Espacios. Vol. 33 (1) 2012. Pág. 12


Compreensibilidade de Livros de Sistemas de Informação: Um Estudo com Aplicação da Técnica Cloze em Alunos de Mestrado e de Doutorado em Ciências Contábeis

Understandability of Information Systems Books: A Study with the Application of the Cloze Technique on Master and Doctorate Students of Accounting Science

Comprensión de los Sistemas de Información de Libros: Un estudio de aplicación de la técnica Cloze en Masters estudiantes y Doctorado en Ciencias en Contabilidad

Ilse Maria Beuren, Lara Fabiana Dallabona y Moacir Manoel Rodrigues Junior


4. Pesquisas na Área Contábil com Utilização da Técnica Cloze

Para instrumentalizar esta pesquisa identificaram-se pesquisas desenvolvidas com aplicação da técnica Cloze na área contábil, visando melhor compreensão dos aspectos tratados por tais estudos. Também para diferenciar a elaboração deste estudo das demais pesquisas já desenvolvidas. A busca foi realizada em anais de congressos da área do Qualis CAPES: Congresso ANPCONT, Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, EnANPAD e Congresso Brasileiro de Custos. Os estudos localizados nos anais desses eventos sobre este tema são descritos a seguir de forma breve.

O estudo de Andrade e Martins (2004), intitulado Compreensibilidade de livros-texto de contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica Cloze, objetivou investigar, por meio de um experimento, a compreensibilidade de livros de contabilidade introdutória selecionados segundo o critério de maior adoção nas universidades públicas brasileiras. Como aporte teórico, os autores desenvolveram aspectos gerais sobre processo de compreensão da leitura, técnica Cloze e compreensibilidade de livros na perspectiva contábil. Para aplicação do teste Cloze, utilizaram dois livros texto sobre contabilidade introdutória e realizaram o teste com 213 alunos do curso de ciências contábeis da Universidade de São Paulo. Concluíram que a compreensão referente ao livro II foi maior se comparado à compreensão do livro III, e que isto pode ser justificado devido ao não conhecimento do conteúdo que até o momento da aplicação do teste Cloze não havia sido ministrado em aula pelos professores. De maneira geral, constataram que em média os textos são compreensíveis para a maior parte dos alunos que participaram do teste, apresentando uniformidade na distribuição de escores.

Costa et al. (2005) desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de verificar se existe relação entre o desempenho obtido pelos alunos na disciplina de Contabilidade de Custos I e os resultados do teste Cloze. Para o desenvolvimento do estudo, formularam a hipótese de que existe relação entre o desempenho obtido pelos alunos e a sua pontuação nos testes Cloze. Como fundamentos teóricos, abordaram aspectos inerentes à conceituação e aplicação da técnica Cloze. Os participantes do teste cloze foram os 31 alunos da disciplina de Contabilidade de Custos I do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Selecionaram um trecho do livro de Contabilidade de Custos adotado na disciplina para aplicação do teste close. Para análise dos dados utilizaram o coeficiente de correlação de Pearson. Concluíram que a obtenção de maior número de acertos no respectivo teste não indica que o aluno irá obter um bom desempenho na disciplina em análise. Porém, ressaltaram que os alunos que não conseguem obter um nível compreensível na leitura do texto, podem ter desempenho ruim no decorrer da disciplina.

Costa (2006) reaplicou a pesquisa desenvolvida em 2005, apresentando o mesmo objetivo de verificar se existe relação entre o desempenho obtido pelos alunos em determinada disciplina e os resultados do teste Cloze. Os envolvidos na pesquisa foram os 118 alunos do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo que o teste foi aplicado na primeira semana de aula do primeiro semestre de 2005. A autora utilizou quatro livros para aplicação do questionário, relacionados à: Contabilidade Básica; Análise das Demonstrações Contábeis I; Análise das Demonstrações Contábeis II; e Contabilidade de Custos I. Utilizou o coeficiente de correlação de Pearson no tratamento dos dados. A hipótese do estudo foi parcialmente refutada, uma vez que os resultados demonstraram que a obtenção de um maior número de acertos no teste Cloze não indica que o aluno obterá bom desempenho na disciplina de Contabilidade de Custos I. No entanto, o desempenho do aluno poderá ser ruim nesta disciplina, caso não consiga obter um nível de autonomia na leitura e compreensão do livro texto. Quanto ao livro de Contabilidade Básica, nesta aplicação do teste Cloze os alunos que mais acertaram no preenchimento das lacunas com palavras corretas foram os que obtiveram maior nota no semestre.

