Espacios. Vol. 37 (Nº 10) Año 2016. Pág. 18

Uma revisão sistemática da bibliografia sobre usabilidade móvel utilizando o enfoque meta-analítico

A systematic review of bibliography on mobile usability using meta-analytic approach

Angelica Toffano Seidel CALAZANS 1; Roberto Avila PALDES 2; Eloisa Toffano Seidel MASSON 3

Recibido: 08/12/15 • Aprobado: 14/01/2016


Contenido

1. Introdução

2. Metodologia da pesquisa

3. Revisão através de enfoque meta analítico e resultados

4. Conclusões

Referências


RESUMO:

O objetivo geral foi avaliar a evolução dos estudos sobre a usabilidade móvel nos últimos 20 anos. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, realizando uma revisão com o enfoque meta analítico. Foram seguidos os sete passos do enfoque e a coleta de dados mostrou que há crescimento significativo de artigos sobre esse assunto. A análise identificou que muitos países já realizaram pesquisas, e artigos e autores mais citados. Encontraram-se experimentações em campo e em laboratório que abrangem, principalmente, investigações na área hospitalar, estudos de usabilidade sensí-veis ao contexto e a avaliação de usabilidade móvel para perfis diferenciados (idosos, adolescentes e outros).
Palavras chaves: Usabilidade Móvel, Enfoque Meta Analítico, Avaliação

ABSTRACT:

The overall objective was to evaluate studies evolution of mobile usability in the last 20 years. Research methodology was the literature exploratory, carrying out a review with the analytical approach goal. The seven steps of the approach were followed and data collection showed that there is significant growth of ar-ticles on this subject. Analysis revealed that many countries have conducted re-search, and articles and most cited authors. Trials in field and laboratory were founded, covering mainly investigations in hospital area, usability studies and context-sensitive assessment of mobile usability for different profiles (elderly, teenagers and others).
Keywords: Mobile Usability, Meta Analysis Approach, Evaluation

1. Introdução

A constante expansão do segmento de tecnologia móvel (mobile) vem dando origem a novos produtos de hardware e software, bem como, a novas necessidades dos clientes para utilizarem esses produtos de forma eficaz. Esses dispositivos móveis podem ser definidos como um computador portátil que o usuário carrega facilmente e que se comunica com outros dispositivos através de uma tecnologia de comunicação sem fio (Dantas, 2009). Exemplos de dispositivos móveis são os laptops, smartphones, tablets.

Com relação aos smartphones, a curva de seu crescimento, ao longo dos anos, tem sido acentuada. Em 2010, 5% da população mundial tinha smartphones. No fim de 2014, a estimativa é que essa porcentagem seja cerca de 22%. Dados de uma pesquisa do site Business Insider apontavam que ao final de 2014, existiriam 1,4 bilhão de smartphones no mundo, o que representaria dois aparelhos para cada nove pessoas no mundo (Estadão, 2013).

O Brasil, segundo Exame (2014), tem a quinta maior base de smartphones do mundo, com 89,5 milhões de unidades ao fim de setembro de 2014. O total de conexões móveis na América Latina vai aumentar de 694 para 890 milhões, entre 2013 e 2020, segundo previsões da GSMA (Groupe Speciale Mobile Association).

Com as novas tecnologias móveis e com o aumento substancial de clientes cresce, cada vez mais, a necessidade de que a interação homem/computador seja realizada com interfaces projetadas de um modo ergonômico, funcional e preciso, visando a atratividade e a usabilidade.       A ISO 9241-11 (2011) define usabilidade como medida na qual um produto pode ser usado para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um determinado contexto de uso.

Para se avaliar a usabilidade de um sistema, segundo Nielsen (2014), deve-se verificar se ele é fácil de usar, de aprender, de memorizar, isento de erros e se causa satisfação ao usuário. No contexto móvel, principalmente com relação a smartphones e            tablets, os testes de usabilidade são mais importantes pois esses dispositivos possuem algumas características diferenciadas tais como: o tamanho reduzido, as dimensões de telas, o uso de dedos no dispositivo de entrada, a quantidade de memória do aparelho, a tipografia, os gráficos, os símbolos e os ícones específicos (Oliveira; Stein 2012), (Nielsen, 2014).

Para que a tecnologia móvel funcione bem e seja eficaz para o cliente, é importante compreender os aspectos de usabilidade envolvidos e a sua dinâmica. A usabilidade nos dispositivos móveis está alinhada a evolução das pesquisas realizadas nos últimos anos? Os estudos realizados nos últimos anos propõem ou identificam como implementar uma melhor usabilidade nesse contexto? Quais os principais países que investigam esse assunto?

