Espacios. Vol. 36 (Nº 08) Año 2015. Pág. 18

Tecnologia da informação e comunicação nas produções acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR

Technology of Information and communication in academic productions of the Graduate Program in Education of Science and Technology in UTFPR

Clodogil Fabiano Ribeiro DOS SANTOS 1; Eliana Cláudia Mayumi ISHIKAWA 2; Nilcéia Aparecida Maciel PINHEIRO 3; Guataçara DOS SANTOS Jr. 4; Antonio Carlos FRASSON 5; Luiz Alberto PILATTI 6

Recibido: 10/12/14 • Aprobado: 12/02/2015


Contenido

1. Introdução

2. A TICS (ou tecnologias da informação ou recursos tecnológicos) como ferramenta de ensino

3. O Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciência E Tecnologia (PPGCET)

4. Procedimentos Metodológicos

5. Descrição Analítica das Pesquisas

6. Considerações Finais

7. Referencias


RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo mostrar um panorama metodológico das produções acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. As produções do citado programa têm por objetivo a aplicação direta nos estabelecimentos de ensino básico ou superior, especificamente através de produtos educacionais. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico-documental que teve por objeto de pesquisa 12 (doze) produtos educacionais apresentados ao Programa, gerando as correspondentes dissertações de mestrado. Em termos quantitativos, foram apresentados 1 (um) roteiro de elaboração de blogquest, 4 (quatro) manuais ou cadernos didáticos, 1 (um) objeto de aprendizagem, 2 (dois) jogos digitais, 1 (um) aplicativo, 1 (um) livro, 1 (um) blog e 1(um) DVD. Todos esses produtos tiveram sua validade testada em contextos escolares, com relatos de êxito em sua aplicação.
Paravras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Mestrado Profissional, Produções Didáticas.

ABSTRACT:
This paper aims to show a methodological overview of the academic production of the Post-Graduate Program in Science and Technology Teaching of Universidade Tecnológica Federal do Paraná. These productions have as goals the direct application in basic or higher education, specifically through educational products. This is a bibliographic and documentary study that had the research object twelve (12) educational products submitted to the program, generating the corresponding dissertations. In quantitative terms, were presented one (1) blogquest of preparation script, four (4) manual or didactic books, one (1) learning object, two (2) digital games, one (1) app, one (1) book, one (1) blog and one (1) DVD. All of these products had their validity tested in school settings, successfully reports in your application.
Keywords: Information and Communication Technologies, Professional Master, Didatic Productions

1. Introdução

O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema recorrente na pesquisa em ensino. De fato, diversos autores têm se dedicado a discutir o tema, suscitando novas discussões presentes em trabalhos acadêmicos, dentre os quais destacam-se as dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O presente trabalho tem por objetivo traçar um panorama metodológico das produções acadêmicas, em especial as dissertações relacionadas à temática da relação entre as TICs e o Ensino, desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa. Trata-se de um Programa de Mestrado Profissional, o qual tem por foco a elaboração de produtos educacionais, os quais, por sua vez, originam as respectivas dissertações.

O estudo justifica-se pela necessidade de se categorizar a produção, de forma a orientar futuros projetos de pesquisa dentro do próprio programa. Além disso, permite fazer um mapeamento das tendências de pesquisa dentro do Programa, o que pode ser objeto de reflexão e discussão no sentido de se estabelecer espaços para futuras produções.

Primeiramente, será feita uma discussão em relação às TICs e sua relação com o ensino. Na sequência, será feita uma breve descrição do Programa, contemplando, entre outros aspectos, os seus objetivos e suas linhas de pesquisa. No item seguinte, serão discutidos os aspectos relacionados aos procedimentos metodológicos adotados, seguido da análise descritiva dos trabalhos em foco.

