Espacios. Vol. 32 (4) 2011. Pág. 38


O desenvolvimento da aglomeração produtiva de software do município de Curitiba/PR: aspectos relacionados às políticas públicas

The development of software production agglomeration of the city of Curitiba/PR: Aspects related to public policies

El desarrollo de la aglomeración de producción de software de la ciudad de Curitiba/PR: Aspectos relacionados con las políticas públicas

Débora Andrea Liessem Vigorena


7. Considerações finais

De acordo com Roselino (2006) o conjunto de medidas apresentado pelo PITCE representa uma evolução no sentido de uma política articulada para o desenvolvimento da indústria brasileira de software. Ou seja, há uma mobilização articulada entre os diferentes atores, o que sinaliza o amadurecimento da visão dos gestores com relação à importância das atividades de software, assim como suas especificidades.

Nesse sentido, há necessidade de avaliar o arranjo institucional que apóia o sistema local de inovação para que as políticas propostas alcancem resultados nas aglomerações produtivas, como é o caso das atividades de software desenvolvidas no município de Curitiba/PR.

Em âmbito nacional, o governo conta com um departamento de Políticas Setoriais em Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC – que faz parte da Secretaria de Política de Informática e Automação (SEPIN). Tal departamento tem por finalidade apoiar a formulação de política e a definição de estratégias para a implantação de programas setoriais, projetos e atividades, bem como acompanhar as medidas necessárias para execução da política nacional de informática e automação. (MCT, 2008).

Desta forma, o setor de software e serviços correlatos conta com expressivas redes de apoio, como, por exemplo, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Apesar de não ser uma instituição de atuação exclusiva para o desenvolvimento da indústria de software, articula um conjunto importante de incubadoras voltadas ao setor. Outra instituição importante é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (SEBRAE), o qual presta relevantes e destacados serviços ao setor. (PETIT, 2004).

Já em âmbito estadual, pode-se destacar no Paraná a existência de Instituições de Pesquisa como, por exemplo, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) que dentre as pesquisas tecnológicas realizadas, destaca-se o desenvolvimento de tecnologia em sistemas inteligentes para o monitoramento de processos industriais e controle da deterioração em equipamentos. Além disso, há uma incubadora tecnológica (INTEC) vinculada ao TECPAR, fundada em 1989 com a missão de apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica. Muitas empresas paranaenses que desenvolvem atividades de software foram incubadas pela INTEC e algumas até se encontram estabelecidas na própria sede da incubadora.

Em vista disso, torna-se importante a articulação entre os atores de um sistema de inovação para que as necessidades de políticas de C&T&I e a própria orientação destas seja avaliada. As políticas identificadas neste estudo indicam que existem muitos incentivos fiscais e tributários por parte de todas as esferas do governo. O governo municipal prevê incentivos fiscais e tributários para as empresas de software localizadas no município no “Parque de Software” de Curitiba, no entanto, verificam-se poucas ações que busquem maior interação entre os agentes do sistema e a criação de um ambiente propício às atividades inovativas dessas empresas.

Por outro lado, as atividades de software desenvolvidas no município de Curitiba/PR têm forte apoio do governo federal nesse sentido, principalmente, pelo fato de o software ser uma das opções estratégicas do PITCE. De acordo com Petit (2004) o novo quadro definido pelo governo, do qual o PITCE é o instrumento central, representa ao mesmo tempo uma nova oportunidade e um novo desafio para que a política proposta se desenvolva de maneira articulada.

Sendo assim, a aglomeração produtiva de Curitiba precisa contar com a sensibilização dos atores locais (empresas, instituições e governo) para a construção de uma governança que potencialize o setor a organizar e estimular suas demandas por políticas públicas, bem como lutar por uma readequação das políticas já existentes.

Referências

ARIENTI, W.A. (2003); “Do Estado Keynesiano ao Schumpeteriano”. Revista de Economia Política, v. 23, n.4 (92), p. 97-113, out/dez.

ASSESPRO – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet. Junio 2008. [citado 05 de junio de 2008]. Disponible en la Word Wide Web:http://www.assespro.org. br.

BRESCHI, S. e MALERBA (2001); F. “The Geography of Innovation and Economic Clustering: some introductory notes”. Industrial and Corporate Change, v.10, n.4, pg. 817-833.

BRITO, J.  Cooperação e Aprendizado em Arranjos Produtivos locais: em busca de um referencial analítico. Agosto, 2004. Redesist [citado 21 febrero 2006]. Disponible en la Word Wide Web:http:// www.sinal.redesist. ie.ufrj.br em 27/02/2006.

CAMPOS, R. R.; CÁRIO, S. F.; NICOLAU, J. A.; VARGAS, G. Aprendizagem por interação: pequenas empresas em sistemas produtivos e inovativos locais. 2002. [citado octubre 2007]. Disponible en la Word Wide Web: http://www.ie.ufrj.br/redesist.

CASSIOLATO, J. E. (1999):  Economia do Conhecimento e as Novas Políticas Industriais e Tecnológicas. In: LASTRES, H, M. M.; ALBAGLI, S. (org). Informação e globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro, Campus.

CASSIOLATO, J. E. e LASTRES, H.M.M. (2003): O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. In: Pequena Empresa: cooperação e desenvolvimento local. Org. LASTRES, H.M.M; CASSIOLATO, J.E.; MACIEL, M.L. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 21-34.