Uma vez delimitado o problema, esse estudo tem como objetivo geral investigar as propostas mais relevantes com relação a usabilidade móvel, identificando os principais e mais atuais estudos realizados no mundo nos últimos 20 anos. Para tanto, apresenta uma revisão com enfoque meta analítico (Ramirez Correa; Garcia Cruz, 2005) sobre usabilidade móvel.

O artigo apresenta, na seção 2, a metodologia da pesquisa, e na seção 3 descreve os resultados obtidos através de enfoque meta analítico. Na seção 4, apresentam-se as conclusões da pesquisa e sugerem-se futuros trabalhos.

2. Metodologia da pesquisa

A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório por meio do enfoque meta analítico. O enfoque utiliza o critério de impacto de revistas e artigos para escolha do material a ser utilizado. Tem como objetivo combinar bases de dados conceituadas, para, dessa forma, apresentar uma base de material confiável. A meta análise possibilita obter os melhores autores, artigos e revistas, e também realizar uma análise das técnicas estatísticas, das técnicas amostrais, das linhas mais pesquisadas e das abordagens utilizadas. Segundo Mariano et al. (2011), o enfoque meta analítico "consegue selecionar e filtrar os dados de maneira sistemática logrando realizar um estado da arte completo sobre determinado assunto".

O enfoque meta analítico pode ser implementado em quatro etapas (Ramirez Correa; Garcia Cruz, 2005) ou em sete etapas (Mariano et al.,2011). Nesse trabalho, adotaram-se as sete etapas descritas a seguir.

  1. Análise e apresentação das revistas da disciplina: engloba identificar as revistas mais utilizadas no contexto estudado. Nessa fase são pesquisadas as revistas relacionadas aos principais congressos, encontros da área de conhecimento de usabilidade móvel. São utilizadas, também, as orientações de profissionais especialistas da área.
  2. Seleção de revistas relevantes da disciplina: nessa fase selecionam-se as revistas mais relevantes. Para realizar esta seleção recomenda-se utilizar alguns critérios de relevância tais como: fator de impacto, revistas com maior quantidade de citações, revistas selecionadas de grandes conferencias nas áreas de interesse, entre outros. O fator de impacto de determinado periódico é definido como a razão entre o número de citações feitas no corrente ano a itens publicados neste periódico nos últimos dois anos e o número de artigos (itens fonte) publicados nos mesmos dois anos pelo mesmo periódico (Institute for scientific information, 1998).
  3. Coleta de dados para alimentação da base de dados: engloba a realização da pesquisa sobre o tema usando como filtro as palavras chaves do estudo e as publicações selecionadas anteriormente. Realiza-se, então, uma busca dentro de um espaço temporal a ser definido pelo pesquisador.
  4. Análise dos autores e artigos: a primeira análise é realizada com base no cálculo da média anual de artigos sobre o tema pesquisado, e também suas citações. O objetivo desta análise é avaliar a importância do tema ao longo dos anos. Esta análise vai permitir visualizar a relação das revistas selecionadas em relação à pesquisa no período estudado. Serão identificados os autores mais publicados nesse contexto com a finalidade de identificar quais os autores que lideram em termos quantitativos.
  5. Determinação dos enfoques teóricos de pesquisa: esse passo trata da identificação dos principais enfoques teóricos que abordaram o tema. A fase é alcançada estudando os enfoques dos artigos selecionados na base de dados.
  6. Análise das palavras chave dos artigos: proporciona importantes elementos a respeito da evolução do tema em questão e das linhas de pesquisa.
  7. Estudo das relações: abrange o estudo das relações dos artigos previamente selecionados nas fases anteriores e tem como objetivo descobrir os tamanhos das amostras dos estudos, técnicas estatísticas utilizadas, locais de estudo.

3. Revisão através de enfoque meta analítico e resultados

A seguir, detalha-se cada fase do enfoque meta analítico.

3.1. Fase 1 - Análise e apresentação das revistas da disciplina

Essa análise foi realizada por meio da base de dados da ISI Web of Science no período de 03 à 30 de janeiro de 2015. Segundo Garcia e Ramirez (2004), a ISI Web of Science é conhecida internacionalmente como uma das melhores e mais completas bases de dados. Foram pesquisadas as revistas relacionadas aos principais congressos e encontros relacionados ao domínio relacionado ao tema. A base do ISI Journal Citation Report Edition apresenta 503 revistas, considerando a área do conhecimento relacionada ao tema (mobile usability).

