Espacios. Vol. 37 (Nº 13) Año 2016. Pág. 16

Design management: Uma revisão sistemática da produção científica internacional

Design management: a systematic review of international scientific production

Renato da Costa DOS SANTOS 1; Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha AMARANTE 2; Heitor Takashi KATO

Recibido: 24/01/16 • Aprobado: 27/02/2016


Contenido

1. Introdução

2. Quadro Teórico-Empírico

3. Procedimentos Metodológicos

4. Discussão dos Resultados

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do método de revisão sistemática, da produção científica internacional de design management utilizando-se das bases de dados de pesquisa Web of Science e Scopus. Procedeu-se a uma busca eletrônica utilizando as palavras chave determinadas pelos autores da pesquisa, sem limite específico de ano de publicação. Foram encontradas 16 contribuições científicas com a relação pretendida, que foram filtradas de acordo com os critérios de exclusão-inclusão estabelecidos pelos autores. Foi utilizado também o UCINET 6.123 e NETDRAW 2.38 para evidenciar características estruturais, como tamanho e densidade da rede dos atores envolvidos.
Palavras-chave: design management, revisão sistemática, produção científica.

ABSTRACT:

The subject design management is gaining prominence in the organizational context, specifically by the dynamic characteristic and influencer of creative potential. This paper presents the results obtained from the application of the method of systematic review, international scientific production of design management using research databases Web of Science and Scopus. A search was carried out using the electronic keywords determined by authors of the survey, without specific threshold year of publication. 16 scientific contributions were found with the desired ratio, which have been filtered according to the exclusion-inclusion criteria established by the authors. It was also used the UCINET and NETDRAW 6123 2.38 to show structural characteristics, such as size and density of the network of actors involved.
Key-words: design management, systematic review, scientific production.

1. Introdução

As contribuições no campo do design têm criado novas perspectivas em estudos de gestão e organização, interesse de pesquisadores e estudiosos do tema. Em meados da década de 80 o design passou a ser visto como um processo, não se restringindo exclusivamente a um departamento específico (Dickson et. al. 1995). O design é visto como um importante processo de gestão da organização e uma importante atividade da manufatura e nesse contexto, o significado do termo design em algumas organizações pode variar individualmente, de acordo com a sua aplicabilidade, como para uso ou performance, moda, aparência, eficiência ou até mesmo durabilidade (Akrich, 1990; Gorb e Dumas, 1987; Walsh, 1996).

Tal assertiva aponta que a gestão estratégica do design na organização pode representar ganhos em manutenção e fidelização de clientes, por criar novos estilos, modas e imagens (Walsh, 1996). Em algumas organizações é visto como parte do departamento de marketing, ora como parte integrante do P&D, ou ainda parte do departamento de produção, fato que comprova sua característica multifuncional (Walsh, 1996). O design desempenha ainda um importante papel no ciclo de vida da indústria, evidenciando diferentes configurações em cada etapa do processo. A partir disso, as "inovações incrementais e melhorias no design são a manteiga e o pão do desenvolvimento de novos produtos para muitas firmas na maior parte do tempo" (Walsh, p. 517, 1996).

Diferentes autores exploram o tema design management em diversas perspectivas, conferindo uma característica multidisciplinar ao tema, consistindo em uma diversidade de interpretações, contemplando a inovação, estratégia e o desenvolvimento de novos produtos como algumas delas. Tais evidências partem do princípio que uma correta gestão do design com sua respectiva incorporação na estratégia da organização possibilita atingir maior competitividade (Smith, 1981; Olson; Cooper; Slater, 1998; Best; Kootstra; Murphy, 2010).

De acordo com estas questões, o presente estudo justifica-se pela necessidade de entendimento do design como um processo dentro da organização, responsável pelo envolvimento de diversas áreas, fornecendo alternativas para a inovação e integração de setores. Nesta perspectiva, a partir do mapeamento realizado, por meio do método de revisão sistemática, espera-se contribuir com a comunidade científica, no que tange à consistência dos procedimentos realizados e indicar novos caminhos para estudos futuros. Ademais, permite também uma ampliação do campo de pesquisas, além de possibilitar aos pesquisadores da área uma visão sincrética do estudo em questão, integrando todos os resultados e suas respectivas congruências e divergências   

Decorre desta investigação a colaboração na prática organizacional, no que se refere à melhor compreensão da importância do design nos processos de gestão, e sua influência significativa no processo de inovação e melhoria na qualidade dos produtos desenvolvidos. Não obstante aos propósitos supracitados, este estudo também traz a perspectiva de identificação dos métodos de pesquisa presentes no estudo do design management e as contribuições nesse campo de pesquisa. Pretende-se ainda explorar uma lacuna presente no âmbito da administração que está relacionada a incorporação do design como parte da cultura e da estratégia da organização.

