Espacios. Vol. 37 (Nº 16) Año 2016. Pág. 2

Eficiência e eficácia na agropecuária: um levantamento sobre a produção científica na base do Scopus

Efficiency and effectiveness in agriculture: a study on the scientific production in the Scopus database

Nelson Guilherme Machado PINTO 1; Daniel Arruda CORONEL 2

Recibido: 18/02/16 • Aprobado: 23/03/2016


Contenido

1. Introdução

2 Referencial teórico

3 Procedimentos metodológicos

4 Análise e discussão dos resultados

5 Considerações finais

Referências


RESUMO:

O objetivo deste estudo consiste em explorar a produção científica da eficiência e eficácia na atividade agropecuária na área de Administração, Contabilidade e Economia, por meio de uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, no período de 1995 a 2014. Com relação aos principais resultados da análise bibliométrica verificou-se que há mais pesquisas relacionadas à eficiência do que à eficácia no contexto da agropecuária, há uma hegemonia dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha como países de referência nos dois tópicos e há pouca relevância de países latino-americanos com pesquisas na área.
Palavras-chave: Bibliometria; Eficiência; Eficácia; Agropecuária; Scopus.

ABSTRACT:

The objective of this study is to explore the scientific production in the areas of Administration, Accounting and Economics, regarding the efficiency and effectiveness of the agricultural activity, through a bibliometric research in the Scopus database, from 1995 to 2014. In relation to the main results of the bibliometric analysis, it is noteworthy that there are more researches related to efficiency than to effectiveness in the agricultural context, there is a hegemony of the United States, the United Kingdom and Germany as reference countries in both topics, also the Latin American countries are not very relevant on researches in this area.
Keywords: Bibliometrics; Efficiency; Efficiency; agriculture; Scopus.

1. Introdução

Em cenários com cada vez maiores níveis de complexidade como atualmente, é de suma importância aperfeiçoar processos a fim de se obter melhores desempenhos e resultados. Para isso ocorrer, torna-se fundamental apresentar metodologias específicas que consigam medir resultados e desempenho com fins de monitoramento e correções (FIGUEIREDO; MELLO, 2009). Porém, o que se verifica é que existe uma grande dificuldade, em um contexto organizacional, na avaliação de projetos, ações ou processos. Há mais dificuldade ainda em se adotar critérios a fim de avaliar questões de eficiência e eficácia.

Apenas compreender a eficiência ou eficácia separadamente não é o suficiente. Isso porque ambos os conceitos estão estreitamente relacionados, sendo possível, em muitos casos, estabelecer relações de causa e efeito. Contudo, a distinção entre esses dois termos é muito difícil de ser realizada (GUZMÁN, 2003). Prova disso é que, até pouco tempo atrás, eficácia e eficiência eram consideradas praticamente palavras sinônimas (SIMON, 1994). Eficiência e eficácia constituem, ao lado de outros aspectos, os reguladores do progresso na pesquisa em Administração (NASCIMENTO, 2008). Portanto, estudos que permeiem esses dois tópicos aplicados em alguma realidade terão como objetivo contribuir para avanços em questões administrativas, visto que, segundo Nascimento (2008), o aumento da eficiência e da eficácia são objetivos básicos de qualquer pesquisa em Administração.

Há um dilema no tratamento de aspectos de eficiência e eficácia. A maior parte da literatura acadêmica trata eficiência e eficácia sem antes definir de forma mais clara esses conceitos (PHELAN, 2005). Assim, muita confusão pode ser feita na análise desses termos e há, portanto, uma necessidade de melhorar a compreensão dos papéis e funções da eficiência e eficácia (MOUZAS, 2006).

Os dois conceitos fundamentais de eficiência e eficácia são aplicáveis em qualquer atividade humana e de trabalho conforme afirma Phelan (2005). Contudo, de acordo com o mesmo autor, raramente esses dois conceitos são tratados empiricamente, colocando uma séria restrição na capacidade de discutir e entender questões relacionadas a esses aspectos.

Essa discussão pode ser analisada na ótica da atividade agropecuária devido à importância dessa atividade para a economia de alguns países, principalmente em aspectos de geração de renda e emprego, é fundamental conhecer os fatores determinantes dessa atividade. Isso porque, além da importância econômica, esses fatores determinantes impactam em questões sociais e políticas, e o seu conhecimento fornece vantagens competitivas para os tomadores de decisões (COSTA et al., 2013).

      Além disso, grande parte dos estudos econômicos e empresariais aborda questões de eficiência, mas negligencia aspectos referentes à eficácia (MOUZAS, 2006). Uma análise empírica na literatura acadêmica demonstra que o foco da maioria dos estudos está relacionado às questões de eficiência, ignorando os aspectos relacionados à eficácia (KUMAR; GULATI, 2009). A partir disso, o presente estudo trabalha com a premissa teórica de que de uma maneira geral existem mais pesquisas relacionadas a eficiência do que a eficácia em qualquer contexto de análise, inclusive na agropecuária.

O presente estudo procura contribuir para a temática da eficiência e da eficácia na atividade agropecuária, tendo como objetivo explorar a produção científica desse tópico na área de Administração, Contabilidade e Economia, por meio de uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, no período de 1995 a 2014. Como objetivos específicos, o presente estudo procura verificar as características gerais das publicações na área e explicitar brevemente o conteúdo dos artigos mais citados dentro dessa temática.