3.2. Fase 2 - Seleção de revistas relevantes da disciplina

As revistas foram selecionadas segundo o fator de impacto ISI (Institute for Scientific Information). Dessa base foram selecionadas as revistas com fator de impacto superior a 5.0, apresentadas na Tabela 1.

Tabela1. Revistas com maior fator de impacto (acima de 5.0)

Abbreviated Journal Title

ISSN

Impact Factor

ACM T INTEL SYST TEC

2157-6904

9.390

IEEE T IND INFORM

1551-3203

8.785

IEEE WIREL COMMUN

1536-1284

6.524

IEEE T IND ELECTRON

0278-0046

6.500

IEEE COMMUN SURV TUT

1553-877X

6.490

IEEE T FUZZY SYST

1063-6706

6.306

IEEE T POWER ELECTR

0885-8993

5.726

IEEE T PATTERN ANAL

0162-8828

5.694

COMPUT-AIDED CIV INF

1093-9687

5.625

IEEE T EVOLUT COMPUT

1089-778X

5.545

IEEE IND ELECTRON M

1932-4529

5.061

 

Com relação as publicações brasileiras utilizou-se o site do SCIamo Journal&Country pois esse site é referência e possibilita o filtro das revistas brasileiras de maior impacto. Essa base, consultada no período de 03.01 a 30.01.2015, não apresenta revistas mais citadas nessa base com os parâmetros Subject Area:Computer e Science subject Category:Human-Computer Interaction nos anos de 2008 a 2013.

3.3 Fase 3 - Coleta de dados para alimentação da base de dados

Identificadas as revistas com maior fator de impacto e/ou citações, foi realizada a busca "usability mobile" (usabilidade móvel) no espaço temporal de vinte anos (1995-2014). O resultado nas revistas/Conferências consultadas foram 1616 artigos na Web of Science sobre o tema. As Tabelas 2 e 3 apresentam as Revistas/Conferências que mais pesquisaram sobre este tema.

Tabela 2. Revistas com maior quantitativo de publicações (revistas com mais de 10 artigos)

Títulos da fonte

Registros

% of 1616

Lecture notes in Computer Science

347

21.473

Personal and ubiquitous computing

39

2.413

Behaviour information technology

21

1.300

Lecture notes in Artificial Intelligence

18

1.114

Communications in Computer and Information Science

18

1.114

Interacting with computers

17

1.052

International journal of Human Computer Interaction

15

0.928

Mobile Human Computer Interaction mobilehci 2004 proceedings

14

0.866

International journal of human computer studies

13

0.804

International journal of industrial ergonomics

12

0.743

Human Computer Interaction pt 2 proceedings

12

0.743

International journal of mobile communications

11

0.681

International journal of medical informatics

11

0.681

Proceedings of the society of photo optical instrumentation engineers spie

10

0.619

IEEE international conference on systems man and cybernetics conference proceedings

10

0.619

Tabela 3. Conferências com maior quantitativo
de publicações (Conferências com mais de 10 artigos)

Títulos de conferência

Registros

% of 1616

12th International conference on human computer interaction HCI international 2007

21

1.300

6th International symposium on mobile human computer interaction mobilehci 2004

15

0.928

13th International conference on Human Computer Interaction

12

0.743

3rd International conference on design user experience and usability duxu

11

0.681

16th International conference on Human Computer Interaction HCI

11

0.681

5th International conference on universal access in Human Computer Interaction held at the hci international 2009

10

0.619

1st International conference on design user experience and usability duxu 14th international conference on Human Computer Interaction HCI

10

0.619

 

É interessante ressaltar que nenhuma das Revistas/Conferências que mais publicaram artigos com o tema, está inserida entre as primeiras 100 revistas com maior fator de impacto (parte delas apresentadas na Tabela 3).

A Figura 01 apresenta o quantitativo de publicações desde 1995, segundo a Web of Science.

Figura 1.Evolução do quantitativo de publicações segundo a Web of Science

A Figura 2 apresenta a evolução do quantitativo de citações desde 1996, considerando a base da Web of Science As citações e os artigos da base Web of Science têm crescido substancialmente. Isso demonstra o interesse dos pesquisadores nesse assunto.

Figura 2.Evolução do quantitativo de citações Web of Science

A Tabela 5 apresenta o quantitativo de citações por revista, considerando revistas mais citadas (base da Web of Science). Os resultados permitem inferir que existem, na base consultada, revistas que publicaram menos artigos, mas que obtiveram uma quantidade maior de citações (International journal of ad hoc and ubiquitous computing, International journal of high performance computing applications e Software quality journal). Esse fenômeno ocorre com outras revistas nessa base.