2. A TICS (ou tecnologias da informação ou recursos tecnológicos) como ferramenta de ensino

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão a cada dia mais presentes nas diversas práticas sociais, trazendo aprimoramento do processo de resolução de problemas com que a humanidade se defronta, agregando maior eficácia aos processos produtivos, estreitando relações entre pessoas distantes no espaço geográfico, entre outras vantagens. Tais potencialidades inerentes às TICs fazem com essa inserção seja justificada e expandida para os mais diversos campos da atividade humana. Face a isso, entende-se que é natural que as TICs também estejam cada vez mais presentes nos meios escolares.

A discussão sobre a inserção das TICs nos estabelecimentos de ensino, mais especificamente de educação básica, não é nova. De fato, desde que os computadores começaram a se popularizar, graças a modelos com preço acessível e dimensões compatíveis com o uso em instituições de ensino básico, os aspectos relacionados à sua utilização têm sido objeto de discussão. De acordo com Almeida (2008, p.25), a inserção da informática na educação escolar já era objeto de discussão nas três décadas finais do século XX.

Em finais da década de 70 e início da década de 80 do século XX, Portugal e Brasil iniciaram ações governamentais para a inserção de meios informáticos na educação como estratégia para o desenvolvimento tecnológico no âmbito de cada país com vistas a fomentar o desenvolvimento da microeletrônica, bem como preparar profissionais com competência científico-tecnológica para atuar nos setores produtivos. Tal iniciativa representou uma inovação ao criar um espaço de diálogo com pesquisadores e educadores que se dedicavam a estudos sobre computadores e educação, bem como viabilizou a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, elemento chave das atividades da área.

Atualmente, pode-se afirmar que a presença dessas tecnologias nas escolas já é uma realidade, embora, em muitos casos, tenha se restringido à mera instalação de alguns computadores numa sala, passando a ser chamada de "laboratório de informática", ou de aparelhos de televisão nas salas de aula, como o que se pode observar nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Contudo, para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, usufruir de todos os recursos disponíveis e com potencialidade de uso nos processos de ensino e de aprendizagem, há muito o que avançar, especialmente em termos da disponibilização desses recursos num prazo mais curto. Além disso, é preciso mencionar que muitos professores não se sentem preparados para utilizar todo o potencial das TICs no sentido de serem naturalmente incorporados nas relações didático-pedagógicas. Nesse sentido, Almeida (2008, p. 27) afirma que "na realidade educacional brasileira há aspectos que acentuam a problemática da educação para todos, os quais se tornam mais graves no que tange à integração de tecnologias ao currículo".

Por conta desse fato, o uso das TICs no ensino, em especial na escola básica, tem sido objeto de discussão em muitos trabalhos. Alguns se dedicam a analisar a forma de utilização de aplicativos específicos, outros se detêm nos aspectos técnicos e outros, ainda, se propõem a discutir questões filosóficas ou sociológicas relacionadas ao uso das tecnologias no meio educacional.

De acordo com Maltempi (2008, p. 62), para uma incorporação efetiva dos recursos tecnológicos "é necessário que o professor reorganize e reflita sobre sua prática ao inserir tecnologias em sala de aula, o que demanda tempo e esforço do docente (além de recursos tecnológicos)" O autor argumenta sobre a necessidade de reestruturação do sistema educacional, pois entende que há necessidade de mudar a prática pedagógica dos docentes para que o trabalho com as tecnologias surta o efeito desejado. No que se refere à inserção da tecnologia na escola, o autor apresenta dois argumentos que a justificam: "primeiro porque a sociedade impõe essa necessidade e segundo [...] porque as tecnologias ampliam as possibilidades de se ensinar e aprender" (Maltempi, 2008, p. 62).

No que se refere à utilização dos recursos tecnológicos, Valente (1998, p.2) defende a ideia de que existem pelo menos dois tipos de abordagem de utilização das tecnologias, mais especificamente do computador, na educação. Segundo o autor,

Quando o computador ensina o aluno o computador assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais porém, ao invés do papel ou do livro, é usado o computador. Os softwares que implementam essa abordagem podem ser divididos em duas categorias: tutoriais e exercício-e-prática ("drill-and-practice"). Um outro tipo de software que ensina é dos jogos educacionais e a simulação. Nesse caso, a pedagogia utilizada é a exploração autodirigida ao invés da instrução explícita e direta.

