Espacios. Vol. 35 (Nº 9) Año 2014. Pág. 4


Mensuração da sustentabilidade empresarial uma aplicação em hotéis localizados na cidade de Ponta Grossa, Paraná

Measuring corporate sustainability an application in hotels located in the city of Ponta Grossa, Paraná

Vanessa Alueth CAILLOT 1; Marcelo TIMOSSI 2; Antonio Carlos de FRANCISCO PACHECO 3

Recibido: 23/05/14 • Aprobado: 22/07/14


Contenido

RESUMO:
Equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais a fim de estabelecer o desenvolvimento sustentável é um desafio para as empresas. Pressionadas pela sociedade organizada e pelos clientes, que cada vez mais adquirem uma postura voltada à expectativa de interagir com empresas sustentáveis, esta característica apresenta influência positiva sobre o desempenho das organizações. Este artigo pretende avaliar a Sustentabilidade Empresarial por meio das três dimensões da sustentabilidade nos Hotéis da cidade de Ponta Grossa, na percepção dos seus gestores. A analise utiliza o modelo proposto por Callado (2010) denominado Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE), A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, por empregar estudos e materiais já elaborados, quanto à abordagem, caracteriza-se como quantitativa, utilizando instrumentos estruturados, a exemplo do questionário aplicado pelo pesquisador. Como resultados, a pesquisa revelou discrepância entre os resultados, 37,50% dos hotéis apresentaram desempenho satisfatórios nas três dimensões da sustentabilidade, 25% dos hotéis apresentam resultados positivos nas dimensões social e ambiental, precisando melhorar nos aspectos economicos, 12,50% dos hotéis pesquisados apresentam resultados positivos nas dimensões econômica, e social ao passo que possuem um desempenho insatisfatório na dimensão ambiental; 12,50 % dos hotéis pesquisados apresenta resultados insuficientes nas dimensões economica e ambiental, ainda que apresentem resultados positivos na dimensão social e 12,50% apresenta desempenho insuficiente nas três dimensões da sustentabilidade. Dessa forma, concluiu-se que foi possível avaliar a sustentabilidade nas dimensões ambiental, econômica e social nos hotéis de Ponta Grossa.
Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade empresarial.

ABSTRACT:
Balancing economic, social and environmental aspects in order to establish sustainable development is a challenge for companies. Pressed by organized society and customers, who increasingly acquire a position focused on expectation of interacting with sustainable companies, this feature has positive influence on the performance of organizations. This article aims to assess the Corporate Sustainability through the three dimensions of sustainability in hotels of the city of Ponta Grossa, in the perception of their managers. The analysis uses proposed by Callado (2010) called Grid Corporate Sustainability (GSE), The research is characterized as bibliographic model, employing studies and materials already developed, as the approach is characterized as quantitative, using structured instruments, the example of the questionnaire used by the researcher. As a result, the survey revealed a discrepancy between the results, 37.50 % of the hotels presented satisfactory performance in the three dimensions of sustainability, 25 % of hotels have positive outcomes in social and environmental aspects, economic aspects in need of improvement, 12.50 % of hotels surveyed are positive in the economic, social and while having a poor performance in the environmental dimension; 12.50% of the hotels surveyed presents the insufficient economic and environmental dimensions results also found positive in the social dimension and presents 12.50% underperformance in the three dimensions of sustainability. Thus, it was concluded that it was possible to assess sustainability in environmental, economic and social dimensions of hotels in Ponta Grossa.
Key-words: Sustainable Development, Corporate Sustainability.


1. Introdução

Estudos apontam que práticas ambientais sustentáveis tem influência positiva sobre o desempenho das organizações, com (RODRÍGUEZ CRUZ 2007), (TARÍ et al 2009), (ASSAF et al 2011), (MOLINE et al 2012). Os resultados de Berezan et al (2013) e de Prud´Homme e Raymond (2013) sugerem que práticas verdes em geral têm uma relação positiva com os níveis de satisfação dos hóspedes e a intenção de voltar a utilizar o serviço.

