Espacios. Vol. 36 (Nº 24) Año 2015. Pág. 18

Prevalência de úlcera de pressão em idosos institucionalizados: uma revisão bibliográfica

Pressure ulcer prevalence in institutionalized elderly: A literature review

Isabela Barbosa dos SANTOS 1; Khaled Omar Mohamad EL TASSA 2

Recibido: 19/08/15 • Aprobado: 13/10/2015


Contenido

1. Introdução

2. Sobre o método

3. Dados obtidos e discussão

4. Considerações finais

Referências


RESUMO:

A úlcera de pressão (UP) é um problema de saúde que acomete grande número de idosos residente em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pois têm repercussões relevantes em suas vidas. Sendo que, para aqueles que se inserem nas ILPIs com a lesão de UP, um plano de tratamento é realizado por um enfermeiro. O presente estudo tem como objetivos sistematizar achados teóricos acerca da incidência e prevalência de úlcera por pressão em idosos institucionalizados, bem como enfatizar a prevenção desta patologia nas ILPIs. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica realizada em levantamentos na base de dados LILACS e na busca direta em periódicos indexados da área Enfermagem. O estudo evidencia que a prevalência e incidência de UP em idosos institucionalizados é de 10% a 25% em relação aos moradores. A média de lesões nos já acometidos por UP é em média de 1,7. A localização anatômica mais frequente é a região de sacral, glúteo, trocanter, fêmur e calcâneo. Conclui-se que a prevenção é a melhor forma de manter a saúde do idoso, sendo que ela pode ocorrer através da utilização de colchão piramidal, protetor de calcâneo, almofadas, filmes adesivos que contribuem a manter a integridade da pele, bem como através da mudança de posição continua e progressiva.
Palavras-chave: Úlcera. Idosos. Instituições Asilares de Longa Permanência.

ABSTRACT:

Pressure ulcers (PU) is a health problem that affects large numbers of elderly residents in Long Staying Institutions (ILPIs) as they have significant repercussions in their lives. And, for those who fall into the ILPIs with UP injury, a treatment plan is carried out by a nurse. This study aims to systematize theoretical findings about the incidence and prevalence of pressure ulcers in institutionalized elderly, as well as emphasize the prevention of this disease in ILPIs. This research is a literature review surveys in the LILACS database and direct search in indexed journals in the Nursing area. The study shows that the prevalence and incidence of PU in institutionalized elderly is 10% to 25% compared to residents. The average lesions in already affected by UP is on average 1.7. The most common anatomical location is the sacral region, buttock, trochanter, femur and calcaneus. It is concluded that prevention is the best way to maintain health in the elderly, where it can occur through the use of pyramid mattress protector heel pads, adhesive films which contribute to maintain skin integrity, as well as by shift position remains progressive.
Keywords: Ulcer. Elderly. Asylums Long-Term.

1. Introdução

A úlcera por pressão (UP) é o rompimento da estrutura normal da pele e dos tecidos subjacentes, bem como o comprometimento de sua função, esta patologia é causada por um desequilíbrio na circulação de sangue no tecido devido à pressão, cisalhamento ou fricção, em um período longo de tempo contra as partes moles entre uma proeminência óssea (NPUAP, 2008). A fricção é criada no momento em que as forças de duas superfícies deslizam uma contra a outra, resultando em abrasão formando muitas vezes bolhas. Idosos debilitados ou acamados estão sujeitos à fricção, pois arrastam o corpo sobre a superfície de apoio ou são arrastados pelos cuidadores, familiares ou pessoas da área da saúde. Já o cisalhamento é a força causada entre a fricção e a gravidade exercendo forças paralelas na pele (SOUZA, 2005).

A pessoa idosa tem dois tipos de fatores que contribuem para o aparecimento de úlcera de pressão. Os fatores intrínsecos consistem na perda da sensibilidade e diminuição da força muscular ou mobilidade, incontinência urinária ou fecal, hipertermia, anemia, desnutrição proteica, tabagismo, insuficiência arterial ou venosa, diabetes mellitus e idade avançada. Já os fatores extrínsecos incluem a duração e intensidade de fricção e o cisalhamento associados e a umidade (SOUZA; SANTOS, 2007).

O Estatuto do Idoso(2003), em seu capítulo IX, parágrafo 1º, apresenta aspecto importante em defesa aos idosos, quando "Institui que a assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família". Embora a legislação brasileira estabeleça que o cuidado dos membros dependentes deva ser responsabilidade das famílias, este se torna cada vez mais escasso, em função da redução da fecundidade e da crescente participação da mulher no mercado de trabalho (CAMARANO; KANSO, 2010). As Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPIs) não são estabelecimentos voltados à clínica terapêutica, mas de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.  

