Espacios. Vol. 37 (Nº 34) Año 2016. Pág. 3

Rede de atenção à saúde bucal em um contexto regional em Santa Catarina, Brasil

Oral healthcare in the regional context of Southern Brazil

Heloisa GODOI 1; Carolina de Miranda MEURER 2; Eduardo ZANARDI 3; Josimari Telino de LACERDA 4; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de MELLO 5

Recibido: 16/06/16 • Aprobado: 23/07/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Método

3. Resultados e Discussão

4. Conclusão

Referências


RESUMO:

Objetivou-se caracterizar os componentes atenção primária, pontos de atenção secundária e terciária, sistemas de apoio e logístico da rede de atenção à saúde bucal da região de Brusque, Santa Catarina. Estudo transversal, quantitativo, descritivo, com dados coletados via questionário aplicado aos coordenadores de saúde bucal e analisados segundo fundamentos das redes de atenção. A região oferta serviços em todos os níveis de atenção, porém, acesso, integralidade, continuidade do cuidado, bem como articulação e integração dos municípios encontram-se fragilizados. Os achados reforçam uma perspectiva organizativa em nível regional e a necessidade em fortalecer ações e serviços na atenção primária à saúde.
Palavras-chave: Serviços de saúde bucal; Assistência odontológica integral; Rede de cuidados continuados de saúde.

ABSTRACT:

It was aimed to analyze Oral Health Care Network components known as primary health care, secondary and tertiary care levels, support and logistic systems from region in South of Brazil. It is a cross-sectional, quantitative and descriptive study. Data were collected through questionnaire applied to oral health managers and analyzed according to Healthcare Network principles. The region performs services in all health care levels, however, access, comprehensive dental care and continuity of care, as well as the link and integration among the cities, have been weakened. Findings increase the need to organize health at the regional level and strengthen services in primary health care.
Keywords: Dental health services; Comprehensive dental care; Delivery of health care.

1. Introdução

Entre os vários desafios para a organização das ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a preocupação com a fragmentação do cuidado e a existência de subsistemas locais que atuam com pouca ou nenhuma integração permanece evidente. Este contexto contribui para a ineficiência do sistema de saúde e dificulta a concepção de arranjos mais cooperativos na atenção à saúde (MENDES, 2011; MOYSES, 2013; SHIMIZU, 2013; VIANA, LIMA, FERREIRA, 2010).

No Brasil, a fragmentação do cuidado à saúde, resultante da essência federativa e municipalista presente no sistema, é um fator importante a ser enfrentado e superado para melhorar o desempenho das ações e serviços (MENDES, 2011; GOMES, 2014). A consolidação do SUS passa pela inovação da sua organização, ou seja, pelo redirecionamento das suas ações e serviços no sentido do desenvolvimento de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde, sendo possível, dessa forma, produzir impactos positivos nos indicadores de saúde da população (MENDES, 2011; MOYSES, 2013; KUSCHNIR, CHORNY, 2010; COSTA et al., 2014 ).

O processo de regionalização é considerado eixo estruturante para a conformação de redes de atenção à saúde (RAS) (BRASIL, 2010; DOURADO, ELIAS, 2011). A atuação regionalizada permite aos municípios proverem o cuidado à saúde, incluindo a saúde bucal, de forma integral e resolutiva (MELLO et al., 2014). A organização em redes regionalizadas torna o sistema de saúde capaz de suprir as dificuldades enfrentadas principalmente pelos municípios de pequeno porte, que representam cerca de 80% dos municípios do país, com relação à infraestrutura de recursos e capacidade de gestão (OLIVEIRA, TEIXEIRA, 2013). Evidências mostram que as condições essenciais para a construção de RAS no SUS perpassam pela consideração do território regional como efetivamente comum e a responsabilidade pela população como coletiva aos municípios (SHIMIZU, 2013; GOMES, 2014; KUSCHNIR, CHORNY, 2010).

Os fundamentos conceituais e operativos pertinentes ao processo de organização da RAS foram estabelecidos pela Portaria no 4.279, do Ministério da Saúde (MS), publicada em 2010. Esta diretriz reafirma os processos de planejamento e articulação interfederativa como necessários para formalizar os elementos operacionais do SUS, entre eles: a definição das regiões de saúde, as portas de entrada do sistema, a ordenação do acesso universal pela atenção primária, o planejamento da saúde e a integralidade da assistência (BRASIL, 2010).

