Espacios. Vol. 33 (1) 2012. Pág. 29


Bilhetagem eletrônica como processo de inovação

Public transport: Electronic ticketing system is a process of innovation

Transporte público: Sistema de boleto electrónico como proceso de innovación

Rafael Mendes Lübeck, Milton Luiz Wittmann y Luciana Flores Battistella


6. Inovação versus dados coletados

Nesta seção foi executada a comparação dos dados obtidos e analisados com o referencial de inovação conforme descrito na metodologia. Cabe lembrar que o Caso α foi utilizado neste estudo para reforçar os aspectos que envolviam a situação ex-ante e portanto foram observados apenas os fatores ex-post concernentes aos Casos β e γ.

a) Análise F1: forças que influenciam a inovação

Foi analisado, a partir da gestão das informações nas empresas de transporte que foram afetadas pela inserção de novas estratégias, como a implantação da solução tecnológica alterou o modus operandi das empresas transportadoras e relacionamentos com os usuários e o Poder Concedente. O novo cenário permitiu haver uma relação mais transparente entre transportadores e seus públicos de interação, pois as relações e a interação entre usuários e transportadores foram afetadas e transformaram-se, devido à necessidade de adaptações de ambos à nova tecnologia.

Infere-se que, com a extinção do comércio ilegal de passagens, foi modificada a lógica de recebimento e uso de passagens dificultando o uso indevido de benefícios. A legislação e as normas ditadas pelo Poder Concedente fizeram com que as empresas transportadoras implementassem a bilhetagem o que afetou decisivamente os modos de distribuição e circulação da informação nas empresas possibilitando relações mais transparentes e controles mais efetivos.

b) Análise F2: definição de inovação

A bilhetagem eletrônica pode ser considerada inovadora na medida em que se constitui uma nova forma de executar o gerenciamento das informações de transporte público. A partir dos resultados analisados, foi possível inferir a existência de oportunidades para a introdução de formas novas de comercialização de créditos, a possibilidade de integração entre linhas e usuários, a reorganização dos processos das transportadoras que resultaram na qualificação dos fluxos de dados e melhorias da quantidade e disponibilidade e maior precisão de dados e informações, ou seja, a inovação, provocada pela bilhetagem, é perceptível como um efeito da introdução de uma ferramenta tecnológica no transporte público.

c) Análise F3: intensidade da inovação

A bilhetagem pode ser considerada uma inovação de média intensidade, pois se constituiu em novas práticas e melhorias nas regiões e cidades nas quais foi aplicada, transformando a dinâmica das operações do uso e gestão do transporte público. Apesar de não ser novo no mundo, ainda é considerado recente no Brasil, pois as primeiras iniciativas de bilhetagem remontam ao final de década de 1990.

O uso do sistema informatizado causou impactos sociais e econômicos, tais como:

  1. Restrições ao comércio ilegal dificultou a falsificação de passagens: o comércio tradicional de passagens era o canal de vendas para os vales-transporte e passagens escolares falsificados. Este modelo era também utilizado pelos trabalhadores para a venda dos vale-transporte que recebiam das empresas nas quais exerciam atividades. Dos trabalhadores desconta-se apenas uma pequena parte do preço da passagem (6%) e o empregador arca com a maior parte dos custos (94%). Devido a este fator a bilhetagem também impactou economicamente nas empresas em geral tiveram uma redução nos custos com funcionários uma vez que deixa de existir o vale-transporte como complemento de renda. Era comum ocorrer, embora este trabalho não tenha proposto mensurar este volume, a venda de vale-transporte por trabalhadores que substituíam o transporte coletivo por alguma forma de transporte individual e utilizavam o vale-transporte como moeda no comércio informal. Com a bilhetagem a utilização indevida tornou-se de difícil exequibilidade, pois o crédito do vale-transporte é personalizado, não podendo ser transferido;
  2. dificuldades para a utilização indevida de benefícios como passagens escolares e descontos: anteriormente era possível a utilização indevida de benefícios devido a grande complexidade de controle do uso destes benefícios, pois o beneficiário não era em nenhum momento identificado. Com a bilhetagem eletrônica passou a ser possível inclusive detectar fraudes mediante denúncias, comportamentos anormais de determinado usuário ou grupo de usuários (utilizações muito acima do razoável ou mesmo do permitido por lei), utilização de linhas distantes do endereço ou mesmo (com as tecnologias mais recentes) uso do cartão de outrem;
  3. Redução significativa das fraudes no uso de isenções: O advento das formas eletrônicas de controle de utilização e de identificação passaram a dificultar a utilização indevida das isenções, pois as mesmas são destinadas a determinadas classes de funcionários públicos, fiscais, funcionários das empresas de ônibus, idosos e deficientes físicos e não podem ser utilizadas por terceiros. Devido à identificação eletrônica  tornou-se  possível  identificar fraudes e usos indevidos com o bloqueio de cartões; e
  4. redução de valores em espécie nos ônibus: com o fim dos vales-transporte e passagens escolares em via física reduziu-se a atratividade a assaltos nos ônibus, pelo menos no que se refere aos cobradores. Esse fator aumentou a segurança nos veículos com redução de perdas com assaltos que, embora não seja tão significativa quantitativamente, representa uma preocupação para as empresas, autoridades públicas e sociedade.

d) Análise F4: inovação em serviços

O sistema de bilhetagem causou inovações nos processos das empresas transportadoras e também do Poder Concedente afetando os usuários, pois alterou as operações compra, pagamento e utilização da passagem dos ônibus urbanos via novos procedimentos que geraram mais segurança e eficiência e eficácia na gestão e controle das informações.

O sistema de bilhetagem eletrônica constitui-se em uma típica inovação em serviços pela adoção de sistemas e processos informatizados que dinamizaram, qualificaram e reduziram a quantidade de processos manuais nas operações causando melhorias na qualidade dos serviços. A bilhetagem aumentou a eficiência e eficácia da gestão das informações tornando-as mais disponíveis e precisas transformando os serviços existentes, além de causar um impacto social com o fim do comércio ilegal e a redução da atratividade a assaltos nos ônibus.

Além do supracitado, o uso desta tecnologia permitiu a multiplicação dos pontos de venda de créditos como, por exemplo, no varejo no qual podem ser comprados créditos, embora esta alternativa ainda seja restrita a alguns pontos de venda. O uso eventual de dinheiro nos ônibus não foi excluído totalmente, devido aos usuários eventuais e da falta de uma ampla rede de comercialização de cartões pré-pagos.

Perante os objetivos deste estudo, os dados apresentados traçaram o panorama do gerenciamento de informações no transporte público ex-ante e ex-post a bilhetagem eletrônica. Na parte qualitativa foram descritas e analisadas as relações interorganizacionais, a legislação e regulação do transporte público, as características do sistema de bilhetagem e a gestão ex-ante e ex-post das informações. Sobre estes dados analisa-se a característica do setor regulado pelo Poder Concedente, representado por agências reguladoras ou secretarias municipais de transporte, que determinam as regras para o desenvolvimento da atividade de transporte público; as operações conjuntas dos transportadores, tanto para o caso de consórcios operacionais quanto para a própria bilhetagem; as características do sistema que permite dimensionar e controlar efetivamente as operações; as mudanças ex-post que demonstram melhorias na gestão da informação.