O estudo desenvolvido por Silva, Costa e Rodrigues (2007) objetivou analisar o grau de compreensibilidade e de legibilidade dos relatórios da administração das companhias brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica. A base teórica compreendeu conceitos sobre evidenciação; relatórios de administração; compreensibilidade e legibilidade das informações; aspectos inerentes a técnica Cloze e fórmulas de legibilidade. Para a aplicação da técnica Cloze, realizaram pesquisa com 480 estudantes do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. A técnica se baseou no preenchimento de lacunas em branco referente a um trecho do relatório da administração do ano de 2003 de uma das 30 companhias que compuseram a amostra, preenchendo as lacunas com a palavra que julgassem a mais apropriada. Os escores do teste Cloze revelaram que apenas um relatório da administração de uma companhia dentre as 30 analisadas apresentou grau satisfatório de compreensibilidade. Observaram que 40% dos relatórios apresentaram baixo grau de compreensibilidade e 57% nível de compreensão suficiente. Quanto à legibilidade, 33% obtiveram escore superior a 60, considerado ideal para caracterizar um texto legível; e 33% apresentaram legibilidade caracterizada como difícil nos relatórios da administração de 2003.

Santos e Mascarenhas (2007) realizaram pesquisa com o objetivo de analisar o grau de compreensibilidade dos relatórios de gestão das unidades gestoras do governo federal, jurisdicionadas à Controladoria Regional da União no Amazonas (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), que apresentaram processos de contas individualizados no exercício de 2005. Os autores utilizaram a técnica Cloze para constatação da compreensibilidade. Dentre os participantes, 52% eram analistas, técnicos de finanças e controle com atuação na área de auditoria e 57% eram analistas de controle externo. Com a aplicação do teste Cloze os autores concluíram que os relatórios de gestão das unidades gestoras do governo federal apresentaram um nível de compreensibilidade considerada parcialmente satisfatória, pois 50% dos relatórios foram compreendidos em nível de independência e 50% em nível instrucional, não havendo, portanto, pontuação para o nível de frustração. Dentre os fatores que influenciaram na compreensibilidade verificada por meio do teste Cloze, destacaram-se o interesse sobre o assunto tratado nos relatórios de gestão; alta familiaridade e/ou conhecimento dos conteúdos abordados; elevada prática de leitura; e vasto conhecimento ortográfico e vocabular.

 Esta pesquisa difere das demais até então desenvolvidas, por objetivar investigar por meio da técnica Cloze a compreensibilidade dos alunos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis sobre trechos extraídos de dois livros de Sistemas de Informação, sendo um traduzido do inglês para o português e o outro de autores brasileiros. A pesquisa diferencia-se por investigar obras sobre sistemas de informação, haja vista que não foi possível localizar estudos que tratam sobre essa temática envolvendo profissionais da área contábil e por uma obra ser traduzida e produzida em ambiente diverso do Brasil e a outra consubstanciar-se de literatura nacional. Visando analisar a compreensibilidade por parte de alunos de mestrado e de doutorado de Ciências Contábeis referente às obras sobre Sistemas de Informação, este estudo utiliza-se da técnica Cloze.

5. Método e Procedimentos da Pesquisa

O estudo descritivo conduzido por meio de levantamento ou survey com abordagem quantitativa dos dados teve como objetivo investigar por meioda técnica Cloze a compreensibilidade de alunos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis de trechos extraídos de dois livros de Sistemas de Informação. A pesquisa descritiva, conforme Vergara (2000, p. 47), “expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação”. Cervo e Bervian (2002, p. 66) citam que “a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los”. 

A técnica de pesquisa utilizada neste estudo é caracterizada como de levantamento ou survey, sendo que utilizou como instrumento de pesquisa, um questionário elaborado de acordo com fundamentos da técnica Cloze. Gil (1999, p. 70) cita que em uma pesquisa de levantamento ou survey, “basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes aos dados coletados”.

Quanto à abordagem do problema, o método utilizado é de natureza quantitativa. Boudon (1989, p. 24) menciona que “as pesquisas quantitativas podem ser definidas como as que permitem recolher, num conjunto de elementos, informações comparáveis entre um elemento e outro”. Em pesquisas quantitativas, os estudos são baseados em análise com características diferenciadas e numéricas, entre dois ou mais grupos, buscando provar a relação entre as variáveis analisadas (SILVEIRA et al. 2004).