Nesse contexto, a implantação da nova Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), a partir de 2004, representou impulso à reorganização das ações e serviços de saúde bucal e  buscou garantir a integralidade do cuidado, bem como contribui para a estruturação e consolidação da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) ( PUCCA JR et al, 2015; GODOI et al., 2014; SOARES, PAIM, 2011). Passados alguns anos da sua implantação, as ações e  serviços na área da saúde bucal inserem-se cada vez mais na rede de atenção e procuram uma articulação sólida e permanente com as demais ações de saúde (AQUILANTE, ACIOLE, 2015; LORENA SOBRINHO et al., 2015). O objetivo dessa inserção é planejar estratégias que possam garantir a integralidade do cuidado e contribuir para a estruturação e consolidação da RASB, como rede temática, mas que mantenham estreita relação e assumam compromisso com a RAS.

Seguindo os fundamentos da RAS, a RASB precisa estar ancorada em cinco componentes - Atenção primária; Pontos de atenção secundária e terciária; Sistemas de apoio;  sistemas logísticos e  Sistema de governança - e compreendida no âmbito de regiões de saúde que garantam a consolidação e eficiência da atenção à saúde bucal (BRASIL, 2010). A organização da RASB transcende o espaço local, visando articulação e integração entre municípios, como forma de garantir acesso aos serviços de diferentes densidades tecnológicas e operar com melhor capacidade de resposta às necessidades individuais e coletivas (MOYSES, 2013; MELLO et al., 2014).

Diante de considerável aumento das ações e serviços de saúde bucal estabelecidos no SUS nos últimos anos (MOYSES, 2013; PUCCA JR et al., 2015) e dos desafios enfrentados para estruturação e consolidação de redes regionalizadas de atenção, estudos pertinentes ao tema, que integrem a discussão sobre a organização da atenção à saúde bucal, sob a ótica das redes de atenção à saúde, são substanciais e contribuem para apurar mudanças nos modelos e nas práticas desenvolvidas.

O presente estudo propõe-se caracterizar os componentes Atenção primária, Pontos de atenção secundária e terciária, Sistema de apoio e Sistema logístico na Região de Saúde de Brusque, no Estado de Santa Catarina, tomando como fundamento as diretrizes que orientam a conformação das Redes de Atenção à Saúde.

2. Método

Este é um estudo de natureza descritiva e exploratória, transversal, com abordagem quantitativa, realizado na Região de Saúde de Brusque, Estado de Santa Catarina.

O estado de Santa Catarina apresenta 295 municípios e 6.634.254 habitantes. Os municípios estão agrupados em 9 macrorregiões de saúde e 16 regiões de saúde, em conjunto com 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR), conforme organização político-administrativa do estado.

A região de saúde em estudo é composta pelos municípios de Brusque, Botuverá e Guabiruba, e apresenta população de abrangência em torno de 142 mil habitantes. Brusque é o município de referência e apresenta uma população de 116.634 habitantes, sendo assim considerado um município de maior porte e com possibilidades de ofertar serviços odontológicos de diferentes densidades tecnológicas. Botuverá possui 4.785 habitantes e Guabiruba, 20.474 habitantes. Estes municípios integram concomitantemente a Região de Saúde do Médio Vale do Itajaí e a 16a SDR. A escolha desta região ocorreu de forma intencional e justifica-se pelas distintas características socioeconômicas apresentadas pelos municípios que a compõe; pelo compartilhamento de serviços odontológicos especializados e pela necessária articulação intermunicipal para estruturação da rede regionalizada de atenção à saúde bucal.

Para coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário estruturado com questões referentes ao tema RASB, tendo como fundamentos a Portaria no 4.279/2010, o Caderno de Atenção Básica no. 17 e as Diretrizes da PNSB. Este trabalho faz parte do macroprojeto de pesquisa intitulado Processo de Implantação da Rede de Atenção à Saúde Bucal, submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição arrolada aos pesquisadores. Desta forma, o instrumento de pesquisa foi previamente testado.

