Espacios. Vol. 37 (Nº 11) Año 2016. Pág. 9

Requisitos ambientais incorporados ao desenvolvimento de produtos em clusters e ecoparques industriais

Environmental requirements incorporated in product development in clusters and eco industrial parks

Fábio Ribeiro de OLIVEIRA 1, Sergio Luiz Braga FRANÇA 2, Ricardo Gabbay de SOUZA 3, Luís Alberto Duncan RANGEL 4

Recibido: 19/12/15 • Aprobado: 22/01/2016


Contenido

1. Introdução

2. Metodologia de Pesquisa

3. Revisão Sistemática da Literatura

4. Mapa mental dos requisitos ambientais no desenvolvimento de produto

5. Conclusões

Referências

Anexo 1


RESUMO:

Os clusters industriais, como os ecoparques e arranjos produtivos locais, proporcionam formas de gestão que consideram as características de cooperação para o fortalecimento das empresas e demais partes interessadas. Tais aglomerações podem apresentar uma oportunidade para as organizações aperfeiçoarem a gestão do processo e desenvolvimento de produtos considerando os fatores ambientais. Este trabalho objetiva, por meio de uma revisão sistemática da literatura e composição de um mapa mental, analisar os requisitos ambientais incorporados ao desenvolvimento de produtos nestes clusters industriais. Frente à compilação dos resultados, evidenciou-se a abordagem do ciclo de vida desde o planejamento estratégico à descontinuidade do produto.
Palavras-chave: Requisitos ambientais, desenvolvimento de produtos, clusters industriais, mapa mental

ABSTRACT:

Industrial clusters, such as eco industrial parks and local productive arrangements, provide forms of management that consider the cooperation characteristics to strengthen companies and other stakeholders. These clusters can be introduced an opportunity for companies to improve the process management and product development, considering environmental factors. This work aims, through a systematic literature review and developing a mind map, analyze the environmental requirements pertaining to product development process in these industrial clusters. By compiling the results, it was evidenced the life cycle approach from strategic planning to the discontinue of the product.
Keywords: Environmental requirements, product development, industrial clusters, mind map

1. Introdução

O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é de extrema importância no contexto de sustentabilidade organizacional, necessitando, para isso, de uma abordagem sistêmica. Felekoglu et al. (2013) ressaltam que devido ao caráter dinâmico, o desenvolvimento de produtos apresenta complexidade frente as mudanças, alterações e interações entre as etapas. Neste ponto, a cooperação interna entre as áreas funcionais, e externa entre indústrias, fornecedores e clientes consolida-se como um facilitador do PDP (ROZENFELD et al. 2006; ONOYAMA et al. 2008; TONDOLO et al., 2012).

Como forma propulsora deste caráter colaborativo externo, as concentrações geográficas de empresas, na forma de clusters industriais, podem trabalhar com ações conjuntas e geração de externalidades positivas sustentáveis (CASSIOLATO e LASTRES, 2001; PEREIRA e CARVALHO, 2008; ALBINO et al., 2010).

No Brasil, tal característica colaborativa está relacionada com a composição dos arranjos produtivos locais – APLs, centrados no mesmo setor produtivo. Contudo, verifica-se uma evolução mundial de alguns clusters industriais tradicionais, se rearranjando e reformulando dentro dos conceitos de ecoparques industriais (BOONS et al., 2011).

Os ecoparques industriais preconizam a consolidação local de um grupo de empresas, comunidades e outros atores pertencentes a uma cadeia de troca e reaproveitamento de energia, água, subprodutos e resíduos (CHERTOW, 2000; WOLF, 2007). Os ecoparques são instrumentos para a ecologia industrial, formando um sistema integrado que trabalham com o ideal de ciclo fechado quanto à destinação dos subprodutos.

Outros instrumentos que contemplam os ideais da ecologia industrial e, consequentemente a Prevenção da Poluição são: Produção Mais Limpa – P+L, Análise do Ciclo de Vida – ACV e o ecodesign (EPA U.S., 2001). Cabe ressaltar que ecodesign é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de produtos, dentro de uma visão holística que apresentas as seguintes diretivas: i) concepção de produtos comprometidos com a redução do impacto da extração da matéria-prima; ii) redução do consumo de energia e redução ou eliminação da geração de resíduos; iii) produtos com vida útil maior; iv) reparos de partes defeituosas; v) descarte que possa reintroduzir as partes no ciclo industrial; e vi) disposição final que possa ser reabsorvida pela natureza (BORCHARDT et al., 2008).

