Espacios. Vol. 36 (Nº 03) Año 2015. Pág. 13

Ecossistemas de inovação – Uma revisão sistemática da literatura

Innovation ecosystems - A systematic review of the literature

Marco Antônio Neiva KOSLOSKY 1; Rafael de Moura SPERONI 2; Ostuni GAUTHIER 3;

Recibido: 19/09/14 • Aprobado: 22/10/14


Contenido

1. Introdução

2. Protocolo da revisão

3. Coleta de dados

4. Resultados

5. Discussão

6. Conclusões


RESUMO:
Um ecossistema de inovação é uma rede de organizações interconectadas, ligadas a uma empresa focal ou plataforma tecnológica, que incorpora tanto produtores e usuários, criando e apropriando novos valores através da inovação (Autio, Thomas, 2013). Ecossistemas de Inovação vem ganhando importância em diversas regiões do mundo e em várias áreas do conhecimento, reunindo governo, indústria, academia e usuários de forma geográfica ou pelo uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação. Este trabalho realizou uma revisão sistemática da literatura analisando 59 trabalhos de um conjunto inicial de 230 artigos. As conclusões principais são que as publicações sobre o tema, (i) a partir de 2010 aumentaram de forma substancial em todo mundo, (ii) a diversidade de definições reflete a variedade de contextos em que o conceito tem sido aplicado, (iii) ainda é incipiente no Brasil, apresentando somente um trabalho na área. Este trabalho permite uma visão geral sobre o tema, identificando a necessidade de pesquisas futuras.
Palavras-chave: ecossistemas de inovação, revisão sistemática da literatura, inovação tecnológica.

ABSTRACT:
An innovation ecosystem is a network of interconnected organizations, linked to a focal company or technology platform, which incorporates both producers and users, creating and appropriating new value through innovation (Autio, Thomas, 2013). Innovation Ecosystem are gaining importance around of the world and in various areas of knowledge, bringing together government, industry, academia and users geographically or by the intensive use of information and communication technologies. This paper conducted a systematic literature review analyzing 59 papers on the subject taken from a gross collection of 230. Our main conclusions are that the publications on the subject, (i) increased substantially since 2010, (ii) the diversity of definitions reflect the variety of contexts in which the concept has been applied, (iii) remain incipient in Brazil, with only one paper in the field. This paper provides an overview on the subject, identifying the need of future researches.
Keywords: innovation ecosystem, systematic literature review, technological innovation

1. Introduçao

A sociedade evoluiu ao longo da história e o homem foi desenvolvendo suas capacidades através de cada descoberta nova. O conhecimento sempre esteve presente neste desenvolvimento, podendo ser considerado um recurso econômico.  Os registros de patentes são um bom indicador da capacidade de inovação de um país e revela potencialidades e oportunidades que poderão ser exploradas pelos detentores das patentes no futuro. Dados do Banco Mundial mostram que o Brasil apresentou uma das mais baixas relações patentes/PIB com os valores praticamente constantes entre os anos de 1996 e 2007 (Campos, Denig, 2012). Entre os fatos citados que explicam este baixo desempenho está à industrialização tardia no Brasil e seu sistema de inovação imaturo.

A Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973 no Brasil, aprovada em 2 de dezembro de 2004 e  regulamentada em 11 de outubro de 2005 pelo Decreto nº 5.563, está organizada em torno de três eixos: (i) a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; (ii) o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; (iii) e o estímulo à inovação nas empresas.

A lei foi um marco importante na evolução dos instrumentos de promoção e incentivo à inovação e à realização de parcerias tecnológicas entre os diversos atores no Brasil.

A utilização de ecossistemas de inovação, onde a inovação é baseada no usuário, permite que estes assumam os mais variados papeis durante o processo, atuando desde a concepção até a utilização dos bens e serviços gerados.

Em uma analogia com a biologia, o termo de ecossistema é amplamente utilizado na gestão e no discurso econômico, para descrever grupos de atores heterogêneos que trabalham em cooperação e interdependência. O trabalho desenvolvido por Moore (1993), tratando sobre Ecossistemas de Negócios, é considerado como seminal para a compreensão sobre a evolução da cooperação e concorrência entre as empresas. Segundo o autor, cada ecossistema tem sua própria dinâmica e agrega valor para cada um de seus membros e para a comunidade como um todo.

Tem sido cada vez mais comum encontrar universidades que mantenham relações de efetiva cooperação com o setor produtivo e desempenhem papel de destaque no desenvolvimento local ou regional, que tenham implementado iniciativas para proteger e comercializar os resultados de suas pesquisas e contribuído para a formação de empresas de base tecnológica.

Estudo desenvolvido pelo "Skolkovo Institute of Science and Technology" da Rússia em parceria com o "Massachusetts Institute of Technology - MIT" em 2012 identificou as universidades líderes em tecnologia baseada em ecossistemas de inovação (Graham, 2013). Um total de 120 diferentes universidades de 25 países foram citadas pelos 61 "experts" consultados, estando entre as dez mais referenciadas 4 americanas (MIT, Stanford, San Diego e Berkeley), três do Reino Unido (Cambridge, Imperial College e Oxford), uma de Israel (Technion), uma Suiça (ETH Zurich) e uma de Cingapura (NUS). Nenhuma universidade brasileira recebeu citações neste estudo.

2. Protocolo da revisão

O protocolo aplicado neste trabalho é baseado nas recomendações presentes em Kitchenham e Charters (2007) e visam garantir que a revisão da literatura seja sistemática e minimize o viés do pesquisador. A revisão da literatura é focada em um conjunto de questões que tem o objetivo de guiar o trabalho e definir as principais áreas de estudo. Também são definidas as estratégias de extração de dados e os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos.

2.1 Perguntas de pesquisa

O objetivo deste trabalho é proporcionar uma visão geral das pesquisas publicadas no campo de "ecossistemas de inovação", o interesse que o tema tem despertado na comunidade científica, principais autores e obras referenciais.  Para isso foram elaboradas as seguintes perguntas de pesquisa:

PQ1: Como o termo ecossistema(s) de inovação é definido?

