Espacios. Vol. 33 (1) 2012. Pág. 58


Indicadores de sustentabilidade e do grau de internacionalização das empresas químicas produtoras de resinas termoplásticas

Sustainability indicators and the degree of internationalization of chemical companies producing thermoplastic resins

Los indicadores de sostenibilidad y el grado de internacionalización de las empresas químicas que producen resinas termoplásticas

Valéria da Veiga Dias, Flávia Luciane Scherer, Marcelo da Silva Schuster y Renato Rodrigues Dias


3. Metodologia de Pesquisa

Para esse estudo foram selecionadas 8 empresas da ABIQUIM, que também fazem parte da Comissão Setorial das empresas de Resinas Termoplásticas. A Comissão Setorial de Resinas Termoplásticas - Coplast foi criada, em 1993, com o objetivo de buscar contínua participação das empresas produtoras de resinas termoplásticas na economia brasileira, dentro de padrões aceitos pela comunidade em geral, pelas entidades ambientalistas e pelos setores públicos, preservando seus objetivos empresariais de atuação competitiva, prioritariamente no mercado nacional e, também, no internacional.

O setor escolhido se deu pelos conhecidos impactos causados no meio ambiente e da notável preocupação surgida em relação ao tratamento de resíduos e alteração de processos atual. O critério de escolha das empresas foi definido também com base na representatividade das empresas dentro da Associação das Indústrias Químicas em termos de faturamento (ABIQUIM, 2009) e a partir do relatório de exportação por valor exportado (MDIC, 2009). É importante ressaltar que duas das empresas do grupo escolhido figuram entre as 100 maiores em faturamento no ano de 2009 e entre as 4 primeiras dentro do segmento químico, segundo a revista americana Fortune. As empresasm selecionadas para o estudo são: BASF, BRASKEN, DOW QUÍMICA, INNOVA, QUATTOR, VIDEOLAR, SOLVAY-INDUPA, LANXESS.

3.2 Tipo de pesquisa

Neste estudo optou-se pela realização de uma pesquisa documental de cunho descritivo que para Sampieri, Collado e Lucio (2006) mede ou coleta informações sobre conceitos e variáveis, portanto se aplica a este estudo. Gil (1999) afirma que a pesquisa descritiva visa, além de detalhar as características de uma população e fenômeno, estabelecer a relação entre variáveis.

3.3 Procedimentos para coleta e análise dos dados

Os dados foram coletados a partir das informações contidas nos websites e relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas. A análise dos dados foi efetuada de forma descritiva através do método de análise de conteúdo, que é definida por Bardin (1977, p. 46) “como a manipulação de mensagens para evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma realidade que não é a mensagem”. Foram analisadas, efetivamente, dez empresas: Basf; Braskem; Dow Química; Innova; Quattor; Videolar; Solvay-Indupa, Petroquímica Triunfo, Lanxess.

Foram analisadas as informações, publicações e documentos disponíveis na Internet, sejam indicadores, relatórios e programas de cunho sustentável (considerando as três dimensões: social, econômico, ambiental). Foram analisadas também publicações que envolvam informações de atuação internacional para o ano de 2009. Na seqüência, são descritos os resultados da pesquisa, por empresa estudada.

4. Descrição e Análise dos Resultados

 De acordo com a abordagem deste referencial teórico os Relatórios e documentos foram analisados contemplando principalmente a abordagem global dos indicadores que contemplem dimensões social, ambiental e econômica. Conforme estudado na plataforma teórica, os relatórios de sustentabilidade das empresas devem apresentar indicadores de cunho econômico, social e ambiental. De acordo com o propósito da pesquisa, nos tópicos a seguir serão descritos e analisados os resultados da pesquisa documental realizada nos relatórios das empresas selecionadas para a avaliação. Pela pesquisa documental, foram obtidas as seguintes informações que foram analisadas conforme Quadro 1:

Empresa

Observação do Website

BASF

Possui uma aba para sustentabilidade que apresenta em seu corpo inicial a definição clara dos preceitos do tripple botton line, orientando os valores da empresa nesse sentido. De acordo com o conceito do desenvolvimento sustentável. A empresa apresenta de forma clara seus projetos, compromissos e uma matriz de sustentabilidade que mapeia o andamento dos projetos e iniciativas. O site brasileiro não apresenta relatórios em português.