Com a finalidade de atingir tais objetivos, o presente artigo está estruturado, além desta introdução, em quatro seções. Na segunda seção, é apresentado o referencial teórico; na seção seguinte, os procedimentos metodológicos utilizados; na quarta seção, os resultados são analisados e discutidos e, por último, são apresentadas as considerações finais do trabalho.

2. Referencial teórico

2.1 Eficiência e Eficácia

A eficiência é uma abordagem utilizada a fim de indicar que uma organização utiliza de forma produtiva ou econômica os seus recursos. Dessa forma, esse conceito está muito ligado aos meios que uma organização irá se utilizar para alcançar os seus resultados. Nesse caso, quanto mais eficiente é uma organização, maior será o grau de produtividade ou economia na utilização de recursos (MOUZAS, 2006; OZCAN, 2014).

A definição de eficiência é estabelecida pela relação que há entre as entradas (inputs) de bens e serviços consumidos e as saídas (outputs), que são os resultados finais oriundos de um processo organizacional. A eficiência de uma atividade está muito ligada à sua produtividade, pois este conceito está atrelado à situação complexa que envolve o processo de conversão de entradas em saídas. Como o foco da eficiência é nessa relação entre inputs-outputs, há a implicação da eliminação dos desperdícios e consumos desnecessários a fim de racionalizar os recursos (GUZMÁN, 2003; MIHAIU; OPREANA; CRISTESCU, 2010).

Diante desse contexto, a eficiência relaciona-se aos meios e métodos utilizados. Esse conceito utiliza a ideia de fazer as ações, atividades ou processos da melhor forma, isto é, escolher os meios adequados e fazê-los corretamente. Portanto, a eficiência pode ser conseguida maximizando resultados de uma ação em relação aos recursos que foram utilizados (PHELAN, 2005; BILOSLAVO; BAGNOLI; FIGELJ, 2013).

A eficácia é um tratamento utilizado com a finalidade de indicar que uma organização realizou seus objetivos. Este conceito está mais orientado, portanto, ao alcance de resultados. A partir disso, quanto mais alto o grau de alcance dos objetivos, mais a organização é eficaz (MOUZAS, 2006).

A definição de eficácia tem a sua relação intimamente ligada aos resultados (outputs) e aos objetivos alcançados a partir de um processo. Mesmo que resultados importantes sejam alcançados, a eficácia só será considerada quando os objetivos forem realizados. Portanto, a eficácia está ligada aos resultados, mas, principalmente, ao cumprimento de objetivos originados desses resultados (GUZMÁN, 2003).

Diante desse contexto, a realidade agropecuária pode ser um possível cenário analisado no que se refere a aspectos de eficiência e eficácia. Isso porque a atividade agropecuária é considerada eficaz quando alcança o resultado desejado. A partir disso, a maximização dos resultados dessa atividade em termos de produção e da melhor utilização do meio ambiente é o potencializador das questões de eficácia. Já a eficiência da atividade agropecuária refere-se à utilização dos meios rurais e de produção da maneira mais rentável e competitiva possível, isto é, o tratamento e a disponibilização dos meios adequados para o sucesso da atividade (CERDÁ, 2003).

2.2 Dimensões da agropecuária

A atividade agropecuária tem um papel importante no desenvolvimento econômico e industrial de vários países (SMITH, 1968; RICARDO, 1982). O desenvolvimento da atividade agropecuária é uma condição necessária para o desenvolvimento da atividade industrial e o crescimento econômico de um país (ALBUQUERQUE; NICOL, 1987).

A partir disso, a atividade agropecuária depende de vários fatores que são externos ao controle das firmas, sendo que várias questões ambientais como, por exemplo, o meio físico, o clima, o solo e a pluviosidade, influenciam a produção e produtividade agropecuárias. As questões de desempenho da atividade agropecuária como a eficiência e a eficácia, não são resultados apenas de fatores controláveis pelos produtores como terra, capital e trabalho. Na realidade, as condições ambientais como clima e solo, por exemplo, fazem essa atividade ficar submetida a restrições ambientais, sendo que os aspectos controláveis tentam compensar essas restrições em aspectos de desempenho (CAMPOS; COELHO; GOMES, 2012).

Assim, a atividade agropecuária pode ser definida como a função de diversas variáveis de interação do ser humano, recursos naturais e aspectos tecnológicos. Atualmente, muitas das questões relacionadas ao desempenho da atividade agropecuária são potencializadas pelos recursos tecnológicos (CERDÁ, 2003).

Diante da relevância da agropecuária para a economia de muitas regiões, é fundamental conhecer algumas dimensões que envolvem essa atividade. A partir disso, os fatores determinantes da agropecuária podem estar relacionados a questões econômicas do período de análise, de investimento público, de qualidade de vida da região, de condições para a realização da atividade agropecuária, de aspectos relacionados a financiamentos da atividade e condições de consumo dos produtos dessa atividade bem como do meio ambiente ao seu redor (COSTA et al., 2013).

Ademais, o desenvolvimento da atividade agropecuária passa também por uma boa gestão dos recursos naturais ao seu redor, sendo esse outro fator determinante para essa atividade. Dessa forma, um meio ambiente em boas condições possui a relevância em aspectos essenciais do desenvolvimento da atividade como, por exemplo, utilização da água com boa qualidade e da terra em boas condições (ADEGBOYE; HAQ, 1974).