Silva (2009) aponta que a maioria das ILPIs tem poucos funcionários da equipe de Enfermagem, sendo que muitos deles têm apenas a formação de cuidadores, dificultando a avaliação e o tratamento adequado de úlceras por pressão. Além do exposto, é evidenciado também que não existe plano de intervenções visando à prevenção de UP nas ILPIs, sendo grande a probabilidade dos idosos que  não apresentam  a enfermidade, desenvolver ao longo da permanência na instituição.

  Diante do exposto, tem-se como objetivo desta pesquisa descritiva e bibliográfica sistematizar achados teóricos acerca da incidência e prevalência de úlcera por pressão em idosos institucionalizados, verificar as escalas preditivas que auxiliam na implantação de medidas específicas e preventivas nos idosos de risco a desenvolverem UP, bem como enfatizar a prevenção desta patologia nas ILPIs.

2. Sobre o método

A metodologia da pesquisa compreendeu procedimentos de revisão de literatura. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica, termo utilizado para indicar um levantamento da bibliografia já publicada através de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Auxilia o pesquisador na análise de seus achados e na passagem de informação tendo por finalidade fazer com que o pesquisador entre em contato direto com grande quantidade de material escrito sobre um determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 1992).

Na perspectiva de obter ampla revisão de literatura, realizou-se busca na base de dados Literatura Latino Americana em Ciências de Saúde (LILACS), utilizando-se os seguintes descritores: idoso, úlcera, instituição asilar. Deste levantamento de bibliografias, foram encontrados 12 artigos, sendo que destes, apenas sete foram selecionados para análise. Dos cinco artigos excluídos, dois eram repetidos e três foram descartados após a leitura do título e resumo, por não apresentarem relação com os objetivos do presente estudo. Como o número de artigos encontrados na base de dados LILACS foi inferior ao esperado, buscou-se outros cinco artigos publicados em periódicos indexados, no QUALIS/CAPES da área de Enfermagem, totalizando 12 artigos para revisão de literatura.

3. Dados obtidos e discussão

A verificação da incidência de UP em uma instituição é essencial para visualização da qualidade da assistência prestada, uma vez que sua prevenção é de fácil execução e baixo custo. Um bom trabalho de prevenção pressupõe o conhecimento da etiologia e também da realidade na ILPIs.

Rogenski (2005) verificou que a idade dos pacientes internados em um Hospital Universitário com risco para evoluir para uma UP variou de 22 a 95 anos, com média de 70,3 anos e predomínio de pacientes (78,6%) com idade acima de 60 anos. Em relação à localização, verificou-se predomínio de úlceras na região sacra (33,6%), calcâneos (24,6%) e glúteos (23,9%). Nesta faixa etária, a pele fica mais frágil, a circulação dificultada, além de um comprometimento progressivo na atividade celular, ocasionando diminuição na produção de colágeno local, e consequente cicatrização das feridas de forma mais lenta. Foi identificado no estudo que a prevalência das úlceras aumenta com a idade, sendo que 50 a 70% dos casos se desenvolvem em pessoas acima de 70 anos (GOMES; MAGALHÃES, 2008).

Alguns medicamentos podem interferir na cicatrização de feridas, produzindo efeitos negativos sobre a pele, tornando-a mais suscetível ao surgimento de lesões e outras patologias cutâneas (FREITAS; MEDEIROS 2011). Souza (2007) relata que a maioria das pessoas com mais de 60 anos ingerem em média três ou mais tipos de medicamento diariamente tornando o idoso mais propenso a desenvolver úlcera por pressão. Com relação a natureza dos medicamentos ingeridos pelos idosos,  Souza (2007) evidencia que  houve predomínio da utilização de neurolépticos e psicotrópicos (52,1%) e de anti hipertensivos (38,3%), com a média de dois medicamentos por idoso, sendo identificado no estudo extremos com  a utilização de até 6 drogas por indivíduo.

Lisboa (2010) analisou ILPIs e constatou que,

[...] dos 97 idosos, dez possuíam alguma UP, sendo que três possuíam uma segunda e mesmo terceira úlcera. A média de UP por paciente foi 1,6 e estavam distribuídas em diversas regiões. A prevalência de UP encontrada entre os idosos institucionalizados foi de 10,3%. As úlceras por pressão foram predominantemente localizadas na região sacral (45%), seguida por aquelas na região trocantérica (19%) (2010, p. 69).

