Espacios. Vol. 37 (Nº 12) Año 2016. Pág. 24

Cálculo dos escores e estatística descritiva dos instrumentos KIDSCREEN utilizando o Microsoft Excel

Calculation of scores and descriptive statistics of the KIDSCREEN instruments using Microsoft Excel

Mylena Aparecida Rodrigues ALVES 1; Bruno PEDROSO 2; Guilherme Moreira Caetano PINTO 3

Recibido: 06/01/16 • Aprobado: 17/02/2016


Contenido

1. Introdução

2. Metodologia

3. Sintaxes SPSS dos instrumentos KIDSCREEN

4. Ferramentas desenvolvidas a partir do Microsoft Excel para o cálculo dos resultados dos instrumentos KIDSCREEN

5. Considerações finais

Referências


RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo disponibilizar ferramentas para o cálculo dos escores e estatística descritiva dos instrumentos KIDSCREEN, através do software Microsoft Excel. A construção das sintaxes dos referidos instrumentos utilizou-se dos procedimentos utilizados pelo grupo WHOQOL. Para atestar a fidedignidade das ferramentas propostas, comparou-se os resultados retornados com os cálculos efetuados pelo programa SPSS. Obteve-se, em todos os instrumentos, 100% de coincidência na comparação entre os resultados calculados por ambas as ferramentas. Conclui-se que fora possível a disponibilização de ferramentas fidedignas, de baixa complexidade e em uma plataforma altamente difundida, para os cálculos dos resultados dos instrumentos KIDSCREEN.
Palavras-chave: Qualidade de vida. KIDSCREEN. Crianças/Adolescentes.

ABSTRACT:

This study aims to provide tools for calculating scores and descriptive statistics of the KIDSCREEN instruments, using Microsoft Excel software. The construction of the syntax of these instruments utilized the procedures applied by the WHOQOL group. To test the reliability of the proposed tools, we compared the results returned to the calculations made by the SPSS program. We obtained, in all instruments, 100% match in the comparison between the calculated results for both tools. We concluded by the possibility of provision of reliable tools, of low complexity and highly disseminated platform for the calculation of the results of KIDSCREEN instruments.
Keywords: Quality of life. KIDSCREEN. Children/Adolescents.

1. Introdução

A temática da qualidade de vida (QV), aqui entendida como a "percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações" (FLECK, 2000, p. 34), apresenta diversos estudos que discorrem sobre métodos e instrumentos voltados a medir a QV em diversos públicos.

A avaliação da QV teve origem em estudos medicinais e de saúde pública, onde se almejava mensurar o resultado de tratamentos utilizados pelos profissionais da saúde (Patrick, 2008). Neste sentido, Pedroso (2013) afirma que a avaliação da QV possibilita que estudos atuais sejam desenvolvidos por pesquisadores de diversas áreas do meio acadêmico, tais como a da saúde, das ciências sociais e humanas, e atualmente também da engenharia.

A necessidade de avaliar a QV implicou na produção de instrumentos que atingissem esse objetivo. Em sua grande maioria, os instrumentos são questionários que apresentam perguntas fechadas com escala de respostas do tipo Likert.

Pode-se citar, entre os instrumentos de avaliação da QV voltados para as populações gerais, o WHOQOL-100 e WHOQOL-bref, elaborados pelo grupo WHOQOL. A observância de que estes instrumentos não se aplicam a populações específicas demandou o surgimento de diversos instrumentos que avaliam a QV em populações específicas, tais como o WHOQOL-DIS (pessoas com deficiência), WHOQOL-HIV (pessoas com HIV/AIDS), WHOQOL-OLD (idosos) e WHOQOL-Pain (pessoas que convivem com dor física crônica).

Dentre os públicos específicos, a literatura não dispõe de instrumentos de avaliação da QV direcionados para o público infantil brasileiro na mesma proporção em que estão disponíveis instrumentos voltados a populações gerais.

Ressalta-se que, neste trabalho, será utilizada a conceituação de criança e adolescente presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), que considera criança o indivíduo com até 12 anos de idade incompletos e, por conseguinte, adolescente é considerado aquele indivíduo com idade entre 12 e 18 anos.

Torna-se importante avaliar a QV neste público a partir da premissa de que, de forma nociva, problemas ocorridos durante a infância tendem a repercutir na vida adulta (Jirojanakul et al., 2003).

