Espacios. Vol. 26 (3) 2005. Pág. 12

Ferramenta de apoio ao processo de desenvolvimento de software em pequenas empresas

Clayton Vieira Fraga Filho


Contenido


Com a globalização, os mercados tornaram-se mais competitivos e a demanda por produtos e serviços de melhor qualidade surge como fator decisivo no momento da escolha do parceiro de negócios. Com o desenvolvimento de software não é diferente, o cliente, cada vez mais exigente, demanda por um sistema seguro, que atenda suas necessidades e que seja desenvolvido no menor prazo possível.

As empresas de desenvolvimento de software buscam não somente colocar no mercado produtos e serviços que atendam a demanda de seus clientes, mas também melhorar seus processos de produção. Essa melhoria tem com ponto principal o modelo de produção, levando-se em consideração fatores organizacioanais, ambientais e de pessoal de cada empresa. Assim, toda empresa desenvolvedora de software vive o dilema: Qualidade X Tempo

Este artigo destina-se a descrever a ferramenta Controla e suas principais funcionalidades, úteis para pequenas empresas de desenvolvimento de software ou pequenas equipes.

Desenvolvida como trabalho final de Curso Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Viçosa (FDV)– MG, o Controla tem como objetivo apoiar as atividades inerentes ao processo de desenvolvimento de software, por ser gratuita na versão 1.0, pode ser utilizado por muitas empresas que optarem por não adquirir uma ferramenta paga para realizarem o gerenciamento tão importante para o aumento da qualidade em seus produtos.

A definição e implantação de um processo de desenvolvimento de software nas pequenas empresas desenvolvedoras é algo incomum, pois geralmente o foco está no desenvolvimento para o atendimento imediato do problema do cliente. Sendo assim, o gerenciamento dos requisitos e das mudanças ao longo do projeto torna-se um processo bastante dispendioso, sendoo que, na maioria das vezes não há ferramentas de apoio ou documentação formal dos projetos de software, quadro esse agravado pela rotatividade de pessoal (turnover).

O Controla oferece importantes recursos. Os mais importantes são relacionados a seguir:

A seguir na Figura 1, a interface principal do Controla.

Os artefatos são definidos como o conjunto de requisitos, implementações, liberações, casos testes ou erros identificados, produzidos durante o processo de desenvolvimento de software.

Gerenciamento de Requisitos

O Controla permite o gerenciamento dos requisitos, ou seja, regras e capacidades necessárias em um produto de software, utilizando como base descrição breve e completa da necessidade, suas restrições, data de criação, de finalização e responsáveis pela aprovação junto ao cliente.

Outras informações essenciais a um requisito são prioridade, estabilidade e estado, que juntamente com as informações descritivas descrevem completamente o que deve contemplar o software solicitado pelo cliente. Finalmente, um requisito pode ser proposto por mais de um stakeholder (Cliente/Usuário), sendo assim, na ferramenta é possível associar um ou mais proponentes a um mesmo requisito.

Na definição dos estados dos requisitos de um software, o Controla realizada validações, assim a ferramenta restringe operações inválidas por que podem ser executadas pelos analistas durante o gerenciamento destas informações, exibindo mensagens que possam o orientar. Os principais estados identificados para um requisito são:

O controle de versão é um importante recurso oferecido nesta ferramenta, pois mantém documentadas as mudanças de cada requisito, possibilitando aos analistas consultarem e confrontarem os dados com a equipe de desenvolvimento e com os clientes, caso necessário. Esta funcionalidade é útil, pois reduz os desgastes provocados por discussões muitas vezes sem fundamento durante o processo de desenvolvimento de software.

[inicio] [siguiente]


Vol. 26 (3) 2005
[Editorial] [Índice]