Lehtoranta et al. (2011) aponta a importância de um aprofundamento das pesquisas não apenas nos quesitos de ecoeficiência em ecoparques industriais, mas também nos fatores relacionados ao pós-venda do produto, de forma mais holística. Conforme descrito por Rozenfeld et al. (2006) são necessárias pesquisas sistemáticas que contribuam para a consolidação de novas teorias para a gestão eficiente do produto, a exemplo do ciclo de vida. Nesta abordagem, fazem-se necessários modelos e ferramentas que cada vez mais propiciem formas de prevenção da poluição nas fases do PDP.

Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar os requisitos ambientais incorporados à gestão do desenvolvimento de produtos em clusters/ecoparques industrias. Como objetivos específicos buscam-se correlacionar tais requisitos aos aspectos de desenvolvimento de produtos e depreender os principais conceitos e ferramentas intrínsecos.

2. Metodologia de Pesquisa

Esta pesquisa qualitativa de natureza básica, buscou, de forma exploratória, uma revisão sistemática da literatura para consolidar e analisar os requisitos ambientais incorporados ao desenvolvimento de produtos em clusters e ecoparques industriais. Tal procedimento bibliográfico, conforme preconizado por Fink (2014), objetiva identificar, avaliar e sintetizar trabalhos publicados por pesquisadores, acadêmicos e profissionais, na forma de uma revisão sistemática, explícita e reprodutível.

As bases de dados Scopus e Web of Science foram utilizadas como plataforma de pesquisa, visando o estado da arte dos artigos divulgados internacionalmente com maior relevância na temática. A pesquisa foi realizada por meio da composição de palavras-chave na língua inglesa relacionadas ao objetivo deste trabalho. Atentou-se também para os respectivos termos com conotação similar, sendo os campos de busca retroalimentados até a consolidação da estrutura da Figura 1.

Desta forma, no primeiro campo foram relacionados termos pertinentes à gestão ambiental, no segundo campo utilizou-se palavras condizentes com o desenvolvimento de produtos, e finalmente adotou-se a referência aos clusters e ecoparques no último campo.

Figura 1: Termos pesquisados na revisão sistemática da literatura – Busca 1

Conforme o andamento da busca, constatou-se a utilização do termo ecodesign como sinônimo à abordagem ambiental no desenvolvimento de produtos, visto a avaliação dos aspectos ambientais em busca da redução dos impactos advindos do ciclo de vida do produto (PÊGO et al., 2012). Assim, foi acrescida uma nova busca, desta vez com a utilização de dois campos: o primeiro referente a ecodesign e termos equivalentes, e o seguinte relativo a clusters e ecoparques (Figura 2)

Figura 2: Termos pesquisados na revisão sistemática da literatura – Busca 2

Nesta pesquisa foram contemplados os artigos publicados até maio de 2015, sem restrições quanto ao ano de origem. Inicialmente considerou-se todos os resultados gerados por meio da busca em títulos, resumos ou palavras-chave das publicações indexadas. A seguir, os artigos foram exportados para o software Mendeley (gerenciador de referências), possibilitando a eliminação das publicações em duplicata e o agrupamento conforme interesse da pesquisa.

Para a seleção dos artigos analisados na etapa posterior, foram utilizados os seguintes filtros: i) apenas as publicações disponibilizadas em revista ou anais de conferências; ii) a utilização do termo "cluster" com referência a agrupamentos industriais; iii) trabalhos que abordassem empresas em APLs ou ecoparques industriais.

Após a leitura e aprofundamento dos artigos, foram selecionadas apenas as contribuições condizentes com a temática deste trabalho. As informações foram consolidadas na forma de tabela e analisada através de um mapa mental.

