Espacios. Vol. 28 (1) 2007. Pág. 5

Estrutura de P&D Global: O Caso Novartis1

Estructura de I&D Global: El caso Novartis

P&D Global structure: Novartis Case

Maria Cecília Sobral y Roberto Sbragia


4. Conclusões

A análise da estrutura de P&D da Novartis proporcionou a oportunidade de se confrontar os diferentes modelos presentes na literatura com a realidade das organizações da indústria farmacêutica. Fortemente pressionada pela competição e necessidade de inovação para atender as sempre crescentes demandas dos mercados, a Novartis estruturou-se de acordo com seus objetivos estratégicos e de Pesquisa e Desenvolvimento. O desenvolvimento de tecnologia constituinte é feito em alguns centros de excelência ao redor do mundo. As atividades de desenvolvimento de produto e suporte a marketing/manufatura são mais distribuídas em função das características das mesmas e dos diversos fatores (forças centrífugas) de internacionalização presentes no Brasil.

Em um mercado em que o tempo de lançamento de produtos é um fator crítico de sucesso, a busca por arranjos que viabilizem a redução no ciclo de lançamento de produtos se faz necessária. Vale ressaltar que o custo de oportunidade é muito alto nesta indústria, onde se pode gastar um pouco mais no desenvolvimento se isto trouxer um ganho em time-to-market. Apesar da aparente complexidade dos modelos adotados, a internacionalização da estrutura de P&D viabiliza o alcance de resultados expressivos para a empresa. A utilização dos diferentes tipos de estrutura mostrados na literatura viabiliza um aumento da efetividade das atividades de P&D através da sobreposição das vantagens de um modelo sobre as desvantagens de outro, de modo a obter uma melhor combinação.

O projeto Genoma e o alto grau de expertise na área de transplantes colocam o Brasil em uma posição de destaque na estrutura da Novartis. Apesar de o Brasil possuir fatores favoráveis a sua inclusão cada vez mais intensa em diversos tipos de pesquisa, alguns itens importantes retardam este processo. Um dos principais é a burocracia de órgãos governamentais na análise e aprovação de estudos. O tempo gasto nesta atividade pode ser de até seis meses, o que muitas vezes torna-se um desqualificador para os projetos. Outros itens que podem ser mencionados são: dificuldades de importação de materiais e a infra-estrutura logística.

A pesquisa clínica no Brasil possui uma estrutura que atende aos projetos globais da Novartis bem como desenvolve projetos (menores) para atender aos requisitos do mercado local, fortemente direcionados pela área de marketing. A estrutura da equipe brasileira demonstra ter relativa autonomia em seus projetos e estar bem adaptada aos projetos globais. Em função de existir uma metodologia bem difundida, protocolos técnicos rígidos, canais de comunicação explícitos, os projetos geralmente atendem aos requisitos propostos pela Coordenação. Além das alianças estratégicas (principalmente na área de biotecnologia) efetuadas pela empresa, nota-se a importância da pesquisa clínica para o sucesso no lançamento dos produtos. Estar perto do mercado consumidor e dos médicos pesquisadores (que prescrevem os remédios que a Novartis produz) potencializa o sucesso comercial da empresa. Em realidade, a pesquisa clínica é o caminho crítico em todo este processo. Além disto, ela viabiliza as inovações incrementais que se baseiam na reutilização de moléculas já descobertas em novas aplicações, isto é, novos medicamentos.

A titulo de sugestões para outros estudos, no campo de estrutura internacional de P&D podemos observar que é de grande importância o aprofundamento da pesquisa sobre o caso Novartis. Seria interessante verificar se as estruturas compostas realmente demonstram melhores resultados em comparação com outros modelos utilizados pela mesma Indústria. Isto pode ser feito através do aprofundamento deste estudo de caso e a comparação com outros casos na Indústria.

Embora não fosse o objeto deste estudo, ficou evidenciada a existência de uma metodologia muito bem estruturada para o desenvolvimento de produtos. Em função da importância e criticidade dos produtos desenvolvidos é fácil entender a necessidade de um método para garantir consistência e segurança nas informações coletadas. Uma sugestão para próximos estudos é o detalhamento desta metodologia, analisando-se um projeto completo de desenvolvimento de produto. Também, o avanço da biotecnologia vem provocando profundas mudanças na área farmacêutica. Estudar o impacto da biotecnologia nas estruturas de P&D desta indústria pode ser um outro instigante campo de pesquisa.

Referencias

[anterior] [inicio]


Vol. 28 (1) 2007
[Editorial] [Índice]