Além disso, é válido destacar que as melhores condições gerais de uma localidade, isto é, maiores níveis de desenvolvimento também são um dos determinantes da atividade agropecuária. Isso porque, quando um setor ou atividade se desenvolve, diferentes setores da economia são impactados, refletindo-se em diversas camadas da sociedade e fazendo progredir outros setores, gerando, portanto, um ciclo de desenvolvimento positivo (COSTA et al., 2012). Ademais, é válido destacar que as diversas dimensões que envolvem a atividade agropecuária também ganham importância na medida em que são estudados em localidades onde essa atividade possui papel de relevância no contexto de desenvolvimento da sociedade local.

3. Procedimentos metodológicos

Este estudo utilizou-se de uma técnica indireta de tratamento de dados, visto que, a partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas as análises do estudo. Quanto à sua natureza, a pesquisa apresenta um caráter aplicado a fim de adquirir conhecimentos para aplicação em um tema específico (MARCONI; LAKATUS, 2005). Ademais, a pesquisa caracteriza-se pelo cunho exploratório, pois procura estabelecer uma maior familiaridade e percepção para com o tema (GIL, 2010). Nesse sentido, foi realizado um levantamento de estudos que abordaram questões relacionadas as questões de eficiência e eficácia dentro da realidade agropecuária.

A escolha da base de dados Scopus deve-se a esta ser a maior base de dados de resumos e citações científicas revisadas por pares, além de possuir ferramentas inteligentes para acompanhar, analisar e visualizar pesquisas. A base da Scopus possui mais de 50 milhões de registros, 20 mil periódicos revisados por pares, 5 mil editoras internacionais e 545 milhões de resultados científicos da web (ELSEVIER, 2015).

Referente ao procedimento metodológico, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliométrica, utilizando as palavras efficiency e effectiveness e cruzando com a expressão agri* na base de dados Scopus, no período de 1995 a 2014. A bibliometria é uma atividade científica ou técnica que aplica métodos estatísticos e matemáticos sobre o conjunto de publicações e referências bibliográficas. Além disso, essa técnica permite o conhecimento do estágio de uma pesquisa, determinando em que estágio um tema encontra-se em uma determinada área (ROSTAING, 1997; MACEDO, CASA NOVA; ALMEIDA, 2009).

A presente pesquisa foi dividida em três etapas, conforme Figura 1:

Figura 1–Etapas da pesquisa bibliométrica
Fonte: Elaborado pelos autores

Diante desse contexto, na etapa 1, a pesquisa dos termos eficiência e eficácia (em inglês efficiency e effectiveness, respectivamente) foi realizada de forma separada e cruzada com a expressão agri*. Esta palavra foi colocada dessa forma a fim de que fossem registradas todas as palavras que possuem esse radical, como agricultura, agropecuária e agronegócio (do inglês agriculture, agricultural e agribusiness, respectivamente). Na etapa posterior, houve uma filtragem dos trabalhos pelas áreas temáticas de Administração, Economia e Contabilidade. Por fim, por meio da etapa 3, houve uma caracterização geral dos trabalhos encontrados, isto é, informações sobre ano das publicações, países, instituições, periódicos e autores dos artigos encontrados. Posteriormente, foi realizada uma análise mais aprofundada dos três artigos com maior número de citações no período de análise.

4. Análise e discussão dos resultados

4.1 Estudos de Eficiência

A pesquisa na plataforma Scopus, a partir da inserção dos tópicos efficiency e agri*, apresentou um resultado de 1371 trabalhos acadêmicos encontrados, a partir de um filtro dentro das áreas de interesse de estudo, ou seja, Administração, Gestão, Contabilidade, Economia, Econometria e Finanças. Assim, as análises foram realizadas sobre os 1371 artigos encontrados dentro das áreas temáticas pré-determinadas, caracterizando a evolução quantitativa da produção científica sobre eficiência no contexto da agropecuária entre o período de 1995 a 2014, por meio dos seguintes aspectos: ano, periódico, autores, instituições e países.

A Figura 2 permite visualizar a evolução do número de publicações de 1995 a 2014.

Figura 2 - Ano das publicações dos artigos de eficiência.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Nota-se, na última década, um aumento no número de trabalhos publicados com a temática pesquisada, principalmente a partir de 2006, quando todos os anos ficaram acima dos 60 trabalhos publicados. Mediante a análise temporal, verifica-se que as publicações vão aumentando ainda mais a partir de 2008. Esse resultado pode estar relacionado com os efeitos da Crise do Subprime iniciada em 2007, tornando-se sistêmica a partir de 2008 (TORRES FILHO, 2008; BRAGA, 2009). A crise deu maior visibilidade para os assuntos relacionados a fatores de desempenho como a eficiência, por exemplo, devido à retração da demanda de vários setores produtivos.

A Figura 3 demonstra os periódicos com maior número de publicações dentro dessa temática.

Figura 3 - Periódicos das publicações dos artigos de eficiência.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Os quatro periódicos com maior número de publicações são o Agricultural Economics, o American Journal of Agricultural Economics, o Australian Journal and Resource Economicse o Journal of Agricultural Economics, com 126, 121, 62 e 55 artigos, respectivamente, publicados no período. Os escopos dessas revistas estão ligados a temáticas agropecuárias e a enfoques econômicos, estando adequados à realidade dos estudos em eficiência que abordam questões econômicas e empresariais (MOUZAS, 2006).

A Figura 4 apresenta distribuição por publicações em relação aos autores.