Uma possibilidade de instrumento para avaliação da QV de crianças são os instrumentos KIDSCREEN. Estes, desenvolvidos na Europa, caracterizam-se por seu desenvolvimento transcultural e avaliam a QV em crianças e adolescentes, de oito a 18 anos de idade (Gaspar, Matos, 2008). É um instrumento confiável, válido, sensível, apresentando-se conceitualmente e linguísticamente apropriados, até o presente momento, em 38 idiomas (Ravens-Sieberer, 2014).

O objetivo do Projeto KIDSCREEN não foi apenas desenvolver um instrumento de medida da QV em crianças e adolescentes e seus pais, mas também, descrever as relações entre os questionários KIDSCREEN e outros determinantes relevantes, como variáveis demográficas, a saúde física e mental, a relação da criança com seus pais e o estado geral de saúde da criança (Gaspar, Matos, 2008).

Nesse contexto, os instrumentos elaborados pelo referido projeto apresentam característica genérica, sendo apto para medir, monitorar e avaliar a saúde associada à QV de crianças e adolescentes. Desta forma, torna-se plausível sua aplicação em hospitais, estabelecimentos médicos e escolas, por profissionais do campo da saúde pública, psicologia da saúde, epidemiologia, medicina e pesquisa/investigação clínica (Gaspar et al., 2006).

O produto final do Projeto KIDSCREEN resultou em três versões de instrumentos, sendo elas o KIDSCREEN-52, o KIDSCREEN-27 e o KIDSCREEN-10. Nas três versões há duas variações existentes, sendo uma direcionada para as crianças e a outra direcionada aos pais.

O KIDSCREEN-52 é a versão completa (longa) dos instrumentos KIDSCREEN. É um instrumento que avalia a QV das crianças através de 52 questões agrupadas em dez dimensões, sendo elas: Saúde e atividade física, Sentimentos, Estado de humor geral, Sobre ti próprio, Tempo livre, Família e ambiente familiar e vizinhança, Questões econômicas, Amigos, Ambiente escolar e aprendizagem, e, Provocação.

Quanto à escala de resposta, todas as questões apresentam o mesmo número de alternativas, com escalas variando conforme a questão, sendo as existentes:

- Excelente, muito boa, boa, má e muito má;

- Nada, pouco, moderadamente, muito e totalmente;

- Nunca, raramente, algumas vezes, frequentemente e sempre.

O instrumento KIDSCREEN-52 encontra-se validado para a população brasileira. Este apresentou um processo de tradução, adaptação transcultural e qualidades psicométricas satisfatórias, sendo considerado válido para aplicações na população brasileira (Guedes, Guedes, 2011).

A tabela 1 apresenta a quantidade de questões utilizadas pelo instrumento KIDSCREEN-52 para avaliar cada uma de suas dimensões:

 

Dimensões

Número de questões

Saúde e atividade física

5

Sentimentos

6

Estado Emocional

7

Autopercepção

5

Autonomia e tempo livre

5

Família/Ambiente Familiar

6

Aspecto Financeiro

3

Amigos e apoio social

6

Ambiente escolar

6

Provocação/Bullyng

3

TOTAL

52

TABELA 1: Número de questões para cada dimensão do instrumento KIDSCREEN-52.
Fonte: Adaptado de Gaspar e Matos (2008).

No que concerne ao instrumento KIDSCREEN-27, este é uma versão abreviada do KIDSCREEN-52, contendo 27 questões derivadas do KIDSCREEN-52 agrupadas em cinco dimensões. As dimensões do KIDSCREEN-27 não coincidem com as que compõem o KIDSCREEN-52, tendo havido agrupamento de algumas dimensões do instrumento progenitor. As dimensões do KIDSCREEN-27 são: Bem-estar físico, Bem-estar psicológico, Autonomia e relação com os pais, Suporte social e grupo de pares e Ambiente escolar (Gaspar, Matos, 2008).

A quantidade de questões presentes pelo instrumento KIDSCREEN-27 em cada uma de suas dimensões pode ser verificada na tabela 2:

Dimensões

Número de questões

Bem-estar físico

5

Bem-estar psicológico

7

Autonomia e relação com os pais

7

Suporte social e grupo de pares

4

Ambiente escolar

4

TOTAL

27

TABELA 2: Número de questões para cada dimensão do instrumento KIDSCREEN-27.
Fonte: Adaptado de Gaspar e Matos (2008).

