Espacios. Vol. 26 (2) 2005. Pág. 6

Método da análise hierárquica aplicado à seleção de ambientes de aprendizagem: estudo de caso na área do ensino superior a distância

Método de análisis jerárquico aplicado a la selección de ambientes de aprendizaje: Estudio de caso en el área de la enseñanza superior a distancia

Analytic Hierarchy Process applied to learning environment: Case study in the arera of high degree distance education

Vanderli Correia Prieto, Fernando José Barbin Laurindo, Marly Monteiro de Carvalho


7. Conclusão

Neste artigo discutiu-se o paradoxo que vive o ensino superior no Brasil atualmente, com vagas que não são preenchidas por uma população sem recursos financeiros compatíveis e uma demanda potencial que faz com que até mesmo estas vagas sejam insuficientes.

Discutiu-se, também, como o ensino a distância poderia ser uma alternativa para viabilizar o acesso à educação formal. Os números do EAD em cursos de graduação e algumas iniciativas relevantes neste sentido também são relatados.

Com base na literatura sobre tomada de decisão em tecnologia da informação, o processo de seleção de ferramentas para criar ambientes de aprendizagem virtual é classificado como uma decisão complexa.

Desenvolveu-se, então, um estudo de caso onde o Método de Hierarquia Analítica, adequado para decisões multi-critério, pudesse ser vivenciado no contexto da EAD. A Universidade Alpha foi selecionada para a pesquisa devido já estar em um processo de definição de ferramentas para a estruturação de cursos on-line.

Seguindo a proposta do método AHP, os tomadores de decisão definiram os critérios de seleção e a relevância destes critérios no processo de seleção. Os ambientes de aprendizagem foram, então, comparados par a par quanto ao grau de atendimento aos critérios. Dentre estes critérios, os dois fatores mais importantes (65,6%) são a facilidade de utilização para o professor (40,7%), seguido do código aberto (24,9%).

Quanto à facilidade de uso para o professor, uma das primeiras etapas para a implantação do ensino a distância é a capacitação dos professores para lidar com a tecnologia. Uma vez capacitado, o professor deve sentir-se à vontade com ela. O professor precisa encontrar na tecnologia os recursos necessários, facilmente acessíveis, para preparar seus encontros de maneira lógica e estruturada.

Ainda, assim, é de se esperar que haja um bom suporte técnico disponível, de modo que mesmo um professor menos preparado possa ministrar um curso on-line possa desenvolver o processo.

Quando a tecnologia é facilitadora no processo de EAD, além do aprendizado sobre a própria tecnologia, ocorrerá também a reflexão sobre a autoria e o grau de atualização do conhecimento que está sendo trabalhado, sobre os elementos que podem ser inseridos na proposta do curso e que farão com que a aprendizagem ocorra mais facilmente, sobre como a comunicação por meio eletrônico pode gerar uma comunidade de aprendizagem, sobre como o aluno pode transformar-se por meio do processo de aprendizagem a distância.

Já o código aberto, vai garantir a liberdade de programação sem ter que consultar os desenvolvedores do produto. Pode haver necessidade de mudar templates, incluir nova sistemática de avaliação, a maneira de edição de relatórios, a forma de monitorar o processo de aprendizagem, entre outros.

O Método de Hierarquia Analítica demonstrou ser de fácil aplicação e importante para suscitar discussões relevantes para aumentar a eficácia na seleção da melhor estrutura de TI, tornando o processo de decisão criterioso e objetivo.

Permitiu, também, estruturar e ampliar as análises que vinham sendo efetuadas, destacando-se o alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio. Mostrou-se bastante útil para se chegar a um consenso sobre as possibilidades e limitações de cada ferramenta em relação aos critérios de decisão.

Referências

Alhashim, D.D.; Sankaran, S.; Weiss, E.J. (2003); “The right tech global accounting classrom 21 century”. The Journal of American Academy of Business. September, p.21-28.

Carvalho, M. M. (1997); QFD: uma ferramenta de tomada de decisão em projeto. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia Produção e Sistema, Universidade Federal de Santa Catarina. www.eps.ufsc.br/teses97/marly/index.html

Cassaro, A.C. (1988); Sistemas de Informações para a tomada de decisões. São Paulo, Pioneira, In: Laurindo, F.J.B. (2002); Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Ed. Futura, 248p.

Computerworld (2004); São Paulo: IDG Brasil, fevereiro, ano XII, no 402, quinzenal.