O instrumento para coleta de dados apresenta potencial para caracterizar a região em estudo por possuir como base as diretrizes atuais para conformação de serviços integrados e regionalizados de saúde e levantar questões fundamentais para a conformação dos componentes em questão. O questionário foi estruturado conforme os componentes são apresentados neste artigo: Atenção primária à saúde (APS), Pontos de atenção secundária (AS) e terciária (AT), Sistema de apoio e Sistema logístico; precedidos por questões pertinentes à distribuição dos recursos humanos, os quais são considerados essenciais para a performance dos serviços de saúde (GONÇALVES et al., 2014).

A aplicação dos questionários foi realizada com os Coordenadores de Saúde Bucal de Brusque e Botuverá e a um cirurgião-dentista (CD) de Guabiruba, posto que este município não apresenta um Coordenador de Saúde Bucal. Os encontros foram agendados previamente, conforme disponibilidade dos profissionais. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. Os dados obtidos foram organizados e tabulados em planilhas do programa Microsoft Excel® e analisados de forma descritiva.

Optou-se por analisar os componentes APS, Pontos de atenção secundária e terciária, Sistema de apoio e Sistema logístico da RASB, junto aos recursos humanos, por serem consideradas condições cruciais para existência de uma RASB (MENDES, 2011; GOMES, 2014). Deste modo, analisou-se os elementos estruturantes, bem como a distribuição e vínculo dos recursos humanos em saúde bucal atuantes na rede regionalizada em questão. Os itens investigados para cada componente encontram-se descritos no Quadro 1, o qual também orienta a apresentação dos resultados.

3. Resultados e Discussão

A Região de Saúde de Brusque, composta por dois municípios de pequeno porte e um de grande porte com distintas especificidades socioeconômicas, oferece serviços odontológicos em todos os níveis de atenção. No entanto, questiona-se a capacidade em suprir o acesso e a continuidade do cuidado à população proposta, ao se constatar a premência em ampliar os serviços de saúde bucal em todos o níveis de complexidade, bem como por possuir um processo de articulação e integração limitados entre os diferentes pontos de atenção. Estes óbices são citados pela literatura  em diversas regiões de saúde pelo país (MENDES, 2011; GOMES, 2014; COSTA et al., 2014; GODOI et al., 2014).

Em relação aos recursos humanos (RH) (Tabela 1), todos os municípios possuem ao menos um CD vinculado, sendo que Brusque, o qual se caracteriza como município de referência em serviços de média e alta complexidade, apresenta o maior número de dentistas vinculados. Este fato se justifica pelo porte populacional apresentado por este município e  encontra-se em consonância aos fundamentos da RAS de escala e escopo, os quais são desejáveis à organização da rede regionalizada de atenção à saúde, como forma de assegurar a resolutividade a rede (BRASIL, 2010). Ademais, grande parte dos CD atuantes nessa região de saúde (75%) desempenha suas funções no primeiro nível de atenção, o qual deve operar como centro coordenador e servir como porta de entrada para a rede de atenção (MENDES, 2011; BRASIL, 2010). Estudos mostram (AQUILANTE, ACIOLE, 2015; LORENA SOBRINHO, MARTELLI, ARAÚJO JR, 2015; LUCENA, PUCCA JR, SOUSA, 2011; PUCCA JR et al., 2015) que a partir da PNSB, com o incentivo à ampliação das ações e serviços de saúde bucal, principalmente aos serviços desempenhados na APS por meio da inserção da equipe de saúde bucal à estratégia de saúde família, houve considerável avanço no número de equipes e, consequentemente, de profissionais de saúde bucal inseridos ao SUS.

