Espacios. Vol. 32 (1) 2011. Pág. 6

Hierarquização dos atributos que determinam a escolha de restaurantes a la carte utilizando o método AHP

Hierarchy of attributes that determine a la carte restaurant customer choice

Jerarquización de atributos que determinan la selección de los clientes por restaurantes a la carta utilizando el método AHP

Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco y José Luis Duarte Ribeiro


3. Método AHP

Entre os métodos desenvolvidos no ambiente das Decisões Multicritério, um dos mais conhecidos é o Método de Análise Hierárquica (AHP – Analytic Hierarchy Process), desenvolvido por Thomas Saaty. Nesse método, o problema de decisão é dividido em níveis hierárquicos, facilitando, assim, sua compreensão e avaliação. O método AHP consiste das seguintes etapas (SILVA; BELDERRAIN, 2006):

  1. Definir as alternativas
  2. Definir os critérios relevantes para o problema de decisão
  3. Avaliar as alternativas em relação aos critérios
  4. Avaliar a importância relativa de cada critério
  5. Determinar a avaliação global de cada alternativa

A utilização do método inicia com a divisão do problema de decisão em níveis hierárquicos de critérios e alternativas como apresentado na Figura 2. A solução do problema gera um vetor de pesos de importância para cada uma das alternativas, priorianzando-as ou classificando-as segundo a opinião dos agentes de decisão (FOGLIATTO; ALBIN, 2003).

Figura 2 – Esquema de hierarquização de um problema de decisão
Fonte: adaptado de Fogliatto e Albin (2003)

Uma vez definida a hierarquia passa-se para o estágio da comparação aos pares, onde, os tomadores de decisão emitem julgamentos com respeito à importância de cada um dos atributos em relação aos outros, gerando-se uma matriz de decisão quadrada denominada Matriz Dominante (SILVA; BELDERRAIN, 2006). A comparação aos pares dos atributos é realizada utilizando uma escala linear que varia de 1 a 9, a qual é denominada Escala Fundamental de Saaty e é apresentada na Figura 3.

Intensidade de importância Definição Explicação
1 Igual importância As duas atividades contribuem igualmente para o objetivo
3 Fraca importância de uma sobre a outra A experiência e o julgamento favorecem levemente uma atividade em relação a outra
5 Importância grande ou essencial A experiência e o julgamento favorecem fortemente uma atividade em relação a outra
7 Importância muito grande ou demonstrada Uma atividade é fortemente favorecida em relação a outra, sua dominação de importância é demonstrada na prática
9 Importância absoluta A evidência favorece uma atividade em relação a outra com o mais alto grau de certeza
2, 4, 6, 8 Valores intermediários Quando se procura uma condição de compromisso entre duas definições

Figura 3 – Escala Fundamental de Saaty
Fonte: adaptado de Saaty (1980)

A Figura 4 apresenta um exemplo de matriz de decisão resultante da comparação aos pares dos principais atributos que afetam a escolha entre alternativas.

Figura.4 – Exemplo da comparação aos pares de atributos
Fonte: adaptado do Saaty (1980)

Primeiramente, realiza-se a comparação par a par de cada alternativa dentro de cada critério, ou seja, para cada critério são comparadas as alternativas utilizando a escala fundamental de Saaty. Utilizando a matriz de decisão A para comparar n elementos tem-se que:

A = [aij] (onde: aij = 1/aji; aii = 1; 1 ≤ i ≤ n e 1 ≤ j ≤ n) (1)

A diagonal principal é sempre igual a 1, e deve-se notar a reciprocidade entre os dois lados da matriz (acima e abaixo da diagonal). Desta forma, se o elemento a14 = 5, então o a41 deve ser igual a 1/5 (BETENCOURT, 2000).

