Espacios. Vol. 35 (Nº 8) Año 2014. Pág. 17


Modelos de Gestão de Cadeia de Suprimento: um rastreamento das aplicações entre 2001 e 2011

Management Models for Supply Chain: a crawl of applications between 2001 and 2011

Tálita Floriano Goulart da SILVA, Alline Thamyres Claudino da SILVA; Maria Silene Alexandre LEITE 1; Ricardo Moreira da SILVA 2

Recibido: 24/07/14 • Aprobado: 12/08/14


Contenido

RESUMO:
O Supply Chain Management (SCM) se apresenta como um novo modelo competitivo e gerencial às empresas industriais, sendo responsável pela obtenção, produção e liberação de um determinado produto ao cliente final. Com o entendimento sobre a importância do SCM pelas empresas, houve a necessidade de desenvolver modelos para auxiliar na gestão da cadeia de suprimento. Diante disso, é apresentado os modelos Supply Chain Operations Reference Model (SCOR) e o modelo desenvolvido por Cooper; Lambert; Pagh (CLP), os quais trazem referências de como gerir e controlar as adversidades provenientes das atividades ligadas ao SCM. Sendo assim, este artigo tem como objetivo principal realizar um rastreamento dos artigos publicados entre 2001 e 2011 que tratem das aplicações dos modelos de SCM: SCOR e CLP, utilizando para tal a ferramenta ISI (Web of Knowlodge). A ordenação dos resultados foi realizada utilizando como critério o maior número de citações, em ordem decrescente. Com isso, foi possível evidenciar que o modelo SCOR vem se destacando nas empresas, servindo como referência para o processo que inclui a análise do estado atual do processo e na definição de metas, enquanto o modelo CLP é tratado como referencial teórico em diversas pesquisas, se destacando no meio acadêmico.
Palavras Chave: Supply Chain Management, SCOR, Lambert; Cooper; Pagh, Cadeia de Suprimento

ABSTRACT:
The Supply Chain Management (SCM) is presented as a new competitive model and management to industrial enterprises, responsible for procurement, production and release of a product to the customer. With an understanding of the importance of SCM companies, there was a need to develop models to assist in managing the supply chain. Thus, the model is presented Supply Chain Operations Reference Model (SCOR) and the model developed by Cooper, Lambert, Pagh (CLP), which have references on how to manage and control the adversities arising from activities related to SCM. Thus, this paper aims at providing a trace of articles published between 2001 and 2011 that address the applications of SCM models: SCOR and CLP, using the tool ISI Web of Knowlodge. The ordering of results was performed using as criteria the highest number of citations in descending order. Thus, it was observed that the SCOR model has been increasing in business while the CLP model is treated as a theoretical framework in many researches excelling in academics.
Keywords: Supply Chain Management, SCOR, Lambert; Cooper; Pagh


1. Introdução

Considerando que uma cadeia de suprimento é uma rede de fornecedores, fabricantes e operadores logísticos, que realizam diferentes atividades em conjunto para gerar valor aos consumidores (Du et al. 2011). No entanto, essa rede tem se tornado cada vez mais complexa e dificultado sua gestão, sem o apoio de ferramentas apropriadas (Kocao˘glu et al. 2011).

Diante deste fato, existem dois modelos que se destacam na literatura para a gestão da cadeia de suprimento: o Supply Chain Operations Model (SCOR) e o modelo de Cooper; Lambert; Pagh (CLP).

O SCOR criado em 1996 é considerado o primeiro modelo de referência para gerenciar a complexidade de uma cadeia de suprimento. O modelo usa medidas padrões para os elementos dos processos e para as atividades, os processos podem ser medidos, gerenciados, controlados e redesenhados para se atingir determinado propósito (PIRES, 2010); (XIAO et.al. 2009).