Por fim, no que tange ao instrumento KIDSCREEN-10, este é composto por dez questões derivadas do KIDSCREEN-27 (e naturalmente do KIDSCREEN-52), tendo característica unidimensional. Desta forma, o referido instrumento apresenta apenas um escore global da QV, sendo recomendada sua aplicação em amostras com número de participantes elevados ou em ocasiões em que a aplicação disponha de pouco tempo. O cabeçalho e as escalas de respostas são as mesmas dos instrumentos KIDSCREEN-52 e KIDSCREEN-27.

Os instrumentos KIDSCREEN, tal qual demais instrumentos quantitativos de avaliação, possuem uma lógica para o cálculo dos escores de suas dimensões. A incompreensão da lógica empregada para o cálculo dos escores de instrumentos de avaliação constitui um problema em sua utilização. Tem se tornado comum no desenvolvimento de instrumentos de avaliação da QV a disponibilização de sintaxes para utilização no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Entretanto, o referido software requer conhecimentos específicos para sua utilização e, além disso, tem elevado custo de licenciamento no Brasil. Não obstante, a inexistência de uma ferramenta para o cálculo automatizado dos escores dos instrumentos KIDSCREEN constitui um fator limitante em sua utilização. Sendo assim, o desenvolvimento de ferramentas alternativas, capazes de realizar o cálculo dos escores dos instrumentos de avaliação da QV de forma fidedigna, constitui uma lacuna acadêmica para a área da QV e seus procedimentos de avaliação.

Desta forma, o objetivo do presente estudo foi à construção de ferramentas, por meio do software Microsoft Excel, para a realização dos cálculos dos resultados de aplicações dos instrumentos KIDSCREEN-52, KIDSCREEN-27 e KIDSCREEN-10. De forma adicional, intentou-se construir as sintaxes SPSS dos referidos instrumentos.

2. Metodologia

Para a consecução do objetivo proposto, as ações metodológicas deste estudo foram orientadas por Quivy e Campenhoudt (1992), adotando o modelo para procedimentos científicos que considera três etapas para o estudo: a ruptura, a construção e a verificação.

Na etapa da ruptura, o processo pautou-se na ampliação do referencial teórico, abarcando leituras relacionadas aos instrumentos que mensuram a QV, com maior direcionamento aos instrumentos WHOQOL e KIDSCREEN.

Na etapa da construção foram elaboradas as sintaxes SPSS dos instrumentos KIDSCREEN, com base nas sintaxes SPSS dos instrumentos WHOQOL (Grupo WHOQOL, 1998), e as ferramentas a partir do software Microsoft Excel para o cálculo dos resultados das aplicações dos instrumentos KIDSCREEN-52, KIDSCREEN-27 e KIDSCREEN-10. Tais ferramentas foram construídas nos mesmos moldes das ferramentas propostas por Pedroso et. al. (2009) para o WHOQOL-100; Pedroso et. al. (2010a) para o WHOQOL-bref; Pedroso et. al. (2010b) para o WHOQOL-OLD; Pedroso et. al. (2012a) para o WHOQOL-HIV; Pedroso et. al. (2012b) para o cálculo do WHOQOL-SRPB; e Pedroso e Ferreira (2015) para o cálculo do WHOQOL-8.

 Na etapa da verificação, realizaram-se simulações com dados reais de aplicações de cada um dos instrumentos em exame, fazendo-se a comparação dos resultados obtidos através das ferramentas propostas a partir do software Microsoft Excel com os obtidos por meio do software estatístico SPSS.

3. Sintaxes SPSS dos instrumentos KIDSCREEN

Na presente seção são explicitadas as sintaxes SPSS de cada um dos instrumentos KIDSCREEN individualmente, de forma que cada linha de código é acompanhada da explicação de sua função na sintaxe como um todo.