A seguir, determina-se o peso relativo das alternativas em relação aos critérios, através das seguintes etapas:

1. Normalização da matriz A: dividindo cada entrada da coluna j da matriz A pela soma das entradas da coluna j, gerando uma nova matriz chamada de A norm, normalizada, na qual a soma das entradas de cada coluna é igual a 1. Essa matriz normalizada é definida como:

A’ = [a’ij] (onde: a’ij = a’ji/ ∑aik para 1 ≤ i ≤ n e 1 ≤ j ≤ n) (2)

2. Estimativa do peso relativo ou auto-vetor: a partir do valor médio de cada linha da matriz normalizada, originando o vetor de pesos que é dado por:

W = [Wk] (onde Wk = ∑ a’ij/n para 1 ≤ j ≤ n e 1 ≤ k ≤ n 1) (3)

Repete-se esse procedimento para cada matriz de comparação das alternativas sob cada critério e para a matriz de comparação dos critérios. A solução final é dada pelo somatório do produto do vetor de peso de cada alternativa vezes o vetor de pesos dos critérios, resultando em um único valor de peso para cada alternativa de decisão (FOGLIATTO; ALBIN, 2003). Dessa forma, determina-se uma ordenação global das alternativas por intermédio de uma função global de valor.

3.1 Razões de consistência

Para que uma matriz de julgamentos seja consistente, aij = wi / wj, e aji = 1 / aij para todo i e j. Além disso, para quaisquer amostras i, j e l na matriz, aij x ajl = ail. Uma medida de consistência para as avaliações que compõem uma matriz de julgamentos pode ser obtida de λmax, conforme a equação 4.

A W = λmax W (4)

No caso de perfeita consistência, λmax = N para uma matriz de ordem N. Caso contrário, o índice de consistência pode ser dado por:

CI = (λmax – N) / (N – 1) (5)

O valor do índice de inconsistência (CI) deve ser comparado com um índice aleatório de consistência (RI), obtido a partir de 500 matrizes de julgamento de ordem N aleatoriamente geradas, com valores de julgamento aij aleatoriamente selecionados no intervalo [1/9, 9]. Ao compararem-se os valores de CI e RI, é possível visualizar quanto uma matriz qualquer se distancia da situação de maior inconsistência nas avaliações (FOGLIATTO, 2003). Saaty (1980) apresenta uma tabela de valores de RI, em função a ordem da matriz, os quais representam a mediana dos CIs calculados das matrizes aleatoriamente geradas.

Então, a consistência de uma matriz de julgamento será medida através da razão de consistência CR, dada por:

CR = CI /RI (6)

Saaty (1980) sugere 0,1 como valor limite para CR. Quando o valor de CR de uma matriz for maior que 0,1, as suas avaliações deveriam ser revisadas pelo analista. Porém, em aplicações onde a avaliação dos itens é particularmente difícil ou complexa, podem-se adotar valores limites mais altos, como, 0,2 ou 0,3 (FOGLIATTO, 2003).

4. Método de Pesquisa

A presente pesquisa buscou dar continuidade ao estudo qualitativo realizado pelos autores Tinoco e Ribeiro (2008) sobre os determinantes da qualidade percebida dos clientes de restaurantes a la carte. Para isto, definiu-se como objetivo principal hierarquizar os atributos que os clientes de restaurantes a la carte consideram mais importantes na escolha deste tipo de serviço. Neste contexto, optou-se por adotar um procedimento quantitativo na coleta e tratamento dos dados.

Utilizou-se o método AHP como ferramenta para quantificar as opiniões dos clientes de restaurantes a la carte sobre a importância relativa de cada um dos critérios em conflito no processo de escolha entre vários prestadores de serviço. Essa técnica foi escolhida, pois possibilita a avaliação comparativa de um grupo de variáveis complexas qualitativas ou quantitativas com base na percepção das pessoas através de comparações pareadas.

A seleção dos critérios utilizados na hierarquização de atributos que afetam o processo de tomada de decisão dos clientes para a escolha de um restaurante a la carte fundamentou-se nos determinantes da qualidade percebida dos clientes de restaurantes a la carte identificados no estudo qualitativo prévio realizado pelos autores Tinoco e Ribeiro (2008). Estes determinantes da qualidade percebida dos clientes podem ser considerados como critérios importantes que afetam o processo de escolha entre restaurantes a la carte. Os mesmos são apresentados na Figura 5.

