Espacios. Vol. 32 (3) 2011. Pág. 4


A contribuição de uma universidade corporativa para o complexo industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ

The contribution of a corporate university for the industrial complex of Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ

La contribución de una Universidad Corporativa para el Complejo Industrial de Santa Cruz, Río de Janeiro, RJ

Elaine C. Peixoto Borin*, Kátia Eliane Santos Avelar**, Márcio Melo de Almeida***, Mariza Costa Almeida**** y Saulo Ronis*****

Recibido: 11-10-2010 - Aprobado: 28-01-2011


Contenido

Gracias a sus donaciones esta página seguirá siendo gratis para nuestros lectores.

Graças a suas doações neste site permanecerá gratuito para os nossos leitores.

Thanks to your donations this site will remain free to our readers.

RESUMO:
Este estudo buscou avaliar a contribuição de uma universidade corporativa para a qualificação profissional necessária às empresas instaladas no Complexo Industrial de Santa Cruz/RJ. O estudo também abordou características da universidade corporativa como, investimento, espaço físico e benefícios para a região, contexto de sua criação, estrutura e os agentes envolvidos. Os resultados obtidos mostram que existe demanda por cursos que capacitem os trabalhadores e, que as instituições de ensino locais não conseguem supri-la. A contribuição da universidade corporativa é a capacitação dos profissionais, evitando sua desatualização técnica e cultural, com conseqüente melhoria das chances de empregabilidade.
Palavras-chave: Universidade corporativa, qualificação profissional, capacitação, empregabilidade, competitividade.
 

ABSTRACT:
This study tried to evaluate the contributions of a corporate university to the necessary professional qualification to companies installed in the Industrial Complex of Santa Cruz/RJ. Individual interviews were made in five local companies, seven traditional schools and Education and Employment Secretariats, where the necessity for qualified labor and courses offered by these institutions was evaluated. The study also considered characteristics of the corporate university such as: investment, physical space and benefits to the region, context of it's creation, structure and agents involved. The obtained results show that there is a demand for courses that can capacitate workers and that local schools can't supply this demand. The contribution of corporate universities is the capacitation of professional, avoiding their technical and cultural downgrading and consequently improving their employability.
Key words: Corporate universities, professional qualification, capacitation, employability, competitiveness.

---

RESUMEN:
La contribución de uma universidad corporativa para el complejo industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro. El estudio busco evaluar la contribución de una universidad corporativa para la calificación profesional necesaria a las empresas instaladas en el Complejo Industrial de Santa Cruz/RJ. El estudio también abordó características de la universidad corporativa como inversiones, espacio físico, beneficios para la región, contexto de su creación y sobre los agentes involucrados. Los resultados obtenidos muestran que existe demanda por los cursos que capaciten a los trabajadores y que las instituciones locales de enseñanza no consiguen satisfacerla. La contribución de la universidad corporativa reside en la capacitación de los profesionales, evitando su desactualización técnica y cultural con la consecuente mejoría de sus oportunidades de empleo.
Palabras claves: universidad corporativa, cualificación profesional, capacitación, oferta de empleo, competitividad.


Introdução

A universidade corporativa (UC) caracteriza-se como um importante agente de mudanças nas empresas, uma vez que proporciona aos seus funcionários a melhoria da qualificação profissional. Tem papel fundamental na reestruturação do ambiente de aprendizagem, buscando o desenvolvimento de novos processos e soluções, sempre focado em resultados.

A UC possui a missão de promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus trabalhadores, disponibilizando todas as ferramentas necessárias, visando atingir a plenitude de seu potencial. O objetivo central da universidade corporativa consiste na formação de novos talentos, promovendo a gestão do conhecimento organizacional através de um processo de aprendizagem contínua. Este processo não envolve apenas os funcionários, mas também os consumidores, fornecedores e toda a comunidade, com que interagem as empresas.

A região do Complexo Industrial de Santa Cruz, localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, conta com uma população local de aproximadamente 412.000 habitantes e, caracteriza-se, como uma localidade em franco desenvolvimento com um setor industrial forte, porém possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,742, ocupando a 119ª posição entre os bairros com um elevado número de pessoas desempregadas.

Portanto, a principal contribuição de uma UC para esta região é oferecer uma qualificação profissional que permita um melhor aproveitamento da mão de obra local por parte das empresas do complexo industrial, através da capacitação dos profissionais, evitando a sua desatualização técnica, cultural e profissional, com melhoria da capacidade de execução das atividades com eficácia e eficiência, e conseqüentemente maior chance de empregabilidade.

Neste estudo, foram levantadas as necessidades de mão-de-obra especializada, as qualificações oferecidas pelas universidades tradicionais de ensino e apontada a importância do investimento em treinamentos e dos cursos de qualificação profissional garantindo a sua empregabilidade.

Materiais e métodos

O estudo foi realizado nos departamentos de recursos humanos de cinco empresas da região, instituições de ensino tradicionais locais e Secretarias de Educação, Trabalho e Renda do Estado e Município do Rio de Janeiro e na FIRJAN. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com a utilização de um questionário contendo perguntas diretas acerca da qualificação profissional exigida para o preenchimento de vagas e oferta de qualificação na região.

Resultados

O sistema de ensino de capacitação e qualificação técnica profissional – que deveria ter um papel de destaque em face da omissão da educação básica pública no país – mostra-se ainda pouco eficaz, seja em relação à qualificação de mão-de-obra em quantidade e qualidade suficientes para as demandas do sistema produtivo.

