Mine site-level water reporting in the Macquarie and Lachlan

catchments: a study of voluntary and mandatory disclosures and their

value for community decision-making

Journal of Cleaner Production

2014

Estudo sobre a extensão e a qualidade das divulgações relacionadas com a água de mineração localizadas a partir da

Estado australiano de New South Wales (NSW).

34

Diffusion of sustainability reporting in universities: current situation

and future perspectives

Journal of

Cleaner

Production

2014

Difusão dos relatórios de sustentabilidade entre as universidades, por meio da combinação de métodos qualitativos e quantitativos para explicar a difusão mundial dos relatórios de sustentabilidade nas universidades.

 

35

Sustainability reporting patterns of companies listed on the Johannesburg securities exchange

Public Relations Review

2014

Análise se os padrões de relatórios existem em todos os setores de mercado específicos das empresas listadas na JSE, a fim de perceber a eficiência dos relatórios.

36

The use of environmental performance indicators and size effect:

A study of industrial companies

Ecological Indicators

2014

Análise do uso de EPIs por empresas industriais para descobrir as diferenças na utilização destes indicadores de acordo com as suas características e também para o tamanho das empresas. O estudo tem como base os EPIs propostos pela GRI.

Quadro 1 – Estudos da base de dados Scopus (Elsevier) sobre GRI

A partir do Quadro 1 foram analisados os artigos a partir da análise de conteúdo, referentes à base de dados Scopus (Elsevier) sobre GRI, conforme os critérios da pesquisa, o que será apresentado na próxima subseção.

4.2 Análise dos resultados 

Ao se considerar o aspecto temporal, a análise dos dados permite perceber que na base de dados da pesquisa, no ano de 2001, o estudo encontrado tem como foco a avaliação da capacidade dos indicadores de sustentabilidade.  Já no ano de 2004, a pesquisa tem como foco a apresentação de um quadro de indicadores para tipos de indústria específicos, compatível com os propostos pela GRI, porém com peculiaridades.

No ano de 2005, as pesquisas tiveram enfoque no acompanhamento de elaboração de diretrizes de sustentabilidade, utilização de indicadores sustentáveis e avaliação das práticas de sustentabilidade para auxílio na transparência e prestação de contas nas empresas.

No ano de 2006 os esforços das pesquisas estão concentrados em avaliar a eficácia dos indicadores da GRI nas empresas piloto e na adaptação das ferramentas da GRI para utilização em universidades. Deve-se ressaltar que no ano de 2006, a GRI lançou as diretrizes na versão G3, o que contribui com a contínua adequação a realidade das empresas e busca constante por uma qualidade elevada da informação social.

No ano de 2007, na base de dados do presente estudo foi encontrado somente um estudo que apresenta um método para o desenvolvimento de índice de desempenho de sustentabilidade para a indústria de aço. Nota-se no período até aqui analisado que existe uma inquietação dos pesquisadores a respeito da utilização de indicadores de sustentabilidade com eficiência e eficácia para setores específicos.

No ano de 2008 não houveram variações consideráveis no enfoque das pesquisas, as quais se limitaram a elaboração de índices de sustentabilidade para setores específicos e pesquisas focadas em temáticas ambientais.  

Referente ao ano de 2009, um dos estudos observados se refere a uma crítica a GRI sob o aspecto institucional. Os autores consideram que a organização tem como base grandes empresas globais e instituições financeiras, consultorias de gestão de negócios internacionais e não as organizações da sociedade civis menos ativas. Também foi encontrado um estudo em empresas pioneiras na utilização do relatório de sustentabilidade a fim de perceber a relevância da temática da responsabilidade social nessas empresas.

As pesquisas divulgadas no ano de 2010 possuem enfoque na análise das práticas de responsabilidade social dos setores distintos assim como enfoque na qualidade das informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade. Comparada aos anos anteriores, percebe-se uma evolução na temática das pesquisas visto que buscam a percepção da qualidade das informações, as quais possivelmente evoluem por exigências dos usuários. Da mesma forma, no ano de 2011 o enfoque do estudo encontrado na base de dados também se refere à análise da qualidade dos relatórios socioambientais.

Os estudos publicados no ano de 2012 estão direcionados a difusão mundial da GRI e a utilização das diretrizes para o relatório de sustentabilidade das empresas assim como estudos sobre indicadores utilizados por setores específicos e pesquisas sobre a qualidade das informações divulgadas nos relatórios pelas empresas.

