Espacios. Espacios. Vol. 30 (3) 2009. Pág. 34

Incubadoras de Empresas e Desenvolvimento Local: Análise de Dois casos em uma Cidade Brasileira

Incubators of companies and local development: Analysis of two cases in a Brazilian city

Incubadoras de empresas y desarrollo local: Análisis de dos casos en una ciudad brasileña

Luiz Alex Silva Saraiva y Glauciane da Piedade Rodrigues


Efeitos do empreendedorismo em incubadoras de empresas para o desenvolvimento local

As incubadoras de empresas de Santa Rita do Sapucaí propiciam vantagens não só para as empresas abrigadas, mas também para a economia da região, pois impulsionam a criação de microempresas, aumentando os índices de emprego e renda, e contribuindo para a atratividade econômica do município:

(11) O município de Santa Rita do Sapucaí possui hoje vinte e duas empresas graduadas. Hoje elas geram aproximadamente 700 empregos diretos em Santa Rita do Sapucaí e aproximadamente 1.500 empregos indiretos (Entrevista D-1).

Como nesta cidade havia, na época da pesquisa, aproximadamente 6.000 empregados atuando em empresas da região, mais de 1/3 desse total se refere a profissionais direta ou indiretamente atuando em empresas ligadas às incubadoras, evidenciando sua importância no que se refere à geração de empregos dentro da cidade. Outro fator relevante é a influência das incubadoras na criação de novas empresas, o que tem levado ao aumento da renda do município:

(12) Com o crescimento da incubadora municipal, pessoas que nunca pensaram em empreender estão fazendo, esse é o viés educacional. Outra vantagem é o fato dela criar empresas, hoje nós estamos com 22 empresas de sucesso no mercado que têm um faturamento anual estimado em R$12.000.000,00 e geram 600 empregos, empresas que ficam aqui (Entrevista C-1).

No fragmento discursivo (12), verifica-se a presença da interdiscursividade (Maingueneau, 2000) na reprodução de dois discursos: o dos empreendedores, que criam empreendimentos e com eles obtêm sucesso, e o dos “não empreendedores”, que, conforme o implícito pressuposto, só passaram a empreender, o “que nunca pensaram”, por meio do “viés educacional”. A mensagem aqui é que há indivíduos “não talhados a empreender” que só conseguem fazê-lo graças à educação empreendedora e ao crescimento da incubadora municipal.

Pela perspectiva de parceria sistêmica, as empresas da região se tornam clientes umas das outras, favorecendo uma relação estreita no âmbito da coletividade local. Essa proximidade proporcionou uma espécie de equilíbrio cooperativo ligado à identidade local e à interação direta de pessoas conhecidas tanto no mercado de produtos como fora deles.

(13) São empregos diretos, a cidade de Santa Rita precisa, ela tem uma terceirização de serviços muito grande, então todos os terceirizados da cidade prestam serviços para nós (Entrevista A-1).

(14) Olha que interessante, de 2002 a 2003 a incubadora introduziu no mercado 97 novos produtos e serviços, olha o potencial de inovação dessas empresas (Entrevista C-1).

Isso também se verifica na relação das incubadoras de empresas com as empresas da região. O fragmento discursivo (13) é explícito quanto a que a cidade possui “uma terceirização de serviços muito grande”, para o que as próprias incubadoras contribuem, explicitado pela seleção lexical “todos os terceirizados da cidade prestam serviços para nós”. Além de estímulo e apoio ao empreendedorismo tecnológico, as incubadoras de empresas têm papel relevante na localidade, exercendo influência sobre seu desenvolvimento, o que atesta a referência explícita a “97 novos produtos e serviços” introduzidos no mercado em função do apoio às empresas.

