Espacios. Vol. 37 (Nº 21) Año 2016. Pág. 5

Iniciativas de redução de resíduos sólidos: Análise do impacto econômico e ambiental em uma empresa madeireira

Reduction initiatives in solid waste: Analysis of the economic and environmental impact in a wood company

Adriano Mesquita SOARES 1; Marcela Marçal Alves PINTO 2; Rodrigo dos Passos MOREIRA 3; Luiz Henrique DOMINGUES 4; João Luiz KOVALESKI 5

Recibido: 17/03/16 • Aprobado: 24/04/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Material e métodos

3. Resultados e Discussão

4. Conclusão

Referências


RESUMO:

Cada vez mais as empresas estão buscando alternativas onde a questão ambiental esteja presente. Com a eliminação ou reutilização de resíduos as empresas além de contribuírem com o ambiente, estão gerando lucros para a mesma, diminuindo assim os gastos desnecessários. O objetivo do presente estudo foi analisar as iniciativas de redução de resíduos sólidos, a fim de identificar os impactos que essa prática apresenta. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de grande porte do setor madeireiro, localizada no Paraná, onde um sistema de gestão de resíduos foi implementado. A partir da pesquisa, constatou-se uma redução no consumo de insumos durante a produção das molduras sem perder a qualidade nos processos, garantindo uma significativa redução de custos e resíduos sólidos.
Palavras chave: Gestão de resíduos; Reaproveitamento; Produção das molduras.

ABSTRACT:

Increasingly companies are looking for alternatives where environmental issues are present. With the elimination or reuse of waste, companies are contribute to the environment, generating profits for the same, thereby decreasing unnecessary expenses. The aim of this study was to analyze initiatives to reduce solid waste, in order to identify the impacts that this practice presents. For this, a case study was conducted at a large company in the timber sector, located in Paraná, where a system of waste management was implemented. From the research, we found a reduction in the consumption of raw materials during the production of the frames without losing quality processes, ensuring significant cost reduction and solid waste.
Keywords: Waste Management; reutilization; Production of frames.

1. Introdução

Na era da revolução industrial, a minimização de resíduos não foi por razões ambientais, mas sim por razões econômicas. Resíduos significa maior perda econômica (SARKIS et al., 2011). Na atualidade, essa definição continua válida, não somente por razões econômicas, mas também pela preocupação com o meio ambiente.

Segundo Silva e Primo (2013), a questão da sustentabilidade é um campo fértil a ser explorado. Estudos estão buscando soluções ambientalmente melhores e amigáveis, porém a dificuldade aparece quando uma solução universal apresenta suas particularidades em diferentes lugares.

Essa preocupação com o meio ambiente está fazendo com que as empresas de todo o mundo busquem soluções para um novo desafio, sendo necessário a mudança de conceitos até então ignorados. Este desafio está em explorar maneiras nas quais o desenvolvimento das indústrias acompanhe a proteção ambiental (THUN; MÜLLER, 2009).

O setor madeireiro está inserido nesse contexto, onde a gestão ambiental empresarial tornou-se questão de sobrevivência. Segundo Sales-Campos, Minhoni e Andrade (2010), o aproveitamento dos resíduos gerados pelas indústrias madeireiras está sendo muito discutido, pelo fato da grande poluição gerada por esse setor ao meio ambiente. As indústrias do setor vivem um processo de adaptações das leis ambientais em busca de certificações com o selo FSC (Forest Stewardship Council), que garante que toda madeira usada na produção é oriunda de áreas de reflorestamento.

O sistema de gestão de resíduos é constituído por todo o conjunto de atividades relacionadas com o manuseio, tratamento, eliminação ou reciclagem dos resíduos. O objetivo do sistema de gestão de resíduos é certificar-se que os resíduos são a remoção da fonte ou local onde são gerados e tratados, eliminados ou reciclados de forma segura e adequada. Este sistema é constituído por quatro partes principais: (DEMIRBAS, 2011)

(a) Geração, por exemplo, resíduos de produção;

(b) Coleta, por exemplo, sistemas de coleta e transporte de resíduos;

(c) Tratamento, por exemplo, transformação dos resíduos em produtos úteis;

(d) Eliminação final, por exemplo, a utilização de produtos recicláveis, ou a colocação de materiais recicláveis ​​em aterros sanitários.

