Espacios. Vol. 32 (4) 2011. Pág. 19


Uma Proposta de Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D Aplicado aos Pólos de Inovação Tecnológica do RS

A Proposed System for Knowledge Management in R & D Applied to the Centers for Technological Innovation of the RS

Una Propuesta de Sistema para la Gestión del Conocimiento en I + D Aplicado a los Polos de Innovación Tecnológica de la RS

Carlos Fernando Jung; João Luiz Ferreira; Everton Luís Berz y Carla Scwenberg ten Caten


4. Resultados do desenvolvimento experimental

Para o desenvolvimento de Sistemas para Gestão do Conhecimento tem sido utilizados softwares (aplicativos) para viabilizar o acesso aos conteúdos via intranet e/ou internet – web,  armazenar e recuperar as informações (Kent, 2006). Na maioria dos casos são repositórios de informações com uma interface para o gerenciamento e processamento – usuário/sistema, um banco de dados e um sistema de busca por palavras-chave com um ranking de resultados genéricos daquilo que existe no sistema (Ledford, 2008).

O  Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D tem como, requisitos indispensáveis, além das funcionalidades citadas, viabilizar uma fácil usabilidade e uma maior interatividade possível entre as comunidades de usuários envolvidas.

Para tanto, foram criadas áreas de gestão específicas, a saber: (i) área geral dos Pólos de Inovação Tecnológica, onde cada Pólo possui um setor específico em que são inseridos os projetos desenvolvidos e em execução com a respectiva documentação para consulta interna – pesquisadores, e externa – comunidade em geral; (ii) área da comunidade da Divisão de Pólos de Inovação da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (SCT/RS) que fica restrita ao Coordenador da Divisão de Pólos e equipe para gerenciamento e fiscalização das ações de todos Pólos de Inovação que integram o Programa, (iii) área da comunidade de pesquisadores dos Pólos, onde foi implantado um aplicativo auxiliar para e-commerce (B2B) com fornecedores de equipamentos e materiais, além de um setor específico para a divulgação de novos editais para financiamento de pesquisas, e (iv) área da comunidade empresarial que prevê a inserção das mais novas tecnologias disponibilizadas.

Na Figura 1 pode ser visualizada a tela inicial do Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D.

FIGURA 1
Tela inicial do Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D

A área de gestão do Sistema que se destina a inserção da documentação como: projetos de pesquisa, sínteses dos projetos, relatórios de pesquisa e links para as tecnologias desenvolvidas em cada Pólo de Inovação permite o acesso, conhecimento e download daquilo que foi realizado ou ainda está em andamento, por parte de todos os pesquisadores que integram o Programa, comunidade em geral e empresarial.

Cada Pólo de Inovação possui um setor específico nesta área que pode ser gerenciado pelo Gestor do respectivo Pólo e, possibilita também o gerenciamento por parte dos coordenadores da pesquisa e pesquisadores a partir de permissão concedida pelo Gestor. Na Figura 2 pode ser vista esta área específica da tela inicial e a tela posterior ao acesso.

FIGURA 2
Desdobramento da tela específica da área dos Pólos em uma tela onde constam a relação
de todos Pólos de Inovação que integram o Programa de Pólos de Inovação do RS.

Após acessar a tela onde consta a relação de todos Pólos que integram o Programa de Pólos de Inovação do RS, o usuário pode selecionar o Pólo de interesse e visualizar todos os projetos e seus respectivos documentos vinculados, podendo apenas ler via web ou efetuar download do arquivo para posterior visualização em seu computador pessoal (PC).

Outros recursos também foram disponibilizados para cada Pólo de Inovação e consistem em: (i) um mecanismo para serem realizados Chat’s (conversação on-line e em tempo real) entre os pesquisadores e, também, usuários da comunidade em geral que desejam interagir com a equipe da pesquisa; (ii) uma área para serem disponibilizadas notícias sobre o desenvolvimento dos projetos, atividades dos pesquisadores e outras informações relevantes; (iii) um forum de notícias onde cada participante pode publicar uma notícia sobre novas tecnologias disponíveis para aplicação na pesquisa e serem postados comentários sobre cada tópico publicado; e (iv) uma área para divulgação de eventos específicos que são promovidos pelo coordenador e equipe de pesquisadores como cursos, palestras, seminários e outras atividades destinadas a divulgação dos conhecimentos e tecnologias produzidas pela equipe. Na Figura 3 é apresentada a tela onde podem ser observadas estas funcionalidades e a relação de projetos e seus respectivos documentos disponíveis.