Os mapas mentais são representações gráficas resultantes de processos de aprendizagem que facilitam a união, diversificação e integração dos conceitos ou pensamentos, consolidando uma estrutura de análise (ONTORIA et al., 2003). Os organizadores gráficos facilitam o desenvolvimento de habilidades de pensamento, permitindo a organização de informações sobre três níveis de complexidade: agregação, processamento e descoberta de relações (MUÑOZ-GONZÁLEZ et al., 2011).

Neste trabalho, utilizou-se o software CMap para a elaboração do mapa mental dos requisitos ambientais no desenvolvimento de produto. Para tal, foram adaptadas as seguintes etapas preconizadas por Carneiro (2005): i) identificação do assunto a ser discutido e centralização do termo na área de trabalho do software; ii) elaboração do mapa de acordo com as principais informações levantadas, acrescentando as ramificações e relações necessárias ao entendimento dos tópicos; iii) uso de cores diferentes para as ramificações e, dentro do possível, fazer a devida relação e elo.

3. Revisão Sistemática da Literatura

Em um primeiro momento, na revisão sistemática da literatura, foram encontradas 35 publicações nas bases de dados do Scopus e 23 na base do Web of Science. Em uma segunda etapa foram eliminadas as duplicatas, resultando em 45 trabalhos a serem direcionados aos filtros referentes aos objetos de estudo deste artigo.  Por fim, como resultado de uma terceira etapa, 11 trabalhos foram selecionados para análise e discussão neste capítulo. Tal sequência está representada na Figura 3.

FIGURA 3: Sequência da revisão sistemática da literatura

Dos artigos analisados, a primeira abordagem ao assunto foi feita por De Benedetti, et al. (2003), utilizando a ferramenta de avaliação do ciclo de vida para analisar os desempenhos técnicos e ambientais de materiais disponíveis para na concepção de um ecoparque industrial na Itália. Tal estudo, publicado pela Transactions on ecology and the environmental é restrito a análise de componentes da construção civil.

Dois artigos do Journal of Cleaner Production enquadraram-se nos resultados da pesquisa: o primeiro é referente a um parque industrial de papel e celulose na Finlândia (LEHTORANTA et al., 2011) e o mais recente aborda, em linhas gerais, os conceitos da ecologia industrial (CHEN e SHEU, 2013). Em ambos são estudadas as características de interação entre indústrias, resultantes de modelos voltados a simbiose industrial. Nesta mesma temática, o trabalho de Park e Won (2008) publicado no Journal of industrial ecology consolida a importância da simbiose na evolução de um ecoparque na Coréia do Sul.

As contribuições de Hu et al. (2005), Zhu et al. (2010), Ascheahoug e Boks (2011), Alfos e Pages-Xatart-Pares (2012) e Benur e Bramwell (2015), apresentam aspectos relevantes quanto ao viés ambiental e o desenvolvimento de produtos em clusters industriais. A compilação dos 11 resultados encontra-se na Figura 4.

FIGURA 4: Resultados da revisão sistemática da literatura

No contexto dos APLs, os trabalhos de Azevedo e Nolasco (2009) – Revista Ciência Rural, e Ruiz-Silveira et al. (2010) – Revista Espacios, trazem os ideais de sustentabilidade e aspectos do desenvolvimento de produtos, com diferentes focos. Os primeiros fazem um panorama dos requisitos ambientais considerados em um APLs de móveis, além de diagnosticarem os fatores internos e externos para a aplicação desses requisitos no processo de desenvolvimento de produtos. Desta forma, focam no eixo ambiental da sustentabilidade, refletindo também na questão econômica.

Ruiz-Silveira et al. (2010) reforçam a importância dos recursos da tradição local, incorporando a lógica de rede, voltada à produção e inovação tecnológica. Assim, ressaltam fatores sociais e culturais, como formas de fortalecimento das associações de artesãos, oficinas de capacitação e demais parcerias no desenvolvimento de produtos.

4. Mapa mental dos requisitos ambientais no desenvolvimento de produto

Para a representação dos requisitos ambientais no desenvolvimento de produto em clusters industriais, elaborou-se um mapa mental (Anexo 1) contendo as relações entre as informações depreendidas nos resultados encontrados na fase de revisão da literatura.