Brasken

Abas específicas para Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Governança Corporativa. Na página inicial existe um link para o Relatório Anual de Sustentabilidade do ano anterior, assim como links para Compromisso público. Todas as unidades industriais da Braskem, no item Gerenciamento de Qualidade, mantêm a certificação pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI) da norma ISO 9001. Também possui a certificação IS0 14001, de Gestão Ambiental. Os indicadores da Braskem ligados à Saúde, Segurança e Meio Ambiente - SSMA. A empresa possui relatórios sociais, ambientais, governança. Sustentabilidade, balanço social(modelo IBASE)

Dow Quimica

Aba sustentabilidade apresenta as ações da Dow são baseadas no conceito do tripé da sustentabilidade (ou triple bottom line) que estabelece que qualquer atividade comercial e industrial deve levar em consideração os retornos que trará dos pontos de vista ambiental, social e econômico. Esse modo de pensar e agir demonstra o respeito pela vida das pessoas e pelos recursos naturais. A empresa apresenta de forma clara seus projetos, compromissos e uma matriz de sustentabilidade que mapeia o andamento dos projetos e iniciativas. O site brasileiro apresenta o relatório de 2008

Innova

A empresa Innova apresenta uma aba de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, onde apresenta o compromisso de desenvolver suas atividades preservando o meio ambiente no qual opera e a segurança e a saúde dos seus colaboradores, prestadores de serviços e comunidades vizinhas. São Apresentadas também as 15 diretrizes que norteiam essa política, além dos sistemas em que a empresa é certificada ISO 9001, OHSAS 18001, RoHS, ISSO 14001. A empresa apresenta os demonstrativos contábeis de 2009 e o Relatório anual de 207, faltando os de 2008 e 2009.

Quattor

A Quattor na aba de responsabilidade ambiental demonstra preocupação com a mensuração e a gestão voluntária das emissões de gases de efeito estufa (GEE), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização e elaboração de relatórios. É membro fundador do GHG Protocol, programa de gestão e controle de emissão de gases. Possui uma seção no site com a parte social e aba sustentabilidade Apresenta ainda os projetos em que a empresa desenvolve/participa. Além disso a empresa é certificada nos seguintes sistemas ISSO 9001, OHSAS 18001, ISO 14001 e Programa Atuação Responsável da ABIQUIM. A empresa não apresenta relatórios específicos para sustentabilidade e o perfil corporativo não é de fácil visualização dentro do site.

Videolar

A empresa possui em seus valores, a ética e menciona a integração com seus clientes e demais stakeholders como fator determinante. Há uma aba de Responsabilidade social, onde a empresa menciona todos os seus projetos, preocupação social, e ambiental. Na aba de produto resina termoplástica, são mencionadas as certificações ISO 9001:200 E 14.001, certificações de exportador. Não há menção a Relatórios anuais de preocupação ambiental ou de Responsabilidade Social

Solvay – Indupa

A empresa apresenta na aba de Desenvolvimento Sustentável, sua política integrada de gestão voltada para o desenvolvimento sustentável. Um dos pilares é sua adesão ao programa Atuação Responsável, expressa na Política de Atuação Responsável. A adoção de sistemas de gestão eficientes baseados na norma ISO 14000, OHSAS 18000 e na SA 8000. Seu site em brasileiro também não apresenta os relatórios ambientais, somente os contábeis.

Lanxess

A empresa apresenta em seu site uma aba de responsabilidade corporativa, demonstrando sua preocupação com a responsabilidade em relação às pessoas e ao meio ambiente. Segurança, preservação ambiental, responsabilidade social, qualidade e eficiência comercial são metas corporativas importantes na LANXESS.

