Espacios. Vol. 37 (Nº 18) Año 2016. Pág. 5

Variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga: Um estudo de caso

Variable considered in selection and / or procurement of a freight forwarder: a case study

Mario Venancio da SILVA 1; Rosangela Maria VANALLE 2

Recibido: 28/02/16 • Aprobado: 24/03/2016


Conteúdo

1. Introdução

2. Revisão bibliográfica

3. Metodologia

4. Estudo de casos e resultados

5. Conclusões e considerações finais

Referências Bibliográficas


RESUMO:

Com a globalização dos mercados os agentes de carga executam cada vez mais atividades estratégicas dentro da cadeia de suprimentos. Os agentes de cargas são prestadores de serviços de logística especializados na consolidação e agenciamento de carga, atualmente ofertam uma gama crescente de serviços logisticos para melhor atendimento dos clientes. Nota-se na literatura um crescente número de estudos visando identificar as variáveis que influenciam na escolha de um agente de cargas por empresas atuantes no comércio exterior, todavia esta questão é pouco observada no Brasil. O propósito deste trabalho é avaliar as variáveis consideradas no processo de seleção e/ou contratação de um agente de carga brasileiro. Este propósito é obtido por meio de uma revisão bibliográfica sobre as variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga e um estudo de múltiplos casos. Os agentes de cargas avaliarão as variaveis mais relevantes em sua ótica que os diferenciam e os tornam competitivos no processo de seleção e/ou contratação. As respostas apontam que a confiabilidade no tempo de coleta e entrega, confiabilidade no tempo de trânsito e qualidade são as variaveis mais relevantes na percepção dos agentes de carga.
Palavras- Chave: Seleção de Fornecedor; Agente de Carga; Prestadores de serviços logísticos; Variavéis de seleção.

ABSTRACT:

With globalization markets freight forwarders perform increasingly strategic activities within the supply chain. Freight forwarder are logistics service providers specialized in consolidation and freight forwarding, currently offers a growing range of logistic services to attend customer. It is noted in the literature an increasing number of studies to identify variables which influence choice of a freight forwarder by companies which operating in international trade, however this issue is rarely observed in Brazil. The purpose of this study is to evaluate the variables considered in selection and/or procurement of a Brazilian freight forwarder. This purpose is achieved by a literature review on variables considered in the selection and / or procurement of a freight forwarder and a multiple case study. Freight forwarders will evaluate the most relevant variables in their perspective that differentiate them and make them competitive in the selection and / or procurement process. Answers indicate which the delivery time reliability, pickup reliability, transit time reliability and quality are the most important variables in the freight forwarders perception.
Key words: Supplier Selection; Freight Forwarder; Logistic Service Providers; Selection Variable.

1. Introdução

O segmento de prestação de serviços logísticos é muito movimentado, e as mudanças importantes continuam ocorrendo entre os clientes e fornecedores. Em resposta às solicitações do mercado, muitos prestadores de serviços logísticos aumentaram o número de serviços ofertados, e ampliaram as áreas de prestação de serviços. Ofertas de serviços estão se tornando cada vez mais globalizadas (Lieb, Randall, 1997).

O transporte internacional, inserido no universo dos prestadores de serviços logísticos, tem expandido significativamente ultimamente decorrente de muitas razões, tais como o crescente comércio de uma cadeia de suprimentos mundial, exigência de melhores prazos de entrega, e os estímulos das empresas para diminuição de estoques por meio de reabastecimentos contínuos (Li, Tao, Wang, 2009).

Os agentes de carga, um tipo de prestador de serviços logístico, enfrentam o desafio de aperfeiçoar os seus serviços. Eles não só devem melhorar constantemente a sua eficiência na consolidação e agenciamento de carga, mas também a necessidade de fortalecer a sua capacidade de fornecer uma diversidade de serviços logísticos que são cada vez mais uma expectativa dos clientes (Lai, Cheng, 2004).