3.1 KIDSCREEN-52

A sintaxe construída para o cálculo dos resultados das aplicações do KIDSCREEN-52 é a seguinte:

ETAPAS

SINTAXE SPSS PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO KIDSCREEN-52

Verificar se todos os itens foram preenchidos com respostas entre 1 e 5

RECODE Q1.1 Q1.2 Q1.3 Q1.4 Q1.5 Q2.1 Q2.2 Q2.3 Q2.4 Q2.5 Q2.6 Q3.1 Q3.2 Q3.3 Q3.4 Q3.5 Q3.6 Q3.7 Q4.1 Q4.2 Q4.3 Q4.4 Q4.5 Q5.1 Q5.2 Q5.3 Q5.4 Q5.5 Q6.1 Q6.2 Q6.3 Q6.4 Q6.5 Q6.6 Q7.1 Q7.2 Q7.3 Q8.1 Q8.2 Q8.3 Q8.4 Q8.5 Q8.6 Q9.1 Q9.2 Q9.3 Q9.4 Q9.5 Q9.6 Q10.1 Q10.2 Q10.3 (1=1) (2=2) (3=3) (4=4) (5=5) (ELSE=SYSMIS).

Converter as questões invertidas

RECODE Q1.1 Q3.1 Q3.2 Q3.3 Q3.4 Q3.5 Q3.6 Q3.7 Q4.3 Q4.4 Q4.5 Q10.1 Q10.2 Q10.3 (1=5) (2=4) (3=3) (4=2) (5=1).

Calcular os escores dos domínios e facetas

COMPUTE afs=(MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)).

COMPUTE sent=(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6)).

COMPUTE emocional=(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)).

COMPUTE autopercepcao=(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.5)).

COMPUTE autonomia=(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4,Q5.5)).

COMPUTE familia=(MEAN.1(Q6.1,Q6.2,Q6.3,Q6.4,Q6.5,Q6.6)).

COMPUTE financeiro=(MEAN.1(Q7.1,Q7.2,Q7.3)).

COMPUTE amigos=(MEAN.1(Q8.1,Q8.2,Q8.3,Q8.4,Q8.5,Q8.6)).

COMPUTE escolar=(MEAN.1(Q9.1,Q9.2,Q9.3,Q9.4,Q9.5,Q9.6)).

COMPUTE provocacao=(MEAN.1(Q10.1,Q10.2,Q10.3)).

COMPUTE geral=(MEAN.8((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)),(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6)),(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)),(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4,Q4.5)),(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4,Q5.5)),(MEAN.1(Q6.1,Q6.2,Q6.3,Q6.4,Q6.5,Q6.6)),(MEAN.1(Q7.1,Q7.2,Q7.3)),(MEAN.1(Q8.1,Q8.2,Q8.3,Q8.4,Q8.5,Q8.6)),(MEAN.1(Q9.1,Q9.2,Q9.3,Q9.4,Q9.5,Q9.6)),(MEAN.1(Q10.1,Q10.2,Q10.3)))).

Transformar os escores para uma escala de

0 a 100

COMPUTE afs100=((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5))-1)*(400/16).

COMPUTE sent100=((MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6))-1)*(400/16).

COMPUTE emocional100=((MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7))-1)*(400/16).

COMPUTE autopercepcao100=((MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.5))-1)*(400/16).

COMPUTE autonomia100=((MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4,Q5.5))-1)*(400/16).

COMPUTE família100=((MEAN.1(Q6.1,Q6.2,Q6.3,Q6.4,Q6.5,Q6.6))-1)*(400/16).

COMPUTE financeiro100=((MEAN.1(Q7.1,Q7.2,Q7.3))-1)*(400/16).

COMPOUTE amigos100=((MEAN.1(Q8.1,Q8.2,Q8.3,Q8.4,Q8.5,Q8.6))-1)*(400/16).

COMPUTE escolar100=((MEAN.1(Q9.1,Q9.2,Q9.3,Q9.4,Q9.5,Q9.6))-1)*(400/16).

COMPUTE provocacao100=((MEAN.1(Q10.1,Q10.2,Q10.3))-1)*(400/16).

COMPUTE geral100=((MEAN.8((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)),(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6)),(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)),(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4,Q4.5)),(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4,Q5.5)),(MEAN.1(Q6.1,Q6.2,Q6.3,Q6.4,Q6.5,Q6.6)),(MEAN.1(Q7.1,Q7.2,Q7.3)),(MEAN.1(Q8.1,Q8.2,Q8.3,Q8.4,Q8.5,Q8.6)),(MEAN.1(Q9.1,Q9.2,Q9.3,Q9.4,Q9.5,Q9.6)),(MEAN.1(Q10.1,Q10.2,Q10.3))))-1)*(400/16).