Investidores em responsabilidade socioambiental consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Lourenço e Branco (2013) analisaram fatores determinantes do desempenho de sustentabilidade corporativa em empresas brasileiras. Seus resultados sugerem que as empresas com melhor desempenho em sustentabilidade corporativa, são significativamente maiores e têm um maior retorno sobre o patrimônio líquido do que empresas que não apresentam um bom desempenho em sustentabilidade corporativa.

Com a finalidade de avaliar o desempenho em sustentabilidade das organizações, um número significativo de iniciativas foi desenvolvido, muitos deles constituindo-se mais de guias ou orientações para a divulgação das ações corporativas em relação à sustentabilidade do que sistemas de mensuração para alicerce da tomada de decisão. (DELAI, TAKAHASHI 2008). Callado (2010) propôs um modelo para mensurar a sustentabilidade empresarial a partir da integração das dimensões ambiental, social e econômica. O modelo proposto é composto por quarenta e três indicadores de sustentabilidade, sendo dezesseis indicadores ambientais, quatorze indicadores econômicos e treze indicadores sociais.

Para Lorente et al (2001) a investigação das práticas de gestão ambiental na indústria hoteleira é relevante, uma vez que esta indústria está marginalmente afetada pelo cumprimento da regulamentação ambiental. A proposta desse trabalho é utilizar a mesma metodologia aplicada nos hotéis em Natal para mensurar o desempenho em sustentabilidade empresarial em Hotéis na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A importância desse estudo se deve ao fato de que o municio pesquisado é um pólo industrial que atendende a variados segmentos como: alimentícios, embalagens, metal-mecânico. A cidade tem o maior entroncamento rodo ferroviário do sul do país, ajuda no escoamento rápido para o Porto de Paranaguá e também no MERCOSUL. Características que fazem da cidade um importante centro de turismo de negócios.

Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a Sustentabilidade Empresarial por meio das três dimensões da sustentabilidade nos Hotéis da cidade de Ponta Grossa, Paraná.

2. Fundamentação Teórica

A percepção de uma crise ambiental global devido à exploração ilimitada dos recursos naturais deu origem ao ambientalismo, movimento histórico originado a partir da significância das consequências negativas da intervenção, causada pelo crescimento desenfreado, na biosfera. O movimento condenou os paradigmas vigentes da sociedade industrializada do consumo, propondo mudanças que levaram a elaboração dos pilares de uma nova era, pautada não mais no esgotamento da natureza, mas na sustentabilidade ambiental. (LAYRARGUES, 2000), (BOFF, 2012).

Com a Criação da ISO 14000, houve grande avanço em direção à produção industrial limpa, apresentando-se como um mecanismo capaz de atuar como um fator regulador da competição, normatizador das práticas de marketing e limitador das barreiras comerciais no mercado. (LAYRARGUES, 2000).

Elkington (1999) enfatiza que a sustentabilidade deve ser entendida como um modelo de gestão de negócios que visa o retorno, ou seja, lucro para os acionistas, envolvendo o desenvolvimento econômico, a promoção social e a proteção dos recursos naturais do planeta. Diante dos problemas ambientais e sociais desencadeados pelas decisões tomadas dentro e fora das organizações, surge o desafio de alcançar a sustentabilidade, considerando essencialmente três dimensões do desenvolvimento sustentável: O Triple Bottom Line que visa incorporar as atividades corporativas, as questões econômicas, ambientais e sociais que interagindo gera o desenvolvimento sustentável.

2.1 Mensuração da sustentabilidade

A fim de que o desenvolvimento sustentável seja concretizado, torna-se necessário mensurar a sustentabilidade organizacional. Esta mensuração pode ser realizada através de índices ou conjuntos de indicadores. Esses indicadores são parâmetros escolhidos e ponderados isoladamente ou combinados entre si, com a finalidade de refletir certas condições dos sistemas em análise.

Como a sustentabilidade requer uma visão de mundo mais integrada, preocupações ambientais, sociais e econômicas devem ser consideradas juntamente. Bellen (2005) avalia o conceito de desenvolvimento sustentável e sua aplicabilidade passando pela compreensão dos processos humanos e naturais que estão relacionados com os problemas ambientais, sociais e econômicos. Sendo necessário avaliar as atividades que geram problemas no ecossistema e na economia local e nacional.