A população definida para a pesquisa compreende os 136 alunos de dois programas de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis: Programa Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN; e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. A amostra constituiu-se dos 39 alunos de mestrado e de doutorado que se dispuseram a responder o instrumento de pesquisa, conforme descreve a Tabela 1.

Tabela 1 – Amostra da pesquisa

Vínculo universitário

Doutorandos matriculados

Respondentes

%

Mestrandos matriculados

Respondentes

%

Programa Multiinsitucional

22

6

27%

72

3

4%

FURB

17

11

65%

25

19

76%

Total

39

17

44%

97

22

23%

Fonte: dados da pesquisa.

Observa-se na Tabela 1, que houve retorno do instrumento de pesquisa respondido por 44% dos doutorandos e 23% dos mestrandos matriculados nos respectivos programas. É relevante destacar que o baixo índice de respondentes dos mestrandos do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis da UnB/ UFPB//UFRN deu-se por estarem em período de férias, dificultando a acessibilidade neste período.

No instrumento de pesquisa, utilizaram-se três textos extraídos de dois livros sobre Sistemas de Informação. O primeiro texto analisado foi extraído do livro de Laudon e Laudon (1999, p. 42), sob o título “Conquistando vantagem competitiva com sistemas de informação”. O segundo texto também foi extraído de Laudon e Laudon (1999, p. 4-5), com o título “O que é um sistema de informação?”. O terceiro texto analisado foi extraído do livro de Rezende e Abreu (2001, p. 75-76), intitulado “Gestão da tecnologia da informação”.

O primeiro livro foi selecionado pelo fato de ser uma obra traduzida do inglês para o português, portanto produzido sobre o tema em um ambiente com diferenças culturais, tecnológicas e de língua comparativamente ao Brasil. Estes fatores podem influenciar a compreensão do texto pelos leitores, principalmente a depender da tradução realizada. O segundo livro foi selecionado por abordar sobre o mesmo tema e para se ter um parâmetro de comparação entre os resultados da pesquisa baseados em uma obra estrangeira e uma nacional sobre Sistemas de Informações.

Para a elaboração do teste Cloze não foi considerado o título do texto para análise. A partir da primeira frase dos textos, cada quinta palavra foi eliminada e substituída por 7 espaços tipográficos sublinhados, independentemente do tamanho da palavra que foi eliminada. Os participantes foram instruídos para o preenchimento das lacunas deixadas em branco com a palavra que julgassem mais adequada. O instrumento foi encaminhado por e-mail aos alunos do mestrado e doutorado de ambos os Programas em janeiro de 2011 e o convite renovado em fevereiro do corrente ano..

Os dados dos questionários respondidos foram corrigidos e tabulados com o auxilio de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, listando as respostas certas, erradas e em branco. Como resposta correta consideraram-se apenas as respostas idênticas às retiradas do texto, não sendo tabuladas palavras sinônimas. Os dados coletados foram classificados em 1 para as palavras certas e 0 para as palavras incorretas, o somatório das respostas classificadas como variáveis dicotômicas gerou o número de acertos, e o quociente deste pelo número total de acertos gerou o percentual de acertos do respondente. Este índice foi utilizado para a categorização do respondente em Frustrado (percentual até 44% de acertos), Satisfatório (percentual entre 44% e 57%) e Autônomo (percentual acima de 57%), conforme parâmetro utilizado por Santos e Mascarenhas (2007).

Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e os testes de hipóteses não paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney a fim de determinar a existência de diferença estatística entre as médias. Como principal limitação do estudo destaca-se a escolha por apenas um grupo específico de mestrandos e doutorandos, sendo estes pertencentes ao Programa Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. Destaca-se, portanto, que os resultados não poderão ser generalizados para todos os mestrandos e doutorandos matriculados nos cursos de ciências contábeis do Brasil.

6. Apresentação e Análise dos Dados

Os questionários utilizados para a análise totalizaram 36, o que significou a exclusão de três questionários que estavam com algum dos textos não respondidos. Após a tabulação dos dados realizou-se a análise dos dados. Em um primeiro processo foram efetuados testes de estatística descritiva, que visam demonstrar medidas de tendência central (média e mediana) e medidas de dispersão (desvio padrão, máximo, mínimo e 1º e 3º quartis), esta análise está disposta na Tabela 2.