Isso caracteriza o que o autor denomina abordagem instrucionista do computador. Nessa abordagem, o processo de interação com a máquina se dá em sentido único, do computador para o aprendiz. Nessa categoria estão, como mencionou o autor, os aplicativos que apresentam instruções sobre um determinado assunto, de forma tutorial. Também fazem parte desse conjunto os aplicativos do tipo simulação de processos, os jogos e os vídeos instrucionais.

Nesse tipo de abordagem, os estudantes manifestam uma atitude passiva diante da tecnologia, gerando dúvidas sobre o potencial de aprendizagem dos recursos utilizados. De fato, não há muita diferença entre essa abordagem e o uso de recursos tradicionais de instrução programada, como as apostilas e os manuais didáticos. Nota-se que as potencialidades educativas inerentes às tecnologias acabam ficando sub-exploradas, não permitindo o desenvolvimento de habilidades criativas e investigativas.

No outro extremo está a abordagem construcionista. Nesse tipo de abordagem, o estudante passa a ser um elemento ativo no processo de aprendizagem. Segundo Valente (1998, p.12):

O computador pode ser usado também como ferramenta educacional. Segundo esta modalidade o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador.

Essa é a essência de uma abordagem construcionista. Esse tipo de abordagem foi mencionado inicialmente por Seymour Papert (Papert, 1980; Papert, 2008), quando propôs um novo tipo de abordagem do computador na educação. Ele iniciou seus trabalhos com o tema na década de 1960, quando os computadores ainda não eram um recurso popularizado na sociedade, sendo restrito às grandes empresas, universidades e instituições militares. Recentemente, o tema voltou a ser discutido em pesquisas (VALENTE, 2005; LIMA, 2009), ocorrendo também a reedição de uma obra precursora das ideias construcionistas (PAPERT, 2008).

A essência dessa abordagem consiste no envolvimento do estudante com o que Valente (2005) relaciona a um processo metacognitivo. O autor explicita a ideia de ciclo de interação através do qual o aprendiz se relaciona com o computador num processo de  descrição-execução-reflexão-depuração (Valente, 1998). Dessa maneira, o autor resgata o pensamento de Papert, contribuindo significativamente para a consolidação do construcionismo como estratégia interessante de utilização da tecnologia na escola.

Entretanto, apesar de que a discussão sobre a abordagem construcionista do processo de ensino e de aprendizagem não é, como foi mostrado, algo recente, os sistemas educacionais parecem não ter incorporado essa maneira de interagir com a tecnologia. Uma hipótese para que tal fato se verifique aponta justamente para um elemento chave na constituição dos sistemas de ensino: a formação dos professores. De fato, uma observação feita por Maltempi (2008, p. 64) aponta para a veracidade dessa hipótese:

ao analisar a formação inicial recebida pelos professores, percebo o grande passo que se espera deste profissional. A formação inicial dos cursos de licenciatura em matemática, no geral, pouco mudou nas últimas décadas no que se refere à incorporação das tecnologias na prática docente e, portanto, continua-se formando professores cujo referencial de prática pedagógica é aquele no qual tecnologias não tomam parte.

Em um trabalho recente, Dos Santos (2014, p.15) levanta algumas questões relacionadas à dificuldade de incorporação da tecnologia ao meio escolar. Segundo o autor,

Nos últimos tempos, é possível testemunhar uma presença cada vez mais massiva desses dispositivos no meio escolar, especialmente ao longo dos últimos vinte anos. Entretanto, paralelamente a esse incremento, notou-se também o surgimento da impressão de que não é possível dominar as TICs na mesma velocidade em que os dispositivos são incorporados às atividades humanas. No meio escolar isso não foi diferente. É possível notar, inclusive, um sentimento de atraso frente ao avanço das tecnologias. Apesar disso, houve muitos avanços. Porém, há necessidade de se trabalhar no sentido de uma mudança cultural, pois de nada adianta ter uma sala de aula recheada de recursos se a metodologia de ensino continua atrelada ao velho padrão.