2.2 Indicadores de desenvolvimento Sustentável

Os indicadores são ferramentas que permitem acompanhar a posição que se encontra uma instituição em relação às metas propostas, possibilitando o planejamento de ações futuras. (CALLADO 2010); (COMISSION ON SUTAINABLE DEVELOPMENT 2005); (MACCOL E STANKEY 2004), (BELLEN, 2005).

2.3 Indicador Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE)

Callado (2010) criou o modelo a fim de mensurar o comportamento empresarial em relação à Sustentabilidade através de aspectos econômicos, sociais e ambientais. A operacionalização do modelo é realizada a partir do desenvolvimento do cálculo de Escores Parciais de Sustentabilidade (EPS), cálculo do Escore de Sustentabilidade Empresarial (ESE), Integração dos EPS por meio de localização das empresas no GSE. (CALLADO 2010).

O modelo proposto pelo autor sugere o cálculo dos índices de acordo com o escore da dimensão considerada, mensurando o desempenho da empresa por meio da seguinte equação:

Onde:

  • wi=pesodefinidopelosespecialistasaoindicadordedesempenhoi;
  • pi=níveldedesempenhoapresentadopelaempresanoindicadori;
  • n=númerodeindicadoresconsiderados.

O GSE propõe níveis de desempenho para cada indicador de sustentabilidade, sendo:

  • Inferior para um desempenhoinsuficiente;
  • Intermediário quandoaempresaapresentardesempenhomediano;
  • Superior quandoaempresa, apresentar desempenhoelevado.

Cada nível é representado respectivamente pelos algarismos 1, 2 e 3. Os Quadro a seguir descrevem os indicadores de sustentabilidade integrantes do GSE, com seus respectivos níveis de desempenho e pesos atribuídos a cada indicador, totalizando quarenta e três indicadores de sustentabilidade, Sendo dezesseis ambientais, quatorze econômicos e treze sociais.

DIMENSÃO AMBIENTAL

Indicadores (i)

Peso atribuído
ao indicador
(wi)

Níveis de Desempenho

Desempenho
Inferior (1)
(Wi) x 1

Desempenho
intermediário (2)
(wi) x 2

Desempenho
superior (3)
(wi) x 3

Sistemas de Gestão
Ambiental (SGA)

2,250

2,250

4,500

6,750

Quantidade/agua
utilizada

2,500

2,500

5,000

7,500

Processos decorrentes de
infrações ambientais

2,250

2,250

4,500

6,750

Treinamentos, educação
de funcionários em
aspectos ambientais

2,750

2,750

5,500

8,250

Economia de energia

2,250

2,250

4,500

6,750

Desenvolvimento de
tecnologias equilibradas

2,286

2,286

4,572

6,858

Ciclo de vida de
Produtos e serviços

1,857

1,857

3,714

5,571

Quantidade/combustível
fóssil utilizado por ano

2,000

2,000

4,000

6,000

Reciclagem e
utilização de água

2,500

2,500

5,000

7,500

Acidentes
Ambientais

2,571

2,571

5,142

7,713

Fontes de recursos
utilizados

2,000

2,000

4,000

6,000

Redução
de resíduos

2,000

2,000

4,000

6,000

Produção
de resíduos tóxicos

2,143

2,143

4,286

6,429

ISO 14001

1,714

1,714

3,428

5,142

Quantidade/solo

2,286

2,286

4,572

6,858

Qualidade/água de
superfície

2,286

2,286

4,572

6,858

Quadro 1- Grupo de indicadores e categoria de desempenhos da dimensão ambiental Fonte:Callado(2010,p.82,83e84)

----

DIMENSÃO ECONÔMICA

Indicadores (i)

Peso atribuído
ao indicador
(wi)

