Espacios. Vol. 37 (Nº 31) Año 2016. Pág. 9

Aplicação mobile integrada às funcionalidades de um sistema de informação gerencial

Mobile application (App) integrated with functionality of a management information system

Sandra Regina Costa FANTINATO 1; Caio Cesar BUGORIN 2

Recibido: 03/06/16 • Aprobado: 11/07/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Referencial Teórico

3. Objetivos

4. Metodologia

5. Considerações finais

6. Referências


RESUMO:

Diversas empresas estão incorporando aplicações móveis integradas aos seus negócios. O uso dos aplicativos móveis - APP, traz a vantagem da mobilidade e a possibilidade de acessar dados em qualquer lugar e a qualquer momento. Cada APP pode ser desenvolvido à necessidade de um determinado setor. O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma aplicação mobile específica para interagir com as funcionalidades de um sistema de informação disponível em uma rede de computadores coorporativa. Para tanto, foi necessária a implementação de um WebService com o intuito de conectar com o sistema existente e com a ferramenta Active Directory. O objetivo é centralizar funções para que a APP possa utiliza-las. O mesmo foi desenvolvido na IDE Visual Studio utilizando-se a plataforma ASP.NET. A aplicação tem a capacidade de comunicação com diversos SGBDs, tornando-o flexível em atender possíveis problemas de integração com o sistema de gerenciamento existente na empresa. A APP foi desenvolvida para smartphones Android, e no desenvolvimento foi utilizada a plataforma Java, e a IDE Eclipse com o plugin ADT (Android Developer Tools), além da biblioteca KSOAP2 com a finalidade de realizar a comunicação com o WebService.
Palavras chave: Negócios, APP, Gestão.

ABSTRACT:

Many enterprises are incorporating mobile applications that integrate their own business. The use of mobile applications (APPs), bring the advantage of mobility and possibility to access data in any place and any given moment. Each APP can be developed to meet the need of a certain field. The present article describes the development of a specific mobile application to interact with able information system functionalities in an enterprise computer network. Therefore, it was necessary to implement a WebService in order to connect the APP with existing system and with Active Directory tool. The aim is to centralize functions, so the App can use then. The same was developed on Visual Studio IDE using the ASP.NET platform. The application has the capacity of communicate with many DBMS, making it flexile to attend possible problems of interaction with existing Enterprise management system. The APP was developed to Android devices and it development was made using Java platform, and Eclipse IDE with ADT (Android Developer Tools) plugin, besides the KSOAP2 library in order to realize a WebService communication.
Keywords: Business, APP, Management

1. Introdução

Nos dias atuais a necessidade de agilidade na resolução de problemas tem sido um diferencial principalmente nas áreas de atendimento aos usuários, onde hardware e software evoluem na mesma proporção.  No mercado corporativo a utilização de aplicações móveis está em plena expansão, por isso diversas empresas estão buscando incorporar aplicações móveis a seu dia a dia para agilizar seus negócios e integrar as aplicações móveis com seus sistemas de informação(ARAUJO, 2011).

Entre as tecnologias do meio digital, os aparelhos smartphones são destaque em nível de mobilidade, facilidade e agilidade na utilização de aplicações e pode ser aplicada praticamente em todos os segmentos de negócio que lidam com informações.

2. Referencial Teórico

Yang (2014), destaca que no ano de 2014 o acesso à Internet por dispositivos móveis superou o acesso por computadores desktops.  O uso dos aplicativos móveis cresceu 58% em 2015 em relação a 2014. O número de usuários que passaram a consumir mais aplicativos foi de 20% em 2014 e 10% em 2013 (AVELAREDUARTE, 2016). 

No gráfico da figura 1 é possível observar a distribuição da tecnologia mobile no mundo. Em agosto de 2015, em todo o mundo havia 7,1 bilhões de linhas móveis, sendo que 3,7 bilhões se concentra na Ásia. Os indicadores mostram que com exceção dos Estados Unidos, Canadá e Europa ocidental, o 2G ainda predomina. Na Índia, representa 90% dos acessos. Na África, o 2G é o serviço em 3 de cada 4 linhas ativas. Na Europa, com 1 bilhão de acessos móveis, o 2G ainda responde por 61% dos acessos. No ocidente, o 3G já é mais da metade e o 4G/LTE cresce e já representa 17% dos acessos. Os Estados Unidos nos 12 meses encerrados no primeiro trimestre de 2015, a proporção de acessos LTE passou de 35% para 50% (GROSSMANN, 2015).