Figura 4 - Autores das publicações dos artigos de eficiência.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Verifica-se a distribuição relativamente homogênea entre os cinco principais autores da temática em questão, destacando-se Colin Thirtle, com 13 artigos publicados dentro da temática pesquisada nos últimos 20 anos. Com Ph.D pela Columbia University em Economia, Thirtle é professor do departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas pela Imperial College London do Reino Unido e pela University of Pretoria na África do Sul.

A Figura 5 apresenta o número de publicações, no período analisado, conforme as instituições responsáveis/financiadoras por cada um dos trabalhos.

Figura 5 - Instituições responsáveis pelas publicações dos artigos de eficiência.
Fonte: Elaborado pelos autores.

A partir da Figura 5, nota-se que a principal instituição responsável pelas publicações dos artigos de eficiência no contexto agropecuário, isto é, a Wageningen University and Research Centre, com 36 artigos publicados, é de origem holandesa. Além disso, com relação às instituições acadêmicas, nota-se a presença de duas universidades americanas, a University of California (UC) Davis e a Iowa State University, e uma universidade australina, a University of Queensland, como principais instituições responsáveis pelas publicações dos artigos de eficiência.

Ademais, é pertinente destacar a presença de duas instituições que não são universidades dentro das instituições com maior número de publicações, demonstrando o interesse e o viés de mercado da eficiência aplicado no contexto agropecuário. Assim, o Banco Mundial apresenta-se em segundo lugar, com 33 publicações no período de análise, e o International Food Policy Research Institute, em quarto lugar, com 26 publicações que justificam o viés de mercado dessa temática.

Com relação a essa caracterização inicial, a Figura 6 apresenta o número de publicações por países.

Figura 6 - Países das publicações dos artigos de eficiência.
Fonte: Elaborado pelos autores.

A partir da Figura 6, nota-se um amplo domínio das publicações de origem americana. Além disso, Reino Unido, Austrália e Alemanha, juntamente com os Estados Unidos, apresentam mais de 50% do número de publicações encontradas, demonstrando o domínio dessas quatro regiões dentro do tópico pesquisado. Por fim, é válido destacar a posição de pouco destaque dos países latino-americanos dentre os países com maior número de publicações nos tópicos pesquisados. O Brasil é o primeiro país da região em número de publicações, com 26 publicações e ocupando o décimo sétimo lugar no ranking de publicação por países. Cabe salientar, portanto, que as pesquisas acadêmicas de latino-americanos nessa área apresentam-se de forma incipiente dentro de um contexto global.

A Tabela 1 demonstra os artigos com maiores números de citações na pesquisa realizada referente à eficiência.  

Tabela 1 - Artigos de eficiência com maior número de citações

Artigos mais citados

Nº de citações

Gender, agricultural production, and the theory of the household

Por: Udry, C.

Publicado em: Journal of Political Economy 104 (5), pp. 1010-1046, 1996.

230

Gold into base metals: Productivity growth in the People's Republic of China during the reform period

Por: Young, A.

Publicado em: Journal of Political Economy 111 (6), pp. 1220-1261, 2003.

169

Metafrontier frameworks for the study of firm-level efficiencies and technology ratios

Por: O'Donnell, C. J., Rao, D. S. P., Batlese, G. E.

Publicado em: Empirical Economics 34 (2), pp. 231-255, 2008.

141

Integrated economic-hydrologic water modeling at the basin scale: The Maipo river basin

Por: Rosegrant, M. W., Ringler, C., McKinney, D. C., Keller, A., Donoso, G.

Publicado em: Agricultural Economics 24 (1), pp. 33-46, 2000.

131

Empowerment and efficiency: Tenancy reform in West Bengal

Por: Banerjee, A. V., Gertler, P. J., Ghatak, M.

Publicado em: Journal of Political Economy 110 (2), pp. 239-280, 2002.

130

Bringing Water Markets Down to Earth: The Political Economy of Water Rights in Chile, 1976-95

Por: Bauer, C. J.

Publicado em: World Development 25 (5), pp. 639-656, 1997.

119

The Atlas of humam African trypanosomiasis: A contribution to global mapping of neglected tropical diseases

Por: Simarro, P. P., Cecchi, G., Paone, M., Mattionli, R. C., Jannin, J. G.

Publicado em: International Journal of Health Geographics 57 (9), pp. 11-18, 2010.

116

Climate change impacts on irrigation water requirements: Effects of mitigation, 1990-2080

Por: Fischer, G., Tubiello, F. N., Van Velthuizes, H., Wiberg, D. A.

Publicado em: Technological Forecasting and Social Change 74 (7), pp. 1083-1107, 2007.

113

Agricultural crop-based biofuels – Resource efficiency and environmental performance including direct land use changes

Por: Börjesson, P., Tufvesson, L. M.

Publicado em: Journal of Cleaner Production 19 (2-3), pp. 108-120, 2011.

110

Identification of factors which influence the technical inefficiency of Indian farmers

Por: Coelli, T., Battese, G.

Publicado em: Australian Journal of Agricultural and Resource Economics 40 (2), pp. 103-128, 1996.

102

Fonte: Elaborado pelos autores.

De uma forma geral, o número de citações revela o quanto um artigo pode ser relevante para a evolução de uma determinaria área de estudos, tendo em vista que outros autores estão utilizando um mesmo artigo para contribuir para o estado da arte de um tema. A partir disso, foram destacados os três artigos com maiores números de citações com relação à eficiência no contexto agropecuário.