Tabela 2 – Estatística descritiva dos dados coletados

 

Perc_1

Perc_2

Perc_3

Perc_total

Média

43%

46%

42%

44%

Mediana

45%

44%

44%

44%

Desvio Padrão

11%

9%

10%

7%

Máximo

57%

68%

63%

62%

Mínimo

0%

30%

0%

27%

Quartil 1

40%

40%

38%

41%

Quartil 3

49%

51%

46%

48%

Fonte: dados da pesquisa.

A Tabela 2 dispõe dos resultados da análise descritiva dos dados da pesquisa. É possível verificar, com base nesta tabela, que o índice de compreensibilidade do primeiro texto ficou entre a categoria de Frustração e Satisfação. Na análise do desvio padrão é possível perceber que o conjunto de respostas não chegou a um índice alto de compreensão, o que também é possível notar nos demais índices de dispersão. Entretanto, nos textos dois e três houve respondentes que auferiram 68% e 62% de compreensão do texto, respectivamente. O percentual de compreensão total também pode ser observado no limite da compreensão satisfatória. Portanto, não se constatou a diferença esperada de compreensão entre os trechos extraídos do livro traduzido e de obra nacional.

Junto ao instrumento de coleta houve questionamentos sobre o gênero (sexo) do respondente, sua faixa etária, o nível do curso de pós-graduação e a instituição que o respondente está vinculado. Na amostra analisada, 28 respondentes foram classificados como mestrandos ou doutorandos em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau e 08 como vinculados ao Programa Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Desta forma, por meio dos Testes Não-Paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney foram verificadas a existência de diferença significativa entre a média do índice de compreensão das categorias listadas na Tabela 3.

Tabela 3 – Testes Não paramétricos para diferenças entre os desempenhos

 

 

 

Perc_1

Perc_2

Perc_3

Perc_total

Genero

Mean Rank

Masculino

18,18

18,18

20,98

20,1

Feminino

18,91

18,91

15,41

16,5

Significância

0,838

0,404

0,116

0,32

Idade

Mean Rank

20 a 30

19,31

19,31

14,44

16,63

31 a 40

19,13

19,13

19,78

19,98

Acima de 41

16,13

16,13

19,38

16,69

Significância

0,767

0,712

0,458

0,642

Curso

Mean Rank

Mestrado

18,98

17,43

20,15

18,55

Doutorado

17,91

19,84

16,44

18,44

Significância

0,765

0,498

0,305

0,987

Instituição

Mean Rank

FURB

18,59

18,3

18,93

18,93

UNB

18,19

19,19

17

17

Significância

0,926

0,837

0,668

0,867

Fonte: dados da pesquisa.

Os resultados expostos na Tabela 3 descrevem a não existência de diferença significativa entre as médias das categorias analisadas. Este fato é confirmado também pelos resultados expostos na Tabela 2, onde o desvio padrão apresentado é relativamente pequeno para a amostra. É possível observar na análise da Mean Rank das categorias analisadas, que existiu a alternância entre as categorias com melhor desempenho.

O último elemento da análise descreve os resultados da pesquisa de acordo com as categorias de compreensão dos textos. Para classificação foram utilizados os critérios dispostos por Santos e Mascarenhas (2007), em que os autores consideraram que o percentual de compreensão até 44% classifica-se como Frustrado, de 44% até 57% como Satisfatória e acima de 57% sendo classificada como Autônomo em sua compreensão textual. Os resultados desta análise estão dispostos na Tabela 4.

Tabela 4 – Classificação da compreensibilidade dos textos

 

 

Clas_1

Clas_2

Clas_3

Clas_total

 

 

Frustrado

Satisfatório

Autônomo

Frustrado

Satisfatório

Autônomo

Frustrado

Satisfatório

Autônomo

Frustrado

Satisfatório

Autônomo

GENERO

Masculino

8

11

1

7

10

3

8

11

1

8

10

2

Feminino

7

9

0

9

6

1

9

7

0

11

5

0

IDADE

20 a 30

3

5

0

5

2

1

5

3

0

5

3

0

31 a 40

8

12

0

7

12

1

8

11

1

8

11

1

Acima de 41

4

3

1

4

2

2

4

4

0

6

1

1

CURSO

Mestrado

8

12

0

11

7

2

7

12

1

10

9

1

Doutorado

7

8

1

5

9

2

10

6

0

9

6

1

INSTITUIÇÃO

FURB

13

14

1

14

11

3

12

15

1

15

11

2

UNB

2

6

0

2

5

1

5

3

0

4

4

0

Total

15

20

1

16

16

4

17

18

1

19

15

2

Fonte: dados da pesquisa.

