Espacios. Vol. 31 (2) 2010. Pág. 21


Desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: estudo em uma rede de agências de viagens e turismo do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

Performance and competitiveness of network of companies: study in a network of travel and tourism agencies of Rio Grande do Sul State - Brazil

Desempeño y competitividad de empresas asociadas en red: Estudio de una red de agencias de viaje y turismo del estado de Rio Grande do Sul - Brazil

Daniele Penteado Gonçalves Braga, Alexandre Xavier Vieira Braga y Marcos Antonio de Souza


5 Conclusões

Os modelos existentes de redes de empresas são atualmente uma forma de inovação e competitividade para as MPMEs. Estas organizações têm se readequado ao mercado de maneira nova e muitas vezes com a visão de uma saída estratégica muito importante para as organizações como é o caso da formação da rede Redetur. A exemplo de outras estratégias, também nessa é necessário, periodicamente, medir o resultado de sua adoção.

Entre os 32 indicadores de desempenho e competitividade analisados nas empresas pertencentes à rede, conclui-se que 25 indicadores apresentaram grau de melhoria, 6 indicadores permaneceram da mesma forma antes e depois das empresas pertencerem à rede. Apenas 1 indicador apresentou resultado menor depois que as empresas passaram a fazer parte da rede.

Dos 25 indicadores que apresentaram grau de melhoria depois que as empresas passaram a fazer parte da rede vale salientar os sete que mais se destacaram, a saber: (1) Comportamento empreendedor; (2) Relações e parcerias com empresas do mesmo segmento; (3) Vantagem competitiva frente à concorrência; (4) Grau de motivação e satisfação dos colaboradores; (5) Aumento nas comissões geradas pelos fornecedores; (6) Número de fornecedores de produtos comercializados; (7) Faturamento médio mensal bruto.

O único indicador de desempenho que apresentou resultado menor depois que as empresas passaram a fazer parte da rede foi o de Benefícios Gerados pelos Fornecedores, visto que estes benefícios passaram a ser entregues para a rede e não mais para as empresas de forma individualizada como era feito anteriormente, o que na opinião das empresas foi negativo. O resultado deste estudo confirma a hipótese de pesquisa assumida de que a participação de MPMEs em redes de cooperação melhora o desempenho competitivo das mesmas. Os resultados também confirmam a ocorrência dos potenciais benefícios passíveis de serem obtidos em função de redes de empresas, conforme tem sido defendido pela literatura da área e foi retratado no Referencial Teórico deste estudo.

Os estudos relacionados à gestão das empresas pertencentes a redes de cooperação, e o desenvolvimento de ferramentas que possibilitem a avaliação do seu desempenho coletivo, mostram-se relevantes e justificam a sua continuidade. Sugere-se que os seguintes aspectos sejam avaliados como possíveis estudos: (1) o avanço de pesquisas no campo de indicadores de desempenho e competitividade e avaliação gerencial das empresas pertencentes às redes; (2) desenvolvimento de indicadores de desempenho das redes; (3) a definição de ferramentas que auxiliem o gerenciamento e ações das empresas que atuam em redes; (4) desenvolver pesquisas comparativas com outras semelhantes realizadas no exterior como forma de avaliar o estágio e velocidade de avanços que têm ocorrido em estudos brasileiros.

Referências Bibliográficas

[anterior] [inicio]

Vol. 31 (2) 2010
[Índice]