Essa mudança cultural mencionada passa, como já foi dito, por uma reformulação curricular que incorpore estratégias inovadoras, aproveitando o potencial de aprendizagem inerente às tecnologias. Claro que não se pode creditar um mérito salvífico às tecnologias, pois são apenas mais um recurso dentro de um conjunto já existente. Contudo, pelo seu potencial motivador, a capacidade de automatizar processos repetitivos e enfadonhos, o dinamismo associado a simulações de fenômenos, dentre outras possibilidades, as tecnologias figuram como um importante recurso dentro do mencionado conjunto de estratégias inovadoras. Neste sentido, os programas de pós-graduação em ensino têm papel fundamental em ações que possibilitem a construção do conhecimento, do uso e da produção de diferentes tecnologias de apoio didáticos e estratégias de ensino.

3. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGCET).

Não há dúvida quanto à necessidade de qualificação dos docentes para atuar nos ambientes de Ensino, sejam na Educação Básica ou Superior. Para tanto, se faz necessário a construção e compreensão do processo ensino-aprendizagem, pelas vias do ensino e da pesquisa.

Atualmente, funcionam no Brasil duas modalidades de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado: o Mestrado Acadêmico (MA) e o Mestrado Profissional (MP). O Mestrado Profissional atende a uma necessidade de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico, e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

Ribeiro (2005) descreve a diferença de perfil do candidato as duas modalidades de mestrado, sendo que:

No MA, pretende-se pela imersão na pesquisa formar, a longo prazo, um pesquisador. No MP, também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam essas de interesse mais pessoal ou mais social. Com tais características, o MP aponta para uma clara diferença no perfil do candidato a esse mestrado e do candidato ao mestrado acadêmico (RIBEIRO, 2005, p.15).

Ainda segundo o autor a principal diferença entre um MA e o MP é sem dúvida o produto, isto é, o resultado almejado. No que se refere ao Mestrado Profissional em Ensino (MPE), o produto gerado pode ser apresentado em diversos formatos, como um software, aplicativo, material didático, uma sequência de ensino, protocolo de atendimento, vídeo, hipermídias, páginas na internet, pôsteres, entre outros. Em qualquer dos formatos, o produto deve ser desenvolvido e avaliado com o rigor de uma pesquisa em nível de mestrado. O rigor da avaliação não tem como objetivo apenas melhorar o nível dos programas, mas também porque boa parte da carreira acadêmica dos docentes que orientam professores em formação depende dessa produção.

Neste sentido, Ostermann e Rezende (2009, p.69) complementam que, segundo os critérios de avaliação do MPE, publicados pela CAPES em 2006, os trabalhos devem "apresentar alta qualidade, resultando em publicações em veículos reconhecidos (científicos e/ou de divulgação) pela área, em publicações didáticas e produtos educacionais com potencial de transferência e aplicabilidade no sistema educativo".

O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGCET) da UTFPR apresenta, dentre seus objetivos, o de proporcionar qualificação científica e formação profissional nas áreas de ensino e promover a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico, contribuindo assim, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em seus diversos níveis. Nesse sentido, procura-se abordar conceitos e temáticas que permitam aos mestrandos desenvolver estudos e pesquisas em que o contexto de sala de aula seja objeto de investigação, aproximando assim, os estudos promovidos na Academia ás práticas escolares (PPGECT, 2014).

Tendo como premissa apoiar os docentes na área de Ciência, Tecnologia e Ensino, o Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, promove a transferência do conhecimento científico para a sociedade, principalmente por meio da preparação profissional em exercício. O foco dos produtos deve ser o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Esses devem buscar a evolução do sistema de ensino, tendo como resultados a atuação direta em sala de aula e a solução de dos sistemas educativos (Moreira, 2005).