A vantagem da mobilidade é a possibilidade de acessar dados em qualquer lugar e a qualquer momento. Com sistemas móveis bem planejados, é possível destacar as vantagens em redução dos custos de comunicação, pois evita-se telefonar para outras pessoas para obter informações que o dispositivo/sistema já possui; otimizar o tempo, já que o sistema lê e disponibiliza informações precisas de forma imediata. E sobretudo, o sistema móvel proporciona a condição de enviar e receber informações remotamente, dispensando o deslocamento do indivíduo para outros locais para receber tais informações (MENDONÇA, 2014).

Figura 1: Distribuição tecnologia mobile no mundo no ano de 2015.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=40220&sid=8

Devido a essas vantagens, cresce a motivação em desenvolver aplicações para esses dispositivos para as diversas áreas.

Cada aplicativo pode ser desenvolvido à necessidade de um determinado setor. Mais do que enviar lembretes e conectar pessoas, os aplicativos corporativos podem atuar na logística, na organização das equipes, ou no cadastramento de vendedores e consumidores, por exemplo. Para cada problema é possível desenvolver uma solução (MORETTI, 2014).

No quadro 1 é possível observar alguns exemplos de segmentos que utilizam sistemas aplicados a tecnologia móvel aliada a boas estratégias que podem contribuir para o negócio (MORETTI, 2014).

Quadro 1: Exemplos de seguimentos que utilizam sistemas aplicados à tecnologia mobile.

Seguimento

Aplicabilidade

Segurança

a empresa de tecnologia Apple anunciou durante a Worldwide Developers Conference, no começo do mês de junho de 2014, o lançamento do HomeKit, que faz parte da estratégia da empresa de entrar no mercado de automação residencial. O sistema permitirá que o usuário controle a entrada e a saída da sua casa através do smartphone.  Essa integração dos aparelhos à segurança é uma tendência para os próximos anos.

Educação

em algumas escolas  professores estão encontrando uma possibilidade de estimular o aprendizado a partir da utilização de hardwares e APPS específicos. Elas trazem a discussão e explicação de conteúdos que, sendo acessados pelos dispositivos móveis, permitem que as pessoas visualizem essas informações de qualquer lugar, a qualquer momento.

Varejo

é possível realizar pagamentos pelo celular em alguns estabelecimentos comerciais.

Vendas

utilizados como uma ferramenta de marketing promocional geram mais visibilidade e aumentam os canais de vendas, pois oferecem o acesso fácil, rápido e simples.

Fonte: MORETTI, 2014. Adaptado pela autora.

Os APPs (aplicativos)  tornam-se o ponto de contato das pessoas com as empresas,  criam um novo modelo de pensar no desenvolvimento de sistemas, baseado na simplicidade, deixando escondido atrás das telas dos smartphones e tablets toda a complexidade dos sistemas que operam na retaguarda (TAURION, 2013).

3. Objetivos

O objetivo do presente projeto foi o desenvolvimento de uma aplicação mobile para integrar com as funcionalidades de um sistema de informação disponível em uma rede de computadores coorporativa. Destacam-se enquanto funcionalidades específicas da APP:

  1. Controlar o acesso ao sistema via autenticação do usuário por uma tela de login que verificará o perfil e permissão do usuário para acessar o sistema.
  2. Controle das Pendências: Esta função traz aos usuários, ordens de serviços a serem realizados, comunicação entre turnos de horários, e escalas de trabalho.
  3. Edição usuários: Esta função possibilita o cadastramento bem como alterações do perfil e dados dos usuários.
  4.  E-mail: Esta opção permite que os usuários enviem e-mail ao coordenador do setor, facilitando a comunicação entre eles. 

4. Metodologia

Para a realização do projeto foram utilizados em nível de hardware um smartphone Samsung S4 com sistema operacional Android  versão 4.4.2 KitKat. Utilizou-se também um computador desktop HP Compaq (Servidor) com o sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 R2. Um computador notebook Dell Inspirion 15R SE com  o sistema operacional Microsoft Windows 8, Eclipse com a plugin Software Development (SDK), Android Virtual Device (AVD) com a versão 4.0, o Visual Studio 2010.

O Projeto foi dividido em duas partes, sendo a primeira a implementação do  WebService e a segunda a implementação do Aplicativo.

