Espacios. Vol. 36 (Nº 14) Año 2015. Pág. 12

Mapeamento tecnológico da utilização de diafragma plástico na industria de áudio e tecnologias correlatas sob o enfoque dos pedidos de patentes

Technology mapping using plastic diaphragm in the industry audio and related technologies from the standpoint of patent applications

Fernando Correa BOLZAN 1; Eric BRANDÃO 2

Recibido: • Aprobado: 18/05/2015


Contenido

1. Introdução

2 Revisão bibliográfica

3 Metodologia

4 Resultados

5 Conclusão

6 Referências Bibliográficas


RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo identificar a utilização de diafragma plástico na indústria de áudio, através de prospecção tecnológica em base de patentes. O trabalho também pretende identificar a evolução da quantidade de depósitos de patentes no período de 1994-2014 e conhecer quais são os principais países utilizando essa tecnologia e onde estas estão sendo protegidas. A prospecção tecnológica foi realizada através do Portal de Propriedade Intelectual da empresa QuestelOrbit. Pesquisando o panorama mundial da utilização de diafragma plástico, verifica-se que apenas grandes empresas registraram o uso de tal tecnologia e em número muito pequeno. Apesar de vários fabricantes usarem essa tecnologia em seus produtos, não existem patentes para tal. Inclusive no Brasil, existem produtos, mas nenhuma patente foi encontrada. Talvez seja o caso de não divulgar a tecnologia utilizada, o custo elevado para realizar o processo de patente, a falta de cultura e conhecimento sobre patentes. A utilização da tecnologia existe e pode ser evidenciada no momento em que seus produtos são estudados ou investigados.
Palavras chave: plástico, diafragma, indústria.

ABSTRACT:

This study aims to identify the utilization of plastic diaphragm in the audio industry, through technological forecasting on the basis of patents. The work also aims to identify the evolution of the number of patent applications in the period 1994-2014 and to know what are the main countries using this technology and where they are being protected. Technology forecasting was performed through the Portal Intellectual Property company Questel Orbit. Searching the world scene using plastic diaphragm, it appears that only large companies reported the use of such technology and in very small numbers. Although several manufacturers use this technology in their products, there are no patents for this. Also in Brazil, there are products, but no patent was found. Perhaps it is the case not to disclose the technology used, the high cost of to make the patent process, the lack of culture and knowledge about patents. The use of technology exists and can be demonstrated at the time that their products are studied or investigated.
Keywords: plastic, diaphragm, industry

1. Introdução

Na indústria em geral são utilizados diversos tipos de matéria prima, diversas tecnologias e diversas fontes (renováveis ou não). Pensando em meio ambiente e na extinção de certas matérias primas não renováveis a indústria acabou modificando tecnologia ou até mesmo os seus produtos tentando amenizar os impactos ambientais. Além é claro do apelo comercial, nos dias de hoje, os produtos ecologicamente corretos são os mais populares e procurados pelos consumidores.

Conforme pesquisa realizada pela Tetra Pak (uma das maiores empresas do mundo em soluções de processamento e envase de alimentos, utilizando soluções ecologicamente corretas), revela o aumento da procura de materiais renováveis e de rótulos ambientais junto dos consumidores a nível mundial. A reciclabilidade da embalagem mantém-se como principal expectativa tanto para os consumidores como para os operadores da indústria.

O relatório de 2013, realizado pela empresa, identifica um crescimento da procura de informação ambiental nas embalagens. De modo a fazerem escolhas informadas, 37% dos consumidores procuram regularmente a existência de selos ambientais nas embalagens. Atualmente, 54% dos consumidores confiam na rotulagem ambiental face aos 37% registrados em 2011.

Na indústria de alto falantes também é utilizado diversas matérias primas, especialmente quando falamos do transdutor como um todo. Nesse artigo será discutida apenas a aplicação de novo material para a fabricação do diafragma (componente do transdutor, uma membrana responsável por transformar a energia mecânica em energia acústica).

Para a fabricação dessa membrana atualmente são utilizados diversos materiais, fibras, papel, metais, plástico e até mesmo tecido. Ao longo do tempo, como é comum na indústria, se estudou diversos materiais. A renovação dos produtos e a busca por novas tecnologias impulsionam a fabricação de novos produtos. Além de se pensar em renovação, avaliam-se questões como o custo e qualidade do produto.

Tal membrana precisa apresentar alguns aspectos mecânicos para conseguir atingir uma boa qualidade sonora, boa flexibilidade e também resistência a fadiga. Nesses aspectos o plástico tem se apresentado como uma boa alternativa e ainda possui o apelo ecologicamente correto.

Devido a tais propriedades especificas, alta tecnologia deve ser empregada na produção da matéria prima. Hoje, existem plásticos industriais desenvolvidos especialmente para atender a demanda da indústria e produzir produtos cada vez mais desenvolvidos e com maior qualidade.

Assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar quais são as principais empresas que utilizam diafragma plástico, através de pesquisa bibliográfica em base de patentes. O trabalho também objetiva identificar a evolução no número de depósitos no período de 1994-2014 e conhecer quais são os principais países desenvolvedores de tecnologia nesta área e onde estão sendo protegidas.

2. Revisão bibliográfica

Bolson (2005), no artigo intitulado As empresas de Sementes no Século XXI, mencionando ideias de Peter Drucker, refere-se à fala da atividade empreendedora como um tópico de educação cujo objetivo é o de criar a prática do planejamento para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

O empreendedor sonha, visualiza, planeja e assume riscos calculados. Assim, o empreendedorismo não é um traço da personalidade, mas sim, um atributo de comportamento.

Conforme Gomes (2006) inovação tecnológica pode ser definida por ações, conforme segue:

- Introdução de um novo bem com o qual os consumidores ainda não estão acostumados ou de uma nova qualidade de um bem.

- Introdução de novo processo de produção, ainda não testados pela experiência no ramo da indústria, que não precisa ser baseado em descoberta cientifica nova, podendo constituir também em um novo processo de comercializar uma mercadoria.

- Abertura de um novo mercado em que a indústria do país não tenha ainda entrado, quer tenha esse mercado existido ou não.

- Conquista ou descoberta de novas fontes de matéria-prima ou de bens semifaturados já existentes ou criados.

Essas inovações podem resultar de ideias e percepções sobre necessidades de clientes, utilização de novos materiais de baixo custo, descoberta de novos segmentos de mercado. Podem também resultar, mas não necessariamente, de criações originadas de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o Manual de Oslo (2005) a inovação tecnológica é um indicador diretamente relacionado com o aumento da produtividade na indústria. Dessa forma, o incremento de seus investimentos estão voltados as atividades de pesquisa tecnológica buscando o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser empregadas em inovações. O portfólio de patentes de uma empresa demonstra o seu potencial para o desenvolvimento de novos produtos ou processos, o que gera melhorias tecnológicas que consequentemente proporcionam crescimento econômico.

Seguindo essa tendência inovadora e ecológica a indústria investiu em estudos para a utilização do petróleo. Dentre tantas aplicações para o petróleo destaca-se a utilização em forma de plástico, existindo variadas aplicações e composições do mesmo, ainda podendo ser reciclado ou reaproveitado demonstram ser uma ótima opção aliando tecnologia com ecologia.

Ainda que o petróleo seja importante como fonte de energia, seu uso mais valioso é o de matéria prima industrial. É provável que a última gota de petróleo do mundo seja utilizada como insumo petroquímico. Para as empresas que fabricam plásticos, isso gera o enorme desafio de assegurar a sustentabilidade de um setor cujos produtos, uma vez descartados, levam mais de 300 anos para se degradar. Diante desse contexto, perguntam-se quais deverão ser as ações estratégicas adotadas pelos agentes do setor de plásticos, de forma a garantir seu desenvolvimento sustentável (JAMES, 2004).

Conforme divulgado na Feiplastic (Feira Internacional do Plástico, maior feira do ramo na América Latina), a preocupação com reciclagem dos plásticos e sua sustentabilidade, continua sendo discutida. A Operação Reciclar tratou a imagem dos plásticos, mostrando o desenvolvimento tecnológico tanto da indústria quanto dos produtos  feitos do material, aplicações tradicionais e inovações que contribuem decisivamente para a evolução da sociedade.

3. Metodologia

Para realizar o trabalho proposto foram feitas pesquisas utilizando o Portal de Propriedade Intelectual da empresa QuestelOrbit. Este portal disponibiliza diversos campos de busca que permitem identificar os documentos de patente que contenham as informações desejadas.  Alguns filtros foram utilizados, como palavras chaves contidas no "Título, Resumo ou Reivindicações" dos documentos de patente. A seleção destes campos de busca se deu em função de identificarem com mais precisão documentos com tecnologias pertinentes as palavras chaves utilizadas. Quando necessário, também foi empregado como filtro a classificação denominada CPC (Cooperative Patent Classification), disponibilizado pelo Escritório Europeu de Patentes (ESPACENET). A metodologia de busca para cada um dos itens foi detalhada na apresentação dos resultados.

De posse dos documentos de patente que retornaram de cada busca foi realizada análise estatística empregando a ferramenta "Analyze" disponibilizada no Portal de Propriedade Intelectual QuestelOrbit.

Desta análise foi identificado:

a) número de patentes depositadas por ano no período 1994-2014;

b) países onde as patentes foram depositadas;

c) nome das empresas que depositaram patentes

d) desenvolvimento x depósitos;

e) status das patentes;

4. Resultados

A seguir serão apresentados os resultados obtidos na pesquisa por depósitos de patente para a utilização de diafragma plástico na indústria de áudio.