2. Quadro Teórico-Empírico

O primeiro subtópico do quadro teórico empírico é destinado à apresentação das principais teorias que explicam o termo design management. Apresenta as principais publicações a respeito do tema e sua relação no contexto da administração de empresas. Na sequência, são apresentados os principais conceitos sobre estratégia do design nas organizações.

2.1. Design management

Em decorrência do pressuposto do design como ferramenta estratégica para as organizações, a estratégia do design é a efetiva aplicação e coordenação dos recursos do design e atividades para a realização dos objetivos da firma (Olson; Cooper; Slater, 1998; Erichsen; Christensen, 2013). Logo, discute-se a alocação e coordenação dos recursos do design e as atividades relacionadas. O design pode ser considerado como responsável por melhorar a imagem corporativa da organização, pois transmite valores e o relacionamento entre imagem corporativa e os objetivos corporativos, em se tratando do aspecto da comunicação e identidade organizacional (Olson; Cooper; Slater, p. 56, 1998). 

Esse estudo apresenta como maior contribuição teórica, a articulação dos estudos que mostram a falta de percepção e incorporação do design na estratégia das organizações. Os estudos referentes a esse tema permitem inferir que a incorporação do design como parte da gestão estratégica das organizações pode representar um ganho significativo em soluções inovadoras. O design está intimamente ligado a inovação, estabelecimento de cenários, pesquisas, do pensamento lógico e intuitivo. Enfatiza-se ainda que o design pode ser considerado como uma capacidade dinâmica pela sua característica de reconfiguração de competências internas e externas (Mesa et. al., 2013).

2.2. Estratégia do Design

Os estudos que abarcam a temática "design" como ferramenta estratégica, apontam a necessidade de sua inserção na indústria como um todo, não dependendo somente dos designers, mas também dos outros atores envolvidos no sistema. Entende-se que sua aplicação é um mecanismo indutor do comportamento inovador, a medida que a organização tem consciência do papel que o desenvolvimento de um produto impõe e os meios mais adequados para o alcance desse fim (Bastos et. al, 2012). O design deveria ser considerado como uma variável estratégica pois influencia na estrutura orgânica e nas relações funcionais da organização, além do processo de decisão de compra do consumidor (Minuzzi; Pereira; Merino, 2003). Qualquer alteração em um produto pode representar redução de custos, melhores condições logísticas, diferenciação de mercado, imagem, sofisticação, estratégia de marketing, posicionamento de produto e aumento de qualidade (Bloch, 1995; Minuzzi. Pereira; Merino, 2003). A gestão do design exige o conhecimento de culturas e subculturas, e de estratégias de marketing para poder atender as necessidades dos clientes, porque muitas vezes, avaliam os mesmos produtos de diferentes formas (Bloch, 1995).

De acordo com Chiva e Alegre (2009) o design management pode ser visto como um conjunto de procedimentos e habilidades orientadas para o desenvolvimento e articulação de processos de design. Tal processo é capaz de gerar e estimular a inovação, a criatividade e melhores práticas que impulsionem a resultados mais significativos em relação ao desenvolvimento de produtos. A integração de um investimento efetivo no design da organização aliado a um conjunto de habilidades eficazes de gestão pode representar vantagem competitiva sustentável sob essa relação (Chiva e Alegre, p. 427, 2009).

Para que o design management possa ser admitido como estratégico para a organização, é necessário que os designers das organizações saibam traduzir as principais contribuições do tema para que os gestores de gestão estratégica possam tomar as devidas ações. Podem também fornecer valiosos inputs para que os gestores definam valores e dimensões de custo de desenvolvimento de produtos (Sanchez, 2006). Nesse sentido, "pode ajudar os gestores a alcançar e manter a conformidade com os princípios do sistema de design que se aplicam para os vários elementos de uma lógica estratégica" [...] (Sanchez, 2006, p. 11).

