Espacios. Vol. 32 (1) 2011. Pág. 42

Proposta de reconfiguração estratégica de módulo financeiro de business intelligence no contexto de governança de tecnologia da informação (GTI): estudo realizado em uma indústria do setor plástico

Proposed reconfiguration of strategic financial business intelligence module in the context of governance of information technology (GTI): a study in plastic industry sector.

Propuesta de reconfiguración estratégica del módulo de información financiera empresarial en el contexto del mando de la tecnología de la información (GTI): un estudio en el sector de la industria de plástico.

Vantio*


3 Metodologia da pesquisa

Em relação ao método, quanto à natureza é aplicada e caracterizou-se como uma pesquisa descritiva para a realização da qual se utilizou como procedimento à abordagem qualitativa e quantitativa e inspirada na técnica de Design Research.

Esta pesquisa, quanto à abordagem do problema, classifica-se como quantitativa e qualitativa. Quantitativa, porque sua solução foi alcançada por meio da análise e classificação dos dados coletados e traduzidos em números, validação de importâncias das variáveis estratégicas com o uso de métodos e técnicas estatísticas, e qualitativas visto que envolve examinar e pensar as percepções para obter um entendimento, em meio a esses aspectos, a metodologia predominante é a qualitativa.

O objeto de estudo desta pesquisa constitui-se em uma multinacional alemã localizada na cidade de São Leopoldo - RS, ou seja, uma indústria do setor plástico tendo como área alvo do estudo a área de Gestão do Sistema Financeiro.

A coleta de dados, de acordo com Yin (2005), pode ocorrer nas seguintes fontes: documentos, registros em arquivos, entrevistas, observação participante e artefatos físicos. Na presente pesquisa, foram empregadas: observação participante: utilizada para a identificação dos documentos e das pessoas-chave a participarem da pesquisa, em função de um dos pesquisadores ter acesso aos gestores por trabalhar na área de controladoria da organização. De acordo com Roesch (1999, p. 161), esta pesquisa pode ser utilizada de duas maneiras: de forma encoberta, quando o pesquisador se torna um empregado da empresa; e de forma aberta, quando o pesquisador tem permissão para observar, entrevistar e participar no ambiente de trabalho de estudo. Neste estudo a observação participante foi a de forma aberta, visto que a pesquisadora teve permissão para realizar sua pesquisa na empresa e estavam cientes a respeito de seu estudo. A coleta dos dados deste estudo se deu por meio de análise de documentos – utilizado o planejamento estratégico da empresa para montar a análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), manual do sistema de Business Intelligence (SADIG) e CenariusERP, bem como outros documentos e entrevistas sistemáticas.

Os entrevistados responderam as questões pertinentes ao presente estudo foram: o controller (responsável pela controladoria /financeiro), o gerente industrial (responsável pela área fabril) e o supervisor de vendas (responsáveis pela área comercial/marketing), informando os valores relativos à pertinência dos elementos usados nas matrizes do modelo de alinhamento estratégico de Vanti e Espín (2007) e o suporte de tecnologia da informação – fornecendo informações sobre os sistemas usados pela organização. Sendo que, na etapa da avaliação da proposta foi entrevistado o controller, e o mesmo fez a avaliação da proposta.

A pesquisa foi desenvolvida no ciclo de design proposto por Takeda et. al (1990) composto por cinco fases: identificação do problema, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão. A Figura 1 demonstra todas as Fases e etapas da pesquisa.

4 Análise dos Dados

A Fase 1 - Identificação do problema - Está relacionada na identificação do problema na reconfiguração de uma proposta de sistema financeiro estratégico que buscou à melhoria nas informações pelo sistema financeiro para que os gestores possam decidir, considerando os seus objetivos estratégicos, o que deve resultar na reconfiguração do sistema financeiro atual com uso da ferramenta de BI no contexto de governança de tecnologia da informação.