No ano de 2013 foi possível perceber uma disseminação quantitativa de pesquisas sobre GRI comparada aos períodos anteriores. O enfoque das pesquisas relacionadas nesse período está direcionado a utilização de indicadores da GRI por setores específicos assim como estudos a respeito da qualidade das informações dos relatórios de sustentabilidade apresentados.

Como se pode perceber no quadro 1, no período de 2014(em curso), até junho de 2014 momento em que foi realizada a busca na base de dados da Scopus(Elsevier), haviam seis estudos publicados relacionados ao tema da presente pesquisa. Sobre o enfoque das pesquisas, estão direcionados ao desenvolvimento de índices, difusão da GRI para pequenas e médias empresas, pesquisas sobre a qualidade das informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade e da mesma forma, pesquisas relacionadas a peculiaridades de informação em setores específicos. 

Ao fazer uma análise geral dos resultados encontrados é possível verificar uma evolução das temáticas das pesquisas relacionadas à GRI atreladas a sustentabilidade, tendo em vista que a partir do ano de 2010 nota-se uma preocupação dos pesquisadores sobre a qualidade das informações divulgadas pelas companhias mundialmente. Um fato relevante a ser observado é o aumento de publicações nos anos de 2013 e 2014, o que permite inferir que existem mais pesquisadores envolvidos em estudar essa temática.

Outro aspecto a ser observado nas pesquisas da amostra, é a extensão mundial da GRI pelas empresas, a partir da utilização das diretrizes para elaboração do relatório de sustentabilidade.

5. Considerações finais

A utilização das diretrizes da GRI para divulgações socioambientais possibilita as empresas divulgarem o balanço social ou relatório de sustentabilidade de forma que cumpra o objetivo de prover informações relevantes aos usuários. Devido a não obrigatoriedade da divulgação desse tipo de relatório há heterogeneidade das informações e diante deste cenário, alguns pesquisadores têm se esforçado para estudar sobre a qualidade das informações divulgadas pelas companhias.

Neste contexto, o presente estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade GRI até o ano de 2014? Para responder ao questionamento proposto o objetivo verificar quais os principais enfoques das pesquisas sobre relatório de sustentabilidade com base nas diretrizes da GRI. O estudo utilizou-se da técnica de análise de conteúdo e delimitou-se em abordar as pesquisas sobre a temática publicadas na base de dados Scopus (Elsevier) até junho de 2014.

Destaca-se que desde a criação da GRI, os estudos sobre as diretrizes para o relatório de sustentabilidade tiveram evoluções significativas quanto ao enfoque. Esta evolução pode estar atrelada a disseminação mundial da GRI como prática de elaboração do relatório socioambiental pelas empresas.

De forma inicial, os estudos encontrados em períodos anteriores estavam direcionados ao acompanhamento, criação de indicadores para setores específicos e avaliação da utilização dos indicadores pelas empresas. Porém, a partir do ano de 2010 as pesquisas foram mais concentradas na qualidade das informações divulgadas pelas companhias nos relatórios de sustentabilidade.

Os resultados da pesquisa permitem inferir que houve uma evolução dos estudos científicos sobre a GRI assim como um crescimento do interesse dos pesquisadores em estudar práticas de sustentabilidade empresarial, uma vez que nos períodos de 2013 e 2014 foram encontrados 15 artigos sobre a temática na base de dados selecionada para a pesquisa.

Sobre a qualidade das informações divulgadas, é necessário que as empresas se dediquem a fornecer informações de qualidade nos relatórios de sustentabilidade para que estes cumpram o objetivo proposto de prestar contas à sociedade e ao meio na qual as empresas estão inseridas.

Os resultados apresentados neste estudo se limitam a base de dados específica em que foi realizada a pesquisa e não se pretende fazer generalizações a respeito dos estudos realizados mundialmente sobre o tema. Ainda, ressalta-se que o ano de 2014 encontra-se em curso e por isso os artigos considerados para o presente estudo foram àqueles encontrados até junho de 2014 momento em que foi realizada a busca dos dados. Neste contexto, esta informação deve ser considerada uma limitação da pesquisa, pois mais estudos podem surgir no período não analisado, referente ao ano de 2014.

Recomenda-se que para trabalhos futuros sejam selecionadas outras bases de dados de artigos científicos para pesquisar sobre a GRI, a fim de perceber se os resultados alcançados neste estudo podem ser considerados tendências sobre a temática em questão.