Quanto aos dados secundários as variações identificadas permitiram inferir que a bilhetagem eletrônica melhorou a qualificação dos dados e informações do transporte público, pois se a quantidade de passageiros transportados deveria estar caindo em virtude do crescimento do transporte individual, por que isto não ocorreu? A resposta possível prende-se ao fato que anteriormente a forma manual de compra, venda e utilização de passagens, que era propensa a erros, fraudes e falsificações foi substituída por uma ferramenta eficiente e eficaz na captura e processamento dos dados, criando informação e mais conhecimento (Figura 02). Os dados mais recentes da quantidade de passageiros transportados demonstraram a realidade da operação, o que possibilita às empresas de transporte um dimensionamento mais adequado inclusive de eventuais problemas como linhas de ônibus deficitárias (que apresentam custos acima das receitas) além de abrir caminho para o gerenciamento que otimize as capacidades e potencialidades das organizações, equipamentos e pessoas.

Para completar a análise de dados é disposta, nas considerações finais, a comparação dos ganhos obtidos com a bilhetagem com os conceitos de inovação elencados neste trabalho de forma a responder a questão de pesquisa e atender os objetivos aqui propostos.

7. Considerações finais

A presente seção foi dedicada às argumentações dos pesquisadores sobre as características inovadoras da bilhetagem eletrônica a partir da capacidade de eliminar o comércio ilegal, fornecer dados qualificados, controlar o uso de benefícios, redução de fraudes e falsificações, qualificação dos processos, aumentar a segurança, possibilitar a integração entre sistemas de transporte, reduzir custos, racionalizar a utilização de pessoal e da possibilidade de concessão de descontos na segunda passagem.

Aspectos, relacionados às melhorias proporcionadas pela bilhetagem, devem ser ressaltados devido à capacidade transformadora que melhora o gerenciamento das informações e fornece suporte para uma gestão mais eficiente e eficaz do transporte público nos casos analisados tanto para as empresas transportadoras quanto para o Poder Concedente. Ambos agentes passaram a “enxergar” a realidade dos dados das operações ex-ante a bilhetagem, devido à grande possibilidade de erros nos processos, imprecisão dos dados, pois após a bilhetagem houve aumento da quantidade de passageiros transportados tanto isentos como pagantes e eventuais reduções em categorias com direito a benefícios. Tais constatações comprovam a eficiência e eficácia da bilhetagem na qualificação dos dados e controles.

Outro aspecto que merece destaque, é o fim do comércio ilegal que foi utilizado durante longo período para colocar no mercado falsificações de passagens e fomentar a venda de vale-transporte por trabalhadores. Este último item causava o mau-uso de um benefício garantido por lei ao trabalhador onerando o empregador com despesas que poderiam ser evitadas. Tal situação também pode incitar uma discussão sobre aspectos morais e éticos das relações de trabalho, no entanto esta pesquisa não tem enfoque nesta discussão podendo deixá-la para outros campos das ciências sociais. Eliminar a comercialização de passagens por meio de vales-transportes impactou positivamente na sociedade porque havia uma rede de ambulantes que sobreviviam ou complementavam renda com os lucros deste comércio e após a bilhetagem tiveram que mudar de atividade. Também destaca-se a dificuldade criada para as falsificações que fazem parte de uma rede de descaminhos que atua em todo o país e que ainda se beneficia desta atividade em outras cidades e regiões brasileiras. Aumento da segurança, ou pelo menos da sensação de segurança, é tema a ser melhor analisado devido a redução da atratividade a assaltos pela redução de valores (dinheiro e fichas) nas mãos do cobrador do ônibus. Embora não haja dados precisos sobre este último tema, parece lógico que pode estar ocorrendo e se converta em um benefício extraordinário da bilhetagem. As características inovadoras da bilhetagem se traduzem pelas melhorias que proporcionaram para empresas transportadoras, Poder Concedente, usuários e as empresas em geral (o termo “empresas em geral” se refere a toda organização comercial ou não que concede o benefício de vale-transporte a seus colaboradores), este conjunto de melhorias foi descrito na Figura 3 relacionando benefícios da bilhetagem com públicos beneficiados.