O primeiro objetivo do trabalho é obter um panorama das definições de ecossistemas de inovação e em que contextos têm sido aplicados, visando compreender como a comunidade de pesquisadores tem abordado a temática.

PQ2: Qual a quantidade e tipo de publicações por ano?

O agrupamento das publicações por ano visa permitir identificar possíveis tendências e o interesse da comunidade científica pelo tema. A análise das tendências pode determinar a importância que o tema tem despertado ao longo do tempo.

PQ3: Quais as principais fontes de publicação?

A identificação das principais fontes de publicação de forma qualitativa e quantitativa permite determinar em que áreas do conhecimento os ecossistemas de inovação tem sido aplicados e o estágio de desenvolvimento em que se encontram.

PQ4: Quais os principais autores, instituições e países das publicações?

A identificação do perfil profissional, localização geográfica, filiação institucional, grupos de colaboração e interelações dos principias autores permite visualizar os agrupamentos onde o tema tem despertado maior interesse e as respectivas regiões do mundo onde estão sendo desenvolvidos estudos sobre o tema.

PQ5: Quais as obras e autores mais referenciados?

Por último, a determinação das obras e autores mais referenciados permite estabelecer a base conceitual a partir da qual a área de estudos vem se desenvolvendo, fornecendo indicadores para que os interessados em futuros trabalhos possam buscar as referências e autores mais significados no campo.

2.2. Definição do corpo de literatura

A estratégia para coleta das obras consiste na busca por termos nas bases dados científicas  Web of Science, Scopus, EBSCO e IEEE.

A extração de literatura consiste na pesquisa de uma palavra-chave com o termo "innovation ecosystem*" nas bases especificadas. O símbolo "*" aceita incluir variações das palavras pesquisadas, como por exemplo, seu plural.

Para a seleção de uma obra para o corpo de literatura, a mesma deveria seguir os seguintes critérios:

(1) O termo de busca "innovation ecosystem(s)" deveria existir por inteiro em pelo menos um dos campos: título, palavras-chave ou resumo;

(2) Sendo um artigo científico, ter passado por uma revisão por pares;

(3) Ser escrito em língua inglesa;

(4) Ter o corpo de documento maior do que uma página;

(5) Contar com o texto completo disponível na base de busca.

O corpo de literatura é, portanto, resultado os seguintes passos:

3. Coleta de Dados

Para a obtenção do corpo de literatura da revisão foi aplicada uma revisão sistemática, conforme os procedimentos descritos, tendo os dados sido extraídos no dia 09 de Abril de 2014.

A busca nas bases de dados apresentou inicialmente um total de 270 registros. Foram identificados e excluídos 65 trabalhos encontrados em duplicidade nas várias bases de dados e 8 por estarem sem autoria disponível. 

Com a leitura individual foram excluídos 138 trabalhos por não se enquadrarem nos critérios de seleção ou serem considerados fora de contexto, de forma que o corpo de literatura resultante ficou composto por 59 artigos.

A Tabela 1  ilustra o processo de seleção dos artigos para a análise final.

Tabela 1 - Número de publicações selecionadas nas bases de dados

Bases de Dados

Publicações Localizadas

Exclusão das Publicações Repetidas

Exclusão de Publicações sem Autoria Disponível

Exclusão baseados nos critérios de seleção

Total de Publicações Selecionadas

Web of Science

68

15

2

40

11

Scopus

145

44

3

68

30

Ebsco

26

0

0

21

5

IEEE

31

6

3

9

13

Total

270

65

8

138

59

Fonte: Elaborado pelos autores

 

4. Resultados

Esta seção apresenta os resultados e sínteses das informações selecionadas a partir da busca bibliográfica, padronização e análise dos dados.

Entre os 59 trabalhos selecionados, 19 são artigos de congressos, 36 artigos em 'journals'  indexados em periódicos científicos e 4 capítulos de livros.

Esses trabalhos foram escritos por 129 autores, vinculados a 87 instituições de 27 países diferentes e publicados em 47 fontes diferentes. Foram utilizadas 506 palavras-chave para indexar os trabalhos e 1.749 referências (média aproximada de 29 referências citadas por publicação). A Tabela 2 sintetiza os dados gerais da pesquisa. 

Tabela 2 - Dados gerais das publicações selecionadas nas bases de dados

Dados bibliométricos

Frequência

Publicações

59

Fontes de publicações

47

Autores

129

Instituições

87

Países

27

Palavras-chave

506

Referências citadas

1.749

Fonte: Elaborado pelos autores

4.1. Definição de Ecossistema de Inovação

Durante esta revisão foi possível obter uma visão geral das publicações científicas referentes ao tema de Ecossistemas de inovação. A primeira pergunta de pesquisa se refere à definição do termo "Ecossistema de Inovação" pela sumarização das definições encontradas na literatura.

Aplicados os critérios de seleção, encontramos um grande número de artigos (51 de um total de 59) que não definiam o termo referido. Dentre os artigos que continham uma definição, alguns eram citações prévias de outros autores ou de cunho próprio.

A partir da análise das definições obtivemos o seguinte resultado:

(Namba, 2006) fazendo referência ao encontro realizado em 2004 em  Washington, D.C.,  denominado "National Innovation Summit" onde o Conselho de Competitividade composto por mais de 400 líderes de todo o mundo divulgou o relatório  "Innovate America: Thriving in a World of Challenge and Change" traz a seguinte definição:

"Um ecossistema de inovação é definido como uma infraestrutura para fomentar inovação onde ofertantes e demandantes de inovação interagem como público estratégico. O usuário é chamado a participar como cocriador da inovação."

(Sawatani et. al. 2007) tratando sobre inovação na área de serviços trazem o seguinte:

"O ecossistema de inovação é descrito como uma estrutura de rede que engloba ligações para todos os participantes, tais como consumidores, provedores de serviço, fornecedores para as empresas, incluindo o ambiente. Estas ligações mostram fluxos de valor em um ecossistema de inovação. Pode ser uma descrição de alto nível, como em nível conceitual, ou pode ter descrições mais precisas, como exemplos de casos reais. Isso inclui eventos a partir de mudanças na sociedade, bem como os impactos da inovação na sociedade."