Esta aba está subdivida em responsabilidade social, gestão de responsabilidade corporativa, Estratégia, Sustentabilidade e Iniciativa E3 (Economia, Ecologia e Educação). Em suas composições as abas apresentam conceitos sobre os temas e os sistemas utilizados integrados e voltados para o processo que cumpre com os padrões internacionais como SA 8000, ISO 9001 e ISO 14001, Politica Social, Indicadores Ethos, Politica Ambiental e de Qualidade. Porém o Site Brasileiro não apresenta os Relatórios nem os Indices, focando-se somente nos conceitos.

Quadro 1 – Análise dos web sites das empresas pesquisadas

Nota-se que todas as empresas possuem de alguma forma menção a gestão responsável No entanto, seguindo a discussão existente no ambiente acadêmico e empresarial a preocupação com a gestão sustentável se manifesta de formas diferentes, ou seja, diversos conceitos relacionados, diversos programas e projetos com objetivos diferentes, assim como indicadores que representam essa gestão. Nota-se que algumas empresas trabalham com a aba sustentabilidade utilizando o conceito do tripé (dimensão social, ambiental e econômico) onde as questões de responsabilidade social e ambiental são derivações, outras empresas optam em trabalhar com foco em ações sociais ou ambientais. Outra constatação é que grande parte dessas empresas utiliza como norteador de seus indicadores Programas e Institutos específicos ligados a sua atividade fim. Foram analisados os relatórios disponíveis para acesso conforme o Quadro 3:

Empresa

Tipo de Relatório

Tipo de indicadores e referências

BASF

 

Relatório: Corporate Reporting 2009(sem versão em português), Relatório Socioambiental da América do Sul 2009 e Relatório de Desempenho.

  • Indicadores GRI e Ethos
  • Índice Dow jones
  • Índice FTSE4GOOD
  • REACH
  • GRI
  • Instituto Ethos
  • Atuação Responsável

Brasken

Relatório: Sustentabilidade Empresarial e menção no website

  • ISE (a empresa participa do ISE- BOVESPA)
  • Balanço Social IBASE
  • Instituto Ethos
  • GRI
  • Atuação Responsável

Dow Quimica

Relatório: Global Reporting, Sustainability Update

  • GRI
  • Dow Jones
  • Atuação Responsável

Innova

Relatório: Relatório anual (última publicação 2007)

Aba para Sustentabilidade no relatório e aba de certificação no web site

  • Atuação Responsável
  • Diretrizes Petrobrás
  • ISO 9001:2008
  • OSHAS18001:2007 (segurança e saúde)
  • ISO14001:2004 
  • Plastivida

Quattor

Relatório: Corporate Profile

  • ISO 9001:2008
  • OSHAS18001:2007
  • ISO14001:2004 
  • REACH
  • Atuação responsável

Videolar

Relatório: Não há relatórios específicos para sustentabilidade,

Relatório de demonstrações financeiras

  • REACH
  • Atuação Responsável
  • Plastivida

Solvay – Indupa

Relatório: Relatório Memorial e Inovação

  • ISO 9001:2008
  • OSHAS18001:2007
  • ISO14001:2004 
  • Atuação Responsável

Lanxess

Relatório: O site da empresa não menciona relatórios definidos

  • ISO 9001 e 14001
  • SA 8000
  • Instituto Ethos
  • Atuação Responsável

Quadro 2 – Relatórios das empresas pesquisadas

Das oito empresas estudadas, três estão seguindo a metodologia do GRI para divulgar seus relatórios de sustentabilidade, com complemento dos indicadores IBASE e Ethos, a Braskem utiliza o modelo de Balanço Social do IBASE para evidenciar suas práticas sustentáveis. O programa AR - Atuação Responsável da ABIQUIM é tido como referência na forma de agir por todas as empresas pesquisadas, algumas como reforço da orientação dos indicadores validados e outras utilizam como única referência mencionada em seus sites e relatórios. Os demais indicadores citados na plataforma teórica não foram mencionados nos documentos analisados.

Os indicadores do Instituto Ethos são utilizados pela Basf que baseia suas publicações na estrutura do GRI, mas desde 2003 elaborou seu Relatório Corporativo e passou a não utilizar completamente a estrutura proposta pelo GRI por considerar que seu modelo é mais abrangente para mostrar aspectos relevantes da sustentabilidade, como alguns indicadores sociais específicos do relatório Ethos. A Braskem considera as diretrizes do GRI, mas utilizou o modelo do Balanço Social IBASE integrada ao ISE – BOVESPA. A Dow Química faz parte da Dow Jones e também busca orientação nas diretrizes do Global Compact e indicadores do GRI.