4.1. Panorama Mundial para a utilização de diafragma plástico na indústria de áudio

Através de pesquisa no Portal QuestelOrbit, empregando a palavra chave "PLASTIC DIAPHRAGM" nos campos "Titulo, Resumo e Reivindicações" foram identificados 474 documentos de patentes. Como será demonstrado, o número de patentes que realmente se referem ao assunto proposto é muito menor, já que o plástico vem sendo largamente utilizado na indústria como um todo e não somente na aplicação especifica em indústrias de áudio. Devido a essa abrangência dos resultados foram aplicados filtros a fim de restringir a pesquisa para a indústria de áudio.

A figura 01 apresenta o número de documentos de patentes depositados por ano no período de 1994 - 2014. Nota-se que até 2004 o número de patentes depositadas por ano manteve-se no mesmo padrão, a partir de 2005 houve um crescimento, sinalizando investimentos da indústria em novas tecnologias e consequentemente seu crescimento e renovação.

Figura 1. Número de depósitos de patentes por ano no período 1994-2014
que contem a palavra plastic diaphragm no título, resumo ou reivindicações.

 

Fonte: Orbit (2014)

A figura 02 reapresenta o número de patentes desenvolvidas e depositadas em 16

países, desenvolvedores de tecnologia e o número de patentes depositadas nestes países. Pode-se observar que o pais que mais desenvolve tecnologias nesta área é a Alemanha (DE), com 197 depósitos, seguida da China, com 151 depósitos e Estados Unidos com 152 depósitos. Neste ranking o Brasil figura em décimo sexto lugar com 12 depósitos. Quando se analisa o número total de depósitos realizados nestes dezesseis países observa-se que a Alemanha continua a ser o país com maior número de depósitos, ou seja outros países desenvolvedores protegem suas tecnologias nestes países. O Brasil mesmo não sendo grande desenvolvedor de tecnologia nesta área (16º lugar) este país é alvo de grande número de depósitos. Este comportamento é um indicativo que as empresas desenvolvedoras de tecnologia nesta área acreditam no potencial deste país para produção de diafragma plástico.

Figura 2.  Número de patentes desenvolvidas e protegidas em 16 países.

Fonte: Orbit (2014)

Conforme a figura 03 pode-se observar o status das patentes, os 32% representados pelas patentes expiradas correspondem a 153 depósitos expirados, e os 10% pendentes corresponde a 46 patentes que estão em avaliação. Das patentes caducadas está sendo representado 26% que corresponde a 123 patentes.

Figura 3.  Status das patentes

 

Fonte: Orbit (2014)

A tabela 01 apresenta o número de documentos de patentes depositados por classificação CPC.  Pode-se observar que grande parte dos depósitos está relacionada a tecnologias para construção de diafragma plástico (H04R-007/02). Dentro desta classificação podemos destacar tecnologias para a construção do diafragma de Plástico, também a tecnologia está sendo focada nos diversos arranjos para a construção e montagem dos transdutores.

Tabela 1. Número de depósitos de patente por classificação CPC e tecnologia correspondente.

Classificação CPC

Nº de depósitos

Descrição da tecnologia

H04R7/00

 

Diafragmas para transdutores eletromecânicos (...); Cones

H04R-007/02

4

• caracteriza-se pela construção [2013-01] ]

H04R-031/00/3

2

• para diafragmas ou sua suspensão exterior

H04R-019/00

2

transdutores eletrostáticos

H04R-019/04

2

• Microfone

H04R-007/12

2

• • Diafragmas não-planares ou cones

H04R-009/06

2

• • • que compreende uma pluralidade de secções ou camadas

H04R-019/01

2

• caracterizado pelo uso de eletretos

H04R-025/604

2

• •Arranjos para a montagem de transdutores

Fonte: Orbit, Espacenet(2014)

Restringindo a pesquisa através da palavra "Plastic Diaphragm" e a classificação CPC - H04R-007/02 , para obter resultados relacionados a indústria de áudio encontrou-se um número muito menor de depósito. A Figura 4 ilustra os resultados relacionados ao assunto especifico tratado no trabalho e nos mostra o nome das empresas que fizeram o depósito de propriedade intelectual. Tecnologias que caracterizam-se com a construção de tecnologias de áudio, está apresentando a Panasonic em terceiro lugar e a Sony em sexto, marcas essas de produtos mais conhecidos no Brasil.

Figura 4. Pesquisa restringindo para indústria de áudio.

 

Fonte: Orbit (2014)

Na figura 5 está ilustrada a distribuição de depósitos geograficamente. Onde a distribuição ficou concentrada em poucos países e evidencia o desenvolvimento industrial da região.