A adoção de práticas ambientais pode ter um efeito positivo sobre o desempenho financeiro de uma empresa. Impactos ambientais ocorrem em todas as fases do ciclo de vida do produto e consequentemente, geram custos. Em decorrência disso, a implementação de sistemas de gestão de resíduos está sendo cada vez mais requisitada pelos empresários para solucionar esse problema, com o objetivo de aumentar seus lucros e também diminuir os impactos e riscos ambientais. (ZHU; SARKIS; GENG, 2005)

Segundo Zhu e Sarkis (2006), as práticas ambientais geram uma redução do custo de tratamento de resíduos e descarga, corte de custo na compra de materiais e consumo de energia e também, evita-se multas em casos de acidentes ambientais. O desempenho financeiro pode ser definido como a redução de custos, aumento nos lucros, vendas e participação no mercado. (CHIEN; SHIH; 2007)

Diante do contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as iniciativas de redução de resíduos sólidos, a fim de identificar os impactos que essa prática apresenta.

2. Material e métodos

A pesquisa foi realizada no departamento de suprimentos de uma empresa moldureira de grande porte, localizada na região dos Campos Gerais, centro-sul do Estado do Paraná. A empresa enquadra-se no setor madeireiro e trabalha no beneficiamento da madeira de pinus. Desde 1997 gera produtos finais destinados ao acabamento da construção civil. Cerca de 90% de sua produção é exportada para os Estados Unidos e alguns países da Europa.

A referida pesquisa é fruto de uma parceria entre universidade e empresa, onde alunos e professores contribuíram para melhorias nos processos produtivos. No fim do ano de 2014, após análises dos fluxos produtivos observou-se uma oportunidade de redução de resíduos gerados durante a produção de molduras. Sendo aprovado pela direção da empresa no início de 2015, iniciou-se o processo por meio da reutilização das pedras jointer (massa compactada abrasiva, usada para fazer pequenas correções de cilindricidade em ferramentas de afiamento, mantendo a uniformidade e qualidade das molduras ao evitar ranhuras), conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1 - Massa compactada abrasiva, usada para fazer pequenas correções de cilindricidade em
ferramentas de afiamento, mantendo a uniformidade e qualidade das molduras ao evitar ranhuras.

Fonte: Da pesquisa

Atrás a pedra Jointer já com o desenho das facas de corte das molduras, e na frente a pedra jointer antes descartada após o seu uso, e agora sendo reutilizada nos processos.

Com o intuito de analisar o sistema de gestão de resíduos implementado, foram obtidos os dados de produção de molduras em M³, juntamente com o número de pedras jointer, durante os anos de 2014 e 2015. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados os relatórios gerenciais de produção e consumo de insumos. Sendo assim, foi realizada uma comparação na aplicação de uma metodologia de catalogação para reutilização das pedras jointer no processo produtivo.

3. Resultados e Discussão

A partir do desafio lançado com o intento da redução de resíduos sólidos e a diminuição dos custos de produção, avaliou-se todos os processos na fabricação das molduras, destacando-se o uso elevado de pedra jointer.  Se tratando de um material importado e de valor considerável, iniciou-se um acompanhamento do ciclo da pedra jointer detalhadamente entre os setores envolvidos. A princípio foram encontradas duas situações críticas: a primeira destacou-se pela falta de conhecimento dos operadores de produção com relação ao custo da pedra jointer, e a segunda, a importância do bom uso do insumo no intuito do não desperdício, reduzindo os resíduos sólidos.

Dessa maneira, foi criada uma nova metodologia de utilização da pedra jointer. Primeiramente ela era usada apenas uma única vez, pois anteriormente ao seu uso ela recebe um desenho especifico da moldura produzida, depois de alcançada a quantidade em M³ do produto (moldura), a pedra era descartada.

Com a novo sistema de redução de resíduos implementado, observado no fluxo da Figura 2, reduziu-se significativamente o custo de produção e a quantidade de pedra jointer descartada, onde a mesma pode ser reaproveitada quando repetido o molde.