            Pode-se constatar também que boa parte das empresas que não utilizou diretamente reconhecimento de sua gestão sustentável através do reconhecido GRI, ETHOS E IBASE, assim como outros, buscaram comprovar sua atuação através de certificações ISO específicas para normas de diretrizes de saúde e segurança, proteção ambiental e atuação social.

Nos websites, assim como nos relatórios encontram-se dados de cunho qualitativo e quantitativo, sendo que prevalecem informações qualitativas e relatórios de programas e processos relacionados. Outra informação obtida através da análise foi a de que algumas empresas não apresentam relatórios de gestão sustentável, social e/ou ambiental e sim informações disponíveis em links.Os relatórios comuns são os de apresentação dos resultados financeiros, que em alguns acasos envolvem outros assuntos.

Notou-se ao longo da pesquisa que muitas empresas utilizam o REACH como norteador de ações no mercado internacional. Apesar de não ser um “indicador” é uma legislação utilizada pela ABIQUIM. O REACH é a nova legislação sobre substâncias químicas da União Européia, aprovada em dezembro de 2006. Trata-se de um regulamento aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da Comunidade Européia, relativo ao registro, à avaliação, à autorização e à restrição de produtos químicos. Segundo os formuladores da política, foram levados em conta os seguintes princípios: precaução e prevenção; substituição de produtos perigosos por outros mais seguros; redução de testes em animais; maior responsabilidade da indústria no que se refere à geração e à disseminação da informação e à avaliação de riscos (a indústria deve demonstrar que os produtos e seus usos são seguros antes de colocá-los no mercado); transparência da informação (o consumidor tem o direito de conhecer as características e os efeitos dos produtos que são usados).

Os indicadores de desempenho ambiental divulgados nos relatórios e websites das empresas tratam dos mesmos aspectos relatados no GRI (2010) e consequentemente nos programas de Atuação Responsável e exigências do REACH tais como: uso de  energia; consumo de água; controle de emissões, efluentes e resíduos. Os indicadores abordam questões específicas dos seus respectivos aspectos, tais como: emissão de CO2 e outros gases; investimentos em projetos ambientais; emissão de poluentes para ar e água; acidentes em transporte; controle de materiais perigosos; água reciclada; controle de resíduos; entre outros, como pode- ser confirmar no Quadro 4:

Empresa

Indicadores Ambientais

BASF

Auditorias ambientais, emissão de poluentes de ar e água, relação de COS2 com proporção de vendas efetuadas, segurança do trabalho, contemplando saúde e segurança, acidentes de transporte, investimentos de proteção ambiental, custos de preservação ambiental, impactos causados pelo processo produtivo e por produtos.

Brasken

Preocupação manifestada através do SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) análise de risco diretamente ligado ao SSMA, custos e investimentos em projetos de SSMA, indicadores (SSMA e Ecoeficiência – consumo, emissão de carbono, etc).

Dow Quimica

Consumo de água, energia ( incluindo reciclagem), emissão de poluentes de ar e água, controle de poluentes e resíduos nos efluentes, emissão de compostos orgânicos Voláteis(VOC), impactos e investimento em proteção ambiental e acidentes de transporte e carga perigosa.

Innova

Gestão e controle de resíduos em efluentes, controle de energias e matérias-primas, certificação RoHS (Restriction of Hazardous Substances) uma norma da União Européia que confirma que a produção não é nociva para humanos e ambiente, SMS- (Segurança, meio ambiente e saúde) – 15 diretrizes Petrobras: Liderança e Responsabilidade, Conformidade Legal, Avaliação e Gestão de Riscos, Novos Empreendimentos, Operação e Manutenção,  Gestão de Mudanças,  Aquisição de Bens e Serviços, Capacitação, Educação e Conscientização, Gestão de Informações, Comunicação, Contingência, Relacionamento com a Comunidade,  Análise de Acidentes e Incidentes, Gestão de Produtos, Processo de Melhoria Contínua

Quattor

Os indicadores são baseados no Responsible Care e Atuação Responsável. Não foi descrito nenhum indicador.