Níveis de Desempenho

Desempenho
Inferior (1)
(Wi) x 1

Desempenho
intermediário (2)
(wi) x 2

Desempenho
superior (3)
(wi) x 3

Investimentos éticos

2,500

2,500

5,000

7,500

Gastos de saúde e em
Segurança

2,000

2,000

4,000

6,000

Investimento em
tecnologias limpas

2,250

2,250

4,500

6,750

Nível de endividamento

1,857

1,857

3,714

5,571

Lucratividade

2,143

2,143

4,286

6,429

Participação de mercado

2,000

2,000

4,000

6,000

Passivo ambiental

2,000

2,000

4,000

6,000

Gestão em proteção
ambiental

2,143

2,143

4,286

6,429

Auditoria

1,857

1,857

3,714

5,571

Avaliação de resultados
da organização

2,286

2,286

4,572

6,858

Volume de Vendas

2,000

2,000

4,000

6,000

Gastos com benefícios

2,000

2,000

4,000

6,000

Retorno sobre
o capital investido

2,143

2,143

4,286

6,429

Selos de qualidade

2,000

2,000

4,000

6,000

Quadro 2- Grupo de indicadores e categoria de desempenhos da dimensão econômica Fonte:Callado(2010,p 82e83)

----

DIMENSÃO SOCIAL

Indicadores (i)

Peso atribuído
ao indicador
(wi)

Níveis de Desempenho

Desempenho
Inferior (1)
(Wi) x 1

Desempenho
intermediário (2)
(wi) x 2

Desempenho
superior (3)
(wi) x 3

Geração de trabalho e renda

2,429

2,429

4,858

7,287

Auxilio em educação
e treinamento

2,000

2,000

4,000

6,000

Padrão de segurança
e de trabalho

2,250

2,250

4,500

6,750

Ética organizacional

2,375

2,375

4,750

7,125

Interação Social

2,250

2,250

4,500

6,750

Empregabilidade e
gerenciamento de fim
de carreira

1,750

1,750

3,500

5,250

Políticas de distribuição
de lucros e resultados
entre funcionários

2,429

2,429

4,858

7,287

Conduta de padrão
internacional

1,714

1,714

3,428

5,142

Capacidade e
desenvolvimento de
funcionários

2,429

2,429

4,858

7,287

Acidentes Fatais

2,571

2,571

5,142

7,713

Contratos legais

2,286

2,286

4,572

6,858

Stress de trabalho

2,143

2,143

4,286

6,429

Segurança do produto

1,857

1,857

3,714

5,571

Quadro 3- Grupo de indicadores e categoria de desempenhos da dimensão social Fonte:Callado(2010,p 84)

Para cada dimensão de sustentabilidade calculada, o EPS assumira um valor que indicara o resultado obtido pela empresa sendo (0) quando a empresa estudada apresentar um desempenho inferior ao escore médio; (1) quando a empresa obtiver um desempenho igual ou superior ao escore médio.

Callado(2010) classifica a sustentabilidade da empresa a partir de quatro faixas distintas de sustentabilidade:

  • Sustentabilidade Empresarial Satisfatótia (ESE= 3);
  • Sustentabilidade Empresarial Relativa (ESE= 2);
  • Sustentabilidade Empresarial Fraca (ESE= 1);
  • Sustentabilidade Empresarial Insuficiente (ESE=0).

A integração do EPS é indicada por uma figura tridimensional representando através de 8 posicionamentos espaciais, permitindo localizar uma ou mais empresas por meio do resultado dos indicadores de desempenho das dimensões consideradas indicando qualidades e deficiencias.

  • Posicionamento I: Empresas com baixo desempenho econômico, sem interação social e não comprometidas com o meio ambiente;
  • Posicionamento II: Empresas com baixo desempenho econômico, sem uma boa interação social, mas com compromentimento com o meio ambiente;
  • Posicionamento III Empresas com baixo desempenho econômico, com boa interação social, mas sem comprometimento com o meio ambiente;
  • Posicionamento IV: Empresas com bom desenvolvimento econômico, sem uma boa interação social, mas não comprometidas com o meio ambiente;
  • Posicionamento V: Empresas com bom desenvolvimento econômico, boa interação social, mas não comprometidas com o meio ambiente;
  • Posicionamento VI: Empresas com baixo desempenho econômico, com boa interação social e comprometidas com o meio ambiente;
  • Posicionamento VII: Empresas com desempenho econômico, sem uma boa interação social e comprometidas com o meio ambiente;
  • Posicionamento VIII: Empresas com bom desempenho econômico, com uma boa interação social e comprometidas com o meio ambiente.