3. Procedimentos Metodológicos

 A abordagem desta pesquisa é característica de uma pesquisa descritiva, pois "observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los", (Cervo e Bervian, 2002, p. 66). Quanto à abordagem do problema, é orientado ao paradigma epistemológico positivista, com a abordagem de natureza qualitativa.

Para atingir aos propósitos do presente estudo, foi adotada a técnica de revisão sistemática, cuja finalidade principal é identificar perguntas ou contribuições científicas para um campo, de modo que seus resultados são muitas vezes descritivos, apresentados e também discutidos (Becheikh; Landry, Amara, 2006). O artigo pretende responder a seguinte questão de pesquisa: quais as principais contribuições dos estudos que envolvem a temática design management no contexto internacional?

Quanto a operacionalização da técnica, pesquisou-se a bibliografia do tema design management utilizando-se os filtros das bases de dados selecionadas na pesquisa, Web of Science e Scopus. As referidas bases foram escolhidas em virtude da multidisciplinaridade de trabalhos e referências, sendo bases de referência internacional. A seguir, na figura 1 ilustra o planejamento das etapas do processo, que devem ser consideradas quando da realização de uma revisão sistemática, servindo como orientação do pesquisador na busca de seus resultados.

Figura 1: Planejando as fases do processo de revisão sistemática
Fonte: Adaptado de Sampaio e Mancini (2007)

Os procedimentos de busca, bem como os critérios de inclusão foram estabelecidos da seguinte forma:

  1. A palavra-chave foi design management pesquisada nos títulos, resumos e palavras-chaves de autor dos artigos.
  2. Os filtros estabelecidos nas bases obedeceram às categorias: Período: todos; Revisão por pares; sem delimitação de área; administração, negócios, Campo: título, abstract e palavras chave.
  3. A busca se limitou aos artigos escritos na língua inglesa.
  4. Outras formas de publicação como atas de conferências, livros, artigos de jornais, trabalhos inéditos, monografias, teses e dissertações, estudos teóricos e conceituais, bem como estudos de caso não foram considerados.
  5. Foram considerados apenas os artigos com mais de 20 citações, conforme relatório de citações das bases de dados utilizadas na pesquisa (h-index), indicador de qualidade científica e impacto das citações de um pesquisador ou estudioso (Hirsch, 2007).
  6. Os critérios anteriormente definidos foram estabelecidos em ambas as bases de dados utilizadas.
  7. Por fim, foi realizada a análise dos resultados e apontadas as principais contribuições.

A escolha em não delimitar uma série temporal das publicações nas bases de dados, tem como justificativa levantar as principais publicações que contemplassem o tema design management considerando, de maneira global, todo o histórico de publicações do campo em questão. Neste sentido, o intuito era identificar osprimeiros achados e os estudos empíricos que pudessem apontar as principais perspectivas do campo de pesquisa, bem como identificar os principais pesquisadores do tema. Dessa forma, foram dispensados esforços também para identificar as publicações que envolviam o design management em suas diferentes abordagens teóricas, propiciando um panorama mais abrangente da evolução e utilização do termo pesquisado. Optou-se por apenas uma palavra-chave na tentativa de identificar mais objetiva e diretamente a presença do tema nos artigos das bases de dados. Dessa forma, não se buscou nenhum tipo de variação da palavra nem possibilidade de utilização de sinônimos para o termo.

Em consonância com a metodologia adotada pelos pesquisadores, foram filtrados e selecionados artigos que possuíssem mais de 20 citações h-index, para esses bancos de dados de rastreamento de citação particular. A média de citações adotada tem por base o relatório médio de citações fornecido pelas próprias bases de dados utilizadas na pesquisa. Dessa maneira, foram indexados 41 artigos que apresentaram resultado satisfatório quanto ao filtro utilizado. Após a leitura dos resumos e palavras-chave dos artigos, foram selecionados 16 do total encontrado, pois melhor atenderam aos critérios especificados.