As atividades de pesquisa foram relacionadas em duas linhas: Fundamentos e metodologias para o ensino de ciências e matemática e Educação Tecnológica. A primeira, aponta diferentes formas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências e matemática. Para tanto, "envolve estudos acerca de mecanismos e ferramentas que possam vir a ser empregados na transformação da prática docente, possibilitando uma construção do conhecimento efetiva" (PPGECT, 2014) e tem como sublinhas o ensino de Ciências; o que inclui também as séries iniciais; Biologia, Estatística, Física, Matemática, Química, ciências, tecnologia e sociedade (CTS). A segunda linha de pesquisa visa compreender, discutir e implementar ferramentas científico-tecnológicos que auxilie o docente da Educação Tecnológica a resolver problemas da realidade de sala de aula.  Esta tem como sublinhas: Desenvolvimento de material instrucional para a Educação Tecnológica; Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias; Informática no ensino das ciências e da tecnologia; Metodologia da pesquisa aplicada a Educação Tecnológica; Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem (PPGCET, 2014).

Ressalta-se que em ambas as linhas de pesquisas, permeiam a qualificação docente, independente da área de ensino. O que se espera é conferir aos mestrandos do PPGCET ações que estejam ancoradas em processos de ensino e aprendizagem de forma a ampliar e atualizar seus conhecimentos por meio da aplicação de metodologias e estratégias de ensino capazes de facilitar a aprendizagem de seus alunos.

Esse é o cenário em que foram elaborados e apresentados à comunidade acadêmica os produtos oriundos das pesquisas conduzidas entre 2007 e 2014. A seguir, serão descritos os procedimentos metodológicos que orientaram a elaboração deste estudo descritivo.

4. Procedimentos Metodológicos

O presente estudo tem caráter exploratório quanto aos seus objetivos, buscando fazer uma descrição do conjunto de trabalhos defendidos e publicados no programa, especificamente os que tratam da utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem. No que se refere aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental, envolvendo a síntese analítica da produção acadêmica do Programa.

Para descrever o conjunto de trabalhos, objeto de análise deste artigo, foram utilizadas as questões de investigação presentes nos resumos das dissertações disponíveis na página do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGCET), produzidas de 2009 (primeiro ano de defesa) a 2014. Foram selecionados todos os trabalhos relacionados a ensino que envolviam, de maneira articulada, os seguintes  termos chave: "Tecnologia da Informação e Comunicação", "Software", "Computador" e "Informática", além de termos que remetiam ao tema.

Para realizar a localização de tais termos, utilizou-se o localizador de palavras do navegador Web. Para atender a proposta do presente trabalho, foi necessário realizar ainda o download de todos os trabalhos elencados, assim como das produções técnicas de cada um deles, levando-se em consideração a característica da realização de um produto por se tratar de um Mestrado Profissional. O resultado deste mapeamento foram 12 trabalhos listados no Quadro 1, em ordem cronológica de defesa.

O código indicado na primeira coluna é composto pela letra T, indicando tratar-se do trabalho e um número de ordem de 01 a 12. A segunda coluna indica a ordem de defesa dos trabalhos e a terceira coluna o mês e ano que as dissertações foram defendidas. Para a realização do estudo documental dos 12 trabalhos foram estabelecidos 5 (cinco) critérios que auxiliaram na organização e delineamento da análise metodológica das pesquisas.

O Quadro 2, mostra o critério utilizado para a realização da análise e sua respectiva descrição. Cabe ressaltar que todas as informações foram obtidas no próprio trabalho.

Por meio do Quadro 2, foi definido o eixo da pesquisa denominado "Metodologia da Pesquisa", onde são discutidas as principais questões metodológicas dos trabalhos científicos do PPGCET. Para tanto, utilizou-se a classificação proposta por Prodanov e Freitas (2014, p. 51).

Na pesquisa descritiva, as características de determinada população ou fenômeno são registradas, classificadas, descritas, porém não existe a intervenção do pesquisador, como acontece na pesquisa explicativa. Portanto, não há necessidade de explicar os porquês das coisas e suas causas.