Videolar

Os indicadores são baseados no Responsible Care e Atuação Responsável, que provém de GRI e Ethos e incluem: segurança das instalações, processos e produtos, além da proteção do meio ambiente, por parte das empresas do setor e ao longo da cadeia produtiva. Avaliar previamente o impacto ambiental de novas atividades, processos e produtos e monitorar os efeitos ambientais das suas operações. Transmitir às autoridades, funcionários, aos clientes e à comunidade, informações adequadas quanto aos riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente de seus produtos e operações e recomendar medidas de proteção e de emergência. Reduzir assim a geração de efluentes, emissões e resíduos.

Solvay – Indupa

Emissões atmosféricas, incluindo a substituição da matriz energética, a instalação de equipamentos tecnologicamente mais eficientes e o monitoramento de emissões fugitivas. Controle de emissões (créditos de carbono), efluentes e resíduos, e estudos de análise de risco ambiental

Lanxess

Tratamento de efluentes, tratamento de resíduos sólidos(resíduos sólidos produzidos são tratados no complexo petroquímico e a unidade da fábrica promove a limpeza e o monitoramento constante do lençol freático da região), emissões de gases geradas em todos os processos de produção são filtradas, adaptação para queimar gás natural, reduzindo custos e fazendo com que seu processo de geração de energia seja mais eficiente, monitoramento do ar(medidores on-line).

Quadro 3: Indicadores utilizados na Dimensão Ambiental

Os indicadores ambientais são bastantes diversos e se utilizar-se o GRI como base de comparação, nota-se que apesar de diferentes referencias e nomenclaturas como: emissão de CO2 ou emissão de CO2 em relação às vendas realizadas (Basf).

Os indicadores sociais divulgados nos relatórios das empresas que usam os elementos da estrutura GRI (2009) identificam os aspectos: práticas trabalhistas, direitos humanos, sociedade e responsabilidade pelo produto. Os indicadores abordam questões específicas que são comuns às empresas que utilizam o modelo do Balanço Social do Ibase, predominando os seguintes aspectos: número de empregados (próprios, tereirizados, por tempo de serviço, por região, nacionalidade); indicadores de diversidade (sexo, faixa etária, raça, nacionalidade, estado civil, salário, portadores de necessidades especiais); horas e valores investidos em treinamentos por empregado; nível de escolaridade dos colaboradores; percentual de empregados com assistência médica; gastos com previdência privada; índice de turnover e absenteísmo; acidentes de trabalho e perdas; doenças ocupacionais; admissões e demissões; saúde e segurança; entre outros, como mostra o Quadro 5.

Empresa

Indicadores Sociais

BASF

Trabalha com indicadores contidos no relatório GRI e Instituto Ethos, além de alguns não especificados nesses relatórios. Diversos: total de homens e mulheres, total de mulheres executivas, total de executivos com dupla nacionalidade, executivos não alemães e executivos com experiência internacional. Indicadores sociais ligados diretamente ao corpo funcional (laborais): medicina e saúde ocupacional, tempo perdido por afastamento, número de auditorias de saúde ocupacional (medicina e segurança), dados de perfil do colaborador: idade, sexo, tempo de empresa, estado civil, escolaridade, horas de treinamento, acidentes, investimento: bônus pagos, benefícios, projetos, doações, patrocínios, investimento em projetos socioambientais.

Brasken

Trabalha com indicadores contidos no relatório GRI e Instituto Ethos e IBASE. Indicadores sociais ligados diretamente ao corpo funcional (laborais): admissões, demissões, horas treinadas, comparativos entre gênero e cargo, gênero e salário, etnia e salário, total de trabalhadores e estagiárias, faixa etária, total de trabalhadores acima de 45 anos, total por etnia, total por gênero, escolaridade, atuação em programas de desenvolvimento, trabalhadores com necessidades especiais. Segurança e meio ambiente: compromisso, liderança, desenvolvimento de competências, Análise de risco SSMA, custos com acidentes, programas de participação nos lucros. Saúde: monitoramento de elementos essenciais, gastos com segurança e previdência, alimentação, cultura, capacitação, educação e saneamento.