(Guo, 2009) em trabalho relacionado à indústria da Tecnologia de Informação, definiu:

"Ecossistema de inovação é um sistema de inovação que contém organismos inovadores e ambientes de inovação com fluxo de material inovador, fluxo de energia e fluxo de informações em algum tempo e espaço. A pesquisa de ecossistemas de inovação aponta para o desenvolvimento sustentável como objetivo e usa as teorias e métodos da ecologia para discutir a formação do ecossistema de inovação e suas regras de evolução para fazer sugestões tecnológicas e econômicas para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente."

(Wang, 2010) mostrando o cenário de cooperação entre universidades e indústrias na China coloca:

"O sistema dinâmico de instituições e as pessoas interconectadas que são necessários para impulsionar o desenvolvimento econômico tecnológico tem sido descrito como o ecossistema de inovação. Este ecossistema inclui uma gama de atores da academia, indústria, fundações, organismos científicos e econômicos, e do governo em todos os níveis. A organização de um ecossistema de inovação não é rigidamente planejada com papéis bem definidos para os diversos atores. Como resultado, as posições relativas de cada ator, bem como as condições para encorajar ou restringir o processo de inovação, podem mudar continuamente."

(Jishnu, Gilhotra, Mishra, 2011) em estudo sobre a organização curricular do curso de Farmácia na Índia definiram:

"Os ecossistemas de inovação referem-se aos sistemas interorganizacionais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos pelos quais um ambiente propício ao crescimento do negócio é catalisado, sustentado e apoiado. Ecossistema de inovação é uma abordagem integrada para o desenvolvimento. Inovação é algo que gera valor. Um ecossistema de inovação dinâmico é caracterizado por um realinhamento contínuo de relações sinérgicas de pessoas, conhecimentos e recursos que promovem o crescimento harmonioso do sistema em resposta ágil às mudanças das forças internas e externas."

(Thompson et. al. 2012) tratando dos esforços de área de TI da NASA no desenvolvimento de um ecossistema inovação para alavancar um método escalável e sustentável para promover a inovação tecnológica transversal:

"O ecossistema de inovação não é um processo e é mais do que uma plataforma virtual e de demonstração. É uma abordagem aberta e holística, que incentiva a inovação tecnológica em todo o organismo através do compartilhamento de informações e colaboração. É um conjunto de componentes que trabalham em conjunto para criar um ambiente favorável à inovação e permitir que a tecnologia dure todo o ciclo de vida e integrada à agência, moldando o futuro das inovações tecnológicas e missões da NASA. Conduzido em colaboração com todas as partes interessadas e com ênfase na satisfação das necessidades da missão, o resultado será um canal robusto de inovação tecnológica para futuras missões da NASA."

(Vérilhac, Pallot, Aragall, 2012) em trabalho que explora a maneira de integrar o 'Desing para todos' apresenta o 'Living Lab' como uma metodologia de pesquisa centrada no usuário para detecção, prototipagem, validação e soluções complexas de refino em múltiplos contextos da vida real:

"A Living Lab ('LL') é um ecossistema de inovação e pesquisa aberto, muitas vezes baseado em um território específico, envolvendo uma grande diversidade de partes interessadas, tais como as comunidades de utilizadores, desenvolvedores de soluções, laboratórios de pesquisa, autoridades locais e formuladores de políticas, bem como investidores. Enquanto o ecossistema 'LL', através de abertura, aspectos multiculturais e multidisciplinares transmite o nível necessário de diversidade, permite o surgimento de ideias inovadoras, conceitos e cenários que levam a soluções inovadoras adotáveis​​."

(Komninos, Pallot, Schaffers, 2013) focados em como as cidades da Europa estão desenvolvendo estratégias de uso da internet para criar 'cidades inteligentes' definiram:

"Ecossistemas de inovação são caracterizados por uma combinação de iniciativas 'bottom up' e 'top down', liderando a rede de colaboração entre partes interessadas, a qual finalmente estará se estendendo para as comunidades reais de inovação. Cada vez mais os cidadãos, as empresas avançadas e os governos locais agem como catalisadores proativos de inovação, transformando cidades em agentes de mudança."

4.2 Publicações por ano

A série histórica aponta que o maior número de artigos, conforme o gráfico da Figura 1 , foi no ano de 2013, com 17 artigos publicados, sendo 13 em  Journals e quatro em conferências ou Workshops.

Figura 1 . Total de publicações por ano

Fonte: Elaborado pelos autores

 

A Tabela 3 mostra as publicações ocorridas por ano, citadas no anexo A.

Tabela 3 – Publicações por ano conforme anexo A

Ano

Publicações

Total

2003

[20]

1

2004

 

0

2005

 

0

2006

[1,39]

2

2007

[12,25,33,46]

4

2008

[15,31,32]

3

2009

[5,16,42]

3

2010

[2,10,17,34,35,41,45,50,57]

9

2011

[6,21,23,36,37,43,47,52,58]

9

2012

[3,7,9,11,14,18,24,29,51,53,54]

11

2013

[4,8,13,19,22,26,27,28,30,38,40,44,48,49,55,56,59]

17

Fonte: Elaborado pelos autores

A primeira ocorrência identificada para trabalhos sobre o tema, dentro dos critérios estabelecidos, é do ano de 2003, tendo sido publicado o artigo "Restrictive factors in the regional technological innovation ecosystem and the strategies for adaptation" (Huang, Luo, 2003), no "Portland International Conference on Management of Engineering and Technology", PICMET'03. 

O número de publicações apresenta tendência de crescimento nos anos seguintes, atingindo o maior valor em 2013 onde foram encontrados 17 trabalhos. A busca não identificou nenhuma publicação no ano de 2014, possivelmente pelo fato da busca ter sido feita no início do mês de abril de 2014.

