Espacios. Vol. 37 (Nº 05) Año 2016. Pág. 20

Análise da percepção dos clientes em uma empresa fabricante de móveis, após alterações em seu processo produtivo

Analysis of the perception of customers in a business furniture manufacturer after change in your production process

Bruna Rodrigues KRIEGER 1; Fabiano de Lima NUNES 2

Recibido: 09/10/15 • Aprobado: 28/11/2015


Contenido

1. Introdução

2 Fundamentação Teórica

3 Metodologia

4 Objeto de Estudo

5 Considerações Finais

Referências


RESUMO:

Diante um cenário de incertezas, erradicado atualmente, as organizações empresariais apresentam dificuldades no desenvolvimento e aplicação de fluxos informacionais no ambiente interno destas empresas, principalmente no desenvolvimento de produtos. O controle das informações torna-se importante para que o produto seja produzido de acordo com as especificações e processos, no qual o mesmo foi projetado. A falta de gestão eficaz, somado a informações incompletas e incorretas geram perdas nos processos internos destas organizações. Estas perdas são explicitadas na forma de operações desnecessárias, retrabalhos, falhas nos processos, movimentações indevidas dentre outras. A partir de um levantamento (survey), o presente artigo visa apresentar propostas para melhorar o processo de atendimento de entregas em uma empresa fabricante de móveis no Vale dos Sinos, RS. Obtendo como resultados, o aumento da percepção dos clientes em relação ao atendimento as suas necessidades, a partir da implantação de um processo automatizado de fabricação.
Palavras-chave: Indústria Moveleira. Automação. Percepção dos Clientes.

ABSTRACT:

Faced with a scenario of uncertainty, now eradicated, business organizations have difficulties in the development and application of information flows in internal environment of these companies, primarily in product development. The control information becomes important for the product it is produced according to the specifications and procedures in which it is designed. The lack of effective management, coupled with incomplete and incorrect information generate losses in the internal processes of these organizations. These losses explained in the form of unnecessary operations, rework, flaws in the process, and undue drives among others. From a survey, this article aims to present proposals to improve the service delivery process in a furniture manufacturing company in the Vale dos Sinos, Brazil. Obtaining as a result, increased perception of customers regarding service your needs, from the implementation of an automated manufacturing process.
Keywords: Furniture Industry. Automation. Customer Perception.

1. Introdução

O setor moveleiro está em constante mudança, devido à necessidade da customização de seus produtos na busca pelo atendimento das demandas do mercado consumidor. Para atender estas demandas, as empresas deste setor visam obter um planejamento eficaz na produção para a execução destes projetos personalizados. Para a execução e manufatura de um projeto de móvel personalizado, é necessário que os processos sejam definidos de acordo o detalhamento do projeto sendo elaborado no ato do desenvolvimento do produto.

 Uma das formas para desempenhar estas necessidades é um eficaz gerenciamento de projeto, a partir da aplicação do fluxo de informação de forma estruturada, realização de um planejamento e controle junto ao setor de projetos. Este fluxo de informações estruturado deve ser projetado com o intuito de considerar estas capacidades e orientar para as necessidades da manufatura.

 É possível realizar um gerenciamento de projeto em diferentes maneiras. No entanto, deve-se planejar este departamento, para que o mesmo desenvolva projetos conforme as características solicitadas pelo cliente, nos quesitos de desenvolvimento e criação do produto. Para que os processos sejam realizados com sucesso e com eficiência contamos com a ajuda da tecnologia em software e automação dos processos. A partir da necessidade de otimização deste fluxo informacional em prol do desenvolvimento, em busca da competitividade através da redução de desperdícios e dos esforços no trabalho.