Etapa 1 – A primeira etapa da pesquisa denominada de Estruturação da Pesquisa teve um caráter conceitual. Inicialmente construiu-se a pesquisa bibliográfica com uma revisão teórica e metodológica.

Fase 2 – Sugestão – tem por objetivo considerar as contribuições do referencial teórico revisado, com a finalidade de elaborar uma proposta de modelo provisória de reconfiguração estratégica de sistema financeiro. Essa proposta de modelo provisória foi aperfeiçoada durante a fase de desenvolvimento, de acordo com a técnica de design research.

Etapa 2 – Identificou as variáveis estratégicas advindas do Planejamento Estratégico da empresa em estudo e elaborou a entrevista a ser aplicada aos gestores.

Etapa 3 - Esta etapa teve por objetivo analisar as contribuições da literatura revisada a fim de propor um modelo provisório de reconfiguração do sistema financeiro. Esse modelo provisório foi aprimorado durante a fase do desenvolvimento, seguindo a técnica de design research.

Figura 1: Etapas da Pesquisa - Design Research

Etapa 4 – Foi feita a leitura dos sistemas da organização estudada e dos bancos de dados analisados, que serviram como base para o desenvolvimento da proposta. A organização possui um ERP, denominado CenariusERP, e um sistema de business intelligence chamado SADIG Análises. Conclui-se nesta análise que o processo de ETC (extração, transformação e carga) é feito somente dos módulos comercial (faturamento) e suprimentos (estoque), e que os mesmos são extraídos, tratados e consistidos, unificados e carregados para um BDG (banco de dados gerenciais) do Sadig Análises.

Etapa 5 - Nesta etapa, identificaram-se junto aos gestores (controller, supervisor de vendas e gerente industrial) o grau de pertinência das relações entre os elementos da análise do ambiente e os objetivos e ações estratégicos (entrevistas).

Fase 3 – Desenvolvimento - nesta etapa é estudada a realidade da empresa a fim de relatar as informações utilizadas na aplicação da proposta.

Etapa 6 - Utilizou-se o modelo de alinhamento estratégico de Vanti e Espín (2007) também evidenciado em Vanti et al (2006) e Biehl et al (2009), e para compor as informações necessárias à aplicação da lógica difusa compensatória, bem como o questionário proposto pelos autores para orientar a etapa das entrevistas. Os graus de pertinência atribuídos às relações difusas entre os elementos analisados, utilizando as escalas de 0 (falsidade) a 1 (verdade). Como resultado o sistema SWOT-OA gerou um relatório com os graus de pertinência como um ranking que serviu para a reconfiguração do sistema financeiro.

Etapa 7- A etapa apresentou o Ciclo de Governança de Tecnologia da Informação (GTI) de Fernandes e Abreu (2008) para a nova proposta de reconfiguração estratégica do sistema financeiro que foi conduzida no contexto de GTI, assim como os fatores que propiciam o alinhamento com os objetivos estratégicos da organização. Outro ponto levantado se refere ao XBRL, que contempla a evidenciação financeira com maior transparência, fornecendo melhor fluxo e flexibilidade de informações aos usuários.

Etapa 8- Finalização do Artefato - A partir da análise dos módulos do sistema CenariusERP quanto ao nível de apoio aos gestores e à priorização das variáveis estratégicas, elaborou-se um framework para ilustrar a proposta de reconfiguração estratégica do sistema financeiro do novo BI.

Os data marts departamentais apresentados na sugestão de reconfiguração do novo modelo de BI são: comercial (no sistema atual do Sadig Análises já contemplava o faturamento), financeiro, suprimentos (no sistema atual do Sadig Análises já contemplava a posição de estoques), produção e custos e controle de qualidades.

Quanto à evidenciação financeira abordada no ciclo de GTI, foi sugerido que fossem disponibilizados relatórios em formato XBRL. A sugestão foi elaborada tendo em vista a reconfiguração do sistema financeiro no contexto de GTI, e os relatórios para clientes e stakeholders podem ser disponibilizados via site da empresa estudada.