As pesquisas realizadas até o ano de 1985 constatam quais são as principais variáveis que influenciam os atuantes na logística internacional no processo de seleção de um agente de cargas. A peculiaridade desses estudos é que eles consideram quase exclusivamente o ponto de vista de quem seleciona e/ou contrata os serviços logísticos dos importadores e exportadores ao passo que elas esporadicamente consideravam a opinião dos agentes de carga e as outras partes incluídas no processo de seleção e/ou contratação (Kokkinis, Mihiotis, Pappis, 2006).

Após 1985 as pesquisa passaram a avaliar os serviços logísticos a partir da perspectiva tanto do importador quanto do exportador (Daugherty, Stank, Rogers, 1996; Evers, Johnson; 2000) do prestador de serviços logístico (Crum, Allen, 1997; Larson, Gammelgaard, 2001; Lai, Cheng, 2004; Kokkinis, Mihiotis, Pappis, 2006) e em ambas as perspectivas (Murphy, Daley, Hall, 1997; Premeaux, 2007), porém existe uma carência de estudos abrangentes sobre o agenciamento de carga no brasil.

Esta pesquisa foca no processo de seleção de agentes de cargas. O objetivo é avaliar as variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga. Este objetivo é atingido por meio de uma revisão da bibliografia sobre as variáveis considerados na seleção e/ou contratação de um agente de carga e por meio de um estudo de múltiplos casos. Serão levantadas junto aos agentes de cargas as principais variáveis em sua perspectiva que os distinguem e os tornam competitivos no processo de seleção e/ou contratação.

O artigo é constituído por cinco partes. Na primeira parte, introdução, é apresentada uma contextualização do tema, objetivo e metodologia, na segunda parte, uma revisão da bibliografia com o propósito de obter informações teóricas sobre as variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga, na terceira parte é apresentada a metodologia, na quarta parte é apresentado os estudos de caso e os resultados e a quinta e última parte desta pesquisa é constituída pelas conclusões e considerações finais.

2.  Revisão bibliográfica

Este item irá tratar da definição de um agente de carga, dos serviços realizados e as variáveis consideradas importantes na seleção e/ou contratação de um agente de carga.

2.1. Os agentes de carga e serviços prestados

Segundo Murphy e Daley (2001), um agente de carga é um prestador de serviço de logística habilitado em comércio exterior que disponibiliza uma variedade de funções para facilitar a movimentação de cargas dentro da cadeia de fornecimento. Os agentes de carga são, portanto um intermediário envolvido no transporte de cargas a partir de um ponto de origem (ou seja, o remetente) para um ponto de destino (ou seja, o destinatário).

A principal atividade de um agente de carga é a compra de serviços de transporte de vários transportadores e a consolidação de pequenas cargas de uma série de clientes em grandes carregamentos que se movem para um destino a um definido custo. Alguns agentes de carga ainda têm o seu próprio ativo tais como equipamentos e o respectivo transportador. As atividades específicas de um agente de carga incluem ainda a preparação de documentos importantes, pagamento de taxas relativas ao frete, etc (Murphy, Daley, 2001; Kokkinis; Mihiotis, Pappis, 2006).

A Fiata (International Federation of Freight Forwarders Associations) descreve o agenciamento de cargas e a prestação de serviços logísticos como operações de qualquer natureza relacionadas ao transporte (executado de modo uni ou mul­timodal), tais como consolidação, armazenagem, manuseio, embalagem ou dis­tribuição de mercadorias e seus serviços secundários, incluindo desembaraço aduaneiro e assuntos fiscais, emissão de certificados para propósitos oficiais, contratação de seguro e obtenção de pagamentos ou documentos relativos à mer­cadoria. O agenciamento de carga também inclui serviços de informação e comunica­ção conectados ao transporte, manuseio ou armazenagem da carga, para que se prestem serviços flexíveis e customizados (Fiata, 2004).

Lieb e Randall (1997) pesquisaram o comportamento do mercado de prestação de serviços logísticos nos Estados Unidos. Foi realizada uma pesquisa longitudinal durante quatro anos explorando junto aos agentes de cargas os serviços ofertados e a evolução dos serviços. No período estudado foi identificado quatorze serviços oferecidos pelos agentes de carga sendo os mais importantes, sistema de informação logístico, retorno de produtos (logística reversa), reposição de estoque, consolidação de embarques e armazenagem.