Em instituições de longa permanência, as taxas de prevalência e incidência para UP oscilam em torno de 10% a 25% (FERNANDES et. al., 2012). Chayamitre e Caliri(2009) relatam que,

O índice de prevalência de pacientes com UP foi 19,1%, considerando que, dos 47 pacientes, nove apresentavam úlceras por pressão. Os nove pacientes tinham, em média, 1,88 UP, com um total de 17 lesões. A localização anatômica de maior frequência foi a região do trocânter do fêmur (29,4%), seguida da região dos calcâneos (23,5%) (2009, p. 31).

Considerando a magnitude do problema das úlceras por pressão, tanto para o doente quanto para a família e instituição, é importante que os profissionais da área de saúde atuem no sentido de prevenir as feridas, elaborando um plano para prevenção de UP, bem como o tratamento das mesmas.

Existem várias escalas preditivas que auxiliam na implantação de medidas específicas e preventivas para avaliar o risco dos senis a desenvolverem UP.  Uma delas é a Escala de Braden, baseada nos fatores causais da UP ela é composta por seis subescalas graduadas de 1 a 4, exceto fricção e cisalhamento de 1 a 3 pontos, além da percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento. Dos seis parâmetros, três medem determinantes clínicos de exposição à pressão (percepção sensorial, atividade e mobilidade), e três mensuram a tolerância do tecido à pressão (umidade, nutrição, fricção e cisalhamento). O grau de risco varia de 6 a 23, quanto menor for o total mais risco para UP. Com escore de 19 a 23 sem risco, baixo risco escore de 15 a 18, risco moderado de 13 a 14, risco alto ou elevado de 10 a 12 e risco muito elevado quando for igual ou menor que 9 (GOMES; MAGALHÃES, 2008).

Já a Escala de Waterlow utiliza sete parâmetros principais para identificar os fatores causais, oferecendo um método de avaliação de risco e grau da lesão. Esses parâmetros são: relação peso altura ou índice de massa corporal, avaliação visual em principais locais onde existe a possibilidade da pele romper, sexo/idade, continência, mobilidade, apetite e medicações. Existem também mais quatro itens que pontuam os fatores de risco especiais, sendo eles avaliação do estado nutricional, condição do tecido celular, déficit neurológico, tempo de cirurgia acima de duas horas e trauma abaixo da medula lombar. Quanto mais alto o escore, maior será o risco de desenvolver a lesão (FERNANDES; COSTA et. al., 2011).

A Escala de Nortan, foi a pioneira delas, sendo formulada em 1962. Ela avalia cinco parâmetros para grau de risco: condição física, nível de consciência, atividade, mobilidade e incontinência. Cada parâmetro foi pontuado com valores de 1 a 4, chegando a um total de 20 pontos. No entanto, quanto menor for o somatório final, maior será o risco para o desenvolvimento de UP (SANTOS et.al., 2013).

 Na admissão do idoso nas ILPIs, é indicado que o profissional Enfermeiro realize primeiro uma avaliação criteriosa de risco, procurando detectar se o paciente já tem UP ou não, a localização da ferida, o tamanho (deve ser mensurado em largura, comprimento e profundidade), a coloração, o aspecto, se tem odor, presença de exsudato e qual o nível da dor que interno sente. Em seguida, é indicado a elaboração de um plano de tratamento de Enfermagem para o interno, visando a melhora do quadro até a cura, que é obtida através do fechamento por completo da pele. É indicado que essas intervenções sejam realizadas de preferência por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, integrando médicos, equipe enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Porém, se o idoso não possui nenhuma UP, a realização da avaliação também é indicada, com o intuito de  prevenir o aparecimento desta patologia, necessitando ainda de uma avaliação semanal através da aplicação das escalas já mencionadas, e ainda a elaboração de um protocolo de prevenção.

Para prevenir a UP em idosos acamados, ou cadeirantes é de suma importância a mudança de posição de decúbito de duas em duas horas, utilizando-se coxins e colchões articulados, tal cuidado se faz necessário, devido a necrose ocorrer quando a pressão aplicada à pele, em um determinado tempo, é maior que a pressão capilar normal, considerada como 35 mmHg para arteríolas e 10 mmHg para vênulas, bem como exame físico diário, colchão piramidal, protetor de calcâneo, almofadas e filmes adesivos que ajudam a manter a integridade da pele (GUYTON; HALL, 2002).  