Cruz Jr., A.T.; Carvalho, M. M. (2003); “Obtenção da Voz do Consumidor: estudo de caso em um Hotel Ecológico”. Revista Produção, vol 13, n.3, p.88-100.

Dyer, J. S. (1990a) ; “Remarks on the Analytic Hierarchy Process”. Management Science, v. 36, n. 3, p. 249-258,
____.(1990b) ; “A clarification of «Remarks on the Analytic Hierarchy Process». Management Science, v. 36, n. 3, p. 274-275.

Henderson, J.C. & Venkatraman, N. (1993); “Strategic alignment: leveraging information technology for transforming organizations”. IBM Systems Journal. v.32, n.1, p.4-16. In: Laurindo, F.J.B. (2002); Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Ed. Futura, 248p.

IFAC - Information Technology Committee (2000); Acquisition of information technology (IT). Series of guideline for management. July. Disponível em: www.ifac.org/members/downloads/ITC-Guideline_3.doc. Acesso em: 06/12/2003.

Information Week. O que os negócios querem, o que a TI faz. Pesquisa com participantes do Business Forum. Disponível em: http://www.informationweek.com.br/numeros/artigo.asp?id=4481850. Acesso em 14/01/2004.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resultados e Tendências da Educação Superior – Brasil. Disponível em: http://www.inep.gov.br/download/censo/2000/Superior/brasil.pdf. Acesso em: 12/07/04.

Laurindo, F.J.B. (2002); Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Ed. Futura, 248p.

Lista de Ferramentas de Ensino Disponíveis no Mercado ; Disponível em http://www.guiaead.com.br/guiaead/secao_ferramentas.asp?n_page=1. Acesso em 06/07/04.

Lobo Neto, F.J.S. Educação a Distância: Regulamentação, Condições de Êxito e Perspectivas. Disponível em: http://www.intelecto.net/ead_textos/lobo1.htm. Acesso em: 25/07/04.

Ministério da Educação e Cultura. Regulamentação da EAD no Brasil. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/ftp/leis/lein9394.doc. Acesso em: 12/07/04.

Ministério da Educação e Cultura. Regulamentação da EAD no Brasil. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/ftp/leis/D2494.doc . Acesso em: 12/07/04.

Moodle. Informações diversificadas para o usuário. Disponível em: http://moodle.org/. Acesso em 13/07/04.

Morita, H.; Shimizu, T. & Laurindo, F.J.B.(1999); Modelos para estruturar e avaliar alternativas de decisão em

Tecnologia da Informação. In: XIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção e V Congresso Internacional de Engenharia Industrial. Anais, CD-ROM, Rio de Janeiro, 1999. In: Laurindo, F.J.B. (2002); Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Ed. Futura.

Prieto, V.C. (2004); Educação centrada em valores: o papel do educador na era da informação. Monografia. Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo.

Quadro Comparativo entre Ambientes para Educação a Distância. Disponível em: http://www.redeescolarlivre.rs.gov.br/EAD_Amb_Aprend.html#Cur. Acesso em 06/07/04.

Rockart, F.J.; Crescenzi, A.D. (1984); “Engaging top management in information technology” Sloan Management Review. Summer.

Ross, J.W.; Weill, P. (2002); “Six IT decisions your IT people shouldn’t make”. Harvard Business Review, nov., p. 84-91.

Saaty, T.L. (1990); “An exposition of the AHP in reply to the paper ‘Remarks on the Analytic Hierarchy Process’”. Management Science, v. 36, n. 3, p. 259-268.

Saaty, T.L. (1994); “How to make a decision – The Analitic Hierarchy Process.Interfaces” v.24, n. 6, p.19-43, Pittsburgh.

Scavazza, B.; Sprenger, A. A utilização integrada de mídias interativas na formação de professores em exercício - PEC-Formação Universitária. Disponível em http://www.abed.org.br/seminario2003/texto09.htm. Acessado em 17/08/04.

Universiabrasil.Net. EAD no topo da pirâmide. Estudo “A Universidade Virtual no Brasil”, desenvolvido pelo Iesalc (Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe). Disponível em: http://www.universiabrasil.net/materia.jsp?materia=1461. Acesso em 12/07/04.

Walrad, C.; Moss, E.(1993); “Measurement: the key to application development quality” IBM Systems Journal. v.32, n. 3, p. 445-460. In: Laurindo, F.J.B. (2002); Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Ed. Futura, 248p.

YIN, Robert. (2001) Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman.




[anterior] [inicio]


Vol. 26 (2) 2005
[Editorial] [Índice]