No entanto, ao analisar, no presente estudo, a cobertura populacional estimada de serviços odontológicos ofertados pela atenção primária aos munícipes em questão, percebem-se limitações relacionadas não apenas ao contingente de CD disponíveis, mas também a carga horária dedicada ao atendimento. De acordo com o rol de indicadores disponibilizados pelo MS no Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores do triênio 2013-2015, para estimar a cobertura populacional esperada para cada equipe de atenção primária pode-se considerar além do quantitativo de profissionais atuantes neste nível de atenção, a carga horária dispensada por estes. Sendo assim, dentre os municípios em estudo, o município de maior porte apresenta a menor cobertura populacional estimada de serviços básicos em saúde bucal (Brusque 46%, Botuverá 62% e Guabiruba 87%). Esta situação é agravada pelo quantitativo de CD que ainda atuam na atenção primária com carga horária inferior a 40 horas semanais. Tal achado contraria políticas que visam ampliar o acesso, vínculo e a longitudinalidade da atenção à saúde, bem como a reorientação do modelo de atenção à saúde bucal e a oferta de serviços de saúde bucal na APS como forma de coordenar e articular a RASB. Esta constatação também está presente no trabalho de Godoi et al.(2014), que analisaram a rede de atenção à saúde bucal em municípios catarinenses de grande porte. Os autores verificaram que dentre os 12 municípios estudados, apenas dois demonstravam CD atuando na APS em situação compatível com as diretrizes ministeriais, ou seja, perfazendo 40h semanais com contrato de trabalho estável e em uma proporção de 1 CD para 3000 habitantes.

Mesmo o município de Guabiruba, que apresenta um maior contingente populacional  coberto por serviços primários de atenção à saúde bucal, não atua sob a ótica da estratégia de saúde da família (ESF), a qual se constitui como modelo prioritário para o estabelecimento da RAS (BRASIL, 2010), para reorganização da atenção à saúde bucal e ainda, conforme evidências (MATTOS et al., 2014, THUROW, CASTILHOS, COSTA, 2015), pode contribuir para avanços consideráveis no cuidado à atenção em saúde bucal. A presença de profissionais inseridos na ESF é necessária para garantir atenção integral e contínua a toda população. As equipes de ESF, de acordo com Mendes (2011), são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde da comunidade, com atendimento de qualidade, prevenindo  doenças, evitando encaminhamentos desnecessários e melhorando a qualidade de vida da população. A ESF valoriza, dentre outros princípios, o vínculo com a população. Este vínculo, entre profissionais de saúde e usuários, amplia a resolutividade das ações de saúde e favorece a participação do usuário (COSTA et al., 2014; GODOI et al., 2014; MATTOS et al., 2014).

Paralelamente à atuação a partir da ESF,, outro fator que contribui para a manutenção desta relação e para o provimento do cuidado longitudinal é o vínculo empregatício apresentado pelos profissionais de saúde (MEDEIROS et al., 2010), incluindo-se os profissionais de odontologia, como forma de evitar a alta rotatividade e prejuízos à atenção à saúde da população (COSTA et al., 2014; GODOI et al., 2014; GONÇALVES et al., 2014) . Os municípios da Região de Saúde de Brusque apresentam, em sua grande maioria (92,5%) contratos estáveis com seus profissionais de saúde bucal, incentivando a manutenção e estabilidade da atenção à saúde bucal de forma longitudinal e o exercício da responsabilização econômica e sanitária em relação à população adscrita (MENDES, 2011). Este achado difere ao encontrado por outros pesquisadores, entre eles Gonçalves et al. (2014), que descreveram o perfil dos profissionais de saúde do município de Montes Claros, em Minas Gerais, e constataram que 96,7% dos profissionais dispunham de contratos instáveis de trabalho, entre enfermeiros, médicos e CD. Ao analisarem apenas os CD do município, perceberam que 90% não apresentavam vínculo efetivo com o referido município, comprometendo, desta forma, as condições de trabalho do CD do município em questão.

Para a configuração de uma RAS é necessária a existência de um conjunto de estruturas físicas, conhecidas como pontos de atenção à saúde, distribuídas em diferentes níveis de atenção e densidade tecnológica, assim como unidades de apoio diagnóstico e terapêutico. Esses pontos devem existir em número suficiente para garantir cobertura à população adscrita, respeitando os conceitos de acesso e escala, e garantir a resolutividade e qualidade da atenção (MENDES, 2011).