4.3 Principais fontes de publicações

Os artigos foram publicados em 73 fontes de publicações diferentes, sendo que, destas, 51 são Journals. As cinco fontes de publicação mais utilizadas pelos autores estão apresentadas na Tabela 4 e descritas em seguida.

Tabela 4 – Fontes de publicação com maior ocorrência

Fonte de publicação

Qtd

ISSN

Tipo

Editora

Journal of the Knowledge Economy

7

1868-7865

Journal

Springer

PICMET

3

 

Conferência

---

Genome Medicine

2

1756-994X

Journal

Biomed

Journal of Technology Transfer

2

1573-7047

Journal

Springer

Technology in Society

2

0160-791X

Journal

Elsevier

Triple Helix Conference

2

 

Conferência

---

Fonte: Elaborado pelos autores

A fonte de publicação mais representativa na busca, contando com sete artigos, é o "Journal of the Knowledge Economy", que tem foco na dinâmica da economia do conhecimento, com uma ênfase no papel da criação, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações, indústrias, nações e regiões.        

A "Portland International Conference on Management of Enginering and Technology" (PICMET) foi estabelecida em 1989 como uma organização para disseminar informações sobre gestão de tecnologia. A primeira conferência foi realizada em outubro de 1991, repetida bienalmente, passando a anual a partir de 2004.

O "Journal Genome Medicine", publicado pela "Biomed Central", publica pesquisas, novos métodos, ferramentas de softwares, revisões e artigos comentados em todas as áreas da medicina estudadas em uma perspectiva pós-genômica.

O "Journal of Technology Transfer" é uma publicação que provê um fórum internacional para as pesquisas em práticas de gestão e estratégia para transferência de tecnologia. O "journal" explora, ainda, o ambiente externo que afeta estas práticas e estratégias, incluindo o desenvolvimento de políticas públicas, aspectos legais, de regulação e tendências globais.

O "Journal Technology in Society", dedica-se a variados campos interdisciplinares que tenham como foco papel da tecnologia na sociedade, sua dinâmica econômica, política e cultural e as forças que regem decisões e escolhas em relação aos usos das tecnologias.

A "Triple Helix International Conference" é uma conferência que visa contribuir com a necessidade existente de que as universidades, empresas e governo trabalhem em conjunto.

4.4 Principais autores, instituições e países

As publicações analisadas neste trabalho foram escritas por 129 autores que estão afiliados a 87 instituições. A Figura 2 ilustra a localização dessas instituições, na forma de um mapa que indica a intensidade de ocorrências, onde a cor verde indica uma menor intensidade e a cor vermelha indica uma maior intensidade. Os países com maior ocorrência de autores são: Estados Unidos da América, com 36 pesquisadores; China e Japão, com 9 pesquisadores; Espanha, com 7 pesquisadores; Canadá, França e Reino Unido, com 6 pesquisadores; Finlândia e Russia, com 5 pesquisadores; Os demais países contam com quatro ou menos autores.

Figura 2 – Mapa-mundi com a distribuição geográfica das instituições às quais os autores pertencem

Fonte: Elaborado pelos autores

Embora haja maior intensidade de ocorrências de publicações em algumas regiões, foram observados poucos autores com mais de uma publicação sobre indicadores de inovação. A Tabela 5 apresenta os autores com maior número de publicação.

Tabela 5 – Autores com maior número de publicações

Autor

Publicações

Vínculo Institucional

Cidade

País

Total

1º Autor

Carayannis, Elias G.

3

3

George Washington University

Washington

EUA

Komninos, Nicos

3

2

Aristotle University of Thessaloniki

Thessaloniki

Grécia

Luo, Ya-fei

3

2

Beijing University of Technology

Beijing

China

Pallot, M.

3

0

Nottingham University Business School

Roma

Itália

Adner, Ron

2

2

Dartmouth College

Hannover

EUA

Fonte: Elaborado pelos autores

O autor com maior número de publicações, sendo primeiro autor nas três, é Elias G. Carayannis. Dr. Carayannis é "Full Professor of Science, Technology, Innovation and Entrepreneurship na School of Business of George Wasshington University", sendo também co-fundador e co-diretor do "Global and Entrepreneurial Finance Research Institute" (GEFRI) e diretor de pesquisa em Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do "European Union Research Center" (EURC) na mesma universidade.

O Dr. Nicos Komninos é primeiro autor de dois artigos e coautor de um terceiro. Komninos é professor de Desenvolvimento Urbano e Políticas de Inovação na "Aristotle University of Thessaloniki". É fundador e diretor do Urban and Regional Innovation (URENIO) e tem como interesses de pesquisa os 'ecossistemas de inovação' e 'cidades inteligentes'.

Também primeiro autor de três artigos, e coautor de um terceiro, Ya-Fei Luo é vinculado à Escola de Gestão da "Beijing University of Technology", na China.

Ron Adner é autor de dois artigos, sendo primeiro autor de ambos. Adner é professor de Estratégia e Empreeendedorismo na "Tuck School of Business at Dartmouth", com foco de ensino e pesquisa é inovação, estratégia e empreendedorismo. Seu trabalho introduz uma nova perspectiva no relacionamento entre empresas, clientes e, de forma mais ampla, o "ecossistema de inovação" em que interagem para criar valor.

4.5 Obras e autores mais referenciadas

Os artigos analisados utilizaram 1.749 referências como embasamento teórico, o que representa uma média de aproximadamente 29 referências por trabalho.

O trabalho mais citado é o "Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology", (Chesbrough, 2003) com 12 ocorrências. Trata-se de um livro onde o autor cunha o termo "Open Innovation", referindo-se às indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertas, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado.

A Tabela 6 resume as referências mais utilizadas pelos autores, as quais, em seguida, são descritas individualmente.

Tabela 6 - As dez referências mais utilizadas pelos trabalhos analisados

 

Autores

Ano

Título

Fonte de publicação

Qtd

1

Chesbrough, H.W.