3. Resultados

Hotéis

Ano de fundação

Nº de funcionarios

Nº de apartamentos

Hotel1

1976

53

92

Hotel2

2013

45

86

Hotel3

1973

43

66

Hotel4

2005

23

53

Hotel5

2007

18

49

Hotel6

2001

13

44

Hotel7

1994

15

40

Hotel8

1975

17

32

Quadro 4- Caracteristicas dos Hotéis participantes da pesquisa. Fonte: Dados da pesquisa

3.1 Escores Parciais de Sustentabilidade (EPS)

Essa seção apresenta os resultados dos Escores Parciais de Sustentabilidade (EPS) das dimensões ambientais, econômicas e sociais. Através do modelo proposto por Callado (2010), buscou-se mensurar a sustentabilidade nos hotéis de Ponta Grossa.

3.2 Escore parcial de sustentabilidade da dimensão ambiental

Considerou-se inicialmente a apresentação dos resultados obtidos através da entrevista com os gerentes do hotéis analisados. As questões atribuem valores aos 16 (dezesseis) indicadores referentes à Dimensão Ambiental da Sustentabilidade. Aplicando escore 1 para desempenho inferior; escore 2 para, desempenho intermediário e escore 3 para desempenho superior.

Indicadores (i)

Hotel
1

Hotel
2

Hotel
3

Hotel
4

Hotel
5

Hotel
6

Hotel
7

Hotel
8

Sistemas de GestãoAmbiental (SGA)

1

2

2

1

2

2

2

2

Quantidade/aguautilizada

2

2

2

2

2

2

2

2

Processos decorrentes de infrações ambientais

3

3

3

3

3

3

2

3

Treinamentos, educação de funcionários em
aspectos ambientais

1

1

3

3

1

1

2

3

Economia de energia

3

2

3

2

2

2

2

3

Desenvolvimento de tecnologias equilibradas

3

1

2

1

1

3

1

2

Ciclo de vida de Produtos e serviços

3

1

3

1

1

1

1

1

Quantidade/combustível fóssil utilizado por ano

2

2

2

2

2

3

2

3

Reciclagem e utilização de água

2

1

2

1

1

3

1

3

AcidentesAmbientais

3

3

3

3

3

3

3

3

Fontes de recursos utilizados

2

2

2

1

1

1

1

1

Redução de resíduos

3

3

3

1

3

3

1

2

Produção de resíduos tóxicos

3

3

3

3

3

3

3

3

ISO 14001

1

1

1

1

1

1

1

3

Quantidade/solo

3

3

3

3

3

3

3

3

Quantidade/água de superfície

3

3

3

3

3

3

3

3

Quadro 5 – Escores de desempenho dos hotéis em indicadores ambientais Fonte: Dados da pesquisa

A partir do desempenho dos hotéis investigados, foram calculadas as pontuações totais obtidas por esses hotéis referentes à Dimensão Ambiental. O desempenho de cada um dos 8 (oito) hotéis analisados foi obtido a partir da soma dos desempenhos nos 16 (dezesseis) indicadores ambientais e o desempenho geral obtido na Dimensão Ambiental. Após obter os resultados dos desempenhos obtidos em indicadores ambientais considerados, os Escores Parciais de Sustentabilidade da Dimensão Ambiental (EPSa). Considerando assim os valores para Desempenho insatisfatório = 0 (pontuação total inferior à pontuação média); Desempenho satisfatório = 1 (pontuação total igual ou superior à pontuação média), conforme apresentado no quadro 6:

Hotéis

Pontuação Total Obtida

EPSa

Desempenho

1

84,501

1

Satisfatório

2

73,715

1

Satisfatório

3

89,965

1

Satisfatório

4

70,965

0

Instatisfatório

5

71,715

1

Satisfatório

6

83,287

1

Satisfatório

7

70,465

0

Instatisfatório

8

90,179

1

Satisfatório

Quadro 6 - Escores Parciais de Sustentabilidade da Dimensão Ambiental (EPSa) Fonte: Dados da Pesquisa

3.3 Escore parcial de sustentabilidade da dimensão econômica

O segundo aspecto da sustentabilidade considerado foi o desempenho dos hotéis analisados em relação aos 14 (quatorze) indicadores de desempenho referentes à Dimensão Econômica.

