Espacios. Vol. 37 (Nº 35) Año 2016. Pág. 13

Liderança Espiritual nas organizações: Uma Revisão Sistemática do período entre 2011 a 2015

Spiritual leadership in organizations: a systematic review of the period from 2011 to 2015

Eduardo Gonçalves D´AVILA FILHO; Evelin Priscila TRINDADE; Francisco Antonio Pereira FIALHO; Luciana Dornbusch LOPES 1; Sarah Schmithausen SCHMIEGELOW

Recibido: 27/06/16 • Aprobado: 03/08/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Fundamentação Teórica

3. Procedimentos Metodológicos

4. Análise e Resultados

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

principais bases de dados reconhecidas no meio científico sobre o tema Liderança Espiritual (LE) nas organizações. O protocolo de pesquisa teve como definição de critérios para inclusão de artigos que apresentassem o termo “SPIRITUAL LEADERSHIP”, publicados a partir de 2011 (inclusive) quando os estudos se intensificaram, e com o texto completo disponível para acesso. Após a aplicação destes critérios de busca em três bases de pesquisa - Scopus, Science Direct e Web of Science, 21 artigos foram selecionados para a revisão. A análise dos textos teve como objetivo levantar os métodos de pesquisa, os principais conceitos, os autores mais referenciados, e os temas relacionados nos documentos científicos de LE. Foram analisados ainda os dados bibliométricos do conjunto de artigos. Os resultados apontaram que os procedimentos metodológicos predominantes em estudos relacionados à LE são teóricos, a definição de LE mais relevante é a de Fry (2003; et al., 2005), principal autor referenciado no conjunto de artigos, e a LE é o tema principal em apenas 6 dos 21 artigos analisados, pois predominam estudos onde a LE é tratada como um dos estilos de liderança existentes, ou como tema secundário, onde é citada apenas como comparação com outros estilos de liderança.
Palavras Chave: Liderança Espiritual; Liderança; Organização; Revisão Sistemática.

ABSTRACT:

This article presents a systematic review of the literature in journals indexed in main databases recognized by the scientific community on the topic Spiritual Leadership (LE) in organizations. The research protocol defined as criteria for inclusion: articles that presented the term "SPIRITUAL LEADERSHIP"; published from 2011 (inclusive) when studies about this topic intensified, and full text available for access. After applying these search criteria in three research bases - Scopus, Science Direct and Web of Science, 21 articles were selected for review. The texts analysis aimed to identify in the scientific documents: the research methods, the main concepts, the most referenced authors and other themes related to LE. The bibliometric data of the set of articles was also analyzed. The results showed that the methodological procedures prevalent in studies related to LE are theoretical, the most relevant LE definition is Fry's (2003; et al., 2005), author mainly referenced in the articles, and LE is the main theme in only 6 of the 21 articles analyzed, as most studies treat LE as one of the existing leadership styles, or as a secondary theme, cited only as comparative manner to other leadership styles.
Keywords: Spiritual Leadership; Leadership; Organization; Systematic review.

1. Introdução

No contexto das pesquisas em Liderança, o tema de pesquisa deste estudo, a Liderança Espiritual (LE) nas organizações, tem sido objeto de pesquisas científicas nos últimos anos, como foi possível observar nas buscas exploratórias iniciais, enquanto também vem sendo tema de interesse nas empresas e instituições como visão e estratégia de gestão nas novas formas de atuação dos líderes em suas performances, na intenção de acompanhar uma sociedade que vem se transformando em sua visão de mundo, de sociedade tecnoindustrial com ênfase na competividade para a sociedade do conhecimento com ênfase na cooperação.

A compreensão da Liderança Espiritual nas organizações no estado da literatura científica deverá auxiliar pesquisadores interessados no tema em seus estudos preliminares, na medida em que permitem acompanhar a evolução do tema Liderança, bem como obter um panorama do estado das discussões atuais e identificar as áreas de conhecimento que os estudos se direcionam. Assim como, poderão orientar profissionais na intenção de atuar segundo esta perspectiva de interação em seus ambientes de convivência, na busca de transformação das suas realidades. Para pesquisadores que estejam em nível avançado na sua relação com o tema LE, o estudo poderá evidenciar lacunas que poderão compor escopos de novas pesquisas, métodos e abordagens dos estudos recentes que se destaquem principais conceitos, conceitos de termos relacionados à LE e autores relevantes sendo os mais referenciados.

Entretanto, são poucos ainda os estudos que tratam de forma sistemática na busca pelo entendimento deste tema no meio acadêmico científico. A partir da evidência desta lacuna, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura do tema Liderança Espiritual (Spiritual Leadership) nas organizações, complementado por uma análise bibliométrica. Uma fundamentação teórica dos termos relacionados é apresentada inicialmente ao estudo, e na sequência encontra-se o protocolo de pesquisa que guiou a busca nas bases de dados Scopus, Science Direct e Web of Science, da qual resultou 21 artigos selecionados. Os resultados das análises bibliométricas e revisão sistemática são apresentados a seguir.

2. Fundamentação Teórica

2.1 Liderança

O tema liderança é objeto de diversas análises e estudos ao longo do tempo. Para liderança acontecer deve se ter um líder que, para Barreto et. al (2013), tem um papel de suma importância para cultura organizacional, pois cria, mantém ou muda os tipos particulares de cultura em uma organização, realizando a sua gestão. Sendo assim, as habilidades do líder são fundamentais para o impacto da gestão em uma organização.