2003

Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology

Harvard Business School Press

12

2

Lundvall, Bengt-Åke

1992

National Systems of Innovation. Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning

Pinter Publishers

08

3

Caragliu, A.; Del Bo, C.; Nilkamp, P.

2009

Smart Cities in Europe

Business Administration and Econometrics

06

4

Nelson, Richard R.

1993

National innovation systems: A comparative analysis

Oxford University Press

06

5

Moore, J. F.

1993

Predators and prey: A new ecology of competition

Harvard Business Review

04

6

Von Hippel, Eric

2005

Democratizing innovation

MIT Press

04

7

Etzkowitz, Henry

2000

The dynamics of innovation: from National Systems and ''Mode 2'' to a Triple Helix of university–industry–government relations

Research Policy

04

8

Florida, Richard

2004

The Rise of the Creative Class: And How It's Transforming Work, Leisure, Community, and Everyday Life

Basic Books

04

9

Komninos, N.

2008

Intelligent Cities and Globalisation of Innovation Networks

Taylor & Francis

04

10

Schumpeter, Joseph Alois

1942

Capitalism, Socialism and Democracy

Harp Perennial

04

Fonte: Elaborado pelos autores

O livro "National Innovation Systems: Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning", publicado em 1992, por Bengt-Ake Lundval, aparece como o segundo referenciado, com oito ocorrências. Esse livro aborda a dinâmica da economia nacional e global, e parte do princípio de que a competição internacional entre as nações é baseada na inovação. Busca investigar o papel desempenhado por cada uma das diferentes partes do sistema nacional na determinação das dinâmicas de longo prazo da economia, bem como identificar o que acontece com a coerência dos sistemas nacionais de inovação em uma era caracterizada pela internacionalização de longo alcance e globalização.

Com seis ocorrências, o artigo "Smart Cities in Europe" (Caragliu, Del Bo, Nilkamp, 2009) trata do conceito de "smart city", provendo uma definição operacional para o constructo, bem como análises estatísticas e gráficas sobre os dados da "Urban Audit", visando analisar os fatores determinantes para a performace das "smart cities". Os autores concluem que a presença de uma classe criativa, a atenção dedicada ao desenvolvimento urbano, o nível de educação, acessibilidade multimodal e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para a administração pública estão positivamente correlacionados com a prosperidade urbana.

Também com seis ocorrências, o livro "National Innovation Systems: A Comparative Analysis", de Richard R. Nelson, foi publicado em 1993, e parte de um princípio chamado "tecno-nacionalismo", força tecnológica observada em países como o Japão, Taiwan e Korea nos anos 70 e 80, que combina a crença de que as capacidades tecnológicas de uma nação são fatores chave para o processo competitivo, com a crença segundo à qual tais capacidades existem em nível nacional, e podem ser construídas por ações nacionais. O livro trata de sistemas nacionais de inovação e contem estudos sobre dezessete países, destacando mecanismos e instituições que suportam a inovação, e apresentando similaridades e diferenças entre os países.

O artigo "Predators and prey: A new ecology of competition", de autoria de James F. Moore, publicado em 1993, aparece com quatro ocorrências. Neste artigo clássico, Moore sugere que uma companhia seja vista não como um membro de uma indústria, mas como parte de um "ecossistema de negócios" que cruza uma variedade de indústrias. Em um ecossistema de negócios, as companhias coevolvem capacidades em torno de uma nova inovação: trabalham cooperativa e competitivamente para sustentar novos produtos, satisfazer as necessidades dos consumidores, e eventualmente incorporar a proóxima rodada de inovações.

Também referenciado em quatro artigos, o livro "Democratizing innovation"  (Hippel, 2005) trata da democratização da inovação. Na visão do autor, os usuários, auxiliados pelas melhorias nos computadores e tecnologias de comunicação, podem desenvolver seus próprios produtos e serviços. Estes usuários inovadores normalmente compartilham livremente suas inovações, criando comunidades de usuários de inovação.

O artigo "The dynamics of innovation: from National Systems and ''Mode 2'' to a Triple Helix of university–industry–government relations" (Etzkowitz, Leydesdorff, 2000), publicado no "Journal Research Policy", é referenciado quatro vezes. Neste artigo, os autores comparam as relações da tríplice hélice universidade-indústria-governo com modelos alternativos para eplicar o sistema de pesquisa em seus contextos sociais. Para isto tratam do "Mode 2", um modo de produção de conhecimento caracterizado como um resultado, um sistema emergente semelhante a uma hiper-rede.

De autoria de Richard Florida, o livro "The Rise of the Creative Class: And How It's Transforming Work, Leisure, Community, and Everyday Life" (Florida, 2004) é referenciado em quatro dos artigos em análise. Este livro, publicado pela Basic Books, define uma nova classe econômica e apresenta uma forma de pensar sobre o motivo da forma de viver atual. O autor aborda o papel crescente da criatividade na economia, descrevendo uma sociedade onde o caráter criativo é dominante, correspondendo a, pelo menos, 30 por cento da força de trabalho total.

O livro "Intelligent Cities and Globalisation of Innovation Networks" (Komninos, 2008) é referenciado quatro vezes. O autor combina conceitos e teorias dos campos do desenvolvimento e planejamento urbano, gestão da inovação, e ambientes virtuais, explicando o surgimento das "cidades inteligentes" em relação à globalização dos sistemas de inovação. O autor propõe uma nova forma de fazer ambientes inteligentes através da conexão de habilidades humanas, mecanismos institucionais e espaços digitais operando com uma comunidade, descrevendo uma série de plataformas e ferramentas as cidades inteligentes.

Finalmente também com quatro ocorrências o livro "Capitalism, Socialism and Democracy", de Joseph Alois Schumpeter, publicado em 1943, é considerado um clássico da teoria social. Nesse livro Schumpeter afirma que as causas do declínio do capitalismo eram  internas, e mostra uma oposição ao socialismo centralista.