Indicadores (i)

Hotel
1

Hotel
2

Hotel
3

Hotel
4

Hotel
5

Hotel
6

Hotel
7

Hotel
8

Investimentos éticos

3

2

2

1

2

3

3

3

Gastos de saúde e em Segurança

1

1

3

1

1

2

1

2

Investimento em tecnologias limpas

1

2

3

3

1

1

1

2

Nível de endividamento

3

2

3

3

3

2

2

2

Lucratividade

1

2

3

3

3

2

2

1

Participação de mercado

3

2

3

3

3

2

2

2

Passivo ambiental

3

3

3

3

3

3

3

3

Gestão em proteção ambiental

2

2

3

3

2

3

1

1

Auditoria

2

2

2

1

2

2

1

1

Avaliação de resultados da organização

2

3

3

3

3

3

2

2

Volume de Vendas

3

2

3

3

3

3

2

2

Gastos com benefícios

1

1

1

3

1

1

1

1

Retorno sobre o capital investido

3

3

3

3

3

3

2

1

Selos de qualidade

1

1

3

1

1

1

1

2

Quadro 7–Escoresdedesempenhodoshotéisemindicadoreseconômicos. Fonte: Dados da pesquisa

Os resultados foram obtidos utilizando os mesmo critérios de cálculos conforme já demonstrado na dimensão ambiental. Após a consolidação dos resultados dos desempenhos obtidos em indicadores econômicos considerados, os Escores Parciais de Sustentabilidade da Dimensão Econômica (EPSe) estão demonstrados no Quadro 8:

Hoteis

Pontuação Total Obtida

EPSe

Desempenho

1

60,465

1

Satisfatório

2

58,787

1

Satisfatório

3

79,180

1

Satisfatório

4

70,823

1

Satisfatório

5

64,537

1

Satisfatório

6

65,180

1

Satisfatório

7

50,608

0

Instatisfatório

8

52,572

0

Instatisfatório

Quadro8–EscoresParciaisdeSustentabilidadedaDimensãoEconômica(EPSe) Fonte: Dados da pesquisa

3.4 Escore parcial de sustentabilidade da dimensão social (EPSS)

O terceiro aspecto considerado foi a exposição do desempenho dos hotéis analisados em relação aos 13 (treze) indicadores de desempenho da Dimensão Social. Os resultados encontram-se no Quadro 9.

Indicadores (i)

Hotel
1

Hotel
2

Hotel
3

Hotel
4

Hotel
5

Hotel
6

Hotel
7

Hotel
8

Geração de trabalho e renda

3

3

3

2

3

3

3

3

Auxilio em educação e treinamento

2

1

3

3

2

1

1

1

Padrão de segurançae de trabalho

3

2

3

3

2

2

2

2

Ética organizacional

3

2

3

3

3

2

2

2

Interação Social

2

1

3

3

2

2

1

2

Empregabilidade e gerenciamento de fim de carreira

1

1

2

1

2

2

1

1

Políticas de distribuição de lucros e resultados entre funcionários

1

1

1

1

1

1

1

1

Conduta de padrão internacional

2

1

3

1

2

1

1

1

Capacidade e desenvolvimento de funcionários

2

3

2

3

2

2

2

2

Acidentes Fatais

3

3

3

3

3

3

3

3

Contratos legais

3

3

3

3

3

3

3

3

Stress de trabalho

1

1

2

1

1

1

1

2

Segurança

1

1

3

1

1

2

1

2

Quadro 9–Escoresdedesempenhodoshotéisemindicadoressociais Fonte: Dados da pesquisa

Os cálculos foram desenvolvidos da mesma forma que as outras dimensões. Após a firmação dos resultados dos desempenhos obtidos em indicadores sociais considerados, os Escores Parciais de Sustentabilidade da Dimensão Social (EPSs) dos hotéis foram calculados e estão demonstrados no Quadro 10:

Hoteis

Pontuação Total Obtida

EPSs

Desempenho

1

60,698

1

Satisfatório

2

52,538

0

Insatisfatório

3

74,269

1

Satisfatório

4

63,234

1

Satisfatório

5

60,198

1

Satisfatório

6

55,966

0

Insatisfatório

7

50,109

0

Insatisfatório

8

56,359

0

Insatisfatório

Quadro10-EscoresParciaisdeSustentabilidadedaDimensãoSocial(EPSs) Fonte: Dados da pesquisa

3.5 Analise dos Escores de sustentabilidade empresarial e posicionamentos no GSE

Através da integração dos resultados dos Escores Parciais de Sustentabilidade das Dimensões Ambiental (EPSa), Econômica (EPSe) e Social (EPSs), foi possível identificar o desempenho geral dos hotéis analisados, a partir de seus respectivos Escores de Sustentabilidade Empresarial (ESE), e suas posições espaciais, através do Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE). Os resultados estão apresentados no Quadro 11.