CUNHA, S.K. (1995): Política Científica e Tecnológica: novas trajetórias institucionais para o estado do Paraná. Tese de Doutorado, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

CURITIBA S.A. - Companhia de Desenvolvimento de Curitiba. [citado abril 2008]. Disponible en la Word Wide Web: http://www.curitibasa.com.br/prog/prog_software.htm

DINIZ, C. C. (2000): Global- local: Interdependências e Desigualdade ou Notas para uma Política Tecnológica e Industrial Regionalizada no Brasil. Estudos Temáticos. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR). Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ. Rio de Janeiro.

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos. Seleção pública MCT/FINEP – subvenção econômica à inovação – 01/2007. [citado abril 2008].Disponible en la Word Wide Web: http://www.finep.gov.br

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

GUIMARÃES, V. Sistemas de inovação em países periféricos: o arranjo produtivo das empresas de software em Petrópolis. 2005. REDESIST. [citado octubre 2007]. Disponible en la World Wide Web: http://www.redesist.ir.ufrj.br/dados

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [citado junio 2008]. Disponible en la Word Wide Web:http://wwwibge.gov.br.

INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. [citado abril 2008]. Disponible en la Word Wide Web:http:// www.inpi.gov.br.

LASTRES, H. M. M. (1995): “Dilemas da política científica e tecnológica”. Ciência da Informação, v. 24, n.2, p.1-8.

LASTRES, H.; CASSIOLATO, J.; LEMOS, C.; MALDONADO, J.; VARGAS, M. Globalização e inovação localizada. Instituito de economia da Universidade Federal do Rido de Janeiro – IE/UFRJ. [citado junio 2008]. Disponible en la Word Wide Web:http://www.ie.ufrj.br/redesist/P1/texto/NT01.PDF

LÓPEZ, A.; LUGONES, G. Los sistemas locales en el escenario de la globalización. REDESIST, mar. 1998. [citado octubre 2007]. Disponible en la Word Wide Web:http://www.ie.ufrj.br/redesist/P1/texto/NT15.PDF>. Acesso em: 05 out. 2007.

MACULAN, M.; ZOUAIN, D. (1997): “Um novo paradigma para as Instituições públicas de pesquisa”. Revista de Administração Pública,  Rio de Janeiro, v. 31, n. 6, p. 7-27, nov-dez.

MATIAS-PEREIRA, J. Política Industrial e Tecnológica e Desenvolvimento. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n 28, jul. 2004. [citado octubre 2007]. Disponible en la Word Wide Web:http://www.eumed.net

MATIAS-PEREIRA, J.; KRUGLIANSKAS, I.(2005): Políticas de Fomento à Inovação:  SEMINÁRIO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA, 11, 2005, Salvador.  Anais... Salvador: ALTEC.

MCT Ministério da Ciência e Tecnologia. [citado marzo 2008]. Disponible en la Word Wide Web:http://www.mct.gov.br

PETIT, D. “As Redes de Apoio ao Setor de Software e Serviços Correlatos e o seu Papel na Nova Política Industrial”, in: O Futuro da Indústria de Software: Perspectiva Brasil, coletânea de artigos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Instituto Euvaldo Lodi, MDIC/STI, 2004.

PORTER, M. E. (1999) Competição: estratégias competitivas essenciais. Cap. 7 Aglomerações e competição: novas agendas para Empresas, Governos e Instituições. Ed. Campus p. 209-303.

POSSAS, M.L. (2002): Concorrência shumpeteriana. In KUPPER, D.; HASENCLEVER, L. (Ed.). Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, v.3.

QUENTAL, C; GADELHA, C.; FIALHO, B. (2001): “O papel dos institutos de pesquisa na inovação farmacêutica”. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 35(5), p. 136-158.

ROCHA, F. (1998): “As atividades de Software no Brasil”. Texto para discussão n. 603. Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, Rio de Janeiro.

ROSELINO, J. E. (2006): “Análise da Indústria Brasileira de Software com Base em uma Taxonomia das Empresas: Subsídios para a Política Industrial”. Revista Brasileira de Inovação. Rio de Janeiro,  v.5,  p.157-201.

SAMPAIO, S, E. K. (2006): O desenvolvimento da Aglomeração Produtiva de Software de Curitiba. Curitiba – PR. Dissertação (Mestrado em Economia) – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

SANTOS, G. A. G. dos; DINIZ, E. J.; BARBOSA, E. K. Arranjos produtivos locais e desenvolvimento. REDESIST, 2006. [citado octubre 2007] Disponible en la Word Wide Web:http://federativo.bndes.gov.br/conhecimento/seminario/apl.pdf.

SOFTEX - Sociedade Brasileira para promoção da exportação de software. [citado junio 2008] Disponible en la Word Wide Web:http://softex.br.

TORRES, R.; ALMEIDA, S. TATSCH, A.L. (2004): Cooperação e Aprendizado em Arranjos produtivos locais: aspectos conceituais e indicadores da Redesist. Org. LASTRES, H.M.M; CASSIOLATO, J.E.; MACIEL, M.L. Rio de janeiro:UFRJ.


[anterior] [inicio]

Vol. 32 (4) 2011
[Índice]