As revistas Personal and ubiquitous computing, International journal of ad hoc and ubiquitous computing e International journal of medical informatics obtiveram as maiores citações: 516, 317 e 232 citações, respectivamente. O total de citações das 10 revistas mais citadas é de 2138. Isso corresponde a, aproximadamente, 39% das citações totais (5528).

Tabela 5. Revistas/Conferencias e quantitativo de citações
(considerando as 10 revistas mais citadas) – Web of Science

Revistas

Quant. citações

Quant. artigos

Personal and ubiquitous computing

516

39

International journal of ad hoc and ubiquitous computing

317

1

International journal of medical informatics

232

11

IEEE transactions on information technology in biomedicine

226

8

Behaviour & information technology

222

21

Interacting with computers

169

17

International journal of high performance computing applications

119

1

International journal of Human-Computer Interaction

119

15

International journal of human-computer studies

110

13

Ergonomics

108

9

Total

2138

135

3.4 Fase 4 - Análise dos autores e artigos

Autores com artigos mais citados – Base Web of Science

Para análise dos autores com os artigos mais citados, optou-se por identificar 10 autores com artigos mais citados que estão apresentados na Tabela 6. Optou-se por indicar somente o 1º. Autor. O total de citações dos autores mais citados é de 1149. Isso corresponde a, aproximadamente, 21% do total de citações (5528).

Tabela 6. Dez autores mais citados e data de
publicação considerando a base da Web of Science

Autores

Título

Periódico

Ano

Quant. citações

Baldauf, Matthias

A survey on context-aware systems

International journal of ad hoc and ubiquitous computing

2007

317

Kaasinen, Eija

User needs for location-aware mobile services

Personal and ubiquitous computing

2003

124

Berman, F

The GrADS project: Software support for high-level grid application development

International journal of high performance computing applications

2001

119

Lin, YH

A wireless PDA-based physiological monitoring system for patient transport

IEEE transactions on information technology in biomedicine

2004

104

Lu, YC

A review and a framework of handheld computer adoption in healthcare

International journal of medical informatics

2005

96

Venkatesh, V

Understanding usability in mobile commerce - Ramifications for wireless design: 'E' not equal 'M'.

Communications of the acm

2003

89

Seffah, A

Usability measurement and metrics: A consolidated model

Software quality journal

2006

82

Brewster, Stephen

Overcoming the Lack of Screen Space on Mobile Computers

Personal and ubiquitous computing

2002

77

Alexander, DS

The SwitchWare active network architecture

IEEE network

1998

74

Zhang, DS

Challenges, methodologies, and issues in the usability testing of mobile applications

International journal of Human-Computer Interaction

2005

67

Total

1149

Autores com mais citações e quant. de artigos publicados-– Base Web of Science

A Tabela 7 apresenta os 20 autores que receberam mais citações no período da pesquisa e o quantitativo de artigos publicados. Ao todo, os artigos identificados receberam 1910 citações, do total de 5528 citações de toda a base da Web of Science. Isso corresponde a 34,55% das citações. Dos 20 autores, só 7 autores produziram no período selecionado dois ou mais artigos.

Estes dados permitem concluir que esses autores têm um significativo fator de impacto na literatura sobre mobile usability. Em um processo de revisão de literatura a ausência destes artigos nas referências bibliográficas ou na bibliografia poderia ser considerada uma falta importante, pois estes artigos formam a base da pesquisa científica sobre este tema pesquisado.

Tabela 7. Autores com mais citações - quant.
citações vs quant. artigos – Base Web of Science

Autores

Quant. citações

Quant. artigos

Baldauf, Matthias

317

1

Kaasinen, Eija

163

3

Kjeldskov, J

132

6

Berman, F

119

1

Ziefle, M

112

4

Lin, YH

104

1

Lu, YC

96

1

Seffah, A

92

3

Venkatesh, V

89

1

Holzinger, Andreas

86

6

Brewster, Stephen

77

1

Alexander, DS

74

1

Zhang, DS

71

2

Ding, Yuan

59

1

Salvador, CH

59

1

Korpipaa, Panu

57

1

Kramer, James

57

1

Sonderegger, Andreas

53

3

Jaspers, Monique W. M.

51

1

Han, SH

42

1

Total

1910

40

 

Artigos dos autores com mais publicações e citações -– Base Web of Science

Considerando o número de citações significativo e a quantidade de publicações baixa por autor, nesta análise foram destacados 8 autores. O autor que possui o artigo com mais citações e os autores que possuem mais de 1 artigo sobre o assunto e entre eles, os com mais citações. O somatório das citações desses trabalhos corresponde a 18,5%. A Tabela 8 apresenta parte dos dados analisados, somente os artigos dos últimos 10 anos.