Os artigos resultantes da revisão sistemática pertencem aos seguintes journals:

  1. IEEE Transactions on Engineering Management Journal Impact Factor & Information,
  2. Management Science,
  3. Journal of Operations Management, Journal of Product Innovation Management,
  4. Decision Support Systems,
  5. International Journal of Project Management,
  6. International Journal of Operations & Production Management,
  7. Management Science, Construction Management and Economics,
  8. International Journal of Operations and Production Management,
  9. Miss Quarterly,
  10. International Journal of Production Economics,
  11. The Journal of High Technology Management Research,
  12. The TQM Journal,
  13. Journal of Engineering and Technology Management,
  14. Technovation e
  15. Research Policy.

Na tabela 1 encontram-se identificados os artigos que fazem parte dessa análise e que serviram para a discussão dos resultados.

Tabela 1- artigos resultantes da revisão sistemática

Autor

Ano

Journal

Desenho metodológico

Thurston

 

1990

The Journal of High Technology Management Research

 

análise quantitativa

 

Sanderson

 

 

1991

Journal of Engineering and Technology Management

 

análise quantitativa

Dickson et al.

 

1995

Journal of Product Innovation Management

 

análise quantitativa

McCutcheon, Grant and Hartley

 

1997

Journal of Engineering and Technology Management

 

análise quantitativa

Forbes and Wield

 

2000

Research Policy

 

análise qualitativa

Ahire and Dreyfus

 

2000

Journal of Operations Management

 

análise quantitativa

Austin et al.

 

2000

Construction Management and Economics

 

análise quantitativa

 

Twigg

 

 

2000

 

International Journal of Operations and Production Management

 

análise qualitativa

Chapman

 

2001

International Journal of Project Management

 

análise qualitativa e quantitativa

Fynes and Voss

 

2002

International Journal of Operations & Production Management

 

análise quantitativa

O'Donnell and Duffy

 

2002

International Journal of Operations & Production Management

 

análise quantitativa

Chiva-Gomez.

 

2004

Technovation

 

análise qualitativa

Verganti.

 

2008

Journal of Product Innovation Management

 

análise qualitativa

Smith

 

2008

 

 

IEEE Transactions on Engineering Management Journal Impact Factor & Information

 

 

análise qualitativa

Chiva and Alegre

 

2009

 

Journal of Product Innovation Management

 

análise quantitativa

Sakao

 

2009

 

The TQM Journal

 

análise quantitativa


4. Discussão dos Resultados

Os artigos resultantes da revisão sistemática, apresentados na tabela 1, discutem o design management em diferentes pontos de vista, percepções e relações. A partir de uma análise aprofundada dos estudos foram identificados as principais discussões que norteiam o campo. Neste contexto, primeiramente verifica-se a eclosão de investigações oriundas do mix de produtos, consistindo na necessidade de desenvolvimento de métodos e metodologias de modelagem para avaliação de custos de concepção e fabricação de produtos. Na sequência, são evidenciadas discussões cujas prerrogativas voltam-se ao papel dos CEO's nas decisões sobre a gestão do design em organizações de pequeno e alto crescimento. Esse estudo identificou que os CEO's participam de forma ainda primaria no processo de decisão das atividades de design das organizações de pequeno e médio porte.

Outros autores identificados na pesquisa, enfatizaram a relação fornecedor-empresa, e a respectiva investigação a respeito da participação e interação de ambos no processo de desenvolvimento do projeto de desenvolvimento de produto. Nesse caso, o design foi vislumbrado como parte de um processo que envolve a elaboração e o desenvolvimento de um novo produto, fazendo parte de um conjunto de ações com foco no resultado de um gerenciamento de projeto.

Ademais, observa-se também nos artigos o estabelecimento da relação entre o design e a gestão da qualidade, mais especificamente, do gerenciamento dos processos e do design, no sentido de garantir no longo prazo que os esforços implantados sejam sustentáveis. O design management se mostrou uma variável significativa para a implantação de um sistema de gestão da qualidade.

O design também foi analisado sob o ponto de vista da gestão de sua cadeia, tendo o fornecedor de componentes em uma indústria automobilística como parceiro. Os passos percorridos na cadeia do design foram tidos como expressivos para o alcance do resultado final, devido a sua característica flexível e dinâmica das operações. Investigou-se ainda o design e o papel da pesquisa e desenvolvimento em organizações, que não possuía bem definido o seu nível mais alto de desenvolvimento, escolhendo construir capacidade de inovação e tecnologia. Nessa perspectiva, o design foi analisado tendo por base organizações de países em desenvolvimento que ainda não tinham noção do potencial estratégico da tecnologia e da inovação em seus processos internos.