Considerações finais

O objetivo neste artigo foi analisar a influência das incubadoras de empresas sobre o desenvolvimento local. Para tanto, foi estudada por meio de uma pesquisa qualitativa a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Com base em entrevistas semi-estruturadas e analisadas por meio da vertente francesa da análise do discurso, a amostra não-probabilística intencional foi composta de quinze indivíduos entre representantes dos órgãos mantenedores e gerentes das incubadoras, e proprietários de empresas incubadas e de empresas graduadas nas duas incubadoras. Os resultados revelaram significativa articulação entre os setores público, privado e as instituições educacionais da região no fomento do empreendedorismo, e por conta disso, forte influência das incubadoras locais sobre a decisão de abertura de novos negócios e sobre a economia local, do que se beneficia o poder público direta e indiretamente ao promover um processo auto-alimentado de desenvolvimento local.

Este estudo leva à conclusão de que as incubadoras de empresas desta cidade possuem papel relevante no que se refere ao desenvolvimento local, o qual depende do cumprimento de uma série de ajustes entre: a) poder público e as instituições educacionais no que diz respeito à parceria e à educação empreendedora; b) investimento no empreendedorismo e reforço contínuo da cultura empresarial empreendedora na localidade; c) respeito à “vocação” tecnológica da cidade; e d) ênfase nas micro e pequenas empresas como eixo do desenvolvimento local. Esses fatores contribuíram para o sucesso da implantação dos projetos de incubação realizados pelo Inatel e pela incubadora municipal. As diferenças entre a incubadora do Inatel e a municipal são insignificantes, representando outro ponto positivo. A incubadora municipal, mais jovem, incorporou os “bons” procedimentos da incubadora do Inatel e avançou em termos de gestão, uma vez que se verificam níveis de autonomia e eficiência incomuns na condução da administração pública na incubadora.

A qualidade nos processos de incubação das duas incubadoras estudadas pode ser percebida sem dificuldade. Os proprietários das empresas incubadas são capacitados por meio de treinamentos e consultoria, recebem apoio de infra-estrutura e gerencial, cabendo à incubadora captar recursos de fundos setoriais para sua própria manutenção e para a das empresas residentes. Existe um expressivo alinhamento estratégico entre os gerentes da incubadora e os empresários. Outro ponto que chama a atenção são os empregos gerados pelas empresas incubadas e graduadas, além da rotatividade de prestação de serviços entres essas empresas, ao mesmo tempo em que são fornecedoras, são também clientes umas das outras.

A parceria e cooperação identificadas em Santa Rita do Sapucaí representam fatores de competitividade e inovação, visto que a relação das escolas técnicas e de ensino superior com empresas incubadas dá suporte a um ambiente de pesquisa e desenvolvimento. A proximidade do aluno com empresas, como parte da vida acadêmica complementar aos meios tradicionais de ensino, estimula a cultura empreendedora, à medida que propicia o contato do aluno com o ambiente empresarial e possibilita a aprendizagem de como transformar uma idéia criativa em negócio, promovendo a geração de novos empreendimentos. De uma forma geral, o principal resultado obtido com a implantação de incubadoras de empresas é a criação de novos negócios e a dinamização da economia local, com efeitos diretos sobre a geração de empregos, geralmente mais qualificados, elevando-se, assim, o nível de renda da sociedade, melhorando a qualidade de vida, resgatando a cidadania e a justiça social. Além do impacto social das incubadoras, ficou evidenciado outra contribuição para o desenvolvimento local, o poder de inovação. A inserção de novos produtos no mercado eleva o grau de competitividade das empresas locais.

O acesso a consultorias e o ambiente encorajador, onde custos e impostos são inferiores aos praticados pelo mercado, viabilizam o desenvolvimento nos primeiros anos da empresa. A orientação contábil auxilia no planejamento, evitando problemas relativos ao orçamento para investimentos futuros, enquanto a orientação jurídica acelera o processo de regularização da instituição. Os parceiros envolvidos com a incubação (entidades privadas e governamentais) ajudam na constituição da credibilidade das novas empresas frente ao mercado. Diminuindo os riscos de insucesso, as incubadoras de empresas são uma estratégia para estimular a criação e estabelecimento de micro e pequenas empresas no mercado. Por conseqüência, aumenta-se o número de empresas no município e a arrecadação de impostos é acrescida, gerando mais recursos para a ação municipal.