Observando os trabalhos com maior número de citações, o estudo de Udry (1996) apresentou 230 citações, número muito superior ao dos demais trabalhos. Pode-se afirmar que o trabalho de Udry (1996) aborda a eficiência no contexto agropecuário por meio das diferenças de gênero. A partir disso, o estudo procura verificar a alocação do trabalho agrícola em um contexto africano, levando em conta as diferenças de gênero, isto é, se o controle familiar é exercido por homem ou mulher. O trabalho contesta a hipótese de que a alocação de recursos produtivos dentro das famílias, no contexto agropecuário, é eficiente e propõe um modelo teórico a fim de analisar melhor essas questões. A partir disso, o trabalho possui caráter inovador, abrindo as discussões dentro do contexto de eficiência na atividade agropecuária, relacionado principalmente ao contexto familiar.

O trabalho com 169 citações, o segundo mais citado, de Young (2003), apresenta uma discussão acerca da produtividade da economia chinesa no decorrer do tempo. Na verdade, eficiência e agropecuária não são os principais focos do trabalho, sendo dada ênfase para os fatores não agrícolas que ajudaram a impulsionar a economia chinesa. Entretanto, Young (2003) considera que o crescimento da produtividade, que foi alto, não é apenas originado dos fatores não agrícolas, sendo os ganhos na agricultura responsáveis pelo aumento da eficiência da economia da China.

O estudo de O'Donnell, Rao e Batlese (2008), com 141 citações, situa-se em terceiro lugar e é o que mais se aproxima da ideia de estudos de eficiência no contexto agropecuário. Tratando de forma aprofundada o conceito de eficiência, O'Donnell, Rao e Batlese (2008) utilizam a Análise Envoltória de Dados (DEA) para abordar o conceito de metafronteira, isto é, determinar aspectos de eficiência, e apresentam modelos possíveis de estimação dessas questões. Posteriormente, o trabalho permitiu uma aplicação prática desses modelos nos setores agrícolas de diversos países presentes nos mais variados continentes.

4.2 Estudos de Eficácia

A pesquisa na plataforma Scopus, com a inserção dos tópicos effectiveness e agri*, apresentou um resultado de 396 trabalhos acadêmicos encontrados, a partir de um filtro dentro das áreas de interesse de estudo, ou seja, Administração, Gestão, Contabilidade, Economia, Econometria e Finanças. Assim, as análises foram realizadas sobre os 396 artigos encontrados dentro das áreas temáticas pré-determinadas, caracterizando a evolução quantitativa da produção científica entre eficiência no contexto da agropecuária entre o período de 1995 a 2014 por meio dos seguintes aspectos: ano, periódico, autores, instituições e países.

A Figura 7 permite visualizar a evolução do número de publicações de 1995 a 2014.

Figura 7 - Ano das publicações dos artigos de eficácia.
Fonte: Elaborado pelos autores.

A partir da Figura 7, verifica-se que, na última década, houve um crescente número de trabalhos publicados com a temática pesquisada, principalmente, depois de 2008, pois, em todos os anos a partir desse, houve um número maior que vinte e quatro publicações/ano. Esse resultado corrobora a mesma situação do item anterior sobre eficiência, pois os efeitos da Crise do Subprime, expandidos a partir 2008, possibilitaram uma maior visibilidade para os assuntos relacionados a fatores de desempenho como a eficácia.

A Figura 8 demonstra os periódicos com maior número de publicações dentro desta temática.

Figura 8 - Periódicos das publicações dos artigos de eficácia.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Os quatro periódicos com maior número de publicações são o Ecological Economics, o American Journal of Agricultural Economics,o  Agricultural Economics e o Food Policy, com 29, 26, 19 e 15 artigos, respectivamente, publicados no período. Nota-se semelhança com os resultados encontrados referentes à eficiência, inclusive com alguns dos mesmos periódicos encontrados na análise anterior, cujas revistas estão ligadas a temáticas agropecuárias e enfoques econômicos.

A Figura 9 apresenta distribuição por publicações em relação aos autores.

Figura 9 - Autores das publicações dos artigos de eficácia.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Por meio da análise de autores, verifica-se a distribuição relativamente homogênea entre os principais autores da temática em questão, destacando-se Oliver Musshoff, com 6 artigos publicados dentro da temática pesquisada nos últimos 20 anos. Musshof possui Ph.D pela Universidade de Berlim em Economia Agrícola e é professor do departamento de Economia Agrária e Desenvolvimento Rural pela Universitat Goettingen da Alemanha.

A Figura 10 apresenta o número de publicações no período analisado conforme as instituições responsáveis/financiadoras por cada um dos trabalhos.

Figura 10 - Instituições responsáveis pelas publicações dos artigos de eficácia.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Por meio da Figura 10, nota-se que a principal instituição responsável pelas publicações dos artigos de eficiência no contexto agropecuário é, novamente, como no caso da eficiência, a Wageningen University and Research Centre, instituição de origem holandesa com 16 artigos publicados. Além disso, com relação às instituições acadêmicas, nota-se a presença de duas universidades americanas, a UC Davis e a Texas A and M University, uma universidade australiana, a University of Weterns Australia e uma universidade alemã, a Universitat Gottingen, como principais instituições responsáveis pelas publicações dos artigos de eficácia.