A RASB da Região de Saúde de Brusque é composta por 26 UBS, que constituem os pontos de atenção primária. Brusque possui 20 UBS, das quais 19 oferecem atendimento odontológico. Guabiruba conta com 6 UBS, sendo que 5 prestam serviços odontológicos e Botuverá possui 2 UBS, onde ambas oferecem atendimento odontológico. Para suprir a demanda da atenção secundária, a rede possui um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) localizado na cidade de Brusque, que é responsável por atender a demanda dos municípios em estudo e mais 6 municípios da macrorregião. Já o serviço de alta complexidade é prestado pelo Hospital Dom Joaquim, também localizado no município de Brusque, o qual oferece atendimento em cirurgia bucomaxilofacial e cuidado a pacientes portadores de necessidades especiais.

No que concerne aos pontos de APS, dois municípios apresentam unidades básicas de saúde que não oferecem serviços de atenção à saúde bucal. A ausência de serviços odontológicos em unidades básicas de saúde pode dificultar o acesso e prejudicar a integralidade da atenção (GODOI et al., 2014; COLUSSI, CALVO, 2011). Estes dados vistos em conjunto aos valores da cobertura populacional estimada de serviços básicos de saúde bucal, os quais não chegam a 100%, bem como aos quantitativos de CD que atuam sob a ótica da ESF, valores inferiores a 50% dos CD atuantes na APS da região em estudo, denotam a premência em ampliar os serviços odontológicos neste nível de atenção, como forma de garantir maior acesso à população e possibilitar um atuação multiprofissional a partir da interação com a equipe de saúde. Em revisão realizada por Scherer e Scherer (2015) com intuito de analisar as mudanças no trabalho em saúde bucal na APS após o lançamento das diretrizes da PNSB, a ampliação e qualificação dos serviços básicos em saúde bucal, bem como a integralidade e a atuação em equipe de saúde, foram apontados como alguns dos principais desafios a serem superados, mesmo observando-se avanços importantes após uma década do programa Brasil Sorridente.

Os serviços especializados disponíveis na região em estudo parecem seguir os princípios de escala e escopo para estruturação da RAS. No entanto, como estes pontos de atenção são responsáveis por atender uma população maior do que a adscrita pela região de saúde em estudo, a análise do dimensionamento destes serviços, ou seja, se ocorrem por meio de critérios epidemiológicos e sociais adequados à realidade local, precisa ser considerada para que se possa aferir sua eficiência e eficácia (GOES et al., 2012). O acesso aos serviços de saúde bucal, conforme pesquisas recentes, sofreram melhoras nos últimos anos devido a expansão no número de equipes (MATTOS et al., 2014, PUCCA JR et al., 2015) e na ampliação da oferta e da complexidade organizacional dos serviços de saúde bucal (GOES et al., 2012, PUCCA JR et al., 2015) disponibilizados aos cidadãos, porém o sistema ainda apresenta deficiências tanto na integração entre os serviços quanto na organização da demanda por meio de planejamento em saúde que leve em conta o processo de territorialização (MATTOS et al., 2014).

As unidades de saúde que ofertam apoio terapêutico e diagnóstico na região pesquisada dizem respeito aos serviços de radiologia odontológica, laboratório de patologia, laboratório regional de prótese dentária (LRPD) e assistência farmacêutica. Entretanto, apenas o município de Brusque usufruiu amplamente desses serviços, ficando os demais municípios apenas com a assistência farmacêutica, que se caracteriza como componente transversal a todas as redes temáticas desenvolvidas nos municípios (MENDES, 2011).

O aproveitamento das unidades de diagnóstico radiológico, patológico e o serviço de prótese dentária apenas pelo município de Brusque é uma limitação importante encontrada na região de saúde estudada e evidencia fragilidade na articulação dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Tanto o serviço de patologia clínica como o LRPD são unidades de maior densidade tecnológica e podem operar com maior abrangência, de forma a implicar em maior eficiência econômica e qualidade dos serviços (MENDES, 2011). A referência a esses serviços e sua atuação integrada como componente transversal na RASB é essencial para a ampliação das ações e resolutividade em saúde bucal e são definidas como serviços de apoio importantes (GODOI et al., 2014). Esforços para expansão no número de LRPD e consequente reabilitação protética estão sendo estimulados pelo Ministério da Saúde e encontram fundamentos por meio do levantamento epidemiológico nacional realizado em 2010, o qual demonstrou ainda haver ampla demanda de serviços reabilitadores em saúde bucal. Já os serviços de patologia clínica, de acordo com Mendes (2011), apresentam grandes problemas em sua distribuição no SUS, os quais incluem a escassez de unidades, falta de articulação, ineficiência, baixa qualidade e dificuldades de acesso para as pessoas usuárias.

