Espacios. Espacios. Vol. 30 (3) 2009. Pág. 17

Práticas de gestão adotadas em instituições de ensino superior estabelecidas no estado de Santa Catarina

Management practices adopted by high education institutions located in Santa Catarina state

Prácticas de gestíon adoptadas en instituciones de educación superior establecisa en el estado de Santa Catarina

Jadir Roberto Dittadi* y Marcos Antonio de Souza**

Recibido: 20-04-2009 - Aprobado: 02-07-2009


Contenido


RESUMEN:
O artigo investiga a utilização de práticas de gestão pelas Instituições de Ensino Superior (IES) estabelecidas no estado de Santa Catarina. A amostra é composta pelas 36 IES que responderam ao questionário, um retorno de 53,7%. As práticas de gestão pesquisadas referem-se ao planejamento estratégico e operacional, controle e avaliação do desempenho. As IES foram agrupadas em privadas particulares (PP) e privadas comunitárias, confessionais, filantrópicas e públicas municipais - COM/CON/F/PM. Concluiu-se que nas instituições PP há maior participação dos coordenadores de curso nos processos de gestão do que nas COM/CON/F/PM. As análises de correlação no grupo das PP indicaram que a cobrança das metas orçamentárias foi a variável que mais se correlacionou com o desempenho econômico, seguida pela utilização dos planejamentos estratégico e operacional.
Palavras-chave: Processo de Gestão. Práticas de Gestão. Instituição de Ensino Superior.

ABSTRACT:
This study investigates the use of management practices by high education institutions established in the state of Santa Catarina. The sample is composed with 36 institutions who answered the questionnaire, a 53,7% return. The practices of management searched are strategic and operational planning, control and performance evaluation. The institutions were grouped in private particular (PP) and private communitarian, confessional, philanthropic and public municipal - COM/CON/F/PM. In the coordinators of course has most participation in management process against the COM/CON/FA/PM. The statistic correlation in the group of PP point out that the responsibility to reached budget goals is the variable more correlated with the economic performance, followed for the use of the strategic and operational budget.
Keywords: Management process, Management Practices. High Education Institutions.

-
RESUMEN:

Palabras clave: Proceso de gestión, prácticas de gestión, Institución de Enseñanza Superior

1.-Introdução

1.1 Contextualização

Em Santa Catarina, estado de abrangência desta pesquisa, o número de instituições cresceu de 22 (11 privadas e 11 públicas), em 1997, para 105, em 2006, um aumento de 377%. No final de 2006, o número de IES privadas subiu para 97, enquanto as públicas reduziram-se a 8 (INEP, 2007b).

Em relação à expressiva expansão do número de instituições privadas, Silva, Beuren e Silveira (2007) observam que isso decorre do fato das instituições públicas não conseguirem suprir, sozinhas, as necessidades de ensino superior. Foi em função disso, segundo Lobo e Silva Filho (2007), que um número maior de instituições de caráter privado foi autorizado a operar. Inicialmente, foram autorizadas as instituições privadas sem fins lucrativos e, na seqüência, também, IES com finalidade de lucro. Em decorrência desse caráter progressivo de criação de IES, a competição se instalou com maior intensidade.

De fato, o crescimento do número de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) modificou o mercado de ensino no estado de Santa Catarina, trazendo em seu bojo vários desafios para o setor, tais como: evasão, inadimplência e ociosidade de vagas. Para Flores (2005), o mercado passou a exigir um modelo de gestão mais amplo, envolvendo o planejamento estratégico, o conhecimento e o controle dos custos, o equilíbrio na relação alunos versus professores versus funcionários técnico-administrativos, a gestão administrativo-financeira e a gestão acadêmica. Tudo isso com o apoio de tecnologia integrada de informação.

Nesse contexto, aliado à gestão acadêmica, também deve haver um modelo de gestão profissionalizado, amparado por processo de gestão voltado ao planejamento e ao controle do resultado econômico. Muraro (2007) ratifica tal entendimento, argumentando que é necessário às IPES adotarem um modelo de gestão adaptado às suas realidades estruturais, envolvendo um processo suportado pelo planejamento estratégico, orçamento operacional, execução e controle de planos que permitam uma gestão eficaz dos recursos.

Muraro (2007) considera que a atividade de controle do resultado passa a ser a sustentação específica de que os gestores necessitam para a eficaz condução econômica na gestão das IES. Reforçando essa percepção, e de acordo com o entendimento de Souza e Ott (2003), tal atividade contribui para a sustentável continuidade da instituição.

1.2 Problema, Objetivos e Justificativa da Pesquisa

Diante das maiores complexidades e desafios para a continuidade das IES, o presente estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a utilização de práticas de gestão em instituições de ensino superior estabelecidas no estado de Santa Catarina? Para os fins deste estudo, por práticas de gestão assume-se as fases principais estabelecidas no processo de gestão, ou seja, o planejamento estratégico, o planejamento operacional e o controle, este último envolvendo a avaliação de desempenho.

O objetivo central da pesquisa é, portanto, investigar a utilização de práticas de gestão em instituições de ensino superior estabelecidas no estado de Santa Catarina. Com essa perspectiva, o estudo envolve os seguintes objetivos específicos: (1) caracterizar as categorias administrativas das IES; (2) identificar o nível da concorrência e preços no ambiente das IES; (3) descrever a participação dos gestores no processo de gestão; (4) comparar a utilização das práticas de gestão entre as formas de categoria administrativa das IES; (5) verificar a correlação entre a utilização das práticas de gestão com o desempenho econômico das IES.

A justificativa para estudos abordando as IPES encontra amparo em pesquisas precedentes. Em estudo realizado por Schwartzman e Schwartzman (2002, p. 26), que objetivou caracterizar o ensino superior privado brasileiro, os autores enfatizam a necessidade de pesquisas de campo para melhor entender as IPES. Manifestam que “pouco se sabe, na realidade, sobre as características econômicas e empresariais destas instituições; pouco se sabe sobre as perspectivas de seus dirigentes, e das visões que têm a respeito de seu futuro”.

Estudos empíricos no estado catarinense, como os de Flores (2005) e Menegat (2006), justificam que novas e ampliadas pesquisas sejam realizadas para avançar no conhecimento do processo de gestão das IES. Esses autores concentram seus estudos em universidades privadas comunitárias, não abrangendo, portanto, as IPES. Assim, não discutiram as práticas de gestão como aqui se propõe. Portanto, tem-se um acréscimo de escopo, pois amplia-se a análise da gestão do ensino para outras modalidades de IES: as privadas particulares.

Ainda dentro da delimitação da pesquisa, o estudo abrange, além das IES privadas, também as públicas municipais. Nessas, as mensalidades dos cursos também são, da mesma forma que nas privadas, a principal fonte de receita. Há, portanto, uma característica comum de disputa de mercado entre elas. Excluem-se desse estudo as IES públicas federais e estaduais, pois, dados os aspectos da gratuidade, estão fora do escopo de uma disputa de mercado.

[inicio] [siguiente]


* Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. E-mail: jadir.rd@gmail.com
** Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-mail: marcosas@unisinos.br

Vol. 30 (3) 2009
[Editorial] [Índice]