Resultados

Hoteis

Escore Parcial Ambiental

(EPSa)

Escore Parcial Econômico

(EPSe)

Escore Parcial Social

(EPSs)

Escore de Sustentabilidade Empresarial (ESE)

Posição no Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE)

1

84,501

60,465

60,698

3

VIII

2

73,715

58,787

52,538

2

VI

3

89,965

79,18

74,269

3

VIII

4

70,965

70,823

63,234

2

V

5

71,715

64,537

60,198

3

VIII

6

83,287

65,18

55,966

2

VI

7

70,465

50,608

50,109

0

I

8

90,179

52,572

56,359

1

II

Quadro 11 – Resultados dos Escores de Sustentabilidade Empresarial dos hotéis Categorizados no (GSE)

Fonte: dados da pesquisa

A partir de integrações entre os possíveis desempenhos de EPS, bem como das quatro faixas de sustentabilidade empresarial dos ESE, podem ser categorizados 8 (oito) posições espaciais que compõem o Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE). Desse modo, o posicionamento dos 8 hotéis analisados dentro do GSE obteve a seguinte configuração:

Figura 1 – Posicionamento dos hotéis no GSE Fonte: dados da pesquisa

4. Discussão

A partir dos resultados apresentados, observa-se que o Hotel 7 apresenta ESE = 0, ocupando o posicionamento 1 no Grid de sustentabilidade ambiental que representa empresas com baixo desempenho econômico, sem uma boa interação social e não comprometida com o meio ambiente, considerado desempenho insuficiente em relação à sustentabilidade empresarial.

O Hotel 8 apresentou ESE = 1 ocupando a posição II do Grid de sustentabilidade ambiental, representado por empresas com baixo desempenho econômico, sem interação social e não comprometidas com o meio ambiente. Considera-se este desempenho como uma sustentabilidade empresarial fraca.

O Hotél 4 apresentaram ESE = 2, desempenho relativo em relação à sustentabilidade empresarial, o que as enquadra na posição V no Grid de sustentabilidade empresarial. Caracteriza-se por um bom desenvolvimento econômico, boa interação social, mas não comprometidas com o meio ambiente.

Os Hotéis 2,6 apresentam ESE = 2, se enquadrando na dosição VI do Grid de suatentabilidade empresarial. São Empresas com baixo desempenho econômico, com boa interação social e comprometidas com o meio ambiente.

Os hotéis 1, 3 e 5 apresentam ESE = 3 considerado desempenho satisfatório em relação à sustentabilidade empresarial, São empresas com bom desempenho econômico, com uma boa interação social e comprometidas com o meio ambiente.

Das 8 empresas pesquisadas 3 hotéis ou seja 37,50% apresentam a posição mais elevada no Grid de sustentabilidade empresarial, representando desempenhos satisfatórios nas três dimensões da sustentabilidade, 2 empresas pesquisadas ou seja 25% dos hotéis apresentam resultados positivos nas dimensões social e ambiental, precisando melhorar nos aspectos economicos, 1 empresa , 12,50% dos hotéis pesquisados apresentam resultados positivos nas dimensões econômica, e social ao passo que possuem um desempenho insatisfatório na dimensão ambiental; 1 empresa, que representa 12,50 % dos hotéis pesquisados apresenta resultados insuficientes nas dimensões economica e ambiental, ainda que apresentem resultados positivos na dimensão social. Por fim uma empresa responsavel por 12,50% dos hotés pesquisados apresenta desempenho insuficiente nas três dimensões da sustentabilidade.