Tabela 8. Artigos dos autores com mais publicações e citações (últimos 10 anos) – Base Web of Science

Autores

Artigo/Revista

Ano

Quant. citações

Baldauf, Matthias

A survey on context-aware systems/INTERNATIONAL JOURNAL OF AD HOC AND UBIQUITOUS COMPUTING

2007

317

Kaasinen, Eija

User acceptance of location-aware mobile guides based on seven field studies/BEHAVIOUR & INFORMATION TECHNOLOGY

2005

18

Kjeldskov, J

Evaluating the usability of a mobile guide: the influence of location, participants and resources/BEHAVIOUR & INFORMATION TECHNOLOGY

2005

26

Exploring context-awareness for ubiquitous computing in the healthcare domain/PERSONAL AND UBIQUITOUS COMPUTING

2007

15

Studying usability in sitro: Simulating real world phenomena in controlled environments/INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION

2007

9

Ziefle, M

How older adults meet complexity: aging effects on the usability of different mobile phones/BEHAVIOUR & INFORMATION TECHNOLOGY

2005

47

Information presentation in small screen devices: The trade-off between visual density and menu foresight/APPLIED ERGONOMICS

2010

14

On keys' meanings and modes: the impact of different key solutions on children's efficiency using a mobile phone/BEHAVIOUR & INFORMATION TECHNOLOGY

2006

13

Seffah, A

Usability measurement and metrics: A consolidated model/SOFTWARE QUALITY JOURNAL

2006

82

Holzinger, Andreas

On some aspects of improving mobile applications for the elderly/Universal Access in Human Computer Interaction:

2007

42

The effect of previous exposure to technology on acceptance and its importance in usability and accessibility engineering/UNIVERSAL ACCESS IN THE INFORMATION SOCIETY

2011

13

Design and development of a mobile computer application to reengineer workflows in the hospital and the methodology to evaluate its effectiveness/JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS

2011

12

Mobile computing in medicine: Designing mobile questionnaires for elderly and partially sighted people/COMPUTERS HELPING PEOPLE WITH SPECIAL NEEDS

2006

10

Chances of Increasing Youth Health Awareness through Mobile Wellness Applications/HCI IN WORK AND LEARNING, LIFE AND LEISURE

2010

6

Introduction to the special thematic session: Human-computer interaction and usability for elderly /COMPUTERS HELPING PEOPLE WITH SPECIAL NEEDS, PROCEEDINGS

2008

3

Zhang, DS

Challenges, methodologies, and issues in the usability testing of mobile applications/INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION

2005

67

Can Convenience and Effectiveness Converge in Mobile Web? A Critique of the State-of-the-Art Adaptation Techniques for Web Navigation on Mobile Handheld Devices/INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION

2011

4

Sonderegger, Andreas

The influence of design aesthetics in usability testing: Effects on user performance and perceived usability/APPLIED ERGONOMICS

2010

42

The influence of laboratory set-up in usability tests: effects on user performance, subjective ratings and physiological measures/ERGONOMICS

2009

9

The influence of product aesthetics and usability over the course of time: a longitudinal field experiment/ERGONOMICS

2012

2

 

Revistas e Conferências mais citadas – base Web of Science

A Tabela 9 apresenta as Revistas mais citadas e que publicaram acima de 10 artigos. A análise da Tabela 9 permite inferir que as poucas revistas que mais publicaram sobre o assunto tem um alto quantitativo de citações. O percentual de citações das revistas da Tabela 9 corresponde a 24,46% das 5528 citações da base da Web of Science.

Tabela 9. Revistas e conferências mais citadas e que publicaram acima de 10 artigos

Revistas/Conferências

Quant. citações

Quant. artigos

Personal and ubiquitous computing

516

39

International journal of medical informatics

232

11

Behaviour & information technology

222

21

Interacting with computers

169

17

International journal of Human-Computer Interaction

119

15

International journal of Human-Computer studies

110

13

Total

1368

116

 

Distribuição dos artigos pelos países de origem

A Tabela 10 apresenta os artigos classificados pelos países de origem. Estão citados na Tabela somente os primeiros 10 países. A análise dos dados mostra que 57 países ao todo contribuem com a pesquisa desse tema, considerando a base de Web of Science. O Brasil possui 20 artigos com 21 citações, o que representa, nessa base, um percentual pouco representativo.