Além das limitações encontradas em relação às unidades que ofertam serviços de saúde bucal, outro desafio que tem se tornado recorrente ao sistema de saúde brasileiro é a integração dos serviços de atenção primária aos demais serviços da rede de atenção (MENDES, 2011; LORENA SOBRINHO et al., 2015). A região em questão não destoa desta realidade e apresenta limitações na articulação e integração dos serviços de atenção à saúde bucal. Um dos municípios não apresenta integração formal entre a atenção primária e os demais níveis de atenção à saúde bucal, caracterizada neste estudo pela utilização de ferramentas logísticas disponibilizadas pelo MS (Quadro 2). O desenvolvimento de complexo regulador, que possa organizar e racionalizar o acesso aos serviços de saúde, por critérios de necessidades prioritárias e normas definidas em protocolos de atenção à saúde, tem sido incentivado pelo MS, assim como o emprego de formulários e/ou fluxogramas que orientem a referência e contrarreferência dos serviços especializados em odontologia. Alguns destes mecanismos podem ser encontrados no Caderno de Atenção Básica no. 17 – Saúde Bucal.

Nesta pesquisa, também pode-se constatar fragilidades na articulação dos serviços de saúde bucal no interior do município de grande porte da região de saúde estudada, por se constatar carência de mecanismo de regulação. O município  contempla, em conjunto aos serviços de média complexidade, os serviços de alta complexidade em saúde bucal, os quais atendem população maior que a adscrita à região de saúde em estudo e, portanto, exigem processo regulatório bem definido e organizado que vise atender o princípio da equidade. Nesse contexto faz-se necessário estabelecer protocolo de atenção à saúde bucal específico, que defina, oriente e padronize os serviços de saúde bucal, de forma a servir como potente instrumento de coordenação da rede de atenção (MENDES, 2011; GODOI et al., 2014).

As fragilidades detectadas no sistema logístico corroboram com resultados encontrados por Lorena Sobrinho et al. (2015) e Pimentel et al. (2010). Estas pesquisas constataram dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho articulado em todos os níveis de atenção à saúde bucal, não havendo garantia de fluxos definidos na RASB, o que resultava em limitações à integralidade do cuidado. A oferta de ferramentas logísticas pode garantir à população a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde, com maior facilidade de acesso e consequente continuidade do cuidado.

Além das ferramentas discutidas, o emprego de prontuário clínico eletrônico encontra-se em estágio incipiente, em uso apenas no município de Brusque. Entretanto, o registro eletrônico surge como grande instrumento de integração que permitiria uma comunicação fluida entre todos os níveis de atenção à saúde e proporcionaria maior qualidade à assistência prestada aos pacientes e à gestão pública (MENDES, 2011; GONÇALVES et al., 2013). Desta forma, o município de Brusque denota esforços para a integração entre profissionais e serviços de saúde, estando um passo à frente dos demais municípios da região e do município de Montes Claros, que apresenta maior porte e foi objeto de investigação de Gonçalves et al. (2013). Os autores observaram que as equipes de saúde da família do município mineiro utilizavam registros centrados na lógica de atendimento individual, organizados em envelopes familiares, por vezes incompletos, com preenchimentos inadequados e informações sucintas. Essas condições dificultam à atenção ao paciente e prejudicam a atuação dos profissionais e gestores.

Destaca-se, neste ponto, a limitação em obter dados primários que representem a real conformação da RASB levando em conta a seleção de participantes de forma intencional, bem como as informações baseadas na visão particular dos coordenadores de saúde bucal.

4. Conclusão

Ao se caracterizar alguns componentes da RASB da Região de Saúde de Brusque, constatou-se que esta apresenta diversidade na implantação e organização dos serviços de saúde bucal pelos municípios da rede, fato este que reforça necessidade desta ser pensada numa perspectiva organizativa em nível regional.