Ademais, é pertinente destacar a presença novamente de uma instituição que não é uma universidade dentro das instituições com maior número de publicações, demonstrando o interesse e o viés de mercado da eficácia aplicado no contexto agropecuário. Assim, em segundo lugar, encontra-se o International Food Policy Research Institute, com 26 publicações que justificam o viés de mercado dessa temática.

Com relação a essa caracterização inicial, a Figura 11 apresenta o número de publicações por países.

Figura 11 - Países das publicações dos artigos de eficácia.
Fonte: Elaborado pelos autores.

Na Figura 11, verifica-se um amplo domínio das publicações de origem americana. Além disso, Reino Unido, Holanda e Alemanha, juntamente com os Estados Unidos, apresentam mais de 50% do número de publicações encontradas, demonstrando o domínio dessas quatro regiões dentro do tópico pesquisado. Por fim, é válido destacar novamente a posição de pouco destaque dos países latino-americanos dentre os países com maior número de publicações nos tópicos pesquisados. O Brasil é o primeiro país da região em número de publicações, com 6 publicações e ocupando o décimo quarto lugar no ranking de publicação por países. Cabe salientar que as pesquisas acadêmicas de latino-americanos nessa área apresentam-se em um número reduzido dentro de um contexto global, nas duas últimas décadas, devido à ausência de instituições e autores pesquisando sobre o tema em bases científicas de destaque no âmbito mundial.

A Tabela 2 demonstra os artigos com maiores números de citações na pesquisa realizada referente à eficiência.

Tabela 2 - Artigos de eficácia com maior número de citações

Artigos mais citados

Nº de citações

An empirical study of best practices in virtual teams

Por: Lurey, J. S., Raisinghani, M. S.

Publicado em: Information and Management 38 (8), pp. 523-544, 2001.

177

Grain for green: Cost-effectiveness and sustainability of China's conservation set-aside program

Por: Uchida, E., Xu, J., Rozelle, S.

Publicado em: Land Economics 81 (2), pp. 247-264, 2005.

137

The Paths to Rain Forest Destruction: Crossnational Patterns of Tropical Deforestation, 1975-90

Por: Rudel, T., Roper, J.

Publicado em: World Development  25(1), pp. 53-65, 1997.

123

Cost-effective design of agri-environmental payment programs: U. S. experience in theory and practice

Por: Claassen, R., Cattaneo, A., Johansson, R.

Publicado em: Ecological Economics 65 (4), pp. 737-752, 2008.

91

Investing in Farmers – The Impacts of Farmer Field Schools in Relation to Integrated Pest Management

Por: Van den Berg, H., Jiggins, J.

Publicado em: World Development 35 (4), pp. 663-686, 2007.

81

The Malawi agricultural input subsidy programme: 2005/06 to 2008/09

Por: Donward, A., Chirwa, E.

Publicado em: International Journal of Agricultural Sustainability 9 (1), pp. 232-247, 2011.

65

The acquisition and diffusion of knowledge: The case of pest management training in Farmer Field Schools, Indonesia

Por: Feder, G., Murgai, R., Quizon, J. B.

Publicado em: Journal of Agricultural Economics 55 (2), pp. 221-243, 2004.

64

Agricultural extension: Good intentions and hard realities

Por: Anderson, J. R., Feder, G.

Publicado em: World Bank Research Observer 19 (1), pp. 41-60, 2004.

64

Reforms, investment, and poverty in rural China

Por: Fan, S., Zhang, L., Zhang, X.

Publicado em: Economic Development and Cultural Change 52 (2), pp. 395-421, 2004.

64

Economy-wide estimates of the implications of climate change: Sea level rise

Por: Bosello, F., Roson, R., Tol, R. S. J.

Publicado em: Environmental and Resource Economics 37 (3), pp. 549-571, 2007.

61

Fonte: Elaborado pelos autores.

Levando em consideração que o número de citações representa a importância do artigo para determinada área de estudo, foram destacados os três artigos com maiores números de citações com relação à eficácia no contexto agropecuário. O estudo de Lurey e Raisinghani (2001) apresentou 177 citações e foi o trabalho de eficácia com maior número de citações, número superior ao dos demais trabalhos. Contudo, ao observar o assunto do artigo, nota-se que o mesmo não aborda o tema de eficácia dentro do contexto agropecuário. Na verdade, o trabalho trata-se de uma exploração dos aspectos de eficácia aplicados dentro de equipes virtuais, isto é, grupo de pessoas que trabalham juntas, mas estão dispersas com relação às questões de espaços físicos, e um dos objetos de análise é uma instituição com atividades ligadas à agropecuária.

O trabalho com 137 citações, o segundo mais citado, de Uchida, Xu e Rozelle (2005), apresenta uma discussão a respeito de um programa de conservação de terras na China, mais especificamente, procura verificar a questão do custo da eficácia desse programa. Como resultados, Uchida, Xu e Rozelle (2005) apresentam que, embora o programa seja uma tentativa clara de melhorar os aspectos de erosão do solo, há ainda espaço para melhorar as questões de eficácia.

O estudo de Rudel e Roper (1997), o terceiro em citações, com 123, apresenta um estudo do desflorestamento dentro de um contexto de países tropicais. Identificando e analisando os principais agentes do desmatamento, os autores concluem que deve haver variações nos níveis de eficácia desses agentes para amenizar o fenômeno em questão estudado.