Tabela 10. Países

Países/Territórios

Registros

% of 1616

USA

256

15.842

Germany

147

9.097

South Korea

134

8.292

Peoples RChina

115

7.116

England

95

5.879

Finland

90

5.569

Japan

85

5.260

Spain

67

4.146

Italy

53

3.280

Austria

49

3.032

3.5. Fase 5 - Determinar Linhas e Enfoques Teóricos de Pesquisa

Para determinar as principais linhas de pesquisa e enfoques que trataram do tema usabilidade móvel é necessário fazer uma análise dos principais artigos (Tabela 8). Revisando os artigos, chegou-se à conclusão que as linhas de pesquisa que mais trataram do tema usabilidade móvel foram:

  1. estudos e avaliações de usabilidade, context aware e location aware;
  2. revisões de propostas, técnicas, metodologias, restrições sobre usabilidade;
  3. estudos e avaliações de usabilidade no campo da saúde;
  4. estudos e avaliações de usabilidade por perfis (idosos, idosos vs jovens, novos vs especialistas, adolescentes, crianças vs adultos).

Com relação a metodologia adotada nos artigos analisados, parte das avaliações de usabilidade foi laboratorial e parte foi realizada por meio de pesquisa em campo. Existem trabalhos que comparam os resultados das avaliações em campo e em laboratório.

A Figura 3 apresenta o word cloud criado pela ferramenta Nvivo que realiza análise de conteúdo. Essa análise foi realizada utilizando o título dos 500 artigos mais citados e, a Figura 3 ilustra as palavras, que tiveram maior número de ocorrências, em tamanho maior.

Figura 3. Word cloud com os títulos dos principais artigos

3.6. Fase 6 - Análise das Palavras Chaves

Com a finalidade de saber o rumo das novas pesquisas, foram usados critérios objetivos através de uma busca das palavras chaves. Estas palavras revelam características próprias de cada trabalho, permitindo agrupar os estudos e classificá-los. A Figura 4 apresenta as palavras chaves que obtiveram mais de 3 citações.

Figura 4. Palavras chaves

3.7. Fase 7: Estudo das Relações.

É importante investigar quais os enfoques que mais foram abordados, como têm sido elaboradas as pesquisas (laboratório ou em campo), qual a população/amostra/participantes entre outras informações. Foi realizada a análise considerando os autores mais citados e com mais de 2 artigos. Foi possível analisar que a maior parte dos artigos citados realiza avaliação em campo ou laboratorial. Há um número significativo de investigações na área hospitalar, pesquisas de usabilidade sensíveis ao contexto, e também, a avaliação de usabilidade para determinados perfis (idosos, adolescentes, especialistas) o que demonstra experimentações com dados reais, em campo ou em laboratório. A Tabela 11 apresenta sucintamente parte dos artigos analisados considerando os últimos 10 anos.

Tabela 11. Estudo das relações

Autores

Artigo/Ano

Enfoque

Baldauf, Matthias

A survey on context-aware systems/2007

Descreve diferentes princípios de design e modelos para context-aware systems (sistemas dependentes do contexto).

População/participantes: não se aplica

Kjeldskov, J

Evaluating the usability of a mobile guide: the influence of location, participants and resources/2005

Compara os resultados de avaliações de usabilidade produzidos por um por laboratório e uma avaliação de campo com o mesmo sistema móvel context-aware

População/participantes: 12 sujeitos (seis em campo e seis em laboratório)

Exploring context-awareness for ubiquitous computing in the healthcare domain/2007

Realiza dois estudos no campo da saúde. O primeiro avalia a usabilidade de um sistema de prontuário eletrônico do paciente (PEP) e o segundo estudo avalia uma extensão a computação ubíqua, sob a forma de um context-aware protótipo terminal de computador móvel.

População/participantes:. 8 enfermeiras

Studying usability in sitro: Simulating real world phenomena in controlled environments/2007

O trabalho explora limitações, desafios e oportunidades para estudar tecnologias móveis. Avalia em laboratórios (Em vitro) e em ambiente controlado do mundo real com simulações de alta – fidelidade. Os autores chamaram essa condição de "em sitro".

População/participantes: dois casos envolvendo 24 participantes

Ziefle, M

How older adults meet complexity: aging effects on the usability of different mobile phones/2005

Analisa a percepção de usuários de celular mais idosos e mais jovens utilizando aparelhos de complexidade diferentes.

População/participantes:. jovem: 20-35 anos, idosos: 50-64 anos

Information presentation in small screen devices: The trade-off between visual density and menu foresight/2010

Analisa como as informações em pequenas telas são apresentadas de forma otimizada para um número crescente de usuários idosos.