As habilidades ou atributos de liderança, como afirmam Goh, Hartle e Brodie (2011), são uma combinação de traços e habilidades, com alguns elementos de liderança que podem ser treinados ou aprendidos, natos onde alguns nascem com a pessoa e outros adquiridos se desenvolvem conforme o seu crescimento.

2.2 Espiritualidade

Para Zinnbauer, Pargament e Scott (1999) a espiritualidade representa o que as pessoas fazem para alcançar uma variedade de objetivos, tais como o sentido na vida, a integridade, as interconexões com os outros, a verdade e o seu próprio potencial interior.

O conceito de espiritualidade na gestão da organização foi introduzido por acadêmicos, devido à necessidade dos empregados explorarem o significado do trabalho, o propósito da vida e das boas relações interpessoais (CHEN; YANG, 2012). A partir dessa afirmação podemos dizer que os trabalhadores buscavam um motivo maior para realização de suas tarefas e a espiritualidade trataria desta questão no ambiente de trabalho.

Não é por acaso que nos últimos anos, tem havido um aumento do número de teorias e pesquisas sobre as influências da espiritualidade no local de trabalho (LOCANDER; WEINBERG, 2014).

Os autores Chen e Yang (2012) afirmam que, uma organização que valoriza a espiritualidade possui como características: uma visão e objetivos que produzem significado para os empregados enfatizam o desenvolvimento humano, valores culturais de confiança e honestidade, além do empoderamento dos empregados e oportunidade deles expressarem suas opiniões.

Corroborando, Reave (2005), coloca que no caso de uma liderança eficaz, a espiritualidade em si não se expressa tanto em palavras ou pregação, mas na forma de realização dos valores espirituais, tais como a integridade, e na demonstração do comportamento espiritual, como expressar carinho e preocupação.

2.3 Liderança Espiritual

A teoria de liderança espiritual, explicam Chen e Yang (2012), sugere que os líderes estabeleçam uma visão que convoca a significância e valor individual intrínsecos dos funcionários. Complementando, Fry (2003) fala que a teoria causal da liderança espiritual é desenvolvida dentro de um modelo de motivação intrínseca, que incorpora a visão, a esperança, a fé e amor altruísta, as teorias da espiritualidade no trabalho e sobrevivência espiritual.

Para Reave (2005), liderança espiritual é tratada como um fenômeno observável, que ocorre quando uma pessoa em uma posição de liderança encarna os valores espirituais tais como integridade, honestidade e humildade, criando o auto exemplo. Ainda, Fry (2003) afirma que o objetivo da liderança espiritual é a criação de visão e valor através da congruência estratégica, a equipe habilitada, os níveis individuais e a promoção de níveis mais elevados de comprometimento organizacional e produtividade.

3. Procedimentos Metodológicos

Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, bem como dados bibliométricos do conjunto de artigos selecionados para a revisão sistemática. Cordeiro et al. (2004) a revisão sistemática como um recurso para obtenção de uma síntese das pesquisas disponíveis, considera relacionadas a determinado problema. Como aponta Magarey (2001), a revisão sistemática segue um protocolo de pesquisa, que tem como objetivo eliminar o viés e assegurar que o rigor científico seja alcançado. Este tipo de pesquisa segue etapas que são executadas segundo orientações precisas.  

Magarey (2001) indica como etapas de uma revisão sistemática a formulação de uma questão de pesquisa, a busca na literatura pelos estudos relacionados ao tópico selecionado, a seleção de estudos para a revisão, a extração de dados, a análise e síntese por meio de métodos estatísticos ou qualitativos, e, por fim, o relato dos resultados encontrados. Por sua vez, a bibliometria, conforme Araújo (2006), é uma técnica quantitativa e estatística aplicada para medir índices de produção e disseminação do conhecimento científico, consiste, portanto, em uma análise quantitativa da informação.

O protocolo para revisão sistemática foi definido a partir do objetivo de compreender a Liderança Espiritual nas organizações no estado da literatura científica, e buscando responder os questionamentos a seguir, sobre o termo LE:

  1. Quais os principais conceitos de LE?
  2. Quais conceitos de outros temas relacionados que possam aparecer nos documentos científicos sobre LE?
  3. Quais os métodos de pesquisa utilizados nos documentos científicos sobre LE?
  4. Quais os autores mais referenciados sobre o tema LE?

Para busca de artigos científicos sobre o tema estudado LE foram selecionadas três bases de dados para busca: Scopus, Science Direct e Web of Science. A estratégia de busca foi realizada a partir dos termos “SPIRITUAL LEADERSHIP”, em títulos, resumos e palavras-chave nas bases Scopus e Science Direct, e em títulos e tópicos na base Web of Science. Foram pesquisados apenas artigos científicos revisados por pares, com texto completo disponível e publicados a partir de 2011 (inclusive). Os primeiros dez artigos mais citados de cada base, relacionados ao tema, foram selecionados, usando como critério para seleção a análise de título, palavras-chave e resumo.

Durante a leitura do texto completo, foi evidenciado que alguns artigos não apresentavam dados relevantes ao tema, portanto, foram excluídos.

Com os artigos da revisão sistemática já definidos, a partir dos dados palavras-chave, autores, ano de publicação, periódico e país de origem dos autores, foram analisados os dados bibliométricos do conjunto da produção, com o objetivo de deixar a revisão sistemática mais completa.

4. Análise e Resultados

4.1 Apresentação e Análise dos Dados

4.1.1 Dados Gerais

Dos 30 artigos inicialmente selecionados nas bases, dois se apresentaram em duplicidade nas bases Scopus e Web of Science, dois nas três bases utilizadas, e três foram excluídos após a leitura do texto completo, por não terem relação com o tema: LE. Portanto, após a aplicação dos critérios de seleção, chegou-se a um total de 21 artigos distintos, os quais foram escritos por 47 diferentes autores vinculados a 35 instituições em 11 países e publicados em 8 periódicos. Foram utilizadas 71 palavras-chaves diferentes.