4.3 Análise Conjunta dos Estudos de Eficiência e Eficácia

A partir de uma análise das publicações mais citadas e dos trabalhos encontrados de uma forma geral na pesquisa do presente artigo, verifica-se que há confirmação da premissa teórica desse estudo que é destacada na introdução, isto é, de que há mais pesquisas relacionadas à eficiência do que à eficácia no contexto da agropecuária.

Isso porque, diante da aplicação no contexto agropecuário, foram encontrados 1371 relacionados à eficiência e 396 trabalhos relacionados à eficácia. Apesar de serem termos tratados de forma conjunta e de grande relevância no ambiente de gestão e econômico, verificou-se uma preferência de estudos relacionados à eficiência em relação à eficácia (MOUZAS, 2006; KUMAR; GULATI, 2009). Uma das justificativas para essa questão pode estar ligada à inexistência de critérios que sejam universais e que definam de forma clara o que e como deve ser mensurada a eficácia, tornando, portanto, a avaliação empírica desse tema uma tarefa difícil e desafiadora (FERNANDES, 2008).

Essa grande diferença em termos absolutos no contexto da agropecuária demonstra diferenças nas observações realizadas nos dois tópicos centrais. Referentes às características, algumas análises convergentes podem ser destacadas. A primeira delas é o fato de a instituição holandesa Wageningen University and Research Centre ser a responsável nos dois tópicos pelo maior número de artigos publicados. Além disso, duas revistas apresentam grande número de artigos publicados tanto para eficiência quanto para eficácia no contexto agropecuário, que são a Agricultural Economics e a American Journal of Agricultural Economics

Ademais, destaca-se a hegemonia dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha como países de referência nos dois tópicos. É pertinente afirmar a pouca relevância de países latino-americanos com pesquisas na área devido à importância da atividade agropecuária dessa região, sendo o Brasil o país de maior destaque, porém muito atrás dos demais países quando se compara em nível mundial.

Por último, é válido destacar que os trabalhos mais citados nesta pesquisa realizada não tratam de forma conjunta eficiência e eficácia. Apesar da preocupação em tratar e acompanhar o desempenho dessas duas questões, elas não são relacionadas nos trabalhos pesquisados, indo de encontro às evidências que afirmam haver relação direta entre eficiência e eficácia (GUZMÁN, 2003; PHELAN, 2005; MOUZAS, 2006; MIHAIU; OPREANA; CRISTESCU, 2010; OZCAN, 2014).

5. Considerações finais

Ao relacionar eficiência e eficácia com o setor da agropecuária na base de dados Scopus, no período de 1995 a 2014, o presente artigo procurou retratar a importância dos aspectos estudados. Esses conceitos demonstram a importância de se conhecer o desempenho de qualquer setor de atividade, mais especificamente, do setor agropecuário.

Quanto às características gerais dos encontrados por meio da pesquisa, verifica-se a predominância de artigos publicados a partir de 2008 Com relação aos principais resultados da análise bibliométrica nota-se que houveram mais pesquisas relacionadas à eficiência do que à eficácia no contexto da agropecuária confirmando a premissa que a literatura acadêmica já aponta de que a eficiência é mais pesquisada do que a eficácia. A instituição holandesa Wageningen University and Research Centre é a responsável nos dois tópicos pelo maior número de artigos publicados, sendo duas revistas acadêmicas responsáveis pelo maior número de artigos publicados tanto para eficiência quanto para eficácia no contexto agropecuário, que são a Agricultural Economics e a American Journal of Agricultural Economics.

É possível encontrar uma hegemonia dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha como países de referência nos dois tópicos, sendo que há pouca relevância de países latino-americanos com pesquisas na área, apesar da importância do setor agropecuário paro os países dessa região. Ademais, é pertinente destacar que os trabalhos mais citados nesta pesquisa tratam eficiência e eficácia de forma separada e não tratam os dois tópicos de forma conjunta.

Contudo este trabalho não deve ser considerado conclusivo, tendo em vista que uma investigação com maior profundidade pode apresentar resultados divergentes dos aqui encontrados. Dessa forma, como limitações, este estudo apresenta a abordagem simplista e com pouca profundidade do método bibliométrico, além de a pesquisa ser realizada por uma única base de dados. Sugere-se, para trabalhos futuros, aprofundar este estudo, utilizando-se de tópicos emergentes e identificando as suas principais implicações bem como da utilização de outras bases de dados.

Referências

ADEGBOYE, R. O.; HAQ, I. U. Environmental aspects of agricultural development. In: DWOEKIN, D. M. (Org.). Environment and development: collected papers. Indianapolis: Scope Miscellaneous, 1974.

ALBUQUERQUE, M. C. C. de; NICOL, R. Economia Agrícola: O setor primário e a evolução da economia brasileira. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

BILOSLAVO, R.; BAGNOLI, C.; FIGELJ, R. R. Managing dualities for efficiency and effectivness of organisations. Industrial Management & Data Systems, v. 113, n. 3, p. 423-442, 2013.

BRAGA, J. C. Crise sistêmica da financeirização e a incerteza das mudanças. Estudos avançados, v. 23, n. 65, 2009.

CAMPOS, S. A. C.; COELHO, A. B.; GOMES, A. P. Influência das Condições Ambientais e Ação Antrópica Sobre a Eficiência Produtiva Agropecuária em Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 50, n. 3, p. 563-576, 2012.

CERDÁ, A. C. Agricultura Eficiente y Agricultura Eficaz. Mediterráneo Económico, n. 4, p. 219-230, 2003.

