Espacios. Vol. 33 (1) 2012. Pág. 23


Pesquisa universitária: o que motiva o seu desenvolvimento?

University research: what encourrages its development?

Investigación universitaria: ¿qué fomenta su desarrollo?

Marcos Roberto Kühl, Marlete Beatriz Maçaneiro, Sérgio Luís Dias Doliveira , Luiz Fernando de Lima, Carlos Cesar Garcia Freitas y Andréa Segatto


5. Considerações finais

Pela análise fatorial, foi possível agrupar os doze motivadores em três grupos, sendo que desta forma é possível identificar o conjunto de fatores que apresentam maior importância na motivação dos pesquisadores. A partir desta análise, a UNICENTRO pode estabelecer programas de incentivo a pesquisa focando suas ações sobre, primeiramente, o fator DEC, depois sobre o fator BEN e, somente depois, no fator DMC. Ou seja, não é o fator DMC que realmente motiva os pesquisadores a desenvolverem seus estudos, mas sim o fator DEC. O fator DEC considerado conjuntamente apresenta, conforme o resultado da análise fatorial, a média de importância atribuída de 4,07, ou seja, segundo a escala proposta, muito importante. O fator BEN apresenta a média muito próxima do fator DEC, 3,95 também muito importante. Já o fator DMC apresenta a média de 3,44, ou seja, pouco superior a 3, considerado importante na escala proposta.

Analisando detalhadamente o Quadro 7, é possível identificar quais os motivadores em cada um dos fatores que apresenta a maior carga fatorial; ou seja, é o item que tem maior relevância na construção do fator. No fator DEC, o item principal é a relevância do conhecimento; já no fator DMC o item principal são as solicitações de terceiros; e no fator BEN é o item TIDE.

Isso tipifica o momento de consolidação e amadurecimento institucional e demonstra a sua busca por qualificação do seu corpo de pesquisadores, no decorrer de seus poucos anos de existência, e também os primeiros passos destes no desenvolvimento da “bagagem” de conhecimento necessário para, no futuro, fazer frente às demandas sociais por soluções de problemas e carências. Dentro das possibilidades, é importante aliar as motivações DEC às necessidades de desenvolvimento da sociedade, fornecendo desta maneira melhores resultados à sociedade, principalmente no entorno da Instituição. Essas são preocupações antigas conforme aponta Stokes (2005), quando discute a pertinência do diálogo entre a pesquisa básica e pesquisa aplicada, no âmbito da realidade norte americana. Para ir além da forma dualista de pensar, deve-se superar essa perspectiva. A compreensão de que estas dimensões de pesquisa passam por trajetórias entre, nas quais, o “progresso científico” e o “tecnológico” são múltiplos, complexos e desigualmente percorridos dentro de uma dinâmica que lhe é especifica, segundo Stokes (2005). Ou seja, a UNICENTRO está em um estágio inicial, no qual essa discussão ainda é incipiente.

A necessidade de se obter uma condição satisfatória de sobrevivência é uma variável que influencia a atração de novos profissionais e o desenvolvimento de talentos. Trata-se de um aspecto que pode significar a atração de novas formas de pensar e de construir soluções. Nesse sentido, a carreira docente deve ser encarada também como uma alternativa profissional gratificante e mobiliza talentos que forneçam resultados à sociedade, tanto na pesquisa, como no ensino, assim como na extensão.

Deve-se também considerar o momento de consolidação que a Instituição atravessa, o que acaba por influenciar a própria motivação dos pesquisadores. O processo de amadurecimento é fruto de uma compreensão macro da própria Instituição e das soluções que ela pode oferecer à sociedade e é isso que a legitimará ao longo do tempo. Proporcionar condições de desenvolvimento social perpassa por criar condições para que um contingente maior de pessoas tenha acesso aos resultados obtidos pela Universidade. Isso se mensura por meio da qualidade dos profissionais formados, pelas pesquisas que atendem demandas sociais e pela criação de projetos de extensão que tragam soluções rápidas e pontuais geradas na Instituição, frente às diversas demandas sociais levantadas.