Dow Quimica

Trabalha com indicadores contidos no relatório GRI e indicadores específicos de perfil do colaborador. Total de empregados, total de homens e mulheres, faixa etária, raça, tempo de empresa, região, nacionalidade, salário, total de acidentes de trabalho. Total de empregados treinados, escolaridade, treinados no programa anticorrupção, doenças ocupacionais, absenteísmo.

Innova

DVA (divisão de valores aos empregados), indice de acidentes de trabalho, acompanhamento de saúde de fumantes, obesos e hipertensos, (Segurança, meio ambiente e saúde) – 15 diretrizes Petrobras: Liderança e Responsabilidade, Conformidade Legal, Avaliação e Gestão de Riscos,  Novos Empreendimentos, Operação e Manutenção,  Gestão de Mudanças,  Aquisição de Bens e Serviços, Capacitação, Educação e Conscientização, Gestão de Informações, Comunicação, Contingência, Relacionamento com a Comunidade,  Análise de Acidentes e Incidentes, Gestão de Produtos, Processo de Melhoria Contínua

Quattor

Total de colaboradores, Freqüência, gravidade de acidentes foram os únicos indicadores mencionados.

Videolar

Os indicadores são baseados no Responsible Care da ABIQUIM e incluem: segurança das instalações, processos e produtos, e a preservação da saúde ocupacional dos trabalhadores, preocupações da comunidade sobre seus produtos e suas operações, Colaborar com órgãos governamentais e não governamentais na elaboração e aperfeiçoamento de legislação adequada à salvaguarda da comunidade, locais de trabalho e meio ambiente. Transmitir às autoridades, funcionários, aos clientes e à comunidade, informações adequadas quanto aos riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente de seus produtos e operações e recomendar medidas de proteção e de emergência. Transmitir às autoridades, funcionários, aos clientes e à comunidade, informações adequadas quanto aos riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente de seus produtos e operações e recomendar medidas de proteção e de emergência.

Solvay – Indupa

Preocupação na interação com comunidade, colaboradores, saúde e segurança, mas sem definição de indicadores específicos.

Lanxess

Conformidade com a legislação nacional e instrumentos internacionais e suas interpretações, medição de segurança ocupacional de seus colaboradores através da aplicação e segurança no trabalho, perfil do colaborador: raça, sexo, cargo, conforme SA 8000.

Quadro 4: Indicadores utilizados na Dimensão Social

Os indicadores sociais, da mesma forma que os indicadores ambientais, utilizam terminologias diferentes ou destacam alguns indicadores que são omitidos por outras empresas dentro de um mesmo aspecto, como por exemplo: horas de treinamento de coordenadores de responsabilidade social, percentual de empregados treinados em programas anti-corrupção (Dow Química); proporção de mulheres, executivos não alemães e com experiência internacional (Lanxess). A Solvaya apresenta diversos relatório sobre seu desempenho no mercado, preocupação com segurança, meio ambiente e projetos sociais no site internacional do grupo, no entanto boa parte de seu relatório no site em português também apresenta-se em espanhol, sendo uma parte grande apenas em espanhol. Não há definição clara de indicadores sociais ou órgãos e base para basear as preocupações da empresa nesse sentido.

Os indicadores de desempenho econômico que são comumente encontrados são: Receita Líquida e Bruta; Margem líquida e bruta, EBITDA; Lucro Líquido; Ganhos e Dividendos por ação; Ativo Total; Passivo Total; Patrimônio Líquido; Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento; Endividamento, Fluxo de Caixa e Líquido; Valor Adicionado; Impostos e tributos pagos; Gastos com salários, Volume de Produção; Resultado Operacional; Custos e Despesas Totais, Ganhos no período; Dividendos pagos aos acionistas; estrutura de capital; Capital de Giro; Alavancagem Financeira; Despesas

A empresa Videolar, apesar de manter informações em português e certificações de organização e preocupação ambiental, não possui nenhuma menção ao uso de Indicadores ou referências de Órgãos ou entidades reconhecidas, como GRI, IBASE, Instituto Ethos, etc. Nota-se que toda a orientação da empresa provém da ABIQUIM e do Instituto Plastivida, ambos com base formada a partir de indicadores de sustentabilidade GRI, Ethos e IBASE. A empresa também não apresenta nenhum relatório semestral ou anual que demonstre preocupação sustentável, a empresa mantém apenas um relatório anual das demonstrações financeiras.