COSTA, C. C. de M.; ALMEIDA, A. L. T. de; FERREIRA, M. A. M.; SILVA, E. A. Determinantes do desenvolvimento do setor agropecuário nos municípios. Revista de Administração, v. 48, n. 2, p. 295-309, 2013.

COSTA, C. C. de M.; REIS, P. R. da C.; FERREIA, M. A. M.; MOREIRA, N. C. Modernização Agropecuária e Desempenho Relativo dos Estados Brasileiros. Agroalimentaria, v. 18, n. 34, p. 43-56, 2012.

EL KHALILI, A. Commodities ambientais em missão de paz – novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe. São Paulo, SP: Nova Consciência, p. 271, 2009.

ELSEVIER (2015). Scopus. Disponível em: <http://www.americalatina.elsevier.com/sul/pt-br/scopus.php> Acesso em: 23.07.,2015.

FERNANDES, A. Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o Ensino Superior. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 7, n. 1, p. 77-87, 2008.

FIGUEIREDO, D. S. de; MELLO, J. C. C. B. S. de. Índice híbrido de eficácia e eficiência para lojas de varejo. Gestão & Produção, v. 16, n. 2, p. 286-300, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Quinta edição. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2010.

GUZMÁN, C. A. El Logro del Value for Money en La Gestión Pública: Consideraciones en torno a los indicadores de eficiencia, eficacia y economia. Revista Contabilidade & Finanças – USP, n. 32, p. 99-110, 2003.

KUMAR, S.; GULATI, R. Measuring efficiency, effectiveness and performance of Indian public sector banks. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 59, n. 1, p. 51-74, 2009.

LUREY, J. S.; RAISINGHANI, M. S. An empirical study of best practices in virtual teams. Information and Management, v. 38, n. 8, p. 523-544, 2001.

MACEDO, M. A. da S.; CASA NOVA, S. P. de C.; ALMEIDA, K. de. Mapeamento e análise bibliométrica da utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) em estudos em contabilidade e administração. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 12, n. 3, p. 87-101, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATUS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. Sexta edição. São Paulo: Atlas, 2005.

MIHAIU, D. M.; OPREANA, A.; CRISTESCU, M. P. Efficiency, Effectiveness and Performance of the Public Sector. Romanian Journal of Economic Forecasting, v. 4, p. 132-147, 2010.

MOUZAS, S. Efficiency versus effectiveness in business networks. Journal of Business Research, v.59, p. 1124-1132, 2006.

NASCIMENTO, P. T. O sentido objetivo da prática administrativa. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. 1, p. 1-17, 2008.

O'DONNELL, C. J.; RAO, D. S. P.; BATLESE, G. E. Metafrontier frameworks for the study of firm-level efficiencies and technology ratios. Empirical Economics, v. 34, n. 2, p. 231-255, 2008.

OZCAN, Y. A. Helath Care Benchmarking and Performance Evaluation: An Assessment Using Data Envelopment Analysis (DEA). 2ª ed. New York: Springer Science + Business Media, 2014.

PERAL, A. T.; GARCÍA-BARRIOS, L.; CASALDUERO, A. G. Agricultura y Conservación em Latinoamérica en el siglo XXI: ¿Festejamos la 'transición forestal' o construímos activamente 'la matriz de la naturaleza'? Interciencia, v. 36, n. 7, p. 500-5007, 2011.

PHELAN, T. M. The Impact of Effectiveness and Efficiency on Project Success. In: International Conference on Management of Engineering and Technology, Portland, 2005.

RICARDO, D. Princípios da Economia Política e Tributação. São Paulo: Abril Cultura, 1982.

ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Tolouse: Sciences de La Société, 1997.

RUDEL, T.; ROPER, J. The Paths to Rain Forest Destruction: Crossnational Patterns of Tropical Deforestation, 1975-90. World Development, v. 25, n. 1, p. 53-65, 1997.

SIMON, H. The Criterion of Efficiency. In: MCKEVITT, D.; LAWTON, A. (Org.). Public Sector Management: Theory, critique & practice. Londres: Sage publication, 1994. p. 37-53.

SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

TORRES FILHO, E. T. Entendendo a crise do subprime. Visão do Desenvolvimento- BNDES, n. 44, 2008.

UCHIDA, E.; XU, J.; ROZELLE, S. Grain for green: Cost-effectiveness and sustainability of China's conservation set-aside program. Land Economics, v. 81, n. 2, p. 247-264, 2005.

UDRY, C. Gender, agricultural production, and the theory of the household. Journal of Political Economy, v. 104, n. 5, p. 1010-1046, 1996.

UHLMANN, G. W. Teoria Geral dos Sistemas: do Atomismo ao Sistemismo. São Paulo: Instituo Slegen, 2002.

YOUNG, A. Gold into base metals: Productivity growth in the People's Republic of China during the reform period. Journal of Political Economy, v. 111, n. 6, p. 1220-1261, 2003.


1. Professor do Departamento de Administração do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutorando em Administração da UFSM e Mestre em Administração pela UFSM. E-mail: nelguimachado@hotmail.com
2. Professor do Programa de Pós Graduação em Administração e Diretor da Editora da UFSM. Homepage: www.danielcoronel.com.br; E-mail: daniel.coronel@uol.com.br


Revista Espacios. ISSN 0798 1015
Vol. 37 (Nº 16) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]