4.1.2 Autores

Os documentos selecionados foram escritos por 47 diferentes autores. O autor que consta com o maior número de publicações dentre as selecionadas foi Chen, com três, além de Gardner, Karakas, Li, Sarigollu e Yang, cada um destes relacionados como autores em duas publicações, conforme apresentado na tabela 1.

 

Ordem

Nome do Autor

Instituição

País

Quantidade

1

Chin-Yi Chen

National Yunlin University of Science and Technology

Taiwan

3

2

William L. Gardner

Texas Tech University

Estados Unidos

2

3

Fahri Karakas

University of East Anglia

Reino Unido

2

4

Chun I-Li

National Central University

Taiwan

2

5

Emine Sarigollu

McGill University

Canadá

2

6

Chin-Yuan Yang

National Yunlin University of Science and Technology

Taiwan

2

Tabela 1: Autores com maior número de obras
Fonte: Dos autores (2015).

4.1.3 Produção por País

Os 47 autores das obras selecionadas são vinculados a instituições localizadas em 11 diferentes países. O país com maior número de autores são os Estados Unidos da América, com 27 autores, seguido por Austrália com cinco, Taiwan e Reino Unido com três autores cada, Canadá e Irã com dois cada, além de Coreia do Sul, França, Holanda, Nova Zelândia e Turquia, todos com um autor. A Figura 1 apresenta um mapa com a distribuição dos autores pelo mundo, baseado em suas instituições vinculadas.

Figura 1: Mapa com a distribuição dos autores
Fonte: Dos autores (2015)

4.1.4 Palavras chave

As palavras-chave mais utilizadas foram leadership e spiritual leadership, em cinco publicações cada, seguidas por leadership theory, levels of analysis, organizational citizenship behavior, servant leadership e spirituality, presentes em duas publicações cada.

A figura 2 ilustra uma nuvem de palavras gerada a partir das palavras chave, na qual as que aparecem com mais frequência são exibidas com tamanho maior.

Figura 2: Nuvem de palavras chave
Fonte: Dos autores (2015).

4.1.5 Periódicos e data de publicação

Os periódicos nos quais a maior quantidade de artigos foi publicada são o Journal of Business Ethics e o  Leadership Quarterly, respectivamente com sete e seis artigos. O Journal of Business Ethics, publicado pela Springer, tem foco na publicação original de artigos que discutem aspectos éticos relacionados aos negócios. Já o Leadership Quarterly, um jounal da Elsevier, fornece publicações periódicas sobre pesquisa e aplicações de liderança, tendo alcance global. Dos 21 artigos selecionados, seis foram publicados em 2011, cinco em 2012, três em 2013, sete em 2014.

A tabela 2 apresenta a distribuição dos artigos publicados por ano em cada periódico.

Periódico / Ano de publicação

2011

2012

2013

2014

2015

Total por periódico

Journal of Business Ethics

2

3

1

1

 

7

Leadership Quarterly

1

 

2

3

 

6

Journal of Organizational Behavior

 

 

 

2

 

2

Procedia - Social and Behavioral Sciences

1

1

 

 

 

2

Journal of Applied Social Psychology

 

1

 

 

 

1

Journal of Management

1

 

 

 

 

1

Journal of Management Inquiry

1

 

 

 

 

1

Procedia-Social and Behavioral Sciences

 

 

 

1

 

1

Total por ano

6

5

3

7

0

21

Tabela 2: Publicações por periódico por ano
Fonte: Dos autores (2015).

4.2 Resultados

Apresentamos a seguir uma breve descrição dos 21 artigos analisados na revisão sistemática.

1º - CHEN, C. Y.; YANG, C. F. The Impact of Spiritual Leadership on Organizational Citizenship Behavior: A Multi-Sample Analysis. Journal of Business Ethics, v.105, n.1, 2012. p. 107-114. O artigo estuda o impacto da liderança espiritual no comportamento de cidadania organizacional em duas indústrias de Taiwan, de finança e varejo. Sugere que a liderança espiritual aumenta o valor intrínseco e o significado do trabalho, levando os empregados a um comportamento de cidadania organizacional benéfico e aumentando a vantagem competitiva.

2º - REED, L. L.; VIVADER-COHEN, D. COLWELL, S. R. A New Scale to Measure Executive Servant Leadership: Development, Analysis, and Implications for Research. Journal of Business Ethics, v.101, n.3, 2011. pp. 415-434. O estudo evidencia a ausência de medidas de liderança servidora voltadas explicitamente a altos executivos. Portanto, introduz uma nova escala para medir a liderança servidora em executivos - Executive Servant Leadership Scale (ESLS).

3º- PHIPPS, K. A. Spirituality and Strategic Leadership: The Influence of Spiritual Beliefs on Strategic Decision Making. Journal of Business Ethics, v.106, n.2, 2012. pp.177-189. O estudo estende as considerações sobre espiritualidade e liderança para o campo da liderança estratégica. Oferece um framework para compreender a influência das crenças espirituais pessoais de um líder estratégico na tomada de decisões estratégicas. Propõe que as crenças espirituais do líder agem como um esquema para filtrar a informação em consideração, e que a influência das crenças é mediada pelo desenvolvimento construtivo e meta-crença, e moderado pelo contexto organizacional e estilo de liderança.