Além dos artigos mais citados, foram verificados quais os autores mais citados nas obras analisadas. A Tabela 7 apresenta a lista dos autores mais referenciados, o número de vezes que os mesmos foram referenciados, bem como o número de diferentes artigos referenciados.

Tabela 7 - Autores mais referenciados

Autor

Número de referências

Número de artigos referenciados

Carayannis, Elias G.

57

32

Campbell, David F. J.

32

18

Chesbrough, H. W.

24

10

OECD

20

16

Etzkowitz, Henry

19

14

European Comission

15

13

Komninos, N.

12

6

Porter, Michael E.

11

9

Von Hippel, E.

10

6

Watanabe, C.

10

10

Moore, J. F.

8

4

Fonte: Elaborado pelos autores

 

5. Discussão

O objetivo deste trabalho foi elaborar uma revisão sistemática da literatura envolvendo 59 artigos incluídos no corpo da literatura (anexo A).  Baseados na análise das definições encontradas, os autores puderam constatar a variedade de contextos onde ecossistemas de inovação têm sido aplicados (serviços, TI, farmacêutico, aeroespacial, design, cidades inteligentes e na interação entre universidade-indústria, entre outros).

O envolvimento de forma pró-ativa das pessoas, comunidades ou usuários demandantes ou consumidores de inovações parece ser o diferencial desta abordagem, além de conceitos utilizados tradicionalmente em ecossistemas como variabilidade social, mutualismo e simbiose.

Fica claro que o tema tem despertado crescente interesse na comunidade científica, especialmente a partir de 2010 com a tendência de crescimento das publicações cientificas.

A prevalência de autores, publicações e universidades líderes em tecnologia baseada em ecossistemas de inovação nas nações com melhores índices de desenvolvimento humano, indica o caminho que o Brasil ainda tem a percorrer para se tornar um protagonista na área, criando mecanismos de real integração entre a academia, indústria, governo e sociedade.

6. Conclusões

Ecossistemas de inovação é um campo de estudos que vem se estabelecendo a mais de uma década, com um crescente número de publicações a partir de 2010. Foram encontrados e analisados um total de 270 trabalhos disponíveis nas bases científicas de buscas citadas, sendo 59 incluídos no escopo deste trabalho.

A definição dos princípios de um Ecossistema de Inovação Nacional ("NIES") elaborado pelo "US Council on Competitiveness" em 2004 e a iniciativa do "Japan's Industrial Structure Council" em 2006 que propuseram uma transição de suas políticas baseadas em tecnologia para uma baseada no conceito de ecossistemas de inovação parece ter sido os eventos que despertaram o interesse das esferas governamentais, acadêmicas e industriais para a mudança de paradigma.

A ocorrência de um único trabalho no Brasil (Varrichio et. al., 2012) elaborado por uma indústria líder de bens de consumo no setor de cosméticos que destacou a importância da inovação, da interação entre a universidade e a indústria e do financiamento em P & D, também pontuou que apesar da crescente qualificação docente e de publicações científicas em todas as áreas é baixo o número de patentes geradas no país comparativamente a outros países, especialmente do leste da Àsia.

Ressalta ainda que a dinâmica das interações entre os atores em um sistema de inovação nacional deve permitir a superação dos desafios encontrados, incrementando a colaboração entre as redes de ciência e tecnologia, incluindo o suporte governamental em áreas estratégicas, promovendo a integração entre os atores da inovação e aumentando a transferência e a aplicação do conhecimento, investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Por fim, identificamos que a área de estudo de ecossistemas de inovação requer estudos mais aprofundados, notadamente na gestão do conhecimento, dada a sua importância no atual estágio de desenvolvimento do Brasil e o crescente interesse em todas as esferas da sociedade.


Anexo A – Corpo da Literatura


6. Referências

Adner, R. (2006); "Match your innovation strategy to your innovation ecosystem", Harvard Business Review, v. 84, n. 4, p. 98-107.

Adner, R.; Kapoor, R. (2010); "Value creation in innovation ecosystems: How the structure of technological interdependence affects firm performance in new technology generations", Strategic Management Journal, v. 31, n. 3, p. 306-333.

Autio, E.; Thomas, L. (2013). Innovation Ecosystems in: The Oxford Handbook of Innovation Management; Dogson. M.; Gann, D.; Phillips, N. Oxford University Press, 752p.

Bers, J. A. et al. (2012); "Extending the Stage-Gate Model to Radical Innovation - the Accelerated Radical Innovation Model", Journal of the Knowledge Economy, p. 1-29.

Campos, A. C.; Denig, E. A. (2011). "Propriedade Intelectual: uma análise a partir da evolução das patentes no Brasil". Faz Ciência, UNIOESTE, v. 13, p. 45-62.

Caragliu, A.; Bo, C. D.; Nijkamp, P. (2009); "Smart Cities in Europe",  Vrije Universiteit, Faculty of Economics and Business Administration, p 1-9.

Carayannis, E. G. (2013); "Strategic Knowledge Arbitrage and Serendipity (SKARSE™) in Action", Journal of the Knowledge Economy, p. 1-9.

Carayannis, E. G.; Campbell, D. F. J. (2009); "'Mode 3' and 'Quadruple Helix': toward a 21st century fractal innovation ecosystem", International Journal of Technology Management, v. 46, n. 3/4, p. 201-234.

Carayannis, E. G.; Campbell, D. F. J. (2011); "Open Innovation Diplomacy and a 21st Century Fractal Research, Education and Innovation (FREIE) Ecosystem: Building on the Quadruple and Quintuple Helix Innovation Concepts and the "Mode 3" Knowledge Production System", Journal of the Knowledge Economy, v. 2, n. 3, p. 327-372.

Caulfield, T.; Harmon, S. H. E.; Joly, Y. (2012); "Open science versus commercialization: a modern research conflict?", Genome Medicine, v. 4, n. 2, p. 1-11.

Chandran, V. G. R.; Sundram, V. P. K.; Santhidran, S. (2013); "Innovation systems in Malaysia: a perspective of university-industry R&D collaboration", AI and Society, p. 1-10.