Por outro lado, o modelo CLP, apresenta uma visão mais sistêmica, destacando a importância do balanceamento, alinhamento físico e gestão de aspectos técnicos com a gestão administrativa para o sucesso da SCM, permitindo a avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos (Meijboom et.al. 2011), sendo referência em vários trabalhos atuais (MEIJBOOM et al. 2011; SVENSSON; BÅÅTH, 2008; HALLEY; BEAULIEU, 2009, GIANNAKIS, 2012, ESTAMPE, et al., 2011; CHOW, et al., 2008, LAVASTRE et al., 2012), ratificando a importância desse modelo para o SCM.

Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma perspectiva sobre os trabalhos mais relevantes publicados entre os anos de 2001 e 2011, que referenciem os modelos SCOR e CLP. Como consequência, uma das contribuições deste trabalho é apresentar trabalhos que sirvam como referências para os pesquisadores, visto que os trabalhos aqui apresentados foram elencados pelo maior número de citações.

2. Discussão Sobre Os Modelos Scor E Clp

O objetivo deste tópico é discutir os modelos SCOR e CLP, destacando suas principais diferenças.

2.1 O Modelo SCOR

O modelo SCOR, lançado em 1996, é considerado o primeiro modelo de referência construído para descrever, comunicar, avaliar e melhorar o desempenho da SCM. Esse modelo foi desenvolvido por duas empresas privadas de pesquisa e consultoria dos EUA, a Pitiglio Rabin Todd & McGrath (PRTM) e a Advanced Manufacturing Research (AMR), as quais a partir da união com outras empresas formaram o Supply Chain Council (SCC) (SIMCHI-LEVI et al., 2010, PIRES, 2010).

O modelo SCOR fornece um quadro que relaciona métricas de desempenho, processos, melhores práticas e pessoas em uma estrutura única, o qual permite que haja comunicação entre membros da cadeia e aumenta a eficiência do gerenciamento da cadeia de suprimento e suas atividades, como também promove o melhoramento da tecnologia (SUPPLY CHAIN COUNCIL, 2010).

O SCOR contém dois elementos essenciais, que são: (1) os processos de negócios básicos e (2) os níveis de detalhamento do modelo, tendo como os processos básicos da cadeia de suprimento: planejar, abastecer, produzir, entregar e retornar, conforme mostra a Figura 1 .

Figura 1 - Processos Básicos do modelo SCOR

Fonte: Supply Chain Council (2010)

Como visto na Figura 1, os processos são divididos em cinco, sendo os processos entregar e retornar elementos de intersecção entre os membros da cadeia.

O modelo desenvolvido pelo Supply Chain Council serve como referência para o processo que inclui a análise do estado atual do processo e metas de uma empresa, a quantificação do desempenho operacional e a comparação com dados de referência (SIMCHI-LEVI et al., 2010).

Por outro lado, entende-se que o modelo SCOR quando utilizado adequadamente, dentro de seus limites e escopo de atuação, é uma ferramenta útil que pode garantir uma base para sistematizar, documentar, comunicar, integrar e gerenciar processos de negócios fundamentais ao longo da Cadeia de Suprimento, ajudando as empresas a conduzirem uma análise sistemática e promovendo a comunicação entre os membros que possam existir no ambiente interno e externo de uma empresa (HWANG et al., 2008).

2.2 O modelo de Cooper; Lambert; Pagh (CLP)

Os autores Cooper, Lambert e Pagh apresentaram um novo framework para o gerenciamento da cadeia de suprimento, em seu trabalho denominado: Supply Chain Management: More Than a New Name for Logistics, e posteriormente, complementam este modelo de gestão com o trabalho: Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities (Lambert et al., 1998).

O modelo de Cooper et. al. (1997) consiste em três elementos importantes e interligados: processos de negócios, componentes de gestão e a estrutura da cadeia de suprimento, conforme mostra a Figura 2.

Figura 2 - Elementos do framework da Gestão da Cadeia de Suprimento

Fonte: Cooper et. al. (1997)

Os processos de negócios são atividades que produzem uma saída específica com um valor para o cliente. Já os componentes de negócios são essenciais para determinar como os processos de negócios e a cadeia de suprimentos, são gerenciados e estruturados. Desta forma, os tópicos posteriores abordam cada elemento da gestão da cadeia de suprimento (SCM).