Fase 4 – Avaliação - Apresentação e Avaliação da nova proposta de reconfiguração estratégica – A avaliação da proposta de reconfiguração foi feita por análise qualitativa por meio de entrevista com o controller, para o mesmo avaliar se a proposta atingiu os objetivos propostos. Foram cinco questões que nortearam a entrevista de avaliação para a finalização do artefato. A proposta de reconfiguração estratégica de sistema financeiro foi apresentada com as devidas figuras ao entrevistado durante a entrevista para o melhor entendimento, assim como a de GTI e também dos relatórios em XBRL. Também se apresentou os resultados das priorizações dos 3 (três) entrevistados oriundos da aplicação da lógica difusa. Essas priorizações que serviram para reconfigurar o sistema financeiro.

De acordo com a análise do Entrevistado 1 (controller), a reconfiguração apresentada priorizou as necessidades informacionais da organização, tornando a tomada de decisão mais rápida. Também destacou que a área financeira (controladoria), com essa reconfiguração, passa a atuar mais no apoio às decisões, informando e orientando as áreas em relação ao presente e ao futuro da empresa. Mostrou interesse em divulgar informações da empresa em formato XBRL, mas levando em consideração a integridade e segurança das informações da empresa e das informações. Salientou-se que a reconfiguração estava contemplando em seus módulos a otimização de custos, sendo uma das atuais ações da área financeira.

Fase 5 – Conclusão – Conforme a avaliação do controller a proposta de reconfiguração estratégica de sistema financeiro no contexto de GTI, contemplando a ferramenta de BI, na qual houve a priorização dos objetivos e ações estratégicas da empresa, de acordo com o grau de importância obtido por meio de análise do ambiente da organização, conclui de forma satisfatória o ciclo orientado pela técnica de design research. Esta forma satisfatória afirma que durante o ciclo atingiu-se os objetivos propostos e que com a avaliação verificou-se que Imagem/Marca, foram itens que o avaliador mencionou como de interesse da empresa em divulgar, a redução de custos que foi proposta nos módulos do novo BI como uma das ações pontuais hoje da área, e com a GTI alinhando os objetivos da TI com os objetivos do negócio, a área financeira poderá fornecer informações mais rápidas e coesas no apoio à decisão, informando e orientando os gestores em relação às possíveis mudanças presentes e futuras.

5 Conclusões

O objetivo geral deste estudo consistiu em desenvolver uma proposta de reconfiguração estratégica de sistema financeiro no contexto de Governança de Tecnologia da Informação, para a área financeira (controladoria) da organização e evidenciar informações estratégicas que auxiliem a tomada de decisão. Buscou-se demonstrar ao longo deste estudo que a informação é um dos recursos mais importantes para os gestores identificarem cenários competitivos tanto às suas ameaças quanto às suas oportunidades.

A informação é o recurso essencial para o processo de gestão, mas deve ter sentido lógico para os gestores. O sistema de informação gerencial ou de business intelligence deve ser configurado de forma a atender às necessidades informacionais dos usuários, bem como estar alinhado aos objetivos estratégicos estimulando melhores decisões para a organização.

A proposta de reconfiguração estratégica do sistema financeiro no contexto de GTI foi submetida à análise do controller conforme a técnica de Design Research e considerada satisfatória, atingindo os objetivos propostos, e com a avaliação verificou-se que Imagem/Marca foram itens mencionados como de interesse da empresa em divulgar, a redução de custos que foi proposta nos módulos do novo BI como uma das ações pontuais hoje da área, e com a GTI alinhando os objetivos da TI com os objetivos do negócio. Desta forma, a área financeira permitiria o fornecimento de informações rápidas e coesas no apoio à decisão, informando e orientando os demais gestores em relação às possíveis mudanças no cenário presente e futuro.