Observou-se limitações comuns aos três municípios que precisam ser enfrentadas por meio da ampliação dos serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde, do aumento tanto do quantitativo de CD como pela ampliação da carga horária para atuação num modelo de vigilância à saúde.

A Região de saúde é capaz de ofertar serviços odontológicos em todos os níveis de atenção à saúde, porém o acesso, a integralidade e a continuidade do cuidado encontram-se fragilizados devido à existência de UBS que não oferecem serviços de saúde bucal, ao dimensionamento dos serviços especializados em odontologia, visto que os centros de referência responsabilizam-se por população maior a adscrita pela região de saúde, e à articulação e integração deficiente entre os níveis de atenção à saúde bucal. Constatou-se ainda, a carência de LRPD e centro de referência em patologia clínica a todos municípios da região, impedindo a completa resolubilidade da atenção à saúde bucal e ampliação dos serviços de atenção à saúde bucal. 

Este cenário impõe obstáculos à consolidação da rede regionalizada de atenção à saúde bucal e evidencia longo caminho ao alcance da integralidade da atenção. O estudo espera contribuir evidenciando elementos para discussão sobre a organização da atenção à saúde bucal, em redes de atenção à saúde, e sugere a realização de estudos que enfoquem a rede de atenção à saúde bucal sob perspectiva da regionalização das ações e serviços.

Referências

AQUILANTE, A. G; ACIOLE, G. G. Construindo um “Brasil Sorridente”? Olhares sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal numa região de saúde do interior paulista. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.31, n.1, p. 81-96, jan.2015.

 BRASIL. Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2010; 30 dez.

COLUSSI,C; CALVO, M. C. M. Modelo de avaliação da saúde bucal na atenção básica. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.27, n. 9, p.1731-1745, set. 2011.

COSTA, J. P; JORGE, M. S. B; VASCONCELOS, M. G. F; PAULA, M. L; BEZERRA,  I. C. Resolubilidade do cuidado na atenção primária: articulação multiprofissional e rede de serviços. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 103, p. 733-743, ou./dez. 2014.

DOURADO, D. A; ELIAS, P. E. M. Regionalização e dinâmica política do federalismo sanitário brasileiro. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.45, n. 1, p. 204-211, fev.2011.

GODOI, H; MELLO, A. L. F. M; CAETANO, J. C. Rede de atenção à saúde bucal: organização em municípios de grande porte de Santa Catarina, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 318-32, fev. 2014.

GOES, P. S. A; FIGUEIREDO, N; NEVES, J. C; SILVEIRA, F. M. M; COSTA, J. F. R; PUCCA JR, G. A; ROSALES, M. S. Avaliação da atenção secundária em saúde bucal: uma investigação nos centros de especialidades do Brasil. Caderno de Saúde Publica, Rio de Janeiro, v.28 supl., p.81-89, jan. 2012.

GOMES, R. M. Redes de Atenção à Saúde do SUS: 25 anos de uma contradição fundamental entre a organização necessária e a organização atual. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 103, p. 938-952, set./dez. 2014.

GONÇALVES, C. R; CRUZ, M. T; OLIVEIRA, M. P; MORAIS, A. J. D; MOREIRA, K. S; RODRIGUES, C. A. Q; LEITE, M. T. S. Recursos humanos: fator crítico para as redes de atenção à saúde. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v.38, n.100, p. 26-34, jan/mar. 2014.

GONÇALVES, J. P. P; BATISTA, L. R; CARVALHO, L. M; OLIVEIRA, M. P; MOREIRA, K. S; LEITE, M. T. S. Prontuário eletrônico: uma ferramenta que pode contribuir para a integração das redes de atenção à saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 43-50, jan./mar. 2013.

KUSCHNIR, R; CHORNY, A. H. Redes de atenção à saúde: contextualizando o debate. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p.2307-16, ago. 2010.

LORENA SOBRINHO, J. E; MARTELLI, P. J. L; ALBUQUERQUE, M. S. V; LYRA, T. M; FARIAS, S. F. Acesso e qualidade: avaliação das equipes de saúde bucal participantes do PMAQ-AB 2012 em Pernambuco. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. 104, p. 136-146, jan/mar 2015.