QUADRO 1: Sintaxe SPSS para o cálculo dos escores do KIDSCREEN-52
Fonte: Autoria própria (2015)

A transcrição textual da sintaxe do KIDSCREEN-52 se apresenta da seguinte forma:

- As questões do KIDSCREEN-52 são inseridas na sintaxe na forma de variáveis, recebendo denominação que lhes será atribuída no decorrer dos cálculos;

- Invertem-se as 14 questões cuja escala de resposta é invertida, de forma que a alternativa mais positiva sempre seja 5 e a alternativa mais negativa sempre seja 1;

- Atribui-se às dimensões o status de variáveis e calcula-se os escores de cada dimensão a partir da média aritmética simples dos escores das questões que compõem cada dimensão, sendo estes expressos em uma escala de 1 a 5. Também é calculado o escore global do instrumento por meio da média aritmética simples entre os escores das dez dimensões do instrumento, sendo este também expresso em uma escala de 1 a 5;

- Os escores das dimensões são convertidos para uma escala de 0 a 100, para facilitar a sua interpretação e torna-los passíveis de comparação com demais instrumentos que utilizam tal escala.

3.2 KIDSCREEN-27

A sintaxe construída para o cálculo dos resultados das aplicações do KIDSCREEN-27 é a seguinte:

ETAPAS

SINTAXE SPSS PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO KIDSCREEN-27

Verificar se todos os itens foram preenchidos com respostas entre 1 e 5

RECODE Q1.1 Q1.2 Q1.3 Q1.4 Q1.5 Q2.1 Q2.2 Q2.3 Q2.4 Q2.5 Q2.6 Q2.7 Q3.1 Q3.2 Q3.3 Q3.4 Q3.5 Q3.6 Q3.7 Q4.1 Q4.2 Q4.3 Q4.4 Q5.1 Q5.2 Q5.3 Q5.4 (1=1) (2=2) (3=3) (4=4) (5=5) (ELSE=SYSMIS).

Converter as questões invertidas

RECODE Q1.1 Q2.4 Q2.5 Q2.6 (1=5) (2=4) (3=3) (4=2) (5=1).

Calcular os escores dos domínios e facetas

COMPUTE afs=(MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)).

COMPUTE psi=(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6,Q2.7)).

COMPUTE autonomia=(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)).

COMPUTE social=(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4)).

COMPUTE escolar=(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4)).

COMPUTE geral=(MEAN.3((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)),(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6,Q2.7)),(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)),(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4)),(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4)))).

Transformar os escores para uma escala de

0 a 100

COMPUTE afs100=((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5))-1)*(400/16).

COMPUTE psi100=((MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6,Q2.7))-1)*(400/16).

COMPUTE autonomia100=((MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7))-1)*(400/16).

COMPUTE social100=((MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4))-1)*(400/16).

COMPUTE escolar100=((MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4))-1)*(400/16).

COMPUTE geral100=((MEAN.3((MEAN.1(Q1.1,Q1.2,Q1.3,Q1.4,Q1.5)),(MEAN.1(Q2.1,Q2.2,Q2.3,Q2.4,Q2.5,Q2.6,Q2.7)),(MEAN.1(Q3.1,Q3.2,Q3.3,Q3.4,Q3.5,Q3.6,Q3.7)),(MEAN.1(Q4.1,Q4.2,Q4.3,Q4.4)),(MEAN.1(Q5.1,Q5.2,Q5.3,Q5.4))))-1)*(400/16).

QUADRO 2: Sintaxe SPSS para o cálculo dos escores do KIDSCREEN-27
Fonte: Autoria própria (2015)

A transcrição textual da sintaxe do KIDSCREEN-27 se apresenta da seguinte forma:

- As questões do KIDSCREEN-27 são inseridas na sintaxe na forma de variáveis, recebendo denominação que lhes será atribuída no decorrer dos cálculos;

- Invertem-se as quatro questões cuja escala de resposta é invertida, de forma que a alternativa mais positiva sempre seja 5 e a alternativa mais negativa sempre seja 1;

- Atribui-se às dimensões o status de variáveis e calcula-se os escores de cada dimensão a partir da média aritmética simples dos escores das questões que compõem cada dimensão, sendo estes expressos em uma escala de 1 a 5. Também é calculado o escore global do instrumento por meio da média aritmética simples entre os escores das cinco dimensões do instrumento, sendo este também expresso em uma escala de 1 a 5;

- Os escores das dimensões são convertidos para uma escala de 0 a 100, para facilitar a sua interpretação e torna-los passíveis de comparação com demais instrumentos que utilizam tal escala.