Fatores importantes que afetam a qualidade percebida
Grupos
Casais sem filhos Grupo de amigos Família Executivos

Atributos da comida
Atendimento
Ambiente
Tempo de espera
Limpeza
Segurança
Instalações de apoio
Cardápio
Privacidade
Exatidão
Decoração

Atributos da comida
Atendimento Ambiente
Tempo de espera
Limpeza
Segurança
Instalações de apoio
Atributos da bebida
Confirmação de expectativas
Exatidão
Atributos da comida
Atendimento
Ambiente
Tempo de espera
Limpeza
Segurança
Instalações de apoio
Cardápio
Atributos da comida
Atendimento
Ambiente
Tempo de espera
Limpeza
Atributos da bebida
Privacidade
Cardápio
Outros fatores (menos importantes) que afetam a qualidade percebida
Localização
Preço
Possibilidade de reserva
Propaganda
Carta de vinhos
Imagem
Localização
Preço
Cardápio
Cozinha para visitação
Privacidade
Pós-venda
Localização
Preço
Quantidade das porções
Exatidão
Localização
Preço
Segurança
Instalações de apoio
Decoração

Figura.5 – Atributos que afetam a qualidade percebida pelos clientes de restaurantes a la carte
Fonte: Tinoco e Ribeiro (2008)

A Figura 6 apresenta os principais atributos considerados como critérios de escolha de um restaurante a la carte por parte dos clientes, que foram selecionados para o presente estudo.

Figura.6 – Critérios de escolha para restaurantes a la carte

Neste estudo, não foram avaliadas alternativas de restaurantes a la carte, sendo o objetivo principal a identificação de pesos ou importância dos atributos selecionados na escolha de um determinado prestador deste tipo de serviço.

Uma vez identificados os atributos ou critérios de interesse a serem hierarquizados segundo o grau de importância, elaborou-se um questionário fechado de 12 perguntas a ser respondido pela pessoa que fornecia as informações na presença do próprio entrevistador.

As perguntas do questionário buscaram quantificar a importância de cada um dos critérios estudados em relação aos outros, utilizando uma escala de 9 pontos que variava de extremamente menos importante até extremamente mais importante. Para isto, cada questão perguntava a importância de cada um dos critérios avaliados (qualidade da comida, atendimento, ambiente, tempo de espera, limpeza, segurança, instalações de apoio, variedade, exatidão, localização, preço e qualidade da bebida) em relação aos outros. O modelo do questionário aplicado é apresentado nos Anexos.

A amostra foi constituída por moradores da cidade de Porto Alegre (capital de um dos estados brasileiros), consumidores de restaurante a la carte. O tamanho da amostra foi determinado utilizando a variável de estratificação “categoria de cliente”. Conforme Tinoco e Ribeiro (2008), as necessidades e expectativas dos clientes de restaurantes a la carte e, em conseqüência, a avaliação que eles fazem da qualidade do serviço, variam principalmente em função do motivo e tipo de usuário deste serviço e não do sexo ou idade dos consumidores. Desta forma, eles identificaram quatro categorias de consumidores: (i) os clientes que utilizam o serviço em companhia de seus casais e sem filhos, (ii) aqueles que freqüentam este tipo de serviços em companhia de amigos, (iii) os casais com filhos e famílias e (iv) os que utilizam o serviço por motivos de trabalho ou executivos.

Para este estudo escolheu-se essa única variável de estratificação, considerando as quatro categorias: (i) casais sem filhos, (ii) grupos de amigos, (iii) famílias e (iv) executivos. Para o dimensionamento da amostra, considerou-se um coeficiente de variação moderado (10%), um erro admissível de 7% e um nível de significância de 0,05. Partindo desses pressupostos e considerando a variável de estratificação escolhida, obteve-se o tamanho da amostra de 8 consumidores para cada categoria de clientes (totalizando 32 consumidores a serem entrevistados).

O questionário aplicado gerou matrizes completas de ordem 12x12 e que, na maioria dos casos, não resultaram recíprocas em torno à diagonal. Alem disso, a escala utilizada no questionário para a comparação pareada não correspondia à escala fundamental de Saaty, sendo necessária a transformação da escala antes de aplicar a método do AHP. Para ajustar a escala e garantir a reciprocidade tal que qualquer elemento aij seja o recíproco de aji realizaram-se as seguintes etapas:

1. Transformaram-se as comparações pareadas de cada respondente do questionário na escala fundamental de Saaty.

2. Calculou-se a média das duas comparações obtidas para um mesmo par de atributos (aij e aji). Para isto, utilizou-se o procedimento proposto por Fogliatto e Albin (2003):

a. Calcula-se o ponto de centro de um conjunto de valores aij, transformando-se os valores aij em valores de escala z através da equação7:

(7)

b. Na seqüência, determina-se a média dos valores resultantes e, finalmente, converte-se a média dos valores z no ponto de centro aij usando a equação 8:

(8)

Os valores médios obtidos correspondem à parte superior da matriz de decisão, sendo necessário completar a parte de baixo da diagonal com os valores recíprocos aji.