Verifica-se na Tabela 4, que na análise total do teste Cloze, 19 pessoas foram classificadas como frustradas na compreensão dos textos. Este resultado descreve alem de um déficit de compreensão dos textos, conforme Stevens, Stevens e Stevens (1993), que há uma baixa compreensão sobre o tema a que se relacionam os textos do instrumento de coleta. Analisando os textos individualmente, observa-se que no primeiro texto, o índice de resultados satisfatório e autônomo foi significativamente superior ao frustrado. No segundo texto a distribuição seguiu o mesmo padrão do primeiro. O terceiro texto em comparação com o primeiro mostra que o grupo Frustrado cresceu, enquanto o grupo Satisfeito caiu.

Estes resultados apresentam o nível de compreensibilidade de alunos de dois Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis relativamente a trechos extraídos de dois livros sobre Sistemas de Informação. Com base no exposto é possível verificar que não existiu uma diferença significativa entre a compreensibilidade de respondentes quanto ao gênero, idade, curso que freqüenta e nem quanto a instituição. Entretanto, um dos resultados que não se mostrou favorável é a existência de déficit de compreensão dos textos.

7 Considerações Finais

O estudo objetivou investigar a compreensibilidade de livros de Sistemas de Informação por meio da aplicação da técnica Cloze em alunos de mestrado e de doutoradoem Ciências Contábeis. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de levantamento a partir da aplicação de questionários aos alunos de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A população da pesquisa compreendeu os 136 alunos do mestrado e do doutorado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. A amostra da pesquisa consistiu dos 36 alunos que responderam o instrumento de pesquisa. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e os testes de hipóteses não paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney a fim de determinar a existência de diferença estatística entre as médias, visando responder a questão de pesquisa.

Os resultados da pesquisa demonstram que o grau de compreensibilidade relacionado ao primeiro texto apresentou-se como Frustração e Satisfação, tendo como parâmetro a classificação adotada no estudo de Santos e Mascarenhas (2007). Os percentuais de compreensibilidade ficaram entre Frustrado (percentual até 44% de acertos) e Satisfatório (percentual entre 44% e 57%). Com o calculo do desvio padrão não foi possível constatar um alto índice de compreensão dos textos. No segundo e no terceiro texto analisado, há respondentes que atingiram 68% e 62% respectivamente, no quesito de compreensão dos textos, estando na classificação satisfatória descrita por Santos e Mascarenhas (2007).

Quanto aos testes não paramétricos utilizados para verificar a diferença estatística entre as médias, constatou-se que não há diferença significativa entre as médias das categorias analisadas. Confirma-se tal constatação, quando se analisa o desvio padrão destes resultados, sendo este relativamente pequeno para a amostra. Outra evidência observada é por meio da análise de Mean Rank, em que se constatou alternância entre as categorias com melhor desempenho.

Conclui-se, portanto, que os resultados auferidos por meio da aplicação da técnica Cloze, envolvendo os 39 alunos de mestrado e de doutorado dos programas de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis pesquisados, que 19 deles foram classificados como frustrados na compreensão dos textos relacionados aos sistemas de informação, apresentando um déficit de compreensão quanto a esta temática. Analisando os textos individualmente, constatou-se que no primeiro texto, o índice de resultados satisfatório e autônomo foi significativamente superior ao índice de resultados frustrado. Já no segundo texto a distribuição foi semelhante ao primeiro, e o terceiro texto mostra que o grupo de acadêmicos frustrado cresceu comparativamente ao grupo de acadêmicos classificados como satisfeitos.

Esse resultado não coaduna com o que se esperava como resultado da pesquisa. O estudo foi motivado por uma expectativa de que o livro de Sistemas de Informação traduzido do inglês para o português pudesse apresentar maior dificuldade de compreensão, uma vez que foi produzido em um país com cultura, tecnologia e língua diversa do Brasil. O que se observou foi que esses fatores não interferiram e que a compreensão do livro brasileiro apresentou-se com maior dificuldade comparativa de compreensão por diversos respondentes.