Para o desenvolvimento do projeto foi necessário a implementação de um servidor cuja função é hospedar a aplicação WebService. O referido servidor é necessário para viabilizar a conexão do sistema de informação existente com o serviço de AD Active Directory disponível em um outro servidor. As aplicações Web Service têm como principal proposito a integração de sistemas distintos, onde permitem a troca de dados em formato XML, tornando assim possível a compatibilidade de sistemas em diferentes plataformas.

O WebService do presente projeto, tem como intuito centralizar funções para que aplicações clientes possam utiliza-las. O mesmo foi desenvolvido na IDE Visual Studio utilizando-se a plataforma ASP.NET, principalmente pela facilidade de comunicação com o Active Directory, facilitando a integração, pois ambos são produtos da empresa Microsoft. Além da citada comunicação, a aplicação tem capacidade de comunicação com diversos SGBDs – Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, tornando-o flexível a atender possíveis problemas no cenário onde será aplicado, como por exemplo integração com um sistema de gerenciamento existente. O WebService (Servidor) foi criado na linguagem de programação C# (CSharp), o ambiente integrado de desenvolvimento utilizado foi o Visual Studio. O Servidor também se comunicará com o AD (Active Directory) ferramenta do Windows Server 2008 R2 instalado na rede interna, onde possibilitará o aplicativo realizar as funções (nativas) disponíveis por ele para o gerenciamento do usuário e seus respectivos perfis. Na figura 2A é possível observar o menu de opções da APP criada e na figura 2B é apresentada a tela de Pendência.

Fonte: Autoria própria.

A APP foi implementada para smartphones e sistema operacional Android, pelo fato de ter mobilidade e abranger um grande número de usuários. Para o desenvolvimento foi utilizada a plataforma Java, onde foi necessária a IDE Eclipse com o plugin ADT (Android Developer Tools).

Utilizou-se também a biblioteca KSOAP2 com o propósito de implementar a comunicação da aplicação com o Server WebService.

O aplicativo funciona como uma extensão do sistema de gestão já existente, pois obterá os dados oriundos da base de dados do referido sistema, através do WebService (Servidor) responsável por tal disponibilidade.

5. Considerações finais

O aplicativo foi instalado nos smartphones dos colaboradores, atualmente está em funcionamento e possibilita realizar os atendimentos de forma rápida com acesso às informações em tempo real. Vale destacar também que o aplicativo proporcionou:

  1. Maior integração e comunicação entre os colaboradores.
  2. Eliminação da duplicidade de informações.
  3. Maior comodidade nos atendimentos
  4. Diminuição de gastos com papéis.
  5. Informações em tempo hábil para todos os setores;

Referências

ARAUJO, A. O mercado e o desenvolvimento para dispositivos móveis. Acessado em http://www.tiespecialistas.com.br/2011/09/o-mercado-e-o-desenvolvimento-para-dispositivos-moveis/    - 17/02/2016

DEITEL Android para Programadores –. Disponível em http://developer.android.com/Acessado em 15/12/2015

GROSSMANN, L.O. Mundo tem 7,1 bilhões de celulares ativos. Revista on line Convergência Digital 29/07/2015 acessado 14/03/2016

MENDONÇA, A. disponível em http://www.devmedia.com.br/mobilidade-em-analise/3309. Acessado em 14/01/2016

MORETTI, J. Apps corporativos para alavancar resultados.  2014 

TAURION C. Apps, segurança e sua privacidade.  2013 

YANG, H. 6 motivos para investir no mercado de Aplicativos , http://blog.fabricadeaplicativos.com.br/2014/05/15/6-motivos-para-investir-no-mercado-de-aplicativos/  acessado em 15/01/2016

Dispositivos móveis 2015 (estatísticas) disponível em

http://www.avellareduarte.com.br/fases-projetos/conceituacao/demandas-do-publico/pesquisas-de-usuarios-atividades-2/dados-sobre-o-publico-alvo/dispositivos-moveis-2015-dados-e-fontes/ acessado em 12/03/2016


1. Universidade de Ribeirão Preto – Centro de Ciências Exatas - Campus Ribeirão Preto. Email: srfantinato@gmail.com
2. Universidade de Ribeirão Preto – Centro de Ciências Exatas - Campus Ribeirão Preto.


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 31) Año 2016

[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]