A partir deste contexto, este artigo visa responder a seguinte questão de pesquisa: " qual a percepção dos clientes de uma empresa fabricante de móveis personalizados, a partir da implantação de um projeto de melhorias para diminuir os problemas de entrega? ".   Com a intenção de responder esta pergunta, o artigo tem embasamento teórico e como objetivo principal analisar a percepção dos clientes a partir da melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa fabricante de móveis. Os objetivos específicos que propiciaram o atendimento aos objetivos proposto são: (a) realizar levantamento dos problemas encontrados no setor de projetos e desenvolvimento de produto; (b) realizar uma pesquisa junto aos clientes e (c) analisar os achados em relação à fundamentação teórica. Este artigo é dividido em cinco etapas, a primeira trata da introdução, a segunda traz a revisão teórica, a terceira etapa apresenta a metodologia do estudo. A quarta etapa apresenta o objeto de estudo, a análise e discussão dos achados. No quinto e último, trada das considerações finais e sugestões de pesquisas futuras sobre o tema.

2. Fundamentação Teórica

2.1 Gerenciamento de Projeto

Existe várias visões sobre o gerenciamento de projetos, onde alguns tem a visão de programação e realização do projeto propriamente dito. Mas vai muito além, a partir do gerenciamento do projeto se realiza a organização, o acompanhamento do desenvolvimento e produção do produto. Realizando assim um acompanhamento de processo, e melhorando o ciclo de informação que percorre pelo fluxo do processo. De acordo com Vargas (2009), o gerenciamento de projetos proporciona inúmeras vantagens sobre as demais formas de gerenciamento, tendo se mostrado eficaz em conseguir os resultados desejados dentro do prazo e do orçamento definido pela organização.

Os impactos estratégicos para se alcançar a excelência na gestão de projetos, vêm de duas fontes interna e externa. Internamente, a alta gerência pode descobrir os benefícios da gestão de projetos à medida que monitora as tendências, predominantes na respectiva indústria, ou quando compara os resultados que está atingindo com os resultados dos concorrentes. Sustentáculos internos da gestão de projetos reconhecem melhorias potenciais tanto na eficiência quanto na eficácia. Pressões externas podem forçar uma empresa a aceitar a necessidade de mudar sua maneira de fazer negócios. (KERZNER,2007).

2.2 Gestão de Processos

De acordo com Paim et al. (2009), um ciclo de implantação de tecnologia da informação requer investimentos sistemáticos e significativos para, essencialmente, melhorar o fluxo de informação ao longo dos processos.

Fixar melhoria e a tecnologia: a informatização e a alteração dos procedimentos efetuada sempre que ocorrem as modificações. A informação pode aparecer simultaneamente em quase todos os lugares em que você precisar dela (CONTADOR et al. 2010).

A reengenharia deve ser uma ruptura radical e não pode ser realizada em pequenas etapas. Departamentos devem ser reestruturados em equipes de processos e as hierarquias multiníveis devem ser substituídas por organizações com poucos níveis hierárquicos, e a TI deveria exercer um papel central (PAIM et al, 2009). Abaixo características das equipes de trabalho reestruturadas:

  1. empregados tomam suas próprias decisões;
  2. redução dos custos;
  3. poucas esperas nos fluxos de processos;
  4. reação mais rápida ás mudanças de requisitos;
  5. redução dos custos de coordenação;
  6. diminuição da necessidade de monitoramento e controle, visto que não há mais necessidade de verificação dos fluxos e regras dos processos.

 

Figura 1– Estrutura Funcional e Gerenciamento por Processos
Fonte: Adaptado de Monden (2015) 

Pode-se perceber a diferença entre a estrutura funcional e o gerenciamento de processos, onde ambos trazem benefícios, mas o gerenciamento de processos trabalha com a visão e a preocupação com o cliente, trabalhando com o sistema geral, visando a melhoria no fluxo de informação (WARD, 2011).

2.3 Princípios Enxutos Aplicados ao Desenvolvimento de Produtos

Assim como utilizado na abordagem de definição de valor, outros recursos e contextos podem propiciar insights sobre o que é fluxo de valor no contexto de desenvolvimento de produto (SLACK, 1998). Tarefas de desenvolvimento e projetos resultam em primeiro lugar pedidos feitos diretamente pelo cliente, onde a empresa fornecedora conhece o cliente consumidor. Entretanto, não resultam apenas de pedidos de clientes, mas também, projetos inovadores (PAHL, 2005).