Empresa

Indicadores Financeiros

BASF

Lucro líquido, Retorno sobre os ativos, preço final das ações, receita líquida, EVA, EBIT, EBITDA, DOR, exportações, ganhos e dividendos por ação, investimentos e gastos com pesquisa e desenvolvimento.

Brasken

Valor acionário, patrimônio líquido (PL), receita bruta, receita líquida total e pro produto, recita líquida no exterior, EBITIDA, Faturamento bruto, impostos, taxas e contribuições, endividamento indexado e por categoria, volume de produção, resultado operacional, folha de pagamento.

Dow Quimica

Receita líquida total, receita líquida por região, ganhos por ação, ativo total (AT),passivo total(PT), patrimônio líquido(PL), custos e despesas totais, impostos pagos, doações, total de compras.

Innova

Lucro e margem líquida, receita operacional bruta, produção anual, EBITIDA, endividamento, investimentos, exportações

Quattor

Exportação de resinas, impostos e tributos, investimentos, receita bruta, capacidade de produção, participação na oferta nacional PE e PP.

Videolar

No relatório anual de demonstrações financeiras há os ativos e passivos, Patrimônio líquido (PL), custos e despesas, tributos pagos, Receita bruta e líquida, Lucro líquido, Lucro por ação,exportações e importações.

Solvay – Indupa

Vendas consolidadas, vendas e produção consolidada, endividamento, EBITIDA, investimento em ativo fixo, resultado operacional extraordinário e imposto de renda, rentabilidade, detentores acionários, produtividade por empregado.

Lanxess

Difícil identificar indicadores especificamente definidos

Quadro 5: Indicadores utilizados na Dimensão Financeira

 

4.1 Atuação Internacional

Empresa

Atuação internacional

BASF

Subsidiárias no exterior, importação e exportação, parcerias

Brasken

Subsidiárias no exterior, importação e exportação, parcerias

Dow Quimica

Subsidiárias no exterior, importação e exportação, parcerias

Innova

Exportações (célula de comércio exterior), certificação RoHS (Restriction of Hazardous Substances) uma norma da União Européia que confirma que a produção não é nociva para humanos e ambiente

Quattor

Exportação, agentes e parcerias

Videolar

Pretende iniciar exportação, já trabalha com importação

Solvay – Indupa

Subsidiária no exterior, exportação e agentes

Lanxess

Exportações

Quadro 6: Indicador de Atuação Internacional

4.2 Atuação internacional e desenvolvimento sustentável

Buscou-se a compilação de informações das empresas pesquisadas acerca dos temas propostos ao estudo e alguma relação existente entre eles através da divulgação da própria empresa, só não houve informação divulgada de forma clara da empresa Lanxess:

BASF – A BASF divulga através da impressa e de seu website que considera a combinação de sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social é um diferencial da BASF, que fez a prática dos princípios do desenvolvimento sustentável integrar a sua estratégia de negócios ao incorporar uma análise de sustentabilidade na gestão de suas atividades. Em 2007, a BASF destinou cerca de €  1,93 milhão (um milhão, novecentos e trinta mil euros) em projetos socioambientais beneficiando mais de 23 mil pessoas na América do Sul. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA), Nova York (BF) e Zurique (AN). Reforça essa postura o comprometimento com os preceitos do Global Compact, do Instituto Ethos, da Fundação Abrinq, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), entre outros, e os reconhecimentos conquistados. Acompanhar a correta destinação de suas embalagens faz parte da política de segurança, saúde e meio ambiente da empresa.