Os processos básicos da cadeia de suprimento são: Gestão de relacionamento com o cliente, Gestão de serviços, Gestão de Demanda, Atendimento de Pedido, Gestão do Fluxo de Manufatura, Aquisição e Desenvolvimento de produtos e comercialização (COOPER et. al., 1997).

O modelo de Cooper; Lambert; Pagh apresenta uma visão mais sistêmica, destacando a importância do balanceamento, alinhamento físico e gestão de aspectos técnicos com a gestão administrativa para o sucesso da SCM (Meijboom et al., 2011), podendo ser utilizado para pesquisas em que a empresa estudada pode ser considerada como uma empresa focal (Halley, Beaulieu, 2009). Não obstante, o modelo proposto permite a mensuração do desempenho da cadeia de suprimento (Estampe, et al., 2010).

2.3 Principais diferenças entre os modelos

            Apesar de ambos os modelos possuírem objetivos em comum, que é auxiliar no processo de gestão da cadeia de suprimento, possuem diferenças relevantes. O Quadro 1 elenca as principais diferenças encontrados entre o modelo SCOR e CLP, quanto a filosofia, os processos básicos, seu desenvolvimento e os atributos para auxiliar na mensuração do desempenho.

Quadro 1 - Principais diferenças entre os modelos SCOR e CLP

Diferença quanto ao (s):

SCOR

CLP

Filosofia

Descrever as atividades de negócios associadas com todas as fases de satisfação da demanda do cliente.

Integrar as organizações em suas atividades e funções envolvidas, de acordo com os seus processos básicos.

Processos Básicos

São cinco: entregar, abastecer, fazer, entregar e retornar.

São sete: Gestão de relacionamento com o cliente, Gestão de serviços, Gestão de Demanda, Atendimento de Pedido, Gestão do Fluxo de Manufatura, Aquisição e Desenvolvimento de produtos e comercialização.

Desenvolvimento

Desenvolvido por um instituto (SCC), com fins comerciais.

Desenvolvido por pesquisadores, sem fins comerciais.

Atributos para Mensuração do Desempenho

Confiabilidade de Entrega, Responsividade, Agilidade, Custo e Ativos.

Planejamento e Controle, Estrutura de trabalho, Estrutura Organizacional, Estrutura facilitadora do fluxo de produtos, Estrutura facilitadora do fluxo de informações, Estrutura do produto, Métodos de Gestão, Estrutura de poder e liderança, estrutura de risco e recompensa, cultura e atitude.

Fonte: Desenvolvido a partir de Supply Chain Council (2010), Cooper et. al. (1997), Giannakis (2012), Meijboom et al. (2011), Halley, Beaulieu (2009), Estampe, et al., (2010), Hwang et. al.(2008)

Os processos básicos do modelo CLP permitem uma visão mais ampla para o gerenciamento da cadeia, além de ser desenvolvido por pesquisadores, tornando o modelo mais didático, facilitando assim seu entendimento. Por outro lado, os atributos para mensuração do desempenho do modelo SCOR são mais claros e mais perceptíveis para a elaboração de métricas.

Tais diferenças se devem principalmente ao fato de que, o modelo SCOR foi desenvolvido para as empresas, enquanto o modelo CLP foi desenvolvido por pesquisadores com o objetivo de eliminar uma lacuna de que a gestão da cadeia de suprimento vai além da logística.

Outro ponto a se discutir, é que o SCOR foi lançado em 1996, mas já passou por diversas atualizações, tendo a 10.0 sua última versão, publicada em 2010, enquanto o modelo CLP por ser um artigo científico, não sofreu modificações, mas sim novas discussões, tanto pelos próprios autores, como por outros pesquisadores.

O tópico seguinte apresenta a metodologia seguida para o rastreamento das aplicações.

3. Etapas Metodológicas

Para realizar os objetivos do estudo, esta pesquisa baseou-se em um levantamento de periódicos, os quais estão diretamente relacionadas com o tema em estudo, suas aplicações e conceitos chave. Ngai et. al. (2008) afirma que revistas são recursos mais comumente usados ​​para adquirir informações e liberar novas descobertas, trabalhos apresentados em congressos, dissertações e teses.