Larson e Gammelgaard (2001) estudaram empresas logísticas dinamarquesas que fornecem vinte e cinco serviços. Transporte é o serviço mais usual, seguido de armazenagem. Os demais serviços prestados são: planejamento de logística, a consolidação de embarque, gerenciamento de inventário e desembaraço aduaneiro.

Lai e Cheng (2004) examinaram os diferentes tipos de serviços ofertados pelos agentes de carga de Hong Kong e chegaram a uma lista de vinte e quatro itens. Dos vinte quatro itens avaliados o agenciamento de carga é o que as empresas respondentes perceberam que elas têm a maior capacidade de fornecimento, seguidas pelo desembaraço aduaneiro, rastreamento de informações de embarque e de armazenagem. Concluí-se que as empresas desse estudo possuem alta capacidade de prestação de serviços de logística tradicional.

Na Tabela 1 são apresentados os serviços oferecidos pelos prestadores de serviços logísticos de acordo com os estudos realizados por Leib e Randall (1999), Larson e Gammelgaard (2001) e Lai e Cheng (2004).

2.2. Seleção de agente de cargas

Em uma cadeia de fornecimento, compras é uma função fundamental para qualquer instituição, de modo que a seleção do mais capacitado fornecedor é um componente imprescindível das relações de negócio e é uma das questões mais críticas no ambiente competitivo (Kannan et al., 2013). Há seis processos predominantes na decisão de compra: (1) fazer ou comprar, (2) seleção de fornecedores, (3) a negociação do contrato, (4) colaboração em projetos, (5) os contratos, e (6) a análise de terceirização (Aissaqui, Haouari, Hassini, 2007).

Tabela 1. Serviços ofertados pelos Agentes de Carga

Fonte: Lieb e Randall (1999); Larson e Gammelgaard (2001); Lai e Cheng (2004)

De acordo com Andersson e Norrman (2002) as empresas que contratavam serviços logísticos selecionavam os seus fornecedores fundamentados somente pelos custos dos serviços.  Atualmente o custo é apenas uma das variáveis que são examinadas no processo de seleção e/ou contratação. É razoável pressupor que a seleção de um fornecedor é uma decisão tomada em várias variáveis, em geral, considerando os aspectos de custo, qualidade e serviço (Kannan, Govindan, Rajendran, 2014).

Segundo a grande maioria dos pesquisadores, os exportadores e importadores consideram importantes as variáveis para a seleção de um agente de carga relacionadas à confiabilidade e tempo de entrega, enquanto o custo de transporte nem sempre é considerado a mais importante (Kokkinis; Mihiotis; Pappis, 2006).

Crum e Allen (1997) exibiram o resultado de um estudo longitudinal realizado entre os anos de 1990 e 1996 para a indústria de transportes nos Estados Unidos. O alvo do estudo foi sobre as variáveis que desenvolvem as relações inter organizacionais entre os prestadores de serviços de transporte e seus clientes. O estudo sugere que preço é uma variável menos importante do que a confiabilidade na coleta e entrega e tempo de trânsito, enquanto que ao mesmo tempo eles sugerem que serviço internacional e certificação ISO 9000 são as variáveis menos importantes dentre todas.

Estudos contemporâneos ainda apresentam a importância da confiabilidade como uma variável de escolha. As conclusões mais significativas dessas pesquisas são de que os exportadores e importadores usam mais tempo para a escolha do agente de carga e aplicam métodos de escolhas cada vez mais complexos. Regularmente novas variáveis de escolhas são consideradas no processo de seleção, enquanto o custo de transporte não é uma variável decisiva de acordo com a esmagadora maioria das pesquisas (Kokkinis, Mihiotis, Pappis, 2006).