Diante dos resultados da pesquisa e das limitações metodológicas imputadas a este estudo, recomenda-se para futuras pesquisas a aplicação da técnica Cloze em mestrandos e doutorandos em ciências contábeis envolvendo outras temáticas. Recomenda-se também a aplicação da técnica Cloze em relatórios contábeis a partir da aplicação de novas normas  para analisar a compreensibilidade dos alunos diante do que está sendo evidenciado por empresas brasileiras. E, por fim, reaplicar esta pesquisa em outros programas de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis, a fim de comparar os resultados.

Referências

ANDRADE, J. X. Compreensibilidade de livros-texto de contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica Cloze. 2004. 107f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

ANDRADE, J. X.; MARTINS, G. A. Compreensibilidade de livros-texto de contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica cloze. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 4., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2004. CD-ROM.

BARBOSA, G. R.; SICSÚ, A. B. Sistemas de informação e as empresas de pequeno porte. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 12., Curitiba. Anais... São Paulo: ABEPRO, 2002.

BOUDON, R. Os métodos em sociologia. São Paulo: Ática, 1989.

CALLADO, A. A. C.; MENDES, E.; CALLADO, A. L. C.; CEOLIN, A. C. Sistema de informação gerencial e estratégia em organizações agroindustriais. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2., 2009, Recife. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COSTA, P. S.; AQUINO, D. R. B.; LIMA, D. H. S.; SANTIAGO, J. S. O Teste Cloze na avaliação de aprendizagem: o caso dos alunos da disciplina de contabilidade de custos I do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 9., 2005, Florianópolis. Anais... São Leopoldo: ABC, 2005. CD-ROM.

COSTA, P. S. O Teste Cloze na avaliação de aprendizagem: caso dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2006. CD-ROM.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUERINI, A. L.; PLEBANI, S.; MACHADO, D. D. P. N. Impacto dos sistemas integrados de gestão na estrutura de uma organização hospitalar.In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2., 2009, Recife. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação com Internet. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Gerenciamento de sistemas de informação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

LANG, J.; ZANCHETT, R.; DOMINGUES, M. J. C. S. Compreensão de leitura a luz do teste cloze: comparação entre ingressantes e concluintes do curso de Administração. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 4., 2007. Anais... 2007.

MOSCOVE, S. A.; SIMKIN, M. G.; BAGRANOFF, N. A. Sistemas de informações contábeis. São Paulo: Atlas, 2002. Tradução de: Core concepts of accounting information systems.

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SANTOS, A. M. L.; MASCARENHAS, R. C. A. Análise da Compreensibilidade dos Relatórios de Gestão das Unidades Gestoras do Governo Federal Jurisdicionadas à CGU – Regional/AM e ao TCU – SECEX/AM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., 2007, João Pessoa. Anais... São Leopoldo, ABC, 2007. CD-ROM.

SANTOS, A. A. A.; PRIMI, R.; TAXA, F. O. S.; VENDRAMINI, C. M. M. O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n.3, p. 549-560, 2002.

SILVA, C. A. T.; COSTA, P. S.; RODRIGUES, F. F. Análise da Compreensibilidade e da Legibilidade dos Relatórios da Administração das Empresas Brasileiras de Capital Aberto do Setor de Energia Elétrica In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 7., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2007. CD-ROM.

SILVEIRA, A. (Coord.) et al. Roteiro básico para apresentação e editoração de teses, dissertações e monografias. 2. ed. rev. atual. e ampl. Blumenau: Edifurb, 2004.

STROEHER, A. M.; FREITAS, H. O uso das informações contábeis na tomada de decisão em pequenas empresas. Revista de Administração Eletrônica, São Paulo, v.1, n.1, p. 1-25, jan./jun. 2008.

SOUZA JÚNIOR, M. F.; CUNHA, M. X. C.; MAIA, C. F. M. M.; BEZERRA, R. L.; SALES, J. D. A. Implantação de sistema de informação em saúde pública: um estudo de caso no estado de Alagoas. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2., 2009, Recife. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.

STEVENS, K. C.; STEVENS, L. T.; STEVENS, W. P. A response to “measuring readability: a comparison of accounting textbooks”. Journal of Accounting Education, v. 11, p. 287-292, 1993.

TAYLOR, W. L. Cloze Procedure: A New Tool for Measuring Readability, Journalism Quarterly, Fall, p. 415-433, 1953.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.


[anterior] [inicio]

Vol. 33 (1) 2012
[Índice]