Para a pesquisa em jornais e periódicos, utilizou-se o Periódico Capes, e ainda uma busca direta em algumas bases, como Science Direct (www.sciencedirect.com) e Emerald Insights (www.emeraldinsight.com), com as seguintes palavras chave: SCOR, Cooper, Lambert e Pagh e SCM.

Para o rastreamento das aplicações dos modelos, foi utilizada a base de dados, Web of Science ISI (http://apps.webofknowledge.com/), sendo esta, responsável pelo fator de impacto dos periódicos (JCR – Journal Citation Report). Esta ferramenta permite visualizar o número de citações de cada trabalho, quantas vezes o trabalho foi citado, criando um "mapa de citações", tanto para trás (apontando as referências do artigo) e para frente (apontando quais artigos o citaram). 

Para a busca de artigos, o ISI permite que a pesquisa seja delimitada por topic, title, author, editor, group author, publication name,DOI(Digital Object Identifier), year published,adress, podendo o resultado da pesquisa ser ordenado de diversas formas, entre elas: data de publicação (mais recente ou mais antigo), data de processamento (mais recente ou mais antigo), número de vezes que o artigo foi citado (maior ou menor).

Sendo um dos objetivos deste trabalho, selecionar os artigos que discutiram o uso dos modelos SCOR e CLP, ressaltando os artigos que serviram de base para outras pesquisas, optando-se por ordenar a pesquisa pelo número de vezes que o artigo foi citado, em ordem decrescente (do maior para o menor). O uso do ISI Web of Knowledge, para rastrear os modelos, foi utilizado de acordo com as etapas mostradas Quadro 2 .

Quadro 2 - Etapas realizadas para condução da Pesquisa

Etapa

Descrição das Etapas

Seleção dos artigos

Seleção das Palavras Chave

Refinamento das pesquisas para os artigos publicados nos anos de 2001 a 2011

Ordenação dos Resultados

Ordenar os resultados pelo número de vezes que o artigo foi citado

Seleção dos trabalhos

Ler título e resumo, e analisar se está coerente com o tema pesquisado;

Selecionar os dez artigos mais citados;

Visualizar o artigo através do periódico da Capes

Definição do fator de Impacto (JCR)

Identificar o nome do periódico de cada artigo;

Acessar o site do periódico;

Visualizar o fator de impacto obtido pelo JCR.

Construção de Quadros

Criar quadros para visualização dos resultados.

Fonte: Autores

Para a seleção dos artigos as palavras chaves utilizadas foram: SCOR (topic) OR Supply Chain Operations Reference (topic) AND Supply Chain (Title), e para o modelo CLP, com o uso do ISI, foi possível elencar todos os artigos que citaram Lambert; Cooper; Pagh (1997). Para ordenação dos resultados utilizou o mecanismo no ISI: Sort by: Times Cited – highest to lowest. Após seleção dos trabalhos e definição do fator de impacto, foram elaborados quadros que apresentam: o número de citações do artigo, autor/ano, título, periódico, fator de impacto e forma como utilizaram o modelo.

4. Rastreamento Das Aplicações Dos Modelos Scor E Clp Em Cadeias De Suprimento

A priori, com o uso da ferramenta ISI, para o rastreamento do modelo SCOR utilizando os preceitos descritos na metodologia, a pesquisa resultou em 154 (cento e cinquenta e quatro) resultados, os quais foram ordenados pelo número de vezes em que o artigo foi citado em ordem decrescente. Foram selecionados os dez trabalhos mais citados, excluindo os que não eram compatíveis com o assunto procurado.

No Quadro 3, os artigos são ordenados pelo número de citações, autor(es) e ano, título, periódico e por fim, a forma como utilizaram o modelo SCOR.