Figura 3: Mudanças ex-post bilhetagem e públicos beneficiados

Os efeitos característicos de uma inovação estão em consonância com os resultados da bilhetagem nos casos analisados fazendo deste sistema uma forma de se alcançar à inovação. Seguindo os preceitos escolhidos para este trabalho é pertinente reforçar que são inovadores os efeitos causados pela bilhetagem e não o sistema per se. A bilhetagem é um meio para se alcançar à inovação e não uma inovação per se. Significa dizer que o mesmo sistema e com as mesmas funcionalidades, pode não ser inovador em outro contexto no qual atuem outras empresas ou de localidades diferentes das pesquisadas. Reforça-se a proposição das considerações deste trabalho, que não pretende ser generalista, mas focado em um contexto particular, em um dado momento que no futuro pode manter as características verificadas ou alterar-se ante a complexidade do macroambiente.

Mediante a exposição desses benefícios, resta ainda uma comparação com alguns aspectos do referencial de inovação aos quais a bilhetagem se adequa. Essa comparação será realizada no quadro abaixo (Quadro 9), com a citação de excertos e combinações de conceitos teóricos similares seguidos de uma argumentação que demonstre a validade do conceito teórico relacionado aos resultados empíricos descritos e analisados neste trabalho.

Citações

Argumentação

A inovação per si não existe, pois prevê desenvolvimento e a execução de "algo" (TETHER, 2005; JONG e VERMEULEN, 2003)

Inovação é o efeito causado pela introdução de algum novo método, novo procedimento, nova ideia, nova forma de proceder, aplicação diferente de algo existente que causa transformações benéficas para organizações ou sociedade e que tenha resultados econômicos ou sociais mensuráveis. Ante o exposto, inovação nos casos analisados é traduzida pelo conjunto de benefícios evidenciados nesta pesquisa que constituem-se nos efeitos inovadores da introdução da bilhetagem eletrônica. 

Inovação é uma atividade ou uma ação que cria valor nos produtos, serviços e processos

(SMITH, 2008).

 

Inovação é causada pela mudança na maneira que um produto ou serviço é realizado com a introdução de novos métodos ou procedimentos dentro da organização

(TARAFDAR e GORDON, 2007; DAVENPORT, 1992).

 

Inovação ocorre pela adoção de sistemas técnicos informatizados e associada diretamente à inovação em processos

(GALLOUJ e SANSON, 2007; TETHER, 2005; SUNDBO e GALLOUJ, 1998).

 

Inovações criam novos serviços ou transformam serviços existentes

(BARRAS, 1986).

 

Inovação pode ser o estabelecimento de uma nova organização em qualquer indústria

(SCHUMPETER, 1982; 1942).

Os benefícios proporcionados pela bilhetagem podem ser considerados inovadores na medida em que têm a capacidade de agregar valor aos serviços, fazendo com que as empresas transportadoras tenham possibilidade de oferecer uma gama de novos serviços (pagamento de passagem pelo celular, controle de uso de vale-transporte, recuperação de créditos virtuais em caso de perda ou roubo do cartão) e qualificar os processos empresariais de forma que estes se tornem mais racionais, eficientes e eficazes. Além desses fatores, as mudanças de procedimentos nas organizações foram de grande monta e trouxeram novos métodos e procedimentos, como a forma de trabalho dos cobradores agora com menos etapas e bem menos complexa, podendo ser uma rotina mais de fiscalização, visto que não é mais necessário conferir passagens recebidas em via física ou mesmo entregar um montante grande de valores ao caixa da empresa, que necessitava efetuar a conferência dos valores e entabular os dados.

Inovação de intensidade intermediária corresponde a ser novo no país ou região

(MANUAL de OSLO, 2004).

O sistema de bilhetagem não é novidade no mundo, pois já era utilizado em outros países desde a década de 1990. No entanto para os casos estudados constituiu-se em uma novidade benéfica o que o classifica como inovação de nível intermediário por ter causado transformações no país e na região.   