Destaque para o Japão, que possui um número grande de patentes se comparado com as outras localidades. Demonstrando a sua superioridade e evolução tecnológica, sendo atualmente, um dos países mais desenvolvidos.

Figura 5. Região onde foram depositadas as patentes.

Fonte: Orbit (2014)

A classe H04R abrange alto-falantes, microfones, transdutores acústicos mesmos produzir ondas acústicas ou variações de corrente elétrica ou a tensão, ou gramofone pick-ups arranjos acionados por variações de corrente elétrica ou a tensão para o corte de ranhuras nos registros.

Nesta classe / grupo, os seguintes termos (ou expressões) são usados ​​com o significado indicado:

  1. transdutor: um dispositivo que converte um sinal elétrico num sinal acústico com uma frequência que é determinada pela frequência da alimentação, ou vice-versa;
  2. alto-falante: transdutor montado em um invólucro para a produção de som;
  3. microfone: transdutor montado em uma caixa de coleta de som;

Restringindo um pouco mais a pesquisa e utilizando apenas a classificação CPC - H04R-007/02 relacionada a tecnologia de diafragmas para transdutores eletromecânico, encontramos 1063 resultados, destes como se pode observar na figura 6 que o Japão apresenta 784 desenvolvimentos e 802 depósitos, de modo geral pode se observar ainda que há mais depósitos do que desenvolvimentos, isso quer dizer que os países que apresentam mais depósitos, tem maiores chances de desenvolver a tecnologia. O Brasil neste caso está em 22º lugar com apenas dois depósitos e sem nenhum desenvolvimento.

Figura 6.  Número de patentes desenvolvidas e protegidas em 11 países.

Fonte: Orbit (2014)

5. Conclusão

O crescimento na utilização de plástico, conforme demonstrado na pesquisa, na indústria demonstra um avanço tecnológico. A busca por novos materiais desenvolve novas pesquisas e descobertas que favorecem o avanço tecnológico.

Embora o número de depósitos encontrados, referenciando a indústria de áudio, tenha sido muito pequenos isso demonstra uma carência e oportunidade de crescimento. Foi evidenciada que no passado houve pesquisas voltadas a utilização do material na área, pois a partir do ano de 2005 encontram-se depósitos de patentes de algumas empresas. Desde então tudo evoluiu, inclusive a indústria química e suas especialidades em petróleo, o que nos leva a pensar que talvez hoje tenhamos novas descobertas a fazer, novas aplicações para matérias primas desenvolvidas.

O baixo número de depósitos encontrados pode ser interpretado como proteção de tecnologia. Obviamente a visão que temos é de que patenteando um produto ou processo estamos protegendo o conhecimento, mas muitas empresas pensam justamente ao contrário. No momento em que se registra uma patente automaticamente está sendo aberto todos os detalhes do produto ou processo. Ao passo que o processo de patente exige que todos os detalhes sejam divulgados e comprovadamente verdadeiros.

Dessa forma a visão de que patentear um produto serve como proteção da propriedade intelectual, pode ser vista por outro ponto de vista onde a não divulgação e a complexidade do produto ou processo por si só acabam protegendo, de forma a evitar que haja plágio.

Sabendo que, atualmente, essa tecnologia de diafragmas plásticos é amplamente utilizada e não havendo evidencias de patentes, conclui-se que a proteção está sendo feita através do sigilo industrial.

6. Referências Bibliográficas

ORBIT. Banco de dados de patentes. Disponível em: http://www1.orbit.com. Acesso em: Novembro de 2014

PROTEGE O QUE É BOM – Pesquisa sobre utilização de materiais recicláveis.

Disponível em: http://www.protegeoqueebom.pt/2013/09/16/estudo-revela-aumento-na-procura-de-materiais-renovaveis-e-rotulos-ambientais/. Acesso em: Dezembro de 2014

Gomes, G. C. (2006). Gestão da Inovação Tecnológica: empreendedorismo e geração de tecnologia em instituições de pesquisa – Embrapa Informações Tecnológicas

OSLO, M. (2005).Guidelines for the measurement of scientific and technological activities guidelines for collecting and interpreting innovation data. Third edition a joint publication of OECD and Eurostat Ganisation for economic co-operation and development statistical office.

BOLSON, E. L. (2005). Empresa de sementes do século XXI –  Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM. Anuário. Brasília.

FEIPLASTIC – Feira Internacional do Plástico. Disponível em: http://www.feiplastic.com.br/Expor/Operacao-Reciclar/. Acesso em: Novembro 2014

JAMES, T. C. (2004). Crescimento sustentável da indústria de plásticos criando estratégias de ação – Revista de Administração Mackenzie

1. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM, Brasil. E-mail: fernando_bolzan@yahoo.com.br

2. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM, Brasil. E-mail: eric.brandao@eac.ufsm.br

 

Vol. 36 (Nº 14) Año 2015

[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]