Espacios. Vol. 33 (1) 2012. Pág. 3


Avaliação Ex-Post de Projetos de Pesquisa: uma análise nas Agências de Fomento em C,T&I1

Ex-Post Evaluation of Research Projects: An Analysis of Development Agencies in S, T & I

Evaluación Ex-Post de Proyectos de Investigación: Análisis de las Agencias de Desarrollo en C, T & I

Glauciane da Piedade Rodrigues, Marilene Guidini y Adelaide Maria Coelho Baeta


6 Considerações Finais

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a avaliação de resultados ou (expost ) dos projetos de pesquisa apoiados pelas Fundações de Amparo à Pesquisa – FAP's Brasil. Através de um estudo de casos múltiplos foi possível verificar como é realizada essa avaliação em tr^es FAP'S brasileiras.

O resultado da análise atendeu ao objetivo deste estudo demonstrando que estas FAP's realizam a avaliação ex-post somente através da análise de relatórios técnicoscientificos finais.

Acredita-se que a avaliação de resultados deve envolver toda a organização, pois, para que se obtenham resultados significativos é necessário que todos os processos organizacionais estejam focados em resultados. Dentro de uma FAP, seria importante estabelecer uma linha de raciocínio e procedimentos que vão desde a definição do programa e elaboração do edital, até a análise dos resultados.

O setor de avaliação deve atuar juntamente com os setores de propriedade intelectual e/ou transferência de tecnologia. As informações geradas a partir daquele setor poderão alimentar os processos de concretude da inovação.

Indicadores institucionais são apresentados pelas FAP´s A e C, porém em nenhum são abordados os benefícios que a sociedade recebe pelas pesquisas apoiadas. Por outro lado, são produzidos interessantes resultados anuais de insumos e produtos.

Observa-se que os critérios utilizados pelas FAP´s estudadas são definidos sem que antes seja estabelecida uma metodologia de escolha. A falta de planejamento para resultados confunde e dificulta todo o processo de avaliação, ou seja, são gerados dados que podem não ter significado algum.

Por outro lado, observam-se várias iniciativas para desenvolvimento de uma avaliação de resultados mais eficiente e a expectativa é de que, brevemente, novas práticas sejam adotadas e novas informações sejam oferecidas à sociedade sobre o financiamento da pesquisa.

A criação de indicadores comuns pode favorecer a comparação entre as Fundações, e complementar o sistema federal na elaboração de indicadores, auxiliando o governo nas ações de redução das disparidades regionais.

Os resultados obtidos apontam para a necessidade de se desenvolver um novo modelo de avaliação de resultados que poderá servir como ferramenta de gestão e apoio na tomada de decisão. Embora este estudo não tenha a pretensão de generalizar, espera-se contribuir para o enriquecimento da literatura sobre o tema. Salienta-se a necessidade de outros trabalhos sobre o assunto, uma vez que este carece de experimentos em outras agências de fomento.

Referências

Baêta, A. M. C. (1999). O Desafio da criação: uma análise das incubadoras de empresas de base tecnológica. Rio de Janeiro: Vozes, 132 p.

Baeta Neves, C. E. (1999). Institucionalização da pesquisa e sistemas decisórios. In: Franco, M.E. Dal P. Morosini, M. C. (Orgs.). Universidade e pesquisa: políticas, discursos e práticas . Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo,RS.

Borges, M. N ( 2007, 15 de junho). Quebra de Paradigmas. Jornal Estado de Minas.

Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia [MCT] (2002). Livro Branco. Brasília. Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia [MCT]. (2005) Indicadores: apresentação/ histórico. Recuperado em 10 abr. 2007 em http://www.mct.gov.br/estat/ascavpp/menu1page.htm.

Campos, A. L. S. (1999). Identificação de Impactos Econômicos a Partir da Pesquisa Acadêmica: um estudo de projetos temáticos da FAPESP. Dissertação de Mestrado em Política Científica e Tecnológica não publicada. Universidade Estadual de Campinas. Campinas,SP.