Analisando o preço e/ou custo do transporte em particular, apenas alguns pesquisadores chegaram à conclusão de que o preço e/ou custo é uma variável importante (Kannan, Bose, Kannan, 2011). Murphy, Daley e Hall (1997) constataram que, entre dezoito variáveis de escolha, preço é classificado apenas na décima quarta posição. Pelo contrário, a confiabilidade em relação aos tempos de coleta e entrega em conjunto com tempo de trânsito, aparecem nos primeiros lugares (Crum, Allen, 1997; Larson, Gammelgaard, 2001; Kokkinis, Mihiotis, Pappis, 2006).

É muito interessante confrontar as opiniões dos importadores e/ou exportadores e os agentes de carga relativamente as variáveis de escolha. Segundo um pequeno número de pesquisas realizadas até agora, parece que existe uma desigualdade entre as variáveis quando analisados pela ótica dos importadores e/ou exportadores e dos agentes de carga.

Murphy, Daley e Hall (1997) apresentaram algumas diferenças importantes entre as perspectivas dos importadores e/ou exportadores em comparação com os agentes de carga, das dezoito variáveis avaliados onze deles apresentam diferenças significativas.

Na Tabela 2 são apresentadas as variáveis com os respectivos graus de importância considerados na seleção e/ou contratação de um agente de carga segundo os estudos realizados por Crum e Allen (1997); Everson e Johnson (2000); Larson e Gammelgaard (2001); Kokkinis, Mihiotis e Appis (2006); Premeaux (2007).

Os cincos estudos descritos na Tabela 2 avaliam em conjunto 49 variáveis, com destaque para as variáveis, confiabilidade na coleta, confiabilidade na entrega, confiabilidade no tempo de trânsito.

Tabela 2. Variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um Agente de Carga

Fonte: Crum e Alen (1997); Evers e Johnson (2000); Larson e  Gammelgaard (2001); Kokkinis, Mihiotis e Appis (2006); Premeaux (2007)

3. Metodologia

Como descrito anteriormente o objetivo central deste trabalho é gerar conhecimento teórico por meio de uma avaliação prática sobre as variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga. A fim de avaliar os objetivos apresentado, foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa por meio de um estudo de múltiplos casos, onde a seguinte questão de pesquisa foi considerada: Quais as variáveis consideradas importantes na seleção e/ou contratação de um agente de carga?

Para responder a essa pergunta, investigaram-se as variáveis consideradas importantes na seleção e/ou contratação de quatorze agentes de cargas. O método escolhido foi o estudo de caso, onde a pesquisa foca em questões do tipo "por que / como" e avalia um fenômeno atual, no contexto real e no qual as fronteiras entre ambos não são claras (Yin, 2009). 

A facilidade ao acesso de informações foi o critério para a escolha das respectivas empresas (Marconi, Lakatos, 2010).  Patton (1990) recomenda amostras com conteúdo (purposeful sampling), ou seja, o pesquisador escolhe um caso do qual possa retirar informações relevantes e significativas para o tema pesquisado. Alinhado com essa premissa, foram estipulados dois critérios para a seleção das empresas que iriam compor o estudo de caso: (1) Ser um agente de carga; (2) permitir aos pesquisadores acesso a dados e informações necessários para a realização da pesquisa.

Segundo Kumar (2011) o estudo de caso é do tipo transversal, já que a pesquisa avalia seu objeto de estudo uma única vez no tempo.

Para a obtenção dos dados, aplicou-se um questionário composto por duas partes, a primeira parte é constituída de 08 questões para a caracterização e identificação da empresa, nesta parte foram identificadas o nome da empresa, nome do respondente, função, tempo na função, composição do capital, tempo de atividade da empresa no Brasil, número de funcionários e o faturamento.

Na segunda parte utilizou uma escala likert de 1 – 5 ( 1 – nada importante, 2 – pouco importante, 3- importante, 4 – significativamente importante, 5 – muito importante).

As variáveis utilizadas foram retiradas da revisão da bibliografia, em que se consideraram as quinze principais variáveis para a seleção e/ou contratação de um agente de cargas de pesquisas realizadas anteriormente (Crum, Allen, 1997; Evers, Johnson, 2000; Larson, Gammelgaard, 2001; Kokkinis, Mihiotis, Pappis, 2006; Premeaux, 2007), que combinados totalizam 28 variáveis para a pesquisa.