4.1 Principais conceitos abordados

A estruturação do mapa mental traz, para o desenvolvimento de produtos, a necessidade do pensamento do ciclo de vida. Nesta linha, faz-se necessária a consideração dos aspectos econômicos, sociais e ambientais, que permeiam os objetivos dos artigos analisados.

A questão econômica é respaldada pela análise da viabilidade do projeto em todas as fases do PDP, desde o planejamento estratégico, passando pelo desenvolvimento do projeto e pela fase de implantação das ações previstas.

Neste aspecto, muitas vezes os fatores econômicos ditam a forma das empresas responderem às questões ambientais, seja quanto à adequação às leis e aos regulamentos ou mesmo visando a redução dos custos de produção (AZEVEDO e NOLASCO, 2009).

Com referência aos aspectos sociais, os parques industriais chamam a atenção principalmente para fatores como internos como saúde e segurança do trabalho e influências externas como a comunicação e visão dos stakeholders (ASCHEAHOUG e BOKS, 2011).Este contexto, somado às questões ambientais e o caráter de cooperação embutido em sistemas de simbiose industrial, trazem as principais características dos ecoparques. Tal abordagem pode ser constatada nos trabalhos de Park e Won (2008), Zhu et al. (2010) e Chen e Sheu (2013), principalmente voltados a países asiáticos como China e Coréia do Sul.

Quanto aos APLs, percebe-se a característica de endogeneização do território, ampliando a visão social para as questões locais como cultura, tradição e desenvolvimento das comunidades (RUIZ-SILVEIRA et al., 2010; BENUR e BRAMWELL, 2015).

4.2. Ferramentas e requisitos ambientais relacionados ao PDP

A abordagem ambiental relacionada à gestão em clusters industriais e consequentemente ao processo de desenvolvimento de produtos pode ter um enquadramento corretivo ou preventivo. As ações corretivas, voltadas às práticas de fim de tubo, estão relacionadas em maioria ao cumprimento das leis e a realização do controle ambiental. Contudo, o maior foco encontrado nos resultados é voltado à prevenção, buscando a adoção de ferramentas que possibilitem uma gestão proativa, interdisciplinar e sistêmica.

As principais metodologias e inovações tecnológicas resultantes da pesquisa estão relacionadas à simbiose industrial (PARK e WON, 2008;  ZHU et al., 2010, LEHTORANTA et al., 2011; CHEN e SHEU, 2013), produção mais limpa (CHEN e SHEU, 2013), química verde (ALFOS e PAGES-XATART-PARES, 2012), ecodesign (ZHU et al., 2010; ASCHEAHOUG e BOKS, 2011; LEHTORANTA et al., 2011; CHEN eSHEU, 2013) e avaliação do ciclo de vida (DE BENEDETTI et al., 2003;  AZEVEDO e NOLASCO, 2009; LEHTORANTA et al., 2011).

Tais proposições trazem considerações relativas à abordagem ambiental no desenvolvimento de produtos. A seguir estão relacionados os requisitos específicos a cada etapa do PDP, conforme compilado dos trabalhos de De Benedetti et al.  (2003); Hu et al. (2005), Azevedo e Nolasco, (2009) Zhu et al. (2010), Ascheahoug e Boks (2011), Lehtoranta et al. (2011) e Chen e Sheu (2013):

  1. Planejamento estratégico: Vida útil do produto; processo sustentável; alternativa de novos materiais e redesign;
  2. Projeto informacional e conceitual: Pacote técnico preliminar para a comparação do desempenho ambiental; informações via stakeholders;
  3. Projeto detalhado: Previsão das formas de reutilização de sistemas e componentes;
  4. Preparação para a produção: Protótipos com materiais renováveis; previsão dos impactos; aproveitamento de peças e componentes;
  5. Lançamento: Orientação para uso e pós uso; prolongamento da vida útil; otimização de desempenho; planejamento da distribuição;
  6. Acompanhamento: Monitoramento dos impactos; percepção ambiental dos usuários;
  7. Descontinuidade: reuso, reaproveitamento e reciclagem; logística reversa; acondicionamento adequado.