O critério "procedimentos de análise", irá definir a forma que será utilizada para a obtenção dos dados da pesquisa, para tanto, deve haver um planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, também chamada de delineamento. Prodanov e Freitas (2014, p.54), definem dois grandes grupos de delineamentos:

aqueles que se valem das chamadas fontes de papel (pesquisa bibliográfica e pesquisa documental) e aqueles cujos dados são fornecidos por pessoas (pesquisa experimental, pesquisa ex-post-facto, o levantamento, o estudo de caso, a pesquisa-ação e a pesquisa participante.

Portanto, no presente trabalho optou-se por realizar uma abordagem descritivo-analítica. Entende-se que esse tipo de abordagem condiz com os objetivos estipulados para o estudo ora apresentado. Assim, segue a descrição analítica dos trabalhos selecionados.

5. Descrição Analítica das Pesquisas

Conforme foi estipulado, foram realizadas as descrições analíticas levando em conta os critérios definidos no quadro 2. Para ficar mais sintético e permitir uma visualização mais rápida, a menção aos trabalhos foi feita mediante o código definido no quadro 1. No quadro 3 são contempladas as descrições analíticas dos trabalhos.

Quadro 1 -  Trabalhos selecionados do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGCET).

Trab.

Defesa nº

Mês /Ano

Referência

T-01

13

08/2010

MAINGINSKI, F. E. O uso do Blog e Webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina ciência dos materiais. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010. 95 f.

T-02

22

02/2011

RIBEIRO, R. J. Curta de animação como organizador prévio no ensino de física.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011. 144 f.

T-03

23

02/2011

NASCIMENTO, R. L. O uso de um objeto de aprendizagem na disciplina de primeiros socorros.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011. 108 f.

T-04

25

02/2011

KLOC, A. E.. Robótica: ferramenta pedagógica no campo da computação.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011. 86 f.

T-05

30

02/2012

KISIELEWICZ, L. A. Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 91 f

T-06

35

02/2012

BARBOSA, T. H. N. OCTAVE: uma proposta para o ensino de funções.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 82 f.

T-07

40

05/2012

ZANOTTO, D. C. F. A construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermas.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 94 f.

T-08

41

06/2012

RIBAS, A. S. Telefone celular como um recurso didático: possibilidades para mediar práticas do ensino de física.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 177 f.

T-09

48

09/2012

GALVÃO,  G. F. O blog como instrumentação para professor de ciências das séries iniciais.   Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 177 f.

T-10

51

11/2012

LANGARO, R. A. O uso de emissora de rádio como uma tecnologia de informação e comunicação para a implementação do ensino.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. 84 f.

T-11

60

03/2013

WEINERT, M. E. O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. 155 f.

T-12

76

02/2014

LEALDINO Filho, P. Jogo digital educativo para o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. 155 f.

-----

Quadro 2 -  Critérios utilizados para análise dos trabalhos selecionados.

Critério

Definição

Código do trabalho

Prefixo T e a posição numérica do trabalho na lista de trabalhos selecionados

Metodologia de Pesquisa

Quanto a natureza e procedimentos usados na pesquisa.

Instrumentos

Ferramenta (s) utilizadas na coleta de dados

Procedimentos de análise

Método (s) utilizado (s) para realização da análise dos dados

Produção Técnica

Produto desenvolvido

-----

Quadro 3 – Descrição analítica dos trabalhos apresentados ao PPGECT.

Trab.

Metodologia de Pesquisa

Instrumentos

Procedimentos de análise

Produção Técnica

T-01

Qualitativa, aplicada e descritiva, obtenção de dados através da construção de atividades numa ferramenta virtual de discussão (blog), via procedimento de pesquisa-ação.

Criação de um fórum de discussão virtual (blog)

Categorização e quantificação das características dos acessos

Roteiro para elaboração de Blogquests de Ciências de Materiais

T-02

Qualitativa, aplicada e experimental, obtenção de dados através de intervenções didáticas mediadas por curtas de animação.

Animações de curta duração, discussão, intervenção didática, pré e pós-testes.