Quadro 9: Conceitos de inovação versus bilhetagem

A presente pesquisa não tinha em seus objetivos qualificar todos os sistemas de bilhetagem eletrônica existentes no Brasil ou mesmo no mundo como inovadores e tampouco representar todo o setor de transporte público.  Este setor da economia convive com realidades diversas e este trabalho não pode ser tomado como uma generalização, mas sim como uma etapa de análise que trouxe contribuições que precisam ser verificadas em outras realidades. Sugere-se para pesquisadores e instituições que almejem ampliar o conhecimento sobre esta temática executar uma pesquisa sobre as percepções dos usuários sobre as mudanças ocorridas e seu mérito com o objetivo de ampliar a análise sobre o tema aqui proposto especialmente pelas características da intangibilidade.

Referências

ALTER, S.. Information Systems: a management perspective. 3rd ed. Adidison-Wesley Education Publishers Inc., 1999.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.

BARRAS, R., Towards a theory of innovation in services. Research Policy, North-Holland, n.15, p.161-173, 1986.

BAUER, M. W. e GASKELL, G.. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petropólis: Vozes, 2002.

BERNARDES, R.; ANDREASSI, T. Apresentação. In: BERNARDES, Roberto e ANDREASSI, Tales (Orgs). Inovação em serviços intensivos em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2007.

BERNSTEIN, B. e SINGH, P.. An integrated innovation process model based on practices of Australian biotechnology firms. Technovation, Vol. 25, p. 1389-1398, 2005.

BYKFALVY, A. Innovation, entrepreneurship and outsourcing: essays on the use of knowledge in business environments. Girona: Programme Innovación empresarial - Department of business Administration and Product Design. University of Girona, 2007.

CAMACHO, J. A. e RODRIGUEZ, M.. How innovative are services? an empirical analysis for Spain. In: The Service Industries Journal. Vol. 25, n. 2; 2005.

CHESBROUGH, H. e KARDON, A. Beyond high tech: early adopters of open innovation in other industries, R & D Management (36:3), June, pp. 229-236. 2006.

COOPER, D. R. e SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7ª ed. Caso γ: Bookman, 2003.

CORIAT, B.; WEINSTEIN, O.. Organizations, firms and institutions in the generation of innovation. Research Policy, v.31, 273-290, 2002.

COSTA, J. C. ; LUBECK, R. M.; JUNIOR-LADEIRA, W.. Gestão da inovação em serviços e relacionamento estratégico no transporte público. In: RECADM. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 7, p. 9-16-9, 2008.

DAVENPORT, T. H. Process Innovation: Reengineering Work through Information Technology. Harvard Business School Press, Cambridge, 1992.

DJELLAL, F. e GALLOUJ, F.. Innovation and employment effects in services: a review of the literature and an agenda for research. In: The Service Industries Journal, Vol. 27, N. 3, p. 193- 202, 2007.

DRUCKER, P.F. O advento da nova organização. In: Harvard Business Review (Org). Gestão do conhecimento. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 9-26.

FRANCIS, D.; BESSANT, J.. Targeting innovation and implications for capability development. Technovation. Amsterdam, v.25; n.3; p. 171. 2005.

GALLAUGHER, J.. Strategic oositioning and resource-based thinking: cutting through the haze of punditry to understand factors behind sustainable, successful internet businesses. In: International Journal of E-Business Research. Vol. 3, Num. 3 (Jul-Set); pg. 14-25, 2007.

GALLOUJ, F.; WEINSTEIN, O.. Innovation in services. Research Policy, North-Holland n. 26, p. 537-586, 1997.

GALLOUJ, F.; SANSON, K.. Economia da inovação: um balanço dos debates recentes. In: BERNARDES, Roberto e ANDREASSI, Tales. Inovação em serviços intensivos em conhecimento. São Paulo: Saraiva, p. 03-27, 2007.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAIR, et al., Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Caso γ: Bookman, 2005.

HAMDANI, D.. Serviços, criação de conhecimento e inovação. In: BERNARDES, Roberto e ANDREASSI, Tales. Inovação em serviços intensivos em conhecimento. São Paulo: Saraiva, p. 29-56, 2007.