Assim sendo, a pesquisa permite concluir que para desenvolver uma proposta de reconfiguração estratégica de sistema financeiro no contexto de GTI, é necessário que os objetivos estratégicos da organização estejam alinhados com os de TI e que os gestores estejam alinhados para os mesmos objetivos. Em face à responsabilidade funcional do controller, faz com que o mesmo esteja munido devidamente de recursos de tecnologia da informação e preparado para utilizá-los em momentos oportunos de forma adequada na tomada de decisão.

6 Referencias bibliográficas

ANSOFF, I. H.; MCDONELL, E.. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

AZEVEDO JUNIOR, D.; CAMPOS, R. Definição de requisitos de software baseada numa arquitetura de modelagem de negócios. Produção, São Paulo, v. 18, n. 1, 2008. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/prod/v18n1/a03v18n1.pdf. Acesso em: 22 nov.2008.

BARBIERI, C. BI – Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

BIEHL, M.; PEREGO, A. VANTI, A.A.; ESPIN, R. Revista Espacios. Vol. 30 (2) 2009, Caracas, 2009, pp.5-8. (En línea)

BOAR, B. Tecnologia da informação: a arte do planejamento estratégico. 2.ed. São Paulo: Berkeley, 2002.

BROWN S.; EISENDHART, K. Competir al borde del Caos. Barcelona: Granica, 2002.

CHANDLER, A. Strategy and Structure: Chapters in the History of American Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962.

FAYOL, H. Administração Industrial e Geral. São Paulo: Atlas, 1970.

FERNANDES, A. A.; ABREU, V. F. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 2.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

HENDERSON, B. As Origens da Estratégia. In: MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. (org). Estratégia – A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

HENDERSON, J. C.; VENKATRAMAN, N. Strategic Alignment: Leveraging Information Technology for Transforming Organizations. IBM System Journal, n.32(1), p.4-16, 1993.

INMON, W. H. Como Construir o Data Warehouse. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KANITZ, S. Controladoria: teoria e estudos de caso. São Paulo: Pioneira, 1977.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Alinhamento: Utilizando o Balanced Scorecard para criar estratégias corporativas. 9 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

NAKAGAWA, M. Introdução à Controladoria: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo, Atlas, 1993.

POE, V. et al. Building a Data Warehouse for Decision Support. New Jersey: Prentice Hall PTR, 1998.

PORTER, M. Competição – Estratégias Competitivas Essenciais. São Paulo: Campos, 1999. ROESCH, S. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SERRA, L. A Essência do Business Intelligence. São Paulo: Berkeley, 2002.

SCHMIDT, P. (org). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookmann, 2002.

TAKEDA, H.;VEERKAMP, P.; TOMIVAMA,T.;YOSHIKAWAM, H. Modeling Design Processes.Al Magazine Winter: 37-48, 1990

TURBAN, E.; SHARDA, R. ARONSON, J.; KING, D. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio, São Paulo, Bookman, 2009.

TUNG, N. H. Controladoria Financeira das Empresas. 4.ed. São Paulo:Atlas, 1974. VANTI, A.A; ESPÍN, R.A. Metodologia Multivalente para Priorização Estratégica em Construção de Balanced Scorecard (BSC). Revista CCEI. Urcamp. Brasil. V.11, n. 20, p-54-67- ago, 2007.

VANTI, A.A.; ESPIN, R.A., SCHRIPSEMA, A. GOYER, D. “The Importance of Objectives and Strategic Lagging and Leading Indicators in the Chain Import and Export Process using the Fuzzy Logic System”. Proceddings in ACM (SIGMIS)-CPR, Claremont, USA, 2006, pp. 190-197.

WEILL, P.; ROSS, J. W. Governança de Tecnologia da Informação. São Paulo: M.Books, 2006.

WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

[anterior] [inicio]

* E-mail:

Vol. 32 (1) 2011
[Índice]