Quadro 3 - Rastreamento das Aplicações do Modelo SCOR

Número de citações

Autor(es)/Ano

Título

Periódico

Fator de Impacto

Forma como utilizaram o Modelo SCOR

108

Wang; Huang; Dismukes (2004)

Product-driven supply chain selection using integrated multi-criteria decision-making methodology

INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS

1.988

Adotaram o nível I das métricas de desempenho do Modelo SCOR como critério de decisão para características dos produtos.

62

Lai; Ngai; Cheng (2002)

Measures for evaluating supply chain performance in transport logistics

TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION

1.954

Baseado no modelo SCOR e várias medidas, os autores desenvolvem um modelo e um instrumento para mensurar o desempenho da cadeia de suprimento no transporte logístico.

51

Huang; Sheoran; Wang (2004)

A review and analysis of supply chain operations reference (SCOR) model

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT-AN INTERNATIONAL JOURNAL

2.484

Fornece uma breve introdução ao Modelo SCOR, analisando seus pontos fortes e fracos, e aborda como pode ser usado para a tomada de decisão estratégica.

49

Lockamy; McCormack (2004)

Linking SCOR planning practices to supply chain performance – An exploratory study 

INTERNATIONAL JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT

1.812

Realiza um estudo exploratório para investigar a relação entre as práticas de gestão e o desempenho da cadeia de suprimentos com base no Modelo SCOR.

43

Huang; Sheoran; Keskar (2004)

Computer-assisted supply chain configuration based on supply chain operations reference (SCOR) model 

COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING

1.543

Resume o modelo SCOR e seus benefícios, juntamente com casos ilustrativos e descreve um software para configurar um diagrama da cadeia de suprimento com as especificações do Modelo SCOR.

32

Stephens (2001)

Supply Chain Operations Reference Model version 5.0: A new tool to improve supply chain efficiency and achieve best practice

INFORMATION SYSTEMS FRONTIERS

1.596

Discute o Modelo SCOR, seu desenvolvimento e uso.

27

Wang; Huang; Dismukes (2005)

Manufacturing supply chain design and evaluation

INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY

1.071

São incorporadas as métricas de desempenho do modelo SCOR, para desenvolver um conjunto de métricas de desempenho para avaliar a eficácia global da cadeia de suprimento.

24

Rabelo; Eskandari; Shaalan, et al. (2007)

Value chain analysis using hybrid simulation and AHP

INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS

1.988

O modelo SCOR serviu como guia para modelar os processos utilizando a ferramenta simulação de eventos discretos.

23

Roder; Tibken (2006)

A methodology for modeling inter-company supply chains and for evaluating a method of integrated product and process documentation 

EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH

 

2.158

O trabalho realizou uma simulação de apoio a decisão baseado nos conceitos do modelo SCOR que permite uma avaliação das diferentes configurações dos processos da cadeia.

19

Peng; Yew (2007)

Supply chain performance measurement system using DEA modeling

INDUSTRIAL MANAGEMENT & DATA SYSTEMS

1.569

Os autores utilizam o modelo SCOR como referência para o desenvolvimento de dois modelos com a análise envoltória de dados para mensurar o desempenho interno da cadeia de suprimento.

Fonte: Autores

O Quadro 3 elenca os dez artigos mais citados quando se trata do modelo SCOR concomitantemente a Cadeia de Suprimento. Além disto, é importante ressaltar o destaque dos autores: Samuel H. Huang e Ge Wang, que tiveram respectivamente quatro e três, artigos publicados, relacionados ao modelo. Sendo relevante também observar o periódico International Journal Of Production Economics, responsável por duas das dez publicações. Não obstante, é necessário levantar o rastreamento do outro modelo.

Como o Modelo proposto por Cooper; Lambert; Pagh (1997), não possui um nome definido, optou-se por usar a ferramenta ISI para relatar quais artigos citam o trabalho dos autores, entre os anos de 2001 a 2011, conforme foi tratado nos procedimentos metodológicos. Tal pesquisa resultou em 194 (cento e noventa e quatro) trabalhos. No entanto, não significa que todos os trabalhos aplicaram o modelo de Cooper; Lambert; Pagh, mas que o referenciaram e por isso, foi necessário ler o resumo ou algumas partes do artigo para identificar a relação.