O fluxo de valor é a sucessão interrupta das atividades de desenvolvimento de produto ao longo das quais há continua adição de atributos do produto, incluindo: qualidade, funcionalidade e utilidade, os quais conduzem diretamente as necessidades do consumidor (SLACK, 1998).

Para entender o luxo no contexto de desenvolvimento de produto, é necessário confrontá-lo com o fluxo do produto na manufatura. No ambiente de manufatura, pode-se igualar o fluxo do produto ao fluxo de material. No desenvolvimento de produto, além do fluxo de materiais (modelos, protótipos etc.), o produto que fluirá será, na maioria dos casos, a informação (MACHADO, 2008).

Informação sobre o produto: está diretamente relacionada ao produto que será realizado, depois completada a fase de desenvolvimento. O que inclui: transformação dos requisitos do cliente em requisitos de componentes do produto e transformação de requisitos dos componentes em parâmetros do projeto. Estas são as informações necessárias para criar um produto físico e gerenciar os esforços técnicos associados ao produto. (MACHADO, 2008).

3. Metodologia

Este artigo, tem natureza aplicada. Em relação à abordagem utilizou-se a pesquisa qualitativa e quanto aos seus objetivos, este trabalho, classifica-se como exploratório (PRODANOV; FREITAS, 2013). Quanto aos procedimentos, a presente pesquisa utilizou a pesquisa bibliográfica, o Estudo de Caso apoiado por um Levantamento (survey).  De acordo com Stahnke, Nunes e Viero (2015), o levantamento confronta o pesquisador com os resultados a partir das percepções dos participantes.

3.1 Levantamento (Survey)

Foi realizado uma pesquisa de satisfação com os clientes antes da implantação utilizando o método de pesquisa, Levantamento (survey). Tipo de pesquisa que envolve a interrogação direta das pessoas, com questionário realizado para conhecer a opinião e ter a informação sobre o assunto problema de pesquisa estudado. De acordo com o referencial teórico desta pesquisa, foram elaboradas seis questões a serem envidas aos clientes participantes.

Para testar a confiabilidade da pesquisa foi utilizado o teste de Alfa Cronbach, um questionário devidamente elaborado para que se reproduza de forma confiável a realidade é utilizado o coeficiente alfa Cronbach, que expressa por meio de um fator, o grau de confiabilidade das respostas do questionário. É um índice utilizado para medir a confiabilidade do tipo consistência interna de uma escala, ou seja, para avaliar a magnitude em que os itens de um instrumento estão correlacionados, (ALMEIDA; COSTA; SANTOS, 2010).

O valor mínimo aceitável para o alfa é 0,70; abaixo desse valor a consistência interna da escala utilizada é considerada baixa. Em contrapartida, o valor máximo esperado é 0,90. Acima deste valor pode acontecer de duplicação, tendo que eliminar alguns itens, (STREINER, 2003). De acordo com Gill 2010, é realizada uma amostra significativa, sendo o objeto de investigação que a partir dos cálculos estatísticos são projetadas levando em consideração a margem de erro.

As questões foram respondidas através de uma escala ordinal, escala de Likert, onde varia de 1 a 5 (insatisfeito, um pouco insatisfeito, um pouco satisfeito, satisfeito, muito satisfeito) (MALHOTRA, 2006). Dos Santos (2013) para verificar se a pesquisa realizada é confiável, o método mais utilizado pelos pesquisadores é o Alfa de Cronbach, pois estima o limite inferior do coeficiente de confiabilidade.

Para um maior entendimento do pesquisador, foi estruturado os constructos, os conceitos e construtos significam quase a mesma coisa, diferença esta, em que construtos é constituído intencionalmente a partir de um marco teórico.  Uma construção lógica de propriedades aplicáveis a elementos reais, fundamentado no consenso do pesquisador. Com o construto, os pesquisadores atribuirão a mesma significação aos mesmos conceitos, tornando os claros e específicos (PRODANOV e FREITAS, 2013).