LORENA SOBRINHO, J. E; MARTELLI, P. J. L; ARAÚJO JÚNIOR, J. L. C. A. Financiamento em dez anos da política Brasil Sorridente: marcos legais e valores aplicados. Revista Baiana de Saúde Publica; Salvador, v.39, n.2, p.339-55, abr/jun. 2015.

LUCENA, E. H. G; PUCCA JR, G. A; SOUSA, M. F. A Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil no contexto do Sistema Único de Saúde. Tempus Actas de Saude Coletiva, Brasília, v.5, n. 3, p. 53-63, 2011

MATTOS, G. C. M; FERREIRA, E. F; LEITE, I. C. G; GRECO, R. M. A inclusão da equipe de saúde bucal na estratégia saúde da família: entraves, avanços e desafios. Ciência e  Saúde Coletiva,  Rio de Janeiro, v. 19, n. 2,  p. 373-378, fev. 2014.

MEDEIROS, C. R. G; JUNQUEIRA, A. G. W; SCHWINGEL, G; CARRENO, I; JUNGLES, L. A. P; SALDANHA, O. M. F. L. A rotatividade de enfermeiros e médicos: um impasse na implementação da estratégia de saúde da família. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1, suppl. 1, p. 1521-1531, jun. 2010.

MELLO, A. L. S. F; ANDRADE, S. R; MOYSES, S. J; ERDMANN, A. L. Saúde bucal na rede de atenção e processo de regionalização. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.203-12, jan. 2014.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011.

MOYSES, S. J. Saúde Coletiva: Políticas, Epidemiologia da Saúde Bucal e Redes de Atenção Odontológica. São Paulo: Artes Médicas; 2013.

OLIVEIRA, S. R. A; TEIXEIRA, C. F. Avaliação da regionalização do SUS: construção do modelo teórico-lógico. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v.37, n.1, p. 236-254, jan./mar. 2013.

PIMENTEL, F. C; MARTELLI, J. L; ARAÚJO JR, J. L. A. C; ACIOLI, R. M. L; MACEDO, C. L. S. V. Análise da atenção à saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família do Distrito Sanitário VI, Recife (PE). Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 2189-2196, jul. 2010.

PUCCA JR GA, GABRIEL M, ARAUJO ME, ALMEIDA FCS. Ten years of a National Oral Health Policy in Brazil: innovation, boldness, and numerous challenges. Journal of Dental Research, v.94, n. 10, p. 1333-1337, out. 2015.

SCHERER, C. I; SCHERER, M. D. A. Avanços e desafios da saúde bucal após uma década de Programa Brasil Sorridente. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.49, n.98, 2015.

SHIMIZU, H. E. Percepção dos gestores do Sistema Único de Saúde acerca dos desafios da formação das Redes de Atenção à Saúde no Brasil. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n.4, p.1101-1122, out/dez. 2013.

SOARES, C. L. M; PAIM, J. S. Aspectos críticos para a implementação da política de saúde bucal no Município de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.27, n. 5, p. 966-974, mai. 2011.

THUROW, L. L; CASTILHOS, E. D; COSTA, J. S. D. Comparação das práticas odontológicas segundo modelos de atendimento: tradicional e da Saúde da Família, Pelotas-RS, 2012-2013. Epidemiologia e  Serviços de Saúde, Brasília, v.24, n.3, p.545-550, 2015.

VIANA, A. L. A; LIMA, L. D; FERREIRA, M. P. Condicionantes estruturais da regionalização na saúde: tipologia dos Colegiados de gestão Regional. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n.5, p. 2317-2329, ago. 2010.


1. Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC). heloisagodoi@gmail.com
2. Cirurgiã-dentista, Prefeitura Municipal de Brusque, Brusque (SC). carolmeurer_61@hotmail.com
3. Mestrando em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (PR). zanardiedu@hotmail.com

4. Doutora em Saúde Pública, Professora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva,  Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC). josimari.telino@ufsc.br

5. Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva, Professora do Programa de Pós Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC). ana.mello@ufsc.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 34) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]