5. Conclusões

Os resultados da pesquisa mostraram um crescimento recente quanto ao número de publicações contendo abordagens aos requisitos ambientais ao longo do PDP em clusters e ecoparques industriais de diversos setores, como: automotivo, moveleiro, turístico, artesanal, papel e celulose e derivados de óleo.

As abordagens e iniciativas de prevenção da poluição e consequente preservação dos recursos naturais tem sido consolidadas como formas de integração de aspectos econômicos, sociais e ambientais ao longo do processo. Conforme evidenciado no mapa mental, foram contempladas metodologias e inovações tecnológicas como a produção mais limpa, a química verde, a simbiose industrial, a avaliação do ciclo de vida e o ecodesign.

Presentes no PDP, estas abordagens reforçam a necessidade de considerar requisitos ambientais específicos à cada etapa, desde o planejamento estratégico à descontinuidade do produto, voltados ao pensamento de ciclo de vida. Além disso, faz-se necessária a composição de modelos sistêmicos e integradores, considerando, além dos requisitos, as dinâmicas e particularidades dos APLs e ecoparques industriais diante dos ideais de sustentabilidade.

No caso dos ecoparques, os requisitos ambientais ganham mais força devido ao sistema fechado de simbiose industrial. Quanto aos arranjos produtivos, as questões sociais como cultura e tradição local também são determinantes no desenvolvimento de produtos, contudo há lacunas quanto a consideração do foco ambiental neste contexto.

As publicações apresentaram, em maioria, potenciais formas de cooperação entre os constituintes dos clusters, seja entre empresas ou demais partes interessadas. Ressalta-se, desta forma, a necessidade de meios que intensifiquem e operacionalizem tal característica. Ampliando-se tais parcerias entre as empresas com a agregação dos fatores socioambientais, consolida-se uma grande oportunidade de fortalecimento do cluster e desenvolvimento local.

Referências

ALFOS, C. De l'idée au marché: L'ITERG renforce ses activités dans la chimie verte avec la plateforme CEDOP, Centre européen de développement des oléo-produits. OCL - Oleagineux Corps Gras Lipides, v. 19, n. 1, p. 54–58, 2012.

ALBINO A.; LIMA A.; SOUZA S.; BEHR R.; OLIVEIRA R. Análise sobre ação empreendedora e políticas públicas no APL moveleiro de Ubá, MG. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria/RS, v. 3, n. 2, p. 230-244, 2010.

ASCHEHOUG, S. H.; BOKS, C. Success criteria for implementing sustainability information in product development. ICED 11 - 18th International Conference on Engineering Design - Impacting Society Through Engineering Design. Anais... Dinamarca, 2011.

AZEVEDO, P. S.; NOLASCO, A. M. Fatores de incorporação de requisitos ambientais no processo de desenvolvimento de produtos em indústrias de móveis sob encomenda. Ciencia Rural, v. 39, n. 8, p. 2422–2427, 2009.

BENUR, A. M.; BRAMWELL, B. Tourism product development and product diversification in destinations. Tourism Management, v. 50, p. 213–224, 2015.

BOONS, F.; SPEKKINK W.; MOUZAKITIS, Y. The dynamics of industrial symbiosis: a proposal for a conceptual framework based upon a comprehensive literature review. Journal of cleaner production. V 19, p. 905-911, 2011.

BORCHARDT, M.; POLTOSI, L. A. C. ; SELLITTO, M. APEREIRA, G. M. Considerações sobre o ecodesign: um estudo de caso na indústria eletrônica automotiva. Ambiente & Sociedade (Online), v. 11, p. 341-353, 2008.

CARNEIRO, M. F. dos S. Mapa mental: mais um instrumento a ser considerado no seu cinto de mil e uma utilidades. Revista Mundo Project Management, [S. l.], 2005.

CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M.;   Glossário de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais: redes de pesquisas em sistemas produtivos e inovativos locais – Redesist. Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ, 2001. Disponível em: <http://redesist.ie.ufrj.br>.

CHEN, Y. J.; SHEU, J.-B. Pursuing extended producer responsibility in the context of EIPs by a Hotelling model. Journal of Cleaner Production, v. 57, p. 152–157, 2013.

CHERTOW, M. Industrial symbiosis: literature and taxonomy. Annual Review of Energy and the Environment, 25, p. 313-337, 2000.

