Espacios. Vol. 32 (3) 2011. Pág .31


Análise da eficiência e do ranking das dez maiores cooperativas de crédito do Brasil

Efficiency analysis and ranking of the ten largest credit unions in Brazil

Análisis de eficiencia y del ranking de las diez mayores cooperativas de crédito de Brasil

Tarcísio Pedro da Silva, Marlene Fiorentin y Jorge Ribeiro de Toledo Filho


Conclusão

Esta pesquisa foi realizada sob a premissa de que a cooperativa com mais ativo total deve ser classificada em primeiro lugar no ranking das cooperativas de crédito brasileiras, em relação a depósitos totais, patrimônio líquido, operações de crédito e, posteriormente, relacionado com o número de associados. Como o problema está na utilização eficiente do ativo total de cooperativa em gerar crédito aos cooperados e patrimônio líquido à cooperativa; esta pesquisa analisou, por meio da técnica multivariada de dados, a Análise Hierárquica de Processo (AHP), fato que permitiu apurar as dez maiores cooperativas brasileiras, segundo classificação apresentada pelo Banco Central de Brasil (BACEN).

O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficiência e ranking das cooperativas de crédito do Brasil. Destaca-se que, a classificação apresentada pelo BACEN, quando considerou o número de associados, ativos totais, depósitos totais, o patrimônio líquido e a carteira de crédito, representou assim, uma classificação com as dez maiores cooperativas do Brasil, confrontando com a AHP, que considerou os mesmos dados e classificação apresentados pelo BACEN. A pesquisa ressaltou assim, a mudança de classificação entre a sexta, sétima e oitava posições da classificação do BACEN para o ranking da AHP.

Destaca-se que a técnica utilizada (AHP) em modo algum exclui a apresentada anteriormente, mas representa uma nova classificação. E com base em uma relação de preferência, atestou uma correlação de Kendall de mais de 84%, configurando forte correlação entre as classificações, ressaltando que a troca de ordem nas classificações, por motivos que não fizeram parte desta pesquisa, alterou posições de destaque entre as cooperativas. Isto representa que as mudanças de posições ocorridas também poderiam ser representadas e que manteriam as cooperativas no mesmo grupo, sem que com isto excluísse algumas delas da primeira lista apresentada.

Como as hipóteses de pesquisa foram: Hipótese 1: Cooperativas com maior volume de ativo total continuam com posições asseguradas quando analisadas pela AH;. Hipótese 2: Cooperativas classificadas pelo BACEN mantêm a mesma posição no ranking conseguido pela aplicação da AHP; Hipótese 3: Rejeita as hipóteses anteriores.

Com relação à primeira hipótese, esta foi confirmada, pois a alteração ocorreu apenas entre três cooperativas, mantendo- as em 70% na mesma posição. A segunda hipótese não se confirmou, pois o ranking apresentado pela AHP alterou a posição das cooperativas em relação à classificação original. Para a terceira hipótese, não houve rejeição das hipóteses anteriores, obtendo então a confirmação da primeira e alterando a segunda.

Os procedimentos adotados na pesquisa permitiram que os testes fossem realizados e que as hipóteses fossem testadas, representando que a pesquisa quantitativa, com abordagem qualitativa, possibilitou as considerações finais, além de resolução do problema de pesquisa.

Como universo foram pesquisadas as dez maiores cooperativas brasileiras, como técnica de coleta de dados foi empregada com base nos dados publicados, não se permite inferência sobre as demais cooperativas, sendo então, um limitador para esta pesquisa.

A justificativa como fator relevante da pesquisa pode destacar que contribuiu para o entendimento do tema, com base na literatura utilizada, facilitando a utilização de várias metodologias e permitindo sua evidenciação nas operações.

A oportunidade do estudo relacionou a eficiência na utilização do patrimônio com as operações de crédito. Desta forma, esta pesquisa contribuiu para a aplicação da AHP, como forma de análise do desempenho das cooperativas.

Referências

BACEN, Banco Central do Brasil. Dados contábeis atualizados das Cooperativas de Crédito. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/?IFBALANCETES>. Acesso em: 30/05/2010.

Bank for International Settlements - BIS. Disponível em <www.bis.org>. Acesso em: 12/05/2010.

BRIGHAM, Eugene F. HOUSTON, Joel F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BRITO, Giovani Antonio Silva; CORRAR, Luiz João; ASSAF, Neto Alexandre. Sistema de Classificação de Risco de Crédito: Uma Aplicação a Companhias Abertas no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, USP, São Paulo, v. 20, n. 51, p. 28-43, setembro/dezembro 2009.

CAOUETTE, John B.; ALTMAN, Edward I.; NARAYANAN, Paul. Gestão do Risco de Crédito: o próximo grande desafio financeiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

CROUHY, Michel; GALAI, Dan; MARK, Robert. Fundamentos da Gestão de Risco. São Paulo: Serasa, 2007.

CUNHA, Paulo Roberto da; BEUREN, Ilse Maria. Técnicas de amostragem utilizadas nas empresas de auditoria independente estabelecidas em Santa Catarina. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 1, n. 40, p. 67-86, 2006.

DUARTE JUNIOR, Antonio Marcos. Risco: definições, tipos, medição e recomendações para seu gerenciamento. In: LEMGRUBER, Eduardo Faço et al. (Org.). Gestão de Risco e Derivativos: Aplicações no Brasil. São Paulo: Atlas, 2001.

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade; TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatística aplicada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: SP, Atlas. 1999.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2003.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil: 2004.

GROPPELLI, Angelico A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

HIGGINS, Robert C. Análise para administração financeira. 8 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2007.

LEMGRUBER, E. F., et al. Gestão de Risco e Derivativos. São Paulo: Atlas, 2001.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RAUPP, Fabiano Maury. BEUREN, Ilse Maria. Caracterização da pesquisa em Contabilidade. In. BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

SAUNDERS, Anthony. Medindo o risco de crédito: Novas abordagens para value at risk e outros paradigmas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

SECURATO, José Roberto. Decisões Financeiras em Condições de Risco. São Paulo: Saint Paul, 2007.

SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Análise de Crédito: concessão e gerência de empréstimos. São Paulo: Atlas, 1994.

SILVA, José Pereira da. Gestão e Análise de Risco de Crédito. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA NETO, Lauro de Araújo. Derivativos: definições, emprego e risco. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

SAATY, Thomas L. Método de análise hierárquica. São Paulo: Makron Books, 1991.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VENTURA, Eloy Câmara. A Evolução do Crédito da Antiguidade aos Dias Atuais. Curitiba: Juruá, 2000.


[anterior] [inicio]

Vol. 32 (3) 2011
[Índice]