Espacios. Vol.29 (1) 2008. Pág. 5

Mercado do biodiesel: um panorama mundial

Mercado de biodiesel: un panorama mundial

Biodiesel market: a word-wide panorama

Dario de Oliveira Lima Filho, Vergilio Prado Sogabe y Tania Cristina Costa Calarge


5. Considerações finais

O mercado mundial de Biodiesel surgiu da necessidade de substituir o diesel amplamente utilizado no setor industrial, no setor de transportes e na geração de energia, uma vez que o preço do combustível fóssil tem elevado os custos de produção, existem sinais de escassez do óleo, além de elevação dos índices de poluição, aumento da temperatura e mudanças climáticas do Planeta Terra, descritos pelo Protocolo de Kyoto, que decretam a urgência de uma nova tecnologia energética.

A dinâmica de mercado do biodiesel é reduzir a demanda de CO2 e tornar os países importadores de petróleo livres das instabilidades político-religiosas que influenciam o preço e a oferta do combustível fóssil.

O Brasil, com sua vocação agrícola, dada a extensão do seu território e condições climáticas favoráveis, vê uma excelente oportunidade para alavancar seu desenvolvimento econômico e tecnológico e se afirmar como líder dos países em desenvolvimento na comunidade internacional. No mercado dos biocombustíveis, o Brasil se depara com três blocos de países: os produtores de petróleo, os desenvolvidos e os em desenvolvimento.

O primeiro bloco, formado pelos produtores de petróleo, vai buscar maneiras de reafirmar sua posição hegemônica no controle dos preços e extração, refinamento e produção dos derivados de petróleo, bem como deter o controle dos canais de distribuição dos mesmos. Os exportadores de petróleo não têm interesse em investir ou incentivar o desenvolvimento do biodiesel – principal substituto para o diesel.

O segundo bloco, dos países desenvolvidos, está trabalhando no sentido de desenvolver sua independência do combustível importado incentivando o desenvolvimento das tecnologias referentes ao biodiesel. Soma-se a isso a necessidade de reduzir a emissão de CO2 ocasionado pela queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto estabeleceu para estes países metas mais altas de redução de CO2, além de exigir que estes transfiram e incentivem o uso de tecnologias limpas para os países em desenvolvimento.

O maior consumidor de mundial de petróleo, os EUA, se engajou numa campanha de incentivo à utilização de biocombustível, apesar de não aderir às metas do Protocolo de Kyoto. Para o biodiesel, a meta desta nação e utilizar a mistura B5 no ano de 2015.

A União Européia se destaca como principal produtora e incentivadora da adoção de combustíveis alternativos e à adesão ao Protocolo de Kyoto. A maior consumidora de biodiesel atualmente tem como meta instituir a mistura de 5,75% do biocombustível para todos seus 25 países membros até 2010.

O Japão, país sede da celebração do Protocolo de Kyoto, ainda não estabeleceu suas metas de substituição do diesel fóssil. Seus estudos consideram uma provável adoção de B5 e B10 até 2010. O Canadá também não estabeleceu metas, mas já investe em tecnologia de produção e comercialização. É o país número um do ranking para se tornar auto-suficiente em biocombustíveis.

O último bloco, composto pelos países em desenvolvimento, contemplam no mercado de biocombustíveis uma grande oportunidade de desenvolvimento de sua economia, parques industriais, tecnologia, prospecção de novos mercados e formação de parcerias. Além de poder conquistar independência ao bloco dos países produtores de petróleo.

A Malásia é o maior produtor mundial de óleo de palma, que é a oleaginosa com maior índice de produtividade para produção do biodiesel. Seu objetivo é exportar para a União Européia. A China tem investido largamente em pesquisa para aperfeiçoamento da tecnologia do biodiesel, uma vez que a alta taxa de crescimento de sua economia está vinculada à um grande consumo de combustíveis fósseis. A adoção maciça ao biodiesel esbarra no problema de abastecimento alimentar de sua população.

Os outros países em desenvolvimento, apesar da vocação agrícola, ainda não estabeleceram políticas de adoção das novas tecnologias ou não tem volume representativo de produção ou consumo do biodiesel.

O Brasil já possui uma capacidade instalada de produção suficiente pra atender o objetivo de implementar a mistura de B2 e, ainda assim, gerar excedentes para exportação. Em 2013, o Brasil pretende implementar a mistura obrigatória de B5 e atingir a produção de 2771 t. O Brasil tem potencial para se tornar o maior exportador de biodiesel.

Para cumprir as metas do Protocolo de Kyoto e atingir as metas de mistura e produção de biodiesel dos países espera-se uma demanda mundial de no mínimo 33,5 milhões de toneladas de biodiesel em 2011.

Este estudo não trata de todos os biocombustíveis tendo em vista a complexidade e abrangência do assunto. Outros estudos sobre o etanol completam o estudo dos biocombustíveis. As informações contidas neste trabalho elucidam sobre o desenvolvimento e as ações que cada grupo de país tem adotado no que tange ao biodiesel. Isto possibilita o direcionamento de planos e políticas públicas, bem como a elaboração de estratégias e empreendimentos privados de investimento no biodiesel.

A contribuição acadêmica deste trabalho é uma análise conceitual básica e primordial para as áreas ligadas a bioenergia e evolução dos mercados de combustíveis. Recomenda-se acrescentar estudos que contemplem os etanóis e o uso de modelos matemáticos para a formulação de pesquisas e projeções tendo em vista que os estudos desenvolvidos até agora não desenvolveram um modelo capaz de representar o cenário atual dos biocombustíveis no mundo.

Referências bibliográficas

[anterior] [inicio]


Vol. 29 (1) 2008
[Editorial] [Índice]