Determinação dos organizadores prévios dos conceitos através da comparação das respostas aos testes.

Manual didático do curta de animação "momento de uma força" como organizador prévio no ensino da física.

T-03

Qualitativa, aplicada, exploratória e descritiva, obtenção de dados através de construção de um Objeto de Aprendizagem (OA).

Questionários respondidos por especialistas e alunos.

Descrição das respostas obtidas nos questionários, estabelecendo um quadro avaliativo da aplicabilidade do OA.

Objeto de Aprendizagem, disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

T-04

Qualitativa, aplicada e descritiva, obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso de robótica educacional.

Questionário piloto, intervenções didáticas e relatos qualitativos dos alunos.

Compilação das respostas ao questionário e discussão dos relatos de aprendizagem dos alunos.

Manual didático para aplicação da robótica como ferramenta de ensino.

T-05

Qualitativa, aplicada, método indutivo, obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso de jogo desenvolvido em PHP.

Questionário e aplicação de atividades relacionadas a programação computacional através do uso de jogo.

Comparação de resultados obtidos nas observações e no questionário.

Jogo em PHP.

T-06

Qualitativa, aplicada, obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso do aplicativo Octave.

Observação dos procedimentos adotados pelos alunos e os resultados obtidos no uso do aplicativo.

Avaliação do processo de interação com o aplicativo.

Manual didático de utilização do aplicativo.

T-07

Quali-quantitativa, aplicada, de campo, de caráter exploratório, com obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso do aplicativo desenvolvido pela autora.

Questionários e observação empírica da interação dos estudantes com o aplicativo.

Discussão das respostas ao questionário e dos resultados da observação empírica.

Aplicativo "No mundo das angiospermas".

T-08

Qualitativa, aplicada, bibliográfica, documental e de campo, de caráter exploratório e participante, com obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso do aplicativo desenvolvido pela autora.

Questionários e observação empírica da ação dos estudantes nas atividades didáticas programadas (oficinas).

Procedimentos de triangulação.

Livro sobre a abordagem didática com telefones celulares.

T-09

Qualitativa, aplicada, de campo, de caráter participante (denominado pesquisa-intervenção), com obtenção de dados através de intervenções didáticas com o uso de ferramenta de discussão virtual (blog).

Entrevista e observação empírica da ação dos estudantes com registro em diário de campo e postagem em blog, além de mensagens assíncronas (correio eletrônico) e questionário avaliativo.

Análise dos registros, descrição dos fatos e discussão.

Blog sobre tecnologia.

T-10

Pesquisa qualitativa, aplicada, de natureza explicativa, com obtenção de dados através de exposições orais e registros de atividades dos estudantes.

Aplicação de uma sequência didática envolvendo o uso de TICs.

Análise dos registros, descrição dos fatos e discussão.

DVD sobre como implementar uma emissora de rádio em ambiente escolar.

T-11

Pesquisa qualitativa, aplicada, bibliográfica, documental e de campo, de caráter participante, com obtenção de dados através de exposições orais e registros de atividades dos estudantes.

Aplicação de uma sequência didática envolvendo o uso de TICs.

Análise dos registros, descrição dos fatos e discussão.

Sequência didática apresentada em caderno, enfatizando a utilização de mídias tecnológicas.

T-12

Pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicada, de campo, de caráter experimental, com obtenção de dados através de questionário.

Questionário demográfico e questionário de motivação (modelo ARCS).

Análise das respostas aos questionários com o uso de um programa de estatística.

Jogo digital educativo, conteúdo na área de matemática.

6. Considerações Finais

Como já foi mencionado, a presente pesquisa teve como propósito fazer um mapeamento metodológico da produção do Programa de Mestrado Profissional do PPGECT. Não havia a intenção de fazer aprofundamentos descritivos ou explicativos, o que demandaria mais tempo para realizar o estudo. Contudo, entende-se que pode servir como documento síntese para orientar futuras intenções de pesquisa, bem como para orientar análises mais aprofundadas.