4º- CROSSMAN, Joanna. Environmental and Spiritual Leadership: Tracing the Synergies from an Organizational Perspective. Journal of Business Ethics: n. 103. 2011. pp. 553–565. Este artigo apresenta algumas sinergias que parecem existir na conceituação de meio ambiente e liderança espiritual. Depois de alguma discussão dos contextos em que a liderança ambiental e espiritual tem surgido, o autor identifica pontos em comum dos valores que sustentam e discursos associados adotados na literatura para descrever estes dois conceitos.

5º- KARAKAS, F; SARIGOLLU, E. Benevolent Leadership: Conceptualization and Construct Development. J Bus Ethics: Nº108. 2012. pp. 537–553. Este artigo oferece três contribuições chaves para pesquisa e literatura organizacional. Primeiramente um modelo conceitual de teoria fundamentada, em segundo lugar a contribuição metodológica através do desenvolvimento de um instrumento “Escala de Liderança Benevolente” (BLS) para medir o constructo da Liderança Benevolente. E a terceira contribuição empírica é a exploração dos resultados potenciais da liderança benevolente nas organizações.

6º- CHEN, C.; YANG, C.; LI, C. Spiritual Leadership, Follower Mediators, and Organizational Outcomes: Evidence From Three Industries Across Two Major Chinese Societies. Journal of Applied Social Psychology: v. 42, nº4. 2012. pp. 890–938. O presente estudo, inspirado pela pesquisa de Fry et al. (2005) é a primeira pesquisa sobre liderança espiritual em ambientes de trabalho chineses e é importante nas suas implicações para organizações multinacionais que investem na China.

7º- LOCANDER W. B.; WEINBERG F.J. Advancing workplace spiritual development: A dyadic mentoring approach. The Leadership Quarterly, v. 25, n.1, 2014, pp. 391–408. O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre Desenvolvimento Espiritual (DE) no trabalho, a partir de estudo das Teorias de Liderança (1964-2012) existentes onde predomina abordagem em nível macro - organizacional. Propõe a partir da literatura anterior  um modelo conceitual de Orientação Espiritual com suas três categorias: vida interior, trabalho significativo, contexto/conexão,  para promoção de experiência transcendêncial por meio do processo de trabalho sustentável.

8º- HANNAH S. T.; SUMANTH, J.J.; LESTER, P.; CAVARRETTA, F. Debunking the false dichotomy of leadership idealism and pragmatism: Critical evaluation and support of newer genre leadership theories. Journal of Organizational Behavior: nº35. 2014. pp. 598–621. Neste artigo foram abordadas cinco críticas sobre as teorias: transformacional, ética, autêntica e outras mais recentes relacionadas a liderança e que defendem a validade e a eficácia de novas teorias desse gênero. Além disso, descreve-se como uma pesquisa mais recente sobre o gênero da liderança implica num processo de cocriação envolvendo acadêmicos e profissionais.

9º- MUMFORD, M. D.; FRIED, Y. Give them what they want or give them what they need? Ideology in the study of leadership. Journal of Organizational Behaviour, n. 35, 2014, pp. 622-634. O trabalho indica que os modelos de liderança propostos tem apenas um poder preditivo modesto, no que se refere a critérios de desempenho organizacional, e os testes que os validam são caracterizados por problemas metodológicos significantes, tanto na medição quanto no controle. Preocupações significativas em relação a modelos incluem: confusão explícita entre liderança e moralidade, a não valorização do impacto sistêmico, suposições inadequadas sobre as necessidades dos seguidores e inferências científicas inadequadas. Estes modelos também falham na apresentação de novas abordagens viáveis para o desenvolvimento de líderes, devendo-se ter cautela quando estes modelos são empregados como base para o entendimento de liderança.

10º- CHEN, C.; LI, C. Assessing the spiritual leadership effectiveness: The contribution of follower's self-concept and preliminary tests for moderation of culture and managerial position. The Leadership Quarterly, v. 24, n.1, 2013, pp. 240–255. Esta pesquisa examina diversas determinantes consideradas como influência para uma liderança espiritual efetiva, incluindo um fator motivacional mediador da auto-ideia dos seguidores e dois fatores condicionais: cultura (como um fator de nível macro) e posição gerencial (como um fator de nível micro). O constructo de liderança espiritual foi validado usando uma amostra que compreende 591 empregados de diversas organizações com fins lucrativos em duas grandes sociedades Chinesas: China e Taiwan. Uma segunda amostra de 122 policiais militares do exército também foram recrutados para propósitos de validação. Os resultados demonstraram que a cultura difere na efetividade da liderança espiritual, enquanto a posição hierárquica não qualifica entre a motivação intrínsica da liderança espiritual.

11º- POLAT, S. The Level of Faculty Members’ Spiritual Leadership (SL) Qualities Display According To Students in Faculty of Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 15, 2011, pp. 2033-2041. Digitalização de um Modelo Descritivo. Foi realizado um questionário baseado na Escala Espiritual de Fry (2003), para levantar as qualidades de liderança espiritual dos docentes, com 432 alunos do último ano da Faculdade Universidade Kocaeli no ano letivo de 2009-2010.

12º- DIONNE, S. D.; GUPTA, A.; SOTAK, K. L.; SHIRREFFS, K. A.; SERBAN, A.; HAO, C.; KIM, D. H.; YAMMARINO, F. J. A 25-year perspective on levels of analysis in leadership research.  The Leadership Quarterly, v. 25, n.1, 2014, pp. 6-35. Trata-se de uma revisão sobre o tema liderança nos últimos 25 anos do periódico: Leadership Quarterly's. Pesquisa em 790 artigos.