Ao se garantir às novas empresas o acesso a universidades e centros de pesquisa, elas passam a trabalhar com tecnologia de ponta. A experiência de incubação de empresas produz como desdobramento, a modernização dos processos produtivos. No médio e longo prazo, implantar incubadoras de empresas resulta em melhorias na qualificação dos recursos humanos e no padrão de gerenciamento de empresas, elevando os níveis de qualidade e produtividade. As incubadoras propiciam vantagens para as empresas abrigadas, e também para a economia da região, pois produzem pesquisa, desenvolvimento e valor agregado, tratando-se de um programa de fomento do desenvolvimento industrial e econômico que impulsiona a geração de microempresas, aumentando os índices de emprego e renda, e contribuindo para o desenvolvimento da localidade.

Notas

1 http://www.guiasrs.com.br/ cidadeemp.asp. Acesso em: 16 mar. 2009.

2 Um exemplo é que além dos seus próprios membros, na incubadora do Inatel o conselho consultivo é formado por um representante da Prefeitura Municipal. Na Incubadora Municipal, além de representantes do governo local, o conselho consultivo também é formado por representantes do Inatel, da FAI e da ETE.

Referências bibliográficas

Allen, D. N.; Mccluskey, R. (1990); “Structure, policy, services, and performance in the business incubator industry”. Entrepreneurship: Theory & Practice, 15(2), 61-77.

Allen, D. N.; Weinberg, M. L.(1988); “State investment in business incubators”. Public Administration Quarterly, 12(2), 196-215.

Alves, A. S.; Melo, M. A. C. Sistemas locais de inovação e sua vertente de base universitária: A proposta da PUC-Rio. 13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

Andino, B. F. A.; Fracasso, E. M.; Silva, P. G. L.; Lobler, M. L. (2004); Avaliação do processo de incubação de empresas em incubadoras de base tecnológica. 24er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba.

Andrade, E. P.; Duarte, M. D. (2003); Incubadora de cooperativas populares: gerando emprego e renda e fazendo solidária a economia. 23er. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto.

Atrasas, A. L.; Gomes, G. C.; Eloi, M. A. S. A.; Choairy, R. F. T. (2003); Incubação de empresas: Modelo EMBRAPA. Brasília, Embrapa Informação Tecnológica, 35 p.

Baêta, A. M. C.; Ckagnazaroff, I. B.; Guimarães, T. (1999); “O desafio da estratégia de parcerias para a inovação tecnológica: O caso da incubadora da fundação BIOMINAS”. Revista de Administração Pública, 33(1), 121-134.

Bauman, Z. (1999); Globalização: as conseqüências humanas; Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 148 p.

Bermúdez, L. A. (2004); Conhecimento e prática: O caminho para empreender; Brasília, Anprotec, xx p. Disponível em: http://www.anprotec.org.br/publicacao.php?idpublicacao=166. acesso em 16 fev. 2009

Bizzoto, C. E. N. (2003); Modelo de maturidade de incubadora de empresas. 13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

Bresser Pereira, L. C. (1998); “Um novo Estado para a América Latina”. Novos Estudos, 48, 91-99.

Ciconello, A. (2004); O conceito legal de público no terceiro setor, en: Terceiro setor: Temas polêmicos; Szazi, E. (org); São Paulo; Peirópolis, 45-66 p.

Corcetti, E. (2003); O Processo de incubação no pólo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí: Um estudo de caso. 1er. Encontro de Estudos em Estratégia, Curitiba.

Cruz, V. M. F.; Rezende, J. F. D. (2005); Ineagro-Cabugi: O desafio de implantar uma incubadora de empresas no sertão nordestino. 15er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2005.

Diniz, J. D. A. S.; Rosário, L. T. R.; Souza, J. S. A.; Van Els, R. H. (2005); O papel das incubadoras de empresas e de cooperativas nas cadeias produtivas extrativistas: Caso do sul do Amapá. 15er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Curitiba.

Dornelas, J. (2003); O Processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica. 13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

Dornelas, J. C. A. (2002); Planejando incubadoras de empresas: Como desenvolver um plano de negócios para incubadoras; Rio de Janeiro, Campus, 202 p.