4. Objeto de Estudo

O objeto de estudo deste artigo é uma empresa atuante no ramo moveleiro e fabrica móveis personalizados e com alto padrão de qualidade. Fundada em 2001, é uma empresa de gestão familiar que além de desenvolver móveis conta ainda com projetos de decoração e instalações tais como pintura, hidráulica e elétrica.

4.1 Descrição do Caso

Os principais problemas identificados dentro dos processos, foi o tempo de produção e entrega, após a aprovação do projeto.

Quadro 1: Apresentação do tempo de entrega acordado X prometido ao cliente

 

 Com a análise dos processos e etapas de desenvolvimento do projeto e o detalhamento para a produção, percebeu a importância do sistema de informação entre estes processos. Para identificar estes problemas foi realizado um acompanhamento diário da produção realizando um levantamento da situação atual, o Quadro 2 apresenta os principais problemas apresentado na fabricação de um projeto.

Quadro 2. Controle de Produção

Para analisar os problemas observados durante a fabricação do projeto, foi realizada uma reunião onde levantou-se as possíveis causas dos problemas no projeto através da realização de um Brainstorming.

  1. Classificar e expor as possíveis e prováveis causas de um determinado efeito;
  2. Relatar os principais problemas encontrados na elaboração e execução do projeto.
  3. O que poderia melhorar em relação do tempo para a criação e apresentação do projeto ao cliente e atender suas expectativas.
  4. Diminuir perdas e retrabalhos durante o processo produtivo.
  5. Elaborar e aplicar pesquisa de satisfação com os clientes, referente ao projeto.

A partir destas questões debatidas na reunião de ideias, foi levantado as seguintes questões apresentadas no Quadro 3:

Quadro 3. Causas e Efeitos

Fonte: Elaborado pela Autora

Com base nas falhas em retrabalhos produtivos, realizou-se um levantamento de causas das perdas, avaliando os efeitos ocasionados pelas perdas nos processos.

A empresa apresenta pouca lucratividade devido aos retrabalhos na produção, com o desperdício de matéria prima o custo do produto aumenta, diminuindo o lucro final. O principal problema está nos atrasos de entrega, que deixam os clientes insatisfeitos, com base nestes pontos abordados foi decidido a implantação do investimento em software e cento de usinagem para aumentar o faturamento e diminuir os desperdícios e atrasos, trazendo uma tecnologia inovadora no quesito informação e detalhamento de projetos modulares, adaptando-se em projetos personalizados. Este centro de usinagem é utilizado em muitas fábricas de móveis, onde é utilizado para a furação e rebaixe de peças, o que era manual agora pode ser mecanizado, o centro de usinagem, gerido por um software de CAD/CAM. Este software detalha os projetos e elabora as listas de peças e quantidade das mesmas. Este detalhamento faz com que o risco das perdas em matérias primas, seja reduzido. Além disso, o software, controla o estoque de chapas em MDF, o aproveitamento da madeira, para a diminuição dos resíduos. Os projetos são cortados e separados por módulos identificados por cor, cada cor corresponde ao módulo e ao ambiente produzido.

Além deste processo, também se desenvolveu etiquetas de identificação para serem fixadas junto as peças cortadas na serra fita, separando-as em módulos para ser colocados na máquina CNC. Este processo, fez com que fossem minimizadas as seguintes variáveis:

  1. Erros na interpretação do projeto;
  2. Custos de matérias primas, a partir do reaproveitamento e das quantidades corretas de materiais adquiridos;
  3. Elevados tempos de processo;
  4. Atendimento falho as demandas de clientes;
  5. Elevados custos da mão de obra com horas extras.

Este projeto utilizou um método moderno com o intuito de otimizar o processo produtivo, aperfeiçoando o sistema de informações internas referente aos projetos de móveis para os clientes, reduzindo as falhas e aumentando a produtividade, reduziu o lead time de entrega aos clientes e por consequência o faturamento da empresa pesquisada.  A Figura 2, ilustra a evolução do lead time de fabricação da empresa antes da implantação do projeto de melhorias.