Chaudhuri, A. (2012); "Creeping Tiger, Soaring Dragon: India, China and Competition in Information Technologies", China & World Economy, v. 20, n. 6, p. 1-28.

Chesbrough, H. W. (2003); Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology; New York, Harvard Business School Press, 239p.

Cosh, A.; Hughes, A. (2010); "Never mind the quality feel the width: University-industry links and government financial support for innovation in small high-technology businesses in the UK and the USA", Journal of Technology Transfer, v. 35, n. 1, p. 66-91.

Dove, E. S. et al. (2012); "Designing a post-genomics knowledge ecosystem to translate pharmacogenomics into public health action", Genome Medicine, v. 4, n. 11,

Elbadramany, N.; Sireli, Y. (2007); Integration of Customer Experience Management into the DNA of a service enterprise. In: Engineering Management Conference, 2007 IEEE International. p. 139-143.

Etzkowitz, H. (2013); "StartX and the 'Paradox of Success': Filling the gap in Stanford's entrepreneurial culture", Social Science Information Sur Les Sciences Sociales, v. 52, n. 4, p. 605-627.

Etzkowitz, H.; Leydesdorff, L. (2000); "The dynamics of innovation: from National Systems and ''Mode 2'' to a Triple Helix of university–industry–government relations", Research Policy, v. 29, n. 2.

Faraj, S. A. et al. (2012); "Collective theranostics and postgenomics entrepreneurship: rethinking innovations as knowledge ecosystems built by complex collaboration", Expert Review of Molecular Diagnostics, v. 12, n. 8, p. 787-790.

Florida, R. L. (2004); The Rise of the Creative Class: And how It's Transforming Work, Leisure, Community and Everiday Life.   Turtleback Book, 434p.

Fukuda, K.; Watanabe, C. (2008); "Japanese and US perspectives on the National Innovation Ecosystem", Technology in Society, v. 30, n. 1, p. 49-63.

Graham, R. (2013) Technology Innovation Ecosystem Benchmarking Study:Key findings from Phase 1.

[Data de consulta: 15 agosto 2014]. Disponível em: LINK

Guo, W. (2009); Research on innovation ecosystem in IT industry.  Guilin. p. 6004-6007.

Han, W.; Park, Y. (2010); Mapping the relations between technology, product, and service: Case of Apple inc. In: Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM), 2010 IEEE International Conference on. p. 127-131.

Harrison, K. D. et al. (2012); "Building a Life Sciences Innovation Ecosystem", Science Translational Medicine, v. 4, n. 157,

Heller, R. P. (2013); "The Russian Innovation Ecosystem 2013", International Journal of Innovation Science, v. 5, n. 2, p. 119-130.

Hippel, E. v. (2005); Democratizing innovation.  Cambridge, The MIT Press, 207p.

Huang, L.; Luo, Y. (2003); Restrictive factors in the regional technological innovation ecosystem and the strategies for adaptation. In: Management of Engineering and Technology, 2003. PICMET '03. Technology Management for Reshaping the World. Portland International Conference on. p. 106-111.

Huggins, R.; Williams, N. (2011); "Entrepreneurship and regional competitiveness: The role and progression of policy", Entrepreneurship and Regional Development, v. 23, n. 9-10, p. 907-932.

Jalonen, H. (2013); "The knowledge-innovation nexus in the welfare service ecosystem", International Journal of Knowledge-Based Development, v. 4, n. 1, p. 34-49.

JishnU, V.; Gilhotra, R. M.; Mishra, D. N. (2011); "Pharmacy education in India: Strategies for a better future", Journal of Young Pharmacists, v. 3, n. 4, p. 334-342.

Kitchenham, B., Charters, S., (2007); Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, Technical Report EBSE-2007-01, School of Computer Science and Mathematics, Keele University.

Kobzeva, L.; Gribov, E.; Kuznetsov, I. (2012); Creating a web infrastructure of the regional innovation ecosystem in the Triple Helix model in Russia. In: Durrani, T.; Tjakraatmadja, J. H. ; Dhewanto, W. (Org.). 10th Triple Helix Conference 2012, v.52  p. 72-79.  (Procedia Social and Behavioral Sciences). ISBN 1877-0428

Koivuniemi, J.; Edelmann, J. (2007); Networked Innovation Management: A Framework and Case Application. In: System Sciences, 2007. HICSS 2007. 40th Annual Hawaii International Conference on. p. 229b-229b.

Komarov, M. M.; Kabanov, D. A. (2013); Standardization of innovations in Russia. In: Standardization and Innovation in Information Technology (SIIT), 2013 8th International Conference on. p. 1-5.

Komninos, N. (2008); Intelligent Cities and Globalisation of Innovation Networks.   New York, Routledge, 301p.

Komninos, N.; Pallot, M.; Schaffers, H. (2013); "Special Issue on Smart Cities and the Future Internet in Europe", Journal of the Knowledge Economy, v. 4, n. 2, p. 119-134.

Komninos, N.; Tsarchopoulos, P. (2013); "Toward Intelligent Thessaloniki: From an Agglomeration of Apps to Smart Districts", Journal of the Knowledge Economy, v. 4, n. 2, p. 149-168.

Krucoff, M. W. et al. (2012); "Medical Device Innovation: Prospective Solutions for an Ecosystem in Crisis Adding a Professional Society Perspective", Jacc-Cardiovascular Interventions, v. 5, n. 7, p. 790-796.

Lakitan, B. (2013); "Connecting all the dots: Identifying the "actor level" challenges in establishing effective innovation system in Indonesia", Technology in Society, v. 35, n. 1, p. 41-54.

Lorenzo, M. Applying open innovation principles for triggering and accelerating innovations: The experience of Ericsson Spain, 2004 through 2007. LEON, G., et al.(2008). 287: p. 553-560

Luo, Y.; Guo, C. (2008); The research of the RTIE performance by using the projection pursuit model. In: Management of Engineering & Technology, 2008. PICMET 2008. Portland International Conference on. p. 73-79.

