Espacios. Vol. 32 (4) 2011. Pág. 36


Indicadores de sustentabilidade e do grau de internacionalização das empresas químicas produtoras de resinas termoplásticas

Sustainability indicators and the degree of internationalization of chemical companies producing thermoplastic resins

Los indicadores de sostenibilidad y el grado de internacionalización de las empresas químicas que producen resinas termoplásticas

Valéria da Veiga Dias1, Flávia Luciane Scherer2, Marcelo da Silva Schuster3 y Renato Rodrigues Dias4

Recibido: 25-10-2010 - Aprobado: 18-04-2011


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.

Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.

Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
A problemática central da pesquisa é: quais indicadores de sustentabilidade são priorizados pelas indústrias químicas de resinas termoplásticas, visando avaliar as dimensões econômica, social e ambiental?O objetivo é comparar os indicadores de sustentabilidade utilizados pelas empresas verificando ainda se existe relação entre o uso de indicadores e o grau de internacionalização. A metodologia buscou pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa documental. Constatou-se a existência de atividades internacionais e grande diversidade de indicadores concluindo-seque a variedade dificulta comparação. Como ponto de convergência foi verificada a presença de indicadores que envolvem as três dimensões destacadas no referencial deste estudo.
Palavras-chave: sustentabilidade, internacionalização, indicadores.

 

ABSTRACT:
The central problem of this research is: what sustainability indicators are prioritized by the chemical industries of thermoplastic resins, to evaluate the economic, social and environmental "the goal is to compare the sustainability indicators used by companies still checking if there is a relationship between the use of indicators and the degree of internationalization." The methodology sought literature, followed by documentary research. It was verified the existence of international activities and wide variety of indicators concluding dry variety complicates comparisons. As a point of convergence was verified the presence of indicators involving the three dimensions outlined in the benchmark study.
Key words: sustainability, internationalization, indicators

 
RESUMEN:
El problema central de esta investigación es: qué indicadores de la continuidad son dados prioridad por las industrias químicas de resinas termoplásticas, evaluar el económico, social y ambiental "la meta es comparar los indicadores de la sostenibilidad usados por las compañías todavía que comprueban si hay una relación entre el uso de indicadores y el grado de internacionalización." La metodología buscó la literatura, seguida por la investigación documental. Fue verificado que la existencia de actividades y de la gran variedad internacionales de indicadores que concluyen variedad seca complica comparaciones. Como un punto de la convergencia fue verificado la presencia de indicadores que implicaban las tres dimensiones contorneadas en el estudio de la prueba patrón.
Palavra clave: la sostenibilidad, la internacionalización, los indicadores

1. Introdução

A sociedade vem buscando o pleno desenvolvimento e ao mesmo tempo o equilíbrio entre as relações com o ambiente na qual coexiste. Acompanhando o ritmo da sociedade em geral, o mercado e as organizações vêm se relacionando de maneira interligada e globalizada, o que resulta em uma teia mundial. Para Carvalho et al. (2007) os empresários se deparam com um grande desafio que é dotar-se de pensamento, métodos e ferramentas que lhes permitam ao mesmo tempo se sustentar e limitar seus efeitos nocivos dos produtos desenvolvidos. O meio ambiente como fonte natural de recursos, tende a sofrer grandes impactos em decorrência da ação humana, movida pelo capital financeiro. Desenvolvimento sustentável tem sido reconhecido como a grande meta para a sociedade humana (BOSSEL, 1999).

Tachizawa (2005) corrobora com essa idéia afirmando que as organizações necessitam, nesse novo contexto, partilhar do entendimento de que é necessário um objetivo comum e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, tanto no momento presente como para gerações futuras. Essa proposta também foi apresentada no Relatório Brundtland, criado pela Assembléia Geral da ONU pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMMAD. Com este relatório formalizou-se pela primeira vez o conceito de "Desenvolvimento Sustentável", muito embora a idéia já existisse a partir de outras nomenclaturas (WCED, 2009).

Considerando o âmbito empresarial, nota-se o uso de diversas nomenclaturas para tratar questões sociais e ambientais, como responsabilidade ambiental, gestão ambiental, entre outros, no entanto, o termo sustentabilidade é geralmente empregado para a designação de programas e ações de desenvolvimento sustentável, fundamentados no equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social propostas inicialmente no trabalho de Elkington (1998).

De forma geral as organizações buscam apoio nas certificações e indicadores que mensurem e apresentem seus resultados, as organizações frequentemente usam como referência de sustentabilidade o modelo do tripple bottom line – economia, sociedade e ambiente (ELKINGTON, 1998). Surge então a idéia de que era possível estabelecer uma estrutura de indicadores legitimados por uma rede global de atenção. Indicadores e relatórios de sustentabilidade surgem através de entidades, órgãos, institutos como o GRI - Global Reporting Initiative- Reports List, IBASE- Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas., Instituto Ethos, entre outros, capazes de ilustrar o uso da gestão sustentável para cada objetivo empresarial.

Diante do exposto, este estudo se propõe a responder à seguinte questão de pesquisa: Quais indicadores de sustentabilidade são priorizados pelas indústrias químicas do segmento de resinas termoplásticas, associadas a ABIQUIM (Associação das Industrias Químicas do Brasil), visando avaliar as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade  e sua interação com o mercado internacional, já que o cenário internacional tem um crescente nível de exigência no que se refere aos produtos e práticas de gestão sustentável, portanto, vale a pena verificar se a internacionalização pode estar relacionada, de alguma forma ao uso de mais ou menos indicadores.

 A escolha do segmento deve-se ao fato de as indústrias químicas estarem contidas no grupo das indústrias mais poluentes, tal como considerado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (KRAEMER, 2000) e a própria ABIQUIM (2009) que trabalha com programas e exigências específicas dentro do setor visando a redução de impactos. O presente estudo esta estruturado nas seguintes seções: Introdução, Referencial teórico, Metodologia, Descrição e Análise dos Resultados; Considerações Finais e Referências.


[inicio] [siguiente]

1. FAPAS Santa Maria-RS valeria-adm@hotmail.com
2. UFSM Santa Maria-RS flaviascherer@globo.com
3. UFSM/Unipampa Santa Maria-RS mshuster06@hotmail.com
4. FAPAS


Vol. 32 (4) 2011
[Índice]