13º- DINH, J. E.; LORD, R. G.; GARDNER, W. L.; MEUSER, J. D.; LIDEN, R. C.; HU, J. Leadership theory and research in the new millennium: Current theoretical trends and changing perspectives           The Leadership Quarterly, v. 25, n.1, 2014, pp. 36-62. Para fazer um balanço das teorias sobre liderança estabelecidas e em desenvolvimento, foi realizada uma revisão qualitativa através de publicações acadêmicas em 10 periódicos.

14º- MAZDAI., K.; MOHAMMADI, A. S. Present the Intelligent Leadership Multiple Model, According to the Organizations Management Systems in Iran. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 47, 2012, pp. 83-89. Este artigo é baseado em estudo e pesquisa dos modelos aqui apresentados (modelo de liderança inteligente e modelo inteligência organizacional) é baseada na ampla prática e experiência de corporações  multinacionais baseadas na Finlândia como a Corporação Irã de ferro.

15º- GREASLEY, P. E.; BOCÂRNEA, M. C.The Relationship between Personality Type and the Servant Leadership Characteristic of Empowerment.  Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 124, 2011, pp. 11-19. O principal propósito do assunto de pesquisa foi a exploração da intersecção entre psicologia analítica junguiana, formulado na teoria tipo de personalidade e Filosofia de liderança servo de Greenleaf; especificamente a característica comportamental do empoderamento. Preferências de personalizado foi representada por quatro variáveis de previsão por quatro dimensões do Indicador Myers Briggs Tipe (MBTI).

16º- VAN DIERENDONCK, D. Servant Leadership: A Review and Synthesis. Journal of Management, v. 37, n. 4, 2011, pp. 1228-1261. O artigo apresenta uma revisão acerca da liderança servidora, seu histórico, características-chave, ferramentas de medição disponíveis, e resultados de estudos conduzidos. Objetiva definir o que é liderança servidora, visto que a literatura do tema é considerada desordenada, e sugere um framework teórico de liderança servidora, apontando os mais importantes antecedentes, processos subjacentes e consequências.

17º- GARDNER, W. L.; COGLISER, C. C.; DAVIS, K. M.; DICKENS, M. P. Authentic leadership: A review of the literature and research agenda. Leadership Quarterly. v.22, n. 6, 2011, pp. 1120-1145. O artigo apresenta uma revisão de literatura com objetivo de esclarecer o estado do conhecimento na área de liderança autêntica. Inicia com uma revisão histórica da definição e evolução do conceito. Após, os resultados de uma análise de conteúdo de 91 publicações focadas em liderança autêntica são apresentados.

18º- SUN, P. Y. T. The servant identity: Influences on the cognition and behavior of servant leaders. The Leadership Quarterly, v. 24, n. 4, 2013, pp. 544-557. Tem como tema a liderança servidora, focando-se na identidade dos líderes servidores. Aponta os fatores psicológicos que constituem a identidade servidora e propõe um framework teórico que engloba a disposição cognitiva e comportamental do líder servidor e o contexto organizacional que a influencia.

19º- ZACHER, H.; PEARCE, L. K.; ROONEY, D.; MCKENNA, B. Leaders' Personal Wisdom and Leader-Member Exchange Quality: The Role of Individualized Consideration. Journal of Business Ethics, v. 121, n. 2, 2014, pp. 171-187. Este artigo investiga as relações entre a sabedoria pessoal dos líderes, comportamentos de liderança transformacional e a qualidade das trocas entre líder-membro. Apresenta a hipótese que a sabedoria pessoal do líder prediz positivamente a qualidade das trocas entre líder-membro, e que a estimulação intelectual e consideração individualizada, duas dimensões da liderança transformacional, mediam esta relação.

20º- KARAKAS, F.; SARIGOLLU, E. The Role of Leadership in Creating Virtuous and Compassionate Organizations: Narratives of Benevolent Leadership in an Anatolian Tiger. Journal of Business Ethics, v. 113, n. 4, 2013, pp. 663-678. O artigo explora o papel e o potencial da liderança benevolente na criação de organizações compassivas e virtuosas através do estudo de um conjunto de pequenas e médias empresas da Turquia. Por meio de investigação narrativa, explora como a liderança benevolente melhora a performance coletiva e o bem estar nesta empresas.

21º- POONAMALLEE, L. Transforming Realities-Making the Improbable Possible: Reclamation of Sacredness as a Source of Generative Capacities. Journal of Management Inquiry, v. 20, n. 3, 2011, pp. 242-262. Descreve como a recuperação do sagrado em uma comunidade se tornou fonte de capacidades generativas para transformação. Apresenta uma descrição de modelo dinâmico de mudança, iniciado com o reconhecimento do sagrado e de ação positiva que tem o potencial de aumentar o nível de mudanças positivas, e aponta como o sagrado é manifesto como uma ética relacional socio-ecológica na comunidade estudada.

4.2.1 - Métodos dos artigos

O levantamento dos métodos usados nos 21 artigos apontou que os estudos relacionados à LE e conceitos relacionados são predominantemente teóricos. No total são 13 artigos que se concentram em uma abordagem teórica. Entre estes, quatro apresentam revisões de literatura (GARDNER et al., 2011; DIONNE et al., 2014; DINH et al., 2014; LOCANDER; WEINBERG, 2014) e seis sugerem modelos, frameworks ou constructos a partir da teoria estudada (PHIPPS, 2012; KARAKAS; SARIGOLLU, 2012; LOCANDER; WEINBERG, 2014; DINH et al., 2014; VAN DIERENDONCK, 2011; SUN, 2013).