Por fim, considera-se atingido o objetivo proposto de identificar quais os principais motivadores para a realização das pesquisas pelos docentes da UNICENTRO. Mesmo que outros quatro fatores tenham sido citados mais de uma vez, conclui-se que os listados no questionário é uma parcela representativa e significante dos motivadores das pesquisas dos pesquisadores da UNICENTRO.

A partir destes apontamentos, a UNICENTRO pode desenvolver planos e políticas de incentivo à pesquisa, como forma de ampliar sua participação no processo de desenvolvimento do conhecimento e sua projeção no cenário nacional e internacional, além do princípio básico de contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserida.

Dentre as limitações do estudo, destaca-se a impossibilidade de generalização dos resultados, por se tratar de um estudo em apenas uma instituição de ensino superior público. Futuros estudos podem buscar avaliar como os mesmos motivadores seriam avaliados, em termos de importância por outras instituições de ensino superior público.

Além disso, outras questões surgiram durante o desenvolvimento do estudo, listadas na sequência, que podem contribuir para pesquisas futuras. Qual seria a importância atribuída pelos pesquisadores aos motivadores adicionais listados na Tabela 3? Como os pesquisadores explicariam, individualmente, a importância de cada motivador em suas pesquisas? Até que ponto existe diferença entre as importâncias atribuídas pelos pesquisadores de instituições públicas e privadas? Por que das variâncias dos fatores estarem concentradas dentro dos grupos e não entre os grupos? Por que o prestígio obtido pelo pesquisador não se relaciona com os outros motivadores, especialmente aqueles relacionados ao fator DEC?

Referências bibliográficas

CLETO, M. G. (1996); Proposta de estruturação da transferência de tecnologia intra-firma para produção no exterior em empresa brasileira: o caso da Metal Leve S.A. 1996. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. (2005); Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Trad. Lucia Simonini. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 349 p.

CRUZ, C. H. B. (2005); Pesquisa e Universidade. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 25 p. Disponível em <http://www.iea.usp.br/tematicas/educacao/superior/pesquisaposgraduacao/cruzpesquisaeuniversidade.pdf>. Acesso em 15/11/2010.

FERREIRA JUNIOR, S. S. (2007); A transferência de tecnologia na capacitação tecnológica das empresas produtoras de louças de mesa de Campo Largo (PR). Dissertação de Mestrado. Curitiba, P. 81 – 96.

FIELD, A. (2009); Descobrindo a estatística usando o SPSS.  Trad. Lorí Viali. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 688 p.

FUJINO, A.; STAL, E.; PLONSKI, G. A. (1999); A Proteção do Conhecimento na Universidade. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 64-55, out./dez.

GIL, A.C. (2002); Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 175 p.

HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMUEL, P. (2005); Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Trad. Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 471 p.

MAROCO, J. (2003); Análise estatística – com utilização do SPSS. 2 ed. Lisboa: Edições Sílabo, 508 p.

PEREIRA, M. F.; MELO, P. A. de; DALMAU, M. B.; HARGER, C. A. (2009); Transferência de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade para o Segmento Empresarial. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 128-144, set./dez.

PRYJMA, M. F. (2009); A pesquisa e o desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

SAMPAIO, M. da P. F. (2000); Comunicação científica fatores intervenientes e influentes: o ponto de vista dos pesquisadores do CCEN/UFPE. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 12. Recife, abr.

SCHENKEL, M.B.de C. (2008); Compartilhamento do Conhecimento Científico em Instituição Estadual de Ensino Superior: o caso do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, 131 p.

SEGATTO, A. P. (1996); Análise do processo de cooperação tecnológica Universidade – Empresa: um estudo exploratório. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de São Paulo, 152 p.

STOKES, D. E. (2005); O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Trad. José Emílio Maiorino. Campinas: Editora da UNICAMP.


[anterior] [inicio]


Vol. 33 (1) 2012
[Índice]