HIPP, C.. Service peculiarities and the specific role of technology in service innovation management. In: International Journal of Services Technology and Management, Vol. 9, N. 2; 2008.

JACOBY, R. e RODRIGUEZ, D.. Innovation, Growth, and Getting to Where You Want to Go. In: Design Management Review, Vol. 18, N. 1; 2007.

JONG, J. P. J. e VERMEULEN, P. A. M. Organizing successful new service development: A literature review. Management Decision. Vol. 41, N. 9; p. 844-865, 2003.

KEUPP, M. M.; GASSMANN, O. Determinantes and archetype users of open innovation. R&D Management 39, 4, p. 331-341. 2009.

LEE, J.; GEMBA, K. e KODAMA, F.. Analyzing the innovation process for environmental performance improvement. Technological Forecasting e Social Change, Vol 73, N. 3, p. 290-301, 2006.

LIN, L. H.; LU, I. Y.. Process management and technological innovation: an empirical study of the information and electronic industry in Taiwan. International Journal of Technology Management, Vol. 37, N.1, p. 178-192, 2007.

LOUNSBURY, M.; CRUMLEY, E. T. New practice creation: an institutional perspective on innovation. In: Organizational Studies. Sage publications, 2007.

LUBECK, R. M.; WITTMANN, M. L.; JUNIOR-LADEIRA, W.. Rede interoganizacional: inovação em serviços a partir da implantação da bilhetagem eletrônica em empresas de transporte público da região metropolitana de Porto Alegre. Revista Redes (Santa Cruz do Sul), v 14, n 3, p 1-25, 2009.

LUBECK, R. M. ; JUNIOR-LADEIRA, Wagner ; COSTA, Jaciane Cristina . Relacionamento estratégico e gestão da inovação: um estudo de múltiplos casos no transporte público. Rio de Janeiro-RJ, Anais: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ENEGEP, 2008.

MANUAL DE OSLO. Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento: Departamento Estatístico da Comunidade Européia, 2004.

NELSON, R. R.; WINTER, S. G. Uma teoria evolucionária da mudança econômica. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas. 2005.

O’BRIEN, J. A. Sistemas e informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

SCHUMPETER, J. A.. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1942.

SHETH, J.N.; RAM, S. Bringing innovation to market: How to Break Corporate and Customer Barriers. In: Wiley & Sons, New York: 1987.

SIMMIE, J.; STRAMBACH, S.. The contribution of KIBS to innovation in cities: an evolutionary and institutional perspective. In: Journal of Knowledge Management, Vol. 10, N. 5; p. 26-37, 2006.

SMITH, R.. The evolution of innovation. in: Research Technology Management, Vol. 51, N. 3, p. 51-55, 2008.

SOUZA JÚNIOR, R. T.. Sistema de transporte público de passageiros do RS: Uma Análise Sob a Ótica Regulatória. Marco Regulatório - Revista AGERGS, v. 9, p. 47-70, 2006.

SUNDBO, J.; GALLOUJ, F.. Innovation in services, Oslo, Noruega., 1998. Recuperado em 15 de novembro de 2009, de http://www.step.no/old/Projectarea/si4s/index.htm. 

TARAFDAR, M; GORDON, S. R.. Systems competencies on process innovation: A resource-based view. The Journal of Strategic Information Systems, Vol. 16, N. 4, p. 353-392, 2007.

_______________Understanding the influence of information systems competencies on process innovation: A resource-based view. The Journal of Strategic Information Systems, Vol. 16, N. 4, p. 353-392, 2007.

TETHER, B.. Do Services innovate (differently)? insights from the european innobarometer Survey. In: Industry and Innovation. Vol. 12, N. 2; 2005.

TURBAN, E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J.. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital. 3ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


[anterior] [inicio]

Vol. 33 (1) 2012
[Índice]