Outro delineamento do design nos artigos analisados o aponta como parte integrante da gestão de risco de um projeto, sendo considerado novamente como uma atividade de execução de tarefas. Sua importância se dá no conjunto responsável pela correta elaboração e desenvolvimento de um projeto de produto na organização. É interessante notar que o design relacionado à gestão da qualidade toma ainda outro viés de análise, sendo parte de um sistema adaptativo complexo, cuja criatividade e a inovação emergem em ambientes a beira do caos. Nesse sentido, o design management passa a exercer uma função de destaque no desenvolvimento do potencial criativo.

Representação da rede de autores

Juntamente com a revisão sistemática foi possível também realizar um mapeamento de redes entre os autores centrais atuantes na área do design management. Para tal procedimento foram considerados todos os artigos definidos para realização da presente revisão sistemática. A partir da leitura dos referenciais teóricos de todos os artigos, os nomes dos autores foram separados em uma planilha, e foram selecionados apenas aqueles que apresentaram produção científica mais de uma vez com outros autores, ou seja, que escreveram mais de uma vez a respeito do tema. Na sequência, foi utilizado como suporte o software UCINET para formação da rede dos autores centrais.

Neste sentido, foram elaboradas as redes entre os autores, buscando-se verificar o grau de proximidade entre eles. A figura 2 retrata de forma clarificada as considerações apontadas, com a demonstração das redes e suas interligações. Para melhor, compreensão os círculos em vermelho são os autores principais dos artigos e os quadrados em azul são os coautores.

Figura 2: Redes de autores
Fonte: Elaborado pelos autores por meio do software UCINET

Conforme se observa, o campo de design ainda é incipiente na relação entre autores, para se consubstanciar uma estrutura de rede. Neste sentido alguns autores emergem como intermediadores no campo em questão, todavia não apresentando ainda nós significativos para formação de uma rede sólida. Percebe-se que há pontos isolados de autores, a partir da visualização das ligações que estão mais realçadas em preto.

Assim, análises comuns em estudos de rede, como medidas de centralidade, densidade e modularidade não se aplicam no estudo aqui desenvolvido. Todavia, é visto que alguns autores se destacam no contexto do design management quanta realização da integração com alguns poucos autores, são eles: Veryzer, Eppinger, Clark, Dumas, Blatt e Cooper. Estes apresentam-se como possíveis futuros potenciais de uma rede que configurem uma maior consistência.

Procedimentos metodológicos dos estudos

Apesar dos procedimentos metodológicos serem apresentados de forma sucinta na tabela 1, a presente investigação propõe também uma análise geral dos estudos, possibilitando um mapeamento do campo em questão quanto às metodologias utilizadas.

A partir do levantamento dos periódicos, observa-se a predominância da abordagem quantitativa, representando 68,75% dos estudos levantados. Tal constatação pode ser corroborada pela razoável aplicação do método estatístico para representar os resultados encontrados nas pesquisas selecionadas. A abordagem qualitativa se expressa reduzida neste campo, representando apenas 31,25% do total dos artigos considerados na pesquisa. Vale lembrar também que o design management aparece relacionado a áreas como qualidade, produção e engenharia, áreas essas que demandam o uso de recursos e de técnicas estatísticas.

A seguir, na tabela 2, são apresentados os artigos com suas perguntas de pesquisa e os principais resultados encontrados pelos seus pesquisadores. Por intermédio da tabela 2 é possível verificar a perspectiva que o design management tem sido estudado e como se chegou a constatação dos resultados descritos no artigo.


Tabela 2 Principais características dos estudos

Autores

Ano

Questão de pesquisa

Principais resultados

Thurston, D.L.

1990

Identificação do conceito de sistema de design mais promissor para o quadro estrutural automotivo.

A flexibilidade dos atributos do design é encontrada nas características técnicas e econômicas inerentes a gestão de projetos de engenharia. Os atributos do design refletem as diferenças na economia do processamento dos materiais concorrentes. Muitas das considerações técnicas são consequência da flexibilidade do design.

Sanderson, S.W.

1991

O maior desafio das empresas é cada vez mais introduzir novos produtos rapidamente e evoluir para a produção de imediato.

