Espacios. Vol. 32 (4) 2011. Pág. 33


Investimentos em ciência, tecnologia e inovação: Panorama brasileiro

Investments in science, technology and innovation: Brazilian Panorama

Las inversiones en ciencia, tecnología e innovación: panorama brasileño

Claudia Tania Picinin 1, Luiz Alberto Pilatti 2, João Luiz Kovaleski 3 y Bruno Pedroso 4

Recibido: 02-12-2010 - Aprobado: 04-05-2011


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.

Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.

Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
A aplicação de recursos tanto públicos quanto privados no setor de ciência, tecnologia e inovação é peça chave no complexo cenário futuro de um país em desenvolvimento como o Brasil. O volume de investimentos abarca problemas de ordem econômica ou viabilizam soluções de crescimento para o país. Este artigo tem o objetivo de mapear o desenvolvimento do setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, tendo como foco principal os investimentos realizados. Foram utilizados dados empíricos secundários, com predominância quantitativa, coletados em bases de dados disponíveis de forma online em órgãos federais ligados ao setor no Brasil. Os resultados apontam que as maiores aplicações são realizadas pelo setor público (53,64%) em relação ao montante investido em ciência, tecnologia e inovação e maior dispêndio em pesquisa e desenvolvimento no período de 2000 a 2008; as publicações brasileiras de artigos da grande área Engenharias, em revistas indexadas na base de dados Thomson Reuters, representa apenas 1,3% do volume mundial; os pedidos de patentes realizadas ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), não tem apresentado aumento desde 2000. Quatro itens fundamentais foram apontados: (i) ciência e conhecimento são elementos essenciais para o desenvolvimento do Brasil; (ii) a ciência é utilizada no país apenas como forma de gerar conhecimentos. A pesquisa é realizada predominantemente em universidades, não sendo utilizada para gerar riquezas nas indústrias; (iii) o ciclo evolutivo da ciência inicia-se sempre por novas descobertas, podendo nesta etapa gerar inovações; (iv) o Brasil caminha em oposição ao desenvolvimento, por ser não adaptar-se rapidamente à inserção de novas tecnologias.
Palavras chave: Investimento em ciência; tecnologia; inovação.

 

ABSTRACT:
The application of resources public as much as private in the science, technology and innovation's sector is a key piece in the future complex scenario of a country in development as Brazil. The investments volume monopolizes problems of economic order or makes possible solutions of growth for the country. This article objectifies to map the development of the science, technology and innovation' sector in Brazil, focusing the performed investments. It was used secondary empiric data, with quantitative predominance, collected in online available databases in federal organs connected to the sector in Brazil. The results show that the biggest applications are performed by public sector (53,64%) regarding the amount invested in science, technology and innovation and larger expense in research and development in the period between 2000 and 2008; the Brazilian publications of articles of the great area Engineerings, in journals indexed in Thomson Reuters's database, represents only 1,3% of the world volume; the patents requests to the National Institute of the Industrial Property (INPI), haven't increase since 2000. Four fundamental items were pointed: (i) science and knowledge are essential elements for Brazil's development; (ii) the science is used in Brazil just like generating knowledge. The research is mostly performed in universities and is not being used to generate richness in the companies; (iii) the evolutionary cycle of the science initiates always by new discoveries, being possible in this stage to generate innovations; (iv) Brazil run away to the development because don't adapts quickly to the new technologies insertion.
Keywords: Investment in science; technology; Innovation.

 
RESUMEN:
La aplicación de recursos públicos y privados en el sector de ciencia, tecnología e innovación es llave en el complejo escenario futuro de un país en desarrollo como el Brasil. El volumen de inversiones engloba problemas de orden económico o tornan viable soluciones de crecimiento para el país. Este artículo tiene el objetivo de identificar el desarrollo del sector de ciencia, tecnología e innovación en Brasil, teniendo como foco principal las inversiones realizadas. Fueron utilizados dados empíricos secundarios, con predominancia cuantitativa, colectados en bases de dados disponibles de forma online en órganos federales ligados al sector en Brasil. Los resultados apuntan que las mayores aplicaciones son realizadas por el sector público (53,64%) con relación al montante investido en ciencia, tecnología e innovación y mayor dispendio en pesquisa y desarrollo en el período de 2000 a 2008; las publicaciones brasileñas de artículos de la gran área Ingenierías, en revistas indexadas en la base de dados Thomson Reuters, representa apenas 1,3% del volumen mundial; los pedidos de patentes realizadas al Instituto Nacional de la Propiedad Industrial (INPI), no ha presentado aumento desde 2000. Cuatro ítems fundamentales fueron apuntados: (i) ciencia y conocimiento son elementos esenciales para el desarrollo de Brasil; (ii) la ciencia es utilizada en el país apenas como forma de generar conocimientos. La pesquisa es realizada predominantemente en universidades, no siendo utilizada para generar riquezas en las industrias; (iii) el ciclo evolutivo de la ciencia se inicia siempre por noticias descubiertas, pudiendo en esta etapa generar innovaciones; (iv) Brasil camina en oposición al desarrollo, por ser no adaptarse rápidamente a la inserción de nuevas tecnologías.
Palabras llave: Inversión en ciencia; tecnología; innovación.

