Espacios. Espacios. Vol. 31 (3) 2010. Pág. 46

Desenvolvimento de melhorias em serviços: QFD e SFMEA como ferramentas na fidelização de clientes de uma farmácia de manipulação

Development of improvements in services: QFD and SFMEA as tools in the loyalty of a manipulation pharmacy

Desarrollo de mejoras en servicios: QFD y SFMEA como herramientas en la fidelización de clientes de una farmacia de manipulación

Patrícia Flores Magnago, Vera Lúcia Milani Martins, Armando Resende Neto, Angélica Alebrant Mendes, Flávia Santos Twardowski Pinto y Márcia Elisa Soares Echeveste


5. Considerações Finais

Este trabalho objetivou a aplicação sequenciada das ferramentas de QFD e SFMEA em uma empresa de serviços. Tal combinação permitiu o melhor tratamento das informações possibilitando, ao seu término, a elaboração de planos de melhorias. Consequentemente, possibilitando um meio estruturado para desenvolver o processo de fidelização aos consumidores alvo, principalmente, através do conhecimento detalhado sobre suas demandas de qualidade e sobre as capacidades dos processos internos para atendê-las.

Constatou-se que a classe de dermatologistas mostrou-se preocupada no desempenho não apenas dos produtos oferecidos pelas farmácias de manipulação, mas todos os processos primários e de apoio envolvidos a estes como garantia de relacionamento a longo prazo. Tendo em vista que foi constatado o recebimento constante de feedback por parte de seus pacientes quanto aos serviços que lhe foram prestados na farmácia.

A aplicação do modelo conceitual proposto no ambiente de serviços sem alterações de conteúdo frente ao ambiente da manufatura. O modelo conceitual iniciou com a pesquisa de mercado que identificou as demandas dos consumidores alvo. Em seguida contou com a aplicação de partes do QFD, sejam elas a Matriz da Qualidade, a qual priorizou as demandas e características de qualidade e Matriz de Processos, que priorizou a etapa do processo do serviço crítica que serviu de entrada para a SFMEA. A SFMEA, por sua vez, permitiu a identificação das principais falhas possíveis da etapa de atendimento, bem como análise de suas causas e efeito sobre o cliente, gerando um número de priorização de risco para a elaboração de planos de ações preventivas que busquem eliminar ou reduzir essas falhas.

Foram resultados do estudo de caso: (i) às ‘formas de manipulação’ como principal demanda de qualidade primária tanto para a classe médica como para a empresa; (ii) a ‘preocupação ambiental’ como principal demanda de nível secundário; (iii) o ‘número de cadastros ativos’ como principal características de qualidade; (iv) o ‘atendimento’ como principal etapa do serviço crítico; (v) a ‘demora para o início do atendimento’ como principal modo de falha e (vi) sugeriu-se o desenvolvimento de ‘políticas de valorização dos funcionários’ e ‘atividades motivacionais’ como base de um plano de melhorias rumo a melhoria de desempenho dos colaboradores e otimização das etapas dos processos mais influentes para o aumento da fidelização da classe médica. Como pesquisas em trabalhos futuros recomendam-se a incorporação da matriz de recursos humanos com a finalidade de atribuir responsabilidades na etapa de execução dos planos elaborados. Outra sugestão é a aplicação do método proposto por este trabalho aos consumidores finais, verificando também a satisfação destes com os serviços já existentes.

Referências bibliográficas

Bei, L.; Chiao, Y. (2001); “An integrated model for the effects of perceived product, perceived service quality and perceived price fairness on consumer satisfaction and loyalty”. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining behavior, 14, 125-140 p.

Bitner, M.J. (1990); “Evaluating service encounter: The effects of physical surroundings and employee responses”. Journal of Marketing, 54, 69–82 p.

Bretzke, M. (2005); Comportamento do Cliente, en: Gestão de Marketing. Dias, S.R. (ed). São Paulo: Saraiva.

Carnevalli, J.A.; Miguel, P.A.C.; Calarge, F.A. (2005); “Requisitos de implantação do QFD e recomendações para reduzir dificuldades de uso: Análise da Literatura Utilizando o Método AHP”. Revista Gestão Industrial, 1(2), 18-32 p.

Clausing D., (1994); Total Quality Development - A Step by Step Guide to World Class Concurrent Engineering, ASME Press, New York.

Cheng, L.C. (2003); “QFD in product development: methodological characteristics and a guide for intervention”. International Journal of Quality & Reliability Management, 20(1), 107-122 p.