Figura 2 Lead time da fabricação do Projeto Antes da implantação.  

A partir da implantação do projeto, o lead time foi melhorado. Conforme ilustra a Figura 3.

 Figura 3. Lead time antes versus após implantação

As melhorias implementadas resultaram na redução do lead time após a sua implantação. Com esta redução o tempo de entrega da empresa passou de 45 dias para 25 dias.

4.2 Análise Discussão da Pesquisa Aplicada (Survey)

Um formulário desenvolvido pelo Google Forms foi aplicado junto aos clientes que receberam produtos antes e também aos clientes que receberam produtos após da implantação do projeto de melhoria. Participaram da pesquisa 75 clientes, destes, 10 clientes foram entrevistados para o teste piloto, 33 foram entrevistados antes da implantação do projeto e 32 foram entrevistados após a implantação do projeto. Para este survey, a amostra foi definida por conveniência e é não probabilística.

Entre estes entrevistados 47,7% eram do gênero feminino e 52,3% do gênero masculino. Foram entrevistados clientes na faixa etária de 20 a mais de 50 anos, sendo o maior percentual entre 41 a 50 anos, foi questionado também o grau de escolaridade sendo a maioria apresentado em 32,3% tem ensino superior completo. A seguir, são apresentados os achados de cada questão. A Figura 4, ilustra as respostas referentes a questão 1: o projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis atendeu as suas expectativas de acordo com suas necessidades. (PAHL, 2005).

Figura 4 -  Respostas da pergunta 1.

A Figura 4, informa que antes da implantação 24,25% concordam que a empresa atendia as expectativas conforme suas necessidades. Após a implantação pode-se observar que 87,5% concordam em relação à satisfação de atender as expectativas conforme a necessidade. Conforme Vargas (2009), deve se ter uma análise do cliente, quando o cliente já pede o projeto de acordo com suas necessidades é mais fácil desenvolver. Mas quando existe a necessidade da criação, considera-se a análise de mercado. A Figura 5, mostra as respostas referentes a questão 2: o projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis necessitou de modificações e alterações. (SLACK, 1998).

  Figura 5 -  Respostas da pergunta 2

Antes da implantação, aproximadamente 45% os clientes relataram a necessidade de alterações no projeto, e após a implantação, aproximadamente 90% informaram que não houve a necessidade de modificação dos projetos. Percebe-se, assim, que antes da implantação do projeto era necessária alterações e modificações no projeto, não ficando de acordo com o esperado, o cliente solicitava alterações. Após a implantação observa-se que o aumento foi de com 45%.

A proposta do produto deverá ser iniciada pela descrição das funções objetivadas, incluir uma lista de requisitos preliminar e formular todos os requisitos do produto novo de modo transparente com relação às soluções, de acordo com Pahl (2005).  

A Figura 6, apresenta as respostas referentes a questão 3: o projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis foi realizado com criatividade e foi realizado de acordo com o esperado. (PAHL, 2005).

Figura 6 -  Respostas da pergunta 3.

A Figura 6, apresenta a satisfação com o projeto em relação a sua criatividade, sendo que antes da implantação 39,4% não identificaram criatividade nos projetos e após a implantação 96% concordam que os projetos apresentam criatividade no seu desenvolvimento. Nota-se uma melhora em relação à avaliação dos clientes após a implantação do projeto tendo um aumento de 57,48%%. A criatividade do projeto é relacionada a cada responsável pela criação do projeto, então depende da criatividade do funcionário responsável, que pode melhorar quando o trabalho é facilitado por ferramentas.

O planejamento de projetos e desenvolvimento de produtos já começa, em essência, no planejamento estratégico e do portfólio de produtos da organização, comunicações, entre outros elementos importantes para o gerenciamento adequado do projeto (BACK, 2008).

A Figura 7, mostra os achados referentes a questão 4: O projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis, atentou para a qualidade dos materiais utilizados e ao custo dos mesmos. (PAHL, 2005).