A metodologia de modelagem apresentada forneceu um conjunto de ferramentas que permitem a avaliação dos custos de concepção e fabricação de uma mistura de produtos. Ela permite avaliar o impacto da capacidade de transferência da experiência em design e a fabricação fornecida por um representante consistente do produto e processo, além de avaliar o que o custo e os benefícios da relação desta metodologia podem proporcionar.

 

Dickson, P.; Schneier, W.; Lawrence, P.; Hytry, R.

1995

(i) quais os aspectos da gestão do design fazem os CEO's de empresas de pequeno e alto crescimento acreditarem gerir bem, e que lhes dão dificuldade? (ii) em que medida os CEO's envolvem-se em decisões de design? (iii) quão importante é o bom design de produtos para essas empresas?

 

Os resultados indicam que os CEOs de empresas de pequeno porte, de alto crescimento, estão profundamente envolvidos em decisões de design. Em mais da metade das empresas inquiridas, os CEOs indicaram que tinham responsabilidade primária nas decisões de design. A maioria dos entrevistados também relataram ter aumentando seu investimento em design.

McCutcheon, D.M.; Grant, R.; Hartley, J.

1997

(i) como os fornecedores eram vistos em termos de sua capacidade técnica e como eles contribuem para o projeto? (ii) Como fornecedores de componentes são gerenciados e o papel que assumem durante o projeto e desenvolvimento de produto?

 

Indicam que a cooperatividade do fornecedor foi provavelmente mais significativa do que a sua competência técnica, em influenciar a vontade do designer de produto, no sentido de trazer o fornecedor de componentes o desenvolvimento de projetos futuros.

Ahire, S.L.; Dreyfus, P.

2000

A partir da perspectiva da gestão da qualidade, a velocidade de projeto e desenvolvimento de produto novo indica a importância da qualidade do projeto em novos produtos.

 

Estes resultados indicam que para atingir resultados de qualidade superior, as empresas precisam equilibrar seu gerenciamento de processos e design, bem como empregar esforços e perseverar, a longo prazo, a implementação desses esforços

Austin, S.; Baldwin, A.; Li, B.; Waskett, P.

2000

Processos de engenharia, design e processo de construção

Foi desenvolvido um Programa Algoritmo para analisar processos de construção. O design é visto como um projeto.

Twigg, D.

2000

Quais os mecanismos estão sendo utilizados para gerenciar a relação entre um fabricante de veículos e seus fornecedores na gestão da cadeia de design?

Os resultados dos casos sugerem que a empresa Rover e seus fornecedores têm dedicado considerável tempo de colaboração para o conceito e atividades de design. Elementos essenciais do processo de desenvolvimento do produto, no entanto, ocorrem mais tarde com a necessidade de mudanças de engenharia e de provas de qualidade, como a abordagem e o lançamento do produto.

Forbes, N.; Wield, D.

2000

(i) qual o papel da P & D em firmas que não tem definida o seu estado da arte tecnológico? (ii) por que a P & D é necessária em firmas que não tem definida seu estado da arte em tecnologia? (iii) como é melhor organizada a P & D para encontrar necessidades especiais em firmas que não tem definida seu estado da arte em tecnologia?

O design pode adicionar mais valor às indústrias com mais produtos diferenciados. O principal desafio parece estar na obtenção do conhecimento de design fora da empresa sem levar junto tecnologia da firma. Escolher construir capacidade de inovação e tecnologia e entendimento dos diferentes papéis para organização de R&D é o primeiro passo no processo

Chapman, R.J.

2001

As etapas envolvidas na condução do processo de identificação e avaliação de projeto de gestão de risco.

A forma como é feita a gestão de riscos e a sua probabilidade de ocorrência influencia na construção de um projeto. A identificação dos riscos em cada etapa do projeto faz a diferença nos resultados finais.

Fynes, B.; Voss, C.

2002

Práticas de qualidade e performance da firma.

 Estudo coloca a qualidade do design como uma variável fundamental para a performance da qualidade. Identificou várias dimensões da performance da qualidade, e relacionamentos críticos entre várias dimensões da performance da qualidade. O design aparece como parte de um processo.

O'Donnell, F.J.; A.H.B. Duffy

2002

A relação entre design e desempenho da atividade de design quando analisada a performance.

Conclui que não é possível distinguir a eficiência da atividade de design da gestão do design e que, a eficiência parece ser inerente a uma atividade difícil de ser mensurada.