Cheng, L.C.; Melo Filho, L.D.R. (2007); QFD – Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos. São Paulo: Editora Blücher.

Dick, A.S.; Basu, K. (1994); “Customer loyalty: Toward an integrated conceptual framework”. Journal of the Academy of Marketing Science, 22(2), 99–113 p.

Fernandes, J.M.R.; Rebelato, M.G. (2006); “Proposta de um método para integração entre QFD e FMEA”. Revista Gestão e Produção, 13(2), 245-259 p.

Fraga Filho, C.V. (2005); “Ferramenta de apoio ao processo de desenvolvimento de software em pequenas empresas”, Espacios, 26(3), 13 p.

Gianesi, I.N.; Corrêa, H.L. (1994); Administração Estratégica de Serviços - Operações para Satisfação do Cliente. São Paulo: Atlas.

Ginn, D.M., Jones, D.V., Rahnejat, H., Zairi, M., (1998); “The QFD/FMEA interface”, European Journal of Innovation Management, 1(1), 7-20 p.

Godoy, R. I. (2003); Fidelização de Clientes no Mercado Varejista de Comunicação Visual. Dissertação de Mestrado, Eng. de Produção. Florianópolis, UFSC, Programa de Pós-Graduação, Xiv,108 p.

Govers, C.P.M. (1996); “What and how about quality function deployment (QFD)”. International Journal of Production Economics, 46-47, 575-585 p.

Lafraia, J. R. B. (2001) Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade. Qualitymark: Petrobras, Rio de Janeiro.

Maxpress (2009); Cresce mercado de franquias para farmácias de manipulação,Maxpress, disponível em: <http://www.maxpressnet.com.br/noticia-boxsa.asp?TIPO=PA&SQINF=327813>, acesso em: 06 de nov. 2009.

Melo Filho, L.D.R.; Cheng, L.C (2007); “QFD na garantia da qualidade do produto durante seu desenvolvimento – caso em uma empresa de materiais”. Produção, 17(3), São Paulo, sep-dec.

Oliveira, B.; Toledo, G.L.; Ikeda, A.A. (2004); Fidelização e valor: uma interdependência inequívoca. SEMEAD, 2004, São Paulo, 7.

Oliver, R.L. (1999); “Whence consumer loyalty?”. Journal of Marketing, 63, 33–44 p.

Paiva, J. C. N. (2004); A Estrutura de Valor o Cliente Pessoa Física no Varejo Bancário Brasileiro: Uma Escala de Percepção de Valor. ENANPAD, 25, Curitiba.

Paraná Online, (2008); Medicamentos manipulados: saúde na medida exata. O estado do Paraná, disponível em: <http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/12597/?noticia=MEDICAMENTOS+MANIPU- LADOS+SAUDE+NA+MEDIDA+EXATA>, acessado em: 06 de nov. 2009. Pinho, L.A; Gomes, S.M.S;

Pinho, W.A.; Azevedo, T.C. (2008); FMEA: análise do efeito e modo de falha em serviços – uma metodologia de prevenção e melhoria dos serviços contábeis. ABCustos Associação Brasileira de Custos, 3(1), jan-abr.

Reichheld, F.F. (2003); “The number one you need to grow”. Harvard Business Review, Boston, 81(12), 46-54 p., nov-dec.

Rezende, A.J.; Leite Filho, G.A.; Athayde, T.R.; Pereira, C.A. (2003). Análise do Comportamento dos Preços de Medicamentos: um estudo na cidade de São Paulo. Anais do 3º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo.

Ribeiro, J.L.D.; Echeveste, M.E. & Danilevicz, A.M.F. (2001); A utilização do QFD na otimização de produtos, processos e serviços. Série Monográfica Qualidade. Porto Alegre: FEENG/UFRGS.

Rocha, T.; Veloso, A. (1999); A hora da recompensa: como obter sucesso através dos programas de fidelização. Cobra Editora e Marketing, São Paulo.

Sheth, J.N.; Mittal, N.B. (1999); Customer Behaviour – Consumer Behaviour and Beyond, The Dreyden Press, Orlando.

Silva, A.A.; Varvakis, G. (2000); Análise de Desempenho Tempo x Custo em Edificações, Anais do 20º Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP.

Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R.; (2002); Administração da Produção. 2 ed., São Paulo: Atlas.

Sonda, F.A.; Ribeiro J.L.D.; Echeveste, M.E. (2000); “A aplicação do QFD no desenvolvimento de software: um estudo de caso”. Revista Produção, 10(1), 51-75 p., dez.

[anterior] [inicio]


Vol. 31 (3) 2010
[Índice]