No questionário existia ainda uma pergunta dissertativa onde o respondente poderia informar outras variáveis consideradas importantes na seleção e/ou contratação de um agente de carga que não foram contemplados nas variáveis listadas inicialmente.

4. Estudo de casos e resultados

O instrumento de pesquisa foi enviado para quatorze agentes de carga via email, e posteriormente realizado contato telefônico, para detalhar prováveis duvidas durante o processo de preenchimento do questionário.  Os questionários foram respondidos e devolvidos no período de duas semanas.

De acordo com Murphy e Daley (2001) a indústria do agenciamento de cargas é composta em sua maioria por pequenas empresas, geralmente com menos de 50 trabalhadores o que foi confirmado na presente pesquisa em que 64% dos agentes de carga possuem de 11 a 40 funcionários conforme detalhado na Tabela 3.

Tabela 3. Nº de empregados

Fonte: O próprio autor

Os nove agentes de carga caracterizados como pequena empresa, conforme critério de Murphy e Daley (2001), as empresas desse grupo faturaram em 2014 menos de 49 milhões de reais, conforme informações adicionais da Tabela 4.

Tabela 4. Faturamento em Milhões de Reais / Ano de 2014

Fonte: O próprio autor

Onze agentes de carga possuem capital 100 % nacional e apenas três agentes de carga capital estrangeiro. O tempo médio de operação no Brasil das empresas mencionadas nesta pesquisa é de aproximadamente vinte e um anos.

Dos quatorze questionários obtidos cinco foram respondidos por diretores de vendas, quatro por executivos de vendas, três por gerentes de vendas, um por administrador de vendas e um por um supervisor de vendas. O grupo de gerentes de vendas é o com mais tempo na função conforme detalhado na Tabela 5.

Tabela 5. Perfil dos profissionais respondentes

Fonte: O próprio autor

A ordem em que as variáveis de seleção e/ou escolha são listadas é ordenada na importância média dada pelos agentes de carga para cada variável separadamente. Este método tem sido aplicado no passado na maioria dos estudos para avaliação das variáveis em uma escala de um a cinco, de forma a comparar resultados (EVERS; JOHNSON, 2000; LARSON; GAMMELGAARD, 2001; KOKKINIS; MIHIOTIS; PAPPIS, 2006; PREMEAUX, 2007).

A questão de pesquisa que foi apresentada aos agentes de carga no presente estudo foi avaliar as variáveis que são importantes para que sejam escolhidos no processo de seleção e/ou contratação. Os resultados dessa avaliação são apresentados na Tabela 6. Esta tabela mostra o valor médio e o desvio-padrão para cada variável obtida pelas quatorze empresas participantes, utilizando um sistema de priorização de um a cinco (uma para o menos importante e cinco para o mais importante).

Conforme detalhado anteriormente, os agentes de carga avaliam confiabilidade em relação ao tempo de coleta e entrega de produtos em conjunto com o tempo de trânsito como as variáveis mais importantes para a sua seleção e/ou escolha. A pesquisa realizada por Crum e Allen (1997); Larson e Gammelgaard (2001); Kokkinis, Mihiotis e Pappis (2006) levam à mesma conclusão.

Isso acontece porque a confiabilidade dos serviços prestados é primordial para os clientes dos importadores e/ou exportadores para a preservação de sua competitividade. Isto indica que a confiabilidade dos agentes de carga reflete a confiabilidade dos seus clientes (KOKKINIS; MIHIOTIS; PAPPIS, 2006).

Tabela 6 – Variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga

Fonte: O próprio autor

Outra variável que se evidencia na percepção dos agentes de cargas brasileiros é a qualidade do serviço ofertado aos clientes, que surge na segunda posição em conjunto com confiabilidade no tempo de trânsito. Ainda que a qualidade do serviço seja considerada significativamente importante, variáveis que sustentem a garantia da qualidade do serviço como programas formais de qualidade e certificação ISO 9000 aparecem nas 17ª posição e 25ª posição respectivamente, sendo a última variável citada como pouco importante. Outros estudos realizados anteriormente já abordavam a baixa importância de programas formais de qualidade e ISO 9000 para agentes de cargas (CRUM ALLEN, 1997; LARSON; GAMMELGAARD, 2001).