Por este motivo, uma reestruturação na educação corporativa se faz necessária diante do quadro atual, pois os trabalhadores da região não encontram disponibilizados de maneira suficiente, pelos agentes locais de desenvolvimento, cursos voltados para sua capacitação e/ou qualificação profissional. De uma forma generalista, estes agentes são organizações de iniciativa governamental ou não, que tendem a implantar projetos educacionais de ordem social.

E no entorno da região do Complexo Industrial de Santa Cruz, podemos identificar e caracterizar alguns destes agentes e diante dos pontos expostos podemos chegar a algumas conclusões de um sistema deficitário de apoio às comunidades, e conseqüentemente aos trabalhadores e funcionários das empresas localizadas naquele centro industrial.

Diversos agentes de desenvolvimento foram visitados. A AEDIN (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências) tem como principal foco a defesa dos interesses comuns das empresas associadas. De acordo com informações atuais, são 16 (dezesseis) organizações associadas que fazem do Distrito Industrial um modelo para todo Estado, revelando a competência para inovar e progredir com competitividade e responsabilidade social e ambiental.

O SENAI (Serviço Nacional da Indústria) em relação aos projetos profissionais disponibilizados aos trabalhadores e moradores do entorno, e após informações obtidas junto ao Setor de Programação da unidade, apresenta 18 (dezoito) cursos profissionalizantes. No entanto, devido aos diversos campos de atuação das empresas já instaladas ou com expectativas de instalação futura na região, os cursos disponibilizados pelo SENAI não atendem ao total da demanda de trabalhadores e profissionais carentes de capacitação e qualificação profissional. É importante ainda ressaltar que os cursos não são gratuitos.

O SESI (Serviço Social da Indústria) possibilita soluções adequadas às particularidades de cada região. A entidade se dedica a entender e valorizar as diferenças culturais e as realidades econômicas nos locais em que atua. Atualmente, a unidade localizada na região não disponibiliza nenhum tipo de curso aos trabalhadores e moradores.

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) apresentou como sendo um de seus primeiros objetivos promover a aprendizagem comercial metódica para o menor aprendiz, bem como cursos práticos para os empregados adultos do comércio. Com a evolução da realidade social, econômica e cultural e com o desenvolvimento organizacional interno, a ação institucional passou a manifestar-se de formas diversas. Em compasso com essas mudanças, outras atividades educacionais, serviços e produtos, além dos cursos convencionais, foram gradativamente sendo oferecidos, tais como seminários, oficinas, mostras, desfiles, concursos, certificações, programas à distância, assessorias, consultorias, livros e vídeos. Importante ressaltar que os cursos disponibilizados pelo SENAC têm uma estrutura educacional voltada à atividade comercial, fugindo da objetividade principal do complexo que é a industrial.

A Subprefeitura de Santa Cruz, órgão governamental e de âmbito municipal, é considerada importante agente de desenvolvimento da região e tem como objetivo articular as ações municipais na região, possibilitando a integração das diversas secretarias, racionalizando recursos, dando atendimento integral ao cidadão, além de supervisionar e coordenar as atividades e o funcionamento das Regiões Administrativas de cada área de atuação. Verificou que atualmente não existe nenhum projeto em andamento que visa a implantação de algum tipo de educação corporativa de apoio aos trabalhadores e moradores, para sua capacitação e qualificação profissional.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro inaugurou recentemente a unidade CVT (Centro Vocacional Tecnológico) no CETEP (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) em Santa Cruz, que pertence à rede de ensino da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro). O CVT abriu 200 (duzentas) vagas em 03 (três) cursos gratuitos de formação profissional na área automotiva. Os Centros Vocacionais Tecnológicos fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do ministério da mesma pasta, e tem como objetivo propiciar a formação profissional, levando em conta a vocação e os arranjos produtivos da região onde se localiza.

A ETESC (Escola Técnica Estadual Santa Cruz) é uma instituição de ensino público da rede FAETEC, que oferece, além do ensino médio, cursos técnicos profissionalizantes. Os cursos profissionalizantes disponibilizados para população local são de Informática, Eletromecânica, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Constitui um importante centro educacional na região, oferecendo cursos e prática de esportes dos mais diversos aos alunos da comunidade e de diversos outros bairros da região.

Diante do exposto, e conforme dados obtidos junto a Subprefeitura de Santa Cruz e Guaratiba, onde a população da região está estimada em aproximadamente 412.000 (quatrocentos e doze mil) habitantes somente nestas áreas referidas, pode se considerar de forma consistente que ainda é bastante insuficiente a quantidade disponibilizada de cursos de qualificação e/ou capacitação profissional para os trabalhadores e/ou profissionais residentes ao entorno do Complexo Industrial de Santa Cruz.

cursos

Gráfico: Cursos oferecidos pelas instituições tradicionais de ensino da região de Santa Cruz.


[inicio] [siguiente]

* Doutora em Planejamento Urbano e Regional; Professora Adjunta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Professora colaboradora do mestrado em desenvolvimento local do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
** Doutora em Ciências Biológicas; Professora do Curso de Farmácia e do Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM.
*** Mestre em Desenvolvimento Local - Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM - Rio de Janeiro - RJ.
**** Doutora em Engenharia de Produção, Professora do Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM
***** Doutor em Ciências Biológicas; Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Severino Sombra - USS


Vol. 32 (3) 2011
[Índice]