 

Figura 7 -  Respostas da pergunta 4.

A partir da análise da Figura 7, é possível perceber que após a implantação, 90,62% dos clientes participantes, perceberam que os materiais são de qualidade e os custos foram os esperados. Antes da implantação, este percentual era de 52,51%. A melhora significativa em relação a qualidade das matérias primas e com o custo acessível mostra a melhora na gestão dos projetos.

Os impactos estratégicos para se alcançar a excelência na gestão de projetos, vêm de duas fontes interna e externa. Internamente, a alta gerência pode descobrir os benefícios da gestão de projetos à medida que monitora as tendências, predominantes na respectiva indústria, ou quando compara os resultados que está atingindo com os resultados dos concorrentes (KERZNER,2007).

A Figura 8, ilustra os achados referentes a questão 5: o projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis, foi apresentado com criatividade e boa apresentação das imagens (MACHADO, 2008).

Figura 8 -  Respostas da pergunta 5.

Em relação as imagens e a apresentação, a Figura 8, mostra que, antes da implantação, 51,52% percebiam que os projetos eram apresentados com criatividade e boa apresentação das imagens. Após a implantação 90,62% concordaram que os projetos possuíam qualidade nas imagens e implantação.

A qualidade do projeto apresentou uma melhora em relação aos clientes entrevistados no gráfico 5, aumentando em 39,10% os que concordam com a qualidade das imagens e dos desenhos apresentados.

Projetar é uma atividade intelectual, criativa, que requer uma base segura de conhecimentos nas áreas de matemática, física, química, mecânica, termodinâmica, mecânica, assim como de tecnologia de produção, ciência dos materiais e do projeto (PAHL, 2005). A Figura 9, apresenta os resultados referentes a questão 6: o projeto desenvolvido pelo fabricante de móveis, atendeu as minhas necessidades (MACHADO, 2008).

Figura 9 -  Respostas da pergunta 6.

A Figura 9, apresenta o grau de atendimento das necessidades do cliente, sendo que 57,57% dos clientes antes da implantação percebiam que suas necessidades foram atendidas pela empresa. Já em relação aos clientes atendidos após a implantação, 95,97% deles afirmaram que o projeto atendeu as suas expectativas. A seguir serão apresentadas as discussões acerca dos achados e a relação dos mesmos junto a fundamentação teórica.

Cada cliente possui uma necessidade em relação ao projeto solicitado, e a empresa muitas vezes deixava a desejar por não conseguir atender os processos de produção necessários, ou pelo tempo de entrega ser longo e muitas vezes duvidoso pela sequência de problemas encontrados durante os processos produtivos. Pode-se perceber que o projeto está sendo executado em um tempo menor e assim atendendo as necessidades que o cliente deseja.

As tarefas de desenvolvimento e projetos resultam em primeiro lugar de pedidos feitos diretamente pelo cliente, quando a empresa fornecedora conhece o cliente-consumidor. Entretanto, estes resultados não resultam apenas de pedidos de clientes, mas também, projetos inovadores (PAHL, 2005).

5. Considerações Finais

O objetivo principal deste artigo foi analisar a percepção dos clientes a partir da melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa fabricante de móveis. Após a implantação do projeto CNC, foi avaliada as melhorias dentro da empresa, para poder analisar a perspectiva dos clientes foi aplicada a pesquisa de satisfação com o projeto, antes do investimento e depois do investimento. A partir da análise das respostas foi identificada a melhoria no projeto e na qualidade, aumentando a satisfação do cliente. Redução do custo com hora extra, pois agora a empresa tem capacidade para atender a demanda, e melhorar o rendimento dos funcionários. Com esta implantação podemos avaliar também a motivação dos funcionários em aprender algo inovador no mercado moveleiro, trazendo bons resultados ao serviço prestado aos clientes. Reduzindo o lead time, o tempo de espera do cliente, aumentando o faturamento por atender um número maior de clientes e aumentando o lucro nas reduções de perda em matéria prima.