FIGURA 3
Tela que apresenta a documentação para cada projeto existente
em um Pólo de Inovação e as funcionalidades disponíveis

Na área de gestão destinada aos pesquisadores foi incorporada uma funcionalidade  para a interação entre pesquisadores e empresas para cotação, compra e venda on-line via e-commerce (B2B) de materiais e equipamentos necessários à execução das pesquisas. Neste caso, o Sistema direciona o pesquisador automaticamente a um software auxiliar para comércio eletrônico, já anteriormente desenvolvido por um Pólo de Inovação que integra o Programa de Pólos.

Na Figura 4 é apresentada a tela com as funcionalidades desta área e a tela do software para comércio eletrônico destinado a interação pesquisador – fornecedor.

FIGURA 4
 Tela do sistema (a esquerda) para seleção
do aplicativo para comércio eletrônico (a direita)

Após o desenvolvimento das funcionalidades e recursos gerais do Sistema, foi constatada a necessidade de tornar mais rápida e eficiente a forma de acesso aos projetos e tecnologias desenvolvidas por parte da comunidade empresarial. Para tanto, foi projetado e desenvolvido um “sistema de busca” como um diferencial do Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D.

Neste caso, o que pode representar diferenciais e contribuir para agilizar e tornar eficiente um sistema de informação aplicado à Gestão do Conhecimento são os métodos adotados para o desenvolvimento do “sistema de busca” a ser disponibilizado no aplicativo - software, e o ranking dos resultados dependerá dos critérios utilizados (Ledford, 2008).

Para obter este diferencial foi desenvolvido e incorporado um “Módulo – Sistema de Busca, Localização e Envio de Mensagem” que possibilita ao usuário (empresário) inserir palavras-chave para consultar sobre a existência de projetos de P&D que se relacionam a tecnologia de interesse.

Na Figura 5 é apresentada a área da tela principal do Sistema onde o usuário pode fazer uma consulta a todos projetos existentes nos 23 Pólos de Inovação e, a tela resultante que indica a existência de um projeto em determinado Pólo de Inovação que poderá atender a demanda.

FIGURA 5
Área para consulta (tela superior) e resultado
da consulta indicando o projeto (tela inferior)

O recurso, “Módulo – Sistema de Busca, Localização e Envio de Mensagem” desenvolvido possui a capacidade de fazer uma busca por palavra ou termo junto ao tópico “Sumário de descrição dos Pólos” e apresentar como resultado desta busca as seguintes informações: (i) Título do projeto, período de execução e situação, (ii) Nome do Pólo, (iii) Nome do Coordenador do Pólo, (iv) e-mail do Coordenador do Pólo, e (v) Link para efetuar download de um arquivo em extensão .pdf com a Síntese do Projeto.

Na própria tela onde são apresentados os resultados da busca (projetos existentes), também foi adicionado um recurso destinado a facilitar a comunicação do interessado no projeto com o Gestor do Pólo em que o mesmo foi desenvolvido. O usuário pode enviar uma mensagem via e-mail diretamente pelo Sistema ao Gestor, para tanto, foi implantada nesta área um ícone com a informação “Enviar Mensagem”. O acionamento deste ícone, abre uma nova tela onde o usuário escreve suas perguntas e comentários e, na sequência, envia esta mensagem ao Gestor, veja a Figura 6.

FIGURA 6
Tela destinada ao envio de mensagem do usuário interessado no projeto ao Gestor do Pólo

Para o projeto deste Módulo – Sistema de Busca, Localização e Envio de Mensagem, os requisitos “não funcionais” foram obtidos por meio de consultas nas documentações do software (livre e de código aberto) Moodle,  a saber: (i) Servidor Web com suporte PHP, (ii) A linguagem de programação PHP 5, (iii) Servidor de bases de dados MySQL, e (iv) Estilo de codificação Moodle.