Pelo que foi levantado, pode-se notar a diversidade dos temas tratados, o que abre um leque de possibilidades para futuros trabalhos e permite vislumbrar o que se tem abordado em termos de temática de pesquisa. Nesse sentido, este trabalho pode servir àqueles que pretendem desenvolver abordagens de ensino com o uso das TICs, norteando as buscas por trabalhos que possam se enquadrar nos objetivos delineados.

Espera-se também ter contribuído, mesmo que muito modestamente, para delinear as opções metodológicas costumeiramente utilizadas no Programa, permitindo que futuros proponentes de projetos de pesquisa possam extrair elementos para sua elaboração.

7. Referencias

Almeida, M. E. B. (2008). Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), maio 2008, pp. 23-36. Disponível em http://eft.educom.pt, acesso em 16/08/2014.

Barbosa, T. H. N. (2012). OCTAVE: uma proposta para o ensino de funções.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 82 f.

Dos Santos, C. F. R. (2014). Tecnologias de informação e comunicação. Guarapuava: NEAD/UNICENTRO.

Estevam, E. J. G; Kalinke, M. A. (2013). "Recursos Tecnológicos e Ensino de Estatística na Educação Básica: um cenário de pesquisas brasileiras". Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 21, Número 2.

Lealdino Filho, P. (2014). Jogo digital educativo para o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 155 f.

Galvão,  G. F. (2012). O blog como instrumentação para professor de ciências das séries iniciais.   Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 177 f.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Kisielewicz, L. A. (2012). Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 91 f.

Kloc, A. E. (2011). Robótica: ferramenta pedagógica no campo da computação.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 86 f.

Langaro, R. A. (2012) O uso de emissora de rádio como uma tecnologia de informação e comunicação para a implementação do ensino.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 84 f.

Lima, M. R. (2009). Construcionismo de Papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior. São João Del-Rei, 141p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São João Del-Rei.

Mainginski, F. E. (2010). O uso do Blog e Webquest como ferramenta de aprendizagem na disciplina ciência dos materiais. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 95 f.

Maltempi, M. V. (2008). "Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente". Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, Jan./Jun.

Moreira, M. A. (2005). "O mestrado (profissional) em ensino". Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 1, p. 131-142, jul.

Nascimento, R. L. (2011). O uso de um objeto de aprendizagem na disciplina de primeiros socorros.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 108 f.

Ostermann, F.; Rezende, F. (2009). "Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais". Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 66-80, abr.

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, Inc.

Papert, S. (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas.

PPGECT (2014). Sobre o Curso – Mestrado. Disponível em: http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=214, acesso em 16/08/2014.

Prodanov, C. C.; Freitas, C. F. (2013). Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale.

Ribas, A. S. (2012). Telefone celular como um recurso didático: possibilidades para mediar práticas do ensino de física.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 177 f.

Ribeiro, R. J. (2005) "O mestrado profissional na política atual da CAPES". Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 8-15,  jul.

Ribeiro, R. J. (2011). Curta de animação como organizador prévio no ensino de física.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 144 f.

Valente, J. A. (1998). "Diferentes usos do computador na educação". In: Computadores e conhecimento: repensando a educação. José Armando Valente (org.). Campinas, SP: UNICAMP/NIED.

Valente, J. A. (2002). "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos". In JOLY, M. C. (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, p.15-37.

Valente, J. A. (2005). A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 232f. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.

Weinert, M. E. (2013) O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 155 f.

Zanotto, D. C. F. (2012). A construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermas.  Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 94 f.


1. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati, Paraná, Brasil, e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. E-mail: professorgil1968@gmail.com.
2. Docente do Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil, e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da mesma Universidade. E-mail: eishikawa@utfpr.edu.br.
3. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil. E-mail: nilceiaamp@gmail.com.
4. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil. E-mail: guata@utfpr.edu.br.
5. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil. E-mail: ancafra@gmail.com.
6. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil. E-mail: lapilatti@utfpr.edu.br.


Vol. 36 (Nº 08) Año 2015
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]