Uma vez obtida a matriz de comparação pareada recíproca e na escala de Saaty para cada respondente, procedeu-se ao cálculo do vetor de pesos e da razão de consistência conforme descrito no item 3. Para o cálculo da razão de consistência (CR), utilizou-se o índice aleatório de consistência RI = 1,48 para matrizes de ordem 12 (SAATY, 1980).

Foi definido como limite máximo de razão de consistência (CR) o valor de 0,2, pois a avaliação realizada considerou um número grande de critérios (12), o que dificulta a consistência das respostas. Nove questionários apresentaram CR maior que 0,2 e não foram considerados no cálculo dos valores médios para cada categoria de clientes. Para o cálculo do vetor de pesos médio para cada uma das quatro categorias de clientes, utilizou-se o mesmo procedimento do ponto de centro proposto por Fogliatto e Albin (2003).

5. Resultados e discussão da aplicação do método AHP

As Tabela 1, 2, 3 e 4 apresentam os resultados obtidos da comparação pareada dos critérios que afetam a escolha de restaurantes a la carte do ponto de vista dos clientes categorizados como casais sem filhos, grupo de amigos, famílias e executivos. Conforme mencionado anteriormente, a hierarquização dos critérios geral para cada grupo de clientes considerou somente aqueles respondentes que foram consistentes nas suas respostas.

Tabela.1:
Hierarquização dos critérios de escolha de restaurantes a la carte para os casais sem filhos

Critérios

Vetor de pesos - wkp

Quest. 1

Quest. 2

Quest. 3

Quest. 4

Quest. 5

Quest. 6

Quest. 7

Quest. 8

Comida

0,233

0,338

0,163

0,114

0,200

0,117

0,222

0,342

Atendimento

0,184

0,145

0,176

0,113

0,186

0,118

0,226

0,121

Ambiente

0,042

0,029

0,162

0,023

0,042

0,048

0,155

0,141

Tempo

0,089

0,109

0,028

0,114

0,058

0,037

0,055

0,037

Limpeza

0,062

0,225

0,180

0,114

0,421

0,296

0,099

0,415

Segurança

0,056

0,018

0,170

0,023

0,274

0,295

0,017

0,070

Instalações

0,013

0,047

0,081

0,025

0,025

0,049

0,041

0,094

Variedade

0,027

0,096

0,040

0,135

0,017

0,030

0,185

0,035

Exatidão

0,097

0,062

0,057

0,114

0,062

0,066

0,170

0,036

Localização

0,066

0,095

0,033

0,114

0,115

0,046

0,040

0,035

Preço

0,118

0,121

0,037

0,114

0,225

0,121

0,256

0,073

Bebida

0,013

0,100

0,079

0,022

0,011

0,123

0,112

0,020

λmax

13,47

15,81

12,46

12,23

15,82

14,23

18,69

13,55

CI

0,13

0,35

0,04

0,02

0,35

0,20

0,61

0,14

CR

0,09

0,23

0,03

0,01

0,23

0,14

0,41

0,10

---

Tabela.2:
Hierarquização dos critérios de escolha de restaurantes a la carte para os grupos de amigos