População/participantes:40 idosos

.

On keys' meanings and modes: the impact of different key solutions on children's efficiency using a mobile phone/2006

Investiga o impacto de diferentes soluções de telefones celulares sobre a eficácia e eficiência dos usuários.

População/participantes: 36 crianças (9-14 anos) e 45 adultos jovens (19-33 anos)

Seffah, A

Usability measurement and metrics: A consolidated model/2006

Analisa os padrões e modelos existentes de usabilidade, e destaca as limitações e as complementaridades dos vários padrões. Apresenta um modelo chamado Qualidade em uso Medição Integrada (QUIM).

População/participantes:. Não se aplica

Holzinger, Andreas

On some aspects of improving mobile applications for the elderly/2007

Investiga questões sobre o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, que foram projetados para melhorar a qualidade de vida de um número crescente de pessoas idosas, e como obter mais aceitação da população-alvo.

População/participantes: Utilizou um simulador AgeSim

 

The effect of previous exposure to technology on acceptance and its importance in usability and accessibility engineering/2011

Descreve algumas métricas de usabilidade apuradas com base em experimentos feitos com idosos durante todo o período de verão de 2007.

População/participantes: Um total de 31 participantes (22 mulheres e 9 homens) A idade dos participantes variou de 49 a 96 anos, com uma idade média de 79.

Design and development of a mobile computer application to reengineer workflows in the hospital and the methodology to evaluate its effectiveness/2011

Apresenta um novo método de coleta de dados para fins de investigação dos pacientes no hospital, utilizando o sistema de computação móvel em Medicina Graz (MoCoMed-Graz).

População/participantes:194 pacientes e20 médicos

Mobile computing in medicine: Designing mobile questionnaires for elderly and partially sighted people/2006

Apresenta um sistema construído, utilizando um computador de toque de celular com uma interface especialmente projetada, a fim de ajudar pessoas com dificuldade no preenchimento do questionário no Hospital Universitário de Medicina de Graz.

População/participantes: 30 pacientes

Chances of Increasing Youth Health Awareness through Mobile Wellness Applications/2010

Apresenta uma visão geral dos desenvolvimentos mais recentes na área de móvel e as características de aplicações que constituem o estado atual da técnica, bem como as deficiências e maneiras de superá-los.

População/participantes: Não se aplica

Introduction to the special thematic session: Human-computer interaction and usability for elderly /2008

Discute as mudanças demográficas e sociais e cita a necessidade de estudos que forneçam tecnologias para apoio (idosos) em suas vidas diárias, com o objetivo de viver de forma independente.

População/participantes: Não se aplica

Zhang, DS

Challenges, methodologies, and issues in the usability testing of mobile applications/ 2005

Apresenta e discute estudos sobre usabilidade móvel e propõe um framework para testar aplicativos moveis.

População/participantes: Não se aplica

Can Convenience and Effectiveness Converge in Mobile Web? A Critique of the State-of-the-Art Adaptation Techniques for Web Navigation on Mobile Handheld Devices/2011

Apresenta problemas de usabilidade significativos nos dispositivos móveis, tais como: limitações físicas, especialmente o pequeno tamanho da tela, mecanismos restritos etc. O estudo categoriza, sintetiza e compara os prós e contras dos métodos de adaptação propostos.

População/participantes: Não se aplica

Sonderegger, Andreas

The influence of design aesthetics in usability testing: Effects on user performance and perceived usability/2010

Analisou os efeitos da estética do produto em variáveis de resultados em testes de usabilidade. O estudo discute as implicações para o uso de adolescentes na pesquisa ergonómica.

População/participantes: 60 adolescentes (14 a 17 anos)

The influence of laboratory set-up in usability tests: effects on user performance, subjective ratings and physiological measures/2009

Estuda as influências de fatores situacionais sobre o comportamento do usuário em testes de usabilidade. Sessenta participantes realizaram duas tarefas em um protótipo simulado por computador de um telefone celular.

População/participantes: 60 participantes

The influence of product aesthetics and usability over the course of time: a longitudinal field experiment/2012

Um experimento de campo longitudinal foi realizado durante um período de duas semanas para examinar a influência da estética do produto e usabilidade do produto inerente.

População/participantes: 60 participantes

4. Conclusões

Esse estudo teve como objetivo geral investigar as propostas mais relevantes com relação a usabilidade móvel, identificando os principais e mais atuais estudos realizados no mundo nos últimos 20 anos.