Para o desenvolvimento deste Módulo foi implantado em um computador (servidor) o pacote WAMP que é um instalador dos softwares Apache, Mysql e PHP para Windows, onde foi também instalada uma cópia do Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D juntamente com sua base de dados. Neste mesmo computador (servidor) foi então desenvolvido este recurso “Módulo – Sistema de Busca, Localização e Envio de Mensagem”.

Com a utilização dos arquivos do newmodulo (Módulo Padrão para criação de novos Módulos) e análise do funcionamento dos arquivos lib. e search do módulo course foram desenvolvidas as funções print_buscador_search e print_buscador utilizadas para imprimir o formulário e o resultado da busca respectivamente.

Para implementação do select foi necessário uma análise do comportamento do banco de dados, onde foram observados os corretos relacionamentos de suas tabelas e a formulação de querys adequadas conforme os requisitos do Módulo. O uso da estrutura do newmodulo e a reutilização de parte de códigos já existentes, com ajuste e refinamentos para adequação aos propósitos do Módulo possíbilitou o desenvolvimento em um curto período de tempo. Com a finalidade de agilizar a codificação, além de ser empregada a Metodologia RAD (Reutilização de Código), foi também utilizado o editor (opensource) E-TextEditor que é recomendado para ambientes de desenvolvimento Windows.

5. Considerações finais

Este artigo apresentou os resultados de uma pesquisa e desenvolvimento experimental (P&D) que teve por finalidade desenvolver e implantar um Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D para integrar os Pólos de Inovação do RS, oportunizar a troca de experiências e idéias entre pesquisadores e a comunidade em geral e, facilitar o acesso e tornar efetiva a busca de soluções tecnológicas por parte da comunidade empresarial.

Foi desenvolvido um protótipo a apartir do CMS (Content Management System) Moodle. Este sistema permitiu que a montagem e as configurações principais da interface do sistema de informações fossem montadas de forma mais rápida e interativa do que um sistema totalmente em HTML. As telas desenvolvidas com PHP (Hypertext Preprocessor), HTML (HyperText Markup Language) e JavaScript foram integradas à base do sistema Moodle, aproveitando as funcionalidades iniciais oferecidas por este CMS.

O Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D disponibiliza aos usuários as seguintes áreas de gestão: (i) área geral dos Pólos de Inovação Tecnológica, onde cada Pólo possui um setor específico em que são inseridos os projetos desenvolvidos e em execução com a respectiva documentação para consulta interna – pesquisadores, e externa – comunidade em geral e empresarial; (ii) área da comunidade da Divisão de Pólos de Inovação de Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (SCT/RS) que fica restrita ao Coordenador da Divisão de Pólos e equipe para gerenciamento e fiscalização das ações de todos Pólos de Inovação que integram o Programa de Pólos, (iii) área da comunidade de pesquisadores dos Pólos, onde foi implantado um aplicativo auxiliar para e-commerce (B2B) com fornecedores de equipamentos e materiais para pesquisa, além de um setor específico para a divulgação de novos editais para pesquisa, e (iv) área da comunidade empresarial que prevê a inserção das mais novas tecnologias disponibilizadas.

O processo de geração de idéias obtido por meio da técnica de brainstorming com o grupo formado pelos Gestores e pelo Chefe da Divisão de Pólos oportunizou o entendimento de que o Sistema deveria viabilizar uma maior interatividade entre os usuários. Em função disto foram disponibilizadas no Sistema funcionalidades como: (i) Chat’s para conversação on-line e em tempo real entre os pesquisadores e, também, usuários da comunidade em geral que desejam interagir com a equipe da pesquisa; (ii) uma área para serem disponibilizadas notícias sobre o desenvolvimento dos projetos, atividades dos pesquisadores e outras informações relevantes; (iii) um forum de notícias onde cada participante pode publicar uma notícia sobre novas tecnologias disponíveis para aplicação na pesquisa e serem postados comentários sobre cada tópico publicado; e (iv) uma área para divulgação de eventos específicos que são promovidos pelo coordenador e equipe de pesquisadores, tais como cursos, palestras, seminários e outras atividades destinadas a divulgação dos conhecimentos e tecnologias produzidas pela equipe.