3.3 KIDSCREEN-10

A sintaxe construída para o cálculo dos resultados das aplicações do KIDSCREEN-10 é a seguinte:

ETAPAS

SINTAXE SPSS PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO KIDSCREEN-10

Verificar se todos os itens foram preenchidos com respostas entre 1 e 5

RECODE Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 (1=1) (2=2) (3=3) (4=4) (5=5) (ELSE=SYSMIS).

Converter as questões invertidas

RECODE Q3 Q4 (1=5) (2=4) (3=3) (4=2) (5=1).

Calcular os escores dos domínios e facetas

COMPUTE global=(MEAN.1(Q1,Q2,Q3,Q4,Q5,Q6,Q7,Q8,Q9,Q10)).

Transformar os escores para uma escala de

0 a 100

COMPUTE global100=((MEAN.1(Q1,Q2,Q3,Q4,Q5,Q6,Q7,Q8,Q9,Q10))-1)*(400/16).

QUADRO 3: Sintaxe SPSS para o cálculo dos escores do KIDSCREEN-10
Fonte: Autoria própria (2015)

A transcrição textual da sintaxe do KIDSCREEN-10 se apresenta da seguinte forma:

- As questões do KIDSCREEN-10 são inseridas na sintaxe na forma de variáveis, recebendo denominação que lhes será atribuída no decorrer dos cálculos;

- Invertem-se as duas questões cuja escala de resposta é invertida, de forma que a alternativa mais positiva sempre seja 5 e a alternativa mais negativa sempre seja 1;

- O cálculo do escore global do instrumento é calculado a partir da média aritmética simples entre os escores das dez questões que compõem, sendo este expresso em uma escala de 1 a 5;

- O escore global do instrumento é convertido para uma escala de 0 a 100, para facilitar a sua interpretação e torna-lo passível de comparação com demais instrumentos que utilizam tal escala.

4. Ferramentas desenvolvidas a partir do Microsoft Excel para o cálculo dos resultados dos instrumentos KIDSCREEN

Na presente seção são explicitadas as lógicas das ferramentas individuais construídas a partir do software Microsoft Excel para o cálculo dos resultados dos instrumentos KIDSCREEN.

As referidas ferramentas realizam automaticamente os cálculos dos escores de todas as dimensões e o escore global de cada instrumento, além da estatística descritiva destes, sendo que o pesquisador que utilizá-las precisará apenas preencher as respostas concedidas pelos respondentes nas células especificas.

4.1 KIDSCREEN-52

A lógica utilizada na ferramenta construída a partir do Microsoft Excel para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento KIDSCREEN-52 é a seguinte:

- As células cujas respostas foram preenchidas corretamente (com valores situados no intervalo compreendido entre 1 e 5) são representadas através da cor de preenchimento verde;

- Caso alguma resposta não tenha sido preenchida, o número de respostas sem preenchimento será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas não preenchidas estarão destacadas com cor do preenchimento branco;

- Caso alguma resposta tenha sido preenchida com algum valor que não conste entre o intervalo de 1 a 5, o número de respostas inválidas será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas inválidas estarão destacadas com cor do preenchimento vermelho;

- As 14 questões cuja escala de respostas é invertida são devidamente convertidas;

- Caso o número de questões não preenchidas e/ou preenchidas incorretamente ultrapasse 20% do total de questões do instrumento (11 ou mais questões), é sugerido ao pesquisador excluir o respondente da amostra;

- O cálculo dos escores das dez dimensões é realizado a partir da média aritmética simples das respostas das questões que compõem cada dimensão, sendo estes expressos em uma escala de 1 a 5;

- O cálculo do escore global do instrumento é realizado por meio da média aritmética simples entre os escores das dez dimensões do instrumento, sendo este expresso em uma escala de 1 a 5;

- A estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de variação, valor mínimo, valor máximo e amplitude) das 52 questões, das dez dimensões e do escore global do instrumento é calculada;

- As médias amostrais das dez dimensões e do escore global do KIDSCREEN-52 são exibidas em um gráfico de barras com escala de 0 a 100 unidades.