Referências

Azevedo, A. L. V. de. (2006) Indicadores de sustentabilidade empresarial no Brasil: uma avaliação do Relatório do CEBDS. Revista Iberoamericana de Economia Ecológica, 5(1)75-93.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Cunha, J. V. A. da, & Ribeiro, M. S. (2008). Divulgação voluntária de informações de natureza social: um estudo nas empresas brasileiras. Revista de Administração – Eletrônica, 1(1).

Braga, C., Sampaio, M. S. A., & Santos, A. dos, Silva, P. P. da (2011). Fatores determinantes do nível de divulgação ambiental no setor de energia elétrica no Brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 4(2), 230-262.

Carvalho, F. M., & Siqueira, J. R. M. de. (2007).  Análise da utilização dos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios sociais e empresas latino-americanas. Pensar Contábil,9(38).

Corrêa, R., Souza, M. T. S. de, Ribeiro, H. C. M., & Ruiz, M. S. (2012) Evolução dos níveis de aplicação de relatórios de sustentabilidade (GRI) de empresas do ISE/Bovespa.  Sociedade, Contabilidade e Gestão,7(2), 24-40.

Deng, X, Kang, J, & Low, B. S. (2013) Corporate social responsibility and stakeholder value maximization: Evidence from mergers.  Journal of Financial Economics. n.110(1), 87 - 109.

Global Reporting Initiative [GRI]. Diretrizes para relatório de sustentabilidade. Recuperado em 05 julho, 2014, de: https://www.globalreporting.org/languages/Portuguesebrazil/Pages/Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-relat%C3%B3rios-de-sustentabilidade.aspx

Global Reporting Initiative [GRI]. Diretrizes para relato de sustentabilidade: princípios para relato e conteúdos padrão. Recuperado em 17 julho, 2014, de: https://www.globalreporting.org/resourcelibrary/Brazilian-Portuguese-G4-Part-One.pdf.

Macedo, M. A.S, & Cípola, F. C. (2009). Análise do desempenho socioambiental no setor siderúrgico brasileiro. Revista de Contabilidade e Organizações,3(7), 60-77.

Moretti, S. L. A. (2010).  O marketing e o social nos bancos brasileiros: evidências de relações assimétricas. Revista Brasileira de Marketing,9(1),124-150.

Moretti, S. L. A, & Campanario, M. A. (2009). A produção intelectual brasileira em Responsabilidade Social Empresarial – RSE sob a ótica da bibliometria. Revista de Administração Contemporânea, 13(1), 68-86.

Murcia, F. D., Rover, S., Lima, I., Fávero, L. P. L., & Lima, G. A. S. F. (2008). “Disclosure verde” nas demonstrações contábeis: características da informação ambiental e possíveis explicações para a divulgação voluntária. Revista UnB Contábil. Brasília,11(1-2),260-278.

Murcia, F. D., Santos, A., Salotti, B. M., & Nascimento, A. (2010). Mapeamento da pesquisa sobre disclosure ambiental no cenário internacional: uma revisão dos artigos publicados em periódicos de língua inglesa no período de 1997 a 2007. Revista Contexto, 10(17), 7-18.

Oliveira, L. R., Medeiros, R. M., Terra, P. B., & Quelhas, O. L. G. (2012). Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Revista Produção, 22(1), 70-82.

Pastrana, N. A., & Sriramesh, K. (2014). Corporate social responsibility: perceptions and practices among SMEs in Colombia. Public Relations Review.40(1),14 - 24.

Pereira, D. B., & Silva, R. N. S. (2008). Análise da utilização dos indicadores essenciais da GRI nos relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras.  Sociedade, Contabilidade e Gestão, 3(2), 76-87.

Rocha, T. A. C. (2012). Análise do relatório GRI enquanto ferramenta para a mensuração da sustentabilidade empresarial. Dissertação de Mestrado em Ciências, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Rover, S., Tomazzia, E. C., Murcia, F. D., & Borba, J. A. (2012). Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando a análise de regressão em painel. Revista de Administração,47(2), 217-230.

Serra, F. A. R., Albernaz, A., & Ferreira, M. P. (2007) A responsabilidade social como fator na estratégia internacional: o estudo do caso Natura. Revista Eletrônica de Administração,13(4).

Tinoco, J. E. P. (2006). Balanço Social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade social pública das organizações. São Paulo: Atlas.


1. Email: gabriela.dias@furg.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 37) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]