1. Introdução

A universidade é o local do conhecimento, apesar de não ter seu monopólio (BRITO CRUZ, 2004b). No Brasil, a idéia de universidade é assentada na indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão (DURHAM, 2004). É o que diz o artigo 207 da Constituição de 1988 quando coloca que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Para Brito Cruz (2004b), o papel da universidade cumpre-se na aliança entre educação e avanço do conhecimento. Para tal, a liberdade acadêmica e a autonomia são elementos inter-relacionados: “sem autonomia, não existe liberdade acadêmica; e a liberdade acadêmica é parte fundamental do exercício da autonomia universitária”. No entendimento do autor, que é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, a liberdade acadêmica, particularmente, é um valor que padece de uma compreensão mais clara. O problema deriva do utilitarismo que baliza a discussão sobre ciência e tecnologia no Brasil; da cobrança de certos resultados e de certas contribuições que, apesar de possíveis, não são essenciais e nem fazem parte da razão de existir da universidade.

Com efeito, o papel da universidade, e por extensão do professor/pesquisador, é propor idéias importantes, sem aceitar a responsabilidade de tratar de todos os problemas nacionais. Sua função é a educação. Educar, na universidade, supõe centralidade na pesquisa básica, na qual se formar estudantes de forma eficaz, sem outra cobrança que não a do compromisso com o método científico. Supõe, ainda, um pouco menos de pesquisa aplicada e bem pouca pesquisa visando ao desenvolvimento tecnológico (BRITO CRUZ, 2004b).

O desenvolvimento tecnológico apresenta relacionamento com a propriedade intelectual do conhecimento produzido. É algo não muito alinhado com a prática acadêmica, por envolver o sigilo de determinados projetos, necessário para as indústrias. Desenvolvimento tecnológico trata da ponta final, do momento da transformação do conhecimento em riqueza ou outros resultados práticos, sendo interesse natural das indústrias ou de órgãos de governo.

No Brasil, apenas 20% dos cientistas trabalham para indústrias. Nos países desenvolvidos, o índice é de mais de 60%. Esse desequilíbrio ocorre porque as indústrias enfrentam obstáculos grandes para realizar um investimento cujo retorno vem a prazo médio ou longo. A pesquisa acadêmica não existe para criar benefícios imediatos, seu compromisso é realizar descobertas e proporcionar melhorias na sociedade (BRITO CRUZ, 2006).

Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística – IBGE, divulgados no relatório de Pesquisa e Inovação Tecnológica - PINTEC (2005), apontam que o fortalecimento das interações entre os diferentes agentes do sistema nacional de inovação tem papel fundamental no desenvolvimento tecnológico.

A cultura de criar relacionamentos fortes entre indústria e universidade com o intuito de gerar riquezas é praticamente inexistente no Brasil. Arruda (2006) afirma que mesmo em um período contemporâneo, o território está demarcado por assimetrias sociais e econômicas, riqueza tecnológica que deveriam ter os problemas reais como referência fundamental, conferindo à produção científica um profundo sentido social. Demarcado ainda por uma reflexão mais ambiciosa em relação ao contributo da ciência e tecnologia em prol de um futuro possível.

A presente pesquisa detêm-se em um levantamento bibliográfico. Para esclarecer o problema – mensurar os investimentos em ciencia, tecnología e inovação – foi explorado o conhecimento produzido a cerca do tema. Os dados empíricos coletados possuem predominância quantitativa, pois os indicadores de ciência, tecnologia e inovação são apresentados numéricamente, com exposição de tabelas e gráficos.

Para a obtenção dos dados empíricos de caráter secundários foram obtidos através de publicações científicas, debates e informações disponíveis de forma online em órgãos federais ligados ao setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

O presente trabalho tem o objetivo mapear o desenvolvimento do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, tendo como foco principal os investimentos realizados. O trabalho justifica-se em função do enfoque proposto ao objeto, por ser um tema atual e discutido amplamente na comunidade científica. A aplicação de recursos tanto públicos quanto privados no setor de ciência, tecnologia e inovação é peça chave no complexo cenário futuro de um país em desenvolvimento como o Brasil. O volume de investimentos abarca problemas de ordem econômica ou viabilizam soluções de crescimento para o país, dependendo de sua proporção.


[inicio] [siguiente]

1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – Campus Ponta Grossa. E-mail: claudiapicinin_adm@yahoo.com.br
2. UTFPR – Campus Pato Branco. E-mail: lapilatti@utfpr.edu.br
3.UTFPR – Campus Ponta Grossa. E-mail: kovaleski@utfpr.edu.br
4. E-mail: brunops3@brturbo.com.br


Vol. 32 (4) 2011
[Índice]