Luo, Y.; Huang, L. (2007); The Concept of Entropy and the Performance Entropy of Regional Technological Innovation Ecosystem. In: Management Science and Engineering, 2007. ICMSE 2007. p. 1951-1957.

Lundval, B. (1992); National Innovation Systems: Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning; London, Anthem Press, 361p.

Mabrouki, O. et al. Context-aware collaborative platform in rural living labs.(2010); St. Gallen. 49 LNBIP: p. 65-76

Macgregor, S. P.; Marques-Gou, P.; Simon-Villar, A. (2010); "Gauging Readiness for the Quadruple Helix: A Study of 16 European Organizations", Journal of the Knowledge Economy, v. 1, n. 3, p. 173-190.

Maes, K.; Debackere, K.; Van Dun, P. (2011); "Universities, research and the "innovation Union"", Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 13, p. 101-116.

Mercan, B.; Göktaş, D. (2011); "Components of innovation ecosystems: A cross-country study", International Research Journal of Finance and Economics, v. 76, p. 102-112.

Misséri, V. (2013); Local ecosystem versus digital ecosystem: A different purpose than multiple innovation platforms.  Compiegne. p. 688-694.

Moore, J.F. (1993). "Predators and prey: The new ecology of competition", Harvard Business Review, 71(3), 75–83.

Namba, M. (2006); Accelerating Commercialization of University Output by Translating It into Social Value. In: Technology Management for the Global Future, 2006. PICMET 2006. p. 794-802.

Nambisan, S.; Baron, R. A. (2013); "Entrepreneurship in innovation ecosystems: Entrepreneurs' self-regulatory processes and their implications for new venture success", Entrepreneurship: Theory and Practice, v. 37, n. 5, p. 1071-1097.

Nelson, R. (1993); National Innovation Systems: A Comparative Analysis; New York, Oxford University Press, 544p.

Qing, Z.; Chen, C. Y. (2010); The empirical study of regional technical innovation suitability.  Beijing. p. 99-102.

Rohrbeck, R.; Hoelzle, K.; Gemuenden, H. G. (2009); "Opening up for competitive advantage - How Deutsche Telekom creates an open innovation ecosystem", R & D Management, v. 39, n. 4, p. 420-430.

Rubens, N. et al. (2011); "A network analysis of investment firms as resource routers in Chinese innovation ecosystem", Journal of Software, v. 6, n. 9, p. 1737-1745.

Saguy, I. S. et al. (2013); "Challenges facing food engineering", Journal of Food Engineering, v. 119, n. 2, p. 332-342.

Samila, S.; Sorenson, O. (2010); "Venture capital as a catalyst to commercialization", Research Policy, v. 39, n. 10, p. 1348-1360.

Sawatani, Y. et al. (2007); Innovation Patterns. In: Services Computing, 2007. SCC 2007. IEEE International Conference on. p. 427-434.

Schaffers, H. et al. Smart cities and the future internet: Towards cooperation frameworks for open innovation. DOMINGUE, J., et al.(2011). 6656: p. 431-446

Schoitsch, E.; Skavhaug, A. (2013); European Perspectives on Teaching, Education and Training for Dependable Embedded and Cyber-physical Systems. In: Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2013 39th EUROMICRO Conference on. p. 414-423.

Schumpeter, J.A. (1943); Capitalism, Socialism and Democracy. New York, Routledge, 400p.

Szajnfarber, Z.; Weigel, A. L. (2013); "A process model of technology innovation in governmental agencies: Insights from NASA's science directorate", Acta Astronautica, v. 84, p. 56-68.

Tassey, G. (2010); "Rationales and mechanisms for revitalizing US manufacturing R&D strategies", Journal of Technology Transfer, v. 35, n. 3, p. 283-333.

Thompson, V. et al. (2012); NASA (In)novation Ecosystem: Taking technology innovation from buzz to reality. In: Aerospace Conference, 2012 IEEE. p. 1-9.

Traitler, H.; Watzke, H. J.; Saguy, I. S. (2011); "Reinventing R&D in an Open Innovation Ecosystem", Journal of Food Science, v. 76, n. 2, p. R62-R68.

Varrichio, P. et al. (2012); Collaborative Networks and sustainable business: a case study in the Brazilian System of Innovation. In: Durrani, T.; Tjakraatmadja, J. H. ; Dhewanto, W. (Org.). 10th Triple Helix Conference 2012, v.52  p. 90-99.  (Procedia Social and Behavioral Sciences). ISBN 1877-0428

Vérilhac, I.; Pallot, M.; Aragall, F. (2012); IDeALL: Exploring the way to integrate design for all within living labs. In: 18th International Conference on Engineering, Technology and Innovation, ICE 2012,  Munich. p. 1-8.

Vicini, S.; Bellini, S.; Sanna, A. (2013); User-Driven Service Innovation in a Smarter City Living Lab. In: Service Sciences (ICSS), 2013 International Conference on. p. 254-259.

Volkova, T.; Jakobsone, I. (2013); "The creation of successful business models through the extended application of design in business in Latvia and Estonia", Baltic Journal of Management, v. 8, n. 4, p. 486-506.

Wang, J. F. (2010); Framework for university-industry cooperation innovation ecosystem: Factors and countermeasure.  Wuhan. p. 303-306.

Yi, L.; Qing-Yang, H. (2011); Construction and evaluation of an feasible target system for industry cluster's innovation ecosystem based on intellectual property rights. In: Electronics, Communications and Control (ICECC), 2011 International Conference on. p. 3142-3145.

Zygiaris, S. (2013); "Smart City Reference Model: Assisting Planners to Conceptualize the Building of Smart City Innovation Ecosystems", Journal of the Knowledge Economy, v. 4, n. 2, p. 217-231.


1 Instituto Federal de Santa Catarina – Brasil / marco@ifsc.edu.br

2 Instituto Federal Catarinense – Brasil / rafaelsperoni@gmail.com

3 Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil / gauthier@egc.ufsc.br

Vol. 36 (Nº 03) Año 2015
[Índice]
[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]