A variável agilidade dos embarques aparece na 4ª posição e está relacionada com a confiabilidade de coleta e entrega.  A variável comunicação aparece na 5ª posição. É uma variável que afunila a relação entre o agente de carga e o cliente auxiliando para a melhoria dos serviços prestados, especialmente por causa da troca direta e válida de informação e aconselhamento entre as duas partes sobre os requisitos específicos do transporte.

A estabilidade financeira dos agentes de carga é a próxima variável listada. A saúde financeira de um agente de carga pode garantir a boa execução do transporte e favorecer o crescimento de uma colaboração estreita e de longa duração. Por outro lado, entregar o transporte para um agente de carga que enfrenta dificuldades financeiras podem levar a problemas não previstos, como a utilização de transportadores não confiáveis, atrasos e até mesmo a retenção da mercadoria por terceiros (KOKKINIS; MIHIOTIS; PAPPIS, 2006).

O preço e/ou custo é apenas o sétimo na lista. Os clientes dos agentes de carga procuram menores preços de transporte, a fim de manter as suas vantagens competitivas. Os preços baixos são muito importantes, particularmente quando o valor da mercadoria é pequeno em relação com o seu peso, como um pequeno aumento nos custos de transporte pode afetar as margens de lucro. Os preços baixos são ainda mais importantes quando os agentes de carga agem em um mercado competitivo, ou quando eles não são diferenciados em seus serviços.

As variáveis menos importantes para a seleção e/ou contratação de um agente de carga é o tamanho do agente de cargas (26 ª posição), registro de segurança do agente de carga (27 ª posição) e disposição para prestar serviços sob contrato (28 ª posição).

Referente às variáveis adicionais consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga é destacado a importância do conhecimento técnico dos funcionários de um agente de carga e a importância da utilização de ferramentas de comunicação online que de acordo com os agentes de carga podem substituir a utilização do EDI, variável esta que neste estudo ficou apenas na 22ª posição. Na pesquisa realizada por Murphy e Daley (2001), a variável utilização de EDI também obteve pouca importância resultante de uma informatização nos meios de comunicação em especial a internet.

5. Conclusões e considerações finais.

Esta pesquisa apresenta a importância das variáveis de seleção e/ou escolha pela ótica do agente de carga brasileiro.  Os agentes de carga avaliados são empresas pequenas com menos de 50 funcionários e faturamento inferior a 49 milhões de reais, são empresas compostas em sua grande maioria de capital nacional e estão no mercado há aproximadamente 21 anos.

Esta pesquisa conclui que as empresas de agenciamento de carga brasileiras acreditam que as variáveis, confiabilidade no tempo de coleta e entrega, confiabilidade no tempo de trânsito e qualidade são mais importantes para os seus clientes do que  variáveis tradicionalmente importantes como custo e/ou preço.

Este trabalho exibe um quadro geral para os agentes de cargas brasileiros e oferece informações de negócios relevantes. Ademais, todas as respostas e os resultados atingidos a partir do questionário foram explanados e confrontados com resultados de pesquisas precedentes. Contudo, existem várias questões que devem ser investigadas.

Como sugestões de trabalhos futuros, devem-se analisar em detalhes as variáveis de seleção e/ou escolha empregados por aqueles que contratam os serviços fornecidos pelos agentes de carga brasileiros. Assim, será possível estabelecer se os agentes de carga brasileiros conhecem as necessidades e requisições dos seus clientes. Será interessante verificar se os serviços oferecidos pelos agentes de carga segundo a literatura mencionada na presente pesquisa são disponibilizados pelos agentes de carga brasileiros.

Este trabalho possui algumas limitações, vale destacar que o mesmo se trata de um estudo de múltiplos casos, onde as evidências aqui encontradas não podem ser generalizadas. Na amostra estudada existem empresas de pequeno e grande porte e no presente trabalho não foram consideradas as possíveis diferenças e influência das diferenças nas percepções dos agentes de carga.