Castro, Rodrigo Batista de (2006). Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. In: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração- ANPAD (org). Anais do XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Salvador,BA.

Cohen, E., Franco, R. ( 2004). Avaliação de Projetos Sociais. Petrópolis: Vozes.

Costa, F. L., Castanhar, J. C. (2003).Avaliação de Programas Públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 37(5): 969-92.

Cotta, T. C. (2006). Metodologias de Avaliação de Programas e Projetos Sociais: análise de resultados e de impacto. Brasília: Revista do Serviço Público, ano 49(2).

Cunha, C. G. S. da (1998). Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais : tendências recentes e experiências no Brasil . Trabalho. University, no âmbito do Programa Minerva. Rio Grande do Sul.

Francisco, L. T. S. T. (2002). Indicadores para Avaliação de Resultados de Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica. Dissertação de Mestrado em Administração não Publicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre,RS.

Geisler, E. (2000). "The metrics of science and technology" Westport: Quorum Books.

Herrlein P. C. M. (2001). Investimentos em Ciência e Tecnologia: indicadores de resultados de projetos de pesquisa . Dissertação de Mestrado em Administração não Publicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre,RS.

Kondo, E.K. (1998). Desenvolvendo Indicadores Estratégicos em Ciência e Tecnologia: as Principais Questões. Ciência da Informação, Brasília, v.27 (2), p. 128-133.

_______.( 1999). Indicadores: Seu Impacto na Avaliação das Políticas Publicas de C&T . IV Taller Iberoamericano e Interamericano de Indicadores de Ciencia y Tecnologia. México.

Peixoto, F. M. (2005). Painéis de indicadores F inanceiros e Operacionais para Alocação de Recursos: o caso FAPEMIG. Dissertação de Mestrado em Administração não Publicada, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia.,MG.

Rocha, Elisa M. P.; FERREIRA, Martha. A. T. (2001) Análise dos Indicadores de Inovação Tecnológica no Brasil: comparação entre um grupo de empresas privatizadas e o grupo geral de empresas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30(2), p. 64-69. Recuperado em 26 jul /2007 em http://www.ibict.br/cionline/viewarticle.php?id=230.

Santos, R. N. M.; Kobashi, N. Y( 2005)Aspectos metodológicos da produção de indicadores em Ciência da Informação. In: Universidade F ederal da Bahia (UFBA). Anais do Encontro Nacional de Ciência da Informação (Cinform): Informação, Conhecimento e Sociedade Digital. v. 1.Salvador, Bahia.

Sbraggia, R. (1984, jan ! mar) Avaliação do desempenho dos projetos em instituições de pesquisa: um estudo empírico dentro do setor de tecnologia industrial. Revista de Administração, v.19(1), p. 83-93.

Schwartzman, S. (2002). A Pesquisa Científica e o Interesse Público. Revista Brasileira de Inovação.Recuperado em: 10 de abril de 2007. Obtido em: http://br.monografias.com/trabalhos.

Seadi, C.F.; Fracasso, E.M.; Santos, L.T. (2003). Indicadores para avaliação de resultados de um projeto na área de materiais. Recuperado em 13 abr. 2007. Obtido em: www.presidentekennedy.br/recadm/edicao2/artigo07.pdf

Silva, C. G.; Melo L. C. P. (Orgs.) (2001). Livro Verde: Ciência tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia / Academia Brasileira de Ciências. Recuperado em 10 abr. 2007. Obtido em: http://www.forum.ac.gov.br/autoindex/index.php?dir=Livro%20Verde/

Spinak, E. (1998). Indicadores Cienciométricos. Ciência da Informação. Brasília, v. 27(2), p. 121-148.

Torres, M. D. F. (2004). Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 256 p.

Zouain, D. M. (2001). Gestão de Instituições de Pesquisa . Rio de Janeiro: FGV.

YIN, Robert K (2005). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.


[anterior] [inicio]

Vol. 33 (1) 2012
[Índice]