DE BENEDETTI, B.; BALDO, G. L.; ROSSI, S. Environmentally-conscious design and life cycle assessment. Sustainable World. Transactions on Ecology and the Environment, v. 62, p. 25-33, 2003.

EPA – U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. Briefing paper on Industrial Ecology and EPA. Washington, DC, EPA, 2001.

FELEKOGLU, B.; MAIER, A.M.; MOULTRIE, J.  Interactions in new product development: How the nature of the NPD process influences interaction between teams and management. Journal of Engineering and Technology Management, v.30, n.4, p.384-401, 2013.

FINK, A. Conducting research literature reviews: from paper to the internet. 4. ed. Los Angeles: Sage, 2014.

HU, T.-S.; LING, C. Y.; CHANG, S.-L. Technology-based regional development strategies and the emergence of technological communities: a case study of HSIP, Taiwan. Technovation, v. 25, n. 4, p. 367–380, 2005.

LEHTORANTA, S.; NISSINEM A.; MATILLA T; MELANEM M.; Industrial symbiosis and the policy instruments of sustainable consumption and production. Journal of Cleaner Production, v. 19, n. 16, p. 1865–1875, 2011.

MUÑOZ-GONZÁLEZ, J. M., ONTORIA-PEÑA, A., MOLINA-RUBIO, A. El mapa mental, un organizador gráfico como estrategia didáctica para la construcción del conocimiento. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 3, n. 6, p. 343-361, 2011.

ONOYAMA, S. S.; ONOYAMA M. M.; LARA J. E.; ASSUMPÇÃO M. R. P.; TOLEDO, J. C. Integração intra e interorganizacional no desenvolvimento de produtos: estudo de caso no setor de laticínios. Revista Gestão Industrial, v.4, n.1, p.68-87, 2008.

ONTORIA, A.; GÓMEZ, J. P. R; LUQUE, A. Aprender com mapas mentales: uma estratégia para pensar e estudar. Madrid: Narcea, 2003.

PARK, H.-S.; WON, J.-Y. Ulsan Eco-industrial Park: Challenges and Opportunities. Journal of Industrial Ecology, v. 11, n. 3, p. 11–13, 2008.

PÊGO, K. A. C.; PEREIRA, A. F.; CARRACO, E. V. M.. Inserção de parâmetros ambientais no desenvolvimento de produtos: caso categoria móveis de madeira. Estudos em design. V 20, n 1, p 1-24, 2012.

PEREIRA, J. P. C. N., CARVALHO, M. M. Cooperação e localidade: uma análise no contexto do agronegócio de flores. Revista Produção, v. 18, n. 1, p. 185-209, 2008.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R.; K. Gestão de desenvolvimento de produto: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

RUIZ-SILVERA, C.; REYES, A.; MARTÍNEZ, R. Logros e impactos en el entorno social de un proyecto de cadena productiva local en bambú. Espacios, v. 31, n. 2, p. 22–26, 2010. TONDOLO, R. R. P.; COSTA C. A. TONDOLO V. A. G. A Interação da Estratégia Competitiva e Custos no Processo de Desenvolvimento de Produto. Espacios, v 33, n 3, p 7-25, 2012.

WOLF, A. Industrial symbiosis in the Swedish forest industry. Linköping Institute of Technology, Linköping, 2007.

ZHU, L, ZHOU J., CUI Z., LIU, L. A method for controlling enterprises access to an eco-industrial park. The Science of the total environment, v. 408, n. 20, p. 4817–25, 2010.

 

Anexo 1 - MAPA MENTAL: Requisitos ambientais incorporados ao desenvolvimento de produtos em clusters e ecoparques industriais


1. Msc. Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF). email: fabioribeiro@id.uff.br
2. Dr. Pós doutorando e pesquisador do laboratório de tecnologia, gestão de negócios e meio ambiente (LATEC) Docente no Doutorado de Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) - UFF
3. Dr. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Docente no Doutorado de Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) - UFF

4. 4- PhD. Professor associado da Universidade Federal

Fluminense. Docente no Doutorado de Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG) - UFF


 


Vol. 37 (Nº 11) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]