Critérios

Vetor de pesos - wkp

Quest. 1

Quest. 2

Quest. 3

Quest. 4

Quest. 5

Quest. 6

Quest. 7

Quest. 8

Comida

0,121

0,047

0,346

0,173

0,306

0,155

0,251

0,147

Atendimento

0,143

0,047

0,240

0,197

0,213

0,111

0,320

0,283

Ambiente

0,037

0,236

0,314

0,047

0,135

0,063

0,030

0,340

Tempo

0,148

0,047

0,204

0,176

0,046

0,123

0,076

0,030

Limpeza

0,064

0,047

0,088

0,173

0,296

0,084

0,303

0,179

Segurança

0,024

0,047

0,179

0,093

0,175

0,113

0,346

0,094

Instalações

0,024

0,236

0,060

0,044

0,100

0,061

0,057

0,043

Variedade

0,052

0,236

0,050

0,067

0,032

0,063

0,024

0,039

Exatidão

0,130

0,047

0,020

0,178

0,054

0,070

0,182

0,135

Localização

0,037

0,236

0,103

0,022

0,026

0,110

0,036

0,044

Preço

0,183

0,236

0,125

0,040

0,148

0,104

0,097

0,066

Bebida

0,038

0,236

0,043

0,020

0,016

0,096

0,017

0,025

λmax

14,54

12,00

13,85

12,77

14,10

17,00

16,30

13,16

CI

0,23

0,00

0,17

0,07

0,19

0,45

0,39

0,11

CR

0,16

0,00

0,11

0,05

0,13

0,31

0,26

0,07

---

Tabela.3:
Hierarquização dos critérios de escolha de restaurantes a la carte para os clientes famílias

Critérios

Vetor de pesos - wkp

Quest. 1

Quest. 2

Quest. 3

Quest. 4

Quest. 5

Quest. 6

Quest. 7

Quest. 8

Comida

0,113

0,303

0,231

0,094

0,130

0,198

0,309

0,222

Atendimento

0,109

0,176

0,144

0,082

0,175

0,291

0,295

0,228

Ambiente

0,069

0,076

0,149

0,058

0,034

0,096

0,186

0,138

Tempo

0,037

0,180

0,111

0,045

0,086

0,229

0,250

0,040

Limpeza

0,053

0,069

0,307

0,111

0,091

0,103

0,120

0,238

Segurança

0,254

0,059

0,216

0,079

0,066

0,039

0,074

0,102

Instalações

0,045

0,111

0,058

0,056

0,095

0,070

0,081

0,102

Variedade

0,023

0,109

0,076

0,028

0,081

0,139

0,150

0,041

Exatidão

0,147

0,214

0,024

0,124

0,064

0,268

0,028

0,214

Localização

0,039

0,018

0,076

0,027

0,025

0,020

0,125

0,040

Preço

0,087

0,046

0,197

0,101

0,193

0,093

0,376

0,022

Bebida

0,023

0,025

0,025

0,031

0,084

0,032

0,133

0,014

λmax

15,52

13,48

13,68

13,03

13,65

13,85

19,17

14,45

CI

0,32

0,13

0,15

0,09

0,15

0,17

0,65

0,22

CR

0,22

0,09

0,10

0,06

0,10

0,11

0,44

0,15

---

Tabela.4:
Hierarquização dos critérios de escolha de restaurantes a la carte para os clientes executivos

Critérios

Vetor de pesos - wkp

Quest. 1

Quest. 2

Quest. 3

Quest. 4

Quest. 5

Quest. 6

Quest. 7

Quest. 8

Comida

0,172

0,084

0,100

0,148

0,076

0,183

0,056

0,083

Atendimento

0,143

0,252

0,219

0,211

0,217

0,122

0,158

0,077

Ambiente

0,076

0,158

0,219

0,211

0,217

0,047

0,115

0,090

Tempo

0,159

0,084

0,134

0,128

0,113

0,046

0,104

0,075

Limpeza

0,037

0,052

0,038

0,021

0,017

0,098

0,041

0,087

Segurança

0,026

0,072

0,045

0,025

0,076

0,104

0,042

0,131

Instalações

0,028

0,016

0,012

0,013

0,019

0,025

0,027

0,066

Variedade

0,088

0,017

0,025

0,043

0,036

0,089

0,107

0,091

Exatidão

0,162

0,055

0,042

0,040

0,067

0,115

0,112

0,051

Localização

0,012

0,030

0,094

0,073

0,118

0,049

0,129

0,031

Preço

0,071

0,073

0,044

0,067

0,030

0,105

0,033

0,090

Bebida

0,027

0,107

0,029

0,020

0,012

0,017

0,078

0,127

λmax

13,20

14,57

13,89

13,06

13,12

15,20

31,19

28,66

CI

0,11

0,23

0,17

0,10

0,10

0,29

1,74

1,51

CR

0,07

0,16

0,12

0,07

0,07

0,20

1,18

1,02

---

Na Tabela 5 são apresentados os resultados obtidos da hierarquização média dos critérios que afetam a escolha de restaurantes a la carte para as quatro categorias de clientes avaliadas e a hierarquização global considerando os quatro grupos de consumidores.