Em sete artigos foram usados procedimentos metodológicos empíricos, sendo utilizados questionários para coleta de dados em cinco deles (ZACHER et al., 2014; MAZDAI; MOHAMMADI, 2012; CHEN; LI, 2013; CHEN et al., 2012; CHEN; YANG, 2012). Dos dois restantes, Karakas e Sarigollu (2013) coletaram dados a partir de entrevistas, analisando-as com uma abordagem fenomenológica interpretativista, e Poonamallee (2011) coletou dados a partir de conversas informais, entrevistas semi-estruturadas, participação em reuniões, observação etnográfica, reflexão pessoal e dados de arquivos. Quatro artigos empíricos resultam em modelos, frameworks ou construtos (CHEN; LI, 2013; MAZDAI; MOHAMMADI, 2012; KARAKAS; SARIGOLLU, 2013; POONAMALLEE, 2011).

4.2.2- Liderança espiritual: conceito e autores

A análise apontou que o autor de destaque no tema da liderança espiritual é Louis W. Fry. Seu trabalho “Toward a theory of spiritual leadership”, publicado no periódico Leadership Quartely, em 2003, é referenciado em 17 dos artigos analisados, e “Spiritual leadership and army transformation: Theory, measurement, and establishing a baseline” (FRY; VITUCCI; CEDILLO, 2005), do mesmo periódico, é citado em 12 artigos desta revisão. Ainda, outros trabalhos de Fry também são referenciados, mas em menor quantidade.

A relevância deste autor pode ser explicada pelo fato que, como apontam Chen e Yang (2012), Fry em 2003 foi o primeiro autor a combinar os conceitos de espiritualidade (caracteristicas psicológicas individuais) e liderança (comportamento externo de conduzir grupos efetivamente para atingir objetivos organizacionais). Os autores mais citados no conjunto de artigos, além de Fry (2003; et al., 2005), foram Benefiel (2005) e Paramechwar (2005), no entanto, aparecem em apenas 3 artigos cada. Portanto, a definição de LE que predominou nesta revisão sistemática é a de Fry.

A liderança espiritual segundo Fry (2003 apud DINH et al., 2014) abrange a noção de que os líderes encarnam uma visão, praticam o amor altruísta, e incutem esperança, fé e perseverança em atingir objetivos organizacionais. Fry sugere que os líderes espirituais transmitem uma visão organizacional que é profunda e pessoalmente motivadora para seguidores e desenvolvem uma cultura organizacional de carinho, cuidado, apreço e apoio aos colegas de trabalho que inspira um sentimento de pertencimento. Embora introduzido no presente milênio, essas teorias de liderança tem uma quantidade impressionante de pesquisa dentro de um curto espaço de tempo.

Fry et al. (2005 apud CHEN; YANG, 2012) descrevem cinco importantes dimensões que compõe a liderança espiritual: visão, fé/esperança, amor altruístico, significado/chamado e filiação. As três primeiras são valores, atitudes e comportamentos de líderes, e as duas últimas são sentimentos de sobrevivência espiritual geradas através do chamado e filiação. Os três primeiros itens afetam os dois últimos. A experimentação do significado do trabalho e senso de filiação pelo empregado aumenta a motivação intrínseca e fá-lo demonstrar comportamentos de cidadania, como altruísmo e consciência, que podem beneficiar a organização.

Conforme Phipps (2011), o interesse no tópico de pesquisa espiritualidade e liderança provavelmente decorre da crença que líderes que incorporam a espiritualidade na sua liderança produzem melhores resultados para a organização. Gotsis e Kortezi (2007 apud PHIPPS, 2011) observam que a ampla literatura sobre espiritualidade e liderança careçe de um paradigma ou framework predominante. Um problema presente na pesquisa empírica atual sobre liderança espiritual, de acordo com Van Dierendonck (2011), é que o tipo de comportamento associado com a liderança espiritual permanece incerto.

Fernando e Jackson (2006 apud PHIPPS, 2011) indicam que uma das razões para os líderes usarem a espiritualidade no local de trabalho é a tomada de decisões em momentos difíceis. Outro benefício da LE é apontado por Reave (2005 apud CHEN; YANG, 2012), que descreve que a liderança espiritual pode, além de satisfazer as necessidades básicas dos seguidores, satisfazer também necessidades de alto nível, e fazer com que os empregados entendam o trabalho não apenas como uma troca de benefícios, mas perceber que eles estão trabalhando para os seus próprios valores internos e senso de significado.

5. Considerações finais

Este trabalho propôs a realização de uma pesquisa com método de Revisão Sistemática de Literatura sobre o tema de Liderança Espiritual nas organizações, com objetivo de compreender este tema no estado da literatura científica. A pesquisa de seleção dos textos ocorreu nas bases Scopus, Science Direct e Web of Science  com estratégia de busca para a expressão ampla que designa o tema “SPIRITUAL LEADERSHIP”, e pretendeu reunir dados buscando responder os questionamentos sobre o tema: Quais os principais conceitos de LE?  Quais conceitos de outros temas relacionados que possam aparecer nos documentos científicos sobre LE? Quais os métodos de pesquisa utilizados nos documentos científicos sobre LE? Quais os autores mais referenciados sobre o tema LE? 

Em uma primeira rodada de análise a busca se deu em títulos, resumos e palavras-chave nas bases Scopus e Science Direct, e em títulos e tópicos na base Web of Science, sendo que ficaram selecionados nesta etapa 30 artigos; na ocasião da segunda rodada de análise que ocorreu com a leitura dos textos completos, foram excluídos os artigos que não apresentavam dados relevantes ao tema, totalizando em 21 artigos internacionais selecionados para o estudo que foram analisados de forma detalhada na terceira rodada.