4.2 KIDSCREEN-27

A lógica utilizada na ferramenta construída a partir do Microsoft Excel para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento KIDSCREEN-27 é a seguinte:

- As células cujas respostas foram preenchidas corretamente (com valores situados no intervalo compreendido entre 1 e 5) são representadas através da cor de preenchimento verde;

- Caso alguma resposta não tenha sido preenchida, o número de respostas sem preenchimento será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas não preenchidas estarão destacadas com cor do preenchimento branco;

- Caso alguma resposta tenha sido preenchida com algum valor que não conste entre o intervalo de 1 a 5, o número de respostas inválidas será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas inválidas estarão destacadas com cor do preenchimento vermelho;

- As quatro questões cuja escala de respostas é invertida são devidamente convertidas;

- Caso o número de questões não preenchidas e/ou preenchidas incorretamente ultrapasse 20% do total de questões do instrumento (seis ou mais questões), é sugerido ao pesquisador excluir o respondente da amostra;

- O cálculo dos escores das cinco dimensões é realizado a partir da média aritmética simples das respostas das questões que compõem cada dimensão, sendo estes expressos em uma escala de 1 a 5;

- O cálculo do escore global do instrumento é realizado por meio da média aritmética simples entre os escores das cinco dimensões do instrumento, sendo este expresso em uma escala de 1 a 5;

- A estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de variação, valor mínimo, valor máximo e amplitude) das 27 questões, das cinco dimensões e do escore global do instrumento é calculada;

- As médias amostrais das cinco dimensões e do escore global do KIDSCREEN-27 são exibidas em um gráfico de barras com escala de 0 a 100 unidades.

4.3 KIDSCREEN-10

A lógica utilizada na ferramenta construída a partir do Microsoft Excel para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento KIDSCREEN-10 é a seguinte:

- As células cujas respostas foram preenchidas corretamente (com valores situados no intervalo compreendido entre 1 e 5) são representadas através da cor de preenchimento verde;

- Caso alguma resposta não tenha sido preenchida, o número de respostas sem preenchimento será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas não preenchidas estarão destacadas com cor do preenchimento branco;

- Caso alguma resposta tenha sido preenchida com algum valor que não conste entre o intervalo de 1 a 5, o número de respostas inválidas será notificado ao pesquisador e as células que abarcam as respostas inválidas estarão destacadas com cor do preenchimento vermelho;

- As duas questões cuja escala de respostas é invertida são devidamente convertidas;

- Caso o número de questões não preenchidas e/ou preenchidas incorretamente ultrapasse 20% do total de questões do instrumento (três ou mais questões), é sugerido ao pesquisador excluir o respondente da amostra;

- O cálculo do escore global do instrumento é realizado por meio da média aritmética simples entre as respostas das dez questões do instrumento, sendo este expresso em uma escala de 1 a 5;

- A estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de variação, valor mínimo, valor máximo e amplitude) das dez questões e do escore global do instrumento é calculada;

- As médias amostrais das dez questões e do escore global do KIDSCREEN-10 são exibidas em um gráfico de barras com escala de 0 a 100 unidades.

O download das ferramentas pode ser realizado através do sítio eletrônico http://www.brunopedroso.com.br/kidscreen.html.

5. Considerações finais

A utilização do software SPSS para o cálculo dos escores tonra-se um fator limitante para a utilização de instrumentos de avaliação da QV. No contexto desta limitação, o presente estudo objetivou a criação de ferramentas construídas a partir do software Microsoft Excel, cuja difusão e acessibilidade no Brasil é bastante elevada, para o cálculo dos resultados dos instrumentos KIDSCREEN-52, KIDSCREEN-27 e KIDSCREEN-10. De forma adicional, com o propósito de auxiliar o processo de atestar a fidedignidade das ferramentas objeto de estudo do presente trabalho, foram construídas também as sintaxes SPSS dos referidos instrumentos.

A partir dos produtos originados da presente investigação, poder-se-á calcular de forma automatizada os escores e estatística descritiva dos instrumentos KIDSCREEN. O processo de tabulação de dados torna-se facilitado, haja vista a redução da complexidade de manipulação dos resultados de aplicações dos instrumentos KIDSCREEN por meio da utilização das ferramentas propostas. A fidedignidade da ferramenta proposta, somada ao custo baixo e o fácil manuseio no processo de tabulação de dados, tende a reduzir equívocos produzidos nos resultados retornados por pesquisas sobre a avaliação da QV no público infantil e infanto-juvenil.