Chiva-Gomez, R.

2004

O design management e os sistemas adaptativos complexos. O design ligado com outras abordagens teóricas, nesse caso, na ciência da complexidade.

O design pode ser um esquema adaptado que reflete no desenvolvimento do produto. Como resultado dessa extrapolação, neste trabalho que temos apontou atividades particulares que a gestão de design deve considerar a fim de realizar o processo de produto eficientemente.

Verganti, R.

2008

Como são impulsionadas as inovações revolucionárias pela criação de projetos?

Inovação orientada para o projeto não é puxada por necessidades dos utilizadores ou observadores. Clientes dificilmente ajudam na compreensão das alterações radicais possíveis, nos significados dos produtos à medida que são imersos em um contexto sociocultural que os leva a interpretações que estão em linha com o que está acontecendo hoje.

Smith, R.P.

2008

Engenharia simultânea e as melhores práticas de desenvolvimento produtos

A Engenharia simultânea pode ser vista, como um resumo das melhores práticas no desenvolvimento de produtos, em vez da adopção de um novo conjunto de ideias radicais. O documento sugere algumas razões que as ideias de engenharia simultânea podem não ter sido adotadas mais amplamente.

Chiva, R.; Joaquín Alegre

2009

Como os investimentos em design impactam o desempenho da empresa e como esta relação é mediada pelas habilidades de gerenciamento de projeto?

Os resultados sugerem, que a gestão do design aumenta o desempenho empresa. A pesquisa também fornece evidência empírica de que investir em design está positivamente relacionada com a concepção de gestão. As etapas de gerenciamento de design têm um papel significativo em determinar os efeitos do investimento em design e desempenho da empresa. As empresas que gerenciam projeto de forma eficaz e eficiente atingir um melhor desempenho

Sakao, T.

2009

As empresas são obrigadas a reduzir seu impacto ambiental e por isso o design representa um papel importante para que isso ocorra. Surge o Ecodesign.

O quadro de classificação foi provado ser eficaz, uma vez que gera uma implicação muito mais rica do que outros métodos existentes. Além disso, ele funciona bem, especialmente para características ambientais. Sugeriram alguns potenciais métodos do uso de qualidade de engenharia orientada / ferramentas para lidar com a percepção do cliente na fase inicial de concepção ecológica.


5. Considerações finais

O objetivo do artigo foi de identificar as principais produções científicas internacionais de design management por meio de uma revisão sistemática e uso de softwares para análise das relações. Como resultado final de toda essa discussão, constatou-se que o campo de pesquisa sobre o design parece estar restrito aos journals ligados diretamente a área. Por outro lado, quando tratado no campo da administração percebeu-se a falta de maiores debates sobre o papel estratégico do tema dentro das organizações, sendo mais marcante a discussão quando relacionado ao campo da indústria. Observou-se também que o tema apresenta maior ênfase quando relacionado a concepção e ao desenvolvimento de produto em toda a sua cadeia.

Nos artigos que tratavam de temas em paralelo, o design management apareceu de forma secundária como parte de um projeto maior de desenvolvimento, fato este, que o coloca longe de sua destacada importância na estratégia da organização. Acredita-se que a limitação do escopo estratégico do design esteja mais ligada a dificuldade de identificação das suas características inovadoras, integrativas e criativas, e que certamente se bem tratadas pelos gestores, pode ser considerada uma ferramenta estratégia de alto valor para o alcance dos resultados finais.

Referências

ACKLIN, C. (2010); "Design-Driven Innovation Process Model". The Design Management Institute.

AHIRE, S. L.; DREYFUS, P. (2000); "The impact of design management and process management on quality: an empirical investigation". Journal of Operations Management, v. 18, n. 5, p. 549-575, aug.

AUSTIN, S.; BALDWIN, A.; LI, B.; WASKETT, P. (2010); "Analytical design planning technique (ADePT): a dependency structure matrix tool to schedule the building design process". Construction Management and Economics, v. 18, n. 2, p. 173- 182, oct.

BLOCH, P. (1995); "Seeking the ideal form: product design and consumer response". Journal of Marketing, v. 59, n.1, p.16-29, jul.

BORGATTI, S. P. (2006); et al. UCINET Version 6.123. Natick: Analytic Technologies.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. (2006); Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall.