Figura 2 - Nova metodologia de uso da pedra jointer

Fonte: Da pesquisa

Com o envolvimento do setor de produção na cooperação e reutilização das pedras jointer, e com a orientação e acompanhamento dos supervisores do setor no ano de 2015 em relação ao ano de 2014, resultou-se no aumento de produtividade e redução do uso de pedra jointer

Tabela 1 - Análise de performance pós implantação da metodologia de reaproveitamento de pedra jointer

Fonte: Da pesquisa

Na análise da variação de produtividade em m³ de moldura entre os anos de 2014 e 2015, obtiveram-se resultados significativos na redução do uso da pedra jointer em 39,1%, aliados a um aumento na produção em m³ de moldura de 3,1%. Somente a redução de custos da pedra jointer gerou uma economia de cerca de R$ 71.540,00 reais (setenta e um mil, quinhentos e quarenta reais).

Outro dado relevante da pesquisa foi o aumento da eficiência do uso de pedras jointer por m³ de molduras, onde na média comparativa uma única pedra passou a produzir 10 m³ a mais em 2015, devido a sua reutilização.

Não foram levantados dados dos custos com a destinação dos resíduos sólidos, porém houve redução no número de solicitações de coletas por empresas especializadas nesta destinação.

4. Conclusão

Com a implantação dos sistemas de redução de resíduos sólidos, constatou-se um aumento na produção de molduras, sem perder a qualidade nos processos. Ainda pode-se identificar os impactos que esse sistema gerou: o impacto econômico, com a redução de custos; e o ambiental.

Através de iniciativas ambientais, como esta realizada pela empresa, em estimular a cultura de reaproveitamento de insumos, reduz significativamente a agressão ao meio ambiente, obtendo ainda um grande retorno financeiro.

Vale ressaltar que a metodologia de reaproveitamento da pedra jointer é apenas uma das iniciativas que a empresa já vem trabalhando. Portanto, as teorizações e evidências apresentadas não têm a pretensão de serem conclusivas, mas estimular pesquisas futuras.

5. Referências

Chien, M. K.; Shih, L. H. An empirical study of the implementation of green supply chain management practices in the electrical and electronic industry and their relation to organizational performances. Journal of Manufacturing Technology Management, 2007, Vol. 4, no. 3, p. 383-394

DEMIRBAS, Ayhan. Waste management, waste resource facilities and waste conversion processes. En: Energy Conversion and Management, 2011, Vol. 52, no. 1, p.1280-1287

FIEP. Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 2014. [Acesso em: 14 de fevereiro de 2014]. Disponivel em: <http://www. http://www.fiepr.org.br/>

SALES-CAMPOS, Ceci; MINHONI, Marli Teixeira de Almeida; ANDRADE, Meire Cristina Nogueira de. Produtividade de Pleurotus ostreatus em resíduos da Amazônia. En: Interciencia, 2010, Vol. 35, no. 3, p.198-201

SARKIS, Joseph; ZHU, Qinghua; LA, Kee-hung. An Organizational Theoretic Review of Green Supply Chain Management Literature. En: International Journal of Production Economics, 2011

SILVA, Ricardo Moreira da; PRIMO, Marcos André Mendes. Framework para análise da sustentabilidade de fontes de energia. En: Interciencia, 2013, Vol. 38, no. 11, p. 760-768

THUN, Jörn-henrik; MÜLLER, Andrea. An Empirical Analysis of Green Supply Chain Management in the German Automotive Industry. En: Business Strategy and The Environment, Manheinn, 2009, p. 119-132. 23

Zhu, Qinghua; Sarkis, Joseph; Geng, Yong. Green supply chain management in China: pressures, practices and performance. En: International Journal of Operations & Production Management, 2005, Vol. 25, no. 5, p. 449 – 468

ZHU, Qinghua; SARKIS, Joseph. An inter-sectoral comparison of green supply chain management in China: Drivers and practices. En: Journal of Cleaner Production, China, 2006, p. 472-486


1. Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Professor do curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – e-mail: adrianosoares711@hotmail.com
2. Mestra em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – e-mail: mar_marcal@hotmail.com
3. Mestrando em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – e-mail: rmoreira@utfpr.edu.br

4. Mestrando em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – e-mail: domingues-henrique@ig.com.br

5. Professor Doutor - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG – e-mail: kovaleski@utfpr.edu.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 21) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]