BRASKEN - A Braskem vem buscando ampliar mercados e fidelizar seus clientes por meio do desenvolvimento de novas resinas e alternativas de uso para o plástico. Investiu cerca de R$ 50 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento e conta com o Centro de Tecnologia e Inovação Braskem. Visando ampliar sua rede de pesquisa e desenvolvimento, a empresa mantém acordos de cooperação com universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
 Construção da planta de polietileno verde, com capacidade de 200 mil toneladas por ano, no Pólo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, prevista para ficar pronta no final de 2010. Com investimentos em R$ 500 milhões, a nova Unidade será a primeira operação em escala comercial no mundo para produção de polietileno verde no mundo, a partir de matéria-prima 100% renovável.

Desde o anúncio da sua certificação, em 2007, o polietileno verde de fonte 100% renovável ganhou, ao longo dos anos, vários parceiros e clientes, que contribuem para mostrar a versatilidade e a eficácia o biopolímero. Entre eles, destaque para a primeira aplicação do polietileno verde em um produto do mercado: o Banco Imobiliário Sustentável, produzido a partir da parceria entre Braskem e Brinquedos Estrela.

O conceito sustentável da resina de matéria-prima 100% renovável chamou atenção também do mercado externo, alcançando empresas do outro lado do mundo, como a Shiseido, uma das mais renomadas empresas internacionais de cosméticos de alto padrão, com sede no Japão, que já firmou parceria para o uso do produto em suas embalagens. O emprego do polímero verde é uma iniciativa concreta da Braskem e seus Clientes em favor do planeta.

QUATTOR- A Quattor busca crescer de forma sustentável, investindo no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, antecipando-se aos anseios de seus clientes e sempre atenta a novas parcerias. A tecnologia do Propeno Verde está associada a dois princípios muito valorizados pela Quattor: inovação e sustentabilidade.

Em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o apoio financeiro da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia, com recursos do FNDCT, a companhia desenvolveu uma tecnologia que permite produzir propeno a partir da glicerina, um subproduto do biodisel. A inspiração para o nome veio da origem do produto: uma fonte renovável de matéria-prima.

No mercado internacional, a Quattor opera por meio de distribuidores e agentes de comércio totalmente sintonizados com a cultura de trabalho da organização voltados para a celebração de parcerias de longo prazo, em detrimento da realização de negócios esporádicos. O volume de exportações, que hoje chega a 400 mil toneladas por ano, é bastante diversificado e tende a crescer, a partir dos investimentos em curso.

SOLVAY - A companhia já investiu no site Elclor, desde 1997, mais de 55 milhões de reais em Meio Ambiente, Saúde e Segurança, o que demonstra claramente sua preocupação com esses fatores. Além disso, o programa Atuação Responsável® tem papel importante no que diz respeito aos planos mundiais do Grupo na regulamentação de suas instalações e prevenção de situações de risco. Incentivamos nossas « joint-ventures », nossos fornecedores, empreiteiros e clientes a adotar uma política de saúde, segurança e ambiente comparável à nossa.

A Solvay Indupa é uma empresa do Grupo Solvay, grupo internacional com sede em Bruxelas e uma das mais importantes empresas petroquímicas no Mercosul. Seus principais produtos são a resina de PVC (Policloreto de Vinila) e a Soda Cáustica. As atividades de planejamento das operações da Solvay Indupa no Mercosul visam sincronizar de forma dinâmica a demanda do mercado no Mercosul com as capacidades de produção, suprimento e logística da empresa, com o objetivo de atender às expectativas de nossos clientes.

VIDEOLAR - A Videolar está investindo R$ 250 milhões na construção de uma unidade industrial de 65 mil metros quadrados para produção de BOPP (Polipropileno Biorientado), um filme metalizado usado para embalar produtos alimentícios como batatas chips, cereais em barra e cigarros. A partir desta nova operação, ela também passará a acumular o papel de empresa de terceira geração da cadeia petroquímica. O desafio da empresa é encontrar produtos novos que se enquadrem no seu perfil de indústria plástica. Daí o interesse no BOPP. Por ano, o Brasil consome entre 150 mil e 200 mil toneladas de BOPP. A empresa também programa exportação o próximo ano.

 


[anterior] [inicio] [siguiente]

Vol. 33 (1) 2012
[Índice]