Como proposta de pesquisas futuras, sugere-se a análise do setor produtivo. Para melhorar o setup (Tempo para Troca de Ferramentas) e o leiaute. Cabe também sugerir a ampliação desta pesquisa, para mais empresas do segmento moveleiro, bem, como empresas de outros segmentos.

Referências

ANDERSON D.; HEDERSON M.; Computer recognition and extraction of form features: A CAD/CAM link, São Paulo, 2008.

ANTUNES, J. et al. Sistemas de Produção: Conceitos e Práticas para Projeto e Gestão da Produção Enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ARNOLD, T.J.; Administração de materiais - 1ed. São Paulo, Atlas 2012.

BACK, N; Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem São Paulo, Manole, 2008.

BORNIA, A. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. - Porto Alegre: Bookman, 2002

CHIAVENATO, I.; Administração de produção / uma abordagem introdutória – Rio de Janeiro – Elsevier, 2005.

CONTADOR J.; Professores do Departamento de Engenharia e Produção da Escola Politécnica da USP; Gestão de operações: a engenharia de produção a serviços da modernização da empresa/ coordenador José Celso Contador – São Paulo: Blucher, 2010.

DOS SANTOS, A. C. et al. A lealdade do consumidor de serviços: uma análise no setor bancário baiano. Revista Formadores, v. 6, n. 1, p.29, 2013.

EISENHARDT, K.M , teorias de construção a partir de estudo de caso. Academia de Management Review, Vol. 14, No 4, 1989. p. 532-550.

FRAZIER, G.; GAITHER, N. Administração da Produção e Operações – São Paulo; Learning, 2002

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002.

LAPPONI, J.; Projeto de Investimento na Empresa/ Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 3º reimpressão.

LIKER, J. K; O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo – Porto Alegre : Bookman, 2005.

LUSTOSA, L. Planejamento e Controle da Produção – Rio de janeiro: Elsevier, 2008 – 4ª reimpressão.

MARCONI, M.; LAKATOS, E.; Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados/Marina de Andrade, Eva Maria Lakatos – 7ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed.Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p

MONDEN, Y. Sistema Toyota de Produção: uma abordagem integrada ai Just-in-time / tradução: Ronald Saraiva Menezes – Porto Alegre: Bookman, 2015 – 4º edição.

NASR, E S. Al; KAMRANI, A K. A new methodology for extracting manufacturing features from CAD system.  Computers & Industrial Engineering, v. 51, n. 3, p. 389-415, 2006.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção - Além da Produção em Larga Escala. - Porto Alegre: Bookman, 1990.

.PAHL, G; Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, métodos e aplicações – São Paulo, Edgard Blucher, 2005.

PAIM, R.; Cardoso, V.; Caulliraux, H.; Clemente, R. Gestão de Processos, Pensar, Agir e Aprender – Porto Alegre: Bookman, 2009.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E. C. Trabalho Cientifico, Métodos eTécnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SHOOK, J; Aprendendo a Enxergar Lean Institute Brasil -São Paulo,2003.

STAHNKE, M. A., NUNES, F. L., VIERO, C.F. Análise do Uso da manutenção preventiva em ambientes educacionais: um estudo de caso. Espacios (Caracas).  v.36, n. 18, p.14 - , 2015.

STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. Journal of Personality Assessment. v. 80, p. 217-222. 2003.

VARGAS, Ricardo; Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – 7. Ed – Rio de Janeiro, Brasport, 2009.

XU, X. W.; HE, Q. Striving for a total integration of CAD, CAPP, CAM and CNC. Robotics and Computer-Integrated Manufacturing, v. 20, n. 2, p. 101-109, 2004.

YIN, Robert. K. Estudo de Caso, Planejamentos e Métodos. São Paulo: Bookman, 2010. pg. 21-72.


1.Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Universidade Feevale.
2.Graduado em Gestão da Produção, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e Professor na Universidade Feevale. E-mail: fabianonunes@feevale.br


Vol. 37 (Nº 05) Año 2016

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]