4. Considerações finais

Foi verificado que em Instituições de longa permanência para idosos as taxas de prevalência de UP oscilam em torno de 10% a 25% entre todos os moradores. E que as regiões do corpo mais acometidas de UP são sacral, glúteo, trocanter, fêmur e calcâneo, onde os ossos ficam mais proeminentes em relação à pele.

Diversas medidas são essenciais para prevenção do surgimento dessas lesões, sendo que a principal delas é a mudança de decúbito de duas em duas horas, bem como a elaboração de um protocolo de prevenção em todas as instituições utilizando escalas, como Braden, Waterlow e Norton.

A presença de profissionais adequados, preparados e em quantidade suficiente, possibilita a identificação o surgimento das UP em estágios primários, minimizando o  agravamento da patologia, com a realização de tratamento apropriado para o devido processo de cicatrização e cura.

Uma equipe especializada em gerontologia e geriatria atuando neste serviço diminui a probabilidade de adoecimento, e atenua o tempo de tratamento desta patologia, pois os curativos realizados devem ser trocados de forma limpa e com a técnica asséptica, evitando a proliferação de bactérias e fungos que causam infecção.

Não há dúvidas que o melhor lugar de envelhecer é dentre os familiares no acalento de nossas casas, pois o lar ajuda a manter as funções orgânicas, sensoriais, psíquicas, sociais, cognitivas, comportamentais e funcionais dos idosos. No entanto, muitos cuidados se fazem necessário para que as ILPIs também possam proporcionar aos seus internos condições dignas de vivência e convivência.

Referências

BRASIL. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

CAMARANO, A.A.; KANSO, S. AS instituições de longa permanência para idosos no Brasil. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 233-235, jan./jun. 2010

CHAYAMITI, E. M. P. C.; CALIRI, M. H. L. Úlcera por pressão em pacientes sob assistência domiciliária. ACTA Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 11, n. 32, p. 27-39, 2009.

FERNANDES, M. G. M. et. al. Risco para úlcera por pressão em idosos hospitalizados: aplicação da Escala de Waterlow. Revista de Enfermagem UFRJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 52, p. 13-23, 2012.

FREITAS, M. C.; MEDEIROS, A. B. F.; GUEDES, M. V. C.; ALMEIDA, P. C.; GALIZA, F. T.; NOGUEIRA, J. M.. Úlcera por pressão em idosos institucionalizados: análise da prevalência e fatores de risco. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 18, n. 43, p. 32-44, 2011.

GOMES, F.; MAGALHÃES, M. Úlcera por pressão. In: BORGES, E.L. et. al. Feridas: como tratar. 2ª Ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2008.

GUYTON, A.; HALL, J.. Visão geral da circulação; a física médica da pressão, fluxo e resistência. Tratado de fisiologia médica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. Cap.14, p.135-143.

LISBOA, C. R.. Risco para úlcera por pressão em idosos Institucionalizados. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL (NPUAP). 2008 Acesso em 27/10/2014 disponível em: http://www.npuap.org/. 

ROGENSKI, N. M. B.; SANTOS, V. L. Conceição de Gouveia. Estudo sobre a incidência de úlceras por pressão em um Hospital Universitário. Revista Latino Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 14, n. 65, p. 70-79, 2005.

SANTOS, M. P.; NEVES, R. C.; SANTOS, C. O. Escalas utilizadas para prevenir úlceras por pressão em Pacientes críticos. Revista Enfermagem Contemporânea. Bahia, v. 26, n. 89, p. 131-143, jan./jun. 2013, 2013.

SILVA, B. T. et al. Percepção das pessoas idosas sobre a institucionalização: reflexão acerca do cuidado de enfermagem. Revista Rene Fortaleza, Fortaleza, v. 10, n. 24, p. 31-40, 2009.

SOUZA, D. M. Incidência de Úlceras por Pressão e fatores de risco em idosos institucionalizados. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de São Paulo. São Paulo. 2005.

SOUZA, D. M. S. T.; SANTOS, V. L. C. G. Fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão em idosos Institucionalizados.  Revista Latino Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 16, n. 69, p. 50-60, 2007.


1. Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

2. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e dos Programas de Pós Graduação em Educação e Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO. Doutor em Educação Física – UFPR. khaleunicentro@hotmail.com.

 

Vol. 36 (Nº 24) Año 2015

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]