Foram analisados dez artigos, conforme segue no Quadro 4.

Quadro 4 - Rastreamento das Aplicações do CLP

Número de citações

Autor(es)/Ano

Título

Periódico

Fator de Impacto

Forma como utilizaram o Modelo CPL

185

Min; Zhou (2002)

Supply chain modeling: past, present and future

COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING

1.543

Os autores citaram o modelo CPL, para definir a estrutura da cadeia de suprimento, e assim, tratar dos estudos de modelagem.

92

Moller; Torronen (2003)

Business suppliers' value creation potential - A capability-based analysis

INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT

1.694

Os autores apenas citaram o modelo CPL, não chegando a utilizar nenhum modelo de SCM no trabalho.

68

Dudek; Stadder (2005)

Negotiation-based collaborative planning between supply chains partners

EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH

2.158

Os autores apenas citaram o modelo CPL, não chegando a utilizar nenhum modelo de SCM no trabalho.

62

Lai; Ngai; Cheng (2002)

Measures for evaluating supply chain performance in transport logistics

TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION

1.954

Os autores utilizaram o Modelo SCOR, como auxílio a construção do trabalho.

62

Williamson (2008)

Outsourcing: transaction cost economics and supply chain management

JOURNAL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

5.853

Os autores apenas citaram Cooper; Lambert; Pagh, não chegando a utilizar nenhum modelo para o SCM na construção do trabalho.

49

Lockamy; McCormack (2004)

Linking SCOR planning practices to supply chain performance – An exploratory study

INTERNATIONAL JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT

1.812

Os autores utilizaram o Modelo SCOR, como auxílio a construção do trabalho.

48

Manthou; Vlachopoulou; Folinas (2004)

Virtual e-Chain (VeC) model for supply chain collaboration

INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS

1.988

Os autores apenas citaram Cooper; Lambert; Pagh, não chegando a utilizar nenhum modelo para o SCM na construção do trabalho.

46

Rudberg; Olhager (2003)

Manufacturing networks and supply chains: an operations strategy perspective

OMEGA-INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGEMENT SCIENCE

3.467

Os autores fazem referência ao trabalho de Cooper; Lambert; Pagh, não chegando a utilizar nenhum modelo para o SCM na construção do trabalho.

45

Chan; Qi (2003)

An innovative performance measurement method for supply chain management

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT-AN INTERNATIONAL JOURNAL

2.484

Os autores fazem referência ao trabalho de Cooper; Lambert; Pagh, não chegando a utilizar nenhum modelo para o SCM na construção do trabalho.

42

Cigolini; Cozzi;  Perona (2004)

A new framework for supply chain management - Conceptual model and empirical test

INTERNATIONAL JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT

1.812

Os autores fazem referência ao trabalho de Cooper; Lambert; Pagh, mas não utilizam o modelo, mas sim, propõem um outro modelo.

Fonte: Autores

Observando o Quadro 4 nota-se que  apenas um artigo  utilizou o modelo CLP para a construção do trabalho (Min, Zhou, 2002), sendo o artigo com o maior número de citações (185). Nesta busca, é importante ressaltar o periódico Internacional Journal of Operations & Production Management, que obteve duas das dez publicações disponíveis na Capes.

A principal limitação do rastreamento do modelo CLP, é a ausência de uma designação comercial, diferentemente do SCOR, sendo outra limitação a necessidade dos artigos estarem indexados na base ISI para serem rastreados.

5. Considerações Finais

Uma cadeia de suprimento competente permite às empresas responderem de forma rápida as demandas do mercado em qualquer tempo, em qualquer lugar com qualquer variedade (CHOW et. al. 2008). Neste escopo, os modelos SCOR e CLP, apresentam métodos para gerenciar a cadeia de suprimento (SCM).

Este artigo discutiu ambos os modelos, apresentando suas diferenças mais significativas. As diferenças se devem principalmente ao desenvolvimento de cada modelo, sendo um desenvolvido com fins comerciais, e o outro acadêmico.

