Espacios. Espacios. Vol. 31 (3) 2010. Pág. 33

Avaliação do impacto das descargas atmosféricas na qualidade de energia fornecida pelas concessionárias: estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia do sul do país

The evaluation of the impact of atmospheric discharges in power quality supplied by electricity companies: a case study in a distribution enterprise in the south of brazil

Evaluación del impacto de un rayo con respecto a la calidad de energía suministrada por los servicios públicos: Estudio de caso en una empresa de distribución de energía del sur de Brasil

Nivaldo Pereira da Silva, Antonio Carlos de Francisco, João Luiz Kovaleski y Marcos Surian Thomaz


7. Conclusão

Este trabalho apresenta resultados relativos aos índices de avaliação e desempenho das redes de distribuição frente as descargas atmosféricas. Os métodos para se obter a redução no número de desligamentos das redes por descargas atmosféricas, e assim, conseqüentemente a melhoria na qualidade da energia fornecida.

Saliente-se que as descargas atmosféricas geram um enorme prejuízo financeiro para as distribuidoras de energia elétrica, pois causa danos nos equipamentos ao longo de todo o alimentador (circuito), danifica os equipamentos elétricos dos consumidores, faz-se necessário um planejamento a curto, médio e longo prazo de manutenção preventiva para minimizar os impactos causados pelas descargas atmosféricas.

Importante destacar que, após a publicação do Código de Defesa do Consumidor percebe-se que houve uma elevação considerável no número de solicitação de ressarcimento de danos em equipamentos elétricos. Esta nova abordagem fornecerá dados principalmente de custos das perdas devido à qualidade de energia elétrica, assim fornecendo informações para o planejamento da expansão das redes de energia elétrica.

As constantes interrupções acidentais no fornecimento de energia elétrica aos consumidores demandam de um custo na imagem da organização, pois gera uma expectativa em torno do que a organização tem como estratégia para minimizar os impactos causados pelas descargas atmosféricas.

O entendimento da inter-relação entre imagem organizacional é fundamental para o desenvolvimento dos negócios da organização, uma vez que a marca da organização veiculada pelas diversas mídias de informações, assim está marca será extremamente potencializada pela rápida difusão que a mídia propicia, demandando respostas tão imediatas quanto à propagação destas informações.

Percebe-se, a necessidade efetiva do planejamento da manutenção da empresa distribuidora de energia elétrica que poderia inclusive, instalar equipamentos especializados que contribuam para uma melhor confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na área residencial e industrial.

Referências bibliográficas

[anterior] [inicio]

Vol. 31 (3) 2010
[Índice]