CHAPMAN, R. J. (2001); "The controlling infuences on efective risk identification and assessment for construction design management". International Journal of Project Management, v. 19, n. 3, oct, p. 147-160, apr.

CHIVA, R.; ALEGRE, J. (2009); "Investment in design and firm performance: the mediating role of design management". The Journal of Product Development & Management Association, v.26, n. 4, p.424-440.

CHIVA-GOMEZ, R. (2004); "Repercussions of complex adaptive systems on product design management". Technovation, v. 24, n. 9, p.707–711, sep.

DICKSON, P.; SCHNEIER, W.; LAWRENCE, P.; HYTRY, R. (1995); "Managing design in small high-growth companies". Journal of Product Innovation Management, v. 12, n.5, p. 406-414, nov.

ERICHSEN, P. G.; CHRISTENSEN, P.R. (2013); "The evolution of the design management field: a journal perspective". Creativity and Innovation Management, v.22, n. 2, p. 107-120, mar.

FERNÁNDEZ-MESA, A. et. al. (2013) "Design management capability and product innovation in SMEs", Management Decision, v. 51, n. 3, p. 547-565.

FORBES, N.; WIELD, D. (2000); "Managing R&D in technology-followers". Research Policy, v. 29, n. 9, p. 1095-1109, dec.

FYNES, B.; VOSS, C. (2002); "The moderating effect of buyer-supplier relationships on quality practices and performance". International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 6, p. 589-613.

HIRSCH, J. E. (2007); "Does the h index have predictive power?" Proceedings os The National Academy of Sciences, v. 104, n. 49, p. 19193–19198, dec.

MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. (2007); "Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica". Rev. bras. fisioter, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan/fev.

McCUTCHEON, D. M.; GRANT, R. A.; HARTLEY, J. (1997); "Determinants of new product designers' satisfaction with suppliers' contributions". Journal of Engineering and Technology Management, v. 14, n. 3-4, set-dec, p. 273-290.

NOBLE, C. H. (2011); "On elevating strategic design research". Journal of Production and Innovation Management, v. 28, n. 3, p. 389-393, mar.

O'DONNELL, F. J.; DUFFY, A.H.B. (2002); Modelling design development performance. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 11, p. 1198-1221.

OLSON, E. M.; COOPER, R.; SLATER, S. F. (1998); Design Strategy and Competitive Advantage. Business Horizons, mar-apr.

RAVASI, D.; STIGLIANI, I. (2012); Product design: a review and research agenda for management studies. International Journal of Management Reviews, v. 14, p. 464–488.

SAKAO, T. (2009); Quality engineering for early stage of environmentally conscious design. The TQM Journal, v. 21, n. 2, p. 182-193.

SANCHEZ, R. (2010); Integrating design into strategic management processes. Design Management Review. v. 17, n. 4, p. 10-17, jun.

SANDERSON, S. W. (1991); Cost models for evaluating virtual design strategies in multicycle product families. Journal of Engineering and Technology Management, v. 8, n.3, p. 339-358, dec.

SMITH, B. (1981); Design management and new product development. European Journal of

Marketing, v. 15, n. 5, p. 51- 60.                                        

THURSTON, D. L. (1990); Multiattribute utility analysis in design management. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 37, n. 4, p. 296-301, nov.

TWIGG, D. (1998);  Managing product development within a design chain. International Journal of Operations & Production Management, v. 18, n. 5, p. 508-524.

VERGANTI, R. (2008); Design, Meanings, and Radical Innovation: A Metamodel and a Research Agenda. Journal of Product Innovation Management, p. 436-456.

WALSH, V. (1996); DESIGN, innovation and the boundaries of the firm. Research Policy, v. 25, p. 509-529, may.


1. Graduado em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica e Gestão da Qualidade, Mestre em Administração pela PUC-PR, Doutorando em Administração pela PUC-PR. Trabalhou no Armazém da Amazon.com em Carlisle-Pennsylvania-USA em 2008 no sistema Inbound e Outbound. Professor de graduação e pós-graduação.

2. Graduada em Administração com habilitação em Gestão Portuária UFPR, Graduada em Ciências Contábeis UNESPAR, pós-graduada em Administração e Sustentabilidade, Mestranda em Administração pela PUC-PR.


Vol. 37 (Nº 13) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]