Posteriormente, o rastreamento dos modelos, foi detalhado com o intuito de identificar as aplicações de cada método, apontando como estão sendo abordadas as aplicações nos trabalhos científicos, tendo como principal limitação, a ausência de uma nomenclatura padrão para o modelo de Cooper; Lambert; Pagh, e os artigos pesquisados devem estar indexados na base ISI, para serem mostrados.

Além de apresentar o SCOR e CLP como contribuição adicional, com as características, uso e diferenças, este artigo espera auxiliar os pesquisadores, pois expõe os trabalhos mais relevantes para o SCM, além de mostrar a ISI como ferramenta para pesquisa. Espera-se também auxiliar os gestores de empresas nas tomadas de decisão, envolvendo seus parceiros na cadeia de suprimento.

Por fim, sugere-se como estudos futuros uma análise bibliométrica mais aprofundada dos modelos de cadeia de suprimento, para apontar possíveis lacunas e referenciais teóricos potenciais para as pesquisas.

Referências

CHAN, F., QI, H. (2003); An innovative performance measurement method for supply chain management. Supply Chain Management-An International Journal, 8, n. 3-4, 209-223.

CHEN, I., PAULRAJ, A. (2004); Understanding supply chain management: critical research and a theoretical framework. International Journal of Production, 42, n. 1, 131-163.

CHOW, W. S. et al. (2008); Supply chain management in the US and Taiwan: An empirical study. The Internacional Journal of Magement Science, 36, 665-679.

CIGOLINI, R. et.al. (2004); A new framework for supply chain management - Conceptual model and empirical test. International Journal of Operations & Production Management, 24, n. 1-2, 7-41.

COOPER, M. C., LAMBERT, D. M., PAGH, J. D. (1997); Supply Chain Management: Mote than a new name for logistics. The Internacional Journal of Logistics Management, 8, n. 1, 1-14.

DU, et al. (2011) Willingness to share information in a supply chain: A partnership-data-process perspective. Information & Management. No prelo.

DUDEK, G., STADDER, H. (2005); Negotiation-based collaborative planning between supply chains partners. European Journal of Operational Research, 163, n. 3, 668-687.

ESTAMPE, D. et. al. (2010); A framework for analysing supply chain performance evoluation models. International Journal of Production Economics. No prelo.

GIANNAKIS, M. (2012); The intellectual structure of the supply chain management discipline: A citation and social network analysis. Journal of Enterprise Information Management, 25, n. 2, 136-169.

HALLEY, A., BEAULIEU, M. (2009);  Mastery of operational competencies in the context of supply chain management. Supply Chain Management: An International Journal, 14, n. 1, 49-63.

HO, D. et. al. (2002); Empirical research on supply chain management: a critical review and recommendations. International Journal of Production Research, 40, n. 17, 4415-4430.

HUANG, S. et. al. (2004); A review and analysis of supply chain operations reference (SCOR) model. Supply Chain Management-An International Journal, 9, n. 1, 23-29.

HWANG, Y. D. et. al. (2008);  The performance evolution of SCOR sourcing process - The case study of Taiwan's TFT-LCD industry. Internacional Journal Production Economics, 115, 411-423.

Kocaoğlu, B. et al. (2011); A SCOR based approach for measuring a benchmarkable supply chain performance. Journal of Intelligent Manufacturing. No prelo.

JIANG-LIANG, H., CHIH-HAO, H. (2006); Quantitative performance evaluation of RFID applications in the supply chain of the printing industry. Industrial Management & Data Systems, 106, n. 1-2, 96-120.

LAI, K. et. al. (2002); Measures for evaluating supply chain performance in transport logistics. Transportation Research Part E-Logistics and Transportation, 38, n. 6, 439-456.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C.; PAGH, J. D. (1998); Supply Chain Management: Implemention Issues and Research Opportunities. The Internacional Journal of Logistics Management, 9, n. 2, 1-20.

LAVASTRE, O. et.al. (2012); Supply Chain risk management in French companies. Decision Support Systems, 52, 828-838.