Foram seguidos os sete passos do enfoque meta analítico e, inicialmente, foram identificadas e selecionadas as principais revistas do domínio estudado. A coleta de dados permitiu identificar que, o crescimento do quantitativo de artigos sobre esse assunto é significativo, o que se justifica pela necessidade da academia e da indústria de investigar cada vez mais a usabilidade móvel, considerando os avanços tecnológicos dos últimos anos e o lançamento constante de novos produtos móveis no mercado.

A análise dos autores e artigos possibilitou identificar o interesse de todos os países com relação a esse tema. A participação do Brasil, na base da Web of Science, é pouco representativa com relação usabilidade móvel.

A determinação dos enfoques e a análise das palavras chaves e relacionamentos permitiu inferir que parte dos estudos de usabilidade móvel abrange investigações na área hospitalar, estudos de usabilidade e context aware e também, a avaliação de usabilidade para determinados perfis (idosos, adolescentes, especialistas) o que demonstra experimentações com dados reais, em laboratório ou em campo.    

Aplicando as sete fases do enfoque meta analítico, foi possível responder aos questionamentos da pesquisa. A usabilidade nos dispositivos móveis está alinhada a evolução das pesquisas e os estudos realizados nos últimos anos propõem ou identificam como implementar uma melhor usabilidade nesse contexto. Com relação aos países que mais investigam sobre esse assunto, identificaram-se vários países, entre eles, USA, Germany e South Korea, o que aponta o interesse internacional sobre o tema.

Mas também foi possível analisar que nenhuma das Revistas/Conferências que mais publicaram artigos com o tema, está inserida entre as primeiras 100 revistas com maior fator de impacto. Isso permite inferir que esse tema, na base consultada, apesar de muito importante para o mercado tem tido poucas pesquisas representativas (considerando o quantitativo de citações no contexto pesquisado e o quantitativo total de citações desta área do conhecimento) no meio acadêmico e na indústria.          

Como sugestão de trabalhos futuros, a pesquisa poderá ser expandida para outras bases, possibilitando uma abrangência maior.

Referências

ABNT NBR ISO. ABNT NBR ISO 9241-11:2011 - Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability. São Paulo, Brasil: ABNT. 2011. Disponível em <http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=86090>. Acesso em <22 de 02 de 2015>.

DANTAS, V. L. Requisitos para Testes de Aplicações Móveis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Fortaleza: Departamento de Computação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

ESTADÃO. Smartphones devem superar PCs em 2014. Estadao: São Paulo, SP, Brasil. 2013. Disponível em <http://blogs.estadao.com.br/link/smartphones-devem-superar-pcs-em-2014/>. Acesso em <22 de 02 de 2015>.

EXAME. Brasil tem a quinta maior base de smartphones do mundo. São Paulo, Brasil. 2014. Disponível em <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/brasil-tem-a-quinta-maior-base-de-smartphones-do-mundo>. Acesso em <22 de 02 de 2015>.

GARCIA, C. & RAMIREZ, C. El meta análisis como instrumento de investigación en la determinacion y análisis del objeto del estudio: Aplicado al estudio de sistema de información. Congresso de Alicante, 2004. pp. 1-13.

INSTITUTE FOR SCIENTIFIC INFORMATION. Journal of citation reports. Fonte: JCR.1998.

MARIANO, A. M., GARCIA CRUZ, R., & ARENAS GAITAN, J. Meta Análises como instrumento de pesquisa: uma revisão sistemática da bibliografia aplicada ao estudo das alianças estratégicas internacionais. Congresso internacional de Administração: Gestão Estratégica: inovação colaborativa e competitividade (p. 12 pp). Ponta Grossa Parana: UEPG, 2011.

NIELSEN, J. Usabilty Engineering. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1993.

NIELSEN, J. Usabilidade móvel. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

OLIVEIRA, L. & STEIN, M. Usabilidade em aplicativos para celular e gestão de design. Programa de Pós-Graduação da UFSC. Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, 2012.

RAMIREZ CORREA, P. & GARCIA CRUZ, R. Meta-analisis sobre la implantacion de sistemas de planificacion de recursos empresariales. (T. F. USP, Ed.) Journal of information systems and technology management, 2(3), 2005. pp. 245-273.


1. Centro Universitário de Brasilia (UNICEUB) Brasília – Brazil. Email: angelica.calazans@uniceub.br

2. Centro Universitário de Brasilia (UNICEUB) Brasília – Brazil. Email: roberto.paldes@uniceub.br

3. Caixa Econômica Federal Brasília - Brazil. Email: eloisa.masson@caixa.gov.br


 

Vol. 37 (Nº 10) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]