Um importante diferencial do Sistema para Gestão do Conhecimento em P&D é disponibilizar um Sistema de Busca, Localização e Envio de Mensagem que possibilita ao usuário, através da inserção de palavras-chave, consultar sobre a existência de projetos de P&D que se relacionam a tecnologia de interesse. Este recurso também facilita a comunicação do interessado no projeto com o Gestor do Pólo em que o mesmo foi desenvolvido.

A escolha das tecnologias para o desenvolvimento de Sistemas para Gestão do Conhecimento deve levar em conta o satisfatório atendimento das demandas, as finalidades de acesso ás informações, a interatividade entre os usuários e a oferta de um ambiente virtual onde seja possível criar, compartilhar, sistematizar e utilizar o conhecimento.

Referências

Ferreira Neto, M.J.S.; Antunes, A.M.S. (2001); A importância de um sistema nacional de inovação para o setor de termoplásticos no Mercosul. Polímeros: Ciência e Tecnologia. v.11, n. 1, p. 16-26.

Freeman, C. (1998); Japan: a new national system of innovation? Technical change and economic theory. London: Pinter Publishers.

Freitas, R.C.;Dutra, M.A. (2009); Usabilidade e interatividade em sistemas WEB para cursos online. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 17, N. 2.

Harasim, L.; Roxanne, H.; Teles, L.; Turoff, M. (1999); Learning Networks: a field guide to teaching and learning online. The MIT Press: Cambridge, Massachusetts.

Jung, C.F.; Caten, C.S.T. (2007); A Geração de inovações tecnológicas a partir da parceria entre o setor público e o privado: o Programa de Pólos Tecnológicos do RS. Revista Liberato (Novo Hamburgo), v. 9, p. 51-59.

Jung, C.F.; Souza, P.R.S.; Ribeiro, J.L.D.; Caten, C.S.T. (2008); Uma Proposta de Modelo Comunitário para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Anais. 5º Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas – ABIPTI, Campina Grande.

Jung, C.F.; Ribeiro, J.L.D.; Caten, C. S. T. (2008); Análise de um Modelo para Pesquisa e Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas Voltado ao Desenvolvimento Regional. Anais. XXVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Rio de janeiro.

Kent, P. (2006); Search Engine Optimization For Dummies, 2 ed. Wiley Publishing, Inc.

Lastres, H.M.M.; Cassiolato, J.E.; Arroio, A. (2006); Conhecimento, sistemas de inovação e desenvolvimento. Revista Brasileira de Inovação, v. 5, n. 1, p. Jan./Jul.

Ledford, J.L. (2008); Search Engine Optimization Bible. Wiley Publishing.

Lima, K.K.; Amaral, D.C. (2008); Práticas de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa da rede Instituto Fábrica do Milênio. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 2, p. 291-305, maio-ago.

Lundvall, B. (1992); National systems of innovation: towards a theory of innovation and interactive learning. London: Pinter Pulishers.

Muller, F.M.; Grings, R.C. (2003); Gestão do conhecimento mediada por tecnologia da informação. Anais. XXIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

Nelson, R. (1993); National innovation systems: comparative analysis. New York: Oxford University Press.

OECD. (2007); Manual de Frascati: Proposta de práticas exemplares para inquéritos sobre investigação e desenvolvimento experimental. (Trad.) More than Just Words (Portugal). Coimbra: F-Iniciativas.

Tiffin, J. E.; Rajassingham, L. (1995); In search of the virtual class: education in na information society. Routledge: London Eng.

Rocha, E.M.P.; Ferreira, M.A.T. (2004); Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: mensuração dos sistemas de CT&I nos estados brasileiros. Revista Ciência e Informação, v.33 n.3  Brasília Set./Dec.

Rossetti, A. et al. (2008); A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento. Ciência da Informação.  v. 37,  n. 1.

Souza, R.R. (2006); Sistemas de recuperação de informações e mecanismos de busca na web : panorama atual e tendências. Perspect. ciênc. inf., v.11 n.2, p. 161 -173, mai./ago.

Hneiderman, B. (1998); Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 3.ed. Reading, Mass.: Addison-Wesley.

Terra, J. (2000); Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. Negócio Editora: São Paulo.

Valentim, M.L.P. (2002); Inteligência Competitiva em Organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero. Ciência da Informação, v. 3, n. 4.


[anterior] [inicio]

Vol. 32 (4) 2011
[Índice]