LOCKAMY, A., MCCORMACK, K. (2004); Linking SCOR planning practices to supply chain performance - An exploratory study. International Journal of Operations & Production Management, 24, n. 11-12, 1191-1218.

LOCKAMY, A., MCCORMACK, K. (2004); Linking SCOR planning practices to supply chain performance - An exploratory study. International Journal of Operations & Production Management, 24, n. 11-12, 1192-1218.

MANTHOU, V. et.al. (2004); Virtual e-Chain (VeC) model for supply chain collaboration. International Journal of Production Economics, 87, n. 3, 241-250.

MEIJBOOM, B. et. al. (2011);  Supply chain management practices for improving patient-oriented care. Supply Chain Management: An International Journal, 16, n. 3, 166-175.

MIN, H., ZHOU, G. (2002); Supply chain modeling: past, present and future. Computers & Industrial Engineering, 43, n. 1-2, 231-249.

MOLLER, K., TORRONEN, P. (2003); Business suppliers' value creation potential - A capability-based analysis. Industrial Marketing Management, 32, n. 2, 109-118.

PENG, W. W., YEW, W. K. (2007); Supply chain performance measurement system using DEA modeling. Industrial Management & Data Systems, 107, n. 3-4, 361-381.

PIRES, S. R. I. (2010); Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas.

RABELO, L. et al. (2007); Value chain analysis using hybrid simulation and AHP. International Journal of Production Economics, 105, n. 2, 536-547.

RAMAKRISHNA, G., BABU, C. R. (2007); MASCF: A generic process-centered methodological framework for analysis and design of multi-agent supply chain systems. Computers & Industrial Engineering, 53, n. 4, 584-609.

RODER, A., TIBKEN, B. (2006); A methodology for modeling inter-company supply chains and for evaluating a method of integrated product and process documentation. European Journal of Operational Research, 169, n. 3, 1010-1029.

RUDBERG, M., OLHAGER, J. (2003); Manufacturing networks and supply chains: an operations strategy perspective. Omega-International Journal of Management Science, 31, n. 1,  29-39.

SH, H. et. al. (2005); Computer-assisted supply chain configuration based on supply chain operations reference (SCOR) model. Computers & Industrial Engineering, 48, n. 2, 377-374.

SIMCHI-LEVI, D. et. al. (2010); Cadeia de suprimentos: projetos e gestão. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman.

STEPHENS, S. (2001); Supply Chain Operations Reference Model version 5.0: A new tool to improve supply chain efficiency and achieve best practice. Information Systems Frontiers, 3, n. 4, 471-476.

SUPPLY CHAIN COUNCIL. (2010); Supply-chain Operations Reference Model: SCOR version 10.0 Overview.

SURANA, A. et al. Supply-chain networks: a complex adaptive systems perspective. International Journal of Production Research, 43, n. 20, 2005. 4235-4265.

SVENSSON, G.; BÅÅTH, H. Supply chain management ethics: conceptual framework and Illustration. Supply Chain Management: An International Journal, 13, n. 6, 2008. 398-405.

XIAO, R.; CAI, Z.; ZHANG, X.. An optimization approach to cycle quality network chain based on improved SCOR model. Progress in Natural Science, v. 19, p. 881-890, 2009.

WANG, G.; HUANG, S.; DISMUKES, J. Product-driven supply chain selection using integrated multi-criteria decision-making methodology. International Journal of Production Economics, 91, n1 2004.1-15.

WANG, G.; HUANG, S.; DISMUKES, J. Manufacturing supply chain design and evaluation. International Journal of Advanced Manufacturing Technology, 25, n. 1-2, 2005. 93-100.

WILLIAMSON, O. E. OUTSOURCING: TRANSACTION COST ECONOMICS AND SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Journal of Supply Chain Management, 44, n. 2, 2008. 5-16.



1 Universidade Federal da Paraíba (UFPB) João Pessoa - PB, Brasil. Email: mariasileneleite@hotmail.com
2 Email:ricardomoreira0203@hotmail.com



Vol. 35 (Nº8) Año 2014
[Índice]

[En caso de encontrar algún error en este website favor enviar email a webmaster]