5. Conclusão

Este artigo avaliou a Sustentabilidade Empresarial por meio das três dimensões da sustentabilidade nos Hotéis da cidade de Ponta Grossa, na percepção dos seus gestores através do GSE modelo proposto por Callado (2010). Os resultados sugerem um melhor ajuste das empresas para atender os compromissos com níveis mais adequados de sustentabilidade e principalmente alavancar o desenvolvimento sustentável dentro do setor hoteleiro na cidade, uma vez que o potencial de turismo e negócios vem aumentando significativamente no últimos anos

6 Referências

ASSAF A. GEORGE, JOSIASSEN ALEXANDER, CVELBAR LJUBICA KNEZEVIC. Does Triple Bottom Line reporting improve hotel performance? International Journal of Hospitality ManagementVolume 31, Issue 2 Paginas 596–600, 2012.

BELLEN, VAN H. Mensuração de sustentabilidade: uma análise comparativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.

BEREZAN ORIE, RAAB CAROLA, YOO MICHELE, LOVE CURTIS Sustainable hotel practices and nationality: The impact on guest satisfaction and guest intention to return. International Journal of Hospitality ManagementVolume 34, Paginas 227–233, 2013.

BOFF, LEONARDO. Sustentabilidade: oque é: oque não é. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012

CALLADO, ALDO LEONARDO CUNHA. Modelo de mensuração de sustentabilidade empresarial: Uma aplicação em vinícolas localizadas na Serra Gaúcha. Tese de doutorado. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

COMMISSION ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT Indicatore of sustainable development: guidelines ans methodologies. Disponivel em http://sustainabledevelopment.un.org/csd.html Acesso em 23/03/2014

DELAI, IVETE; TAKAHASHI. SERGIO. Uma proposta de modelo de referência para mensuração da sustentabilidade corporativa. Revista de Gestão Social e ambiental v.2. Nº1, paginas 19- 40, 2008.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks. Canada: New Society, 1999.

PRUP´HOMME, BRIGITTE, RAYMOND LOUIS. Sustainable development practices in the hospitality industry: An empirical study of their impact on customer satisfaction and intentions International Journal of Hospitality ManagementVolume 34, Paginas 116–126, 2013.

LAYRARGUES PHILIPPE P. Sistemas de gerenciamento ambiental, tecnologia limpa e consumidor verde: a delicada relação empresa–meio ambiente no ecocapitalismo. RAE - Revista de Administração de Empresas Abr./Jun. 2000

LOURENÇO. ISABEL C. BRANCO MANUEL C. Determinants of corporate sustainability performance in emerging markets: the Brazilian case. Journal of Cleaner Production Volume 57, Paginas 134–141. 2013

LORENTE, JOSÉ CÉSPEDES; JIMÉNEZ JERÓNOMO DE BURGOS; GIL, MARIA JOSÉ ÁLVAREZ. Stakeholders' environmental influence. An empirical analysis in the Spanish hotel industry. Scandinavian Journal of Management Volume 19, Issue 3, , Pages 333–358, 2003.

MCCOOL, S, & STANKEY, G . Indicators of sutainability: challenges and opportunities at the of science and policy. Environmental Management, 33, 294-305.

MOLINER, JORGE PEREIRA; CORTÉS, ENRIQUE CLAVER; AZORÍN, JOSÉ F. MOLINA. TARÍ, JUAN JOSÉ; Quality management, environmental management and firm performance: direct and mediating effects in the hotel industry Journal of Cleaner Production Volume 37, Paginas 82–92 .2012,

RODRÍGUES, FRANCISCO J. GARCIA; CRUZ, YAIZA DEL MAR ARMAS. Relation between social-environmental responsibility and performance in hotel firms International Journal of Hospitality Management Volume 26, Issue 4, , Pages 824–839, 2007.

TARÍ, JUAN JOSÉ; CORTÉS, ENRIQUE CLAVER; MOLINER, JORGE PEREIRA; AZORÍN, JOSÉ F. MOLINA. Levels of quality and environmental management in the hotel industry: Their joint influence on firm performance International Journal of Hospitality ManagementVolume 29, Issue 3, Paginas 500–510, 2010.


1 UTFPR. EMail: vanessacaillot@hotmail.com
2 UTFPR. Email: Marcelo_timossi@hotmail.com
3 UTFPR. Email: acfrancisco@utfpr.edu.br


Vol. 35 (Nº 9) Año 2014
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]