Tabela.5
Hierarquização dos principais critérios de escolha de restaurantes a la carte do ponto de vista dos consumidores

Casais sem filhos

Grupo de amigos

Famílias

Executivos

Global

Critérios

wkp

Critérios

wkp

Critérios

wkp

Critérios

wkp

Critério

wkp

Limpeza

0,210

Comida

0,176

Comida

0,194

Atendim

0,236

Comida

0,192

Comida

0,203

Atendim

0,166

Atendim

0,163

Ambiente

0,165

Atendimento

0,186

Atendim.

0,129

Ambiente

0,134

Limpeza

0,127

Comida

0,139

Limpeza

0,106

Segurança

0,088

Limpeza

0,102

Exatidão

0,114

Tempo

0,113

Ambiente

0,100

Preço

0,085

Preço

0,099

Tempo

0,074

Exatidão

0,073

Tempo

0,076

Exatidão

0,061

Tempo

0,073

Segurança

0,067

Preço

0,063

Preço

0,075

Ambiente

0,051

Segurança

0,061

Preço

0,064

Localização

0,050

Exatidão

0,074

Tempo

0,045

Exatidão

0,053

Ambiente

0,059

Segurança

0,050

Segurança

0,066

Localização

0,043

Instalações

0,040

Instalações

0,049

Variedade

0,038

Variedade

0,038

Variedade

0,034

Variedade

0,037

Variedade

0,044

Limpeza

0,033

Localização

0,035

Instalações

0,028

Localização

0,035

Bebida

0,023

Bebida

0,024

Instalações

0,028

Bebida

0,024

Bebida

0,025

Localização

0,021

Instalações

0,016

Bebida

0,024

λmax

12,53

λmax

12,33

λmax

12,35

λmax

12,71

λmax

12,26

CI

0,05

CI

0,03

CI

0,03

CI

0,06

CI

0,02

CR

0,03

CR

0,02

CR

0,02

CR

0,04

CR

0,02

 

Observa-se, na Tabela 5, que os valores de CR obtidos para as avaliações dos grupos e global foram baixos (todos abaixo de 0,1). Esses resultados devem-se ao teorema do limite central (médias apresentam menor variabilidade que valores individuais) e a desconsideração das matrizes com grau de consistência maior a 0,2 no cálculo das comparações pareadas médias.

Em relação à hierarquização dos critérios, observou-se a existência de pequenas diferenças entre os grupos, a respeito da ordem de importância dos fatores que afetam a escolha de restaurantes a la carte. Estas pequenas diferenças devem-se às características particulares de cada grupo de clientes avaliados (casais sem filhos, grupos de amigos, famílias e executivos). Algumas divergências de maior destaque são apresentadas a seguir:

A Figura 7 apresenta a hierarquização obtida nos diversos grupos. Os quatro critérios principais que afetam a escolha de restaurantes a la carte em comum para as quatro categorias de clientes (casais sem filhos, grupos de amigos, famílias e executivos) são: (i) a qualidade da comida, (ii) o atendimento, (iii) a limpeza e (iv) o ambiente.

Figura.7
Hierarquização dos critérios de escolha para restaurantes a la carte

Por outro lado, a variedade, a localização, as instalações físicas e a qualidade da bebida foram considerados, pela grande maioria dos clientes pesquisados, os critérios menos importantes na escolha de restaurantes a la carte.

Esta pesquisa constitui uma validação empírica do estudo qualitativo realizado por Tinoco e Ribeiro (2008), pois a hierarquização dos critérios de escolha de restaurantes a la carte confirma a importância dos atributos qualidade da comida, atendimento, ambiente, limpeza, tempo, exatidão e segurança na percepção de qualidade dos clientes de restaurantes a la carte, conforme havia sido ressaltado no estudo desses autores. Uma das principais diferenças desta pesquisa em relação ao estudo qualitativo dos determinantes da qualidade percebida dos autores Tinoco e Ribeiro (2008) foi a importância do preço do serviço na escolha de restaurantes a la carte por parte dos clientes. No estudo qualitativo, o preço do serviço foi considerado como um atributo de menor importância na qualidade percebida dos consumidores junto com a localização (ver Figura 5), enquanto que, na presente pesquisa, utilizando a hierarquização fornecida pelo AHP, o preço é o sexto critério mais importante para a escolha de restaurantes a la carte.

[anterior] [inicio] [siguiente]

Vol. 32 (1) 2011
[Índice]