Espacios. Espacios. Vol. 30 (2) 2009. Pág. 7

Análise empreendedora com uso de sistema complexo de informação: estudo de caso em empresa do setor de revenda de automóveis

Análisis de emprendedora con uso de sistema complejo de informacion: estudio de caso en empresa del sector de reventa de automóviles

Entrepreneurial analysis with the use of a complex information system: case study in the retail automobile business sector

Marjorie Biehl, Adelcio Perego Cabral, Adolfo Alberto Vanti y Rafael Espín

Recibido: - Aprobado


5. Método utilizado

A pesquisa é considerada quali-quantitativa com abordagem lógica. Para tal, é aplicada em um caso sendo que em uma primeira etapa foram definidas variáveis qualitiativas e posteriormente, em uma segunda etapa, cruzadas todas as variáveis de maneira quantitativa.

Para a coleta de dados o entrevistado definiu as variáveis estratégicas advindas de Objetivos Estratégicos, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças bem como as Ações Operacionais. Em um segundo momento quantificou as variáveis entre si respondendo as seguintes questões:

Com essas questões foi possível quantificar as variáveis estratégicas verbalizadas estruturadas usando como critério as matrizes da tabela apresentada na continuação:

TAbela 2

Tabela 2:
Matrizes de Quantificação para sistema complexo

Para a coleta de dados a fim de construção do mapa estratégico baseado no BSC foi utilizada a seguinte estrutura, a qual é replicada para as quatro dimensões: financeira, clientes, processos e aprendizado/crescimento.

Objetivos Indicadores Metas Ações
       
       
       
       

Tabela 3:
Instrumento de Coleta de Dados para o Mapa Estratégico

6. Caso de estudo

Um negócio tende a surgir a partir da visão de pessoas que desejam buscar novos horizontes por desejos próprios ou por necessidade. No entendimento de Filion (1999), visão é “uma imagem projetada de uma situação de futuro desejada – um sonho realista e alcançável.” O autor destaca que para identificar oportunidades de negócios, é necessário ter intuição, na qual requer entendimento, e entendimento requer um nível mínimo de conhecimento sobre o mercado na qual se deseja ter acesso.

Neste contexto, cabe destacar que em 23 de outubro de 1958, surgia na cidade de Montenegro (Rio Grande do Sul) a COMAUTO – Comercial Auto Montenegrina Ltda., que em 1967 passou a ter concessão da Volkswagen do Brasil. Por ter como foco atender os moradores do interior do Vale do Cai e se diferenciar por prestar assistência técnica personalizada, conquistou a posição de líder de vendas. Outra estratégia da empresa, além de participar de ações sociais, foi de investir na prática de esportes.

O mapa estratégico da Comauto está representado na continuação. Nele também é possível visualizar o capital da informação contemplando e posicionando o sistema de informação em que para esta aplicação foi especificado como sistema complexo de informação.

grafico

Fonte: Elaboração própria - Comauto

Iniciativas simples como as citadas anteriormente podem fazer toda a diferença para uma empresa que deseja conquistar espaço destacado num mercado altamente competitivo. O grande diferencial de uma empresa atualmente são os funcionários e não somente os produtos que ela venda, pois se os funcionários não estiverem satisfeitos, a tendência natural é os clientes não serem atendidos de forma satisfatória. Porém, além de avançar significativamente em gestão de pessoas, a empresa precisa identificar outras prioridades que podem ser observados através dos dados levantados e cruzados, conforme tabelas a seguir:

Forças

Fraquezas

Oportunidades

Ameaças

Para que seja ampliada a análise de importância ou do ranking do que a empresa no momento da entrevista deve priorizar em seu processo estratégico, foram definidos também os objetivos estratégicos e ações para que então se possa quantificar todos os cruzamentos e assim executar o devido processamento do sistema desenvolvido.

Objetivos estratégicos advindos de síntese do me

Ações

A partir da verbalização do executivo construiu-se então as matrizes que quantificam os relacionamentos estratégicos da matriz SWOT mais objetivos estratégicos e ações. A partir desta relação tudo é processado de maneira conjunta:

Após todos esses cruzamentos o processamento gera uma tabela final (tabela 5) de graus de verdade para cada uma das variáveis estratégicas, estabelecendo-se assim prioridades aos temas estratégicos ou fatores chaves de sucesso, estes calculados e não somente verbalizados.

Ilustracao

Ilustração 7:
Quantificação Matriz Swot
Forças e Fraquezas x Oportunidades e Ameaças

Características Organizacionais x Objetivos Estratégicos

ilustracao 8

Ilustração 8:
Quantificação Objetivos Estratégicos x Forças e Fraquezas

Características do Ambiente x Objetivos Estratégicos

ilustracao 9

Ilustração 9:
Quantificação Objetivos Estratégicos x Oportunidades e Ameaças

-

ilustracao 10

Ilustração 10:
Quantificação Objetivos Estratégicos x Objetivos Estratégicos

-

Ilustracao 11

Ilustração 11:
Quantificação Objetivos Estratégicos x Ações

Processando o sistema fuzzy logic baseado em Espin e Vanti (2005), obteve-se então os seguintes resultados para a definição da Importância de temas estratégicos ao empreendimento.

ilustracao 12

Ilustração 12:
Resultados Gerados pelo Sistema para Importância de temas estratégicos ao empreendimento.

[anterior] [inicio] [siguiente]

________

Vol. 30 (2) 2009
[Editorial] [Índice]