Embora não haja ineditismo nesta proposta, ferramentas com este enfoque são individuais, e a criação de novas ferramentas tende a contribuir para os pesquisadores que se utilizem de instrumentos de avaliação. Tais fatores atestam a contribuição efetiva deste trabalho para a área de avaliação da QV em crianças.

Foram comparados os resultados retornados pelas ferramentas construídas a partir do Microsoft Excel com os resultados retornados pelo SPSS. Nos três instrumentos, ambos os resultados foram 100% coincidentes em todos os escores.

Na perspectiva apresentada, o presente trabalho atingiu o objetivo de disponibilizar uma ferramenta fidedigna para os cálculos dos escores e estatística descritiva dos instrumentos KIDSCREEN em uma plataforma altamente difundida e de menor complexidade, suprindo uma lacuna acadêmica existente quanto à utilização deste instrumento por pesquisadores brasileiros.

Referências

BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente, [Acesso 13 dezembro 2015], Disponível em World Wide Web: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>.

FLECK, M. P. A. (2000); "O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas". Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 5 (1), 33-38.

GASPAR, T. et. al. (2006); "Qualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentes". Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, 2(2), 47-60.

GASPAR, T.; Matos, M. G. (2008); "Qualidade de vida em crianças e adolescentes: versão portuguesa dos instrumentos KIDSCREEN 52", Lisboa; Aventura Social e Saúde.

GUEDES, D. P.; Guedes, J. E. R. P. (2011); "Tradução, adaptação cultural e propriedades psicométricas do KIDSCREEN-52 para população brasileira". Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, 29(3), 364-372.

GRUPO WHOQOL. Versão em português dos instrumentos de avaliação da qualidade de vida (WHOQOL). Faculdade de Medicina da UFRGS, 1998 [acesso 15 outubro 2015], Departamento de Psiquiatria. Disponível em World Wide Web: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html>

JIROJANAKUL, P.; Skevington, S. M.; Hudson, J. (2003); "Predicting young children's quality of life". Social Science and Medicine, 57(7), 1277-1288.

PATRICK, D. L. (2008); A qualidade de vida pode ser medida? Como?. en: Fleck, M. P. A. et. al. A avaliação de qualidade de vida: guia para profissionais da saúde. (ed); Porto Alegre; Artmed, 29-39 p.

PEDROSO, B.; Pilatti, L. A.; Reis, D. R. (2009); "Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-100 utilizando o Microsoft Excel". Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Ponta Grossa, 1(1), 23-32.

PEDROSO, B.; Pilatti, L. A.; Gutierrez, G. L. (2010a); "Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-OLD através do Microsoft Excel". Geriatria & Gerontologia, Rio de Janeiro, 4(4), 214-219.

PEDROSO, B. et. al. (2010b); "Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel". Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Ponta Grossa, 2(1), 31-36.

PEDROSO, B.; Pilatti, L. A. (2012); Guia de avaliação da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho; Ponta Grossa, editora UEPG, 2012.

PEDROSO, B. et. al. (2012a); "Avaliação da qualidade de vida de portadores de HIV/AIDS: uma visão geral dos instrumentos WHOQOL-HIV e WHOQOL-HIV-BREF". Conexões, Campinas, 10(1), 50-69.

PEDROSO, B. et. al. (2012b); "Qualidade de vida, espiritualidade, religião e crenças pessoais: análise do instrumento WHOQOL-SRPB". Revista Eletrônica Fafit/Facic, Itararé, 3(1), 01-12.

PEDROSO, Bruno. (2013); Possibilidades e limites da avaliação da qualidade de vida: análise dos instrumentos WHOQOL e modelos clássicos de qualidade de vida no trabalho. Tese de Doutorado em Educação Física. Faculdade de Educação Física – UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas.

PEDROSO, B.; Ferreira, B. M. P. (2015); "Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-8 por meio do Microsoft Excel". Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Ponta Grossa, 7(2), 113-115.

QUIVY, R.; Campenhoudt, L. (1992); Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

RAVENS-SIEBER, U et. al. (2014); "The European KIDSCREEN approach to measure quality of life and well-being in children: development, current application, and future advances". Quality of Life Research, Oxford, 23(3), 791-803.


1. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: mylena_cg@hotmail.com
2. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: prof.brunopedroso@gmail.com
3. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa – Paraná – Brasil. Email: guilherme-coxa@uol.com.br


Vol. 37 (Nº 12) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]