Referências Bibliográficas

AISSAOUI, N.; HAOUARI, M.; HASSINI, E. Supplier selection and order lot sizing modeling: A review. Computers & operations research, v. 34, n. 12, p. 3516-3540, 2007.

ANDERSSON, D.; NORRMAN, A. Procurement of logistics services—a minutes work or a multi-year project? European Journal of Purchasing & Supply Management, v. 8, n. 1, p. 3-14, 2002.

CRUM, M. R.; ALLEN, B. J. A longitudinal assessment of motor carrier-shipper relationship trends, 1990 vs. 1996. Transportation Journal, p. 5-17, 1997.

DAUGHERTY, P.J.; STANK, T. P.; ROGERS, D. S. Third‐party logistics service providers: purchasers' perceptions. International Journal of Purchasing and Materials Management, v. 32, n. 1, p. 23-29, 1996.

EVERS, P. T.; JOHNSON, C. J. Performance perceptions, satisfaction, and intention: The intermodal shipper's perspective. Transportation Journal, p. 27-39, 2000.

FIATA. Freight forwarders adopt an official description of "freight forwarding and logistics servi­ces". 2004. Disponível em: http://www.fiata.com/uploads/media/CL0406_04.pdf. Último acesso em: 01/03/2015.

KANNAN, D.; GOVINDAN, K.; RAJENDRAN, S. Fuzzy Axiomatic Design approach based green supplier selection: a case study from Singapore. Journal of Cleaner Production, 2014.

KANNAN, D.; KHODAVERDI, R.; OLFAT, L.; JAFARIAN, A.; DIABAT, A. Integrated fuzzy multi criteria decision making method and multi-objective programming approach for supplier selection and order allocation in a green supply chain. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 355-367, 2013.

KANNAN, V.; BOSE, S.K.; KANNAN, N. G. An evaluation of ocean container carrier selection criteria: an Indian shipper's perspective. Management Research Review, v. 34, n. 7, p. 754-772, 2011.

KOKKINIS, G.; MIHIOTIS, A.; PAPPIS, C. P. Freight forwarding in Greece: Services provided and choice criteria. EuroMed Journal of Business, v. 1, n. 2, p. 64-81, 2006.

KUMAR, R. Research methodology – a step-by-step guide for beginners. 3. ed. London: Sage, 2011.

LAI, K.H; CHENG, T.C.E. A study of the freight forwarding industry in Hong Kong. International Journal of Logistics Research and Applications, v. 7, n. 2, p. 71-84, 2004.

LARSON, P. D.; GAMMELGAARD, B. Logistics in Denmark: a survey of the industry. International Journal of Logistics, v. 4, n. 2, p. 191-206, 2001.

LI, Y.; TAO, Y.; WANG, F. A compromised large-scale neighborhood search heuristic for capacitated air cargo loading planning. European Journal of Operational Research, v. 199, n. 2, p. 553-560, 2009.

LIEB, R.C.; RANDALL, H. L. 1997 CEO perspectives on the current status and future prospects of the third party logistics industry in the United States. Transportation Journal, p. 28-41, 1999.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MURPHY, P. R.; DALEY, J. M. Profiling international freight forwarders: an update. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 31, n. 3, p. 152-168, 2001.

MURPHY, P. R.; DALEY, J. M.; HALL, P. K. Carrier selection: do shippers and carriers agree, or not?. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 33, n. 1, p. 67-72, 1997.

PATTON, M.Q. Qualitative evaluation and research methods.  Newbury Park, CA: Sage, 1990.

PREMEAUX, S. R. Motor carriers'and shippers'perceptions of the carrier choice decision. Journal of the Transportation Research Forum, v. 46, n. 3, p. 5-12, 2007.

YIN, R.K. Case study research: design and methods, 4th ed. Newbury Park, CA: Sage, 2009.


1. Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação, marcio_vs@hotmail.com
2. Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação, rvanalle@uni9.pro.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 18) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]