Trabalhos acadêmicos científicos sobre Liderança Espiritual começaram a aparecer de forma mais significativa em 2011 na literatura revisada por pares em periódicos, sem haver um número crescente de artigos em relação a cada ano seguinte, demonstrando que não houve um  aumento de interesse de pesquisas pelo tema nos últimos cinco anos. O tema Liderança do qual deriva a LE é um tema que se apresenta em fragmentação na literatura, o que leva ao entendimento de poder se tratar como sendo uma evolução do tema, entretanto, é necessário uma investigação com estratégia de busca que reúna os temas em Liderança, ou estudos das diversas temáticas em liderança: ética, servidora, autêntica, benevolente, estratégica, ambiental, ética, solidária, entre outras.

Assim, como não foram encontradas publicações nacionais nas buscas, considerando as publicações dos periódicos selecionados, especialmente as duas  principais revistas: Journal of Business Ethics, das áreas de conhecimento - Ciências sociais, sub área ética aplicada e responsabilidade social; e The Leadership Quarterly, das áreas de conhecimento - Ciências políticas, sociais e comportamentais,  o que evidencia que no Brasil o tema não foi objeto de pesquisa, o que acaba sendo uma lacuna para possíveis estudos no Brasil, pois a publicação internacional da LE é ainda pouco expressiva, o país com número mais expressivo de autores são os Estados Unidos da América, com 27 autores. Os principais métodos de pesquisa levantados nos 21 documentos científicos sobre LE foram 13 artigos de abordagem teórica, dos quais 04 apresentaram revisões de literatura e 06 sugeriram modelos, frameworks ou constructos a partir da teoria estudada. Em 07 artigos foram usados procedimentos metodológicos empíricos, sendo utilizados questionários para coleta de dados em 05 deles. Ainda sobre coleta de dados, e 02 estudos realizaram entrevistas, analisando-as com uma abordagem fenomenológica interpretativista, e 01 estudo coletou dados a partir de conversas informais, entrevistas semi-estruturadas, participação em reuniões, observação etnográfica, reflexão pessoal e dados de arquivos. Quatro artigos empíricos resultam em modelos, frameworks ou construtos.

Em relação aos principais autores e conceitos de LE evidenciados, apenas 06 artigos apresentaram a Liderança Espiritual como tema central da investigação; na maior parte dos artigos a LE é abordada como um estilo de liderança, quando o tema do estudo é a liderança em geral, ou como tema secundário em relação a outros tipos de liderança, como Servidora, Benevolente, Ambiental, Estratégica e Autêntica. O autor Louis W. Fry (2003) foi o precursor a aproximar os conceitos de espiritualidade e liderança, e se manteve como o principal autor citado nos estudos com 02 textos em destaque, além de Fry (2003; et al., 2005), outros dois autores se destacaram: Benefiel (2005) e Paramechwar (2005), com menor expressividade.

Conforme o exposto na seção anterior, o conceito de valor de LE emergente nesta revisão sistemática foi o de Fry, que de maneira geral implica em estimular os membros de organizações ao conhecimento individual para um desempenho de interação coletiva, que vise não apenas os benefícios estratégicos dos negócios, mas considere os indivíduos e suas potencialidades, capacidades e habilidades numa relação de cuidado interpessoal e envolve 05 dimensões: visão, fé/esperança, amor altruístico - valores objetivos e subjetivos que devem caracterizar os líderes; e significado/chamado no sentido vocativo e filiação no sentido de pertencimento institucional - valores subjetivos dos liderados, que devem ser gerados como resultado da vivência de interação compartilhada neste processo de Liderança Espiritual.

Ainda que autores afirmem que líderes espirituais sejam mais eficientes, apesar do perfil comportamental estruturante da personalidade de liderança espiritual não ser conhecido, e o fato da ampla literatura dos temas integrantes não delinearem um paradigma ou framework predominante, afirmam igualmente que esta relação poderá ser benéfica para a organização, especialmente em momentos de adversidade nas quais as intervenções poderão requerer maior cuidado interpessoal para a tomada de decisões em momentos difíceis; quando estariam tratando também de necessidades de alto nível, estabelecendo e acessando seus próprios valores internos e senso de significado, ampliando seu repertório integral para futuras atuações de forma consciente das relações e suas dinâmicas intensivas.

Referências

ARAÚJO, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, v. 12, n.1. p.11-32. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/revistaemquestao/article/viewFile/3707/3495>. Acesso em: 8 dez 2015.

BARRETO, L. M. T. DA S.; KISHORE, A.; REIS, G. G.; BAPTISTA, L. L.; MEDEIROS, C. A. F. (2013). Cultura organizacional e liderança: uma relação possível? RAUSP: Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 01 March, Vol.48(1), pp.34-52.

CHEN, C. Y.; YANG, C. F. (2012). The Impact of Spiritual Leadership on Organizational Citizenship Behavior: A Multi-Sample Analysis. Journal of Business Ethics, v.105, n.1. p. 107-114.

CHEN, C.; LI, C. (2013) Assessing the spiritual leadership effectiveness: The contribution of follower's self-concept and preliminary tests for moderation of culture and managerial position. The Leadership Quarterly, v. 24, n.1, pp. 240–255.

CHEN, C.; YANG, C.; LI, C. (2012). Spiritual Leadership, Follower Mediators, and Organizational Outcomes: Evidence From Three Industries Across Two Major Chinese Societies. Journal of Applied Social Psychology: v. 42, nº4. pp. 890–938.

CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA, G. M.; RENTERÍA, J. M.; GUIMARÃES, C. A. (2007.). Revisão Sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v.34 n.6, Rio de Janeiro, nov./dez. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912007000600012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 dez 2015.

CROSSMAN, Joanna. Environmental and Spiritual Leadership: Tracing the Synergies from an Organizational Perspective. Journal of Business Ethics: n. 103. 2011. pp. 553–565.

DINH, J. E.; LORD, R. G.; GARDNER, W. L.; MEUSER, J. D.; LIDEN, R. C.; HU, J. (2014). Leadership theory and research in the new millennium: Current theoretical trends and changing perspectives. The Leadership Quarterly, v. 25, n.1, , pp. 36-62.

DIONNE, S. D.; GUPTA, A.; SOTAK, K. L.; SHIRREFFS, K. A.; SERBAN, A.; HAO, C.;

Fry, L. W. (2003). Toward a theory of spiritual leadership. Leadership Quarterly. Vol. 14. pp. 693–727. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.492.6877&rep=rep1&type=pdf. Acesso: 17/12/2015.

GARDNER, W. L.; COGLISER, C. C.; DAVIS, K. M.; DICKENS, M. P. (2011). Authentic leadership: A review of the literature and research agenda. Leadership Quarterly. v.22, n. 6, pp. 1120-1145.

GREASLEY, P. E.; BOCÂRNEA, M. C. (2011). The Relationship between Personality Type and the Servant Leadership Characteristic of Empowerment. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 124, pp. 11-19.

GOH S.; HARTLE T.; BRODIE M. (2011). Perspectives on Leadership Concepts by Engineering Academics. 41º ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=6142899. Acesso: 17/12/2015.

HANNAH S. T.; SUMANTH, J.J.; LESTER, P.; CAVARRETTA, F. (2014). Debunking the false dichotomy of leadership idealism and pragmatism: Critical evaluation and support of newer genre leadership theories. Journal of Organizational Behavior: nº35. pp. 598–621.

KARAKAS, F; SARIGOLLU, E. (2012). Benevolent Leadership: Conceptualization and Construct Development. J Bus Ethics: Nº108. pp. 537–553.

KARAKAS, F.;SARIGOLLU, E. (2013). The Role of Leadership in Creating Virtuous and Compassionate Organizations: Narratives of Benevolent Leadership in an Anatolian Tiger. Journal of Business Ethics, v. 113, n. 4. pp. 663-678.

KIM, D. H.; YAMMARINO, F. J. (2014). A 25-year perspective on levels of analysis in leadership research. The Leadership Quarterly, v. 25, n.1. pp. 6-35.

LOCANDER W. B.; WEINBERG F.J.( 2014). Advancing workplace spiritual development: A dyadic mentoring approach. The Leadership Quarterly, v. 25, n.1. pp. 391–408.

MARGAREY, J. M. (2001). Elements of a systematic review. International Journal of Nursing Practice, v.7, n.6. p.376-382. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1440-172X.2001.00295.x/pdf>. Acesso em: 8 dez 2015.

MAZDAI., K.; MOHAMMADI, A. S. (2012). Present the Intelligent Leadership Multiple Model, According to the Organizations Management Systems in Iran. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 47, , pp. 83-89.

MUMFORD, M. D.; FRIED, (2014). Y. Give them what they want or give them what they need? Ideology in the study of leadership. Journal of Organizational Behaviour, n. 35, pp. 622-634.

PHIPPS, K. A. (2012). Spirituality and Strategic Leadership: The Influence of Spiritual Beliefs on Strategic Decision Making. Journal of Business Ethics, v.106, n.2, pp.177-189.

POLAT, S. (2011). The Level of Faculty Members’ Spiritual Leadership (SL) Qualities Display According To Students in Faculty of Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 15, pp. 2033-2041.

POONAMALLEE, L. (2011). Transforming Realities-Making the Improbable Possible: Reclamation of Sacredness as a Source of Generative Capacities. Journal of Management Inquiry, v. 20, n. 3, pp. 242-262.

REAVE, L. (2005). Spiritual values and practices related to leadership effectiveness. Leadership Quarterly. Vol. 16. pp. 655–687. Disponível em: https://sites.fas.harvard.edu/~soc186/AssignedReadings/Reave-ValuesPay.pdf. Acesso: 17/12/2015.

REED, L. L.; VIVADER-COHEN, D. COLWELL, S. R. (2011). A New Scale to Measure Executive Servant Leadership: Development, Analysis, and Implications for Research. Journal of Business Ethics, v.101, n.3, 2011. pp. 415-434.

SUN, P. Y. T. (2013). The servant identity: Influences on the cognition and behavior of servant leaders. The Leadership Quarterly, v. 24, n. 4, pp. 544-557.

VAN DIERENDONCK, D. (2011). Servant Leadership: A Review and Synthesis. Journal of Management, v. 37, n. 4, pp. 1228-1261.

ZACHER, H.; PEARCE, L. K.; ROONEY, D.; MCKENNA, B. (2014). Leaders' Personal Wisdom and Leader-Member Exchange Quality: The Role of Individualized Consideration. Journal of Business Ethics, v. 121, n. 2, pp. 171-187.

ZINNBAUER, B. J.; PARGAMENT, K. I.; SCOTT, A. B. (1999). The emerging meanings of religiousness and spirituality: Problems and prospects. Journal of Personality. Vol 67. pp.889–919. Disponível em: http://www.psychology.hku.hk/ftbcstudies/refbase/docs/zinnbauer/1999/67_Zinnbauer_etal1999.pdf. Acesso: 17/12/2015.


1. Email: d.lulopeslu@gmail.com


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 35) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]