Dornelas, J. C. A. (2001); Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios; Rio de Janeiro,Campus, 256 p.

Fiorin, J. L. (2003); Linguagem e ideologia; São Paulo, Ática, 88 p.

Gulotta, C.; Mcdaniel, G. (1995); “A regional incubator program: The case of the northeast Mississippi business incubation system”. Economic Development Review, 13(4), 71-73.

Hansen, M. T.; Chesbrough, H. W.; Nohria, N.; Sull, D. N. (2000); “Networked incubators”. Harvard Business Review, 78(5), 74-83.

Hanson, D. (2008); A incubação de empresas nas indústrias criativas. 18er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Aracaju.

Dornelas, J. (2003); O Processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica. 13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

Jabbour, C. J. C.; Dias, P. R.; Fonseca, S. A. (2004); As incubadoras de empresas como redes empresariais pró-inovação. 11er. Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru.

Maingueneau, D. (2000); Termos-chave da análise do discurso; Belo Horizonte, UFMG, 156 p.

Mantovani, D. M. N.; Granito, R. A. N.; Cabral, D. G.; Leite, M. F. B. (2006); “O papel das incubadoras de empresas no desenvolvimento local: Um estudo de caso”. Revista de Administração e Inovação, 3 (1), 90-101.

Misoczky, M. C. A. (2004); Uma defesa da reflexão teórico-crítica na pesquisa e prática da administração pública. 1er. Encontro de Administração Pública e Governança, Rio de Janeiro.

Moura, S. (1998); A gestão do desenvolvimento local: Estratégias e possibilidades de financiamento. 22er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Foz do Iguaçu.

Moura, S.; Loiola, E.; Lima, A. L. C. (1999); Gestão local do desenvolvimento econômico: As experiências de Salvador e Porto Alegre. 23er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Foz do Iguaçu.

Paula, A. P. P. (2005); “Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social”. Revista de administração de empresas, 45(1), 36-49.

Pinho, J. A. G; Santana, M. W. (2000); O que faz o governo municipal no Brasil? 24er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Florianópolis.

Ribeiro, C; Mendonça, P; Guedes, P. (2002); Modelos organizacionais para o desenvolvimento local integrado e sustentável: O estudo de caso do SEBRAE/BA. 26er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador.

Rodrigues, L. S.; Pereira, S. L. (2003); Incubação de micro e pequenas indústrias em comunidades rurais: Um desafio estratégico. 23er. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto.

Rodríguez-Pose, A.; Arbix, G. (1999); “Estratégias do desperdício: A guerra fiscal e as incertezas do desenvolvimento”. Novos estudos, 54, 55-71.

Sá, M. A. H. (2003); Propriedade intelectual, gestão compartilhada e desenvolvimento no grande ABC paulista: Fomento às pequenas empresas e desenvolvimento regional.13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

Saraiva, L. A. S. (2007); O túnel no fim da luz: A educação superior em administração no Brasil e a questão da emancipação. 31er. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro.

Saraiva, L. A. S.; Capelão, L. G. F. (2000); “A nova administração pública e o foco no cidadão: Burocracia x marketing?” Revista de Administração Pública, 34(2), 59-77.

Schmitt, C. L.; Wegner, D.; Schmitt, P.; Wittmann, M. L. (2004); Incubadoras de empresas como estratégia para o desenvolvimento regional no estado do Rio Grande do Sul. 17er. Congresso Latino-Americano de Estratégia, Itapema.

Sebrae. Serviço de apoio às micro e pequenas empresas. (2007); Programa SEBRAE de Incubadora de Empresas; Brasília, Sebrae, 11 p.

Soares, G. J. V.; Dias, C.; Silva, E. S. (2002); A incubadora tecnológica de cooperativas populares da UFRPE: Uma nova experiência de extensão universitária. 1er. Congresso Brasileiro de Extensão, João Pessoa.

Uggioni, N. (2003); Sistema de acompanhamento e avaliação de empresas residentes em incubadoras. 13er. Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Brasília.

[anterior] [inicio]



Vol. 30 (3) 2009
[Editorial] [Índice]